ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Copa Brahma de Futsal chega às partidas de semifinais nesta quinta (09)

Pagamento de 3º parcela dos precatórios do Fundef é sancionado por Jerônimo ROdrigues

Em abril, custo da cesta básica subiu em 10 das 17 capitais brasileiras

Feira de Trabalho, Emprego e Renda é realizada pela UNEB em Brumado

Escolas estaduais de Guanambi recebem serviços gratuitos do Odontomóvel nesta semana

Desenbahia passa a financiar carro elétrico para taxistas

Mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas por enchentes no RS

Sessão em Câmara de Vereadores do município de Paulo Afonso é suspensa após bate-boca e tapa na cara

Justiça interdita lojas da Burger King em Vitória da Conquista por dívidas trabalhistas

A Clínica Mais Vida realiza diversos tipos de Ultrassonografia com Doppler com equipamento de alta definição e tecnologia

Morador em situação de rua é espancado no interior da Bahia

Sobe para 90 número de mortos devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul

SSP inicia implementação de câmeras em uniformes da Polícia Militar nesta terça-feira

Inmet anuncia alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul até esta terça

Alexandre Nardoni deixará prisão para cumprir pena em regime aberto

Carro parte ao meio e jovem morre após colisão em rodovia da Bahia

Operação apreende mais de R$ 7 mil em materiais falsificados em Feira de Santana

Brumado: Abertura da campanha Maio Amarelo reforça conscientização no trânsito

Dom Basílio, Ibiassucê, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio e outros municípios vão receber novas ambulâncias e vans

Operação Rotas da Fauna atua contra o tráfico de animais na Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2023"

267 mil famílias do Auxílio Gás desde o começo do governo Lula

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 267 mil famílias deixaram de receber o Auxílio Gás, benefício que prevê o pagamento de botijões a famílias carentes, desde o começo do governo Lula. O Ministério do Desenvolvimento Social, que gere o programa, informou que houve uma atualização no cadastro e retirada de beneficiários que não tinham direito ao auxílio. Em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões famílias. Em abril, o número caiu para 5,69 milhões, uma queda de 4,4%. O ministério afirmou que houve um acréscimo de 31,5% nos recursos destinados ao programa em relação ao que estava previsto no orçamento pelo governo passado, o que permitiu o pagamento a cada dois meses de 100% do valor do botijão de gás de cozinha para cada família. Até o ano passado, o benefício previa o pagamento de 50% do valor. Para ter direito ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Cada família beneficiária recebe a cada dois meses o equivalente ao preço nacional de referência do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) - em abril, o valor do benefício foi de R$ 110.



Polícia Ambiental prende indivíduo por posse ilegal de arma de fogo em Ruy Barbosa

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (25), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) realizou uma operação de policiamento ambiental na região de Povoado de Angical em Ruy Barbosa, em colaboração com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Proteção Hotel. Durante a operação, foi feita uma denúncia anônima de que um indivíduo estava nas proximidades portando uma arma de fogo e ameaçando pessoas. A guarnição realizou uma busca para localizar o indivíduo e o encontrou em uma área de matagal. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Após a prisão, o suspeito informou que possuía outra arma, que foi entregue à equipe da CIPPA Lençóis. Duas armas de fogo foram apreendidas: uma espingarda cartucheira longa e outra espingarda cartucheira curta, ambas sem registro. O suspeito foi levado para a delegacia de Ruy Barbosa, onde foi registrado um boletim de ocorrência e um auto de prisão em flagrante delito. A CIPPA Lençóis é um componente vital desses esforços, trabalhando incansavelmente para proteger os ecossistemas do Centro e do Oeste da Bahia. WhatsApp denúncia:  75 99951-5994.



Clínica Santa Clara explica o que é a Análise Preliminar de Riscos

Foto: Divulgação

A Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta de segurança do trabalho que consiste em uma avaliação realizada previamente para analisar os eventuais riscos presentes na execução de um projeto ou atividade e tem como principal função prevenir acidentes. Segundo a Clínica Santa Clara, especializada em saúde ocupacional, com essa análise prévia é possível adotar medidas de segurança para que se possa, de forma eficiente, minimizar os riscos envolvidos nessas atividades. A APR é uma obrigação legal que deverá contar sempre com a participação dos profissionais de segurança do trabalho envolvidos no projeto. É uma importante ferramenta utilizada pela equipe de segurança do trabalho para identificar os riscos presentes e adotar medidas necessárias para mitigá-los e prevenir a ocorrência de acidentes. Em Brumado, a Clínica Santa Clara fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Vitória da Conquista: Idoso de 79 anos morre enquanto aguardava atendimento em agência bancária

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (26), um idoso faleceu em frente à agência do Bradesco, em Vitória da Conquista. Segundo informações dos familiares, Júlio dos Santos, de 79 anos, residia no distrito de Bate-Pé e buscava resolver um problema relacionado à sua aposentadoria. Segundo o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a fatalidade reacende o alerta sobre a falta de condições adequadas de atendimento, principalmente para o público idoso e acometido por doenças ou deficiências, que recebem o benefício do INSS nos bancos. "Os meios digitais não acolhem uma grande parcela da sociedade, que não domina a utilização de dispositivos eletrônicos. A exclusão destes usuários é injustificada, tendo em vista que os mesmos pagam compulsoriamente as altas tarifas e juros cobrados. Além disso, estes clientes ficam vulneráveis à toda sorte de furtos, golpes e fraudes", disse em nota. Conforme o Sindicato, a dificuldade para acessar os serviços de forma presencial é gerada, principalmente, pela falta de bancários e pelo número insuficiente de agências. "Sem a estrutura correta para atender a demanda, os bancos aglomeram pessoas em enormes filas, muitas vezes no exterior da agência, sem assentos ou proteção contra as intempéries do tempo", diz a nota que ainda acrescenta: "o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região busca esclarecer os usuários dos serviços financeiros sobre os seus direitos, veiculando publicamente os canais de denúncia que podem ser utilizados para coibir os desrespeitos cometidos pelos bancos".



Exames Laboratoriais na Clínica Mais Vida - excelência de qualidade com maior comodidade

Foto: Divulgação

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo médico pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias. Infelizmente não é comum aos brasileiros realizarem exames preventivos, sendo que é extremamente importante para detectar e tratar doenças em estágio inicial. O CheckUp consiste na realização de exames laboratoriais de rotina para avaliar a saúde. Portanto, faça a diferença. Realize exames laboratoriais após sua consulta médica conforme solicitação, ou, para saber como anda sua saúde. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Operação Explana: Polícia Civil de Brumado identifica novos perfis com ameaças contra escolas

Foto: Divulgação

Em 16 de março de 2023, a Polícia Civil de Brumado, cumpriu um mandado de busca e apreensão no Bairro Olhos D’água em continuidade às investigações que se iniciaram em 03 de dezembro de 2022, ocasião em que a Polícia Judiciária tomou conhecimento que um perfil do Instagram estava sendo usado para fazer fofocas e praticar crimes contra a honra de diversos adolescentes estudantes das escolas de Brumado. “Explana” são perfis clandestinos criados nas redes sociais, cujo único propósito é fazer fofoca entre adolescentes praticando crimes de difamação e cyberbullying. Em decorrência dessa busca e apreensão, foram identificados alguns dos responsáveis pela criação daquele perfil. Na época, no dia 07 de dezembro de 2022, os administradores praticaram crime de difamação contra funcionário público no exercício de suas funções, porque publicaram um “story” dizendo: “ ENTÃO SR. DELEGADO E TODA POLÍCIA DE MERD# DESSA CIDADE (...)”. Segundo a Polícia, dando continuidade às investigações, outros dois perfis no Instagram do tipo explana, utilizados para aquela mesma finalidade, foram identificados pela polícia investigativa. Já no dia 24 de abril deste ano, eles foram removidos e bloqueados pelo Instagram por decisão judicial decretada pela Vara Crime da Comarca de Brumado a partir de representação cautelar feita pela Polícia Civil. "Um desses perfis até publicou story no dia 19 de abril de 2023 fazendo chacota sobre seguranças contratados por escolas em meio à onda de ameaça de atentados".

 

Foto: Divulgação

Conforme a Polícia, estes perfis vinham agindo de forma anônima, expondo fotos, nomes e arrobas de adolescentes e estudantes com informações de suas vidas íntimas, praticando crimes contra a honra sob o pretexto de ser “a maior fonte de entretenimento”, além de rivalizar alunos das escolas; estipulava datas para novas publicações de stories com fofocas difamatórias ou às condicionava caso chegasse a um certo número de seguidores. "Foi identificado que tais perfis possuem diversos administradores (adm), cada um com função específica nos arrobas: fazer cibersegurança, filtrar fofocas recebidas, fazer arte dos 'feeds' e 'stories', efetivar a publicação. Portanto, todos eles praticaram também o crime ou ato infracional ao crime de associação criminosa, cuja pena de prisão pode chegar 4 anos e meio por haver participação de menor de idade". Ainda de acordo com a Polícia, as investigações ainda estão em continuidade pela Delegacia com a finalidade da identificação de todos administradores. "Identificou-se que esses perfis são, na sua totalidade, alimentados por ódio e fofocas “anônimas” repassadas pelos próprios estudantes e menores de idade que, cedo ou tarde, acabam virando vítimas e são expostas nas redes sociais". Conforme a Polícia, como em qualquer crime, os delitos praticados em ambiente virtual deixam vestígios e o autor pode ser identificação pela polícia. "É de fundamental importância que os pais e responsáveis monitorem o que seus filhos fazem no mundo virtual".

 

Foto: Divulgação


Brumado: Pais se reúnem e cobram GCM em portaria do CAIC; secretário de educação promete resolver

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana a reportagem do 97NEWS acompanhou uma manifestação por parte de alguns pais e responsáveis no Centro Educacional CAIC, localizada no bairro Urbis 2, o qual integra a Escola Maria Iranilde Lobo e a Creche Pequeno Polegar. Segundo eles, a unidade educacional estaria com os portões abertos e sem a presença de um Guarda Civil Municipal (GCM). Em entrevista a nossa reportagem, Daniela Vieira que tem dois filhos, um de 11 e outro de 6 anos, relatou que está muito preocupada com a situação. "Eu me preocupo com a segurança de meus filhos e de várias crianças que tem aqui. Nesse local entra e sai carro, gente o tempo todo, e não há um controle de acesso das pessoas, não tem guarda", afirmou. Zilda Maria de Jesus, outra mãe, reclamou da alimentação. "Meu filho reclamou do pão que é servido seco e, chegou ao ponto de minha filha levar biscoito vencido pra casa", denunciou", Zilda. Em entrevista ao site, o secretário de educação, João Nolasco, ressaltou que já tinha conhecimento da problemática e afirmou que dentro de alguns dias vai resolver a situação. "Desde o ano passado o CAIC vem sofrendo uma transformação. Já removemos o ambulatório médico que funcionava lá. E a cozinha que ainda funciona no local, será transferida para o complexo do antigo DERBA, onde também funciona outros órgãos como Restaurante Popular, Casa da Bolsa Família e a sede da GCM. A obra está em andamento, e em poucos dias, a cozinha também sairá do CAIC, ficando apenas a Creche e a Escola.  Em seguida, creio que nos próximos dias, vamos colocar duas portarias, uma para a creche e outra pra escola, resolvendo a situação", afirmou.

Foto: Composição l 97NEWS

Nolasco também destacou que a Pasta da educação vai investir em novas tecnologias, principalmente no acesso dos alunos às escolas. "Já está em andamento desde janeiro deste ano a compra de aparelhos com reconhecimento facial. Esses aparelhos vão ser instalados na portaria, e o aluno terá livre acesse assim que for reconhecido. O aluno terá cerca de 15 segundos de tolerância, caso ele chegue atrasado. Isso também pra o intervalo. Quem não tiver no cadastro da escola, não entra", disse. Por fim, o secretário de educação acrescentou que a escola CAIC será a unidade modelo para a implantação de um detector de metais. "Já levamos essa ideia ao gestor, e muitos questionaram o modelo que é usado nas agências bancárias, mas isso seria inviável. Imagine você uma escola com 500 alunos tendo que entrar ao mesmo tempo. Então, o nosso objetivo é usar o mesmo modelo de detector de metais que são utilizados nos aeroportos, os chamados portais de detectores, tendo um fluxo de alunos rápido, mas com segurança", pontuou João Nolasco, Secretário Municipal de Educação.



26 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Foto: Divulgação

A hipertensão arterial é uma doença crônica, caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial maior ou igual 140 x 90 mmHg e que possui tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Essa doença é um dos principais fatores para ocorrência de acidente vascular encefálico, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, doenças renais, doença arterial obstrutiva periférica e fibrilação atrial. Apresenta uma alta prevalência, possui diagnóstico fácil e tratamento adequado. Pode ser primária ou essencial, sem causa conhecida ou secundária a doenças endócrinas, renais, renovasculares, a apneia obstrutiva do sono, ao uso de medicamentos e substâncias ecógenas. É silenciosa! Quando os sintomas aparecem já é uma urgência, emergência hipertensiva, necessitando de hospitalização. O tratamento vai consistir em mudanças de estilo de vida, controle de peso, dieta saudável, diminuição de ingestão de sal, prática de atividade física, diminuir o uso de bebidas etílicas e em medicamentos prescritos pelo médico. O diagnóstico da hipertensão arterial e o seu controle deve ser feito através de uma boa conversa com o médico, exame físico e exames complementares, minimizando as consequências que a doença pode trazer. A Clínica Mais Vida oferece em seu quadro de profissionais especialistas na área de cardiologia. Portanto, ao menor sintoma procure atendimento médico. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Câmara dos Deputados aprova urgência do PL das Fake News Projeto será votado na próxima terça-feira (2)

Foto: Reprodução l Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), a urgência ao PL 2630/20, conhecido como PL das Fake News. A aprovação de urgência permite que o projeto seja apreciado pelo plenário da Casa na próxima terça-feira, dia 02 de maio sem que seja necessário a tramitação pelas comissões internas da Câmara. A proposta foi apresentada inicialmente pelo senador Alessandro Vieira (PSDB) e já foi aprovada no Senado Federal. A sessão da votação foi marcada pelo pedido do presidente Arthur Lira (PP-AL) para que os parlamentares cumprissem com o acertado na reunião de líderes, realizada nesta tarde e que prometia a aprovação da urgência nesta terça e a apreciação do mérito na próxima semana. O  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes entregou, na terça-feira (25), aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cinco sugestões de mudança ao projeto que cria mecanismos para o combate às notícias falsas, conhecido como PL das Fake News. Uma das mudanças sugeridas pelo ministro é de que as plataformas assumam  a responsabilidade sobre conteúdos que são sugeridos por algoritmos nas redes sociais. Caso a sugestão seja adotada e o PL seja aprovado, a empresa que pagou pela divulgação do conteúdo e a plataforma seriam responsabilizadas.



Bolsa Família: Governo bloqueia 1,2 milhão por Averiguação Unipessoal

Foto: Reprodução l Ache Concursos

O governo federal bloqueou o benefício de 1,2 milhão de famílias em abril por se tratarem de famílias unipessoais. Ao longo deste mês muitos beneficiários notaram o aviso do Bolsa Família bloqueado por averiguação pessoal. A mensagem aparece logo abaixo aos valores das parcelas de abril, que também contém um ícone amarelo indicando que o benefício está bloqueado para saque. O Ministério do Desenvolvimento Social ainda irá cancelar outros 125 mil cadastros de famílias que deixaram de se enquadrar no perfil do programa social. A revisão começou em março, quando 1,3 milhão do Bolsa Família foram bloqueados por terem renda mensal acima do permitido para receber o benefício. 

Foto: Divulgação

O objetivo é identificar possíveis fraudes e cancelar o benefício de quem recebe sem estar nas regras do Bolsa Família, já que o número de famílias unipessoais cresceu muito durante o período eleitoral. Em Brumado, por meio de comunicado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) reforçou que está realizando, diariamente, visitas domiciliares para atualização desses cadastros. Para mais informações, a Pasta pede aos beneficários entre em contato com a equipe do Cadastro Único de Brumado.



Grupo atacadista é alvo de operação por sonegar R$ 3,5 milhões em impostos na Bahia

Foto: Divulgação

Um grupo empresarial do setor de comércio atacadista é alvo de uma operação na manhã desta quarta-feira (26) por ter sonegado pelo menos R$ 3,5 milhões em impostos. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão na cidade de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato. Segundo informações do Ministério Público (MP-BA), os bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas foram bloqueados para garantir a recuperação dos valores sonegados. A ação visa interromper o esquema e coletar provas para instruir a investigação em curso, iniciada pelo escritório do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) em Vitória da Conquista. Segundo as investigações, o grupo fazia aquisição  e distribuição de mercadorias sem documentação fiscal; usava "laranjas" no quadro societário, cujas pessoas jurídicas utilizadas eram posteriormente abandonadas e imediatamente sucedidas por outras, no mesmo segmento de mercado; e utilizava empresas em nome de terceiros para aquisição de mercadorias, deixando para trás valores expressivos em débitos tributários de ICMS, promovendo assim a blindagem patrimonial dos verdadeiros gestores do grupo. São investigados, ainda, crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa possivelmente relacionados à prática da sonegação fiscal. Conforme a Força-Tarefa, também existem outras autuações administrativas em tramitação na Sefaz, que apuram possível débito de mais R$ 2,5 milhões, e as investigações podem revelar um valor sonegado ainda maior que o já identificado. 



Homem é preso por torturar e matar companheiro após ser acusado de roubo, em Itabuna

Foto: Divulgação

Um homem foi preso acusado de torturar e matar o companheiro, identificado como Adelino Batista de Oliveira Queiroz, na manhã de terça-feira (25), em Itabuna. O homem confessou o crime. A ação contou com policiais das Delegacias de Homicídios (DH), de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), além da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna). De acordo com o coordenador da 6ª Coorpin, delegado Evy Paternostro, as equipes realizavam incursões assim que o homicídio foi constatado. O corpo da vítima foi encontrado amarrado e amordaçado, com sinais de tortura. “O autor declarou em depoimento que a motivação do crime foi o fato da vítima tê-lo acusado de roubo”, detalhou o coordenador. As equipes policiais ainda localizaram a motocicleta da vítima, que havia sido levada pelo homem após o crime. “Ele também subtraiu um celular, que ele confessou ter vendido, e R$ 250, em espécie”, acrescentou. Foi lavrada a prisão em flagrante e o homem está à disposição da Vara Criminal daquela Comarca. As informações são do site Bahia Notícias.



Aprovada criação de comissão para atualizar o Regimento Interno da Câmara de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Sessão Legislativa da última segunda-feira (24), foi marcada pela apresentação de diversos requerimentos, a qual também teve a aprovação de um projeto de resolução (nº 007/2023) que “Constitui Comissão Especial para estudar a atualização, reforma e/ou alteração do Regimento Interno e Código de Ética da Câmara Municipal” e a "emenda à Lei Orgânica do Município". A Comissão Especial será composta por José da Silva Santos (Presidente); João Vitor Moura Vasconcelos (Relator); Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (Secretária); Tiago de Souza Amorim (Membro); Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Membro); Reinaldo de Almeida Brito (Membro) e Amarildo Bomfim Oliveira (Membro). A Comissão Especial terá o prazo de 180  dias, para o seu funcionamento, podendo ser prorrogada conforme disposição regimental. A Comissão Especial terá como objetivo estudar a atualização e possíveis alterações das leis que regem o funcionamento da Câmara Municipal de Brumado, visando uma maior eficiência e transparência nos processos legislativos.



Brumado: Ingressos de 2º lote para o Forró do Sítio Novo 2023 já estão à venda

Foto: Divulgação

O segundo lote do Forró do Sítio Novo 2023 já está disponível. Adquira já o seu por R$ 270,00 a vista ou R$ 297,00 em até 3x no cartão. Garanta já  o seu no Contêiner Point do Ingresso localizado na Av. Otávio Mangabeira, nº 143 (ao lado do antigo Casa Branca), em, Brumado. Ou ainda no site bilheteriadigital.com. Forró do Sítio Novo 2023, o melhor All Inclusive da região. 



Prefeito do Paraná de 65 anos é criticado após se casar com jovem de 16 anos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Aos 65 anos, o prefeito paranaense de Araucária, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), se casou com uma jovem de 16 anos e nomeou a sogra como secretária municipal de Cultura. Segundo o jornal O Globo, Hissam Hussein casou-se com a ex-miss Teen da cidade no dia 12 de abril deste ano. Apesar de menor de idade, um adolescente de 16 anos pode se casar, desde que haja consentimento dos pais, conforme a legislação brasileira. A mãe da nova primeira-dama de Araucária já tinha um cargo comissionado na Prefeitura do município. Após o casamento da filha, ela foi nomeada como secretária municipal de Cultura. Nas redes sociais, Hissam Hussein foi criticado. "Que nojo", escreveu uma pessoa no Facebook da Prefeitura de Araucária. Uma outra classificou os cargos dados para a nova sogra e a irmã dela como "imoral e antiética".



Prefeitura de Brumado inaugura Serviço de Assistência Especializado em HIV/AIDS e Hepatites virais

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última quinta-feira (20) o Serviço de Assistência Especializado em HIV/AIDS e Hepatites virais (SAE). O objetivo do serviço é oferecer atendimento especializado, tratamento e medicamentos para pessoas com infecções de Aids e Hepatites virais. Localizado na Policlínica Municipal Manoel Fernandes, o SAE irá oferecer orientação, testes rápidos, acompanhamento clínico, psicológico e social, além da entrega de medicamentos necessários para o tratamento dessas doenças. Localizado na Policlínica Municipal Manoel Fernandes, o SAE irá oferecer orientação, testes rápidos, acompanhamento clínico, psicológico e social, além da entrega de medicamentos necessários para o tratamento dessas doenças. Segundo o Secretário de Saúde, Cláudio Feres, a implantação do serviço torna Brumado referência regional no atendimento ao HIV. “Com o SAE, vamos oferecer atendimento especializado para as pessoas que necessitam de tratamento para o HIV e Hepatites virais. A implantação do serviço faz parte de uma série de ações que estamos realizando para melhorar a saúde da população de Brumado”, destacou Feres.



Fabrício encaminha demandas de Brumado ao Governador Jerônimo

Foto: Divulgação

No último dia 18 de abril, o ex-candidato à prefeito e empresário Fabrício Abrantes protocolou um oficio direcionado ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apontando os macroprojetos que irão alavancar o desenvolvimento local e regional de Brumado. Em nota, Fabrício afirmou que o documento relata a importância de Brumado no cenário estadual, porém carecedor de obras impactantes para a retomada do seu crescimento. “Apesar da boa vontade dos Governos Estaduais, sobretudo os recentes, a exemplo das obras do esgotamento sanitário, Brumado precisa de obras e benefícios impactantes para a retomada do seu crescimento e estabelecer a sua referência regional que, infelizmente, está se esvaindo ao longo dos anos. Precisamos e vamos mudar essa realidade contado, como sempre, com as parcerias, sensibilidade e visão de futuro dos Governos da Bahia, da República e dos Parlamentares votados em Brumado”, diz. Ele ainda reivindica as principais macros demandas que consideram de suma importância para o desenvolvimento local, com impactos positivos em toda região, como a implantação do Batalhão da Polícia Militar, investimentos no Centro Integrado de Comunicação, instalação do Núcleo de Atendimento Especializado da Mulher - NEAM. Além disso, o ex-candidato destaca investimentos no setor hídrico e saneamento básico, como a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia, sistema de esgotamento sanitário da sede e da Vila Presidente Vargas e políticas públicas para despoluição do Rio do Antônio. Já na área da educação pública de nível superior, Fabrício aponta a necessidade da construção das sedes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "Já estamos buscando, também, o apoio dos parlamentares votados em Brumado, para que todos possam efetivamente colaborar com o Governo do Estado, inclusive alocando recursos oriundos de emendas parlamentares, para que de fato as demandas acima elencadas, e outras, possam virar uma realidade com impactos no município de Brumado, na região e em todo Estado da Bahia”, finaliza a Nota.



Sindicato dos Bancários inicia campanha por atendimento presencial nas agências

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (24), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha com objetivo orientar os clientes sobre o direito de serem atendidos presencialmente nas agências bancárias. Por meio de panfletagem membros do Sindicato foram às ruas de Vitória da Conquista, e esclareceram aos clientes sobre a resolução nº 4.072, do Banco Central, que obriga a realização de todos os serviços nas dependências dos bancos e impede as empresas de recusarem ou dificultarem o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico. Segundo a categoria, em 2022, os principais cinco bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e Santander) tiveram um lucro somado de R$ 106 bilhões. 

Foto: Divulgação

Conforme os sindicalistas, apesar dos resultados, as instituições financeiras têm coagido, cada vez mais, os clientes a realizarem o autoatendimento, nos caixas eletrônicos e nos aplicativos. "Essa política exclui uma parcela significativa da sociedade, que não possui experiência com os dispositivos e ficam ainda mais expostos a golpes e fraudes", disse Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários. Conforme Viana, nos últimos dois anos foram 2.563 agências fechadas. Já o setor bancário perdeu 63% nos postos de trabalho ao longo dos últimos 30 anos. "Temos que garantir o cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor, a Lei dos 15 minutos e a regulamentação do BC. Devemos pressionar os bancos para que parem de demitir e contratem mais funcionários para que os atendimentos sejam realizados com qualidade e rapidez", afirmou.



Grupo de professores, pesquisadores e profissionais da área de games publicam carta aberta sobre fala do presidente Lula

Foto: Reprodução

Na última terça-feira (18), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cometeu um deslize ao associar os jogos eletrônicos a episódios violentos envolvendo jovens. Motivados pela fala do político, um grupo de pesquisadores, professores, coordenadores de curso e desenvolvedores de jogos digitais no Brasil divulgaram uma carta aberta para desmistificar a crença popular de que jogos digitais são responsáveis por comportamentos violentos. Ao contrário, a carta enfatiza que jogos digitais podem trazer benefícios à sociedade, inclusive sendo utilizados como mediadores de ensino e aprendizagem. O objetivo da carta é destacar que agências de fomento estaduais e federais têm investido em projetos de jogos digitais voltados para a educação, com resultados positivos comprovados por pesquisas acadêmicas. O grupo que assina o documento ainda enfatiza que os jogos digitais podem ser espaços para o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Segundo a carta, pesquisas realizadas no Brasil e no exterior mostram que jogos digitais podem ser aplicados em diversos contextos educacionais, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, e em disciplinas como Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa. Confira a carta na íntegra abaixo:

À comunidade brasileira,

Nós, coordenadores e professores de Cursos de Games, graduações em licenciaturas, desenvolvedores e pesquisadores transdisciplinares de jogos digitais, viemos através desta carta aberta à comunidade brasileira esclarecer e nos posicionarmos frente às declarações recentes do Excelentíssimo Presidente da República, Senhor Luiz Inácio “Lula” da Silva, sobre jogos digitais não educarem e provocarem violência. Os jogos digitais são artefatos culturais complexos e diversos, e uma longa trajetória de pesquisa na área demonstra que a associação simplória entre games e violência é não apenas equivocada, mas possui o potencial de distorcer uma discussão séria sobre as raízes da violência. Gostaríamos de esclarecer que as agências de fomento federais, como FINEP, CAPES e CNPq,
assim como as fundações de apoio à pesquisa dos estados e secretarias de educação e cultura dos estados, vêm financiando tanto a pesquisa como o desenvolvimento de jogos digitais para educação ao longo dos últimos 20 anos. Inúmeros jogos com fins educativos, culturais, artísticos e poéticos têm sido desenvolvidos com base em pesquisas acadêmicas, com a finalidade de mediar o processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas. Tais agenciamentos sociotécnicos são capazes de promover o engajamento e o interesse tanto dos estudantes como dos professores, além de contribuírem para o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas e o pensamento crítico. Assim como na Educação, História, Geografia, Filosofia, Exatas e áreas biológicas, há diversas outras aplicações para os jogos, como aqueles voltados a várias áreas da Saúde. Jogos digitais podem ser utilizados como recursos valiosos em tratamentos psicológicos, fisioterapêuticos, como meios de promoção da saúde bucal e nutricional, bem como, em áreas de promoção da cultura popular, promoção dos povos originários, dentre outras possibilidades. E, nesse sentido, os jogos digitais dão uma mostra cabal de que são meios que permitem proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, inclusive respeitando os rigorosos padrões éticos aplicados ao desenvolvimento de produtos e serviços de saúde. Além disso, as Universidades têm desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais para a indústria de jogos digitais, bem como para o ensino e a pesquisa na área. Os cursos de graduação e pós-graduação em jogos Digitais e áreas afins formam profissionais altamente capacitados para atuarem no desenvolvimento de jogos educativos e na indústria de games. Se levarmos em consideração apenas os cursos de graduação, são mais de 280 em instituições de todo o Brasil, que vêm formando milhares de profissionais capacitados ao longo do tempo para atuarem nessa indústria. Destacamos que o primeiro curso nesta área iniciou suas atividades em 2003, portanto, completando 20 anos da formação em nível superior no Brasil e esse é um dado significativo, já que cursos de graduação, assim como os de pós-graduação, passam por avaliações rigorosas conduzidas por instâncias governamentais, mais uma vez corroborando ser o desenvolvimento de jogos digitais uma atividade pensada em termos legais, morais e éticos. Ao longo desses 20 anos, muitos profissionais de diversas áreas vêm empreendendo esforços como docentes para proporcionar formação de qualidade e aumentar a visibilidade da indústria brasileira de jogos digitais. Por fim, gostaríamos de reforçar que a afirmação do Presidente Lula sobre jogos digitais não educarem e provocarem violência vai contra as pesquisas e os dados que existem sobre o tema, que vem sendo estudado há décadas em instituições brasileiras e de outros países. Destacamos que relacionar os jogos digitais com comportamentos violentos, se constitui em uma leitura reducionista e de causa e efeito que não se comprova, sem considerar que a violência é um epifenômeno que exige uma análise mais complexa considerando distintos fatores, entre eles: mitificações nacionais, ideologias fascistas, questões sociais, econômicas, culturais, psicológicas, entre outras. Nesse sentido, exortamos a comunidade intelectual, sócio-política e cultural a participar do debate no sentido de conduzir uma adequada discussão do tema dos jogos digitais e, igualmente buscar as reais causas da endemia da violência no Brasil atual em suas verdadeiras causas, as quais radicam em bases sócio-culturais que residem na negação das diferenças humanas, na exacerbação da diferença social, na promoção do ódio a partir de ideologias intolerantes e fascistas, machistas, sexofóbicas, etc. Nesse sentido, cremos estar no devido dever e direito de exortar ao nosso Excelentíssimo Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, a entrar no diálogo conosco e ter, com isso, a possibilidade de rever e pensar junto conosco, fraterna e democraticamente, a sua anterior posição, isto no sentido de construirmos juntos, cada vez mais uma sociedade aberta, fraterna e democrática. É importante que a sociedade esteja atenta às possibilidades educacionais oferecidas pelos jogos digitais e que os governantes apoiem o desenvolvimento e o uso dessas tecnologias como espaços ricos de sentidos para o aprendizado.

Assinam esta carta:

Pesquisadores, coordenadores e professores de licenciaturas em História, cursos de Games e desenvolvedores:

Adriano Willian da Silva Viana Pereira- Professor de Física do IFPR campus Curitiba. e Diretor-geral do IFPR- campus Curitiba.
Alan Henrique Pardo de Carvalho - Docente e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul e da Faculdade Impacta. Docente no Bacharelado em Jogos Digitais do Centro Universitário Senac (SP).

Andrea Volante Costa - Docente, Faculdade Impacta, disciplina de Sociedade e Sustentabilidade. Angela Tomiko Ninomia - Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Breno José Andrade de Carvalho - Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, professor do Mestrado em Indústrias Criativas e assessor do Núcleo de Inovação Tecnológicas da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

Carmen Lúcia Castro Lima - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Carlos Alberto Paiva - Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba-SP e Mestrando em Pesquisa de Jogos Digitais na Educação pela Escola Politécnica da USP.


Carolina Pedroza de Carvalho Garcia- vice-Coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UNEB.

Christiano Britto Monteiro dos Santos - Prof. Adjunto de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do grupo de produção de roteiros G.A.M.M.E - Grupo de Análises de Metodologias Midiáticas para a Educação.


Cristiano Max Pereira Pinheiro - Coordenador do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale. Docente da Graduação em Jogos Digitais. Coordenador do Laboratório de Criatividade da Universidade Feevale, e do Projeto de Implantação do Cluster de Jogos Digitais do RS.

Delmar Galisi Domingues - Coordenador do Curso de Graduação de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi Denise Maria Vecino Sato - Coordenadora do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba.

Dulce Márcia Cruz - Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e da Pós-graduação em Educação e líder do Grupo Edumídia/CNPq, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel – Professor no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais Ufal.

Felipe F. Costa, Coordenador do Curso de Jogos Digitais do Centro Universitário IESB de Brasília.

George Leonardo Seabra Coelho - Coordenador do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (UFT) e Líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS/CNPq).

Guilherme Orlandini - Docente de diversas disciplinas no curso de Tecnologia em Jogos Digitais da FATEC Ourinhos. Mestre em Ciência da Computação.

Hellen Christina Gonçalves - Docente do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba.

Irlan Santos Nascimento - CEO e Líder GameDev na Bragi Estúdios.

Jesse Nery Filho - Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim. Docente de Jogos Educacionais
(IFBAIANO).

Luís Carlos Petry - Professor aposentado da PUC-SP. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Criador do Curso de Jogos da PUC-SP, Consultor extrangeiro da FCT (Portugal). Pesquisador Líder-Sênior do Projeto da Política de Jogos Digitais do BNDS e Consórcio de Universidades.

Luiz Adolfo Andrade - Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Luiz Cláudio Machado - Docente e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Campus Lauro de Freitas do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia
- BAHIA.

Lynn Alves - UFBA/IHAC - Coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais -UFBA Mônia Naomy Nakagawa - Vice-coordenadora do curso Técnico Programação de Jogos
Digitais do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba.

Paulo Marcelo Spínola Ramos Pereira e Pereira - Professor na Graduação Tecnológica em Jogos Digitais (UNEB) e mestrando em Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC).

Rafael Baptistella Luiz - Mestre em Design na linha de Jogos pela UFPR, docente da disciplina de Design de Jogos na Universidade Positivo, Curitiba, PR.

Rafael Marques de Albuquerque - Professor do curso de design de jogos na Escola Politécnica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Rafaella Moraes B Vieira - CPO e Líder Game Designer na ERA Game Studios.

Reinaldo A. O. Ramos - Docente e Coordenador do Bacharelado em Jogos digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e ESPM.

Renan Caldeira Menechelli - Docente, Coordenador EaD e Coordenador do curso de Jogos Digitais do UNISAGRADO (Bauru/SP), Mestre em Ciências (USP/São Carlos), Especialista em Tecnologia Java (UTFPR/Cornélio Procópio) e Bacharel em Ciência da Computação (UNISAGRADO/Bauru).

Sérgio Roberto Delfino - Docente no curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos.

Suiane Costa Ferreira - Coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UNEB

Tharcisio Vaz de Moraes - UNEB/UFBA - Professor na Graduação Tecnológica em Jogos Digitais (UNEB) e Doutorando em Composição Musical para Games (UFBA)

Tiago Vinícius Ficagna - Docente e pesquisa da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí)

Willians Monteiro da Silva, Docente de diversas disciplinas no curso de Jogos Digitais da FATEC Antônio Russo - São Caetano do Sul. Especialista em desenvolvimento de software na Indústria.

CONTINUE LENDO


Cinco pessoas ficam feridas após três veículos baterem na Serra do Marçal, região de Conquista

Foto: Divulgação l CIPRv

Cinco pessoas ficaram feridas após uma batida entre três carros na BA-263, no trecho da Serra do Marçal, em Vitória da Conquista. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o acidente aconteceu nesta segunda-feira (24). Ainda de acordo com a CIPRv, a colisão aconteceu entre as cidades de Vitória da Conquista e Itambé. 

Foto: Divulgação

A motorista de uma dos carros teria invadido a contramão e causado a batida. Com o impacto, um dos carros tombou na pista e outro caiu em um matagal próximo a rodovia. Os três veículos ficaram destruídos. Os cinco feridos foram levados para hospitais de Vitória da Conquista e não há informações sobre o estado de saúde deles.