ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Brumado: Polícia Civil prende condenado por roubo em Livramento

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil, por intermédio dos Investigadores da 20ª Coorpin, deu cumprimento, na manhã desta quarta-feira (10), a um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, em desfavor de Luan dos Santos Meira, de 20 anos. Segundo consta nos autos do processo, Luan foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, a ser cumprido inicialmente no regime semiaberto, pela prática do crime de Roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, fato ocorrido na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no ano de 2016, quando o mesmo estava com 18 anos de idade. De acordo com a polícia, Luan foi preso na residência da sua irmã no Bairro Malhada Branca em Brumado. O mesmo ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado, até que seja providenciado seu recambiamento para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.



Brumado: Associação de Moradores dos Olhos D'água comemora sucesso do evento 'Dia das Crianças'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Compromissada com as grandes causas sociais, mas não deixando de lado a alegria e o entretenimento, a Associação de Moradores do Bairro Olhos D'água vem desenvolvendo ao longo de sua gestão, um trabalho diferenciado que busca a integração da comunidade. Nesse sentido, foi realizado no início da noite desta quarta-feira (10), na Praça Donatila Meira Lobo, o evento alusivo ao "Dia das Crianças". Com uma grande participação das famílias que residem na localidade, a comemoração foi em grande estilo, onde aconteceram muitas brincadeiras, festival de guloseimas, show ao vivo e uma grande distribuição de brinquedos que foram obtidos por meio de uma campanha que foi desenvolvida em toda a cidade. O presidente da entidade, Delvair de Lima Messias, o popular Vadim, agradeceu a participação de todos e renovou os seus compromissos na busca constante de melhorias para o Bairro. "A dificuldade é muito grande, mas sempre encontramos uma luz no fim do túnel. Nós temos parceiros para colaborar com este evento e, a credibilidade que a associação tem, favorece à isso", relatou. Para muitas crianças da localidade, esse foi o único presente recebido próximo a data. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Havia também completo serviço de som, para complementar a animação das festividades, criando um ambiente musical de descontração, integrado aos objetivos do evento. Questionado sobre a construção da sede da associação, Vadim relatou que, o projeto está caminhando, mas, que encontra grandes dificuldades na parte financeira. "Nós somos guerreiros, somos unidos e, acabando as festas vamos começar a sede da associação com o apoio dos próprios moradores", relata Vadim. Com 33 anos de existência, Vadim ressaltou que este é o terceiro ano de gestão, e todos os anos a associação realiza o evento para as crianças. E este ano, a proposta só foi possível graças a colaboradores, moradores e empresários locais, que doaram brinquedos, estrutura e alimentos para o evento. "Somos fortes, somos unidos, este é o lema e, a associação dos Olhos D'água é uma realidade em Brumado". Finalizou Vadim, presidente da associação.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


'Os pobres tem que se unir' diz candidato a deputado estadual mais votado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cantor Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão foi o candidato mais bem votado em Brumado com 9.887 votos. Ele foi o candidato à uma vaga na Assembléia Ligislativa da Bahia (ALBA). De acordo com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carcará obteve um total de 11.304 votos na Bahia. Em entrevista ao 97NEWS, Carcará agradeceu o apoio dos eleitores. “Aquele que não tem gratidão, não tem caráter. Graças a Deus, o povo de Brumado e região me acolheu, que independentemente do resultado das urnas, de forma incondicional eu continuarei grato a vida inteira por Brumado, que me deu a chance de aprender tudo”, disse. Após relembrar sua trajetória de vida, ele afirmou que pretende continuar com sua tragetória política e, quem sabe não pensar em 2020. “Ainda não cheguei lá, mas, eu tenho as minhas ideias que estão vivas em mim para o povo de Brumado. As minhas propostas são para os mais pobres, os mais necessitados. O pobre sofre demais, passa fome, sede, pobre sofre discriminação. Nós, pobres, precisamos nos unir para sermos valorizados”. Ele afirmou ainda que deve começar a formar sua assessoria para as próximas eleições municipais. “Daqui pra frente eu só preciso voar com você, brumadense, em busca de minhas propostas”, considerou. Sobre o seu conhecimento político, Carcará disse que seu mestre é Deus e, o seu guia é o povo. “Eu sou capacitado para receber qualquer posto da política brasileira. A gente não administra só e, sim com bons secretários, assessores e com honestidade acima de tudo". Declarou Carcará.



Sancionada lei que dispensa reconhecimento de firma e autenticação de documentos

Foto: Reprodução

Fim da obrigação de reconhecimento de firma, dispensa de autenticação de cópias e não-exigência de determinados documentos pessoais para o cidadão que lidar com órgãos do governo. É o que prevê a Lei 13.726, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9). O texto também prevê a criação do selo de desburocratização na administração pública e premiação para órgãos que simplificarem o funcionamento e melhorarem o atendimento a usuários. Pela nova lei, órgãos públicos de todas as esferas não poderão mais exigir do cidadão o reconhecimento de firma, autenticação de cópia de documento, além de apresentação de certidão de nascimento, título de eleitor (exceto para votar ou registrar candidatura) e autorização com firma reconhecida para viagem de menor se os pais estiverem presentes no embarque. Para a dispensa de reconhecimento de firma, o servidor deverá comparar a assinatura do cidadão com a firma que consta no documento de identidade. Para a dispensa de autenticação de cópia de documento, haverá apenas a comparação entre original e cópia, podendo o funcionário atestar a autenticidade. Já a apresentação da certidão de nascimento poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público. Quando não for possível fazer a comprovação de regularidade da documentação, o cidadão poderá firmar declaração escrita atestando a veracidade das informações. Em caso de declaração falsa, haverá sanções administrativas, civis e penais. Os órgãos públicos também não poderão exigir do cidadão a apresentação de certidão ou documento expedido por outro órgão ou entidade do mesmo poder, com exceção dos seguintes casos: certidão de antecedentes criminais, informações sobre pessoa jurídica e outras previstas expressamente em lei.

 



Criança morre após ser atingida na cabeça por televisão em escola

Foto: Reprodução

Uma criança de 5 anos morreu após sofrer um acidente em uma escola particular na cidade de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, Isabela Targino Marques de Lima foi atingida por um aparelho de televisão, que caiu de uma mesa, e sofreu ferimentos na cabeça. O acidente ocorreu no fim da manhã de terça-feira (9), na Escola Professor Paulo Freire, no bairro Divino Espírito Santo, na cidade sertaneja, a 518 quilômetros do Recife. Segundo a polícia, informações preliminares dão conta de que ela esbarrou na mesa onde estava o aparelho de televisão. A criança chegou a ser levada para o Pronto Socorro São Francisco, também em Salgueiro. Segundo o centro de saúde, ela teve que ser transferida em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para o Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro e posteriormente liberado à família. A Escola decretou luto na quarta-feira. A instituição confirmou o acidente com a garota, mas não deu mais detalhe.



PRF usará novos bafômetros que captam odor de álcool no ar na 'Operação Nossa Senhora Aparecida'

Foto: Divulgação l PRF

A partir desta quinta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia realizará durante a "Operação Nossa Senhora Aparecida 2018", o uso dos novos aparelhos de fiscalização do consumo de álcool, os bafômetro. Os novos equipamentos são capazes de identificar a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar, como é feito no teste tradicional. Ao todo, serão utilizados 40 aparelhos conhecidos como etilômetros passivos. O equipamento capta a presença de álcool dentro do carro abordado e, em seguida, indica se o condutor deve realizar o teste tradicional, assoprando o bafômetro. Caso não seja constatada a presença de álcool, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista. Se existir algum indício, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha indica que, no local, há muito álcool, o que significa que o condutor, realmente, tem que ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional. A principal vantagem do equipamento é a agilidade que o teste vai dar ao trabalho. Enquanto com aparelho novo é possível testar até 12 pessoas por minuto para determinar se consumiram álcool ou não, o tradicional demora entre cinco e dez minutos por pessoa. Outra vantagem é a economia na utilização dos bocais que são utilizados no teste tradicional. 



MPF investiga denúncia de desvio de dinheiro do Fundeb em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Dinheiro destinado ao pagamento de professores e investimento na infraestrutura da educação, o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) é alvo de investigação no município de Brumado. Na quarta-feira (10), o Ministério Público Federal (MPF) apurou a denúncia de desvios dos recursos do fundo pela prefeitura. Uma equipe do MPF esteve na sede da prefeitura e, em alguns setores em busca de documentos. A ação envolve o projeto da administração municipal que está construindo e pavimentando ruas e estradas com a verba no no valor de R$ 40 milhões e, que foi aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal -- quase que por unanimidade, exeto pelo voto contrario do vereador José Ribeiro Neves (PT). De acordo com a denúncia, que contém mapeamento e relatório, várias vias de acessos a escolares municipais que o projeto diz atender, já estão pavimentadas, o que tornaria inviável a aplicação de recursos. A prefeitura informou a imprensa através do seu procurador jurídico, Acioli Viana, que vai apurar as investigações feitas pelo MPF, e posteriormente se declarar sobre os fatos.



Pesquisa Datafolha para presidente aponta 58% para Bolsonaro e 42 % para Haddad no 2º Turno

Foto: Divulgação

O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (10) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos. Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro (PSL): 58%; Fernando Haddad (PT): 42%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado ocial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Nos votos totais, os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro (PSL): 49%; Fernando Haddad (PT): 36%; Em branco/nulo/nenhum: 8%; Não sabe: 6%.



Brumado: IFBA celebra cinco anos com aula inaugural do curso de Engenharia de Minas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A noite da última segunda-feira (8) foi de grandes comemorações para o Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Brumado. O evento além de marcar os cinco anos de existência do campus na Capital do Minério, também foi celebrado a inauguração do curso de Engenharia de Minas, que atenderá inicialmente cerca de 40 alunos e 7 professores farão parte do corpo docente. Para o diretor do campus, Rui Santana, a data foi celebrada com muita satisfação, inclusive pela implantação do curso de Engenharia de Minas. "Isso representa um esforço coletivo em prol de que o campus possa ocupar o seu espaço na região. Nesses cinco anos muitas coisas aconteceram graças a contribuição de todos”, disse. Rui ainda destacou a possível implantação de novos cursos superiores para 2019. "É um projeto do IFBA, para que possamos oferecer o curso superior de Engenharia Civil e o Tecnólogo em Informática". O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Engenheiro de Minas Elias Salomão. Em entrevista ao 97NEWS, o também engenheiro, Eduardo Vasconcelos, destacou que o curso é um divisor de águas na educação profissional superior em Brumado. "Estamos entre as maiores jazidas de minério do Brasil. E o curso de mineração vai trazer uma grande vantagem para os alunos, que terão um laboratório a céu aberto, ou seja, casou como uma luva!”, comentou o gestor brumadense. Por fim, o professor Elias Salomão afirmou que o curso veio somar em Brumado, tendo em vista a sua grande área de mineração. "Brumado será uma grande escola para a faculdade de Engenharia de Minas”, finalizou.



Eleições 2018: Polícia Federal identifica eleitores que gravaram vídeos usando armas no 1º Turno

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A Polícia Federal (PF) deagrou nesta quarta-feira (10) três ações simultâneas para investigar crimes relacionados às eleições de 2018. De acordo com as investigações, os envolvidos foram identicados a partir de monitoramentos de vídeos que circularam em redes sociais relacionados à votação do último domingo (7). A operação desta quarta foi a primeira a partir do rastreamento de redes sociais. Em um dos vídeos investigados, um eleitor aperta os botões da urna eletrônica de votação com uma pistola. Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo e Sergipe. As investigações apontam supostos crimes de violação de sigilo do voto e porte ilegal de arma, alé de incitação de crime contra candidatos. Durante a operação, a PF apreendeu no Paraná o celular de Maykon Santana Anibal e a arma que ele usou na urna -- uma arma de brinquedo. Gravar a escolha na urna é proibido pela lei eleitoral. Em Sergipe e São Paulo, a PF intimou duas pessoas que postaram mensagens ameaçadoras envolvendo os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Os suspeitos neste caso serão investigados por incitação ao crime, por causa das postagens com mensagens ameaçadoras – que chegaram a ser apagadas, mas foram recuperadas pela perícia.

Foto: Reprodução l Redes Sociais


Nota de esclarecimento alunos da UNEB/Campus XX

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No dia 28 de setembro deste ano, foi realizado por alguns alunos do curso de pós-graduação em Literatura Brasileira da UNEB Campus XX/Brumado, um movimento apartidário, afim de demonstrar a indignação ao fascismo e aos discursos misóginos, homofóbicos e machistas por meio de um vídeo, que também foi um apoio a hastag #elenão que circulou nas redes sociais como protesto ao fascismo. Diante disso, as mulheres, a comunidade negra, LGBTs, e pessoas afins do protesto, manifestaram-se em todos os estados em um ato de repúdio em prol da verdadeira democracia brasileira, a que não exclui quaisquer grupos sociais. Em nota ao 97NEWS, os estudantes de pós-graduação em Literatura Brasileira esclareceu a respeito da notícia veiculada pelo site. "Gostaríamos de enfatizar que as fotos mostradas na reportagem são de eventos diferentes, sem nenhuma ligação. O grupo formado contra o fascismo, que postou imagens nas redes sociais, é um movimento da turma de pós-graduação em Literatura Brasileira. Já a foto que mostra um senhor vestindo uma camisa vermelha, com o rosto do ex-presidente Lula, se refere a outro evento, aberto ao público, ocorrido no dia 26 de setembro, promovido pela turma de Direito e os Movimentos Sociais do curso de Direito, com o tema 'O Direito Achado na Roça', um debate sobre as turmas especiais do Pronera". A nota diz ainda que, "prezamos pelas liberdades individuais, onde cada pessoa tem o direito de defender e expressar as suas ideias". Assina também a nota, o professor do curso, Alexandre Garcia Araújo.



Prefeituras de Andaraí, Cachoeira, Jitaúna e Ubaitaba tem contas desaprovadas pelo TCE; ex-gestores terão que devolver R$ R$ 174 mil

Foto: Divulgação

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) desaprovou, em sessão ordinária desta quarta-feira (10), as prestações de contas de quatro convênios firmados por prefeituras municipais com órgãos da administração estadual, imputando, ainda, débitos no valor total de R$ 174.176,74 a quatro dos cinco gestores responsáveis pela execução dos objetos conveniados. O maior valor imputado teve como responsável o ex-prefeito de Jitaúna, Adeilson Santos Barros, que será obrigado a devolver aos cofres públicos R$ 134.290,00, após atualização monetária e aplicação de juros de mora, em razão das irregularidades constatadas na execução do convênio 033/2004, firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para reforma e adequação de uma unidade de saúde. Também foi desaprovada a prestação de contas do convênio 057/2005, firmado pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras) com a Prefeitura de Andaraí, com a imputação de débito de R$ 3.424,00 ao ex-prefeito Renato Costa e Silva e à Prefeitura Municipal (de forma solidária). Também devido às graves irregularidades, foi desaprovada a prestação de contas do convênio 190/2003, firmado pela Prefeitura de Cachoeira também com a Sesab, ficando o ex-prefeito Raimundo Bastos Leite obrigado a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 24.495,00. Por fim, os conselheiros integrantes da Segunda Câmara decidiram pela desaprovação da prestação de contas do convênio 172/2008, firmado pela Prefeitura de Ubaitaba com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A desaprovação foi referente ao período de gestão do ex-prefeito Alexandre Negri de Almeida, que também foi condenado a devolver R$ 11.971,74 aos cofres públicos, sempre com a devida atualização monetária e aplicação de juros de mora.



Guajeru: Prefeito Gil Rocha grava vídeo e agradece à população pelas mensagens de solidariedade

Foto: Reprodução

Apesar de não querer falar com a imprensa ainda, o prefeito da cidade de Guajeru, Gil Rocha, que sofreu um acidente de carro no dia 29 de setembro deste ano, gravou um vídeo e postou nas redes sociais, agradescendo a população guajeruense pelas mensagens de fé, carinho e solidariedade. Ainda se recuperando e visivelmente mais magro, Gilmar Rocha Cangussu (PDT), gravou o vídeo na segunda-feira (08) e agradeceu os seus eleitores pelos votos dados ao seu grupo político. “A você eleitor, que escolheu o seu representante para os próximos quatro anos, graças a Deus e ao seu esforço e compreensão, nós teremos representação da Assembleia Legislativa da Bahia com os nossos deputados Zé Raimundo e Vitor Bonfim. E teremos também representação no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, com o nosso deputado federal Waldenor Pereira e no Senado, com os nossos senadores eleitos, Jaques Wagner e Coronel", disse Gil. O gestor também comentou a votação do reeleito ao Governo do Estado Rui Costa. "Na Bahia, o nosso governador Rui Costa, vai continuar com a correria de sempre, trabalhando pelo povo baiano. A mim, resta agradecer a cada eleitor que depositou o seu voto de confiança. Muito obrigado mesmo”, relata Rocha. Sobre os fatos que acabou vitimando o gestor e sua esposa Marta Santos Lima Rocha no acidente em que seu carro capotou na BA-026 na madrugada do dia 29 de setembro, Gil Rocha disse está se recuperando rápido e agradece a Deus e todos por sua recuperação e da sua esposa.



Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões nesta quarta (10)

Foto: 97NEWS

O concurso 2.086 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 23 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (10) em Joaçaba (SC). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, pela internet ou em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50. A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, de acordo com a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.



Eleitores brumadenses optaram pelo e-Título como documento na hora de votar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Boa parte dos eleitores brumadenses utilizaram a ferramenta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou para as eleições 2018. O e-Título, um aplicativo para plataformas Android e iOS teve mais de 10 milhões de downloads feitos no Brasil. A ferramenta funciona para quem está em dia com a Justiça Eleitoral, pois o aplicativo pode substituir o documento na hora de votar. O e-Título apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais. O aplicativo também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular. O eleitor que fez o recadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título vem acompanhada da foto, o que facilita a identificação na hora do voto. Mas para quem ainda não baixou o aplicativo, continua sendo obrigatório a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação no 2º Turno. Em Brumado, a nossa equipe flagrou algumas situações em que os eleitores optaram pelo documento digital. A eleitora Maria das Graças falou com a nossa equipe e disse que a ferramenta é de grande importância na hora do voto. "Sai de casa apenas com o meu celular, já tinha baixado o aplicativo, e consultei os meus dados. No início fiquei meio relutante, com medo de não aceitarem, mas funciona mesmo", relata a dona de casa. Já o jovem Ricardo de Almeida Santos, destacou que outros órgãos poderiam copiar o modelo do TSE e, utilizar os aplicativos como forma de identificação. "Estamos vivendo num mundo digitalizado, as ferramentas ou aplicativos nos Smartfones facilitam a vida das pessoas e, o e-Título é mais uma delas", comentou o estudante. A 90ª Zona Eleitoral não tem dados de quantos eleitores usaram o aplicativo na cidade, mas ressalta que o percentual só vem crescendo, principalmente para o segundo turno das eleições que acontece dia 28 de outubro.



Bahia: 2ª etapa da campanha contra febre aftosa começa 1º de novembro; a meta de vacinar 96% do gado

Foto: Divulgação

Começa no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa na Bahia. O prazo para imunizar bovinos e bubalinos é até 30 de novembro, e os produtores têm até 15 de dezembro para enviar a declaração de vacinação para qualquer escritório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo com a Adab, o produtor também pode enviar a declaração por meio do sistema informatizado da agência com uma senha pessoal. Caso não tenha essa senha, ela pode ser solicitada junto a gerência técnica de sua cidade. Para mais informações, o produtor também pode entrar em contato por telefone com a diretoria, por meio do número: (77) 3441-1420 / 3441-3812. Segundo o órgão, quem não imunizar ou não declarar pode receber uma multa de R$ 53,21 por cabeça não vacinada. A vacina custa entre R$ 1,50 e R$ 1,70. A Bahia ocupa a 9ª posição no ranking do país com 9,8 milhões cabeças de gado. A campanha de vacinação obrigatória é voltada para animais com até 24 meses. Acima dessa idade, é obrigatório que o produtor mantenha a declaração atualizada do rebanho, embora estejam isentos da vacinação. De acordo com a Adab, a expectativa da segunda etapa da campanha é vacinar 96% de 3,4 milhões cabeças de animais com até 24 meses. Ainda segundo a Agência, na primeira etapa, que terminou no dia 31 de maio deste ano, foram vacinados 93,55% do rebanho. 



Brumado: Autor de homicídio é condenado a 15 anos de prisão pela morte de Neander

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça condenou a 15 anos o autor de um homicídio ocorrido em setembro de 2016 dentro de um bar na Avenida Centenário, em Brumado. Acusado da morte do brumadense Neander Carlos do Amaral Silva, que na época tinha 35 anos, chegou a ficar algumas semanas foragido, mas foi preso poucas semanas depois do crime. O mesmo indivíduo já tinha várias passagens pela polícia por roubo, receptação e formação de quadrilha. No julgamento, realizado nesta terça-feira (9) o Júri Popular acompanhou os argumentos apresentados pelo Ministério Público e decidiu pela condenação do réu pelo crime. A sentença apresentada pelo Juíz de Direito, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, condenou o sergipano Lucas Benevides Fonseca Oliveira a 15 anos de reclusão, em regime fechado. A defesa disse que vai recorrer da decisão.

O crime

Na madrugada do dia 16 de setembro de 2016, o acusado, acompanhado da namorada, da cunhada e de um filho, chegou a Brumado conduzindo um veículo roubado em Vitória da Conquista. De acordo com as investigações, o veículo seria entregue a um receptador em Brumado. Durante o desentendimento, Lucas sacou uma pistola que estava na cintura e atirou em Neander, o qual tentou se esconder atrás de uma porta, mas foi novamente alvejado e morto. O acusado e as mulheres entraram no carro e fugiram para a cidade de Caculé. O jovem também é suspeito da morte da namorada Andreia Gomes Santa Rosa, 23, encontrada na cidade de Caculé, horas depois do homicídio de Neander. A polícia apurou que Andreia estava com Lucas quando ele matou Neander e ambos seguiram para a cidade de Caculé. O veículo modelo Fiat Siena, roubado por ele foi encontrado abandonado em uma estrada da cidade.



Vem ai mais uma 'Campanha Azul Marinho' da GCM

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado está engajada mais uma vez na "Campanha Azul Marinho", que vai para o sexto ano. Os agentes já estão recebendo doações de brinquedos que serão entregues a crianças carentes do município. A campanha Azul Marinho tem como tema “Doe brinquedos! Ganhe sorrisos” e o objetivo de proporcionar momentos de alegria durante o mês das crianças. Os itens serão distribuídos no dia 20 de outubro na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Matriz), onde será montada uma estrutura com aparelhos recreativos e, após a campanha, os brinquedos restantes serão entregues em algumas escolas públicas. Quem quiser colaborar, ainda da tempo, é só levar à sede da GCM, localizada ao lado do Fórum Especial de Pequenas Causas, na Rua Dr. Mário Meira, centro. Os munícipes também podem entrar em contato pelos telefones (77) 99999-5149, 99999-7374 ou para 99999-3117.



2º Turno: Horário eleitoral no rádio e TV começa nesta sexta (12)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para o 2º turno começa nesta sexta-feira (12). Ele se estende até a antevéspera da votação, que acontece dia 28. Os programas devem ser transmitidos, em dois horários por dia. Além da disputa para presidente entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), haverá também 2º turno para o governo em 13 estados e no Distrito Federal. Os candidatos a presidente terão 5 minutos cada um para divulgar suas propostas. No rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Na bahia não haverá segundo turno para governador. 

 



Após desaparecimento, família é achada morta na BR-050; filho de 6 anos sobreviveu

Foto: Divulgação l PRF

Três pessoas da mesma família morreram em um acidente na BR-050, entre Uberlândia e Araguari. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), amigos e familiares anunciaram o desaparecimento deles desde domingo (7) e o carro foi encontrado nesta terça-feira (9) em uma vala depois que um filho sobrevivente conseguiu pedir socorro. A família que mora em Campinas (SP) -- Alessandro Monare, de 37 anos, Belkis da Silva Miguel Monare, 35, Samuel da Silva Miguel Monare, 8, e Benjamin da Silva Miguel Monare, 6 anos -- passou o fim de semana em Rio Quente (GO). Segundo contou a irmã de Belkis, eles estavam comemorando o aniversário da mãe das crianças, que foi na sexta-feira (5). No domingo, as vítimas informaram para parentes que retornariam para casa. Porém, perderam o contato durante a manhã. Segundo a PRF, após o desaparecimento, parentes foram avisados e percorreram o trecho em busca do casal. O Corpo de Bombeiros de Araguari também registrou a ocorrência e, juntamente com a polícia rodoviária, rastrearam o carro. Foi informado que o veículo havia sido visto pela última vez na manhã de domingo (7) no km 114 da LGM-223. Buscas foram feitas por várias equipes de militares na segunda-feira (8) e foram utilizados drones no local do possível desaparecimento, mas a família não havia sido encontrada. Mas na manhã desta terça (9), a criança de 6 anos que sobreviveu, estava no acostamento da rodovia quando foi vista e socorrida por uma pessoa que passava pelo local. Ele foi levado para o Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O estado de saúde é estável. A perícia da Polícia Civil esteve no local e os corpos do casal e da criança foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araguari.