ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Malhada de Pedras: Homem é esfaqueado em bar após discussão por causa de um isqueiro

O homem que recebeu as facadas teve que ser conduzido às pressas pelo SAMU 192 e ser trazido para Brumado (Foto: 97NEWS)

Alguns crimes e até homicídios ocorridos nos dias de hoje têm a motivação mais banal possível, fazendo a vida humana ser avaliada como uma “folha de papel”. Um caso desse gênero ocorreu na noite desta terça-feira (17) no município de Malhada de Pedras, onde dois homens que bebiam juntos em um bar da cidade, teriam ido às vias de fato por causa de um isqueiro. A agressão se intensificou e um deles acabou golpeando o outro com uma faca, o que gerou tumulto no local. Uma ambulância do SAMU 192 trouxe a vítima para o Hospital Magalhães Neto em Brumado e segundo informações obtidas ele não corre risco de morte. Não foram revelados os nomes do agressor e da vítima. 



Enem deste ano não servirá como certificação do ensino médio, diz ministro

(Divulgação)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou hoje (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais como meio para se obter uma certificação de conclusão do ensino médio. “A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, disse Mendonça Filho após sair de uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, o Encceja, que já é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também como certificação do Ensino Médio já a partir do segundo semestre deste ano. “O Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior… [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio”, disse Mendonça Filho. A provável exclusão do certificado de conclusão do ensino médio do Enem havia sido antecipada pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, em novembro. Outra possível alteração seria a exclusão de treineiros, aqueles que fazem a prova só para testar conhecimentos. Uma consulta pública será lançada amanhã (18) a respeito de outras alterações no Enem, com o objetivo de adequar o exame à reforma no Ensino Médio, ainda em discussão no Congresso Nacional. Mendonça Filho dará entrevista coletiva sobre o assunto às 11h de quarta-feira.



MPF aciona prefeitos de três municípios na Bahia por omissão de informações

Gestor e ex-gestores das cidades de Ibititá, São Gabriel, e Wagner foram acionados por não prestarem informações sobre uso de recursos federais, licitações e pagamento de servidores municipais (Foto:

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) ajuizou, ainda em dezembro de 2016, quatro ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedidos liminares, contra Edicley Souza Barreto, Gean Ângela Rocha e Natã Garcia Hora, por omissão de informações durante as gestões encerradas em 2016 nos municípios baianos de Ibititá, São Gabriel, e Wagner, respectivamente. Edicley Barreto, reeleito para o cargo de prefeito em Ibititá (BA), a 526km de Salvador, responde a duas das quatro ações ajuizadas em dezembro — e, ainda, a outras duas anteriores, de outubro de 2016. O prefeito é acusado de não fornecer informações requisitadas pelo MPF sobre possíveis irregularidades na utilização de verbas federais provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e também em licitações, utilizando recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para execução de contratos com uma construtora. Gean Ângela Rocha, ex-prefeita de São Gabriel (BA), a 494km de Salvador, é acusada de omitir informações sobre irregularidades no pagamento dos profissionais de Educação do município – incluindo atrasos de pagamento que foram confirmados pela própria ex-gestora. O MPF requisitou informações mais específicas a ela sobre verbas destinadas a esses servidores e aos atrasos ocorridos na sua gestão desde 2013, no que não foi atendido. Natã Garcia Hora, ex-prefeito de Wagner (BA), a 407km de Salvador, foi acionado por não fornecer informações sobre possíveis irregularidades em uma licitação realizada pela prefeitura em fevereiro de 2016. Nas ações, ajuizadas pelo procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, o MPF requer, liminarmente, que os três acusados forneçam as informações previamente solicitadas; que Edicley Barreto envie informações sobre contas referentes ao recursos do PDDE e das licitações; e que Natã Hora também envie informações sobre o processo licitatório em questão. O órgão reafirmou os pedidos em caráter definitivo e requereu que os três acionados sejam condenados nas penas previstas no art. 12, inciso III da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor do salário recebido; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber dele benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por três anos.



Onda dos Desaparecimentos em Brumado: Novo registro é feito na Polícia Civil

Segundo a esposa, Leandro Ferreira Silva está desaparecido desde de o último sábado (Foto: Divulgação Polícia Civil)

O ano de 2017 se iniciou trazendo uma onda de desaparecimentos estranhos em Brumado, os quais, em cerca de 90% dos casos envolvem pessoas do sexo masculino. Vários casos já aconteceram nesse sentido, os quais revelam outro fato preocupante que são episódios depressivos que disparam o gatilho para o desaparecimento. O agravamento da crise, a falta de dinheiro, problemas conjugais, quebra do diálogo com os filhos e outros fatores estão fazendo os homens entrarem no “quarto do desespero” e com isso a ideia de desaparecer acaba ficando mais robusta, pois assim conseguem chamar a atenção sobre isso. Nesta terça-feira (17) mais um caso desse tipo foi registrado na DP, onde uma brumadense registrou o desaparecimento de seu esposo Leandro Ferreira Silva, o qual está fora de casa desde o último sábado (14). Ele que é ciclista teria ido fazer o seu treinamento rotineiro e não retornou para a sua residência. Segundo o relato ela teria feito contato com um caminhoneiro que disse que deu uma carona para ele que estava totalmente desorientado, mas não revelou o local. A Polícia iniciou uma investigação, mas qualquer pessoa que tiver informações de Leandro entrar em contato com o celular (77) 9.8849-0697. Ele tem 26 anos, olhos castanhos, cabelo ondulado e 1,85m de altura. 



Aprofundamento da Crise: Após fechar seu empreendimento, ex-empresário usa placa para conseguir um emprego

Cleverson dos Santos, de 38 anos, fica em sinaleiras de Salvador. Ele é casado, tem duas filhas e última carteira assinada foi em 2014 (Foto: Reprodução)

O baiano Cleverton dos Santos, de 38 anos, criou uma estratégia para fugir do desemprego em Salvador. Ele fica em uma sinaleira da capital baiana com um cartaz. Nele estão escritas as habilidades profissionais dele: encanador, mecânico de elevador e pedreiro, além de possuir  carteira de habilitação B. Cleverton é casado e tem duas filhas. O último emprego que teve a carteira assinada foi em 2014. Desde então, já trabalhou em feira, vendeu picolé, pipoca e até abriu uma empresa. “Tive a ideia de abrir uma empresa, contratei 13 colegas para trabalhar junto comigo, fomos para São Paulo, mas por conta da crise, em 2016, eu tive que demitir oito, ficar com cinco. No meado do ano, eu tive que mandar todo mundo embora porque a crise pegou mesmo”, relatou. De microempresário, Cléverton entrou para a lista das quase 60 mil pessoas que perderam o emprego no ano passado na Bahia, segundo dados do Cadastro de Emprego e Desemprego (Caged).



População de Barra do Choça está apavorada com onda de ataques de escorpiões

Crianças tem sido os principais alvos dos bichos. Uma menina morreu e outras duas crianças foram picadas. Prefeitura municipal diz que realiza ações para tentar prevenir ataques (Foto: Reprodução Rede

Moradores de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, estão preocupados com ataques de escorpiões após uma criança de seis anos morrer e outra ficar em estado grave após serem picadas no município. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), somente em 2016, 71 pessoas foram picadas por escorpiões na cidade. No estado, foram nove mil acidentes com escorpiões, segundo dados do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave). O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (11), quando uma criança de 12 anos foi atacada enquanto dormia na casa onde mora, no bairro Ouro Verde. A vítima foi encaminhada para um hospital da cidade, mas já teve alta e passa bem. A situação, no entanto, é considerada mais crítica na zona rural do município, onde os moradores afirmam que os escorpiões aparecem com muita frequência. No assentamento Pátria Livre, onde moram 32 famílias, uma menina de 9 anos morreu em novembro do ano passado após ter sido atacada.



Em nova vistoria na Carceragem da DP de Brumado são aprendidos celulares, carregadores, canivete e serra

O material apreendido na revista (Foto: 97NEWS)

Enquanto o dilema do funcionamento do Presídio de Brumado não é resolvido, as constantes apreensões de drogas, celulares, serra e objetos cortantes, que são atirados no teto da Carceragem da DP de Brumado, continuam sendo apreendidos pela Polícia. Vale ressaltar que muitas dessas “encomendas” conseguem chegar ao seu destino final. Nesta segunda-feira (16), o coordenador substituto, Dr. Marcos Torres, visando combater essa prática de forma mais plena, executou, juntamente com a equipe de investigadores da 20ª Coorpin, uma nova revista nas celas e, mais uma vez foram encontrados vários celulares, carregadores, um canivete, um pedaço de serra, vários carregadores, fios para conexões de internet, uma pequena quantidade de maconha e um cartão de memória para celular. Os objetos foram recolhidos e levados para o local adequado. 

Foto: 97news


Brumado: Polícia apreende 5kg de maconha que estavam enterrados às margens do Rio do Antônio

Os tabletes da droga estavam enterrados às margens do Rio do Antônio e encaminhados à Justiça (Foto: 97NEWS)

Os piratas de outrora buscavam os tesouros escondidos enterrados nos lugares mais longínquos, mas, passados os séculos, nos dias atuais, em plena era da modernidade, ainda existem outros “tesouros” que são enterrados pelos transgressores. Em Brumado, um desses “tesouros” acabou sendo desenterrado por soldados da Polícia Militar, os quais conseguiram pistas que os levaram às margens do Rio do Antônio, no Bairro Dr. Juracy, mais precisamente na Rua Princesa Leopoldina, onde foram encontrados debaixo da terra vários pacotes embalados contendo maconha. As primeiras impressões dão conta que no mínimo 5kg da droga estavam enterrados. O fato que aconteceu nos últimos dias estava sendo mantido em sigilo pela Polícia para não atrapalhar as investigações. A droga foi levada ao Fórum na manhã desta terça-feira (17) e ainda não há informações sobre quem seriam os “proprietários” da mesma. 



‘A situação de descaso com o Santa Tereza chegou ao limite’, protesta radialista Carlos Silva, após constatar denúncias de moradores

A areia vem tomando as ruas e causando acidentes com motociclistas (Fotos: 97NEWS)

Após receber inúmeras denúncias de moradores do Bairro Santa Tereza, o radialista Carlos foi verificar, na manhã desta terça-feira (17) a situação e segundo ele “o quadro está carregado com as tintas da indiferença e do descaso”. Se mostrando muito irritado com o que presenciou, ele “subiu nas tamancas” e protestou que “as praças do bairro estão cheias de mato e sem piso, que dá um aspecto de abandono, como se fosse uma terra esquecida. As ruas estão cheias de areia que vem da chuva e muitas delas esburacadas”. Ele chamou a atenção para a Rua Urbano Rizério Amorim relatando que “essa é uma das piores situações, valendo lembrar que é uma das vias principais que dá acesso ao bairro. A areia está causando vários acidentes com motociclistas como acabei de presenciar, onde uma mulher que estava com seu filho na garupa foram ao chão e tiveram ferimentos leves. Esperamos que a empresa que é responsável pela limpeza do bairro venha a agir com rapidez”. E finalizou destacando que “esperamos que o poder público municipal seja sensível e venha atender os clamores dos moradores que se dizem esquecidos”. Confira a videorreportagem:  



Nota de esclarecimento da Embasa

Foto: Arquivo/97news

Em relação à matéria “Moradores de Cristalândia irão acionar a Embasa no MP pelo fato da empresa ter cortado o fluxo da descarga de caudal ecológico”, publicada no site 97 News no dia 12 de janeiro, a Embasa informa que o volume de água liberado diariamente pela barragem de Cristalândia, no leito do rio de Contas, é superior à vazão necessária para atender o distrito de Cristalândia, localizado à jusante (abaixo) do reservatório. Na próxima semana, representantes da Embasa e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se reunirão com o intuito de definir cotas de alerta para a liberação da descarga ecológica, em períodos críticos, sem comprometer o abastecimento nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. É importante ressaltar que, além do período de estiagem que atingiu a região nos últimos meses, a existência ilegal de irrigantes no trecho do rio compreendido entre as comportas da barragem e a comunidade de Cristalândia tem contribuído consideravelmente para a redução da oferta de água para a localidade.



Rio do Pires: 1.623 pinos de cocaína e um HB20 são apreendidos em Operação da 20ª Coorpin

(Fotos: 97NEWS)

A 20ª Coorpin continua intensificando o combate ao tráfico de drogas em toda a região com a realização de várias operações que vêm obtendo resultados significativos. Nesta segunda-feira (16) uma ação articulada foi realizada no município de Rio do Pires, onde um local que funcionava como ponto de distribuição de drogas acabou sendo desativado. Após investigações, os agentes da PC chegaram à casa de Elisete Julia da Silva (34), que fica no Distrito de Ibiajara, onde foram encontrados 1.653 pinos de cocaína, além de uma grande quantidade de pinos vazios, que iriam também receber a droga. Na operação também foi apreendido um HB20 de placa policial PVU-4933 – Brasília, o qual tem forte com suspeita de adulteração do chassi. A mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O namorado dela, Armindo Nicolau de Oliveira, que é suspeito de comandar o tráfico no local, conseguiu fugir. 



Terminam nesta terça-feira (17) as inscrições para o sorteio eletrônico da Educação Profissional

(Foto: Divulgação)

Terminam, nesta terça-feira (17), as inscrições para o sorteio eletrônico da rede estadual de Educação Profissional. São ofertadas 11.748 mil vagas, para 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. As inscrições devem ser feitas exclusivamente, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). O sorteio será realizado às 15h do dia 23 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Somente poderá participar do Sorteio Eletrônico o estudante que tenha concluído o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da rede pública de Educação – no âmbito federal, estadual ou municipal – ou que tenha, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista  No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, Centro de Educação Profissional, curso e turno. Ele poderá alterar os dados pessoais, a senha, o curso e o turno para o qual pleiteia a vaga nos Centros até o último dia de inscrição. Não será permitido alterar o município de residência e o CPF. 



Em tentativa de assalto, ônibus da Novo Horizonte é alvejado na BR-116

Incidente ocorreu entre Feira de Santana e Santo Estevão. Criminosos aproveitaram que o ônibus tinha furado o pneu para tentarem roubar os passageiros.(Foto: Isaías Vip)

Tentativa de assalto na madrugada de domingo (15) para segunda (16) ao Ônibus da Viação Novo Horizonte, com itinerário Salvador a Paramirim, ocorreu na BR-116, próximo a Feira de Santana.  Segundo informações do jovem Thiago Brito, filho de José Carlos (da dupla Colado e Coladinho) de Paramirim um dos passageiros, o ônibus furou um pneu e por não ter macaco ele ajudou o motorista à fazer a troca do pneu. Neste momento chegaram os bandidos, atirando contra o ônibus e anunciando o assalto, mas graças a Deus ninguém ficou ferido. “Que esse incidente sirva de alerta a empresa para tomar as medidas de prevenção e manutenção necessário em seus veículos (ônibus) evitando transtornos aos passageiros e evitando novos assaltos com possíveis vítimas”. 



Brumado: dois indivíduos assaltam loja de celular no mercado municipal e dão coronhada em proprietário

Foto: Reprodução vídeo/97NEWS

Uma loja de celulares foi alvo de assaltantes na manhã desta terça-feira, dia 17, em Brumado. O assalto aconteceu no Bairro do Mercado, no estabelecimento que fica ao lado do Mercado Municipal. Conforme informações da polícia, os criminosos renderam o proprietário por volta das 07h30min. Eles chegaram em uma bicicleta, entraram na loja, e logo em seguida baixaram a porta do estabelecimento. Já dentro da loja, com o proprietário rendido, roubaram vários celulares, tabletes, e equipamentos de som. A quantidade levada pelos assaltantes, ainda não foi divulgada. O proprietário da loja, disse que não é a primeira vez que roubam o seu comércio, mas o que chamou a atenção, foi a abordagem violenta usada pelos marginais. “Eles me ameaçavam o tempo todo, um dos comparsas dizia, atira na cabeça dele, mata essa misera. Ficaram mais de dois minutos dentro da loja e isso nos surpreende, e também pelo fato de estarmos no mercado municipal, onde deveria ser um local mais seguro, mas não é”, reclama. Nas imagens de segurança obtidas com exclusividade pelo 97NEWS, mostra os marginais chegando na loja. Eles rendem o comerciante e em seguida começam a escolher celulares nas vitrines e um deles vai até o comerciante e dá uma coronhada em sua cabeça. A ação dura mais de dois minutos, sem que eles sejam incomodados. O empresário reconhece o trabalho da polícia, mas destaca que a situação está insustentável. Ele até questiona o fato de porque insiste em manter um negócio que volta e meia vem sendo alvo de ataques dos bandidos. “É demais. Os policiais fazem a sua parte. Agradeço por virem aqui e demonstrarem interesse, mas já não está dando para aguentar. A loja já foi arrombada várias vezes e agora usaram muita violência, colocando em risco a mim e a minha família”, desabafa. Após o roubo, os assaltantes correram, e deixaram a bicicleta usada no assalto para trás. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas na região para tentar encontrar os indivíduos que praticaram a ação. 

Foto: 97NEWS


Brasil: Com autorização da justiça doenças raras poderão ser tratadas com folha da maconha

Foto: Reprodução

Uma família de São Paulo recebeu, no fim de dezembro, um habeas corpus que autoriza o cultivo de maconha para uso próprio e medicinal. A harle-tsu, variedade de maconha com maior concentração de canabidiol, é utilizada para o tratamento da filha Clarian, 13 anos, que sofre de síndrome de Dravet, uma doença rara que provoca epilepsia. "Falei: Excelência, eu já estou plantando. E não me sinto criminosa por isso", afirmou a bancária Maria Aparecida de Carvalho, mãe da menina, sobre uma das audiências que levaram à decisão. A medida impede, que autoridades policiais efetuem prisão em flagrante ou apreensão e destruição das plantas. "Não há a menor dúvida que o semear, cultivar e dispor da planta por esta família nada tem a ver com o tráfico", escreveu o juiz Antônio Patino Zorz, da Corregedoria de Polícia Judiciária de São Paulo, em despacho. A decisão foi precedida de aval semelhante para duas outras famílias com crianças que sofrem de doenças raras. O advogado Emílio Figueiredo, da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, ressaltou que foram as primeiras autorizações desse tipo no país. Anteriormente, o uso medicinal de maconha apenas era concedido por meio de pedidos para que o Estado fornecesse medicamentos produzidos no exterior. "O Estado alega que não tem dinheiro, que está em crise. Já estou esperando há um ano e cinco meses, mas a doença não espera. Tive que fazer alguma coisa", relatou Alexandre Meireles sobre a tentativa de solicitar medicamento para tratar o filho Gabriel, 14 anos, que sofre de epilepsia severa. "Se o Estado não pode cumprir esse papel, ele tem que permitir ao menos que nós façamos", ressaltou Margarete Brito, presidente da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal e mãe de Sofia, 8 anos, que tem síndrome de CDKL5, doença rara que causa epilepsia. As famílias extraem da planta um óleo artesanal que tem a capacidade de reduzir as crises. O receio ter as plantas apreendidas levou as famílias a buscar a autorização.



Bahia: Defensoria Pública faz revisão de processos para evitar conflitos e garantir direitos de presos

Foto: Divulgação

Desde 2015, a Defensoria Pública da Bahia tem lotado defensores públicos nos estabelecimentos penais do estado a fim de evitar conflitos e rebeliões, e garantir ao máximo o direito dos presidiários. De acordo com o defensor público geral em exercício, Rafson Saraiva, em 2015 foi designado um defensor público para a penitenciária de Eunápolis, que não contava, até então, com um defensor na localidade. Ao ser questionado sobre as ações preventivas que estão sendo tomadas pelo governo estadual, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria para evitar casos como os do Amazonas, de Roraima e do Rio Grande do Norte, o defensor afirma que, desde 2016, a instituição tem adotado medidas para que a Lei de Execuções Penais seja cumprida. Segundo Rafson, a garantia de direitos dos apenados é uma das formas para se evitar conflitos, pois “as pessoas que estão presas continuam tendo direitos como todo cidadão”. A instituição, desde o ano passado, já faz revisão da situação das pessoas encarceradas atendidas por defensores. Essa revisão é uma progressão da pena, uma forma de diminuir o tempo de encarceramento. “No Estado de Direito, como é o nosso, as pessoas não podem cumprir penas maiores do que as que elas foram condenadas, nem ficarem presas sem motivo legal. A liberdade deve sempre prevalecer. Além de reavaliarmos o trabalho ordinário, estamos reavaliando para revisitar e ver se tem alguma pessoa fora da situação. A medida em que vamos verificando que é possível relaxar prisões, pedir progressão de regime, livramentos condicionais, os pedidos vão sendo feitos e apreciados pelo Judiciário”, explica. Ele também endossa o coro de especialistas de que o problema prisional da Bahia é o mesmo do Brasil: a quantidade de presos provisórios. “40% dos presos não foram julgados, nunca foram condenados. Parte deles pode ser absolvida, parte deles podem ser até condenado, mas a uma pena menor por conta do tempo em que já ficaram presos. Os não condenados se submetem a uma situação de muito mais incerteza por não saberem quanto tempo ficarão lá. Isso é um foco de instabilidade nas unidades prisionais”, afirma. Leia mais sobre o tema na coluna Justiça!

 



Após surto, vacinação contra febre amarela acontece em 45 cidades da Bahia; em Brumado aumenta a procura pela vacina

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomendou que 45 municípios do estado imunize 100% da população, após o surto da febre amarela em Minas Gerais, estado que faz divisa com a Bahia. Apesar da preocupação, não há nenhum registro de febre amarela na Bahia. A secretaria destaca que a recomendação não é uma campanha de imunização, por isso não foram infomadas data de início. De acordo com o órgão, as doses já estão disponíveis nos municípios e a vacinação faz parte do calendário da secretaria. Já são 38 mortes notificadas em Minas Gerais e dois óbitos no noroeste paulista, em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto. Até a última sexta-feira (13/01), 133 casos relacionados à doença eram investigados pelo Ministério da Saúde. O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados. A vacinação contra a febre a amarela não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo, pois pode causar reações. Em Brumado, Segundo a Vigep - Vigilância Epidemiológica aumentou a procura da vacina contra o vírus nos postos de saúde da cidade, mas não se sabe a quantidade de pessoas que procuram pela dose, mas sabe-se que quem procura pela vacina, são pessoas que já haviam tomado a dose a mais de 10 anos atrás. Ainda segundo a Vigep, não ha nenhum caso suspeito da febre amarela no município e o estoque da vascina está normalizado. O Minsitério da Saúde informa ainda que a doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.



Fé: Quadro clínico da pequena Valentina Vitória melhora e cirurgia no coração já está descartada

Carolina Silva e sua filha, a pequena Valentina Vitória. Uma história de fé, superação e vitória (Foto: 97NEWS)

A fé é capaz de mover montanhas e no caso da Pequena Valentina Vitória, uma bebê brumadense de apenas 3 meses de idade, os montes já estão se transformando em verdes campinas, pois, segundo informações de sua mãe, a estagiária Caroline Barros da Silva (21), passadas ao 97NEWS nesta segunda-feira (16), o quadro clínico da bebê evoluiu positivamente e a melhor notícia de todas foi que ela não precisará mais da cirurgia no coração. “Ela está bem melhor graças a Deus. Após fazer o ecocardiograma verificou-se que ela não vai mais precisar fazer a cirurgia no coração. Foi constatado o sopro, mas pode ser corrigido com o tempo” declarou Caroline Silva que ainda fez questão de complementar que “ela deve sair da UTI daqui alguns dias e receber alta. Então logo a nossa guerreira estará com a gente”. Ela aproveitou e agradeceu a todos que oraram por sua filha. 



Brasiliense morre em Tocantins ao cair de penhasco de 70 metros

Foto: Arquivo Pessoal

Um brasiliense morreu em Palmas na manhã deste domingo (15/1) depois de cair de um penhasco de 70 metros de altura na zona rural da Serra do Carmo. Pierre de Freitas estava acompanhado de uma turista canadense e teria se desequilibrado e caído ao tentar tirar uma foto perto do penhasco. Ele morreu na hora. Os policiais precisaram de auxílio de um helicóptero para retirar o corpo do artista plástico. Nascido em Brasília, Pierre morava em Palmas, onde foi presidente da Fundação Cultural entre 2008 e 2010. Era bacharel em Artes Visuais, com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Goiás. Reconhecido em Tocantins pelo trabalho de artista plástico que fazia, chegou a receber o título de cidadão palmense. Há menos de 24 horas, o artista plástico postou uma foto pulando no Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina (BA). Na legenda, escreveu que estava voltando para casa. “Morro do Pai Inácio, voltando para casa com muita saudade mas com tempo para pular, EU PULO MESMO”. Pelas redes sociais, amigos do artista plástico lamentam a morte e lembram dele como uma pessoa alegre. Pierre deixa mulher e três filhos.



Rio do Antônio: mulher do distrito de Ibitira faz apelo por uma cadeira de rodas motorizada

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ver o seu sonho se tornar realidade, a moradora de Ibitira, distrito da cidade de Rio do Antônio, Nalva de Lourdes Alves, de 39 anos, começou uma campanha nas redes sociais. Nalva que é deficiente fisica, tem Poliomielite (paralisia infantil), desde quando nasceu. Em contato com o 97NEWS, a jovem explicou que não tem condições de comprar uma cadeira de rodas motorizada. Por ser filha de lavradores, ela informou ainda que sua família não tem condições para adquirir o equipamento que é muito caro no mercado. Como ela é fã das redes sociais, resolveu então criar uma página no Facebook para que amigos e simpatizantes á ajude a realizar seu sonho. Em uma rápida pesquisa que o 97NWS fez em sites especializados na venda da cadeira motorizada, vimos que os preços variam de R$ 10 a 12 mil. Então se você quer ajudar Nalva de Lourdes Alves a realizar o seu sonho, deposite qualquer valor em uma das contas poupança. Banco Brasil, conta: 10551-1, agência: 3835-0 ou Banco Bradesco, agência: 3092-9, conta: 3475-4, em nome de  Nalva de Lourdes Alves.