ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi


Brumado: Prefeitura deverá embargar obra de passagem molhada que está sendo construída sobre o Rio do Antônio

A obra que está em fase final deverá ser embargada nesta quinta-feira (02) (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A postura da Secretaria Municipal de Infraestrutura adotada na nova gestão municipal será de total intransigência às obras irregulares, as quais estejam fora das normas específicas amparadas pela Lei. Dentre as muitas obras que estão na mira da Seinfra, uma deverá sofrer o embargo por parte do Departamento de Meio Ambiente nesta quinta-feira (02). A obra em questão é a construção de uma passagem molhada no leito do Rio do Antônio na Comunidade de Passagem que irá beneficiar um grande número de famílias que moram na região. A obra que está orçada em R$ 60 mil, que é fruto de uma emenda parlamentar obtida pelo deputado federal Waldenor Pereira, estaria em fase de conclusão, mas, segundo o secretário municipal de infraestrutura Renato Mendonça, “ela não possui alvará de construção”. Mendonça ainda fez questão de esclarecer que “não se constrói passagem molhada no leito de um rio, pois é um erro técnico. No caso em questão, mesmo que, devido às sistemáticas secas, o Rio do Antônio está seco, isso não é garantia que ele no futuro não voltará à sua normalidade, então a obra está fora do padrão, pois ali deveria ser construída uma ponte, já que uma passagem molhada não suportaria um volume de águas mais denso”. Sobre qual será a medida tomada pela administração, ele foi taxativo ao afirmar que “como não tem alvará e a construção está fora das normas, hoje mesmo o departamento de meio ambiente irá embargar a obra”. E finalizando foi feito o questionamento de uma possível demolição da mesma, sobre o qual o secretário respondeu que “vamos fazer um estudo sobre qual será a melhor saída para essa questão, pois poderá ser encontrado um meio para que isso não seja necessário, pois não é a nossa intenção, o que queremos é somente fazer valer a lei, disso não abrimos mão”. 



Comunicado Sextaneja `Da cama pro Boteco´

Foto: Divulgação

Venho a público comunicar que, de forma prematura, encerra-se a nossa primeira edição da "SEXTANEJA da cama pro Boteco. Foram quase três meses de um projeto de MÚSICA SERTANEJA, gratuito, no qual nos reuníamos todas as sextas-feiras no BOTECO SHOW BAR, com o propósito de nos divertirmos, ouvir músicas de qualidade, rever amigos e fazer novas amizades. O Boteco se tornou o ponto de encontro da sociedade brumadense, que há tanto necessitava de lazer. A escolha de um local bem localizado, aconchegante, bonito, organizado, receptivo e de respeito engrandeceu meu nome como artista, me fazendo muito orgulhoso da escolha do Boteco Show Bar, para ser nosso local de encontro, esse lugar tão atrativo. A SEXTANEJA foi idealizada por mim, com muito carinho, e logo abraçada com o mesmo sentimento por todos do Boteco Show Bar, Léo e demais funcionários. Logo de cara, na estreia, a resposta da população foi imediata. Pessoas de todas as classes sociais que queriam se divertir de forma educada e ordeira estavam ali. Sendo assim, do início ao fim do projeto, gostaria de agradecer a todos, que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que a "SEXTANEJA da cama pro Boteco" se tornasse o melhor projeto musical já visto em nossa cidade. Aos patrocinadores, o meu muito obrigado, por acreditar, incentivar e investir. Obrigado também aos meus músicos, que, em dedicação diária, sonharam junto comigo e fizeram acontecer. Obrigado ao proprietário do BOTECO show bar, por tanto carinho, respeito e dedicação, tanto com a SEXTANEJA quanto com esse humilde artista. Jamais esquecerei cada ideia que tive e que foi abraçada por vocês com entusiasmo e criatividade, toda mobilização nas redes sociais a cada postagem. Foi um sonho lindo ter trabalhado com pessoas tão maravilhosas!! Obrigado a todos os funcionários do BOTECO, pelo respeito e serviços prestados aos clientes durante o projeto. Obrigado a meu irmão e sócio Alecarlos Pires, por estar ao meu lado trabalhando e acreditando que as coisas são possíveis. E por fim, obrigado a todos vocês de Brumado e visitantes de outras cidades, por estarem presentes, cantando, curtindo junto comigo, na paz, durante todo esse tempo e, ao final de cada apresentação, irem pra casa de forma ordeira e educada, acabando o evento sem nenhuma ocorrência desagradável, sem brigas e sem confusão. Jamais vi nessa cidade um evento tão pacífico. Estejam certos de que muito em breve nos veremos em mais projetos musicais e com certeza a SEXTANEJA ano 2 virá com o mesmo brilho, beleza e alegria. Obrigado a imprensa, que, com uma linda cobertura, puderam mostrar para todos a organização do projeto bem como a opinião dos jovens e frequentadores da SEXTANEJA. Fiquem com Deus e acreditem. Quem anda com Deus pode tropeçar, cair jamais.

 



Brumadense de Futebol 2017: definidos os times para o início do Campeonato

Foto: Arquivo/97news

A LBF - Liga Brumadense de Futebol divulgou esta semana as regras e o formato do Brumadense de Futebol 2017. Foram apresentados os 12 clubes que disputarão o campeonato que começa dia 05 de março, sempre às 15h30min. O primeiro jogo será entre Espanhol x Califórnia, times integrantes do Grupo A. Com a presença dos dirigentes dos clubes, foram definidos os confrontos da primeira rodada da competição. Além de Feirense, São José, Bahia, Real São Félix, Botafogo, Vitória, Santos e Vila que disputaram a competição no ano passado, este ano teremos a estréia do Espanhol e do Boleiros e a volta do Califórnia e do Magnesita. Os Grupos "A" e "B" ficaram definidos com seis equipes cada um. Lembrando que em paralelo com o campeonato haverá também a categoria do juvenil. Este ano o atual campeão, o Umburanas, vai ficar de fora do campeonato por não concordar com algumas regras da LBF.



Crivella nomeia filho como secretário da Casa Civil

Estou à disposição’, diz filho do prefeito, sobre assumir o cargo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/crivella-nomeia-filho-como-secretario-da-casa-civil-20861075#ixzz4XWS7roZ

Ao assumir a prefeitura, no dia 1º de janeiro, Marcelo Crivella anunciou um desejo: “Gostaria que hoje estivesse tomando posse nessa equipe meu próprio filho, que esteve comigo nos tantos anos que passei na África e no sertão. E ele me acompanhou nas campanhas políticas, sobretudo nessa última". O herdeiro ainda não estaria pronto para assumir um cargo no executivo municipal porque, segundo o pai declarou na ocasião, “um compromisso de trabalho no exterior o impediu de vir. Mas espero poder contar com seu apoio para breve". O sonho, agora, está prestes a se realizar. Marcelo Hodge Crivella, o Marcelinho, como é chamado pela família, será o novo secretário da Casa Civil, no lugar de Aílton Cardoso da Silva, ex-assessor parlamentar do prefeito no Senado, como confirmou o prefeito ao GLOBO nesta quarta-feira. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial. O atual secretário, Ailton Cardoso da Silva, foi deslocado para chefia de gabinete do prefeito. Já Margareth Cabral, que ocupava a pasta, virou assessora especial da prefeitura. As nomeações parecem ter pego de surpresa até mesmo a equipe responsável pelo Diário Oficial. Apesar das nomeações constarem da página 3, no expediente da prefeitura, publicado na página 2, não consta o nome do filho do prefeito. No expediente, Ailton Cardoso ainda aparece como responsável pela Casa Civil enquanto Margareth, como chefe de gabinete. O filho de Crivella tem frequentado o Palácio da Cidade quase diariamente. Aonde o prefeito vai, Marcelinho vai atrás, como na manha desta quarta-feira, em Santa Cruz, na entrega de apartamentos do Minha Casa Minha Vida. São parecidos até no jeito de falar, com uma diferença no penteado: Crivella joga o topete para a direita; Marcelinho, para a esquerda.


 



Bahia: Sobe para 64 o número de casos de doença que deixa urina preta

Foto: Reprodução

O número de casos de mialgia aguda, doença misteriosa conhecida por provocar dor muscular intensa e deixar a urina preta, subiu de 52 para 64 na Bahia. Os dados são referentes ao período entre 14 de dezembro de 2016 e 24 e janeiro deste ano. O novo boletim foi divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até agora, duas pessoas morreram com suspeitas da doença no estado. Os primeiros registros de sintomas da doença foram registrados na Bahia em dezembro de 2016. Segundo a Sesab, dos 64 casos registrados no levantamento, 60 ocoreram em Salvador. Trinta e três já podem ser classificados como suspeitos por causa dos resultados das amostras de sangue. Além da capital baiana, os municípios de Vera Cruz, Dias D’Avila, Camaçari e Alcobaça registraram um caso cada. O boletim que apontava 52 casos no estado foi divulgado pelo órgão no início do ano e levava em conta o período até o dia 5 de janeiro. Antes disso, o último levantamento, realizado seis dias antes, levava em conta 30 casos. Os sintomas da doença são dor muscular intensa, de início súbito, acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, associada a dores nos braços e/ou dorso, coxas, panturrilhas sem causa aparente e elevação de creatinofosfoquinase. Os pacientes podem também chegar a um quadro de insuficiência renal e, por isso, apresentar urina escura.



Brumado: Dois homens são acusados de estelionato por locarem veículo em nome de empresa

Foto: Arquivo/97news

Victor Barbosa da Silva e Léo Rafael Ferreira Alencar estão sendo acusados de estelionato. Segundo boletim de ocorrência registrado na delegacia de Brumado na última segunda-feira (30/1), os dois locaram por duas vezes um veículo da Empresa Localiza, com filial em Brumado. Ainda de acordo com o boletim, os veículos teriam sido locados por Victor e por Léo, através de contratos em nome da empresa ARP - Construções e Empreendimentos LTDA, mas sem o conhecimento do proprietário da mesma. No Registro de ocorrência, o dono da ARP afirmou que não conhece os dois homens. O que levou o dono da empresa a procurar a polícia, foi que na última locação, um dos veículos utilizados por Victor e Léo, foi entregue a Localiza com o pára-brisa quebrado, e a partir dai então, a locadora começou a cobrar da empresa ARP um boleto em relação ao conserto do veículo. Não tendo conhecimento do fato o representante da ARP e o gerente da Localiza, procuraram a delegacia para relatar o fato. A polícia civil abriu um inquérito e vai localizar os dois homens acusados de estelionato para se justificarem e pagarem o prejuízo causado.



Brumado: idoso é mantido em cárcere privado e meliantes roubam dinheiro e produtos de sua mercearia em Itaquaraí

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (01/2) um idoso de 68 anos que não teve sua identidade revelada, com medo de represálias foi mantido em cárcere privado no distrito de Itaquaraí em Brumado. Em depoimento a polícia, ele falou que o fato aconteceu na tarde desta terça-feira (31/1) em seu estabelecimento comercial. " Eu estava dentro da mercearia, quando quatro homens chegaram em um carro da marca Hyundai na cor cinza, a placa era de São Paulo. Um entrou e pediu um cigarro, e quando eu virei para pegar, o outro entrou e sacou um revólver dizendo que era um assalto." Informou a vítima. Em seguida o idoso entregou cerca de R$ 2.500 que estava no cofre do estabelecimento. Não contentes com o valor, os meliantes entraram na residência em busca de mais dinheiro, como não havia, eles retornaram ao comércio e levaram vários produtos e fugiram em direção Brumado. A polícia está investigando o caso. 



Brumado: Recém-nascido que corre risco de morrer ainda aguarda por uma UTI

Foto: Divulgação

Uma bebê recém-nascido internado no Hospital Professor Magalhães Neto, e que corre risco de morrer, ainda aguarda ser transferido para UTI - Unidade de Terapia Intensiva. O 97NEWS já havia veiculado em outra matéria sobre o caso. Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações neonatal. A Justiça já determinou a transferência da criança para que possa ser submetida a um tratamento para salvar a sua vida e estipulou multa de R$ 20 mil por hora ao Estado, se a transferência não for cumprida, mas, mesmo após a liminar, nenhuma vaga ainda foi disponibilizada. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as medidas estão sendo feitas para conseguir a vaga, mas até o momento, nenhuma UTI da região e da capital tem vaga. O pai do pequeno Pedro, Elian Almeida, falou ao 97NEWS que Pedro desde que nasceu enfrenta complicações de saúde. "A qualquer momento ele pode morrer, porque sem a medicação não tem como ter um retorno", disse o pai. O relatório médico diz que o bebê tem edema generalizado, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo.



Brumado: Antecipe seu sucesso na Comcert Educação profissional e Informática

Foto: Divulgação

Acelere seu crescimento profissional na Comcert  Educação profissional e Informática. As matrículas já estão abertas em Brumado para os cursos de:
☑ Auxiliar Administrativo
☑ Operador de Caixa
☑ Assistente de Contabilidade
☑ Informática
☑ Manutenção de Computadores
Cursos interativos com qualidade comprovada e certificado reconhecido em todo país. É hora de se qualificar. Não perca esta oportunidade! Rua Sargento Antenor Santos, 224 A,
Bairro das Flores - Brumado (Próximo ao Supermercado Bom Preço). Informações (77) 3441-6542



Brumado: Familiares de detentos são impedidos de entregarem alimentos e realizarem visita íntima

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Toda quarta-feira como já é de rotina, os familiares dos detentos levam alimentos e fazem a visita intima na delegacia de Brumado. Só que ao chegarem na carceragem da 20ª Coorpin na manhã de hoje (01/2) foram informados de que os 26 detentos que estão custodiados não iriam receber a visita e nem os alimentos. Segundo os parentes dos presos, a alegação foi de mal comportamento por parte dos custodiados. Pois no último domingo, ouve uma tentativa de fuga. Além disso, outros fatos contribuíram para isso, como em boletim registrado na própria delegacia informando que detentos aviam jogado urina nos agentes, quando eles estavam fazendo a inspeção do local. Devido a este e demais atos infracionais, foi bloqueada a visita desta quarta-feira, por medida de segurança. O coordenador da 20ª Coorpin não nos informou se na próxima quarta, haverá a visita íntima.

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Brumado: Fundação da AUCIB é considerada marco histórico contra a corrupção

(Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após encontros preliminares e elaboração de uma agente positiva a AUCIB – Auditoria Pública Cidadão da Bahia teve a sua cerimônia de fundação realizada na noite desta terça-feira (31) no auditório do SEMAC e contou com a presença de vários segmentos da sociedade civil organizada como OAB, Maçonaria, Modera, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito entre outros. Outro dado que tem que ser registrado foi a presença do vereador José Ribeiro Neves, que foi o único representante do Poder Legislativo que esteve presente ao ato de fundação. Após as saudações iniciais, foi lido e debatido o Estatuto que regerá a ONG, com a apresentação de proposições, tendo, por meio do entendimento democrático, a aprovação final por unanimidade, dando assim a natureza jurídica para a entidade que promete ser um marco nas ações em busca da moralidade pública. Tendo a função precípua de fiscalizar, da forma mais abrangente possível, os órgãos públicos, ONGs e, inclusive, empresas privadas que recebem verbas públicas, a AUCIB vem se constituir num divisor de águas, abrindo uma nova era em Brumado e na Bahia no combate à corrupção, feita sob o solo da Cidadania, defendendo de forma inédita e intransigente a moralidade da causa pública. Todos os presentes se comprometeram a formar a assembleia permanente, que terá uma participação muito importante em todos os cursos da entidade. Vários pronunciamentos foram feitos, os quais exaltaram a iniciativa e parabenizaram a coragem em se criar um sólido organismo, com base popular, que venha a contribuir de forma muito positiva para a fiscalização da aplicação correta das verbas públicas. Outro ponto de destaque é que a AUCIB está sendo criando em células, ou seja, outros municípios da Bahia poderão se integrar à organização, ficando Brumado como a célula-mãe. Após os ajustes finais, foi eleita, por aclamação, a diretoria da entidade que ficou composta por: Genivaldo Azevedo (presidente); Paulo Esdras (vice-presidente); Clidemar Amorim (secretário) e Osmar Botelho (tesoureiro). No final foi dada uma grande salva de palmas em alusão à criação da AUCIB que já é considerada uma revolução conceitual na área de fiscalização da coisa pública. 



Pesquisa diz; quem come pimenta vermelha regularmente vive mais

Foto: Arquivo/97News

Quem come pimenta vermelha regularmente vive mais. É a conclusão de uma pesquisa feita por uma universidade dos Estados Unidos. E na terra do acarajé quente, a notícia foi muito bem recebida. Salvador considerada a capital do acarajé, os baianos viram com bons olhos essa nova descoberta. Dona Norma uma baiana da "Gema" diz que come pimenta todos os dias, "Como pimenta na sopa, no molho com pão e outros alimentos". Os cientistas americanos acompanharam por quase 20 anos a rotina alimentar de 16 mil pessoas. Uma parte delas consumia pimenta, outra não. Nesse período, os pesquisadores analisaram as mortes ocorridas entre essas pessoas e as causas, e descobriram que a mortalidade foi 13% menor entre os indivíduos que comiam pimenta vermelha pelo menos uma vez por mês. A pesquisa não aponta uma causa, mas sugere que a explicação pode estar na capsaicina, substância responsável pelo ardor da pimenta e que age sobre os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e regulando a pressão arterial. Com isso, diminuem os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, o AVC.



Em voo, príncipe saudita compra assentos para seus 80 falcões embarcarem

Foto: Reprodução / Reddit

Não é tão raro ver animais de estimação em voos, mas um príncipe saudita resolveu inovar. Ele comprou assentos para cerca de 80 falcões em um voo. A informação foi divulgada por um usuário da rede social Reddit, que alegou ter recebido a foto através de seu irmão piloto. Na imagem, dezenas de falcões aparecem vendados e acomodados em um voo comercial. De acordo com O Globo, a Qatar Airways permite que seus clientes levem até seis pássaros na classe econômica, com preços que variam entre R$ 350 e R$ 2.000 por ave, a depender do destino. Já a empresa Etihad, outra companhia aérea do Oriente Médio, também permite que donos levem seus bichos de estimação alados, desde que apresentem antes a devida documentação. Os falcões são animais muito populares nos Emirados Árabes, já que o falconismo é um esporte que movimenta milhões na economia local.

 



Livramento de Nossa Senhora: Morre `Zio Machado´o dono do maior `Mausoléo´ do Brasil

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Será sepultado nesta quarta-feira, em Livramento de Nossa Senhora, o corpo do ex-vereador e comerciante aposentado Francisco Tanajura Machado, seu "Zio Machado". Ele morreu na madrugada desta terça-feira aos 97 anos, mas a causa da morte não foi informada. Seu Zio foi o fundador de um mausoléu faraônico localizado no cemitério de Livramento, que teve a sua construção iniciada em 2002, mas somente foi concluído em 2007. A obra de seu Zio ganhou destaque em rede nacional através da Rede Globo de Televisão. Em entrevista ao L12 Sudoeste, em 2013, ele revelou a construção daquele monumento sempre foi o seu objeto de desejo, que para ele significaria um símbolo de prosperidade. Durante a construção do seu túmulo de 25 metros de altura foram gastos cerca de 1000 sacos de cimento e mais de 25.000 kg de cristais. A obra de Zio Machado virou atração turística em Livramento, uma espécie de museu no centro do cemitério local, um pequeno passeio ao passado. No local você encontra documentos históricos que remontam a história, sala com milhares de moedas da época do Brasil Colônia. O último andar da torre é todo revestido com pedras semipreciosas, além de um ambiente com grande significado místico, como o oráculo das ninfas. O corpo de Zio deverá ser sepultado de pé, em um túmulo projetado por ele mesmo no subsolo da torre. No mesmo local foram sepultados dois filhos, recentemente, o corpo da professora e escritora Esther Lígia Machado. A vida e o legado de seu Francisco reúnem requisitos necessários para recomeçar uma nova história pós-morte. Veja o vídeo:

Foto: Reprodução/TV Sudoeste


TRF1 aceita denúncia contra ex-prefeito de Simões Filho (BA) por fraude de licitações no município

O réu é acusado de liderar organização criminosa que se beneficiava desviando recursos públicos e fraudando licitações no município (Foto: Reprodução)

No final do ano passado, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aceitou a denúncia contra o então prefeito de Simões Filho (BA), José Eduardo Mendonça. Ele é acusado de se associar a outros 16 denunciados que, sob sua liderança, fraudavam e frustravam o caráter competitivo de procedimentos licitatórios no município com a finalidade de obter vantagem decorrente da adjudicação dos objetos das licitações. O TRF1 confirmou a competência da Justiça Federal para julgar crimes que envolvam desvio de recursos provenientes de verbas federais, já que o acusado não demonstrou que os recursos desviados foram incorporados ao patrimônio do município como alegado na defesa. O grupo também é acusado de obter benefício próprio ou de outrem em razão de desvio de recursos públicos decorrentes de obras superfaturadas ou mal executadas que utilizavam recursos federais repassados ao município. Os fatos foram apurados na Operação Queóps, realizada pela Polícia Federal em parceria com o MPF e a Controladoria Geral da União (CGU), cujo resultado demonstrou a atuação de uma organização criminosa no município.

 

A denúncia narra que a primeira fiscalização da CGU, realizada em 2009, contatou a idealização de um cartel nas licitações municipais no período de 2009 a 2012, viabilizado pelo prefeito e funcionários públicos vinculados aos trâmites licitatórios. O trabalho em campo realizado pela CGU em 2012 mostrou também que atuação do prefeito era semelhante àquela de suas outras gestões, e que as licitações relacionadas a obras públicas e transporte escolar estavam sendo direcionadas para que determinado grupo de empresas lograsse sempre a adjudicação dos objetos para si. O dinheiro público desviado para a execução das obras vinha de várias verbas federais, entre elas o Fundo Nacional de Saúde (FNS) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), do Piso de Atenção Básica (PAB Fixo) e da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVG). O prefeito, segundo narrado na denúncia, coordenava as atividades ligadas à execução das obras no município, indicava as empresas vencedoras das licitações realizadas e transferia as obras a empreiteiros locais ou empresas de menor porte. O acusado também cometia o crime de corrupção ativa e passiva ao realizar o pagamento de gratificações a todos os envolvidos. O protagonismo de José Eduardo foi comprovado devido à interceptações telefônicas judicialmente autorizadas. Nelas, constatam-se diálogos entre o prefeito e agentes públicos do município, bem como pessoas ligadas às empresas participantes dos certames. O trabalho em campo da CGU originou um Relatório de Demandas Especiais (RDE) que mostra que as licitações de obras públicas analisadas continham restrições graves e ilegais, chegando a exigir-se inclusive qualificação técnica de profissionais sem sequer ter relação com o objeto licitado. Um exemplo é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que envolveu recursos do FNS. Notificado, o prefeito apresentou resposta à acusação e entrou com recurso especial. O MPF apresentou parecer pelo não provimento ao recurso especial do prefeito e requereu o prosseguimento da ação penal com a final condenação de José Eduardo Mendonça por desvio de recursos públicos, fraude à licitação, cessão indevida do contrato e em concurso formal, de superfaturamento de contrato.Como os crimes cometidos foram de natureza federal e à época o denunciado ocupava o cargo de prefeito, o Tribunal Regional Federal (TRF) era a Corte competente para julgar a ação penal. O prefeito José Eduardo Mendonça, todavia, não foi reeleito no pleito eleitoral de 2016 e, assim, perdeu o foro por prerrogativa de função. Dessa forma, o processo deverá retornar à Seção Judiciária da Justiça Federal em Salvador (BA).

CONTINUE LENDO


Artista plástico brumadense ganha projeção nacional ao retratar capas da revista Tex

O artista Davi dos Santos e sua arte (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O mais antigo cowboy de quadrinhos ainda em circulação, Tex Willer, foi criado em 1948 por um italiano e, se no início era para ser um vilão, acabou se tornando o grande ranger das histórias em quadrinhos. Passadas várias décadas, Tex acabou sendo venerado por gerações e hoje ainda faz muito sucesso entre os cinquentões, tanto que muitos são assíduos colecionadores de suas façanhas contra os bandidos do velho oeste. Dentre os milhares de fãs estão dois brumadenses, um muito conhecido, o apresentador Carlos Silva (49) e outro ainda não muito, mas não de menor expressão que é o artista plástico Davi dos Santos (60), os quais tiveram um encontro muito emocionante na manhã desta terça-feira (31), onde o artista concedeu uma entrevista falando de sua carreira (foto abaixo). “Eu iniciei a minha trajetória artística justamente por ser fã do Tex e observar os desenhos fantásticos das suas histórias. Aí resolvi pegar os pincéis e mãos à obra, pois pintar, além de uma terapia ocupacional é algo que pode ser eternizado”, ressaltou. Questionado se sua arte tem o foco somente no cowboy, ele respondeu que “eu retrato inúmeras temáticas, mas minha paixão é realmente as capas do Tex, tanto que fico sempre conectado para saber se alguma novidade é divulgada na internet”. Ele descreveu que como tem suas obras são vendidas em Salvador por sua irmã e que o mercado de São Paulo e no Rio de Janeiro já começam a adquirir seus trabalhos tanto que deverá enviar alguns quadros para exposições. Recentemente os pedidos aumentaram muito, já que fãs de vários lugares do planeta já adquiriram suas obras, o que poderá lhe dar uma projeção internacional.  

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Rio de Contas Carnaval 2017: PM e Prefeitura discutem melhorias na Segurança Pública

(Foto: Divulgação 46ª CIPM)

No final da manhã deste terça-feira (31), o Comandante da 46ª CIPM/Livramento, o Major PM Irlando Oliveira, juntamente com seu stafe, se reuniram com o Prefeito de Rio de Contas, o Dr. Cristiano Azevedo, na Prefeitura daquela cidade, com vários secretários municipais e demais munícipes, a fim de tratarem da Segurança Pública do Carnaval/2017. Vários assuntos foram abordados, dentre os quais podemos citar: proibição de venda de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro, na área destinada ao evento festivo; som abusivo automotivo e em residências - imposição de limites; disponibilização de posto policial (PM e Civil) e de saúde, com ambulâncias; videomonitoramento; postos elevados de observação para as patrulhas da PM; espaço para a colocação de veículos irregulares retidos; mudanças e interdições no trânsito local, a fim de facilitar deslocamentos das pessoas e veículos; reunião prévia com os barraqueiros; rondas esporádicas na "Ponte do Coronel" e Cachoeira do Fraga, pelo período da manhã, dentre outros. Assim, foi estabelecida uma nova data para a próxima reunião, marcada para dia 9/2 (quinta-feira), às 10:00, no mesmo local, para a qual serão convidados os titulares dos seguintes Órgãos: Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, bem como a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, CMDCA e Conselho Tutelar local, SAMU, Secretarias Municipais envolvidas com o evento e demais personalidades.



Brumado: Moradores do Bairro Bom Jesus no rastro do ladrão que levou a bomba da Embasa

Depois do furto da bomba a situação ficou insustentável já que o esgoto está invadindo as ruas e as casas (Fotos: Carlos Silva | 97NEWS)

A criminalidade está mesmo sem limites em Brumado, pois até a bomba da Embasa que proporcionava vazão ao esgoto coletado das residências do Bairro Bom Jesus foi levada neste último final de semana da estação de tratamento. Com isso o retrato é desolador, já que os dejetos e o líquido fétido já invadem as ruas criando um aspecto muito desagradável e que, ainda por cima, coloca em risco a saúde das famílias residentes no local. A reportagem do 97NEWS falou com os moradores que explicaram que já entraram em contato com a Embasa que explicou que somente após a realização de uma licitação é que a nova bomba poderá ser comprada e posteriormente instalada. Vale ressaltar que sem a bomba o esgoto também está retornando para dentro das residências, o que causa ainda mais indignação. Segundo as explicações esse processo é demorado e, com isso, o esgoto continuará invadindo as ruas. Eles ainda fizeram questão de relatar que "estamos seguindo o rastro deixado pelo ladrão e que, caso ele seja encontrado, vai levar uma “coça”, já que a revolta é muito grande", explicaram. Não se sabe ao certo o valor da bomba, mas, não deve ser barata, pois se vai precisar de licitação para comprar. Realmente é o cúmulo, mas estamos de olhos bem abertos e vamos tentar encontrar o malfeitor, para ver se conseguimos recuperar a bomba, pois do jeito que está não dá para ficar", citou um dos moradores. 



Brumado: Burocracia do Banco do Brasil é apontada como responsável pelo atraso dos salários

(Fotocomposição: 97NEWS)

O dilema envolvendo o retardamento no pagamento do funcionalismo no Poder Legislativo de Brumado continua, já que, a previsão feita de que nesta segunda-feira (30) tudo já estaria normalizado não se concretizou. Diante disso buscamos novo contato, na manhã desta terça-feira (30), com o presidente Leonardo Vasconcelos (PDT) que prontamente argumentou que “realmente previmos que tudo estaria resolvido até ontem, mas, infelizmente não é por nossa causa, mas, infelizmente, o posicionamento burocrático do Banco do Brasil está emperrando o processo”. Com muita segurança ele continuou explicando que “estamos fazendo todos os esforços possíveis para a regularização, tanto que eu e a secretária da Casa, vereadora Ilka Abreu, estivemos várias vezes na agência na busca de uma solução urgente, mas, após muita espera e ansiedade, não obtivemos êxito” e continuou citando que “então, diante disso, tivemos que convocar um técnico em informática para reinstalar o software que é de autoria do BB Token e que gera o pagamento. A instalação foi feita corretamente nesta segunda-feira, mas o banco ainda não fez a devida validação, daí o motivo do atraso”. Questionado sobre um novo prazo, o presidente respondeu que “diante das dificuldades não podemos falar nada com exatidão, mas estamos fazendo de tudo para que, no máximo, até o final da semana tudo já esteja resolvido. Tanto que já convocamos o corpo jurídico para decidirmos se iremos ou não acionar a referida instituição bancária, pois, os indícios são que não está existindo boa-vontade”. E finalizou destacando que “a Lei nos resguarda o direito de fazer o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente, mas, mesmo assim queremos uma solução o mais rápido possível”.  Tentamos contato com a direção do BB em Brumado, mas sem sucesso. Fomos informados por terceiros que um novo gerente foi nomeado e que processos de ajustes estão sendo feitos, o que pode ser um dos motivos do atraso. 



Central das Carnes inaugura sua nova loja dia 07 de Fevereiro em Brumado

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Dia 07 de fevereiro a nova loja da Central das Carnes será inaugurada no Bairro São Félix, em Brumado, oferecendo grandes variedades em carnes bovina, suína, aves e peixes. A idéia de abrir um açougue 'Amplo´ e `Moderno´ veio para atender os nossos clientes que estão cada vez mais exigentes. "Sempre tivemos a vontade de ampliar a venda na área de carnes em Brumado, a nossa loja será uma das maiores da região no ramo", afirmou o empresário. "Sou brumadense, e junto com minha filha idealizamos este projeto, o único açougue com câmara frigorífica industrial, que vai atender a demanda de Brumado e região". ressaltou Fagner, um dos sócios da empresa.


Inauguração


A inauguração está marcada para o dia 07 de Fevereiro, a loja será aberta às 8h da manhã, com  música ao vivo e apresentação do nosso "Showroom" de carnes e frios. O açougue contará ainda com vários tipos de produtos que vai complementar o dia-a-dia da dona de casa na hora de cozinhar e atenderá no atacado e varejo. Central das Carnes, em breve em novo endereço, na Av. Coronel Santos, 91, em frente a M & M Motos, saída para Vitória da Conquista.