ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Discussão por pensão alimentícia termina com condução à delegacia em Brumado

Brumado: CIPRv apreende dois veículos por transporte irregular de bovinos na BA-262

Homem é preso em Brumado por descumprimento de medidas protetivas e suspeita de liderança criminosa

Justiça Eleitoral determina retirada de vídeo com críticas de Marcelo Nilo a Vitor Bonfim

Homem é conduzido à delegacia após caso de violência doméstica no Bairro Novo Brumado

Homem é preso suspeito de agredir a própria mãe com pedaço de madeira em Caetité

Prazo para regularização do título de eleitor termina em três meses

SMTT altera sentido de circulação em trecho da Rua Urbano Rizério Amorim, em Brumado

Barragem Luiz Vieira atinge 36,28% da capacidade e reforça expectativa de recuperação hídrica na região

TRE-BA julga nesta segunda recurso que pode definir futuro político de Contendas do Sincorá

Sessão de abertura dos trabalhos legislativos em Rio do Antônio é marcada por críticas à gestão municipal e embates políticos

Delegado denuncia perseguição após intensificar combate ao crime em Riacho de Santana

Natural de Livramento de Nossa Senhora, jornalista e advogado Raimundo Marinho dos Santos morre aos 76 anos

SAC Móvel atenderá população de Brumado entre 27 de fevereiro e 4 de março

Jovem de 19 anos está desaparecido em Brumado e família pede ajuda da população

Dupla foge de abordagem policial e abandona revólver durante patrulhamento em Brumado

TOR apreende 776 papelotes de cocaína em ônibus de turismo durante ação em Urandi

Motocicleta com restrição administrativa é recuperada em Brumado

CIPRv apreende entorpecentes durante abordagem na BA-142, em Tanhaçu


Brumado: 'Ratinho' é preso em 'Operação Olho de Gato'

Considerado um dos assaltantes mais atuantes em Brumado e região, Claudio Novaes Lima, conhecido como “Ratinho” foi preso durante a “Operação Olho de Gato” que foi desencadeada na intenção de cumprir vários mandados de prisão, expedidos pela Justiça Criminal de Brumado, contra os principais assaltantes que vem cometendo crimes em toda a região. Ratinho estava no Ginásio do Bairro São José quando os policiais chegaram e deram voz de prisão. Ele também é suspeito de liderar um esquema de assaltos na zona rural, cujo alvo principal são as residências em que existam cofre, tendo sido, inclusive reconhecido por uma das vítimas. Ele está à disposição da Justiça e poderá ser transferido para uma penitenciária em Salvador. 



Prefeita de Valença assina decreto para redução de despesa com pessoal

(Foto: Reprodução)

Prefeita de Valença Jucélia assinou Decreto de nº 1.899/2015, que estabelece medidas visando redução de despesas com pessoal. Essas medidas seguem a Instrução Cameral Nº 06/2013 – 1º C, do TCM/BA, que disciplina a obrigatoriedade de redução de despesas com pessoal, com vias a eliminar o excesso nos próximos quadrimestres, e ainda, as dificuldades financeiras que afetam os setores produtivos, entre outras. Entre as medidas, as determinações suspendem até 31 de dezembro 2015 qualquer tipo de ato que implique em aumento na folha de pagamento e nomeações de servidores públicos; contratações ou convocações, exceto para substituição de exonerações, ou serviços excepcionais, ainda assim, com autorização expressa da Prefeita Municipal ou por determinação judicial. Fica alterado o horário de expediente das Repartições Públicas Municipais, que passará a ser das 07 às 13 horas, ressalvados os serviços essenciais, cuja prestação não admita interrupções; afastamento de servidores para estudos ou cursos, com ônus para o Município; afastamento ou cedência de servidores para órgãos Federais, Estaduais ou Municipais, sendo concedidos somente em caráter excepcional, desde que não gere novas nomeações, contratações ou convocações. Ficam ainda proibidos patrocínios de qualquer natureza, no âmbito do município; gratificações para prestação de qualquer serviço extraordinário, quando não expressamente autorizadas pela Prefeita Municipal; diárias e passagens, sendo concedidas somente em caráter excepcional e autorizadas expressamente pela Prefeita Municipal. Ficam também determinadas a redução em 25% (vinte e cinco por cento) de todos os contratos de assessoria, a redução de 25% (vinte e cinco por cento) do consumo de combustíveis, sendo que o acompanhamento desta meta deverá ser apresentada mensalmente pelo Controle Interno e Secretaria de Administração. Os secretários municipais não poderão promover novas despesas sem uma ampla discussão com o setor administrativo e financeiro do município, visando a real necessidade do gasto e a estrutura do fluxo financeiro na absorção do compromisso.



'Clube das Luluzinhas' realiza Chá Beneficente em prol de entidades sociais que atuam em Brumado

As 'Luluzinhas' vêm realizando um grande trabalho social em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O “Clube das Luluzinhas” vem se destacando cada vez mais na área social, promovendo uma série de atividades que vêm contribuindo para uma melhor qualidade de vida a pessoas carentes, as quais são atendidas por diversas instituições filantrópicas de Brumado. Mostrando uma grande conscientização de como ajudar o próximo, o clube que recebeu esse nome pelo fato de ser composto exclusivamente por mulheres comprometidas com as causas sociais, vem ampliando o seu número de membros e, com isso, praticando cada vez mais a filantropia consciente. Desta feita, na noite desta terça-feira, dia 20, o CL realizou mais uma ação, um chá beneficente, o qual visava arrecadar alimentos e produtos de limpeza para serem repassados para o Lar dos Velhinhos e também para o Albergue São Cristovão (foto abaixo). Muito satisfeitas com o resultado, as “Luluzinhas” prometem novas ações, pois segundo elas, “o vácuo social no município é muito grande, então todos deveriam contribuir na ajuda dessas instituições sociais que atuam na cidade”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Criança de 09 anos não chega em sua casa e moto-taxista é injustamente acusado de rapto

Os serviços de moto-táxi são muito utilizados em Brumado, sendo um dos setores que mais emprega. De grande utilidade, esses serviços não só compreendem o transporte de passageiros, mas sim entrega de objetos e tantas outras facilitações. Dentro deste contexto, no final da tarde desta terça-feira, dia 19, um fato acabou ganhando repercussão policial, já que um moto-taxista acabou sendo acusado injustamente de ter praticado um rapto de uma criança de 09 anos. A reportagem do 97NEWS elucidou o caso que pode ser explicado na ação de uma tia que estava com a criança no momento e que vendo a hora de ela ter que voltar para a sua casa chamou o serviço de um moto-táxi que ela confiava para levar a criança. Passado um tempo a tia tomou conhecimento que a criança não chegou ao seu destino o que a obrigou a ir a Depol prestar uma queixa contra o moto-taxista. Não demorando muito tempo a notícia de que a criança teve que ir para a casa de outro parente, já que quando chegou à sua casa não tinha ninguém, acabou resolvendo a situação. Fica o alerta para que ao se contratar o serviço de moto-táxi para se transportar crianças, que os moto-taxistas sejam de confiança e tenham a confirmação de que a criança chegou mesmo ao seu destino, pois, caso isso não aconteça, que voltem e a tragam para a pessoa responsável. 



Vídeo com música de MC Pikachu provoca execução de homem

(Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil de Altamira, interior do Pará, investiga a execução de um homem de 39 anos dias após a divulgação de um vídeo em que ele aparece fazendo sexo com uma jovem. Edvaldo José Lopes foi assassinado a tiros disparados por dois homens em uma motocicleta enquanto aguardava em um semáforo. Os criminosos fugiram em seguida. Ele foi atingido por três tiros e chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu. No vídeo, a vítima e uma jovem cantam um funk “Ela quer pau”, de MC Pikachu, enquanto fazem sexo. A polícia investiga se a morte de Edvaldo tem relação com o vazamento das imagens. Ele havia passado a receber ameaças após a divulgação das imagens. O vídeo tornou-se um viral graças ao aplicativo para troca de mensagens WhatsApp. Segundo o portal R7, após a divulgação do vídeo, a jovem fez um boletim de ocorrência contra o rapaz por constrangimento. A polícia investiga ainda o envolvimento da vítima com o tráfico de drogas.



Conquista: Funcionário da Caixa de 58 anos é acusado da prática de aliciamento de adolescentes

(Foto: Reprodução)

Na tarde desta segunda-feira (18), três adolescentes de 13, 15 e 16 anos foram encontradas por policiais militares na casa do funcionário da Caixa Econômica de Vitória da Conquista, Sid Andrade, 58 anos. De acordo com a polícia, as menores foram localizadas, após a irmã de uma adolescente de 12 anos, que estaria desaparecida, procurar a Base Comunitária de Segurança no bairro Nova Cidade e dizer que sabia onde a irmã estava. No imóvel indicado os policiais encontraram as três adolescentes, menos a irmã da denunciante e o funcionário público. As menores foram apresentadas no Disep. Um tablet com imagens das jovens seminuas foi apreendido. As menores negaram ser abusadas sexualmente. Elas declararam que há mais de um ano frequentam a residência de Sid, onde consumiam bebidas alcoólicas. Nessa terça-feira, 19, investigadores da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher estiveram no imóvel do acusado, mas ele não foi encontrado. Sid também não compareceu na agência onde trabalha. 



Registros de casos de compartilhamento de fotos íntimas via Whatsaap aumentam ainda mais

(Foto: Reprodução)

O compartilhamento de fotos íntimas em sites e aplicativos para smartphones, como o Whatsapp, tem se tornado cada vez mais comum com o aumento do uso da internet por adolescentes. A prática, entretanto, se tornou um perigo para muitos jovens que, na maior parte das vezes, não medem os riscos dessa exposição. Entre os exemplos mais comuns e que fazem mais vítimas está o sexting – divulgação de mensagens, fotos ou gravações de conteúdo erótico ou sensual por meio eletrônico, principalmente, celulares. Um levantamento da organização não governamental (ONG) Safernet, que há oito anos tem um serviço de denúncias online, aponta que, em 2014, foram registrados 224 casos de sexting – um aumento de 120% em relação a 2013 – quando foram registrados 101 casos. Em 2012, a instituição inaugurou um serviço de ajuda em tempo real. Por meio do Helpline, os adolescentes têm a possibilidade de conversar e explicar a sua situação por meio de um chat. A instituição tem realizado várias campanhas de alerta com depoimentos de jovens que foram vítimas de sexting. Os relatos, em geral, envolvem ameaças, sofrimento e o medo da reação de outras pessoas.Meninos e meninas produzem e compartilham imagens íntimas, mas as mulheres são as que mais sofrem, segundo a psicóloga e coordenadora do canal de ajuda da Safernet, Juliana Cunha. Em 2014, 81% das pessoas que pediram ajuda à ONG eram mulheres. “Nos últimos anos, a gente percebeu um aumento significativo de denúncias de meninas que tiveram fotos íntimas expostas na internet, o que nos fez perceber que esse tema é muito importante e sensível, porque o sofrimento é muito grande. Há dois anos tivemos um caso, que foi amplamente noticiado, de duas meninas que não suportaram a pressão e cometeram suicídio”, lembra. Na opinião de Juliana Cunha, os jovens estão mais expostos a esse tipo de problema porque estão vivenciando suas primeiras experiências sexuais. Os adolescentes de hoje namoram pela internet, usam a webcam e as novas tecnologias para trocar mensagens e fotos – algumas delas de conteúdo íntimo.



Morre o 'Galo Red', um dos galos mais famosos do Brasil

O 'Galo Red' em sua apresentação no 'Domingão do Faustão' (Foto: Arquivo 97NEWS)

Uma notícia triste abateu o radialista e apresentador do Jornal da Alternativa, Carlos Silva, já que o “Galo Red” acabou morrendo na manhã desta terça-feira (19). Kaká, como é popularmente conhecido, foi quem descobriu o galináceo em uma de suas incursões radiojornalísticas no Terreiro Duro, na zona rural de Brumado. “Red”, depois que virou matéria no 97NEWS, acabou indo para o “Domingão do Faustão”, fazendo um sucesso a nível nacional, levando também o nome de Brumado a todos os lugares do país. Com sua extrema habilidade em andar de ré, o “Galo Red” consegui arrancar até elogios do próprio Faustão, que ficou, juntamente com seu corpo de lindas bailarinas, encantado com a proeza do galináceo artista. Confira abaixo a participação do “Galo Red” no “Domingão do Faustão”: 



Atletas da Ajub Garra de Brumado ficam em terceiro lugar no Livramento Open de Jiu Jitsu

(Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Aconteceu neste domingo, dia 17, o III Livramento Open de Jiu Jistusu que contou com a presença de atletas de toda a região. Com um bom nível técnico (foto) a competição comprovou a evolução desta modalidade esportiva que vem crescendo muito nos últimos tempos. Brumado esteve representado pela equipe do Ajub Garra, que levou 7 atletas, sendo que 3 deles se sagraram campeões de suas categorias. No geral Livramento ficou com o primeiro lugar; Conquista em segundo e terceiro Brumado. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Assaltantes zombam de operário dizendo 'essa moto não presta nem para roubar'

O operário ficou admirado que os bandidos não quiseram levar a sua moto (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os assaltantes em Brumado estão cada vez mais seletivos, querendo de suas vítimas somente objetos da melhor qualidade, o que vem mostrar que os assaltos são uma atividade criminosa muito rentável. Nesta segunda-feira, dia 18, uma tentativa de assalto acabou evidenciando essa tendência, onde, a vítima, um operário de 55 anos, que reside na Fazenda Fundão, na zona rural, foi abordado nas proximidades da Av. João Paulo por dois elementos que já foram mostrando a arma e dando voz de assalto. Com medo de receber um disparo, o operário parou e já foi entregando a moto, mas, para a sua surpresa, os bandidos disseram “essa moto é uma porcaria, não presta nem para roubar, passa para cá só a carteira com o dinheiro”. Admirado o operário entregou a carteira com o pouco dinheiro que tinha e lamentou que os documentos foram levados na ação. Então, para ladrão em Brumado, moto velha não tem mais valor. 



Professores da UESB realizam cortejo fúnebre do governador Rui Costa nesta terça (19)

(Divulgação)

Em protesto contra o descaso do governo, os professores da UESB e das demais Universidades Estaduais realizarão o enterro simbólico do governador Rui Costa (PT) nesta terça (19). A atividade ocorrerá em frente à Secretaria de Educação em Salvador às 9h. A categoria está em greve desde o dia 13 de maio e luta por mais investimentos para as Instituições, bem como o respeito aos direitos trabalhistas. Com faixas, cartazes, mortalhas e coroas de flores, a comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia denunciarão os problemas vividos, além de cobrar soluções efetivas. Desde o ano passado o Movimento tenta garantir direitos trabalhistas previstos em lei. Apenas na UESB mais de 250 professores aguardam por promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho. O governo se recusa ainda a atender outras reivindicações como a ampliação do número de professores efetivos e o investimento de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades.



Coelba é considerada uma das piores empresas de energia do país

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá fazer vista grossa para as distribuidoras de energia do país que não apresentaram resultado satisfatório nos relatórios referentes ao ano de 2014. De acordo com a agência, mais de 28 mil consumidores reclamaram por ficar sem energia elétrica no ano passado. Apontada pela Aneel, a Coelba é considerada uma das concessionárias com mais problemas relatados pelos consumidores. Segundo a diretoria da agência, as empresas que tiveram baixo rendimento podem até ser multadas e até perder a concessão. "A distribuidora ela não tem opção de não prestar o serviço no padrão adequado. Mas se ela não presta, ela é obrigada a compensar o consumidor por aquele serviço não prestado. Não é uma compensação simples, é uma punição. Ela paga muito mais caro pelo período que não prestou o serviço por em relação aquele que deveria prestar. Então, ela é punida no sentido de compensar o consumidor por aquela falha na prestação de serviço", afirma o diretor da Aneel, Romeu Rufino.



Mulher morre afogada durante ato sexual na beira do rio

O carro que estava com sem o freio de mão acabou afundando no rio e a mulher morrendo afogada (Foto: Reprodução)

Segundo o site russo LifeNews, durante a atividade sexual o veículo andou para trás e caiu no rio. O casal estava fazendo um piquenique e bebendo na beira do rio Kuban, na Rússia. O acidente aconteceu após eles resolverem fazer sexo no carro sem perceberem que o freio de mão não estava na posição certa.O homem conseguiu sair do carro após chutar a janela, mas a mulher morreu afogada. A oficial de polícia Natalia Smyatskoy disse a um canal russo que, provavelmente, o homem não conseguiu salvar a mulher por causa do excesso de álcool. "Um grande número de garrafas foram encontradas no local no crime", explica. O carro já foi retirado da água e as investigações continuam.



500 famílias da região de Pedra Preta estão cada vez mais revoltados com a Embasa

Os representantes estão dispostos a entrar no MP se a Embasa não resolver a crise de abastecimento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma situação que já perdura a mais de 3 meses, que, inclusive já foi objeto de matéria do 97NEWS, agora, já está indo para o campo da revolta. Os personagens desse embate são as 500 famílias da região de Pedra Preta e a Embasa, que, segundo os moradores, o referido órgão já teria ultrapassado todos os limites do desrespeito, pois vem tratando a todos com desdém e até repulsa, continuando a distribuir para as comunidades uma água de péssima qualidade, a qual seria imprópria para o consumo humano. A gota d’água que fez entornar o “balde da indignação” aconteceu na última sexta-feira, dia 15, onde uma comitiva comandada pela presidente da Associação de Pedra Preta, Claudineia Coqueiro, esteve no escritório da Embasa para tentar buscar uma solução para a crise, mas acabou não sendo atendida em seu pleito, deixando a todos extremamente indignados. Segundo a presidente da associação “já são mais de 3 meses que a água fornecida é a pior possível, pois é barrenta, suja e ainda por cima com besouros” e continuou descrevendo que “nem animal iria querer aquela água, imagina nós seres humanos”. E subindo o tom relatou que “infelizmente nós estamos sendo tratados como animais, mais isso não vai ficar assim não, já que se de uma próxima vez que viermos aqui na Embasa e ela não resolver o nosso problema, nós iremos buscar o Ministério Público, pois são quase 3 mil pessoas de Pedra Preta, Lagoa dos Algodões, Itaquerê, Campo de Dentro e Três Lagoas que vêm sendo muito prejudicadas. São vários casos de doença que vem aparecendo em nossas comunidades e, ao que tudo indica, é por causa dessa água sem tratamento que é distribuída para nós”. 



Mais um adolescente é executado em Vitória da Conquista

(Foto: BlitzConquista)

Depois de um final de semana com três mortos e cinco baleados, essa segunda-feira, 18, começou com o registro de um homicídio no bairro Santa Cruz, por volta das 12h. A vítima foi um adolescente de 16 anos envolvido com o tráfico de drogas no bairro. Populares disseram à polícia que ouviram os disparos e ao saírem na porta encontraram o adolescente agonizando na calçada. O Samu 192 esteve no local, mas o menor não resistiu e morreu. 



Bandidos invadem Fazenda Curralinho e levam garrote de mais de 100 kg

(Fotomontagem: 97NEWS)

A zona rural de Brumado continua figurando na página policial brumadense, mostrando que os bandidos não vêm dando trégua aos milhares de moradores que habitam no interior do município. Desta feita o furto foi inusitado e aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 15, onde a Fazenda Curralinho teve os seus domínios invadidos por meliantes que conseguiram levar um garrote de mais de 100 kg. O proprietário prestou queixa na Depol e disse não ter pistas dos autores do furto do seu garrote. 



Foi na Av. Centenário: Voltou do enterro e recebeu a surpresa que levaram o seu Scania T113H

Os bandidos em Brumado continuam atacando em todos os flancos, quando não são os assaltos à mão armada, são outros tipos de delitos que chamam atenção pela ousadia. Neste domingo, um proprietário de um Caminhão Scania T113H, acabou tendo o seu dia de azar, já que após voltar de um enterro, teve que se deparar com uma surpresa altamente desagradável, pois o seu caminhão foi levado do local que ele tem costume de deixar ele estacionado. O fato ocorreu na Av. Centenário, próximo à AABB, por volta das 18 horas deste domingo, dia 17. O engraçado é que ele perguntou para várias pessoas que costumam ficar no local, inclusive um vigilante de uma empresa de gás, mas ninguém, como sempre, viu nada. A Polícia já abriu investigação sobre o caso. 



Lojas estão proibidas de vender motos por 'morte súbita' em Vitória da Conquista

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal de Vitória da Conquista determinou a suspensão e cancelamento imediatos de contratos vigentes do plano “Morte Súbita” para compra de motocicleta na cidade. A ação do Ministério Público Federal foi aceita pela Justiça no dia 6 deste mês. O plano de vendas se caracteriza pelo formato de que o contemplado deixa de pagar as parcelas remanescentes do produto caso seja sorteado. Entre os réus estão: Jair Lagoa Motocicletas Ltda., Legal Motos Ideal – Comércio de Veículos Ltda., D+ Motos Ltda., CVC Comércio de Veículos Conquista Ltda., Fábia Motos, Gran Vitória Motos Conquista Ltda., Brasil Car Ltda. e Aliança Portugal Motos Ltda-ME. Segundo o pedido do Ministério Público Federal, acatada pelo juiz federal Fábio Stief Marmund, o consórcio realizado era ilegal, porque a empresa não tem autorização do Banco Central para funcionar como instituição financeira. Os pagamentos dos consórcios eram feitos através de boletos bancários.



Sucesso do funk, 'Parará-tim-bum' está proibido de tocar e no youtube

(Foto: Reprodução)

A Mc Tati Zaqui foi proibida de tocar o seu hit Parará-tim-bum. A Peermusic do Brasil Edições Musicais Ltda, proprietária dos direitos da versão original da música Heigh Ho, de autoria de Larry Morey e Frank Churchill foi quem determinou a proibição. Segundo o colunista Leo Dias, a empresa tomou conhecimento da versão através da Som Livre. A Peermusic entrou em contato com a funkeira que acatou a decisão de não executar mais a música. O videoclipe já foi retirado do YouTube. Ainda de acordo com o jornalista, um dos motivos para a não liberação de Parará-tim-bum foi a erotização da letra e do clipe. Além de plataformas de rádios e TV, lojas de música on-line também não poderão comercializar a música.



Estuprador é preso pela Polícia Civil de Jânio Quadros

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Polícia Civil prende estuprador.  Jorge Silveira da Silva foi preso hoje pela prática de um roubo tentado e um estupro. O indivíduo também é suspeito de autoria de outros estupros em Guajeru e Condeúba. O Auto de Prisão foi lavrado pelo Delegado Francisco Tadeu