ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Mortes por Covid-19 no Brasil dobram em 16 dias, chegando a 30 mil

Foto: Divulgação

O número de mortes por complicações da Covid-19 no Brasil dobrou em pouco mais que duas semanas e na segunda-feira (1º) chegou a 30.046. As informações são das secretarias estaduais de saúde. Desde que a primeira morte foi registrada, em 17 de março, o Brasil levou dois meses para somar 15.662 mortes, em 16 de maio. Depois disso o salto que faz dobrar o número de vítimas ocorreu em aproximadamente uma quinzena, de acordo com o site G1. Com esta contagem, o Brasil se junta a outros três países que ultrapassaram a triste marca dos 30 mil mortos, ficando lado a lado com a Itália, que já foi o epicentro da doença na Europa, o Reino Unido um dos que teve a taxa de mortes mais aceleradas do mundo e os Estados Unidos que já contam mais de 100 mil baixas. A taxa para cada 100 mil habitantes aponta que o Brasil tem 14 mortes a cada 100 mil. Essa taxa mostra o efeito do vírus em países menos populosos, como o Reino Unido (66,6 milhões) e a Itália (60,3 milhões de habitantes), em comparação com os EUA (329,5 milhões) e Brasil (209,5 milhões). Nessa comparação, o país fica atrás dos Estados Unidos (31,8), da França (42,9), da Itália (55,4) e do Reino Unido (58,7). Nestes países, o pico diário de mortes foi alcançado há mais tempo que no Brasil, e muitos já passam por um processo de desaceleração na contagem de mortos.



Brumado: Número de casos da dengue chega a 294; 13 possuem sintomas grave da doença

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Sáude (Sesau) de Brumado registrou 294 casos de dengue. Desses, 13 estão com sintomas graves. 498 notificações ainda estão sendo investigadas. Com relação à Febre de Chikungunya, são 4 ocorrências, bem como 10 casos do Vírus Zika (7 ainda estão em análise). Ainda de acordo com o boletim, os bairros mais afetados na sede continuam sendo: Santa Tereza, Olhos D'água e a Vila Presidente Vargas. Além do Coronavírus, a Bahia entrou em alerta com a epidemia das três doenças no estado. E também com a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda. A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.



Otorrino da Clínica Mais Vida chama a atenção para a essencial importância do uso da máscara

Foto: Divulgação

A pandemia do COVID-19 obrigou toda população a mudar hábitos, principalmente os de contato, como um simples abraço ou o cumprimento a amigos, já que através desses atos pode-se contrair a doença. Com o passar do tempo, através de estudos científicos, foram descobertas novas formas de comportamento do vírus, trazendo mais mudanças ao cotidiano das pessoas, sendo uma das principais a relacionada ao uso de máscaras. Dr. Anderson Abreu, otorrinolaringologista da Clínica Mais Vida, ressalta que o vírus em ambientes fechados e sem corrente de vento ficam suspensos no ar por um maior espaço de tempo, desta forma o uso de máscara passou a ser de vital importância para todos. Salienta que a utilização das máscaras é um cuidado pessoal, mas também é um benefício coletivo, pois além de proteger contra o vírus, que pode estar à sua volta, evita a transmissão do coronavírus, fato que pode acontecer caso não saiba que está com a doença. Portanto, faça a sua parte! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Mulher de 40 anos que estava internada na Central de Atendimento a Covid-19 não resiste e vem a óbito

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Internada na Central de Atendimento a Covid-19, localizada no bairro Malhada Branca, em Brumado, desde o último domingo (31) após complicações em seu estado de saúde, uma mulher de 40 anos morreu na noite de segunda-feira (1°) após a tentativa de transferência da unidade de saúde para o município de Vitória da Conquista. Segundo apurou o site 97NEWS, durante a transferência, já na saída da cidade, a mulher não resistiu e veio a óbito. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município não informou a causa da morte, mas esclareceu que foi encaminhado ao Lacen de Salvador a coleta de material para testar se a paciente havia contraído o vírus do Covid-19. O resultado será divulgado em alguns dias.



Servidores da Secretaria de Saúde de Brumado são monitorados após apresentarem sintomas de Covid-19, diz Sesau

Foto: Luciano Santos l 97News

Diante do crescimento no número de casos confirmados de Covid-19, o novo Coronavírus em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde começou a monitorar e realizar o teste rápido nos profissionais que tiveram contato com pacientes que testaram positivo para o Coronavírus. Ele revelou que todos os servidores que apresentarem sintomas característicos da Covid-19 deverão comunicar à pessoa do seu setor responsável em repassar os casos para Vigilância, que fará um agendamento para que o funcionário seja monitorado para coronavírus. “Estamos monitorando os nossos funcionários. Alguns fizeram o PCR, outros fizeram e vão fazer o teste rápido. Temos, no momento, seis profissionais com sintomas”, comentou Cláudio Feres secretário de saúde. O secretário disse que todos estão passíveis de serem contaminados, porque é um vírus novo e que ninguém tem imunidade ainda. Ele tranquilizou explicando a maioria das pessoas que foram contaminadas já estão recuperadas ou em recuperação. 



Decreto que suspende aulas e eventos na Bahia é prorrogado até 21 de junho

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa anunciou, na segunda-feira (1), mais uma renovação do decreto que impõe suspensão das aulas no estado da Bahia. Desta vez, a nova data limite é 21 de junho. As atividades escolares estão suspensas desde março, no entanto, conforme já havia anunciado em declarações anteriores, não há risco de suspensão do ano letivo. A manutenção ou suspensão do decreto após a nova data será avaliada de acordo com o crescimento ou redução da incidência de Covid-19. Também permanece suspensa a realização de eventos com mais de 50 pessoas em todo o território baiano. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador também destacou ainda a redução da taxa de crescimento da Covid-19 no território baiano, mas voltou a destacar a manutenção de altas taxas na região extremo-sul e na cidade de Senhor do Bonfim. Segundo Rui, no município, o crescimento nos últimos dias ultrapassou a margem de 80%. 



Brumado: Fabrício Abrantes e Move Mulher querem retorno dos seis meses Licença Maternidade e a inclusão das mães adotivas

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente do Diretório Municipal do DEM em Brumado, Fabrício Abrantes, protocolou ofício junto à presidência da Câmara Municipal e todos os Vereadores na segunda-feira (01), reinvidicando a ampliação da Licença Maternidade para 6 meses, direito que foi reduzido para 4 meses por iniciativa do atual prefeito, Eduardo Vasconcelos, por meio da Lei nº 1.194, de 23 de março de 2017. Segundo Abrantes, pré-candidato a prefeito, a proposta partidária e da bancada de vereadores do Democratas é retomar o direto das gestantes, servidoras municipais, ao gozo de licença maternidade de 180 (cento e oitenta dias) e estender o mesmo direito às servidoras adotantes, tendo em vista que as Leis nºs 1.212/1999 e 1.642/2011 garantem o direito apenas para as mães gestantes. "A ampliação do período da licença-maternidade foi uma conquista das mulheres brumadenses e das servidoras municipais através da Lei nº 1.642, de 05 de julho de 2011, que alterou a Lei 1.212, de 13 de maio de 1999 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Brumado), cuja previsão era de 120 (cento e vinte) dias. É necessário resgatar este direito e, mais do que isso, ampliá-lo para as mães adotantes”, enfatiza o pré Candidato. Fabrício afirma que  é necessário, ainda, revogar por inteiro a previsão de afastamento das servidoras durante a jornada de trabalho de uma hora para amamentar o filho até os seis meses, por perda da eficácia, tendo em vista que o afastamento proposto será integral por 180 (cento e oitenta) dias. No ofício, Abrantes solicita audiência com o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcelos, para ampliação da discussão em conjunto com a bancada do DEM e demais parlamentares, o que deve ocorrer ainda nesta semana.



Brumado: Policial Militar testa positivo para Covid-19 e 34ª CIPM será monitorada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado confirmou que um policial militar que mora no município e trabalha na 34ª CIPM testou positivo para Covid-19, o novo Coronavírus. O oficial estava atuando nas fiscalizações em apoio à Vigilância Sanitária para fazer valer as exigências contidas nos decretos municipais de flexibilizações do comércio. O secretário de saúde Cláudio Feres assegurou que o Município está prestando total suporte ao PM e a sua família, bem como a todas as pessoas que tiveram contato com o mesmo. “Já fiz contato com o Major Cabral, comandante da 34ª CIPM. Estamos organizando as testagens desses profissionais da segurança pública porque quem não foi infectado precisa voltar a campo. Todos estão assintomáticos. Mesmo assim vamos testar pra poder descartar a contaminação ou não”, disse em entrevista a uma rádio local.

 



Brumado tem 22 casos ativo de Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado divulgou seu boletim diário dos casos de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Sesau, 22 pacientes estão com o vírus ativo, sendo registrado 37 casos confirmados. De acordo com a pasta, três pacientes estão internados. Além disso, 1.191 casos suspeitos foram notificados para o vírus. 52 pessoas estão aguardando resultado do Lacen e 254 pacientes testaram negativo. Dos 37 casos confirmados, 15 estão curados.



Bahia tem 18.898 casos confirmados de Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia registra 18.898 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 16,07% do total de notificações no estado. Os 32 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda (1º) referem-se a um período de 28 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.



Fiscalização da ANTT para coibir transporte clandestino já apreendeu 7 veículos em Brumado, Jequié e Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, entre os dias 26 e 29 de maio, operação de fiscalização para coibir o transporte não autorizado e combate ao novo coronavírus. As ações ocorreram nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié e Brumado, localizados na região do sudoeste baiano. A operação contou com o apoio das Polícias Militar (PM-BA) e Rodoviária Federal (PRF), além de autoridades sanitárias estadual e municipais e da secretaria de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista. Ao todo, a ANTT aprendeu 7 veículos fazendo transporte interestadual não autorizado de passageiros e 138 passageiros foram transbordados para veículos regulares. A ANTT emitiu cerca de 20 autos de infração por vários tipos de infrações, como veículos em mau estado de conservação, falta de itens de segurança obrigatórios, entre outras irregularidades. Os passageiros que apresentavam sintomas da Covid-19 foram encaminhados aos profissionais de saúde.



Urandi confirma 2ª morte por novo coronavírus em menos de 24h

Foto: Divulgação

O município de Urandi, registrou o segundo óbito pelo novo coronavírus em menos de 24 horas. A vítima é um homem que estava em uma unidade de saúde de Vitória da Conquista. Ainda segundo informações, o paciente tinha outra doença, ainda não divulgada, que se agravou com a covid-19. No domingo (31), a primeira vítima fatal da doença foi confirmada no município. Uma idosa, de 72 anos, que estava internada no Hospital de Base de Vitória da Conquista veio a óbito pelo coronavírus. Ela tinha histórico de doenças cardíacas. Devido ao avanço da covid-19 na cidade, a prefeitura de Urandi decretou toque de recolher na última quinta-feira (28). O último boletim da prefeitura municipal apontava 68 casos confirmados de novo coronavírus pela Sesab são 59.



Cantora livramentense morre aos 44 anos após AVC

Foto: Arquivo Pessoal

Uma cantora de 44 anos do município de Livramento de Nossa Senhora morreu na manhã desta segunda-feira (1º) após um Acidente Vascular Celebral (AVC). Segundo o site Livramento Manchete, a cantora Jane Cristina Costa Silva, conhecida como “Cristina Costa”, de 44 anos, sofreu o AVC no último sábado (30), sendo socorrida por uma equipe do SAMU 192, e em seguida, encaminhada para UPA 24h. Após piora no quadro clínico, Cristina foi transferida para o Hospital Municipal da cidade, onde veio a ôbito. Bastante querida entre o público forrozeiro, Cristina ao longo da carreira tinha uma voz firme e já atuou em vários grupos musicais de Livramento de Nossa Senhora. Atualmente, trabalhava ao lado do cantor Pedro José. Nas redes sociais, fãs, amigos e familiares ficaram comovidos com a morte da cantora. Cristina Costa deixa três filhos. 



Em menos de 24 horas Brumado registra 6 novos casos ativo do Covid-19 e número chega a 37

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado registrou 6 novos casos de pacientes com coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) no início da manhã desta segunda-feira (1º), a cidade totaliza 37 casos confirmados com a Covid-19, com 23 pacientes com o vírus ativo. Segundo informações da Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado, o número de novos casos registrados nas 24 horas não representa as bases de dados  da Sesab. O órgão informou que no início da tarde de hoje, mais dois casos foram confirmados, chegando aos seis casos nesta segunda. O órgão informou que vai divulgar o boletin parcial ainda hoje. O secretário de saúde, Cláudio Feres, destacou para a possível transmissão comunitária da doença na cidade. 

 



Brumado registra mais quatro casos de Covid-19, o novo Coronavírus; agora são 35 confirmados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo com os boletins sendo dilvulgados no fim da tarde de cada dia pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município de Brumado. O Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), sempre trás um balanço dos números por municípios. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mais quatro pessoas testaram positivo para o Covid-19, o novo Coronavírus na manhã desta segunda-feira (1º). Com os novos casos, a Capital do Minério registra 35 casos positivos da doença. No boletim de domingo (31), Brumado tinha 14 pacientes curados. Além disso, 21 pessoas estão com o vírus ativo e dois pacientes estão internados em unidades de saúde de Vitória da Conquista.



PRE entrega doações de alimentos a famílias carentes de Brumado

Foto: Divulgação l PRE

Dando continuidade a "Campanha Solidária", a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) doou cerca de 150 cestas básicas aos moradores de Brumado. No último dia 29 de maio, os moradores dos bairros: Olhos D’água, Baraúnas, São José, Urbis 2, Urbis 3 e Bairro Bom Jesus, foram os beneficiados. Para o comandante da 2ª CIPRv/Brumado, Coronel Vasconcelos, o momento foi histórico para toda população que se sentiu abraçada por essa iniciativa. "Doar é se dedicar a uma causa ou a alguém. Quando se fala em doação, estamos falando em ajudar o próximo, em fazer o bem sem olhar a quem, falamos em oferecer aquilo que não nos fará falta, e também em entregar e ceder aquilo que será exatamente tudo para o outro" destacou o Coronel. Com o lema: "Você Pode Se Aproximar Pela Solidariedade", ao todo a Campanha arrecadou mais de sete toneladas de alimentos no período de dois meses, beneficiando diretamente 750 Famílias da zona rural e urbana dos municípios de Brumado, Vitória da Conquista e instituições de caridade. 

 

Foto: Divulgação l PRE

Em Brumado, o coordenador da ação, o Capitão Mota ressaltou a importância em trabalhar numa ação como essa. "Quem nunca teve a oportunidade de fazer uma doação não faz ideia da sensação que esse ato nos traz, e é exatamente sobre essa sensação que estamos vivenciando hoje aqui em Brumado. Você consegue imaginar o quanto é benéfico praticar o bem, quando vê no olhar de uma pessoa que recebe a doação a alegria, o alívio mesmo que momentâneo na mesa de sua família, do quanto pode ser extraordinário para o doador a simples atitude de ajudar alguém que precisa ser amparado", disse ao site 97NEWS.

Foto: Divulgação


Brumado: Polícia Civil deflagra operação e recupera celulares roubados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais civis da 20ª Coorpin realizaram na última sexta-feira (29) uma operação que resultou em diversos celulares recuperados. Segundo a Polícia Civil, a operação batizada de "Pegasus" começou na última quinta-feira (28) e conseguiu recuperar cerca de seis dos dez celulares registrados em Ocorrência. De acordo com a Polícia, os aparelhos foram evolvidos aos seus respectivos donos. Os policiais ainda investigam outros celulares que possivelmente estão com receptadores nas cidades de Ibicoara e Livramento de Nossa Senhora. Conforme a 20ª Coorpin, é importante anotar ou guardar o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do seu aparelho e, além disso, inclui-los nas ocorrências de furto/roubo.



RHI Magnesita distribui cestas básicas a famílias de Brumado

Foto: Divulgação

A RHI Magnesita tem um profundo compromisso com as localidades em que atua. Por isso, reunimos forças e promovemos a distribuição de cestas básicas a muitas famílias de Brumado, que, infelizmente, foram afetadas pela atual crise do Coronavírus. Essa foi uma das ações desenvolvidas para combater os efeitos da pandemia. Quer fazer parte dessa missão? Doe alimentos você também. Toda solidariedade é bem-vinda para que possamos ajudar ainda mais famílias. #JuntosSomosMaisFortes



Malhada de Pedras registra primeiro caso de Covid-19, o novo Coronavírus

Foto: Divulgação

No último domingo (31), o município de Malhada de Pedras registrou seu primeiro caso de Covid-19, o novo Coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), trata de um paciente de 67 anos de idade, renal crônico, hipertenso e cardiopata e no momento encontra-se internado. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, todos que tiveram contato com o paciente foram orientados a ficarem em isolamento. A cidade ainda registrou 22 casos suspeitos e 23 em monitoramento. Além disso, 18 foram descartados. 

Foto: Divulgação


Morre professor da UNEB de Brumado Ruivaldo Macedo Costa, vítima de câncer

Foto: Arquivo Pessoal

Morreu no último sábado (30), na cidade de Guanambi, vítima de câncer no estômago, o professor Ruivaldo Macedo Costa. O docente tinha 47 e era professor do curso de Direito da UNEB/Campus Brumado. Em nota, a UNEB lamentou a perda do professor. "A Comunidade Acadêmica do Campus XX da UNEB encontra-se de luto, pois perdeu um de seus integrantes dedicado à Educação", diz a nota. Nas redes sociais, amigos e ex-alunos lamentavam a perda. "Foi meu melhor professor", escreveu uma ex-aluna. "Meu querido professor. Tão sábio! Tão humano! Conhecia um pouco de tudo", postou outra ex-aluna. O juiz federal João Batista de Castro Júnior, também professor de Direito da Uneb, e coordenador do curso de Direito no campus de Brumado, também comentou sobre o colega. "Tudo o mais que eu possa falar de meu amigo que nunca deixou de me chamar de 'irmão' já é conhecido da comunidade acadêmica da UNEB em Brumado: um sujeito iluminado como poucos, que parecia flutuar na bondade e na paciência com que a todos tratava. Um baita professor de Penal e Processo Penal que encantou os estudantes pela magna competência", escreveu. Ruivaldo também era professor do Centro Universitário FG (UniFG), em Guanambi. Ele deixa esposa e duas filhas.