Prédio centenário que é símbolo do patrimônio histórico de Brumado está com infraestrutura cada vez mais precária

O prédio é um dos grandes patrimônios arquitetônicos de Brumado, tendo sobre si um forte valor histórico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um município que não valoriza o seu patrimônio histórico pode acabar vagando no “oceano do esquecimento”, já que o passado é um componente imprescindível para a construção de um futuro promissor. Brumado, apesar dos avanços do setor, inclusive com a implantação do Arquivo Histórico Municipal vem mostrando uma valorização desta vertente cultural, mas, ainda há muito que se conquistar. Existem edificações históricas que são grandes cartões postais do município, mas, com o desgaste do tempo, essas construções acabam entrando num estado de degradação. Isso está ocorrendo com um dos prédios mais representativos da história do município, o qual fica localizado bem no coração da cidade, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, ao lado da Igreja Matriz. 

A lateral do prédio comprova que é urgente uma reforma na estrutura do prédio (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com linhas arquitetônicas influenciadas pelo movimento Barroco, o prédio foi construído há cerca de 150 anos quando ainda Brumado era o Povoado de Bom Jesus dos Meira, ou seja, antes da emancipação política do município, se tornando, assim que a mesma foi efetivada em 1877, como a primeira sede da Prefeitura Municipal. Passados quase meio século o prédio que recentemente abrigava a Farmácia Popular, começa a apresentar rachaduras, reboco se esfarelando, o que é corroborado pela falta de pintura, que cria um ambiente negativo e acaba se tornando um cartão postal às avessas. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã desta sexta-feira (24) e comprovou as várias mensagens que chegam a redação ressaltando a necessidade de uma reforma urgente. Segundo informações colhidas junto à administração municipal, já existe um estudo para que o prédio, primeiramente passe por uma reestruturação e, em seguida, possa ser integrado ao setor de patrimônio histórico municipal.

A imagem fala por si só (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)