ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Após Potiraguá, fazenda de Geddel em Maiquinique é invadida e gado furtado

A informação foi confirmada por Franklin Ferraz, advogado da família Vieira Lima. Grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e fugiu (Fotos: Reprodução)

Quatro dias após uma fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima ter sido ocupada por índios no município de Potiraguá, no sul da Bahia, uma outra propriedade da família foi assaltada no município de Maiquinique. As cidades ficam distantes cerca de 55 quilômetros. Os ladrões teriam levado algumas cabeças de gado da propriedade. A informação foi divulgada pelo advogado da família Vieira Lima, que atua no caso, Franklin Ferraz. Ele contou que o caso ocorreu na noite de quarta-feira (27). Segundo informação preliminar obtida pela defesa, um grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e fugiu. Ferraz detalha que os envolvidos, que chegaram ao local em dois cavalos, ainda abandonaram os animais na propriedade.



TST diz que greve dos Correios é abusiva e determina retorno imediato ao trabalho

Foto: Conteúdo 97News

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, declarou hoje (29) como abusiva a greve dos Correios, iniciada no dia 19 de setembro. Segundo o ministro, a greve foi deflagrada com a negociação ainda não encerrada, o que determinou a abusividade do movimento paredista. Neste caso, de acordo com o magistrado, cabe aos Correios adotar as providências que entender pertinentes, conforme sua conveniência, partindo da premissa de que para tais trabalhadores não há greve, mas simplesmente ausência ao trabalho. Com a decisão, os empregados que aderiram à paralisação devem retornar aos seus postos de trabalho imediatamente. De acordo com os Correios, mais de 91 mil funcionários estão trabalhando normalmente, o que corresponde a 84,1% do total de empregados.



Em alusão ao `Dia Nacional do Idoso´, os CRAS Esther Trindade Serra e Irmã Dulce celebraram a data com atividades

Foto: Divulgação

Em alusão ao "Dia Nacional do Idoso", celebrado na última quarta-feira, dia 27 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Esther Trindade Serra e Irmã Dulce celebraram essa data especial juntamente com os Grupos “Idade da Sabedoria” e “Vida em Movimento”, inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na ocasião, foram realizadas diversas atividades com os idosos, entre dinâmicas, exibição de fotos e vídeo: Feliz Terceira Idade, do autor Sérgio Murilo, sorteio de brindes e servido um delicioso lanche. O evento contou ainda com a parceria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).



Mesmo com decreto de “Situação de Emergência”, prefeito realizará festa de aniversário em Livramento

Foto: Livramento Manchete

Em virtude do período de estiagem, o governo estadual decretou “Situação de Emergência” em 173 municípios baianos pelo período de 180 dias. A situação de emergência foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 14, de setembro. Livramento de Nossa Senhora esta entre os Municípios inclusos no decreto. A escassez das chuvas tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária. Foram levados em consideração para a assinatura do decreto segundo o governo, os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos anos, que estão afetando quase a totalidade do estado. O governo esta fundamentado em uma instrução normativa do Ministério da Integração Nacional. 

Foto: Divulgação

Mesmo tendo o Município incluído no decreto de “Situação de Emergência”, pessoas passando fome, várias queixas de falta medicação na farmácia básica, políticas sociais que deixam a desejar, infraestrutura precária, iluminação pública deficitária, e etc. Insensível a tudo isto, o Prefeito Ricardinho, através da sua acessória de comunicação, anunciou uma festa para comemorar o aniversário da cidade com um mega trio e banda percorrendo as ruas da cidade. Talvez o custo não seja tão alto, e também não haja neste ato nenhuma infração à Lei, mesmo por que se houvesse o Gestor não o faria, mas, deveria haver um pouco de sensibilidade e que esse dinheiro seja qual for o valor que tivesse como destino o social, afinal de contas os livramentenses são solidários e abririam mão de uma festa para poder alimentar o menos favorecido tendo em vista os pedidos de socorro feitos pelos mais necessitados, tanto nas redes sócias, quanto na mídia local.



Caldos da Padaria Divina: A grande pedida do momento

A grande pedida em Brumado é degustar os deliciosos e irrestíveis caldos feitos pela equipe culinária da Padaria Divina. Elaborados dentro do padrão de excelência, contando com os melhores tempores da região, os caldos da Divina irão fazer você se apaixonar. São diversos sabores para todos os gostos que vêm acompanhados daquela torradinha maravilhosa que dão um toque todo especial a esta iguaria que você só encontra na Padaria Divina, que fica na Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque. Você também pode fazer as sua encomenda pelo fone: 3311-6869 ou levar para nas modernas embalagens para viagem. Então, já que deu água na boca, vá hoje mesmo à Divina e experimente essa delícia irresistível. 


Confira a escala dos caldos:


Segunda : Sopa de legumes 
Terça : Carne seca 
Quarta: Carne seca 
Quinta: Bacalhau
Sexta : Vaca Atolada 
Sábado: Calabresa e bacon
Domingo: Frango



A primavera chegou com tudo em Brumado, e o sol voltou a brilhar forte na `Capital do Minério´

Foto: Luciano Santos l 97News

Já vamos para o segundo final de semana da primavera, e os próximos dias prometem ser de sol e calor em Brumado. De acordo com informações do Instituto Climatempo, á previsão é de temperaturas altas na cidade, com o sol brilhando ao longo do dia. Neste sábado, a mínima chega aos 20ºC e a máxima, aos 35ºC. Apesar da manhã do domingo, dia 1º de outubro, ser de  bastante nebulosidade, o sol brilha forte durante o dia e as temperaturas seguem elevadas, marcando entre 19°C e 32°C. A segunda-feira, dia 02, também será de muito calor na Capital do Minério. Ao longo do dia, o sol continua aparecendo e com altas temperaturas, entre 20°C e 33°C.


Outras regiões


Os próximos dias também prometem ser de tempo firme em outras regiões da Região. Em Aracatu, as temperaturas ficam entre 20°C e 30°C, não há previsão do chuva para o final de semana. Em Livramento, as temperaturas ficam entre 19°C e 30°C. Também não chove na região. Em Malhada de Pedras, é o sol que predomina. As temperaturas variam entre 20°C e 33°C. 



Brumado: Feira de Artesanato será realizada no dia 8 de outubro no Mercado de Artes

Foto: Divulgação

A Feira de Artesanato de Brumado, uma das principais atrações turísticas do município, será realizada no dia 08 de outubro de 2017, no Mercado de Artes, e se estenderá pela Praça Armindo Azevedo. A exposição acontecerá de 8h às 14h. O evento é apoiado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, para contemplar os artesãos do município de Brumado que buscam mostrar as suas habilidades, artes e criatividades. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento. Ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. O Mercado de Artes é um espaço criado para divulgação, promoção e comercialização do artesanato. A Secretaria de Educação agradece pelo empenho e dedicação destes profissionais envolvidos no evento, oportunizando a comunidade brumadense a se encantar e desfrutar dos trabalhos que serão apresentados. Faça o seu domingo diferente e venha com toda a sua família e amigos. A presença de toda a comunidade brumadense engrandecerá os artesãos. Compareçam! Os artesãos agradecem desde já.



Viatura da PM se envolve em colisão no centro de Bom Jesus da Lapa

O acidente aconteceu bem no centro da cidade em uma hora de muita movimentação na via (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um acidente com características cinematográficas colocou em risco a vida de vários pedestres e condutores, na manhã desta sexta-feira (29) na Avenida Manoel Novaes, no centro de Bom Jesus da Lapa. Segundo informações de testemunhas, o condutor de uma caminhonete modelo Chevrolet S10, de cor prata, acabou passando mal e, consequentemente, perdendo o controle da direção. Ato contínuo, o veículo acabou saltando o canteiro central e invadiu a contramão e, por ironia do destino, acabou colidindo frontalmente contra uma viatura da Polícia Militar, que passava justamente no momento, a qual acabou capotando. Não se sabe a identidade e nem o estado de saúde do condutor. Segundo a polícia, apenas um dos soldados sofreu ferimentos leves. A colisão ocorreu em frente à sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A via permanece interditada para os trabalhos da perícia e remoção dos veículos.

Um dos policiais militares teve ferimentos leves (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Expedição Amarok 2017: Prado, a costa das baleias será o destino dos aventureiros

Foto: Divulgação

Em outubro acontece mais uma Expedição Amarok, e os aventureiros vão conhecer as belas praias do extremo sul do estado. O destino será a cidade de Prado, isolada do restante do Estado até a primeira metade do século 20, a região só passou a se integrar à economia estadual e nacional nos anos 1970, a partir da construção da BR-101. Também por isso ainda mantém preservada parte significativa da costa, em trechos de rios, cachoeiras, mangues e praias. Pelas sedes urbanas encontram-se indícios da ocupação colonial portuguesa, uma culinária rica em peixes e frutos do mar e boa estrutura de hospedagem. O turismo de observação de baleias dá nome ao roteiro. A atividade é praticada na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, área de maior biodiversidade do Atlântico Sul, 70 quilômetros mar adentro. A Expedição Amarok, passará por algus lugares como, Cumuruxatiba ­- O estilo de vida dessa aconchegante aldeia de pescadores possui belas praias recortadas por pequenos rios de águas limpas, ferruginosas e frias, contrastando com o mar de águas mornas e áreas remanescentes da mata atlântica, molduras por coqueiros. 

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Outro destino será Barra do Cahy, um dos mais prováveis local onde se deu o primeiro contato de "Nicolau Coelho", integrante da esquadra de "Pedro Álvares Cabral", com os índios. E claro que não podemos deixar de falar das prais de Prado, que está estrategicamente situada na região denominada como "Costa das Baleias", devido à ocorrência de Baleias Jubarte, e na Costa do Descobrimento, por ter sido a Barra do Cahy, em terras Pradenses, o primeiro ancoradouro da esquadra Portuguesa em 1.500. Em Prado, nas esquinas da cidade é que o turista descobre o que a Baiana tem: Com seus vestidos rendados, turbantes e colares coloridos, servem desde "apimentados" acarajés a deliciosas cocadas. Com seus 84 km de praias ainda pouco exploradas, podemos apreciar lindas formações de falésias, num degradê de cores que variam entre o ocre, o bege e o vermelho; riachos que serpenteiam por quase todo o litoral e praias de águas mansas, mornas e convidativas. Não podemos esquecer dos "Pataxós", que por sinal, ainda hoje vivem nas aldeias de Tiba, Cahy e Pequi. As visitas são permitidas e o passeio possibilita conhecer de perto a cultura e os costumes dos indíginas. Por tanto, não deixe de participar da "Expedição Costa das Baleias", em Prado, extremo sul da Bahia, de 12 a 15 de outubro. Realização Clube Amarok Bahia. Informações e inscrições, Alessandro Silva, (77) 9.9968-0777, ou pelo e-mail, [email protected].

 

Foto: João Ramos/Bahiatursa


Bancários realizarão manifestações em defesa dos bancos públicos: em Brumado será no próximo dia 03

Na próxima segunda-feira (2) os bancários de Vitória da Conquista promovem uma manifestação, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 9h, para esclarecer a população sobre os riscos do sucateamento e da privatização dos bancos públicos. O governo Temer vem promovendo o desmonte do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, diminuindo a quantidade de funcionários e fechando agências. Com a perspectiva da venda ou concessão de mais de 55 empresas públicas, os bancos podem ser os próximos, acabando com um setor estratégico para a economia brasileira. “Através dos bancos públicos, é possível promover empréstimos com taxas de juros menores, financiamentos habitacionais e de infraestrutura, fomento às economias locais e aos pequenos agricultores, e a promoção de programas sociais (como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pro Jovem e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o que não acontece nos bancos privados, que visam exclusivamente o lucro através da exploração dos trabalhadores. Além disso, direitos da população, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Seguro Desemprego, podem cair nas mãos do setor privado, o que seria desastroso”, afirma Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. A mobilização também acontece em Brumado, na terça-feira (3), em Itapetinga, na quarta-feira (4), e em Poções, na quinta-feira (5).



Comunidade de Curupati é beneficiada com abertura de cacimbas através de solicitação de vereador Palito

(Foto: Divulgação)

O vereador Luiz Carlos “Palito” vem realizando um trabalho efetivo na busca de melhorias para as comunidades rurais, principalmente na área de abastecimento, visto que muitas comunidades sofrem com os longos períodos de estiagem e falta de perenidade dos rios. Através de solicitação do parlamentar a administração municipal, através da secretaria de infraestrutura realizou abertura de cacimbas no leito do rio que serve a Fazenda Curupati, pois os moradores locais vêm sofrendo com a escassez de água em função do rio estar seco. As famílias que residem na comunidade agradeceram o empenho do vereador para que o benefício fosse realizado.    “Temos procurado atender as solicitações dos brumadenses, sempre com a maior presteza possível, pois conhecemos de perto as dificuldades existentes nas comunidades rurais, principalmente com relação a falta de água em razão dos longos períodos de estiagem pela qual passa os municípios localizados no sertão. Agradecemos a administração municipal por atender ao nosso pedido”, pontuou Palito.  



Câmara de Vereadores emite Nota de Pesar e Solidariedade por morte de pai de servidores

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os parlamentares e funcionários que compõem a egrégia Casa, emite Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento do Sr. Carlos Rosa Nunes, ocorrido na data de 28 de setembro de 2017, pai dos servidores Carlos Wagner Oliveira Nunes e Wallace Oliveira Nunes.O Legislativo se solidariza com a família enlutada e roga a Deus para que conforte os corações dando forças para transformar a dor desta perda irreparável em fé e esperança.

 



Horas após criticar política, presidente do Bahia é indicado para receber medalha na Câmara

Foto: Reprodução

O presidente do Bahia, Marcelo Santana, foi indicado pelo vereador Beca (PPS) para receber a Medalha Thomé de Souza, uma das sete honrarias oferecidas pela Câmara de Salvador. O curioso é que a apresentação da proposta foi publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta sexta (29), horas após o dirigente — irritado com questionamentos do deputado Sandro Régis (DEM) — criticar a política brasileira na Rádio Metrópole. Na ocasião, Régis participou do Jornal da Cidade 2ª Edição, apresentado por Chico Kertész. Antes de o deputado começar a falar, Santana provocou: "Tomara que na minha frente ele fale as coisas que ele fala pela internet, porque sempre me mandam print". O democrata, então, criticou Santana por efetivar o treinador Preto Casagrande, que está em sua primeira experiência como técnico. Régis também elogiou os avanços da gestão de Marcelo, mas ressaltou a situação "sofrível" com que o Bahia subiu à Série A e o "futebol medíocre" do elenco deste ano. O dirigente não disfarçou a irritação. "Acredito só que as expressões [usadas pelo deputado] são muito pesadas. Medíocre pra mim é a política brasileira, em que quase todos os partidos estão imersos na Lava Jato. Muita gente sem saber explicar origem de dinheiro. Na própria Assembleia Legislativa a gente tem alguns trabalhos, a exemplo do Centro de Convenções, que nunca vi desdobramento nenhum. A gente teve outra tragédia na Baía de Todos os Santos, em que morreram mais de 20 pessoas, várias famílias sofrendo por absoluta falta de fiscalização do Poder Público... Em todas as esferas a gente tem uma série de problemas. Medíocre é a política brasileira, que envergonha o cidadão, que envergonha o contribuinte. É uma classe desprestigiada, infelizmente, porque tem bons quadros. Tomara que esses bons quadros [da política] comecem a ter protagonismo", disse Santana.

 



Atividades físicas gratuitas e ao ar livre estão em alta em Brumado

Foto: 97NEWS

Ocupar os espaços públicos da cidade há tempos se tornou uma regra em Brumado. Seja por motivos culturais, ideológicos ou em prol do coletivo, os brumadenses ocupam praças, em sua busca pessoal. Umas delas, que vem se tornando tendência, é em nome do bem-estar e do autoconhecimento. Na contramão do que apontam os dados de órgãos de saúde, que mostram que o país é composto por 80% de sedentários, aqui muitos arregaçaram as mangas e acordam cedo ou dormem tarde para não deixar de se exercitar. Prova disso é a adesão a programas gratuitos e orientados na cidade. A prática de exercícios físicos ao ar livre, por exemplo, tornou-se sucesso e já atrai milhares de pessoas de Brumado que buscam estar bem de corpo e alma. Em Brumado, o município já disponibiliza de profissionais da área para dar aulas gratuitas em algumas praças da cidade.

 

Foto: 97NEWS

Uma delas é a praça Edimundo Dantas Coelho, no Bairro São José, todas as terças-feiras, as 7h da manhã, o grupo denominado “Qualidade de vida”, se reúne para promover o bem estar, qualidade de vida, diminuição de peso, melhoria da pressão arterial e os hábitos de vida saudáveis. Os profissionais como a educadora física Mayara Lima, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), acompanha os encontros que também são realizados nas quintas-feiras, no fim da tarde. Outra atividade com o mesmo propósito é o grupo de caminhada, que vem atraindo cada vez mais adeptos. Já virou rotina vermos grupos realizando caminhas em avenidas como, João Paulo I, Av. Centenário, ou Rua Alta Leite. A prática da caminhada é defendida por 10 em cada 10 médicos, a atividade pode ser mais prazerosa e atraente se feita em grupo.  



RotSat tem o mais completo sistema de rastreamento e monitoramento para o seu veículo

Foto: Divulgação

A RotSat oferece um sistema completo de alta qualidade e tecnologia para gestão e acompanhamento com eficiência e segurança. Através do "APP" ou de qualquer computador, você acompanha em tempo real a posição e deslocamento do seu veículo, percurso com paradas cronometradas, velocidade, km percorrido, bloqueio, relatórios, planilhas em Excel, Word, Csv, Xml, entre vários itens Instalamos. Cobrimos várias cidades da região como: Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento, Caculé, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Barreiras, Itaberaba, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus e outras. Entre em contato agora mesmo e contrate o rastreamento de seu veículo. Ligue, (77) 3453- 1734, (77) 9.9990-3048, ou [email protected]. Visite a nossa página, www.rotsat.com.br. RotSat, Av. centenário, 1530 A, 1º andar, Bairro Novo Brumado (saída para Caetité), em Brumado.



Cerimônia de entrega do Prêmio TP Publicidade será realizada neste sábado

Foto: Divulgação

Está tudo pronto para a cerimônia de entrega do Prêmio TP Publicidade, marcada para este sábado (30), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brumado. Esse é o vigésimo primeiro evento, realizado pela Diretora Executiva da TPP, Iracy Souza Nascimento, na Capital do Minério. “Como nos outros anos, o prêmio está bastante concorrido e este ano deve reunir um público muito interessante, fortemente concentrado,” afirma Iracy. A 21º edição da TPP vai homenagear com mérito empresarial e consagração púbica para “Melhor Atendimento e Qualidade”, escolhidos por pesquisa pública na cidade. Serão modalidades, como, o trabalho das empresas, o talento dos profissionais liberais, personalidades, entidades e órgãos que mais se destacaram no ano de 2017. A lista de vencedores já foi escolhida, após um processo que consumiu vários meses de trabalho e três dias de discussões intensas na sede da TPP. O evento contará com shows ao vivo de, Bruno Caires e participação de Nemésio Sales. E ainda, apresentações teatrais, balé e desfile de moda.



Violência: Após vários assaltos que vêm acontecendo, Moradores da Lagoa do Arroz clamam por segurança no local

Os moradores estão cada vez mais assustados com o crescente número de assaltos no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os moradores da comunidade de Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado, em contato via Whatsapp com a redação do 97NEWS, relataram que estão muito temerosos com a insegurança na comunidade. Segundo eles, que temem até se identificarem, constantemente vêm acontecendo furtos em residências e assaltos. Um exemplo da completa ousadia dos meliantes, foi que, na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 11h, um leiturista da EPCL, prestadora de serviços da Coelba foi assaltado em plena luz do dia. O funcionário fazia a leitura da energia quando dois homens armados tentaram levar sua motocicleta, temendo perder o emprego e o pão de cada dia, o funcionário ainda fez algo muito arriscado e que não deve ser praticado, mas, como ele mesmo nos relatou, queria defender seu único bem e, por isso, relutou em entregar a motocicleta aos meliantes. O funcionário disse que implorou para que os assaltantes não levassem a sua moto, pois não era da empresa e que era o seu ganha pão. O apelo contou com "compaixão" dos bandidos que não levaram a motocicleta, mas não perdoaram o dinheiro do funcionário que foi todo levado. Após o assalto os dois indivíduos seguiram para a comunidade de Quixaberinha e renderam o zelador de uma fazenda, levando sua sua moto e dinheiro. Os moradores acionaram a PM que foi até o local, mas não localizou os suspeitos. Diante desta situação os moradores ficaram muito temerosos, já que os bandidos estão agindo na região que é um território sem policiamento, já que o déficit de contingente em Brumado é muito alto e a PM não dispõe nem de viaturas, nem de policiais para fazer o patrulhamento rural.

 



Veja como consultar o saldo do PIS/Pasep

Foto: Reprodução l G1

O governo liberou na quinta-feira (27) o calendário de saque do PIS/Pasep, que começa em 19 de outubro. Cerca de 7,8 milhões de pessoas vão poder sacar R$ 15,9 bilhões. As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Portanto, os cotistas devem procurar esse banco para informações e para saques. O trabalhador poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis. Correntistas da Caixa que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. Para os não-correntistas da Caixa que tenham recursos do PIS a receber, será necessário pedir a transferência. Segundo a Caixa, para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS. Para consultar, além do número do NIS, o beneficiário também precisará de uma senha. Para quem não tem o cartão, também é possível fazer o cadastramento em uma agência da Caixa. As contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos, são administradas pelo Banco do Brasil e é esse banco que esses cotistas devem procurar para informações e para os saques. As consultas de saldo do Pasep podem ser acessadas no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep. Correntistas do Banco do Brasil que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. O BB informou que vai fazer transferência sem custo para correntistas de outros bancos. Para quem não é correntista do BB e tem recursos do Pasep a receber, a transferência poderá ser feita pela internet e pelo caixa eletrônico, desde que a conta de depósito esteja do mesmo CPF, ou então nas próprias agências.



'A Terceira Guerra Mundial está para começar, então que os perdidos voltem para à Casa do Senhor', afirma profeta Augusto em passagem por Brumado

Augusto, o profeta da última geração, em sua passagem por Brumado (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

O atual período da humanidade vem sendo marcado por muitas controvérsias e fatos que deixam a todos muito preocupados, já que existem ameaças iminentes de catástrofes, tanto provocadas pelo homem, como pela natureza. Neste contexto a religiosidade e a espiritualidade vêm buscando reverter essa situação de falta de amor, fé e compreensão, mas é uma luta bem desafiadora, pois a incredulidade, segundo os líderes das mais diversas correntes religiosas é cada vez maior. Brumado é uma cidade de um povo muito religioso, que ainda guarda principalmente as tradições do Catolicismo, tendo também uma forte incidência do espiritismo, da umbanda e do Candomblé, mas, nos últimos anos, também fica claro o grande crescimento dos evangélicos, criando um ambiente de forte sincretismo. Nesta quinta-feira (28), um personagem fez uma passagem marcante na cidade, o qual se identificou como Augusto, o profeta da última geração. A equipe do 97NEWS, por meio do radialista Carlos Silva, encontrou-o no centro da cidade e falou com ele sobre sua missão. Com as vestes dos profetas do Velho Testamento e um cajado de pastor, Augusto Teixeira disse que é mineiro, natural de Poços de Caldas, mas tem cidadania americana e que, desde 2003, sai pelo Brasil profetizando o fim e chamando todos ao arrependimento. Ele que jejua de segunda à sexta, só ingerindo líquidos, tem 71 anos e garante estar em pleno vigor físico. Questionado sobre a sua missão, ele respondeu que "vivemos o tempo do fim, a terceira guerra mundial está para a acontecer, então, eu cumpro a missão que o Senhor que deu de chamar os perdidos ao repatriamento, para quem voltem para a Igreja e preguem o amor". A sua pregação mostra que o fim é inevitável, mas ele faz questão de dizer que "ainda existe saída, ainda dá tempo para se salvar, então enquanto estiver nessa terra eu cumprirei o ide do Senhor de ir até os confins da terra pregando a mensagem do arrependimento, pois a Palavra irá se cumprir". Augusto adota o celibato e vive de doações e terá uma rápida passagem por Brumado, já que nesta sexta-feira (29) irá para o município de Caetité. Confira o vídeo abaixo e conheça um pouco mais da história desse profeta da última geração:

 



STF julga improcedente ADI contra dispositivo da lei que regulamenta profissão de nutricionista

Foto: Reprodução

Na sessão desta quinta-feira (28), por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 803) que questionava a expressão “privativas”, contida no caput do artigo 3º da Lei nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista. De acordo com a ADI, a expressão questionada seria incompatível com o artigo 5º (inciso XIII) da Constituição Federal, que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais estabelecidas em lei relacionadas com a habilitação técnica pertinente. Além disso, salienta que o dispositivo exclui outras categorias profissionais – como técnicos de nutrição e médicos bioquímicos – do exercício de atribuições compatíveis com sua formação curricular, restringido com isso sua liberdade de trabalho. Em seu voto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, salientou que a Constituição Federal, em seu artigo 5º (inciso XIII), ao permitir que se restrinja o exercício de determinadas profissões, está permitindo uma exceção à regra geral da liberdade de exercício de trabalho. Citando precedentes que tratavam da regulamentação de outras profissões, o ministro ressaltou que o Supremo já se manifestou no sentido de que para concluir pela restrição, o legislador deve atender ao critério da razoabilidade. No caso concreto, frisou o relator, a profissão de nutricionista requer conhecimentos técnicos e científicos para o desempenho de suas funções, o que leva à possibilidade de se reservar atividades de forma privativa para essa categoria profissional. O nutricionista, disse o ministro, realiza atividades eminentemente técnicas, que não se confundem com outras a serem desempenhadas por profissionais de nível médio, como o técnico de nutrição. Assim, o ministro Gilmar Mendes votou pela improcedência da ação, por considerar que o termo “privativo” constante da norma não é inconstitucional, desde que respeitado o âmbito de atuação profissional regulamentada por legislações específicas de outras profissões. Acompanharam o relator os demais ministros presentes à sessão, à exceção do ministro Marco Aurélio, que divergiu e votou pela procedência da ADI.