ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação


VII Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde acontece em Brumado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, convidam para realização da VII Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, cujo tema é “Construindo o Plano Municipal de Saúde: o olhar dos diversos atores no fortalecimento do SUS”. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de agosto, na Câmara Municipal de Brumado. A conferência servirá de base para as diretrizes a serem adotadas e deve apontar as necessidades relacionadas à área de saúde no município. Além disso, os trabalhos contribuirão para a formação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde - PMS. A VII Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde é também o momento oportuno, qualificado e de efetiva participação social, em um processo de discussão dos rumos da política de saúde para os próximos quatro anos.

Confira abaixo a programação do evento:


03/08/2017 - quinta-feira


18h: Credenciamento
19h: Abertura Oficial

Leitura e Aprovação do Regimento

19h30: Mesa Redonda
Temas:
I - Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde
II - Rede e Processo Regulatório em Saúde
III - Gestão no Trabalho e Educação na Saúde
IV - Participação e Controle Social


Palestrantes:


Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto
Ita de Cássia Aguiar
Márcia Viviane de Araújo
Rita de Cássia Natividade Ataíde
21h30: Debate
22h: Coquetel


04/08/2017 - sexta-feira:


8h: Grupos de Trabalho
I - Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde
II - Rede e Processo Regulatório em Saúde
III - Gestão no Trabalho e Educação na Saúde
IV - Participação e Controle Social
10h: Lanche
10h20: Elaboração das Propostas
12h: Intervalo para o almoço
14h: Plenária
16h: Encerramento 

 

CONTINUE LENDO


A que ponto chegamos: Mãe fazia 'festas' para filhas de 12 e 13 anos serem estupradas. Crime chocou a Bahia

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Uma mulher foi presa, nesta quarta-feira (2), no município de Jeremoabo, na região norte do Bahia, por permitir que as duas filhas dela fossem estupradas durante um período de dois anos pelo companheiro da suspeita e um primo dele. Os dois homens também foram presos, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil. Conforme a polícia, Adriano Santos Nascimento, Benival Santos Ferreira e a mãe das vítimas, Bernadete Alves de Menezes, tinham mandado de prisão preventiva em aberto e foram localizados por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município, após denúncia anônima. De acordo com o delegado Ailton José de Souza, que apura o caso, as investigações revelaram que as duas garotas estavam sendo estupradas desde 2015 por Adriano, que é companheiro de Bernadete, e pelo primo dele, Beneval. Tudo com a conivência da mãe, segundo a polícia. Foi apurado também, segundo a polícia, que Bernadete costumava promover “festinhas” na residência que morava com as filhas, com consumo de bebidas alcoólicas, deixando as duas garotas expostas e, assim, criando oportunidades para que os dois homens se aproveitassem da vulnerabilidade das vítimas. Autuados por estupro de vulnerável, pela Lei Maria da Penha e pelo Estatuto da Criança e Adolescente, Adriano, Benival e Bernadete foram encaminhados ao Presídio de Paulo Afonso. As duas adolescentes foram entregues ao Conselho Tutelar de Jeremoabo.



Temer vence a batalha, mas a guerra continua

(Foto: Sputinik)

Nunca antes neste País um presidente da República em pleno mandato foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República. Nunca antes neste País a Câmara negou a autorização para o processo no Supremo Tribunal Federal. E nunca antes neste País os gramados do Congresso ficaram vazios durante uma votação tão importante. Às 18 horas, a Polícia Legislativa identificava mais de 200 policiais militares e apenas 30 pessoas diante do Congresso e não mais do que 50 se movimentando a partir da rodoviária. “Nem cem manifestantes?!”, exclamava um experiente segurança, acostumado há décadas de grandes votações e grandes manifestações. Foi assim que o presidente Michel Temer venceu sua mais importante batalha com três armas: emendas parlamentares, seu profundo conhecimento da Câmara, que já presidiu três vezes e, particularmente, o desinteresse da população. O “fora, Temer” não virou o “Rodrigo Maia já”. Nem a CUT, a UNE, o MST e o MTST se animaram a alugar ônibus, providenciar quentinhas e encher a Esplanada de Niemeyer de gente, bonecos e faixas. Os protestos foram dos caminhoneiros, bem longe da capital da República. Será que o PT não queria de fato a queda de Temer? Muitos da esquerda acham que não. Do outro lado, o PSDB foi lamentável desde o início da denúncia. Era governo, mas não era. Ia pular fora, mas não pulava. O presidente licenciado, Aécio Neves, era pró-Temer. O interino, Tasso Jereissati, contra Temer. A casa da Mãe Joana. Temer venceu a principal batalha, mas a guerra continua. Sua intenção é dar um caráter de recomeço ao seu governo e isso inclui um pronunciamento pela TV e rádio, novas iniciativas parlamentares, tentar a reforma tributária. E... mudar a coligação de forças aliadas. Se o PSDB conferiu um certo verniz ao início do governo, tudo indica que Temer tenha se cansado e dê uma guinada para o Centrão. Saem os tucanos indecisos e divididos, entra o Centrão, sua tropa de choque. Afinal, guerra é guerra e o procurador Rodrigo Janot está à espreita, com seus bambus e suas flechas. No dia inteiro de sessões, a oposição empurrou a votação para o horário nobre das TVs, falou ao eleitorado e foi duríssima contra Temer e a reforma da Previdência. Mas os favoráveis a Temer foram cautelosos. Eles votaram “pela estabilidade” e “pela economia”, mas raros assumiram uma defesa explícita de Temer contra a denúncia. Conclusão: Temer venceu, mas nem por isso foi efetivamente absolvido.

 



'Brumado está fora do Intermunicipal 2017', afirma presidente da LBF

O presidente da LBF, Manelão, foi terminal ao confirmar que Brumado está fora do Intermunicipal 2017 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A polêmica sobre a participação ou não da Seleção de Brumado no Intermunicipal 2017 teve o seu desfecho no início da noite desta quarta-feira (02) com a declaração terminal do presidente da LBF, Emanoel "Manelão" Araújo que garantiu que "infelizmente não teremos condições de participar do torneio". Ao 97NEWS ele explicou que "em reunião com a diretoria ficou decidido retirar a seleção do intermunicipal". Em sua argumentação ele alegou que "já tem vários meses que fizemos reiteradas solicitações para a administração municipal enviando um orçamento protocolado, pelo menos para a primeira fase do campeonato, que seria em torno de R$ 32.500,00. A resposta veio em cima da hora, ou seja, na véspera do jogo de abertura do intermunicipal que aconteceria neste domingo (06)" e continou narrando que "uma reunião foi convocada nesta terça-feira (02), na qual foi apresentado um relatório, onde se iria arcar, com bolas, uniformes, transporte e a alimentação, além da celebração de uma espécie de permuta, ou seja, nós pagamos a alimentação da seleção vistante, e eles pagariam a nossa na cidade que fossemos jogar, isso para nós é um absurdo" argumentou Araújo. De acordo com o presidente da LBF, "não existem as mínimas condições da seleção viajar para cidades que chegam a ficar cerca de 900km de Brumado, só com apoio de transporte, uniformes, luvas e outros itens". Ele ainda fez questão de declarar que "na manhã desta quinta-feira (03) será enviado um ofício à Federação Baiana de Futebol (FBF) informando, os motivos da não participação da seleção" e finalizou emendando que "nós já decidimos, a seleção está fora do Intermunicipal 2017, a Liga não tem dinheiro, não vamos colocar jovens e pais de família para viajar sem o apoio devido. Todos sabem que para colocar uma seleção no intermunicipal é muito caro, quem trabalha com futebol sabe disso, e infelizmente, Brumado estará fora deste grande campeonato da Bahia". 



Brumado: Protesto em forma de arte contra a atual situação da Central de Marcação

O artista plástico Robson Trindade e o seu protesto em forma de arte (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A novela, aos melhores padrões dos dramalhões mexicanos, que tem como protagonista a Central de Marcação em Brumado ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (02), tendo a participação coadjuvante do artista plástico Robson Trindade, que resolveu fazer um protesto em forma de arte contra a situação que vem revoltando a situação, já que a demanda do local é enorme, mas, mesmo assim, a administração municipal, até o momento não conseguiu resolver o problema, alegando falta de funcionários e a demora na qualificação dos que irão ingressar no órgão. Um painel elaborado pelo artista, que retratava um espectro com um cartaz que dizia "senhas somente na próxima encarnação", acabou fazendo sucesso e exprimindo a indignação dos usuários que vêm se amontoando em filas cada vez maiores sem poderem ter o seu tão desejado atendimento. O artista que tem um lado místico tão acentuado, que, inclusive já garantiu ter tido contatos do terceiro grau, ressaltou que "somente dessa forma é que chamamos atenção para esse problema que vem se arrastando há um bom tempo sem que seja dada uma solução". E, subindo o tom disparou que "é um total descaso com a nossa população que precisa urgentemente dos serviços, mas que não consegue pegar as senhas que são muito limitadas. Realmente é um quadro revoltante que vem contando com o desdém da gestão que teima em fazer vistas grossas para uma situação tão séria como essa". Pauta constante, a Central de Marcação é um retrato do defícit no atendimento da população na área de saúde pública, que enfrenta um grande paradoxo, já que se anuncia um grande salto de qualidade para o setor com a regionalização dos serviços e o funcionamento da tão esperada UTI, mas que não consegue resolver um problema muito menor que é da Central de Marcação, que hoje mesmo teve uma fila enorme como pode se constatar na imagem abaixo. Com diz o ditado bíblico "engole um camelo e se engasga com um mosquito". 

Fila enorme e muita revolta na tarde desta quarta-feira (02) na Central de Marcação de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


No facebook, Waldenor manifesta voto pela saída de Temer

(Foto: Reprodução Facebook)

Em suas redes sociais nesta quarta-feira (2), o deputado Waldenor Pereira reafirmou o seu posicionamento contrário ao governo Michel Temer, afirmando que votará sim pela admissibilidade das denúncias de corrupção passiva contra o presidente.  Em vídeo gravado diretamente da manifestação que estava sendo realizada pela bancada do PT e parlamentares da oposição, Waldenor afirmou que hoje, durante a votação , vai confirmar o seu voto favorável “ao afastamento deste presidente golpista e ilegítimo Michel Temer”. Para o deputado federal, as denúncias apresentadas pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, contra Temer “são irrefutáveis”. Waldenor afirma que também defende eleições diretas para Presidente, “para permitir ao povo brasileiro decidir aquele ou aquela que deve dirigir os destinos do nosso país”. “ForaTemer! Fora Maia! Diretas já!”, concluiu.



Física ou Misticismo?: Carga de cerveja é destruída em mais um acidente ao lado da igreja matriz de Brumado

A imagem acabou chamando a atenção de quem passou pelo local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diz o velho ditado que "Yo no creo en brujas. Pero que las hay, las hay", o qual já inspirou muitas músicas inclusive um sucesso da grande roqueira Rita Lee. Essa frase exprime de alguma forma o ceticismo de alguns que teimam em não acreditar no sobrenatural, mas que, de alguma forma, sabem que ele existe. Em Brumado existe um lado místico muito forte, onde religiões como o candomblé e a umbanda, congregam muitos adeptos que sistematicamente proferem explicações sobre muitos mistérios que acontecem na cidade. Na tarde desta quarta-feira (02), uma nova explicação que circulou em redes sociais, as quais recaiam, segundo essas correntes, sobre um posicionamento geográfico que seria estratégico para alguns espíritos, que, não se sabem os motivos, assombrariam o local. Místicas à parte, mas, um local realmente teria essas características, o qual fica bem no centro da cidade, ao lado da igreja matriz, na Praça Capitão Franscisco de Souza Meira, que, para alguns, seria o guardião do local. Um dos desafios é explicar o grande número de acidentes no local, que acontecem muitas vezes sem que os condutores dos veículos possam explicar. O último aconteceu na tarde desta quarta-feira (02), às 15h20m, onde um caminhão da empresa Ambev acabou derrubando cerca de 50 caixas de cerveja, que se espatifaram no chão. Segundo populares que foram conferir a cena o caso é estranho porque as caixas sempre ficam seguras nos caminhões da empresa, que fornece uma logística moderna para evitar prejuízos como esses. Aproveitando a brecha alguns citaram "foi o espírito do coronel que guarda esse lugar e não gostou de ver tanta bebida no local". Porém a explicação mais lógica e sensata estaria nas próprias leis da Física, já que a curva é acentuada e pode provocar acidentes e também a queda de produtos como aconteceu. A imagem porém, para os amantes da tradicional "loira" foi de uma tragédia. Confira a cena abaixo: 

A cena que para alguns foi de tristeza, já que caixas de cerveja se perderam (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Padrasto e avô que engravidou neta de 12 anos tem prisão decretada pela Justiça

(Fotos: Reprodução)

A Justiça decretou as prisões preventivas do padrasto e do avô de uma menina de 12 anos que foi vítima de estupro e está grávida de seis meses no município de Tanque Novo. De acordo com informações da Polícia o avô se apresentou acompanhado de um advogado na cidade de Caetité e o padrasto na Delegacia de Lagoa Real. O caso começou a ser apurado no último dia 23 de julho a partir da comunicação do Conselho Tutelar daquela cidade que esteve em Guanambi acompanhando a menor. Naquela oportunidade a polícia militar conduziu os dois suspeitos que foram entregues ao Delegado Plantonista, Doutor Adir Pinheiro Junior que instaurou procedimento para apurar os fatos.De acordo com informações preliminares que chegaram ao conselho a denúncia indicava que o padrasto teria estuprado a menor, no entanto, a menina contestou a informação, alegando que o autor do crime seria o seu avô. Na oportunidade ela foi submetida a exames no Instituto Médico Legal (IML) onde foi constatada a gravidez.



'Como que vamos conviver com esse rio de esgoto na nossa porta?', questionam moradores da Travessa Natal

O esgoto vem correndo como um rio fétido na porta das residências (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma "epopeia interminável", é dessa formam que muitos classificam a questão envolvendo o esgotamento sanitário em Brumado, já que os indícios são de que o dilema ainda está muito longe de ser resolvido. Então, neste impasse quem sofre é a população de Brumado, especialmente as camadas mais carentes, já que os problemas de rompimento de redes vêm acontecendo mais nos bairros periféricos.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A redação do 97NEWS vem recebendo periodicamente muitas reclamações, a última, feita na manhã desta quarta-feira (02), veio dos moradores do entroncamento da Rua Nazaré com a Travessa Natal, no Bairro Dr. Juracy. Segundo eles já tem mais de uma semana que a rede de esgoto rompeu e começou a descer a via, trazendo muita perturbação.

a situação vem aumentando muito nos últimos dias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 "Como podemos conviver com esse rio de lama bem na porta de nossa casa?", questionaram de forma mais acintosa. Ainda segundo eles o setor responsável foi procurado, mas, até o momento, o problema não foi solucionado. "Esperamos que sejam humanos e resolvam o problema o mais rápido possível, já que estamos sujeitos adoecermos, principalmente os nossos idosos e crianças", concluíram. 



Caso Regimalço: Suspeito que estava foragido é encontrado morto em Barra da Estiva

(Foto: Divulgação 20ª Coorpin)

O "Caso Regimalço" ganhou uma grande repercussão e, agora, um novo capítulo, novamente trágico, surgiu, já que um dos suspeitos de ser o executor do crime que aconteceu no dia 22 de julho e que teve como vítima o lavrador que residia na Comunidade de Paris de Matias, municipio de Aracatu, acabou sendo encontrado morto na manhã desta quarta-feira (02) na zona rural de Barra da Estiva, numa localidade conhecida como Salinas. Equipes de investigadores da 20ª Coorpin tinham se dirigido para a localidade no intuito de cumprir a ordem de prisão em desfavor de Antônio Júnior de Jesus (34), mas, quando chegaram à residência onde ele estaria acabaram encontrando o corpo do suspeito, o qual apresentava fortes características de envenanamento, o que levanta, de forma considerável, a hipótese de que ele tenha tirado a própria vida para não ir para a prisão. Vale ressaltar que a suposta mandante do crime, a esposa do lavrador assassinado, Marta Dias de Barros (32) já se encontra presa. 



Dermatologia e medicina estética na Clínica Master com a Drª Stephane Spínola

Foto: Divulgação

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. Na CLÍNICA MASTER você pode se consultar com a médica especialista em dermatologia e medicina estética Drª. Stephane Spínola. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua avaliação (77) 3441 5396, (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Paraíba: Justiça suspende mais uma vez aumento de impostos de combustíveis

Foto: Conteúdo l 97News

A Justiça Federal da Paraíba suspendeu nesta terça-feira (1º) o reajuste das alíquotas de tributos que incidem sobre os combustíveis, a medida adotada pelo presidente Michel Temer (PMDB) serve para reforçar o caixa do governo federal. Com a decisão liminar do juiz João Pereira de Andrade Filho, da 1º Vara da Justiça Federal da Paraíba, as distribuidoras locais de combustíveis estão impedidas de repassar a nova alíquota de PIS e Cofins aos preços cobrados nos postos de combustíveis. Esta é a segunda decisão da Justiça Federal que busca suspender o reajuste dos tributos sobre os combustíveis. Na semana passada, a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu liminar semelhante, mas a decisão foi suspensa pelo TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1º Região), com sede em Brasília. Naquela ocasião, a decisão tinha abrangência nacional. A liminar concedida pela Justiça Federal da Paraíba atendeu a um mandado de segurança impetrado pelo Sindipetro-PB, sindicato que representa o comércio varejista de combustíveis no Estado. Na decisão, o juiz argumenta que a Constituição "impôs ainda uma modalidade específica de limitação ao poder de tributar, ao instituir a chamada anterioridade nonagesimal, princípio de que nenhum tributo será cobrado antes de 90 dias da publicação da lei que o instituiu ou aumento". O magistrado questiona os argumentos de uma possível "lesão à ordem administrativa e econômica" causadas pela suspensão do reajuste das alíquotas. E afirma que "razões de Estado" não podem justificar aumento de tributos "em desconformidade com as limitações constitucionais". Por fim, o juiz determina "o restabelecimento imediato" das alíquotas tributárias dos preços dos combustíveis praticados antes da edição da norma. Em uma rede social, o presidente do Sindipetro-PB, Omar Hamad Filho, comemorou a decisão e disse que a excessiva carga tributária sobre o setor tem prejudicado empresários e consumidores. "Essa é uma luta de toda a sociedade, que precisa se mobilizar e ir atrás de seus direitos", afirmou. 



Batido o Martelo: Prefeitura dará apoio à Seleção Brumadense no Intermunicipal

A confirmação do apoio da prefeitura à LBF foi feito pela secretária municipal Acácia Gondim (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Brumado declarou na tarde desta terça-feira, (1), que vai dar apoio a Liga de Futebol Brumadense para disputar o Intermunicipal 2017. "A Liga nos mandou um orçamento no valor de R$ 32.500 reais para a primeira fase da competição. Fomos contactados pela presidência da Liga, através de Emanuel Araújo, solicitando o apoio para que a seleção participe do Campeonato Intermunicipal deste ano", explicou a secretária municipal Acácia Gondim. Segundo ela, em reunião com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, na tarde desta terça-feira (02), logo após a divulgação da matéria do 97NEWS, intitulada "Intermunicipal 2017: Brumado poderá ficar de fora da competição mais importante do futebol amador da Bahia", em reunião entre os representantes das duas entidades ficou decidido o apoio à Liga com os seguintes itens: 02 jogos de uniformes R$ 5 mil; 20 pares de chuteiras R$ 4.580,00; 10 bolas R$ 1.250, Transportes R$ 5 mil; Coletes R$ 500, duas luvas para goleiros R$ 450,00; zelador do campo R$600. Com isso, no próximo domingo (06), às 15h, Brumado estreará em casa na competição contra a Seleção de Vitória da Conquista. A partida terá transmissão da 97FM, que já convocou a sua equipe esportiva que é comandada pelo aômico Carlos "Kaká" Silva para passar todos os detalhes da participação brumadense no torneio que é considerado o maior campeonato amador de clubes do país. 



Em cerimônia, presidente da OAB-BA diz que o Judiciário do primeiro grau faliu

Na última segunda-feira (31) em cerimônia de entrega de carteira a 58 novos advogados na sede da entidade, no Centro de Salvador, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, afirma que o Judiciário baiano enfrenta a maior crise dos últimos 30 anos. De acordo com Viana, há vários caminhos para solucionar o problema. “Estamos em luta constante para que o quadro melhore. O Judiciário do primeiro grau faliu. Precisamos de novos concursos para juiz e serventuário ou nomeação dos serventuários concursados”, disse. O evento também contou com a participação do presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, o presidente da OAB de Minas Gerais, Antônio Fabrício de Matos, a tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a diretora-geral da ESA, Thaís Bandeira, o conselheiro Adilson Affonso de Castro, os membros da OAB Jovem Caio Coelho e Caio Rocha e os advogados Carlos Mascarenhas, Juvêncio de Souza, Cristal Bittencourt e César Santos.



Zé Carlos de Jonas agradece administração municipal por limpeza de Avenida na Vila Presidente Vargas

(Foto: Divulgação)

O vereador José Carlos de Jonas tem realizado um trabalho efetivo na busca de melhorias para a comunidade brumadense, principalmente nas localizadas na zona rural do município, que têm apresentado maiores carências. As solicitações do parlamentar têm sido direcionadas ao executivo municipal através de preposições, sendo em sua maioria indicando as necessidades de maior relevância, tendo obtido grande êxito em suas realizações. A limpeza da Avenida Gabriel Messias, na Vila Presidente Vargas foi uma das reivindicações realizadas por Zé Carlos de Jonas em razão da urgente necessidade, visto que a via é de grande importância para a comunidade. “Agradeço ao executivo municipal que foi sensível a nossa solicitação realizando a limpzeza da Avenida Gabriel Messias. A harmonia entre os poderes é de total importãncia para o desenvolvimemto de nossa cidade”, pontuou o vereador.

 



Macaúbas: Ministério Público instaura inquérito para investigar a `Máfia dos Caixões´

Foto: Montagem l 97News

O Ministério Público do Estado da Bahia, através da 1ª Promotoria de Justiça de Macaúbas, por intermédio do Promotor de Justiça Dr. Alan Cedraz Carneiro Santiago, instaurou Inquérito Civil contra o prefeito da cidade, Amélio Costa Junior (PT), e contra a empresa L&M Funerária Pax Regional de Ipupiara Ltda. Segundo o promotor, as investigações na “Máfia dos Caixões” vão ser realizadas para que seja investigado irregularidades nos contratos entre o município e a empresa. Dr. Alan solicitou que a prefeitura apresentasse em 10 dias úteis uma série de documentos. A denúncia partiu do vereador Marcelo Nogueira (PMDB) no mês de julho, ele encaminhou toda documentação da fraude ao MP relatando que a prefeitura de Macaúbas declarou ter pago por 22 funerais a funerária Pax Regional. Segundo o vereador, nenhum desses 22 óbitos foram comprovados em documentos, durante o mandato do prefeito "Amelinho" a quase 04 anos atrás. A denúncia também diz que, alguns desses funerais que aconteceram, foram a própria família que pagaram integralmente. Ainda segundo o vereador, há fortes indícios que a licitação tenha sido fraudada. 



Protestos contra o aumento na gasolina: Caminhoneiros interditam estradas federais no estado

Foto: Ed Santos l Acorda Cidade

Manifestações de caminhoneiros ocorrem na manhã desta terça-feira (1°) em rodovias federais que cortam a Bahia. Os bloqueios – que acontecem também em outros estados – são contra o aumento do preço dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, como também contra a corrupção da classe política e a falta de verbas para a fiscalização das estradas, feita pelas polícias rodoviárias. Em um trecho da BR-116 de Feira de Santana, na altura do bairro Cidade Nova, cerca de 30 manifestantes, que chegaram a bordo de 20 veículos, paralisaram os dois sentidos da via. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), foram queimados pneus e pedaços de madeira. O protesto que começou por volta das 9h foi encerrado às 10h30. Em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu, região de Itaberaba, uma manifestação é registrada no km 523 da rodovia, com interdição parcial. Outros protestos ocorrem em Riachão do Jacuípe, na região da Bacia do Jacuípe,  no km 435 da BR-324, e em Tucano, região sisaleira, no km 276 da BR-116.



Motorista perde controle de carro, invade linha férrea e abandona veículo em Brumado

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um veículo desgovernado que saiu da BR-30 e bateu em canteiro próximo a entrada da Magnesita S/A, na Vila Catiboaba em Brumado deixou os policiais intrigados. O acidente de trânsito aconteceu na manhã do último domingo (30). De acordo com os policiais, o motorista do veículo Gol com placas PJW-5739, de cidade ignorada, perdeu o controle da direção e bateu no canteiro, foi em direção a linha férrea, e parou cerca de cem metros depois. O local foi isolado e uma equipe da VLI foi acionada para remover o veículo do local, para não causar um acidente com as locomotivas que passam por ali todos os dias. A PM informou ainda que na hora da ocorrência, o condutor do veículo não foi encontrado. Ainda não se sabe a causa do acidente. A VLI  também não se manifestou sobre o ocorrido. 



'Praticamente tudo pronto para a Fligê', anuncia Waldenor ao Conquista de Todos

(Foto: Divulgação)

Entre os próximos dias 10 e 13 de agosto, na cidade de Mucugê, Chapada Diamantina, acontecerá a 2ª Feira Literária de Mucugê – Fligê, evento com conta com o apoio dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), através de emenda parlamentar. Em entrevista ao programa Conquista de Todos, da Band FM, Waldenor comentou sobre os preparativos para a Fligê que, segundo ele, “é uma feira que está se consolidando como uma das mais importantes do Estado da Bahia e da região Nordeste”.“Na verdade, é uma feira realizada na cidade de Mucugê, mas que abrange toda aquela região da Chapada Diamantina. Desta vez, vamos contar com a participação de importantes escritores, reconhecidos nacionalmente, músicos como Elomar Figueira e João Omar - que já confirmaram as suas presenças - participação do cineasta Chico Liberato, do advogado e escritor Ruy Medeiros, dentre tantas outras personalidades do mundo artístico e literário”, comentou o deputado. A Fligê conta ainda com apoios importantes do Governo da Bahia, da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor e da Rede Bahia, dentre outros. 



Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

Foto: Divulgação

Com o aplicativo da Viação Catarino você tem modernidade tecnológica de alta funcionalidade que facilita a sua vida no transporte coletivo da cidade. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, podendo assim, você fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Para baixar, basta acessar o site, www.rotsat.com.br e clicar no link do aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. Em seguida, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. Digite login "Catarino" e a senha "Popular". Depois, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Selecione a rota que você deseja fazer, e localize-se com o coletivo que você escolheu como rota e acompanhar no mapa, onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).