Brumado: Médico esclarece episódio ocorrido na UBS de Umburanas: ‘em momento algum foi negado atendimento’

O fato foi esclarecido que não existiu falta de atendimento médico na unidade como foi dito pela denunciante (Foto: 97NEWS)

Uma denúncia feita pela filha do idoso Edgar Neto Santos Teixeira (67) que foi passada ao 97NEWS na manhã desta quinta-feira (03) não teve a mínima procedência segundo a equipe médica da UBS Vereador Sinval Neves. Segundo a denunciante, o seu pai teve o atendimento negado, o qual, segundo ela, estava em estado de urgência, por ser hipertenso e diabético. Nós tentamos contato com o médico Vitor Hugo, que foi citado na veiculação, mas pela falta de cobertura de operadora de celular no local, isso não foi possível no momento. Por volta das 18h, o referido médico entrou em contato com a nossa redação e, muito seguro, afirmou que “em momento algum houve qualquer negativa de atendimento”. Dando continuidade à sua narrativa ele esclareceu que “primeiramente o paciente esteve na unidade na quarta-feira (2), onde recebeu a limpeza e o curativo pela técnica de enfermagem, já que estava com uma pequena ferida no pé. Ele inclusive queria levar o medicamento para casa, mas como isso não é de competência da técnica foi obstruído, pois estaria fora das normas”. Ele ainda afirmou que “eu cheguei cedo à unidade hoje e como sempre encontrei a demanda alta, tanto que tinha pessoas desde a madrugada na fila, então, fazemos questão de respeitar essa ordem, lembrando que a unidade é de prevenção e não de urgência, pois quando aparecem casos desse tipo chamamos imediatamente o SAMU 192 e encaminhamos o paciente, mas, no caso em questão, isso não existiu, tanto que o paciente veio um dia antes e iria voltar para ser medicado” e prosseguiu dizendo que “a esposa do aposentado me procurou logo cedo e pediu para que eu desse o atendimento preferencial, mas eu respondi que naquele momento, que fique bem claro, naquele momento, eu não poderia, pois não iria desrespeitar a ordem da fila”. E finalizou explicando que “mas eu fiz questão de ressaltar que faria o atendimento, tanto que esperei o paciente até cerca de 13h e ele não veio à unidade, o que prova ainda mais que não era uma questão de urgência, pois se fosse ele iria procurar o hospital e não a UBS. Então, que fique bem claro, em momento algum foi negado o atendimento ao idoso, isso não tem procedência alguma, ou seja, a denúncia é totalmente infundada e equivocada”, finalizou o médico.