ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil: Número de mulheres presas é oito vezes maior em 16 anos

Violência: Casal é morto a tiros na tarde de hoje (16) em Vitória da Conquista

Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Brumado: Família procura por Edinha que está desaparecida desde a última quinta-feira (12)

TRE garante recadastramento de eleitor em Planalto

Comunicado: Poder Legislativo de Brumado

Pioneirismo: Prefeitura de Brumado desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos que realizam o Transporte Escolar

Tragédia na Lapa: Pai e filho morrem afogados durante banho no Rio São Francisco

Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos entrega convite de sessão solene a presidente da OAB de Brumado

BA-148: Veículo com placa de Brumado se envolve em acidente com uma S10

Campeonato de Futebol de Itaquaraí 2017: Após intensa disputa, equipe da casa se sagra campeã em disputa de pênaltis

Empresa de Vitória da Conquista dá exemplo e ganha o mercado brasileiro

PF encontra digitais de secretário parlamentar de Lúcio Vieira nos R$ 51 milhões

Chapada: Focos de incêndio atingem regiões em Andaraí e na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu

Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Salvador: PF faz busca em endereço de Lúcio Vieira Lima

Café da Manhã: As delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima

Para se afastar do Z4, Bahia recebe o líder Corinthians na Arena Fonte Nova

Moradores da Rua Senhora Santana são vítimas de refluxo de esgoto; 'a água está voltando contaminada', relatam


Brumado: Coordenador do MODERA estará na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília

Foto: Divulgação

Tendo o objetivo de construir as soluções para evitar o desperdício e reduzir a produção de lixo, a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente – CNMA, será realizada em Brasília – DF, no período de 24 a 27 de outubro de 2013.

Dentre os delegados baianos que participarão da IV CNMA, está o Coordenador Geral do MODERA, Aurino Ferreira dos Anjos.  O Coordenador do MODERA, assim como os demais delegados baianos, foi eleito na 3ª CEMA com a missão de defender as deliberações da Conferência referentes aos resíduos sólidos.

A IV CNMA deverá discutir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com a Lei 12.305 de 2010, focalizando os seguintes temas: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais e geração de emprego e renda para os catadores de lixo.

Considerando a discussão da CNMA, o MODERA entende que os municípios devem apreciar as deliberações da Conferência, no sentido de encontrar os melhores meios para erradicar os seus lixões, bem como instituir a sua coletiva seletiva e a sua logística reversa, pois conforme a Lei 12.305, em agosto de 2014 expirará o prazo para que essas ações sejam realizadas.



Seleção brumadense perde para Itamaraju e se complica

Foto: 97news

A seleção de Futebol de Brumado, neste domingo (20/10), não apresentou o mesmo futebol dos últimos jogos, acabou surpreendido pela Seleção de Itamaraju, com o placar de quatro a zero. No próximo domingo em Ituaçu a seleção brumadense terá a missão difícil de vencer a forte seleção adversária por um placar de cinco gols de diferença, ou quatro para levar a decisão para os pênaltis.



Brumado: Homem embriagado, senta nos trilhos, e morre atropelado por locomotiva

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Estandes Ribeiro dos Santos, 59 anos, morreu atropelado por um trem da Ferrovia Centro Atlântico (FCA), na noite deste domingo (20/10). Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, o homem estava aparentemente embriagado quando sentou nos trilhos do trem e não percebeu a aproximação da locomotiva. Momentos antes ele havia pedido um copo com água, para um morador do Bairro são Félix, nas proximidades onde aconteceu o acidente, quando o homem chegou com a água, Estandes já havia sido esmagado pela locomotiva. O maquinista do trem foi avisado sobre o ocorrido pela testemunha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU 192, foi acionado, mas nada pode fazer.  O homem atropelado era irmão de João Ribeiro, Secretário Municipal da Fazenda.

 



Duas pessoas morrem carbonizadas e outras três ficam feridas após colisão na BA-262

Foto: Divulgação/Facebook

Duas mulheres morreram carbonizadas no início da noite deste domingo (20/10), e três ficaram feridas, após um acidente na BA-262, a aproximadamente cinco quilômetros de Aracatu, sudoeste baiano.

De acordo informações, do condutor da caminhonete Amarok, "um veículo Fiat Pálio seguia no sentido Vitória da Conquista, quando a condutora perdeu o controle da direção e veio a colidir lateralmente com meu carro que vinha no sentido contrário”, relatou.

Com o forte impacto, os dois carros pegaram fogo, as ocupantes do Fiat Pálio, a odontóloga Lara Fernandes de Carvalho Costa, 42 anos, e sua sobrinha Paloma Souza Santiago, 22 anos, da cidade de Caetité, morreram carbonizadas. Ainda segundo informações, no momento da colisão, as bolsas das mulheres foram arremessadas para fora, uma amiga de Lara que passava pelo local no momento do acidente, olhou os documentos e reconheceu as duas. A família foi avisada no mesmo instante.    Os ocupantes do outro veículo, entre eles uma criança de quatro anos, com muita dificuldade conseguiram sair do carro, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados pelo Serviço de atendimento Móvel de Urgência - Samu 192, para o Hospital Prof. Magalhães Neto em Brumado.

A população de Caetité está abalada com este trágico acidente. 



Maior evento de ciclismo das Américas teve início neste domingo na Chapada Diamantina

Foto: Brasil Ride/ Facebook

Um dos maiores eventos do ciclismo mundial teve início, na tarde deste domingo (20), no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O "Brasil Ride", que conta com 250 atletas de 24 países, vai até o próximo dia 26 de outubro e tem como desafio percorrer cerca de 600 quilômetros em trilhas pelos municípios baianos de Mucugê e Rio de Contas, na região central do estado. Em sua quarta edição, o Brasil Ride conta com apoio do Ministério do Esporte e do Governo da Bahia, além de mais de 20 grandes patrocinadores. O evento deste ano atrai à Chapada Diamantina atletas de ponta do mountain bike mundial, como o suíço Crhistoph Sauser, bicampeão mundial da Maratona de Mountain Bike, bronze em Sydney 2000 e tricampeão da Cape Epic, tradicional prova de ultramaratona realizada na África do Sul. Ele e seu parceiro, o japonês Kohei Yamamoto, tentam desbancar os portugueses Tiago Ferreira e Luís Leão Pinto, campeões do evento no ano passado.

Por: Bahia Notícias



Brumado: Dupla em motocicleta, assalta padaria na Av. Mestre Eufrásio

Foto: Marcos Paulo /97NEWS

Dois homens assaltaram uma padaria na Av. Mestre Eufrásio, na noite de sexta-feira (18 -10).  O crime aconteceu por volta das 19h30min, e segundo relato da proprietária, um dos criminosos estava armado e entrou no estabelecimento anunciando o assalto, usando de violência e palavras torpes, se dirigiu ao caixa e pegou todo dinheiro. Ao sair da padaria o elemento disparou um tiro que atingiu a parede frontal do comércio. A dupla fugiu em direção à Av. João Paulo.

A proprietária da panificadora está muito assustada, pois em pouco mais de dois meses o comércio sofreu dois assaltos. 



Brumado: Homem é preso em blitz realizada pela Polícia Militar na Praça Cel. Zeca Leite

Foto: Marcos Paulo /97NEWS

Visando a segurança da população, a Polícia Militar realizou na noite de sábado (19-10), uma blitz preventiva na Praça Cel. Zeca Leite. Durante a operação foram abordados vários Carros e mais de oitenta motocicletas. Esse trabalho tem como objetivo apreender drogas, armas, veículos roubados, foragidos da justiça e também orientar a população quanto à segurança no transito.

Por volta das 22h um indivíduo aparentemente embriagado tentou furar o bloqueio policial e foi detido. O indivíduo, popularmente chamado de “Timbal”, é um velho conhecido da justiça, por realizar diversos assaltos na cidade. Ele foi conduzido à Delegacia de polícia e ficará a disposição da justiça.

 



Brumauto apóia movimento Outubro Rosa

Foto: Divulgação / Brumauto

Com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, no mês internacional de luta contra o câncer de mama, a Brumauto  apoia a campanha e  chama a atenção dos colaboradores e da população para a importância do diagnóstico precoce da doença, o melhor caminho para a cura. 



Veja qual será o início das provas do Enem no horário local de cada estado

As provas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecem no próximo sábado (26) e domingo (27). Os portões dos mais de 15 mil locais de prova nos 1.661 municípios que receberão o exame fecharão pontualmente às 13h do horário de Brasília. Neste ano, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC em todos os estados do país. Mas, por causa do fuso horário no território nacional e do horário de verão, que entrou em vigor neste domingo (20), é preciso consultar o horário local para não se confundir e acabar se atrasando e perdendo o Enem. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Início às 11h: No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, estados que agora estão duas horas atrás em relação a Brasília, os portões vão fechar às 11 horas locais. Os candidatos poderão sair da prova a partir das 13h locais sem o caderno de provas. Com o caderno, a partir das 15h (sábado) e 16h (domingo). A prova terminará às 15h30 no sábado e 16h30 no domingo, sempre no horário local.

Início às 12h: No Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), e nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, os portões serão fechados às 12h do horário local, os alunos podem sair sem a prova a partir das 14h, com a prova às 16h no sábado e às 17h no domingo. A prova termina às 16h30 no horário local, sábado, e 17h30, no domingo.

O Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que adotaram o horário de verão. Porém, como eles estão em outro fuso horário que o Distrito Federal, os dois estados continuam uma hora atrás do horário de Brasília. Já o Tocantins participou do horário de verão em 2012, mas neste ano os relógios não avançaram e, portanto, o estado está uma hora atrás do horário de Brasília até fevereiro.

Início às 13h: Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais), os portões serão fechados às 13h no horário local. Os candidatos poderão sair sem a prova às 15h, com a prova às 17h no sábado e 18 no domingo. A prova termina às 17h30 (sábado) e 18h30 (domingo).

Sobre a prova
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

Já no domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

CONTINUE LENDO


Incomparável, inconfundível, imperdível, Brumado Indoor 4ª edição

Como nos anos passados, nesta 4ª edição, a produção do Brumado Indoor 2013, na qualidade de Ney Eventos Empreendimentos, mais uma vez estará trazendo para nossa cidade nomes de peso como Saulo, Pablo, Torres da Lapa, DJ Pantera e o DJ Rafa Gouveia. Amantes do Brumado Indoor contarão com uma mega estrutura de som, iluminação de última geração, Boate ao ar livre, Camarote Open Bar e Boate, gente bonita e muita folia. O evento terá início às 16h no espaço de entretenimento  Planet show 2, a sua área top de eventos.

O primeiro lote de abadas será prioritário e limitado para os interessados em trocar o ingresso de Léo Magalhães para o Brumado Indoor, pagando a diferença do valor, caso não tenha interesse, poderá ser ressarcido em espécie, a partir de quarta-feira (23/10), ou trocar para o show de Léo Magalhães, no mês de janeiro 2014.  



Presos serram grade e fogem de cela em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Blog Sigi Vilares

Cinco presos fugiram da delegacia de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na madrugada deste sábado (19), por volta das 3h30. Segundo informações da unidade policial, eles usaram uma serra para partir as grades em uma parede e conseguiram ter acesso ao pátio.Os detentos pularam o portão da frente da delegacia. Dois cachorros que ficavam no pátio para fazer a segurança apresentaram sintomas de que foram "dopados", segundo informou a unidade policial. Os fugitivos respondem por crime de homicídio, tráfico, assalto e estupro.

Por: G1



Afiando a Língua

Homônimos   

São palavras que possuem a mesma pronúncia (algumas vezes, a mesma grafia), mas significados diferentes.

 

Não confunda!

 

Espectador ( que presencia)  Ex.: Ele é um espectador assíduo do Cine Marine.

            

Expectador (que está na expectativa) Ex.: O pai é o principal expectador da chegada do seu filho.

 

Esperto (ágil, astuto)  Ex.: O mundo é dos espertos.

 

Experto (especialista) Ex.: Procure ouvir a opinião de algum experto.

 

 



MEC diz que operação da Polícia Federal não tem relação com Revalida

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota em que afirma que a Operação Esculápio deflagrada na manhã desta sexta-feira (18) pela Polícia Federal, para apurar um esquema de fraude na emissão de diplomas de medicina, não está associada com o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao MEC. Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início depois de a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entrar em contato com universidades bolivianas. As entidades da Bolívia afirmaram que 41 pessoas, inscritas no Revalida, nunca estudaram ou não concluíram a graduação nessas instituições. O MEC ainda declarou que a UFMT não faz parte das instituições federais que adotam o Revalida, com a adoção de um processo próprio para revalidar diplomas. Segundo o ministério, as universidades também têm autonomia para revalidar diplomas, condição que está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Por: Agência Brasil.



Doodle do Google homenageia o centenário de Vinícius de Moraes

O centenário do diplomata, poeta e compositor carioca Vinícius de Moraes foi lembrado pela equipe do Google Brasil, que o homenageia com um doodle em sua página inicial neste sábado. Na imagem, uma caricatura de Vinicius aparece tocando violão, com uma paisagem carioca ao fundo. O "poetinha", como ficou conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Entre seus maiores clássicos como compositor estão Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Se todos fossem iguais a você e Eu sei que vou te amar. Vinicius morreu em 9 de julho de 1980, de edema pulmonar, em sua casa, no Rio. Por conta de seu centenário, a cidade onde nasceu e viveu terá uma programação especial neste sábado.



Em Livramento de Nossa Senhora Câmara reprova conta do ex-prefeito Carlão

Foto: L12

Em Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do Município de Livramento de Nossa Senhora, na tarde de sexta-feira (18/10), as contas do ano de 2011 do ex-prefeito Carlos Roberto Souto batista (PSD) foram rejeitadas. Vale lembrar que as contas já tinham sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), órgão técnico responsável.

 O ex-prefeito não compareceu à sessão para acrescentar a sua defesa no plenário. A Câmara por sua vez garante que notificou o ex-prefeito e que foi publicado no Diário Oficial da Câmara.

 Populares compareceram à Casa legislativa para acompanhar a votação de uma das pautas mais polêmicas dos últimos anos, os edis aprovaram, com voto aberto o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomendou esse posicionamento ao Legislativo Municipal.

Sem grande apoio no processo de votação, no qual obteve quatro votos favoráveis e oito contra, Carlos Roberto Souto Batista tornou-se inelegível e está impedido de candidatar-se a cargo eletivo por um período de oito anos, conforme estabelece a Lei Complementar nº 135 de 2010. 



Brumado: Escola Armida Maria Azevedo homenageia alunos por bom desempenho na XVI Olímpiada Brasile

Foto: Divulgação

Alunos da Escola Municipal Armida Maria Azevedo foram homenageados com medalhas na quarta-feira (16/10) pela dedicação e bom desempenho na XVI Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA). A olímpiada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, e é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Foram distribuídas 27 medalhas, cinco de ouro, nove de prata e treze de bronze. Parabéns aos alunos que participaram da XVI Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA).



Brumado: Presidente da Liga de Futebol demonstra otimismo com o time e cobra presença da torcida

Foto: 97NEWS

O Presidente da Liga de Futebol de Brumado, Emanoel Araújo, em entrevista ao 97NEWS falou sobre a próxima fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2013, onde a seleção de Brumado enfrentará Itamaraju. De acordo com ele, a seleção de Itamaraju, é adversária de peso, o jogo será duro, Araújo destacou que a torcida do time adversário é uma torcida que briga pela camisa e lota o estádio para dar força aos jogadores, e quando possível procura prejudicar os atletas do time adversário para obter vantagens. Ainda segundo Araújo, ele está muito confiante, “há tempos que não vejo um grupo tão bom quanto este, entrosado, atletas com disposição e garra, entram em campo determinados a ganhar, e vamos ganhar, com fé em Deus”, disse muito empolgado. Na oportunidade, ele convoca a torcida, para comparecer em Ituaçu no dia 27 de outubro, para dar força e torcer por um resultado positivo.



Brumado: Polícia Militar faz apreensão de quase 80 pássaros silvestres

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar até uma casa  no bairro Novo Brumado, onde foram apreendidos quase 80 pássaros silvestres. Os pássaros estavam presos em gaiolas. Todas as aves e gaiolas foram encaminhadas para a delegacia de Brumado. Ainda neste final de semana elas devem ser transferidas para o Ibama em Vitória da Conquista.

O responsável pelas aves foi ouvido e nega comercialização das aves.



Computadores da Caixa vão ficar parados na madrugada de domingo

Foto: Divulgação

A rede de informática da Caixa Econômica Federal estará desligada entre as 2h e as 3h30 do próximo domingo (20). Nesse período, ficarão sem funcionar as salas de atendimento, o serviço de internet banking, os cartões de débito da Caixa e os serviços disponíveis nos terminais do Banco 24 Horas. Em comunicado divulgado na rede de computadores, a Caixa informa que a paralisação ocorre a cada três meses em média, para manutenção preventiva do sistema tecnológico do banco. De acordo com o banco, o objetivo é alertar os usuários para que não estranhem a paralisação, caso precisem dos serviços de informática na madrugada de domingo, quando entra em vigor o horário de verão 2013/2014. A Caixa ressalta, contudo, que os cartões de crédito vinculados ao banco não serão afetados.

Por: Tribuna



Horário de verão começa na madrugada deste domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O horário de verão começa à 0h deste domingo (20), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, no início da madrugada de sábado (19) para domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança vai até o dia 16 de fevereiro de 2014. Além do Distrito Federal, os dez estados atingidos são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro,Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As regiões Norte e Nordeste não aderem ao novo horário. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a adoção do horário de verão deve representar economia de R$ 400 milhões. O valor é quase quatro vezes maior que o obtido em 2012, quando a redução ficou entre R$ 130 milhões e R$ 150 milhões. Para quem tem dificuldades para se adaptar à mudança no relógio, dormir mais cedo no sábado, praticar atividades físicas e evitar o consumo de alimentos com cafeína são algumas dicas do doutor Shigueo Yonekura, neurologista especializado em medicina do sono.