Moradores denunciam poda irregular de árvores em Brumado; situação deixa ambientalistas revoltados

As árvores de quase 20 anos foi arrancada com golpes de machado (Foto: 97NEWS)

Moradores do bairro Nobre, em Brumado, denunciaram o corte de duas árvores que foram plantadas na via pública há aproximadamente de 10 anos. Segundo eles, a derrubada das Oitis (Licania tomentosa) na manhã do último sábado, dia 29 de dezembro na Rua Eusínio Tanajura Meira, foi feita sem autorização dos órgãos competentes. Os moradores contaram ao 97NEWS que os impactos começaram a serem sentidos pelos vizinhos que moram perto do local. “A árvore faz parte do meio ambiente e é de suma importância. A partir do momento que foi cortada a gente já sentiu o impacto da quentura, porque a arvore absorve o calor. Fiquei muito triste porque era sombra para todo mundo. Esperamos que ele seja punido e dê esclarecimentos sobre o que levou ela a cortar essas árvores”, cobra. 

Uma viatura da PM chegou a ser acionada. Os PM´s orientou o morador para que ele procurasse o órgão da prefeitura (Foto: 97NEWS)

De acordo outros moradores, o responsável pelo corte alegou que os galhos estavam chegando até a casa dele. “O senhor se achou proprietário da árvore porque mora há anos aqui e por isso se achou no direito de cortar. Acreditamos que tenha outro por trás, mas desconhecemos esse motivo. O fato é que a árvore está aqui em via pública. Queremos providência”. A Secretaria de Meio Ambiente vai apurar se a pessoa tinha ordem de corte dos "Oitis", caso contrário, o responsável poderá ser punido com multa e ainda terá que fazer o replantio no local. O órgão ressalta que o morador que queira solicitar o corte de uma árvore, deve procurar primeiramente a Secretaria no prédio da Prefeitura, logo em seguida a secretaria envia um documento solicitando que faça a retirada da planta do local. Essa é uma situação que vem se tornando comum em Brumado, alguns moradores sem conhecimento técnico e ambiental, podam as árvores de maneira que elas fiquem apenas com o caule e, isso quando não mata a planta, causa grandes prejuízos ao meio ambiente do município.