ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Aucib denuncia gastos com construção de colégio na zona rural; obra custou mais de R$ 3 milhões

Foto: Reprodução

A construção do novo colégio Manoel Fernandes dos Santos, no distrito de Ubiraçaba, zona rural de Brumado, chamou a atenção da Auditoria Pública Cidadã Brumadense (Aucib). Segundo o órgão fiscalizador, a obra chegou aos R$ 3.614.172,00 (Três milhões, seiscentos e quatorze mil, cento e setenta e dois reais). De acordo com a Aucib, o valor é consideravelmente alto para um colégio da zona rural, considerando o numero de alunos matriculados, que conforme o ultimo censo, não chega a 600 alunos.

 

 

Foto: Divulgação

Ainda conforme o órgão, os gastos com construção, reforma e ampliação de escolas no município de Brumado tem chamado a atenção da população que sempre questionam os gastos e investimentos, principalmente pela qualidade das obras que deixam a desejar em diversos quesitos.   



Cenas que marcam: Paciente é recebida com aplausos de vizinhos após se curar da Covid-19 em Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Em meio a pandemia de Covid-19, histórias de pessoas que enfrentaram e venceram a doença são motivos de alegria e esperança. É o caso da dona Maria Aparecida dos Santos Almeida, de 59 anos, moradora do bairro Novo Brumado que recebeu alta médica no domingo (14), depois de ficar sete dias internada em uma unidade hospitalar em Vitória da Conquista. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a ex-paciente aparece emocionada ao receber os aplausos da vizinhança no momento da volta para casa. "Eu não tenho muito o que falar, mas só pra agradecer. A palavra de Deus diz que a gente vive de milagres, e tudo isso a gente ver que é prova de milagres. Não é todo mundo que tem, mas para glória do senhor Jesus Cristo, ela venceu. Eu louvo o meu Deus pela vida de cada pessoa que estão aqui presente e os que não estão. Eu louvo a Deus por cada pessoa que nos ajudou em oração. Muito obrigado por tudo. Que Deus continue abençoando a vida de cada um de vocês, amém", descreve emocionada um membro da família. Nesse momento é importante que a população faça sua parte, assim que notar os primeiros sintomas da Covid-19, o novo Coronavírus, procure se isolar e informe a Central de Informações da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. A ausência de contato é decisiva para que outros membros da família não se contamine. Ficar em casa é a prevenção que todos necessitam. Veja o vídeo:



Coronavírus: De olho nos sintomas

Foto: Divulgação

Os sintomas da Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus, variam de pessoa para pessoa, desde um simples resfriado até uma pneumonia severa, podendo levar a óbito. Dentre eles, os mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. Ao apresentar esses sintomas, acompanhe com atenção e, em caso de dificuldade para respirar ou febre muito alta, procure um pronto-socorro. A RHI Magnesita acredita que cada um tem um importante papel no combate à Covid-19. Por isso, lave suas mãos com frequência e sempre com água e sabão, só saia de casa com máscara e leve com você um frasco de álcool em gel 70% para usar quando não houver a possibilidade de lavar as mãos. E lembre-se: o isolamento social ainda é a medida mais eficaz para combater o vírus. Se puder, fique em casa. #JuntosSomosMaisFortes.



Poder Legislativo de Brumado paralisa atividades presenciais e suspende sessão desta segunda-feira (15)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Devido ao agravamento da pandemia no novo coronavírus em Brumado, inclusive com óbitos registrados, a Câmara de Vereadores de Brumado, baixou a Portaria nº 054/2020, a qual, primeiramente paralisa as atividades presenciais da Casa Legislativa entre os dias 15 e 21 deste mês, determinando que os servidores lotados na Secretaria desempenharão suas funções no sistema home office. Outra medida tomada foi a suspensão da sessão que iria acontecer às 18h30m desta segunda-feira (15), a qual será remarcada para outra oportunidade.



Regras para propaganda eleitoral na Internet em 2020 serão rígidas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As regras para propaganda eleitoral na Internet em 2020 vão ficando mais claras, na medida em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou alguns pontos. A Lei nº 13.488, de 2017 tras diversas alterações na Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas eleitorais. Dentre as diversas modificações, há uma importante mudança relativa ao uso da Internet para fins de propaganda eleitoral, que promete modificar radicalmente o marketing político na Internet, e em especial nas redes sociais. Ao longo da última década, a Internet vem ganhando cada vez mais importância nas campanhas eleitorais. A cada nova eleição, a Justiça Eleitoral amplia as possibilidades de uso de plataformas online para a divulgação de candidatos, partidos e campanhas. Até mesmo diante da preocupação com a escassez de recursos para campanhas, a nova Lei tras possibilidades de uso do marketing político nas mídias sociais para fins eleitorais. O Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, esclareceu que a internet não pode ser vista como terra de ninguém e, por isso, a Justiça Eleitoral atuará com rigor durante as fiscalizações. “Existem limites estabelecidos na legislação eleitoral e que devem ser respeitados por todos aqueles que aspiram um cargo na vida pública. A Justiça Eleitoral pode atuar até mesmo sem provocação, de ofício”, afirmou. Ele ainda esclarece que identificando alguma irregularidade, o cidadão poderá fazer uma denúncia. "Seremos rigorosos na fiscalização para que tenhamos uma eleição limpa e que prevaleça a vontade do eleitor”, afirma o Chefe de Cartório Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral. Entre as regras para propaganda eleitoral na Internet em 2020, os pré-candidatos poderão realizar o impulsionamento de conteúdo nas mídias sociais e outras plataformas, no entanto, este tipo de propaganda passa a ser permitido quando for utilizado com o único objetivo de impulsionar o alcance de publicações. Além disso, com a nova Lei, os pré-candidatos terão que ter: Controle de gastos nas campanhas feitas pela Internet; Será proibido o uso de fakes e robôs; Remoção de conteúdo nos meios digitais e Direito de resposta.

 



Bahia tem 36.401 casos confirmados de Covid-19

Foto: Divulgação

Bahia registra 36.401 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,21% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.486 pessoas recuperadas, 1.105 óbitos e 19.810 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 357 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Itajuípe (9.516,37), Ipiaú (8.872,32), São José da Vitória ( 8.485,06), Uruçuca (8.236,27) e Salvador (8.236,27). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 71.532 casos descartados e 81.601 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de domingo (14). Na Bahia, 5.162 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



18ª Ciretran retoma parcialmente serviços por agendamento em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) retoma parcialmente, nesta segunda-feira (15), o atendimento nas 32 unidades localizadas no interior da Bahia. Os serviços serão realizados somente por agendamento no portal e aplicativo SAC Digital. Com a reabertura, a população poderá contar com serviços de habilitação e veículos, com restrições para a realização de alguns procedimentos, que estarão disponíveis online. Para o atendimento, as unidades seguirão protocolos e medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o uso de equipamentos de proteção, distanciamento, higienização e limite de 50 pessoas por dia. Além de Brumado, outros 30 municípios terão atendimento retomado.



Primeiro homicídio de 2020 é registrado em Licínio de Almeida

Foto: Whatsapp l 97News

A Polícia Militar registrou o primeiro homicídio do ano em Licínio de Almeida. O crime aconteceu na noite de domingo (14), por volta das 19h próximo a estação de trem da cidade, quando um rapaz se aproximou e efetuou vários disparos. A vítima morreu no local. De acordo com a PM, o homem foi identificado como Manoel Dantas Oliveira Junior, de 40 anos. Ele estava no centro da cidade, quando em determinado momento o suspeito sacou uma arma de fogo e atirou contra a vítima. Logo em seguida o atirador fugiu. A perícia foi acionada e após os trabalhos técnicos do DPT, o corpo foi levado para o IML de Guanambi. A Polícia Civil trabalha para tentar identificar e localizar o suspeito, bem como desvendar a motivação do crime.

 



Livramento de Nossa Senhora: Mulher desfere golpe de 'canivete' no próprio companheiro após levar tapa no rosto

Foto: Ilustrativa

Uma mulher foi detida na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no último sábado (13), por tentativa de homicídio ao seu próprio companheiro. Segundo informou a polícia militar ao 97NEWS, o fato foi registrado por volta das 11h30, na Avenida Nelson Leal. Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi atingida com uma perfuração de canivete na região da barriga. A mulher confirmou o crime para a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Ela alegou que agiu em legítima defesa, já que seu companheiro, o havia agredido com um tapa no rosto. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h). Já a mulher, foi apresentada na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.



Brumado: Boletim de domingo (14) registra 84 confirmados de Covid-19 e 1.613 notificações da doença

Foto: Divulgação

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) no domingo (14), 28 pacientes estão com o coronavírus ativo em Brumado. O município também registra 84 casos confirmados da doença com 53 pacientes curados. Quatro pessoas estão internadas e três já foram a óbito. O último foi registrado no domingo (14) pela manhã. Além disso, 1.613 pacientes foram notificados e 446 foram descartados para o vírus. De acordo com a Sesau, 34 pacientes ainda aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen). 



Vereador morre após ser atropelado por carro na zona rural de Caetité

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

O vereador Claudio Borges (PSB), de 66 anos, morreu na tarde de domingo (14) ao ser atropelado em frente a sua residência no distrito de Brejinho das Ametistas. Segundo testemunhas, ele foi atingindo pelo próprio veículo, modelo VW Saveiro. Segundo o site Sudoeste Bahia, o vereador havia acabado de chegar da localidade de João Barroca e após estacionar o veículo, percebeu que o carro estava desengrenado e acabou se movendo em um trecho de declive. Claudio tentou entrar no veículo quando foi atingido pela porta. Com o impacto ele foi arremessado para debaixo do carro. O veículo passou por cima da vítima que sofreu múltiplas fraturas. O Samu 192 foi acionado e socorreu o vereador, mas Claudio não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada em uma unidade de Saúde. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde será periciado. O velório será na manhã desta segunda-feira (15) no salão da Câmara de Vereadores de Caetité.



Brumado: Acidente entre carro e moto é registrado no anel viário da BR-030, próximo a entrada do Esconso e deixa motociclista em estado grave

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma pessoa ficou ferida, em grave acidente na noite de domingo (22), por volta das 18h40, no anel viário da BR-030, em Brumado. Segundo a Polícia, o caso foi uma colisão frontal, envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta. O condutor da motocicleta voou por cerca de dez metros após bater na frente do veículo. O motociclista, do qual não foi divulgado o nome, sofreu ferimentos graves e foi socorrido por equipes do SAMU 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Segundo a Polícia, o motorista do carro não sofreu ferimentos.  O acidente aconteceu na nova rotatória que esta sendo construída no anel viário da BR-030, em frente a entrada do Esconso. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.



Brumado registra terceira morte por Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

A prefeitura de Brumado informou no domingo (14) o registro do terceiro caso de morte causada por complicações da Covid-19. A secretaria de saúde informou que o paciente tinha 61 anos de idade, hipertenso e cardiopata. Elel era morador da comunidade de Lagoa Funda, zona rural de Brumado. Ainda segundo a Sesau, ele estava internado no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC). O anúncio de mais uma morte na cidade acontece apenas cinco dias após o registro do segundo caso do tipo, na última quarta-feira (10). Até ontem (14) a cidade tinha registrado 84 casos confirmados da Covid-19 e 1.613 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 28 pacientes em tratamento e 53 recuperados. No momento, 34 ainda aguardam resultado laboratorial e 446 já foram descartados.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Seja doador, essa atitude é 'compatível'

Foto: Divulgação

A doação de sangue é um ato voluntário, sua realização é rápida e salva vidas. Para a doação é necessário:
• Ter idade entre 16 e 69 anos;
• Peso superior a 50 kg;
• Não estar com anemia;
• Não estar hipertenso ou hipotenso no momento da doação;
• Não estar com febre no dia da doação.

Procure o hemocentro da sua cidade. A doação é um ato de amor. Uma campanha do Laboratório de Análises Clínicas (LAB), (77) 3441-0822 / (77) 98818-4115. Veja mais em: www.lablaboratorio.com.br.



Brumado registra 81 casos confirmados de Covid-19 e 32 pacientes em tratamento

Foto: Divulgação

Em boletim divulgado na sexta-feira (12), o município de Brumado registrou 81 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 5,14 do total de 1.573 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 2 óbitos, 32 pacientes em tratamento e 47 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 426 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Garçonete é presa em Vitória da Conquista com 12 kg de cocaína

Foto: Divulgação l PRF

Uma garçonete de 30 anos foi presa na sexta-feira (12), durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um ônibus, no quilômetro 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista. Ela levava 12 kg de cocaína na mochila. De acordo com informações da PRF, o ônibus tinha saído de São Paulo e se dirigia para Natal, no Rio Grande do Norte. Os policiais subiram no veículo e notaram que uma das passageiras estava bastante nervosa. Quando questionada, ela apresentou informações desencontradas sobre seu destino e motivo da viagem. Ao verificar o compartimento de bagagens, os agentes da PRF encontraram uma mochila com 12 tijolos de cocaína. A passageira dona da mochila foi identificada por meio do tíquete da bagagem. Ela relatou aos policiais que havia sido abordada em São Paulo e convencida a transportar a droga até a cidade de Itatim, no interior da Bahia. Pelo transporte, ela receberia R$ 2 mil. A mulher foi presa em flagrante e apresentada na delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.



Bahia chega a 1.039 mortes e tem mais de 34 mil casos confirmados da Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia chegou a expressiva marca de 1.039 mortes por coronavírus, de acordo com o boletim de sexta-feira (12), divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). São 26 óbitos a mais em relação ao divulgado na última quinta-feira (11). O estado possui 34.665 casos confirmados da Covid-19, acréscimo de 774 casos desde o útlimo dia. Destes, 14.976 estão recuperados e 18.650 monitorados pela vigilância epidemiológica. Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Itajuípe , Ipiaú, Uruçuca, São José da Vitória e Salvador.



Brumado: Policiais salvam vida de criança que estava engasgada e inconsciente

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), realizando patrulhamento no bairro Jardim de Aláh, na Rua Piloto Marcos, se deparou com algumas pessoas em visível estado de desespero. Após a rápida aproximação, foi identificado uma criança de apenas 2 anos de idade, que estava inconsciente e apresentava sérias dificuldades respiratórias devido a um provável  engasgo, inclusive com aspecto de cor roxa em sua face. Segundo a 34ª CIPM, de imediato, um membro da guarnição iniciou manobras de socorro. Contudo, foi percebida a necessidade da condução da criança para o Hospital Professor Magalhães Neto, haja vista que, poderia haver um demora entre o acionamento, deslocamento e socorro do SAMU --acarretando em o agravamento da situação da criança. No deslocamento do bairro até o hospital, os policiais continuaram com as manobras de socorro, atitude que provavelmente foi essencial na preservação da vida da pequena, tendo em vista que ela já chegou na unidade hospitalar conseguindo respirar adequadamente. Conforme a PM, após ser atendida pelo médico plantonista, que não notou maiores complicações e ter ficado em um curto período em observação, a criança retornou para casa. O fato foi registrado na sexta-feira (12).



Paciente de Guajeru que morreu em Brumado 'esbarrou em burocracia de regulação', diz secretário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O paciente de 40 anos, natural do município de Guajeru que faleceu na madrugada da última quarta-feira (10) no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, esbarrou na burocracia de regulação do Governo do Estado, afirmou o secretário de saúde ao site 97NEWS. O paciente foi transferido do município que fica a 63 km de Brumado por uma ambulância sanitária básica, e ao chegar na Capital do Minério, não estava regulada pela Central de Regulação de Salvador para a unidade hospitalar. Segundo o secretário de saúde, Cláudio Feres, antes, a cidade de Vitória da Conquista possuía uma central de regulação de leitos, que atendia as regiões sudoeste e oeste de forma mais fácil e acessível. “No final de abril, o Estado decidiu acabar com essas centrais regionais e levar tudo para Salvador, centralizando toda a regulação do estado. Isso tem causado em toda Bahia um transtorno na regulação, gerando imensos problemas”, afirmou. O Município de Brumado já enviou um ofício ao secretário de saúde e ao governador informando sobre a situação e as imensas dificuldades ocasionadas com a mudança. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o secretário relatou que o Município tem tido dificuldade para transferir pacientes internados no próprio hospital para a UTI Municipal, mesmo com vagas disponíveis. “Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual. Toda Bahia está sofrendo com esse novo modelo na regulação de pacientes”, criticou em entrevista a rádio Alternativa FM.