Sindicato dos Bancários inicia campanha por atendimento presencial nas agências

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Na manhã desta segunda-feira (24), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha com objetivo orientar os clientes sobre o direito de serem atendidos presencialmente nas agências bancárias. Por meio de panfletagem membros do Sindicato foram às ruas de Vitória da Conquista, e esclareceram aos clientes sobre a resolução nº 4.072, do Banco Central, que obriga a realização de todos os serviços nas dependências dos bancos e impede as empresas de recusarem ou dificultarem o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico. Segundo a categoria, em 2022, os principais cinco bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e Santander) tiveram um lucro somado de R$ 106 bilhões. 

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Conforme os sindicalistas, apesar dos resultados, as instituições financeiras têm coagido, cada vez mais, os clientes a realizarem o autoatendimento, nos caixas eletrônicos e nos aplicativos. "Essa política exclui uma parcela significativa da sociedade, que não possui experiência com os dispositivos e ficam ainda mais expostos a golpes e fraudes", disse Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários. Conforme Viana, nos últimos dois anos foram 2.563 agências fechadas. Já o setor bancário perdeu 63% nos postos de trabalho ao longo dos últimos 30 anos. "Temos que garantir o cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor, a Lei dos 15 minutos e a regulamentação do BC. Devemos pressionar os bancos para que parem de demitir e contratem mais funcionários para que os atendimentos sejam realizados com qualidade e rapidez", afirmou.