Em ‘tour’ por várias escolas municipais, prefeito de Brumado exalta projeto de terceirização e confirma slogan de sua gestão

O prefeito Eduardo Vasconcelos mostrou os grandes avanços estruturais das escolas municipais (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Defensor intransigente da tese de Tereza de Lizie de que “é preciso do mínimo de comodidade para a prática da virtude”, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que neste seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Brumado adotou ainda com maior intensidade a defesa pela Educação, elencando-a como a prioridade das prioridades, começou a prestar contas de suas ações à população. Ele que operacionalizou no início deste ano a metodologia inédita de terceirização das unidades escolares, a qual foi criticada e avaliada até como inconstitucional, hoje, após uma grande vitória na justiça, vem colocando em prática o novo paradigma, o qual, inclusive está sendo adotado por outros municípios. Tendo respaldo nos cofres públicos, a gestão municipal que estava com cerca de R$ 41 milhões “engessados”, agora, com a liberação na justiça, poderá desenvolver as suas ações em prol da consolidação do sistema educacional do município. Uma das mais significativas é facilitar o acesso às unidades escolares, inclusive as do meio rural, que irão contar com a pavimentação asfáltica que será executado por meio de um programa municipal que foi batizado de “caminho da escola”, que irá proporcionar um ganho infraestrutural muito representativo. Diante dessa perspectiva, o chefe do executivo brumadense, juntamente com a secretária municipal de Educação, a professora Ednéia Ataíde e do ex-vereador Márcio Moreira, convocou vários veículos de comunicação na manhã desta quinta-feira (07) para um “tour” que teve como destino várias escolas municipais. Iniciando pela Escola Escola Municipal Professor Américo Zizico Nascimento, que fica localizada no Povoado de Umburanas, o itinerário voltou para a cidade onde foram visitadas as escolas: Roberto Santos, Maria Iranildes Lobo (Caic), Clarice Morais, Sheila Barreto, Élcio José Trigueiro e CMEAS. Também foi visitado o Almoxarifado Municipal, que hoje conta com um sistema de segurança bem rígido, já que aparelhos, maquinários e objetos que são utilizados pelas diversos setores da administração ficam armazenados.  

A climatização das escolas vem proporcionando mais comodidade e melhorando o aprendizado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos destaques foi a Escola Professor Américo Zizico Nascimento, que está recebendo uma grande ampliação, que irá disponibilizar 7 novas salas de aulas, biblioteca, sala de vídeo, refeitório e outros compartimentos. As obras de reforma estão a todo vapor e, a partir de julho a escola estará funcionando no Sistema Tempo Integral, perfazendo um total de 17 unidades, das 30 existentes, as quais, até o final da atual gestão, estarão todas incorporadas a esse modelo. Nas outras escolas também ficaram visíveis as benfeitorias, sendo a climatização uma das mais notáveis, proporcionando conforto para os alunos para que o aprendizado seja o mais positivo possível. Outro avanço significativo foi a limpeza das escolas, já que a responsabilidade agora é das “empresas madrinhas”, o que agiliza sobremodo esse tipo de ação, como a que pode ser observada na visita, onde um bebedouro quebrou e, logo em sequência, os técnicos vieram consertar, tirando assim a velha burocracia hierárquica do passado. Segundo a administração está sendo criada uma nova cultura da higiene, do bem estar e da limpeza, para que os alunos tenham um ambiente similar aos de suas casas, o que também vem contribuindo para a elevação do aprendizado.

Ações na área esportiva também vêm sendo executadas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após as visitas o prefeito Eduardo Vasconcelos fez um balanço da visita expressando que “isso faz parte da transparência que é defendida na nossa Constituição, pois temos que mostrar à população o que estamos fazendo, então esse foi o motivo de chamar a imprensa para conhecer mais de perto o nosso trabalho, que é apoiado nessas três vertentes, Educação, Saúde e Infraestrutura” e continuou explanando que “temos que ser autocríticos, temos que ser perseverantes, mesmo que diante de uma sucessão de erros, pois mudar um paradigma requer obstinação, mas já estamos observando mudanças positivas, o que vem nos estimular ainda mais”. E, num tom de satisfação, ele abordou que “o conceito de que escola é do batente para dentro precisa ser desmistificado, por isso vamos aperfeiçoar o acesso às nossas escolas, com ruas e estradas com pavimentação asfáltica e uma logística moderna entorno dos núcleos”. E finalizou destacando que “mesmo que ainda sejamos uma “pátria de chuteiras”, como dizia o saudoso Nelson Rodrigues, acreditamos num futuro muito maior, que seja representado pelo símbolo do canudo, um país onde a educação seja o seu principal vetor, por isso vamos trabalhar duro até o final de nossa gestão para que alcancemos essa nossa meta, que é ambiciosa, mas que com a força do trabalho, será obtida”. Veja abaixo fotos do tour: