ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Constrangimento: Sem saber que estava ao vivo, baiana faz revelação no 'Mais Você' e deixa Ana Maria preocupada

Foto: Reprodução l TV Globo

A participante do Jogo de Panelas, reality do programa “Mais Você”, Valdélia, acabou revelando ao vivo durante o programa que para participar do quadro, é preciso ter indicação. “Quem me inscreveu foi uma amiga”, explicou a baiana. “Não é? Mas você aceitou, né?”, rebateu a comunicadora. “Ela é jornalista. Ela tem um portal. Ela procurou, procurou, não achou, ligou para a Raquel e pediu: ‘Eu tô precisando de uma pessoa assim, com esse perfil’. Aí disseram: ‘A Valdélia, menina!’. Eu não acreditei naquela ligação”, revelou a mulher. Depois da revelação de que a participante foi indicada para o quadro, Ana Maria Braga resolveu fazer um alerta. “A gente tá no ar agora, tá?”, disse a loira. “Ô, Ana Maria”, respondeu Valdélia. Internautas repercutiram a cena: “Valdélia falou demais sobre os bastidores”, disse uma, ao que outra falou: “Não é João Kleber mas tivemos uma revelação bombástica no Jogo de Panelas. Por isso nunca fui chamada”. “A participante acabou de entregar Ana Maria, disse que foi indicada pro jogo de Panelas, ou seja galera, nem adianta se inscrever!”, lamentou outro.



Prédio centenário que é símbolo do patrimônio histórico de Brumado está com infraestrutura cada vez mais precária

O prédio é um dos grandes patrimônios arquitetônicos de Brumado, tendo sobre si um forte valor histórico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um município que não valoriza o seu patrimônio histórico pode acabar vagando no “oceano do esquecimento”, já que o passado é um componente imprescindível para a construção de um futuro promissor. Brumado, apesar dos avanços do setor, inclusive com a implantação do Arquivo Histórico Municipal vem mostrando uma valorização desta vertente cultural, mas, ainda há muito que se conquistar. Existem edificações históricas que são grandes cartões postais do município, mas, com o desgaste do tempo, essas construções acabam entrando num estado de degradação. Isso está ocorrendo com um dos prédios mais representativos da história do município, o qual fica localizado bem no coração da cidade, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, ao lado da Igreja Matriz. 

A lateral do prédio comprova que é urgente uma reforma na estrutura do prédio (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com linhas arquitetônicas influenciadas pelo movimento Barroco, o prédio foi construído há cerca de 150 anos quando ainda Brumado era o Povoado de Bom Jesus dos Meira, ou seja, antes da emancipação política do município, se tornando, assim que a mesma foi efetivada em 1877, como a primeira sede da Prefeitura Municipal. Passados quase meio século o prédio que recentemente abrigava a Farmácia Popular, começa a apresentar rachaduras, reboco se esfarelando, o que é corroborado pela falta de pintura, que cria um ambiente negativo e acaba se tornando um cartão postal às avessas. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã desta sexta-feira (24) e comprovou as várias mensagens que chegam a redação ressaltando a necessidade de uma reforma urgente. Segundo informações colhidas junto à administração municipal, já existe um estudo para que o prédio, primeiramente passe por uma reestruturação e, em seguida, possa ser integrado ao setor de patrimônio histórico municipal.

A imagem fala por si só (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Visando o Intermunicipal 2018, Seleção de Brumado faz jogo treino na noite de hoje (24) no 'Gilbertão'

A Seleção de Brumado está otimista quanto à uma participação muito positiva no Intermunicipal 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Dando continuidade aos preparativos para a estreia no Campeonato Intermunicipal 2018, prevista para o dia 12 de agosto, a Seleção de Brumado fará hoje (24) às 18:00 horas, no Estádio Gilbertão, um jogo treino contra o selecionado de Dom Basílio. Segundo o técnico Fernando Santos, o popular Fezinho, o clima entre os atletas é o melhor possível e a expectativa de ter uma ótima participação na competição é cada vez maior, tendo em vista o clima de união que reina entre os atletas e principalmente porque a administração municipal está envidando todos os esforços para garantir toda a logística. Nos próximos dias 29 de julho e 05 de agosto a seleção fará novos amistosos, cujos adversários serão anunciados nos próximos dias.



Cavalo pintado por crianças gera revolta na internet

O cavalo branco foi utilizado como tela de pintura para que as crianças colorissem durante uma colônia de férias na Sociedade Hípica de Brasília (Foto: Reprodução)

Uma atividade realizada em uma colônia de férias na Sociedade Hípica de Brasília está gerando revolta nas redes sociais. É que um cavalo branco foi utilizado como tela de pintura para que as crianças colorissem. O animal foi todo rabiscado e pintado.  A foto viralizou nas redes sociais após uma postagem da advogada e ativista Ana Paula Vasconcelos. "Enquanto tentamos educar as crianças para que tenhamos uma sociedade mais consciente, que saibam respeitar todas as formas de vida, nos deparamos com uma coisa absurda dessas", escreveu. A publicação já recebeu mais de 28 mil compartilhamentos e 11 mil comentários. "Falta de respeito", escreveu uma pessoa. "Mesmo que alegem tinta especial para esse tipo de pintura, isso é desumano", desabafou outra. Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram acionados e vistoriram o local no domingo (22). Eles disseram que não encontraram, inicialmente, indícios de maus-tratos, visto que o cavalo foi lavado após a chegada da equipe, e a tinta foi facilmente removida. . A fiscalização também notificou os responsáveis a apresentarem o programa pedagógico. Apenas depois disso o Ibama tomará uma decisão sobre o caso. Segundo o responsável pela colônia de férias, José Cabral, o objetivo da atividade era fazer com que crianças que têm medo de animais de grande porte conseguissem se aproximar e fazer carinho no bicho. "Todas as nossas atividades são pensadas em conjunto com uma coordenadora pedagógica. A tinta é atóxica, não faz mal para a pessoa e nem para o animal", disse em entrevista ao Correio Braziliense.  "Esses bichos, para mim, são as coisas mais importantes. Eu estou sendo crucificado equivocadamente. Isso realmente é extremismo da internet", completou.



Psicologia é no Centro Médico São Gabriel com Carolina Reis

Foto: Divulgação

Psicologia Clínica é a especialidade dentro da Psicologia que trabalha com a prevenção do adoecimento psíquico, promoção da saúde mental, avaliação, diagnóstico e tratamento de psicopatologias (doenças da mente). O Psicólogo Clínico é o profissional habilitado para realizar a Psicoterapia. Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário está com um adoecimento psíquico para realizar a Psicoterapia. Ela é também para quem busca o autoconhecimento, resolução de problemas específicos, para quem tem encontrado dificuldades na tomada de decisões importantes, passou por momentos de perdas, estresse etc. O Cento Medico São Gabriel, conta agora com a Psicóloga Caroline Reis CRP 03/10100, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental para cuidar de sua saúde psíquica. Dúvidas? Deixe nos comentários. Agende uma avaliação conosco: 77 3441-1502 / 77 99925-8807 (WhatsApp). Praça dos Meiras, Centro | Brumado-Ba.



Corpo de Bombeiros forma brigadistas em mais de 40 cidades da Bahia

Foto: Divulgação

Cerca de 1,2 mil brigadistas de combate a incêndio florestal estão sendo formados até setembro pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Defesa Civil da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo. Os cursos são realizados em mais de 40 cidades baianas e tem duração de uma semana. “A corporação tem uma preocupação com a capacitação não apenas da tropa, mas dos cidadãos civis. Esse curso de brigadistas é voltado para os cidadãos de fora dos quartéis, os voluntários, não apenas com a parte teórica, mas aulas práticas. Em muitos casos, principalmente em incêndios florestais, eles são os primeiros a chegar e precisam estar capacitados para dar uma resposta inicial ao combate”, explica o tenente BM Álvaro Serrão, um dos instrutores responsáveis pela operacionalização da capacitação. Durante a formação, os brigadistas voluntários aprendem sobre legislação, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida. Dessa forma, eles são treinados, capacitados e certificados, podendo dar resposta a princípios de incêndios florestais e tendo condições de ajudar pessoas em caso de acidentes. 



Brumado: ‘Se não tiver água, não vai ter voto’, afirmam os moradores da região de Roça de Baixo

O líder comunitário Acelino

A forte estiagem, somada às crises operacionais ocorridas na Embasa que comprometem e muito o abastecimento, vem fazendo com que os moradores do meio rural comecem a ficar desesperados, já que a água está cada vez mais escassa. Na manhã desta terça-feira (24) o líder comunitário Acelino Dias, o popular “Popó” de Roça de Baixo, entrou em contato com a redação do 97NEWS para expressar a sua angústia diante do atual quadro que beira o colapso. Extremamente indignado ele esbravejou que “queremos água, o povo está cansado de mentiras e promessas vãs, chega, hoje a política virou um rio de lama podre que quer devorar tudo e todos. Agora até o exército está enganando a gente, como que pode uma coisa dessa?”. Ele ainda fez questão de dizer que “quero mandar uma mensagem a todos os políticos que aqui vierem para pedir votos para seus candidatos. É melhor que não venham, pois já cansamos de ser enganados, agora chegou a nossa vez de dar o troco”. E finalizou engrossando o tom ao expressar que “eu garanto que se não tiver água, não terá voto aqui na nossa região de Roça de Baixo, Vargem do Mocó, Lagoinha, Vargem da Pedra e Algodões”. Esse panorama é geral no meio rural de Brumado, aonde os moradores vêm perdendo a paciência, já que a água está se tornado um artigo de luxo.



HG de Salvador busca por familiares de dois pacientes internados na unidade

Foto: Divulgação

O Hospital Geral do Estado (HGE) de Salvador procura pelos familiares de dois pacientes que estão internados na unidade há alguns dias, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Uma das pacientes chegou ao hospital após ser atropelada, no dia 8 de julho. A mulher foi levada para a unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ela já recebeu alta, mas ainda não deixou o HGE por falta de parentes. De acordo com a Sesab, a mulher apresenta discurso confuso, mas informou que se chama "Regina", em umas das abordagens sociais. Ela está no leito 1 da enfermaria do Pronto Atendimento Feminino-PAF, sob o registro 2018028376. Já o outro paciente se identificou como Marcelo Santos Sousa, conforme a Sesab. O homem está internado na enfermaria Clinica Cirúrgica A L-7 do HGE. Os familiares dos pacientes devem procurar o hospital para fazer o reconhecimento.



Estrangeiro cria instagram fake com fotos de Marcelo Rezende para arrumar namorada

Foto: Divulgação

Um perfil falso no Instagram com fotos do jornalista e apresentador Marcelo Rezende, morto em setembro do ano passado, foram usadas em nome de Don_richie e don_richie_classic, supostamente um sugar daddy — homens mais velhos e bem-sucedidos que bancam o estilo de vida de jovens mulheres. Em um destes perfis, Marcelo Rezende aparece ao lado de um carro de luxo com a legenda: “With my German machine love riding #Canada #Colegelife #sugardaddy” [Eu e minha máquina alemã que amo usar], diz o falso perfil na legenda. Fãs do jornalista identificaram a fraude e denunciaram a conta. “Este foi um jornalista brasileiro, que morreu de câncer no início deste ano. Por favor respeite sua família! ” comentou um fã. “Isso dá um processo. Se passar por gente morta ainda por cima. Falta de noção! ”, falou outro. Após denúncias dos fãs as contas foram retiradas do ar. Segundo o Universo Suggar, rede social especializada neste tipo de relacionamento, os indícios apontam para um sugar daddy do Canadá que quis ostentar com fotos do jornalista morto.



TRE cassa mandato do prefeito de Conceição do Coité

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis Alves dos Santos | Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou nesta segunda-feira (23) o mandato do prefeito da cidade de Conceição do Coité, Francisco de Assis Alves dos Santos (PT). A ação, movida pela Coligação A Voz do Povo, pedia a cassação do registro e do diploma do prefeito e da vice-prefeita, Genivalda Pinto da Silva, sob alegação de compra de votos e uso de bem público em campanha.



Epidemia de Aids não vai ter fim até que ações direcionadas sejam feitas, alerta OMS

Foto: Divulgação

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta sobre a Aids, nesta segunda-feira (23). Através do Twitter, Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou que a epidemia de HIV no mundo não chegará ao fim enquanto não forem feitas polícias direcionadas para as chamadas populações-chave. Esse grupo, segundo informações da Agência Brasil, é composto por LGBTs, trabalhadores do sexo e usuários de drogas. Dados da OMS apontam que essas populações e também pessoas encarceradas representam 40% das novas infecções por HIV registradas em 2016. "A melhor forma de abordar todo o espectro de suas necessidades de saúde é por meio de sistemas de saúde fortes baseados numa atenção primária centrada nas pessoas e que seja direcionada para alcançar saúde para todos", publicou Tedros na rede social. 



PF deflagra operação em combate ao desvio de cerca de R$ 1,5 em recursos públicos no sudoeste da Bahia

(Foto: 97NEWS)

Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagra nesta terça-feira (24) a OPERAÇÃO CIRANDA DE PEDRA, que visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da infraestrutura na cidade de Maiquinique nos anos de 2012 a 2017. Cerca de 60 Policiais Federais, acompanhados de nove auditores da Controladoria Geral da União, cumprem vinte mandados de busca e apreensão e catorze mandados de intimação também nos municípios baianos de Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista. A operação decorre de uma investigação iniciada em 2017, sobre obras inacabadas na pavimentação com bloquete sextavado que deveriam ter sido executadas nas ruas do município de Maiquinique, decorrentes de seis procedimentos licitatórios celebrados na gestão local, em convênio com o Ministério das Cidades. Além dos serviços não executados ou parcialmente executados, a investigação descobriu que um grupo de quatro empresas fazia revezamento nas licitações e parte dos recursos era destinada a pagamentos de parentes e pessoas ligadas à Administração Municipal. A organização criminosa obteve contratos da ordem de R$ 3.428.183,03 (três milhões, quatrocentos e vinte e oito mil, cento e oitenta e três reais e três centavos), dos quais R$ 1.587.619,76 (um milhão, quinhentos e oitenta e sete mil, seiscentos e dezenove reais e setenta e seis centavos) está estimado como o valor potencial do desvio com ordem de bloqueio judicial. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.



Jaques Wagner vai ou não para a campanha presidencial?

Na PGP em Brumado, Wagner deixou claro que não sai como possível candidato a Presidência (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O ex-governador da Bahia já está pronto para ser candidato à Presidência da República. Isso foi o que afirmou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo o jornalista, o petista já indicou até um marqueteiro para cuidar de sua campanha presidencial, o Sidônio Palmeira. Sidônio foi o responsável pelas três campanhas do partido ao governo da Bahia. Desde o início do ano ele vinha sendo alvo do PT nacional. Se a informação se confirmar, será aberta uma vaga na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT) e a senadora Lídice da Mata (PSB) pode acabar beneficiada. Mas em seu pronunciamento na Plenária de Governo Participativo (PGP), realizada em Brumado na última sexta-feira (20), o ex-governador deixou bem claro que seu objetivo nesta eleição é se tornar senador da República. 

Lídice seria uma das mais beneficiadas com a saída de Wagner para disputar o Palácio do Planalto (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Já a senadora Lídice da Mata (PSB) recebeu com surpresa a informação de que Wagner possa ser candidato à Presidência da República e já teria inclusive aceitado o convite feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lídice informou, em entrevista a imprensa brumadense, que em momento algum ele sinalizou alguma mudança nos planos de se candidatar ao Senado. “Eu não tenho essa notícia, passamos o dia inteiro viajando pela PGP, e ele não falou nada sobre o assunto. Eu não vou me pronunciar sobre uma coisa que não tenho nenhuma certeza que vai acontecer”, disse. “Ele tem mantido a decisão que não vai sair. Se ele disse agora na sua participação que está confirmado, eu não discuto”, falou. Lídice seria uma das mais beneficiadas com a saída de Wagner para disputar o Palácio do Planalto. Isso porque ela seria convocada pelo governador Rui Costa (PT) para integrar a chapa no lugar do petista, conforme acredita a maioria dos aliados do governo.



Ciclismo em Brumado esbarra em problemas estruturais e falta de incentivo: ‘Nossa cidade precisa de um campeão’, diz Igor Neto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ciclismo é um esporte muito praticado no Brasil, e em Brumado não é diferente de outras cidades do país, que sofre com poucos investimentos. A cidade não se destaca na modalidade e tem poucos atletas que integram as competições nacionais. Como em Brumado há pouco investimento na modalidade e não há local adequado para os treinos, os atletas precisam sair do interior para conseguirem se igualar aos adversários. "Um conjunto de fatores pode ser apontado como responsável por essa falta de atletas brumadenses no mais alto degrau do esporte, dentre os quais podemos destacar a falta de investimento financeiro e a carência de investimento. Com certeza, a falta de uma infraestrutura mais propícia à prática do ciclismo, como estradas em excelentes condições e com espaço para o ciclista contribuem para que o esporte não decole no município", disse Igor Neto, ciclista brumadense líder na categoria Speed Sub-30 no Campeonato Baiano 2018.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o atleta, a falta de um campeão brumadense nos campeonatos pelo Brasil, ou medalhista, torna a modalidade mais difícil de conquistar patrocínios e apoio. "Além disso, creio que a nossa cidade precise de um grande campeão na categoria, alguém que vença o Speed Sub ou conquiste uma medalha em outros campeonatos, aos moldes do que fazem outros atletas, que vem do interior, por exemplo", afirmou o ciclista. De acordo com o atleta, para termos mais ciclistas profissionais atuando, precisamos que a administração municipal tenha interesse nos atletas brumadenses. "O que manda nesse esporte são as pernas e o fôlego. De fato, o ciclismo transcende quaisquer condições sociais ou econômicas e coloca todos no mesmo nível de esforço e sofrimento em busca de suas realizações. É muito difícil ser atleta em Brumado. De fato, esse esporte, em nossa cidade, é talhado somente para os verdadeiramente apaixonados, uma vez que, infelizmente, o poder público não enxerga isso como um investimento para levar o nome de Brumado ao mais alto pódio", explicou o ciclista. Podendo não participar da 5ª e 6ª etapa da competição que acontecerá na cidade de Eunápolis nos dias 27 e 29 de julho, Igor possui 50 pontos de vantagem do seu principal adversário, Vitor José, da cidade de Feira de Santana. “Ainda tenho fé de que alguém na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer perceba que o esporte brumadense não é só o futebol e o futsal, pois nós do ciclismo e do atletismo, assim como de outras modalidades, também fazemos uma representação da nossa cidade por onde passamos”, desabafou Neto.



Se a Moda Pega: Prefeito de Carinhanha pede para padre expulsar o demônio da cidade

O padre Alessandro Campos que se apresentou durante o último dia do evento foi chamado pelo prefeito para expulsar o demônio da cidade (Foto: Reprodução Youtube)

O último dia do 14º Encontro das Águas e dos Amigos, realizado neste último domingo (22) no parque de exposições em Carinhanha, teve muita música, alegria e também um momento inusitado, que acabou sendo a atração principal do evento, ao invés do cantor sertanejo Michel Teló. O protagonismo ficou a cargo do Padre Alessandro Campos, que também é cantor e acabou sendo convidado pelo prefeito para expulsar o demônio da cidade. Os céticos desdenharam, mas um grande número de pessoas elogiou o feito. Segundo o comandante da 3ª CIA da PM de Carinhanha, Capitão Prates, os três dias de evento tiveram quase o mesmo público, estimando por volta de 5.000 pessoas nesse domingo, muitas das quais participaram ativamente do momento de fé. O feito pode inspirar outros prefeitos a convidarem padres ous pastores para exorcizar os espíritos negativos de sua cidade. Em Brumado há quem diga que isso já passou da hora, mas, até o momento, nenhum líder religioso foi convidado nesse sentido. A cidade que carrega um misticismo muito forte, tem correntes que defendem essa tese, inclusive dizendo na gíria mística que "existe uma caveira de burro enterrada" por aqui, já que, segundo eles, o município gosta de viver na contramão da história. Agora é esperar para ver se isso realmente um dia poderá acontecer no solo da "Capital do Minério". 



Jequié: Falso dentista é preso em flagrante pela PM

Foto: Divulgação / CRO-BA

Foi preso, na última sexta-feira (20), um homem acusado de praticar ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista em Jequié. O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), em parceria com a Polícia Militar, prendeu Aníbal Santos Figueiredo, 65 anos, em flagrante. Durante a abordagem da Polícia, na clínica clandestina, não havia atendimento. Solicitado o registro profissional, Aníbal teria dito que não possuía e trabalharia como prático. No mesmo dia, o homem teria feito uma restauração por R$ 50,00. O ilícito foi conduzido a delegacia e parte de instrumentos foram apreendidos. Há um Projeto de Lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista.



Elias Piau comemora inicio das obras de pavimentação no Bairro Baraúnas

O vereador Elias Piau ficou muito satisfeito com o início das obras de pavimentação no Bairro Baraúnas (Foto: Assessoria Parlamentar)

Conhecido e admirado pela forma dinâmica de conduzir o seu mandato parlamentar, principalmente pelas suas atividades extragabinete, o vereador Elias Piau (PV), continua com as suas atividades bem intensas. Mesmo diante do recesso, ele vem justificando o conceito de ser um representante popular diferenciado, sempre mantendo uma relação muito próxima com as comunidades. Após um final de semana de agenda cheia, onde o esporte foi o centro da atenção, Elias Piau na manhã desta segunda-feira (23) fez questão de acompanhar o início das obras de pavimentação de inúmeras ruas do Bairro Baraúnas, o qual ele é o principal representante. A primeira rua a receber os serviços por parte da Prefeitura Municipal nesta nova fase foi a Odílio Meira Santos, que fica ao lado da Escola em Tempo Integral Ayrton Viana. A referida via já foi objeto de muitas reclamações por parte dos moradores, mas, agora, com a pavimentação os problemas referentes à poeira, lixo e outros contratempos ficará no passado. “Estou muito satisfeito em poder presenciar o início dos trabalhos de pavimentação aqui no Bairro Baraúnas. Temos lutado de forma incessante por isso desde o início de nosso mandato e, agora, já começamos a ver os frutos das nossas indicações”, relatou o vereador. Elias Piau ainda ressaltou que “estamos mantendo contatos diretos com o setor de infraestrutura, acompanhando o projeto que deverá contemplar um grande número de ruas aqui do bairro, atendendo assim um dos principais clamores dos moradores”. Segundo informações muitas ruas irão receber pavimentação asfáltica, o que vem deixando os moradores esperançosos, já que são vários anos convivendo com essa expectativa. “Vamos continuar trabalhando firme para que a Baraúnas tenha novas conquistas, pois conhecemos muito de perto a realidade desse bairro. Ainda existem outras necessidades, mas os recentes avanços obtidos, agora, com a pavimentação, trouxeram uma atmosfera positiva”.

Os serviços estão num ritmo muito positivo (Foto: Assessoria Parlamentar)


Será neste domingo (29) a grande final do Campeonato Sub16 do Bairro São Felix

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Copa do Mundo acabou, mas o bom futebol continua rolando nos campos brumadenses, tanto na zona urbana, como no meio rural. Vários torneios vêm acontecendo no município e um dos que mais vem tendo destaque é o Campeonato Sub16 do Bairro São Félix, que está na sua reta final. Pouca idade, mas qualidade de gente grande. Assim é visto o futebol da garotado do sub16, que proporcionaram jogos muito disputados, sempre com casa cheia. No próximo domingo, dia 29, às 9h da manhã, as equipes entrarão em campo para a grande final, onde se enfrentarão os times da Escolinha do Ajax x Atletas do Bairro São Félix. A competição de base, que começou no dia 20 de maio, teve cinco equipes inscritas. Pelo segundo ano consecutivo, o campeonato é realizado por Fredson Sodré, o “Fequinho” e Robson Wilson, o “Galego”. Os finalistas da competição receberão medalhas, troféus e premiação. No fim do jogo, haverá um leilão para ajudar nos custos do campeonato.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Palestra sobre a Poliomielite realizada na Sede do Rotary Club de Brumado

Foto: Divulgação

Na última semana, aconteceu na sede do Rotary Club de Brumado, uma palestra abordando o tema 'Poliomielite' com a enfermeira Raquel Franco. Durante a apresentação a enfermeira abordou além da história da Poliomielite, os sintomas da doença, modo de transmissão, situação epidemiológica da doença no mundo, o esquema vacinal da Poliomielite e sobre a atual cobertura vacinal do município de Brumado. Segundo a profissional, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. "Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias", relatou. Ainda segundo a enfermeira, a maior parte das infecções apresenta poucos sintomas ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe, febre e dor de garganta ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, prisão de ventre, dor abdominal e, raramente, diarréia. "Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido", alertou Raquel. No final, a enfermeira deixou claro que não existe doenças do passado, existe doenças controladas pela vacinação e que só através dela se pode prevenir doenças infectocontagiosas.



Jacobina: Homem é amarrado em poste acusado de jogar esposa da escada

Foto: Divulgação

Na noite deste domingo (22), um homem de aproximadamente 45 anos, foi amarrado pela população num poste em Jacobina, acusado de ter agredido a própria esposa. Segundo a polícia, a mulher pediu para um vizinho de apartamento consertar o seu celular, causando a revolta do seu esposo, que lhe jogou escada abaixo. A vítima sofreu escoriações, cortes e sangramento na face e foi socorrida para a UPA 24h. Após a agressão, com sinais de embriaguez, o homem demonstrou arrependimento e passou a pedir desculpas para a esposa. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu para a delegacia, onde foi enquadrado na Lei Maria da Penha.