Ciclismo em Brumado esbarra em problemas estruturais e falta de incentivo: ‘Nossa cidade precisa de um campeão’, diz Igor Neto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ciclismo é um esporte muito praticado no Brasil, e em Brumado não é diferente de outras cidades do país, que sofre com poucos investimentos. A cidade não se destaca na modalidade e tem poucos atletas que integram as competições nacionais. Como em Brumado há pouco investimento na modalidade e não há local adequado para os treinos, os atletas precisam sair do interior para conseguirem se igualar aos adversários. "Um conjunto de fatores pode ser apontado como responsável por essa falta de atletas brumadenses no mais alto degrau do esporte, dentre os quais podemos destacar a falta de investimento financeiro e a carência de investimento. Com certeza, a falta de uma infraestrutura mais propícia à prática do ciclismo, como estradas em excelentes condições e com espaço para o ciclista contribuem para que o esporte não decole no município", disse Igor Neto, ciclista brumadense líder na categoria Speed Sub-30 no Campeonato Baiano 2018.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o atleta, a falta de um campeão brumadense nos campeonatos pelo Brasil, ou medalhista, torna a modalidade mais difícil de conquistar patrocínios e apoio. "Além disso, creio que a nossa cidade precise de um grande campeão na categoria, alguém que vença o Speed Sub ou conquiste uma medalha em outros campeonatos, aos moldes do que fazem outros atletas, que vem do interior, por exemplo", afirmou o ciclista. De acordo com o atleta, para termos mais ciclistas profissionais atuando, precisamos que a administração municipal tenha interesse nos atletas brumadenses. "O que manda nesse esporte são as pernas e o fôlego. De fato, o ciclismo transcende quaisquer condições sociais ou econômicas e coloca todos no mesmo nível de esforço e sofrimento em busca de suas realizações. É muito difícil ser atleta em Brumado. De fato, esse esporte, em nossa cidade, é talhado somente para os verdadeiramente apaixonados, uma vez que, infelizmente, o poder público não enxerga isso como um investimento para levar o nome de Brumado ao mais alto pódio", explicou o ciclista. Podendo não participar da 5ª e 6ª etapa da competição que acontecerá na cidade de Eunápolis nos dias 27 e 29 de julho, Igor possui 50 pontos de vantagem do seu principal adversário, Vitor José, da cidade de Feira de Santana. “Ainda tenho fé de que alguém na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer perceba que o esporte brumadense não é só o futebol e o futsal, pois nós do ciclismo e do atletismo, assim como de outras modalidades, também fazemos uma representação da nossa cidade por onde passamos”, desabafou Neto.