ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

Conquista: Falso cirurgião-dentista é preso por exercício ilegal da profissão

Foto: Divulgação l PM/BA

No último sábado (13), uma operação conjunta entre a Polícia Militar e o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) conduziu em flagrante, Jonivaldo Barros Porto, exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista na cidade de Vitória da Conquista. Segundo o CRO, essa é a segunda vez que Jonivaldo é preso. A primeira aconteceu em 27 de março deste ano. O falso dentista foi conduzido para delegacia e vai responder pelo exercício ilegal da profissão, cuja pena varia de seis meses a dois anos. Para o CRO-BA, quem incorre em crime que coloca em risco a saúde da população deve sofrer penalidade maior a que ora se atribui a prática do exercício ilegal. A classe odontológica aguarda a aprovação do projeto de lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista.  



Hospital Municipal de Brumado realiza primeira captação de órgãos com paciente

Foto: Luciano Santos l 97News

A decisão pela doação de órgãos, quando autorizada pela família de um paciente que acaba de morrer, desencadeia uma corrida contra o tempo. Realizar exames, confirmar diagnóstico, acionar os órgãos reguladores, cumprir os trâmites burocráticos e finalmente fazer a cirurgia de retirada de órgãos, chamada captação. Tudo em menos de 24 horas. Foi o que aconteceu pela primeira vez no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O processo inédito começou na manhã do último sábado (13), quando a equipe de profissionais do HPMN, após a realização de vários testes e exames, confirmou a morte encefálica de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diagnóstico é a única causa de óbito que pode resultar em doação. Em seguida, o hospital comunicou ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Com autorização da família, o procedimento para captação dos órgãos durou aproximadamente quatro horas e envolveu uma equipe da Central de Transplantes da Bahia, coordenada pelo cirurgião Avio Mota Brasil Neto. Para os profissionais envolvidos no procedimento, “por ter sido a primeira vez, gerou uma ansiedade, mas ocorreu tudo da melhor maneira possível e representou um aprendizado enorme”. 

 

Foto: Divulgação

Com tudo pronto, várias equipes se mobilizaram para a captação, que começou por volta das 11h e terminou quatro horas depois. A escolha de quem recebe o órgão é determinada pela Central de Transplantes do ministério, que cruza as informações do doador com as de quem está na lista, avaliando, por exemplo, tempo de espera, idade e padrão de compatibilidade sanguínea e imunológica. Para o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, a experiência pode ajudar a divulgar a cultura da doação de órgãos. “Quanto mais difundida, menos resistência existe na captação, não só entre a sociedade civil, mas entre os profissionais de saúde”, ressalta. Após essa primeira experiência, o Secretário Municipal de Saude, Claudio Feres, espera fortalecer esse processo de logística e abordagem familiar entre os profissionais de saúde, para que conheçam o processo e possam contribuir. “O trabalho agora será mais voltado para a sensibilização tanto dos profissionais quanto dos familiares que, num momento difícil, podem beneficiar outro ser humano”, avalia.

 



BA-142: Parte de ponte em construção desmorona na cidade de Tanhaçu

Foto: Whatsapp l 97News

Parte de uma ponte que está sendo construída sobre o Rio de Contas, no trecho entre o município de Tanhaçu e o distrito de Sussuarana, desabou parcialmente na última sexta-feira (12). Com investimento de R$ 6 milhões do governo do estado, a obra que estava com mais de 50% dos trabalhos finalizados está a cargo da construtora SVC e era reivindicada há anos por moradores da região. De acordo com o prefeito de Tanhaçu, Jorge Teixeira (DEM), ainda não há informações sobre as causas do desabamento. “Ainda será feita uma avaliação pela construtora responsável para apontar as causas do ocorrido. Não tenho a previsão de quando isso será concluído”. disse. Segundo ele, não haviam operários no local no momento do desabamento. Conforme o prefeito, a construção da ponte havia começado há cerca de dois meses. “Essa ponte é um pedido antigo dos moradores, pois uma outra ponte que existe na BA 142 está muito estragada, condenada e é bem antiga”, afirmou. A antiga ponte foi construída há quase 30 anos e tem apenas 4 metros de largura, permitindo a passagem de um carro por vez. Em 2007, um acidente envolvendo uma van e um caminhão matou 15 pessoas no local.



Wi-Fi para todos: A conectividade sem fio chegou a Viação Catarino

Foto: Divulgação

Clientes da Viação Catarino agora contam com um serviço gratuito de Wi-Fi enquanto realizam seu trajeto. Basta se conectar gratuitamente e navegar, simples assim. O sinal do Wi-Fi pode ser captado por qualquer dispositivo móvel eletrônico, como tablets, smartphones e notebooks, que oferecem a funcionalidade para o sistema. Esse é mais um serviço que estamos disponibilizando para nossos clientes, dentro de um projeto amplo de tecnologia e informação. O Wi-Fi gratuito nos ônibus da Catarino, inicialmente está disponível nas duas linhas: Vila Presidente Vargas/Centro. Mas gradativamente será disponibilizado para outras linhas da cidade. É a Viação Catarino pensando sempre no conforto e comodidade de seus passageiros. 



Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de palco durante missa; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher invadiu o altar e empurrou o padre Marcelo Rossi durante uma missa do último domingo (14), em Cachoeira Paulista (SP). A mulher furou a segurança, invadiu o palco durante a celebração que acontecia na Canção Nova e empurrou o padre de cima da estrutura. Apesar da queda, ele não ficou ferido e a mulher foi contida pela Polícia Militar. O padre estava no local para a missa de encerramento do acampamento ‘Por Hoje Não’. Por volta das 14h50 a mulher, que participava do evento, conseguiu furar a segurança, invadiu o palco por trás e empurrou o padre, que caiu da estrutura. No momento, pelo menos 50 mil pessoas participavam da celebração. Apesar da queda, o padre voltou ao palco minutos depois e continuou a celebração. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi encaminhada para a delegacia, no entanto, o Padre Marcelo Rossi decidiu não registrar a agressão. A polícia informou que a mulher tem 40 anos e que fazia parte de um grupo que veio do Rio de Janeiro para o evento. Os acompanhantes informaram à PM que ela sofre de transtornos mentais. Veja o momento da agressão.



Bahia: Governador visita Coronel João de Sá após chuvas

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral. “O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas”, declarou o governador durante a visita. De acordo com o prefeito Carlos Sobral, foi decretado estado de emergência na cidade, que já estava em estado de emergência por conta da estiagem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 500 famílias desalojadas foram encaminhas para escolas e ginásio de esportes.



Estudante de Direito da UNEB representa Brumado no 57º Congresso da UNE

Foto: Divulgação

O estudante de Direito da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus XX em Brumado, Cleriston Augusto, está representando o município no 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes que se iniciou na última quarta-feira (10) em Brasília e vai até o próximo domingo (14). O Congresso tem como escopo fomentar o debate sobre a atual conjuntura nacional, tendo um foco sobre os cortes na Educação. A importância da expansão democrática e da qualidade da Educação, a reforma do ensino superior, a reforma política, as políticas públicas para a juventude, o papel dos movimentos sociais, a democratização dos meios de comunicação, também serão temas que serão abordados.



Brumado: Secretaria Municipal de Saúde e ADAB fortalecem parceria visando aumentar fiscalização no abate clandestino

Foto: Divulgação

A população de Brumado, já viveu dias de intensa preocupação com o consumo de carne animal, já que as circunstâncias envolvendo o abate clandestino eram muito sérias há cerca de duas décadas, mas, hoje, a situação é muito melhor, onde o município possui um dos frigoríficos mais modernos da região, que chega a abater 150 animais por dia, tanto que no São João deste ano foram 780 suínos abatidos. Só que como o abate clandestino, apesar de ter tido uma diminuição muito significativa, ainda existe, então, se faz necessário que se estabeleçam as parcerias entre os órgãos de vigilância sanitária. Neste contexto, foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres; o coordenador da Vigilância Sanitária, Tainan Taio e o fiscal agropecuário da ADAB, veterinário Clemente Fernandes, na qual se buscou o fortalecimento da parceria entre as referidas instituições. Segundo o secretário Claudio Feres “a reunião foi muito produtiva, pois veio garantir ainda mais a segurança alimentar da população brumadense, a qual está cada vez consciente sobre o consumo de carnes que tenham procedência. Antes das ações fiscalizadoras, o frigorífico abatia por volta de 30 a 40 animais diários, e, por isso, quase fechou, mas o trabalho se intensificou e os frutos plantados a partir de 2005, já estão sendo colhidos, mas são necessárias sempre estarmos nos atualizando”. O representante da ADAB também destacou que “essa parceria fortalece também o passivo econômico, já que hoje o município conta com um frigorífico que é um dos melhores da Bahia, que gera emprego e renda para um grande número de famílias, enquanto o abate clandestino, além de representar um grande risco à população, acaba sendo nocivo também no ponto de vista econômico”. O coordenador da Visa também observou que “essa parceria é muito benéfica, pois a fiscalização pode ser ainda mais efetiva”.



Piatã tem sensação térmica de -1°C; frio deve continuar no final de semana

Foto: Reprodução l Lucas Magalhães

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, registrou durante os últimos dias a temperatura mais baixa na região, chegando a atingir mínima de 8°C. Na quinta-feira (11), o município chapadeiro apontou mínima de 10°C e máxima 22°C com sensação térmica que pode chegar a -1°C, de acordo com a velocidade do vento registrado na região de 11 m/s, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o fim de semana, a população vai enfrentar variações com mínimas que chegarão a 10°C e máximas de até 23°C. Dificilmente fará calor nesse período de inverno no município, ao menos durante a noite e madrugada. A cidade tem clima frio durante boa parte do ano, mas dessa vez está muito mais rigoroso. No distrito de Inúbia, na zona rural de Piatã, o frio tem deixado as pessoas mais dentro de casa. Piatã é considerada a cidade mais fria da Chapada Diamantina. Isso devido a sua altitude que atinge 1.268 metros. Abriga a melhor produção de café e de cachaça. Sem falar nas belezas naturais como as cachoeiras do Patrício, com 48 metros de queda, Cochó e cachoeira da Deusa. Pinturas rupestres no Vale dos Três Morros e a espetacular vista das serras do Tromba e da Serra de Santana são outras opções de turismo. No último final de semana, as chuvas que caíram na Chapada Diamantina encheram os rios e deixaram os pontos turísticos ainda mais lindos e com o clima ainda mais frio. 



Assaltantes de bancos do Ceará são mortos pela Polícia da Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Dois assaltantes cearenses foram mortos em um confronto com policiais militares no interior da Bahia, na última quarta-feira (10). A operação para a captura dos criminosos aconteceu após uma troca de informações de Inteligência entre autoridades do Ceará e da Bahia. Os bandidos eram da região de Sobral e Santa Quitéria (CE) e acabaram mortos em Feira de Santana. De acordo com as autoridades, os dois criminosos cearenses estariam prestes a comandar ataques a bancos no Interior da Bahia. Contudo, a equipe de Inteligência do Comando Tático Rural (Cotar), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), da PM cearense, levantou informes sobre o paradeiro dos suspeitos e os repassou à PM da Bahia, através da Coordenadoria de Inteligência da Cipe Caatinga. Os criminosos foram descobertos em Feira de Santana e não acataram a ordem de parada numa rodovia de acesso àquela cidade. Foi montado um cerco na região e houve troca de tiros entre os criminosos e policiais militares e rodoviários federais. Ao confronto ocorreu no Distrito de Matinha, na zona rural de Feira de Santana. Os dois foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, mas chegaram mortos. Com os criminosos, os policiais encontraram duas pistolas de calibre Ponto 40, munição e outros objetos de crimes, que foram apreendidos. O delegado regional da Polícia Civil de Feira de Santana, Luís Smyslov Filgueiras, registrou a ocorrência e determinou que os corpos fossem encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).



Conquista: Prefeitura promete fechar o cerco contra os vanzeiros com a ajuda da PM

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou esta semana que pretende aumentar ainda mais a rigidez na fiscalização e punição contra vanzeiros e outros motoristas que trabalham no transporte pirata de passageiros e estudantes na cidade. Enquanto não sai a licitação para legalizar o transporte alternativo, as vans, mesmo as que pertencem à associações conhecidas na cidade, são consideradas como clandestinas. O Ministério Público do Estado promoveu uma audiência com membros da Prefeitura, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Municipal de Segurança. O objetivo foi articular e intensificar as ações de combate ao transporte clandestino na cidade. Nos últimos 04 meses, a Coordenação Municipal de Trânsito, com o apoio da Polícia Militar, realizou 38 blitzes na cidade, com 33 autos de infração a condutores de vans, um crescimento significativo, tendo em vista que duranteos 12 meses do ano de 2018, foram expedidos 44 autos de infração a vanzeiros.

 



Erro no sistema da Magazine Luíza deu R$ 1 mil de desconto em compra pela internet

Foto: Divulgação

Os clientes do Magazine Luiza que abriram o aplicativo da empresa na madrugada da última quinta-feira (11), tiveram acesso a um cupom que dava R$ 1 mil de desconto para qualquer produto da loja online que custasse acima de R$ 1 mil. Com o erro, consumidores conseguiram comprar telefone celular por R$400, TVs por R$ 99,90, notebooks por R$ 49,90, por exemplo. Segundo a empresa, a “promoção relâmpago”, que começou a valer a partir das 4h de quinta, resultou de uma falha no sistema da varejista. A companhia, porém, vai honrar todas as compras com uso dos cupons de descontos feitas durante esse período. De acordo com a companhia, o presidente da varejista, Frederico Trajano, decidiu transformar o episódio, que teve origem numa falha do sistema, em ação de marketing da empresa, que deve se repetir. “Todas as empresas do mundo digital estão sujeitas a erros desse tipo porque, no fundo, quem define os parâmetros são algoritmos”, diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Em sua opinião, o aspecto relevante é como empresa reagiu ao episódio. “A resposta que deu ao erro mostra que ela está no mundo digital não só pela estratégia e tecnologia, mas também pela cultura. Entendeu que erros fazem parte do processo e soube transformá-los, em oportunidades.”



Brumado: Direção do Presídio Nilton Gonçalves investiga dupla que aplica golpe do falso emprego e pede até R$ 600 de candidatos

O diretor do presídio Nilton Gonçalves Alexandro Silva (Centro) e equipe estiveram na redação para relatar o fato - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumadenses se tornaram alvos de mais um golpe que promete falso emprego. Uma dupla que segundo as investigações, são da cidade de Vitória da Conquista, estariam colhendo currículos para uma falsa seleção de empregos para a unidade prisional do município. Para participar, os desempregados eram induzidos à enviarem currículos em um estabelecimento comercial da cidade e posteriormente levados a pagar uma taxa que variava de R$ 400 a R$ 600. O diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro Silva, relatou ao 97NEWS que recebeu a denúncia e já apura o caso. “Recebi uma denúncia informando que tem uma empresa e pessoas aqui em Brumado coletando currículos e cobrando por isso com a finalidade de serem contratados para o conjunto penal”, informou. As investigações apontam que a dupla já trabalhou no presídio Nilton Gonçalves em Conquista e conhece todo processo do sistema carcerário. "Já estamos com imagens que identificam os possíveis criminosos, que inclusive já aplicou o mesmo golpe em Vitória da Conquista", afirmou Silva. O diretor ressaltou que a unidade prisional de Brumado ainda não está funcionando por conta de uma decisão judicial. “Enquanto houver essa liminar, o Estado está impossibilitado de inaugurar. Até que isso seja resolvido, a Secretaria de Administração Penitenciária - Seap não está recolhendo currículos. Inclusive, não será a Seap que recolherá diretamente. Há uma empresa, a Lenos Passos, que já ganhou essa licitação e somente ela poderá fazer qualquer processo seletivo para qualquer função no presídio”, frisou. Conforme o diretor, qualquer coisa fora disso, é especulação ou estelionato. Segundo a polícia, se forem presos, a dupla poderá responder pelo crime de associação criminosa. 



Governo nega interrupção na implantação do Porto Sul após decisão judicial

Foto: Divulgação

Após decisão judicial que mandou paralisar as obras do Porto Sul, o governo da Bahia informou que as obras para implantação ainda não foram iniciadas. Segundo  a Casa Civil, atualmente, estão sendo realizados os atos preparatórios para a construção do equipamento, a exemplo de desapropriações e capacitações de mão de obra local. O governo informou ainda, que em 26 de junho de 2019 houve o processo de desapropriações para a implantação do equipamento. Os trabalhos também alcançaram o Lote 45, localizado na Vila Juerana, no distrito de Aritaguá. “A área possui 61 terrenos, dos quais 48 são terras vazias e devolutas ao Estado, os outros 13 abrigam sete famílias, que irão receber as devidas indenizações pelas benfeitorias realizadas. As famílias seguem residindo na região e estão com o direito de ir e vir garantido”, ressaltou, em nota. 



Eletroencefalograma Digital com mapeamento cerebral na Clínica Master

Foto: Divulgação

O Eletroencefalograma ou EEG é um exame de monitoramento que tem o objetivo de registrar a atividade cerebral para detectar possíveis anormalidades neurológicas. É um exame simples e muito útil na detecção de várias alterações, como epilepsia, arritmias cerebrais, auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de cefaleias e pacientes com alterações da consciência. Sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade, inclusive por mulheres grávidas ou lactantes. O exame é indolor, rápido e seguro. A Clínica Master, inovando para melhor atender, traz para Brumado e região aparelhos modernos ofertando qualidade e segurança. Na Clínica Master você encontra os melhores profissionais. Rua Donizete Alves Lima, 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903. Acesse o nosso site: www.clinicamasterbrumado.com.



Bahia: Cerca de 100 famílias ribeirinhas estão desalojadas após água de barragem invadir cidades

Foto: Reprodução l Junior Nascimento

Cerca de 100 famílias ribeirinhas da cidade de Coronel João Sá ficaram desalojadas depois que o município foi invadido por águas de uma barragem que fica no distrito de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, na manhã de quinta-feira (11). Não há registro de feridos ou desaparecidos. Segundo o site G1, a barragem do Quati foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade do distrito. Ela represa água do Rio do Peixe para o período de estiagem, mas transbordou após as fortes chuvas que caem na região. A cidade de Coronel João Sá foi a mais atingida pela inundação, porque fica em uma altitude mais baixa que Pedro Alexandre. Antes da enxurrada chegar em Coronel João Sá, o prefeito Carlinhos Sobral se pronunciou nas redes sociais e pediu que os moradores saíssem das casas. “Eu peço encarecidamente que todas as pessoas que moram nas áreas de risco que saiam das suas casas. Peguem seus documentos pessoais, peguem também seus objetos de valor, o que puder levar de eletrodoméstico, o que puder salvar de móveis, porque a gente não sabe ainda as consequências porque nunca passamos por ela”, disse ele. O Governo do Estado informou que não houve rompimento da barragem, mas sim um transbordamento. "A barragem fica a 6 km da cidade e rompeu uma parte da lateral dela. É uma barragem na comunidade da zona rural. É uma água salobra, que serve para irrigação e para os animais. Em Pedro Alexandre, um rio que passa pela cidade alagou um pouco, mas não tem a ver com a barragem. A altura da água chegou a 70 cm. Não temos notícia de morte. O povoado de Boa Sorte foi o mais atingido pelas águas. O povoado fica às margens da BR-235", diz o Governo. O percurso do rio entre as duas cidades é de cerca de 80 km. Não há informações da velocidade da água, mas há confirmação de risco de invasão de casas e de prejuízos materiais por todo o município. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Já Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066.



Câmara pode terminar votação da Previdência apenas em agosto

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão na madrugada desta sexta-feira (12) sem concluir a análise em primeiro turno da reforma da Previdência, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. A tendência é que essa etapa seja encerrada na tarde de hoje. Uma parte dos líderes dos principais partidos da Câmara quer terminar com a análise da reforma até a próxima semana, entrando no recesso parlamentar com o assunto já liquidado. Outra ala defende que a Casa apenas vote a proposta em segundo turno em agosto -- após as férias de julho.



Prefeito busca efetivar demandas da saúde em audiência com ministro

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (09), o prefeito, Eduardo Vasconcelos, e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, participaram de uma audiência com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília, visando a busca de importantes benefícios para Brumado. Entre os assuntos, a habilitação junto ao Ministério da Saúde da UTI do Hospital Professor Magalhães Neto para que o custeio da unidade seja feito também por meio de verbas federais, já que, atualmente, o municípío paga 40% dos gastos. Outros assuntos discutidos foram a ampliação do teto do MAC (média e alta complexidade) e a habilitação junto ao MS do Programa Melhor em Casa, que funciona no município desde 2017 com excelentes resultados. Por fim, também se tratou da habilitação junto ao MS dos custeios para os serviços do Samu 192. Segundo o prefeito, o ministro foi muito receptivo e garantiu empenhar todos os esforços no atendimento às solicitações feitas.



Brumado: Após sete dias, homem captura ladrão que roubou seu celular e dinheiro

Foto: 97NEWS

Populares ajudaram a conter um ladrão que havia roubado um celular e R$ 200 de um casal no último dia 05 de julho na Rua Virgílio Ataíde, em Brumado. A ação ocorreu quando o meliante se aproximou do casal e levou o celular e o dinheiro. De acordo com informações da Polícia Militar, que ajudou na captura do suspeito, por volta das 11h desta quinta-feira (11) -- sete dias após o crime, a vítima ao avistar o acusado, na Rua Antônio Ribeiro, conseguiu derrubá-lo, momento em que foi detido por populares que em seguida acionaram a PM e conduziu o suspeito identificado como Paulo Vilas Boas Prachedes, à Delegacia da cidade, o homem, de 19 anos, já possuía ficha criminal. 



Brumadense Caio Rubens termina entre os 500, dos 5 mil participantes no maior evento de trilha off-road do Mundo

Foto: Divulgação

O brumadense Caio Rubens encerrou sua participação no "Bananalama", evento que reuniu pilotos de moto off-road de diversas cidades do Brasil e de outros países com a conquista de chegar entre os quinhentos, nos mais de cinco mil inscritos na edição 2019 que aconteceu no último dia 07 de julho. O resultado foi garantido graças a preparação do piloto, que partiu de Brumado, sudoeste da Bahia para a cidade de Curupá, em Santa Catarina com recursos próprios e de colaboradores. Rubens explicou que o frio registrado na em Curupá durante a competição foi um adversário extra para todos os pilotos. "Enfrentamos o frio de cinco graus em Santa Catarina, no dia da competição, eu pensei até de não ir de tanto frio, mas tudo bem, porque tudo vale a pena quando você luta por um objetivo e você consegue. E graças a Deus a equipe da Bahia chegou bem colocada, ficamos entre os quinhentos pilotos, foi muito bom", disse o brumadense em entrevista ao 97NEWS. O piloto terminou a trilha, com a expectativa de dever cumprido e orgulho de ter levado o nome de Brumado para o Brasil. “Terminar a trilha já é uma vitória, porque já imaginou você largar com cinco mil pilotos e chegar entre os primeiros, vendo colega seu quebrar moto, outros que sofreram acidente e saíram da competição. É um desafio muito difícil com sessenta quilômetros de lama, e olha que eu não tô acostumado, porque aqui a gente treina na terra seca ou pedregulho", admite. Ainda segundo o piloto, além de chegar entre os 500, ele também fez questão de lembrar de sua origem. "A vibração, a emoção é tão grande que é indescritível. Fomos entrevistado pelas rádios locais, a Band Esportes falou com a gente, então levamos o nome de Brumado para o Mundo", descreve Rubens. 

Foto: Divulgação

Caio Rubens não encerrou a temporada 2019 com o Bananalama, o trilheiro destaca que muitos eventos vem por ai. "Nossa próxima trilha é no estado de São Paulo dia 14 de agosto, depois nós vamos para o estado de Minas Gerais no evento Enduro Independência em setembro, além disso, antes de tudo tem o esquenta na cidade de Ibicuí a convite de nossos amigos, Brumado terá um representante no evento", comenta Caio. Conforme o piloto, até o final do ano serão várias etapas, inclusive muitas delas na Bahia. Para Caio, o que deixa ele triste e outros colegas de modalidades esportivas diferente da dele, é a falta de apoio dos poderes públicos. "Muito triste porque o esporte é a base da saúde do ser humano, tem que existir esporte, porque ele evita muitas coisas, então o que acontece, o esporte é esquecido em Brumado. Fiquei muito triste hoje em saber que a seleção não vai participar do intermunicipal, nós temos ciclistas, judô, capoeira e outros esportes como o futsal que é esquecido. Porque isso? Eu não entendo se a verba para o esporte vem, quando eu falo em esporte não é só o motociclismo, são todas as modalidades", afirma Rubens que acredita que tudo pode mudar com a nomeação do vice-prefeito, Édio Continha para a Secretaria Municipal de Esporte. "O Continha agora assumiu a pasta, eu tenho certeza que ele gosta de esporte e vai nos ajudar e modificar isso. E nós precisamos do esporte, respeite o esporte de Brumado", finalizou o piloto de Brumado.

Foto: Divulgação