ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Carros batem e pegam fogo na BA-263 em Itambé. Pastores da IURD entre as vítimas

De acordo com informações ainda sendo levantadas, não houveram vítimas fatais. Ocupantes seguiam para um culto em Itororó.(Foto: Itambé Agora)

Por volta das 17:00h, de hoje, sábado (04),aconteceu acidente grave na BA-263, em Itambé, com colisão frontal entre dois veículos, onde os mesmos acabaram pegando fogo. De acordo com informações ainda sendo levantadas, não houve vítimas fatais. Em um dos veículos estavam pastores da Igreja Universal de Itambé, que seguiam para um culto na cidade de Itororó. O Samu de Itambé socorreu às vítimas. Não há informações sobre o estado das vítimas. Mas detalhes em breve.



Justiça acolhe ação e derruba aumento da conta de água na Bahia

Foto: Divulgação

O juiz Ruy Brito, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, acatou ação popular movida pelo líder do Democratas na Assembleia Legislativa, deputado Pablo Barrozo, e determinou à Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa) que suspenda o reajuste do valor da conta de água, aprovado em 29 de abril de 2016. A decisão começa a vigorar a partir desta quarta-feira (1º), sob pena de multa diária no valor de R$50 mil. A Agersa autorizou à Embasa um reajuste de 9,95%, considerado abusivo. Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos, incluindo o fato de que este é o quinto aumento consecutivo concedido pela Embasa com percentuais acima da inflação. A inflação do período de abril de 2015 ao mesmo mês de 2016, pelo IPCA, foi de 9,28% (o percentual chega a 9,83% pelo INPC). Para o juiz, com base na ação do deputado, os sucessivos reajustes abusivos atentam “diretamente ao princípio da modicidade da tarifa, porque impôs à sociedade aumento desproporcional e, do outro lado, exorbita os lucros da concessionária”. O juiz reconheceu ainda que a Agersa não deu a devida publicidade e nem apresentou as justificativas para o aumento decretado no final de abril, bem como não leva em consideração os momento econômico e político delicados, sobretudo quando se trata de água, insumo vital à vida humana.  O  reajuste vai ter impacto também no aumento da inflação e dos preços em geral ao consumidor, já que ele será repassado pelo comércio e pela indústria.  Fonte: Assessoria Parlamentar



Tragédia: Duas mulheres sobre moto morrem após serem atropeladas por veículo na BR-101

Uma delas morreu na hora, com a cabeça esmagada. A outra chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. (Foto?: Forte na Notícia)

Na noite deste sábado (28), duas mulheres morreram em um grave acidente após serem atropeladas por um veículo não identificado. A tragédia ocorreu no km 223 da BR-101, na Baixa de Toquinha, trecho que pertence ao município de Cruz das Almas. As vitimas, Andereza Ellen, 14 anos, e Alessandra Sampaio, 26 anos, estavam em uma motoneta branca de 50 cilindradas, que foi atropelada por um carro de passeio. O veículo fugiu do local sem prestar socorro. Uma delas morreu na hora, com a cabeça esmagada. A outra chegou a ser socorrida pelo SAMU para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, mas não resistiu aos ferimentos, e acabou morrendo. Os corpos devem ser removidos pelo IML para o DPT de Santo Antônio de Jesus. Por conta do acidente, o tráfego de veículos foi interrompido em um lado da pista, causando lentidão no trânsito. Os motoristas estão sendo orientados pela Polícia Militar. (Forte na Notícia)



Mulher fica nua em sofá da Insinuante

Funcionárias contaram que, após tirar toda a roupa e jogá-la dentro de um tanquinho, a mulher caminhou por toda a loja, falando coisas sem sentido.(Foto: Camaçar Notícias)

Uma mulher, aparentando sofrer de transtornos mentais, entrou na loja Ricardo Eletro/Insinuante da Avenida Getúlio Vargas, no centro de Camaçari e tirou toda a roupa. Os funcionários e clientes que estavam presentes no local ficaram surpresos diante da situação inusitada. O gerente da loja contou à reportagem que não soube o que fazer ou para quem ligar, se para a polícia ou para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), já que claramente se tratava de uma pessoa com problemas mentais. Funcionárias contaram que, após tirar toda a roupa e jogá-la dentro de um tanquinho, a mulher caminhou por toda a loja, falando coisas sem sentido. Sentou no sofá, deitou em uma das camas e não se intimidou diante das lentes dos celulares das pessoas que, ao perceberem o que estava acontecendo, fizeram várias fotos e vídeos. (Camaçari Notícias)



Tragédia: Caminhoneiro morre em desastre na rodovia BA-250

Condutor não teve nenhuma chance e morreu no local. Dois carros de passeio foram lançados para fora da pista e motoristas sobreviveram por milagre (Fotos: BDM)

Um desastre trágico, ocorrido na manhã desta terça-feira (17), no município de Ituberá, tirou a vida do caminhoneiro, de prenome “Jackson”. Segundo relato de testemunhas, o veículo pesado com placa de Valenã trafegava pela BA-250, na região de “Baixa Alegre”, quando foi surpreendido por dois veículos que tentavam ultrapassagem em uma curva. Não houve tempo de frear e o caminhão acabou batendo na lateral de um dos carros. Os dois veículos foram lançados para fora da pista. Por sorte, os condutores tiveram ferimentos leves. Testemunhas disseram que foi um milagre. A mesma sorte não teve o motorista, pois o caminhão tombou de forma que a boleia foi esmagada pelo impacto. Jackson não teve nenhuma chance e morreu no local. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual registraram a ocorrência e reorganizaram o trânsito, enquanto o corpo da vítima fatal era retirado das ferragens, por equipe do Corpo de Bombeiros. (BDM)



Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR 116

Foto: Blog Marcos Frahm

Na noite dessa quinta-feira (6), uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente  quilômetro 637, da BR-116 km próximo a cidade de Jaguaquara. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão bateu em um carro de passeio. Após a batida, o carro foi projetado para fora da pista. Ainda segundo a PRF, a vítima fatal tinha 38 anos. As outras quatro pessoas que tiveram ferimentos foram levadas em estado grave para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O motorista do caminhão envolvido no acidente não teve ferimentos e ficou no local no aguardo do socorro ás vítimas que estavam no carro. A polícia ainda não tem detalhes das causas do acidente.



Cavalo entra por parabrisa de ambulância; motorista escapa, mas animal morre

Foto: Sessé Guimmas | Medeiros Dia Dia

O motorista de uma ambulância sobreviveu após um cavalo entrar pelo para-brisa do veículo em um acidente na BA-290, no município de Medeiros Neto, localizado no extremo sul da Bahia. Apenas as patas traseiras do animal, que morreu com a colisão, ficaram pelo lado de fora do veículo. O condutor do carro só sofreu escoriações leves. O motorista, que tem 29 anos, conversou com o G1 segunda-feira (2), um dia após o acidente, e falou sobre o susto. Sem querer ter o nome divulgado, o condutor disse que trafegava a cerca de 100 quilômetos por hora quando colidiu com o cavalo e afirma ter sobrevivido por um milagre. "Eu tinha levado um paciente e um acompanhante do Hospital de Medeiros Neto para uma unidade de saúde em Teixeira de Freitas, e na volta sofri o acidente. Tinham dois cavalos na písta. Consegui desviar de um, mas não teve como escapar do outro. Ele entrou pelo lado do passageiro. Felizmente eu tava sozinho no carro, sem acompahante. Sou evangélico e acredito que foi um milagre", destacou. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu a cerca de oito quilômetros da entrada da cidade. O motorista teve apenas ferimentos leves na mão direita, causados pelos estilhaços do vidro dianteiro do carro. (G1-BA)



Bahia: Vacinação contra a febre aftosa terá início no próximo domingo

Foto: Reprodução

Começa, no próximo domingo (01), a Campanha de Vacinação contra a febre aftosa em território baiano. A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos dos 384.393 criadores, já que nesta etapa todos os animais precisam ser vacinados, independente da faixa etária. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. A campanha encerra no dia 31 de maio. O governo do Estado reforça a obrigatoriedade de vacinar e está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a Febre Aftosa. A gravidade da proliferação da doença não decorre apenas das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes criadores. 

O governo ainda chama a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho, e ressalta os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há 15 anos. O último foco em território baiano foi identificado em 1997 e no Brasil, em 2005 e 2006, no Mato Grosso do Sul e Paraná, respectivamente, ocasionando a perda de 78 mil cabeças e custo financeiro direto superior a R$ 47 milhões nas ações apenas de saneamento. Causou também a supressão do status sanitário de mais de 10 estados no Brasil, inclusive a Bahia, só sendo restabelecido em 2008. Diante disso, o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, reforça que a vacinação é uma precaução necessária, mesmo que estejamos há muito tempo sem registros de caso da doença, sendo fundamental que o produtor cumpra seu dever de vacinar todo o rebanho. “No entanto, também acho interessante que o produtor fique atento a outras doenças, que podem afetar o rebanho, como a Raiva, Vaca Louca e Brucelose”, afirmou Oliveira. Sob a coordenação do Ministério, o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “A Adab é uma grande executora das obrigações no combate à Aftosa e outras enfermidades. A Bahia e o Brasil seguem na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença, sempre com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo”, relatou o superintendente da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (SFA-BA/MAPA), João Cláudio Bacelar. Ascom - Adab

 

CONTINUE LENDO


Vitória da Conquista: Casal acha celular, cobra para devolver e são presos pela PM

Foto: Ilustrativa

Um casal foi preso por extorsão após cobrar R$ 200 para devolver à proprietária um aparelho celular que encontraram durante uma festa, em Vitória da Conquista. De acordo com informações da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, que atua na região, a vítima marcou um encontro com Michel Santos da Silva, de 26 anos, e Luana Santos Pereira, de 22 anos, na avenida Olívia Flores e acionou a PM. Os suspeitos foram presos no momento em que tentavam “negociar” a devolução do aparelho. O celular foi recuperado e a dupla encaminhada para o Distrito Integrado de Segurança Pública. Segundo o artigo 1.170 do Código de Processo Civil, a devolução de objetos encontrados é obrigatória. “Aquele que achar coisa alheia perdida, não Ihe conhecendo o dono ou legítimo possuidor, a entregará à autoridade judiciária ou policial, que a arrecadará, mandando lavrar o respectivo auto, dele constando a sua descrição e as declarações do inventor.  A coisa, com o auto, será logo remetida ao juiz competente, quando a entrega tiver sido feita à autoridade policial ou a outro juiz.”, afirma o dispositivo. 



Estudante baiana da UFBA entra em coma durante intercâmbio em Londres

Juliana Cavadas de 21 anos está internada na Inglaterra, após embolia pulmonar. UFBA informou que sabe da situação e que está acompanhando o caso (Fotos: Reprodução)

Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Juliana Cavadas, de 21 anos, entrou em coma após sofrer uma embolia pulmonar durante um intercâmbio realizado na Inglaterra. O caso foi confirmado pela universidade. Aluna de medicina, Juliana é bolsista do programa Ciência sem Fronteiras. Ela está internada em Londres desde março deste ano, quando teve o problema. Por meio de nota, a Ufba informou que se solidariza aos familiares e amigos da aluna e que está acompanhando o caso. Disse ainda que obteve informações de que a estudante tem recebido assistência hospitalar e acompanhamento médico adequados, custeados pelo plano de seguro de saúde incluso no contrato firmado entre a estudante e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Trifil ameaça fechar a fábrica caso a qualidade da água não melhore em Itabuna

(Foto: Reprodução)

A Trifil ameaça fechar sua fábrica  em Itabuna, caso a qualidade e abastecimento de água não melhore. Na semana passada uma funcionária faleceu e a principal suspeita seria uma bactéria encontrada no exame médico. Uma funcionária da empresa textil, confirmou a versão para o Plantão Itabuna, acrescentando que muitos colegas dele (a) estão passando mal. ” E tem mais a água daqui ta fazendo mal aos funcionários, estamos ficando doente e a água tem um gosto horrível”, revela. Segundo uma fonte, a empresa estaria negociando uma transferência para o município de Brumado. Sendo que a cidade fica próxima dos produtores de algodão e não enfrenta problema com a falta de água. O possível fechamento da fábrica da Trifil causou uma grande preocupação no meio empresarial. A empresa é a segunda empregadora do município, com mais de 2 mil funcionários, ficando atrás apenas da prefeitura. A possibilidade deste fechamento está causando preocupação, já que pode causar um grande impacto na economia local. Tentamos manter contato com a direção da fábrica em Itabuna, mas não obtemos retorno, mas a informação é que a fábrica estaria operando com bastante dificuldade por conta da falta de água. A Trifil que é uma produtora Têxtil sofre bastante na sua operação por conta da falta de água, que dificulta o processo de coloração e outras operações.



Dom Basílio: Prefeitura lança concurso com 219 vagas

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Prefeitura Municipal de Dom Basílio lançou no Diário Oficial o edital do concurso público para o preenchimento de 219 vagas em 37 cargos.O certame será executado pelo Serviço de Processamento de Dados (Seprod) e terá validade de dois anos. As inscrições podem ser feitas pela internet no endereço eletrônico www.seprod.com.br, no período de 11 a 22 de abril. Para nível superior, o valor da taxa de inscrição é R$ 60 e, para nível médio e fundamental, é de R$ 40.



Obrigatoriedade do simulador de direção começa a valer em maio, anuncia Detran

Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de maio, os candidatos à primeira carteira de habilitação na categoria B (carros) vão ter que passar pelo teste no simulador de direção. A medida vale também para quem tem categoria A (motos) e pretende adicionar a B. O uso obrigatório do equipamento nas autoescolas é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e segue as regras estabelecidas na portaria 2302 do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). No estado, 328 Centros de Formação de Condutores (CFCs) já estão cadastrados para adquirir o simulador. No processo para tirar a primeira carteira de motorista, o candidato terá que fazer vinte e cinco horas de exames práticos, sendo vinte em veículo de aprendizagem e cinco no simulador. Para adição de categoria, são exigidas vinte horas de aulas práticas, distribuídas em quinze no carro e cinco no equipamento.

 

A portaria do Detran estabelece que os CFCs devem dispor de espaço adequado para a instalação do simulador, que garanta a reprodução de cenários e ambientes idênticos ao dia a dia no trânsito. A autoescola que não preencher os requisitos pode compartilhar o equipamento com outro centro preparatório. "Essa nova regra visa diminuir o risco de acidentes envolvendo quem está nos primeiros contatos com a direção de um veículo. O simulador será importante porque vai permitir que o candidato a condutor faça um curso mais qualificado, onde serão recriadas situações adversas no trânsito, como chuva intensa e animais na pista. Por enquanto, vale apenas para os carros de passeio, mas a intenção do Contran é estender a medida a todas as categorias de habilitação”, explicou o diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão.

CONTINUE LENDO


Bahia: Salvador 467 anos de histórias e conquistas

Foto: Divulgação

Hoje, uma senhora muito importante na vida dos brasileiros está fazendo aniversário. Há 466 anos, em 29 de março de 1549, o primeiro governador geral do Brasil, Thomé de Souza, chegava à baía de Todos os Santos para fundar a Cidade de São Salvador. A Lua era nova naquele dia, em conjunção com o Sol na constelação dos Peixes. Nascia então a Cidade da Bahia. Salvador, Bahia de Todos os Santos, a primeira capital do Brasil Colônia, uma cidade rica na gastronomia, música e arquitetura. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador,  no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985. Com mais de 2,9 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste, o terceiro do Brasil e o oitavo da América Latina. Parabéns, Salvador!  

Foto: Divulgação


Colisão frontal em estrada de chão mata instantaneamente dois motoqueiros

Uma das motos era pilotada por um menor e tinha restrição de furto no Sinesp. Acidente ocorreu na tarde deste sábado (19) em Irará (Foto: Blog de Tavares)

No final da tarde deste sábado (19), por volta das 16h30min, dois motoqueiros morreram na hora após colisão frontal em uma estrada vicinal na localidade do Povoado do Santo Antonio, zona rural de Irará.Conforme informações apuradas, uma das motos era pilotada por José Luiz Valentino de Jesus de 34 anos de idade. A outra motocicleta era conduzida pelo menor de de iniciais D.M.C, de 16 anos de idade. Foi constatado que o veículo possuía restrição de furto no Sinesp. Os motoqueiros trafegavam em alta velocidade, quando colidiram frontalmente. O impacto foi tão forte que causou a morte instantânea de ambos no local. Uma equipe médica tentou socorrer as vítimas, porém ao chegar no local, apenas constataram os dois óbitos. Uma terceira vítima, que viajava de carona de prenome Fredson, de 20 anos, sofreu lesões sérias, sendo levado ao Hospital Maternidade Dr. Deraldo Portela, naquele município. Corpos foram removidos a estrada apenas à noite, quando foi feito o levantamento cadavérico, pelo DPT de Feira de Santana.



'Salvador é gay', afirma o prefeito ACM Neto em inauguração de Centro LGBT

(Foto: Bocão News)

A frase é forte e pode provocar alvoroço em setores mais conservadores soteropolitanos: “Salvador é gay”. Assim afirmou o prefeito ACM Neto (DEM) na tarde desta sexta-feira (18), quando inaugurou o centro de referência LGBT da cidade. O primeiro municipal do Brasil, conforme disse o próprio chefe do Executivo. O público LGBT agora tem um espaço, na estrutura da gestão municipal, para defender suas bandeiras. "Teremos um espaço para semear a diversidade e o respeito", garantiu o prefeito. A inauguração foi um evento concorrido com a presença também da secretária de Reparação, Ivete Sacramento, vereadores e lideranças da causa gay. Também aconteceram apresentações das transformistas Valerie O’hara, Dion, Mitta Lux e Desireé Cher. Ivete, no discurso, ressaltou que o Executivo não esteve distante das demandas do setor. “De alguns anos para cá, houve uma maior importância com o público LGBT. Aqui trataremos o público vítima das fobias e teremos um observatório LGBT. Depois de hoje, quem vier depois de Neto, terá que avançar ainda mais nessa causa”, disse. Luiz Mott, presidente de honra do Grupo Gay da Bahia, apesar de um discurso provocativo quando lembrou que nunca havia sido simpático ao avô do prefeito, lembrou que o chefe do Thomé de Souza não é oportunista. “Você não é oportunista, pois desde o seu tempo de deputado federal já tratou de temas voltado ao casamento gay, a união estável. Quero só saber se essa estrutura será mantida e se o aluguel será pago para manter esse centro”, afirmou.“A militância pela causa LGBT foi iniciada na década de 1980 e, mesmo tendo conquistado avanços, ainda persistem dois problemas até hoje: gays e travestis continuam sendo assassinados e a Aids ainda atinge esta população, com um índice de 11%. Esperamos que a estrutura seja permanente para realização do atendimento a essa população”, reiterou Mott. (Bocão)



Menor morre e condutor sobrevive por milagre após veículo ser esmagado na BR-101

Motorista teria perdido o controle do utilitário, batendo em lateral de caminhão, que esmagou e arrastou o veículo por vários metros (Foto: Reprodução)

Um grave acidente envolvendo uma caminhonete Montana e um caminhão deixou um morto e dois feridos na BR-101, próximo ao Restaurante Parada do Pedrão, no município de Teixeira de Freitas.De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Montana seguia para o Espírito Santo, quando ainda por motivos desconhecidos, perdeu o controle da direção e colidiu na lateral do caminhão, que trafegava na direção oposta. O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira, 18. Edivaldo Henrique Babisk, 17 anos, natural de Linhares (ES), que estava como carona da caminhonete, morreu no local. Já o motorista do mesmo veículo, que não teve o nome divulgado, ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência e encaminhado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde permanece internado. O motorista do caminhão teve ferimentos leves.Assista com cuidado – imagens fortes:



Assistência técnica rural está em crise na Bahia

(Foto: Reprodução)

Pequenos agricultores estão praticamente sem assistência técnica. O estado acabou com a EBDA, o órgão que dava orientação na propriedade e a nova estrutura proposta pelo governo ainda está engatinhando. É como se Atanael Honório estivesse órfão há pouco mais de um ano. Atanael mora em Cabaceiras do Paraguaçu em uma propriedade de oito hectares, onde aprendeu com os técnicos da EBDA a fazer o cultivo no sistema agroflorestal. Sem a orientação que estava acostumado, o agricultor já contabiliza algumas perdas: três pés de coco, dois de pau cigarra e um de tangerina.Já no município de Cruz das Almas, o agricultor Luiz de Jesus anda desaminado com o pouco que vingou na plantação de mandioca. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola nasceu em 1991 da fusão da Emater com a Epaba, a antiga Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, e por 23 anos, representou a junção da ciência com a extensão rural, levando conhecimento e técnica para os 417 municípios da Bahia,
 
 

No lugar da EBDA, o governo do estado criou a Bahiater, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e demitiu quase 1,2 mil funcionários, em nome de um novo modelo de gestão, como conta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Até agora, 183 prefeituras baianas fecharam convênios com a Bahiater, o que representa apenas 43% do total de municípios do estado. Como essa reestruturação ainda está em andamento, Atanael e Luiz sentem falta do atendimento no padrão que tinham antes. Luiz Eloy era o técnico que orientava os dois agricultores. “O agricultor, ele só começa a desenvolver as suas tecnologias quando acredita no técnico e para ele passar a acreditar no técnico é preciso que ele tenha confiança. Isso leva tempo”, diz. Fora a fragilidade atual na assistência técnica, a Bahiater ainda não conseguiu abraçar toda a estrutura da extinta EBDA. No município de Conceição do Almeida, a estação experimental está parada. O mato está tão alto que fica até difícil caminhar e toda a estação que um dia serviu de referência para vários estudos agrícolas está abandonada. A estação de Feira de Santana, onde a pesquisa era voltada para o jumento pega e o gado guzerá, está tomada com barracos de sem-terra. Na antiga sede da EBDA em Cruz das Almas ninguém da Bahiater foi autorizado a gravar entrevista, os carros estão sem uso, muitos sem manutenção e com pneus furados. O presidente do Sintagri, o sindicato que representa os ex-funcionários da EBDA, Jonas Dantas, aponta outro problema grave no atendimento aos pequenos agricultores. “A redução da DAP, que é a declaração de aptidão ao Pronaf, que caracteriza o agricultor como agricultor familiar”. Sem a EBDA para preencher a declaração de aptidão ao Pronaf, os sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar estão assumindo parte dessa tarefa.

CONTINUE LENDO


ASFAB discute a Políticas de igualdade racial para o semiárido baiano na Sepromi

(Foto: Divulgação)

A ASFAB junto com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) discutiu nesta quinta-feira (3), em Salvador, políticas voltadas à inclusão produtiva, reconhecimento e valorização de comunidades negras em diversos municípios do semiárido baiano. As ações visam contemplar populações dos Territórios de Identidade do Sudoeste, Sertão Produtivo, Velho Chico, dentre outros, incluindo os segmentos de terreiro, quilombolas e fundos de pasto. Na sede da secretaria fomos recebidos pela secretaria Vera Lucia da secretária de Promoção da Igualdade Racial, representando a ASFAB Márcio Aguiar e Evânio Oliveira, além de outras lideranças como Mario Augusto Jacó, do centro de assessoria do assuruá, a secretaria reforçou o compromisso do Governo do Estado para o fortalecimento e interiorização de políticas públicas, muitas, segundo ela, “já em andamento, no cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa”. Dentre as propostas levantadas durante o encontro está a criação de um fórum voltado às comunidades quilombolas no território sertão produtivo, que agrega um conjunto de 18 municípios. No encontro, a equipe da Sepromi divulgou o trabalho de certificação de comunidades de fundos e fechos de pasto, além da participação no processo de regularização fundiária de territórios quilombolas. As iniciativas estão sendo potencializadas pela Sepromi, por meio de um termo de cooperação firmado em 2015, por diversos órgãos, a exemplo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Fundação Palmares e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).



Governo notifica empresas terceirizadas por atraso de salários

(Foto: Reprodução)

O Governo do Estado emitiu nota, nesta quinta-feira (10), sobre a paralisação dos servidores terceirizados devido ao atraso de salários. Os trabalhadores prestam serviço nas escolas estaduais, que, em Vitória da Conquista, está desde a última sexta (4) sem aulas. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia afirma que está notificando oficialmente as empresas que apresentam irregularidades. “As empresas que ainda estão com fatura a receber precisam apresentar documentação comprovando que já efetuaram o pagamento de seus funcionários”, aponta a nota. Atualmente, dos 515 contratos de terceirizados do Estado, 341 já estão regidos pela Lei Anticalote. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia Informa, ainda, que assegura o cumprimento dos 200 dias letivos e informa que será elaborado calendário especial para compensar as aulas nas escolas que tiveram as atividades suspensas.