ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Técnicos da CAR são capacitados para atuar em programa que reforça a convivência com semiárido

Foto: 97NEWS

A convivência com o semiárido de maneira digna, justa e com acesso a água será reforçada com a atuação de técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estão em processo de capacitação, no município de Feira de Santana. Com a capacitação, os técnicos poderão atuar no acompanhamento e manutenção de dessalinizadores implantados em municípios do semiárido. Os dessalinizadores integram as ações do Programa Água Doce (PAD), que tem por objetivo garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. A iniciativa prevê o tratamento da água subterrânea salobra ou salina captada por meio de poço tubular. Na Bahia, a estimativa é captar mais 500 mil litros de água, o que beneficiará diretamente mais de 100 mil pessoas. O PDA é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a participação da Bahia no conjunto de ações dessa iniciativa, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo projeto em nível estadual, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), responsável pela perfuração de poços e instalação do equipamento nas comunidades rurais e, agora, a CAR/SDR, que fará o acompanhamento técnico dos 150 dessalinizadores já instalados no Estado e os outros 145 a serem implantados, chegando a um total de 295. 

Foto: 97NEWS

O sistema de dessalinização é composto por poço tubular profundo, bomba do poço, reservatório de água bruta, abrigo de alvenaria, chafariz, dessalinizador, reservatório de água potável, reservatório e tanques de contenção de concentrado (efluente). A água subterrânea salobra ou salina é captada por meio de poço tubular profundo e armazenada em um reservatório de água bruta. Em seguida, essa água passa pelo dessalinizador, que utiliza o processo de osmose inversa. A osmose inversa é um processo no qual membranas, que funcionam como um filtro de alta potência, conseguem retirar da água a quantidade e os tipos de sais desejados, separando a água potável daquela concentrada em sais. A água dessalinizada é armazenada em um reservatório de água potável, para distribuição à comunidade, e o concentrado armazenado em um reservatório para ser encaminhado aos tanques de contenção e evaporação. De acordo com os costumes da comunidade, e a qualidade química do concentrado, parte do efluente pode ser utilizado em cochos para dessedentação animal ou “água de gasto”.



PRF registra redução de acidente no último feriado, em rodovias baianas

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, no último domingo (14), a Operação Nossa Senhora Aparecida realizada nas rodovias federais que cortam a Bahia. Iniciada na última quinta (11), as ações buscaram combater a embriaguez ao volante e coibir as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade. Nos quatro dias de trabalho, as equipes dispostas estrategicamente pelas rodovias federais da Bahia fiscalizaram 6.681 veículos e 6.673 pessoas. Com foco nas condutas que geram mais riscos à segurança dos usuários das rodovias, os policiais envolvidos na Operação realizaram 2.971 testes de alcoolemia, constatando 53 pessoas que consumiram álcool antes de dirigir. Além da embriaguez ao volante, outra conduta grave e infelizmente ainda muito comum é a falta do uso do cinto de segurança. Foram efetuadas 119 autuações no período de operação, entre passageiros e condutores sem o equipamento. A infração mais observada e notificada no feriadão de 12 de Outubro de 2018 foi, lamentavelmente, justamente a que causa mais riscos e consequências graves. Dos 2.493 autos gerados, 623 tinham relação com ultrapassagens indevidas, sejam elas forçadas, pelo acostamento ou em faixa contínua. Nunca é demais enfatizar que a colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens proibidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro.



Jacobina: Dado como foragido, professor da Uneb suspeito de assédio se entrega à Polícia

Foto: Divulgação/MP

Um professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), acusado de assédio sexual, se entregou à Justiça. O docente era considerado foragido até o último sábado (13) quando se apresentou ao 12° Batalhão da Polícia Militar de Camaçari. De acordo com o Bahia Notícias, nesta segunda-feira (15), Thiago de Oliveira Moreira segue à disposição da Justiça no 12° BPM. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), dezenas de estudantes relataram ter sofrido assédio sexual cometido pelo professor. Thiago lecionava Direito Constitucional no campus de Jacobina, Piemonte de Diamantina, da Uneb e também atuava nas cidades de Irecê e Itaberaba. O acusado também atuaria como procurador jurídico de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Ainda segundo o MP-BA, Thiago também é acusado pela prática de crimes contra a Administração Pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos.



Feira de Santana: Homem joga filho com pés e mãos amarradas em açude

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma sequência de agressões, tanto psicológicas quanto físicas, culminou com um pai arremesssando o filho de oito anos em um açude na zona rural de Feira de Santana. De acordo com a polícia, o vaqueiro teria jogado o garoto com mãos e pés amarrados na água porque encontrou o pequeno em um estabelecimento de jogos, onde o mesmo estava proibido de frequentar. A mãe da criança, confirmou à polícia que o menino foi castigado pelo pai, seu ex-companheiro, e que as agressões eram constantes. O conselho tutelar informou que o caso foi descoberto através de uma denúncia da escola onde a criança estuda. Após ouvir a vítima e a mãe, o Conselho Tutelar encaminhou o caso para a Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente. O menino também passará por acompanhamento psicológico. O pai será intimado pela delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso. 



Transformação digital: 75% das MPE baianas utilizam a internet para potencializar os negócios

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que a internet é o principal meio de potencializar os negócios para 75% dos micro e pequenos empresários baianos. O número é da Pesquisa sobre Transformação Digital, realizada pelo Sebrae Nacional, que celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (5), em comemoração à aprovação do Estatuto da MPE, por meio da Lei 9.841, de 1999. Outro dado importante diagnosticado pelo Sebrae foi a relevância da internet na busca por soluções. Pelo menos 41% dos micro e pequenos empresários na Bahia procuraram informações na rede mundial de computadores para resolver problemas do negócio (o Google é principal fonte de ajuda) e 16% contrataram ou tentaram contratar um serviço financeiro, como empréstimos e financiamentos, pela internet.

 

A pesquisa realizada pelo Sebrae apontou também que grande parte (89%) das micro e pequenas empresas baianas se comunicam com clientes e fornecedores através da web. O estudo indica que 17% dos micro e pequenos negócios possuem página na internet e 31% utilizam Facebook, sendo o WhatsApp (68%) o principal meio de comunicação.

A transformação digital das micro e pequenas empresas baianas também se mostrou na busca pela diversificação de canais para ampliação das vendas. A pesquisa apontou que 24% dos empresários entrevistados tentou vender seus produtos ou serviços pela internet.

Mesmo com grande número de micro e pequenos empresários conectados no estado, pouco mais da metade (53%) faz a gestão financeira do negócio em um caderno ou papel e apenas 21% utilizam uma planilha eletrônica. Dos empreendedores entrevistados, 26% utilizam softwares para gerir suas empresas.

A Pesquisa sobre Transformação Digital entrevistou 229 empresários baianos, cujos negócios estão enquadrados como empresa de pequeno porte (EPP), microempresa (ME) e microempreendedor individual (MEI). De abrangência nacional, o levantamento ouviu 6.022 empresários.

CONTINUE LENDO


Superação: Aos 31 anos, mulher com 'ossos de vidro' que não passaria dos 2 se casa na BA

Amanda foi levada para o noivo pela mãe — Foto: Reprodução/TV Bahia

O feriado desta sexta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, ficará marcado nas lembranças da administradora Amanda Brito como a data de mais uma vitória. Aos 31 anos, ela se casou diante da família, em Salvador. O grupo foi o mesmo que ouviu de médicos que Amanda não passaria dos 2 anos, por conta da doença conheciada como ossos de vidro. Cientificamente chamada de osteogenesis imperfecta, a condição é hereditária, não tem cura e é caracterizada pela fragilidade óssea. Ao longo da vida, os portadores podem acumular dezenas e até centenas de fraturas, que são causadas por traumas simples e se iniciam antes mesmo do nascimento, inclusive durante as contrações do parto. 

 

A gravidade da doença varia a depender do paciente. Amanda nasceu em Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana. Contudo, atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Convivendo com a condição, ela ultrapassou diversas barreiras até conseguir se formar em administração e passar em um concurso público. A administradora ainda mantém um blog, onde expressa reflexões sobre a vida. "Nunca esteve na minha lista de prioridades, de fazer na vida, casar. Sempre fui muito focada na carreira, mas acredito que, quando a gente encontra alguém que vale a pena celebrar o amor, a celebração não pode deixar de existir", disse Amanda. O pedido de casamento foi feito de uma forma nada convencional. O noivo, Fabiano Orleans, que é fotógrafo, pediu Amanda em casamento durante um passeio surpresa de helicóptero, em São Paulo. Mas Salvador foi a cidade escolhida pelo casal para a cerimônia. "Eu tirei a caixa e mostrei a caixa para ela, a aliança e tal. Aí o fotógrafo falou: 'Olha, não tem para onde correr. Daqui você não sai. Não tem paraquedas'", contou Fabiano. O casamento foi realizado na Igreja Santo Antônio da Barra, na Ladeira da Barra, centro da capital baiana. Além das famílias dos noivos, muito amigos compareceram à cerimônia. A noiva chegou às 17h na igreja. Acompanhada da mãe, ela seguiu até o noivo, que estava visivelmente nervoso. Em seguida, os dois disseram sim. "É emocionante. Acho que passa um filme pela nossa cabeça. Toda a nossa trajetória até aqui e o que a gente espera viver daqui para frente. Viver em união, com muito amor. Todo mundo merece", relatou Amanda. Emocionada ao ver a filha caçula se casando, Cristina dos Santos, mãe de Amanda, comemorou a união. "É a coroação de uma trajetória de muita luta, mas também de muita fé e de muito amor", contou.

 

CONTINUE LENDO


Jacobina: Suspeito de crimes sexuais contra alunos, professor de direito da Uneb é procurado

Foto: Divulgação/MP

O professor Thiago de Oliveira Moreira, que lecionava Direito Constitucional na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina, na região norte, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e foi afastado do cargo, na quinta-feira (11), por suspeita de crimes sexuais contra alunos. A informação foi divulgada na sexta-feira (12) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que ofereceu denúncia contra o professor. Conforme o órgão, Thiago de Oliveira tomou conhecimento da decisão por meio de advogado e ficou de se apresentar à Justiça ainda na quinta, mas não fez e, por isso, é considerado foragido. Segundo o G1, o pedido de prisão tem como base depoimentos e provas apresentadas por mais de uma dezena de alunos e alunas, que relataram crimes de assédio sexual, ameaças e lesões corporais. Além disso, o professor também é acusado pela prática de crimes contra a Administração Pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos. Os detalhes dos crimes não foram divulgados. De acordo com o MP, Thiago, que também atua como advogado, é professor da Uneb desde 2007. Ele já ocupou o cargo de coordenador do Colegiado de Direito do Campos IV, sediado em Jacobina, e lecionava também nas cidades baianas de Irecê e Itaberaba. Atualmente, segundo o órgão, ele é apontado procurador jurídico do Município de Morro do Chapéu. Em nota, o MP informou ainda que, em razão do número elevado de vítimas, será disponibilizado suporte psicológico e assistencial às vítimas e testemunhas do professor. Segundo o comunicado, o agendamento pode ser feito pelo telefone (74) 3621-2212.



PRF usará novos bafômetros que captam odor de álcool no ar na 'Operação Nossa Senhora Aparecida'

Foto: Divulgação l PRF

A partir desta quinta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia realizará durante a "Operação Nossa Senhora Aparecida 2018", o uso dos novos aparelhos de fiscalização do consumo de álcool, os bafômetro. Os novos equipamentos são capazes de identificar a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar, como é feito no teste tradicional. Ao todo, serão utilizados 40 aparelhos conhecidos como etilômetros passivos. O equipamento capta a presença de álcool dentro do carro abordado e, em seguida, indica se o condutor deve realizar o teste tradicional, assoprando o bafômetro. Caso não seja constatada a presença de álcool, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista. Se existir algum indício, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha indica que, no local, há muito álcool, o que significa que o condutor, realmente, tem que ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional. A principal vantagem do equipamento é a agilidade que o teste vai dar ao trabalho. Enquanto com aparelho novo é possível testar até 12 pessoas por minuto para determinar se consumiram álcool ou não, o tradicional demora entre cinco e dez minutos por pessoa. Outra vantagem é a economia na utilização dos bocais que são utilizados no teste tradicional. 



Bahia: Três suspeitos de integrar quadrilha de assalto a bancos são mortos em confronto com a polícia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Três homens suspeitos de integrar uma quadrilha de assalto a bancos foram mortos a tiros durante um confronto com a polícia, nesta segunda-feira (8), na BA-093, em Mata de São João. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), foram apreendidos três veículos com restrição de roubo, duas retroescavadeiras e armas. De acordo com informações da SSP, os supeitos identificados como Joselito da Conceição Soares, conhecido como Índio, Leonardo Nepomuceno Souza, o Pequeno, e outro homem de apelido Manicômio participavam de uma quadrilha envolvida em diversos crimes, como assalto a bancos, sequestros, homicídios e roubo de veículos. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, os suspeitos estavam em um veículo que foi abordado pelos policiais na altura do município de Mata de São João. O confronto começou, segundo a polícia, após eles tentarem fugir do bloqueio policial. A SSP informou que os suspeitos foram encaminhados para o hospital do município, mas não resistiram aos ferimentos. Além do veículos, duas pistolas, um revólver, celulares, relógios e dois cordões detonadores com espoletas também foram apreendidos.



Homem passa mais de 10 horas 'preso' após cair em cisterna de 25 metros em Feira de Santana

Foto: Reprodução l Acorda Cidade

Um homem ficou preso em um buraco por mais de 10 horas entre a noite de quarta-feira (3) e manhã de quinta-feira (4) em Feira de Santana. O poço onde a vítima caiu tem em torno de 25 metros de profundidade. Segundo o Bahia Notícias, o homem, identificado como Gilcleinton Silva Santos, foi resgatado por volta das 9h desta quinta por uma equipe do Corpo de Bombeiros. A ação durou cerca de 2 horas. Ainda segundo o site, a vítima mora na Rua Taipa, no bairro Caraíbas, e que caiu na cisterna que fica dentro da residência. Após ser resgatado, o homem foi levado pelo Samu para o Hospital Geral Clériston Andrade.



Após onda de assaltos, polícia passa a ter acesso a roteiros de carros-fortes na Bahia

Foto: Divulgação

Após o frequente ataque a carros-fortes na capital baiana e no interior, a polícia passará a ter acesso aos roteiros dos veículos. A decisão foi acertada durante reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia e representantes de empresas de transporte de valores que atuam no estado, na manhã desta quarta-feira (3). Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas, segundo a SSP, fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores. O uso da tecnologia também foi destacado como forma de prevenção. As imagens das bases de onde partem os carros de transporte de valores passarão a ser compartilhadas com a Secretaria da Segurança Pública. 



Enquanto a industria cai, participação da Agropecuária cresce 15% no PIB baiano em 2018

Foto: Divulgação l ADAB

Uma análise da conjuntura econômica da Bahia, apresentada junto com a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicou que o Produto Interno Bruto Baiano (PIB) cresceu 1,3% no primeiro semestre de 2018. Diante deste primeiro resultado do ano, influenciados pela greve dos caminhoneiros e pelo aumento das incertezas que rodeiam os cenários econômicos internos, a estimativa do PIB para 2018 foi revisada para crescimento de 1,6%. Entre os motivos para o reajuste da expectativa estão as incertezas decorrentes do atual período eleitoral, elevação da taxa de juros nos EUA e a guerra comercial entre a maior potência do mundo com a China. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a participação da Agropecuária no PIB variou positivamente em 15,8%. O bom momento do agronegócio no nível de atividade econômica no estado, porém, não foi acompanhado por dois dos outros setores pilares da economia. Serviços manteve o índice com participação de 0,9%, enquanto a Indústria apresentou queda de 2,1%. De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o bom desempenho do setor agropecuário deveu-se às culturas da soja, do algodão, do milho e da cana de açúcar. A contribuição do setor para os próximos anos deverá manter-se positiva, beneficiado pela demanda crescente por alimentos e pela expectativa de preços mais competitivos no mercado externo. 



Itamaraju: Homem tenta se atirar de torre de telefonia; após 12 horas PM e Bombeiros convence o mesmo a descer

Foto: Divulgação l PM/BA

A Polícia Militar com apoio do Corpo de Bombeiro e Samu, conseguiram impedir que um jovem de 26 anos se jogasse de uma torre de telefonia móvel na cidade de Itamaraju, sul do Estado. De acordo com a PM, Relves Mendes, subiu na torre com a intensão de cometer suicídio no domingo (30). A cena chamou a atenção da população, que se aglomerou nas proximidades da torre, até a chegada da Polícia Militar. Segundo a polícia, Relves havia tido um surto psicótico por não conseguir lidar com a recente separação conjugal, dificultando as negociações. Os pais do jovem e duas psicólogas auxiliaram na negociação, que durou mais de 12 horas. Segundo o site Sulbahianews o Grupamento de Bombeiro tentou fazer o resgate, mas, não obtiveram sucesso, já que a vítima estava em um local de difícil acesso, ameaçando de jogar, caso a equipe se aproximasse. Por volta das 4 horas desta segunda-feira, 1º de outubro, em meio ao choro da família, Relves foi vencido pelo cansaço e pelo sono, retomando o diálogo com o major Calmon, que o convenceu a descer da torre. Após as negociações, Relves foi amparado por familiares e aplaudido pela equipe de resgate. O jovem recebeu atendimento médico ainda no local e foi entregue aos cuidados da família.

Foto: Divulgação l PM/BA


Pastor e líder do tráfico é preso em Lauro de Freitas

Foto: Divulgação l SSP/BA

O líder de uma quadrilha de traficantes da cidade de Limoeiro, em Pernambuco, foi capturado pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em Lauro de Freitas. Na Bahia, Alexandre de Mendonça da Silva Filho, 33 anos, atuava como pastor e empresário. Segundo informações da SSP/BA, o suspeito tem três mandados de prisão em aberto em Pernambuco, e também tem envolvimento direto com venda de entorpecentes, homicídios e roubos, no outro estado. Com indicativo de que ele estaria na região metropolitana de Salvador, a Polícia Civil de Pernambuco pediu apoio à polícia baiana. Equipes do Draco descobriram que Alexandre vivia em Lauro de Freitas, onde era pastor de uma Igreja e mantinha uma empresa que realizava entrega de pizzas. Os policiais civis montaram campana e efetuaram a prisão durante um culto, no último sábado (29). Alexandre foi encaminhado para Pernambuco por equipes da Polícia daquele estado.



Focos de incêndio atingem cinco cidades baianas

Estes incidentes normalmente ocorrem em sua maioria por ação humana de forma dolosa ou culposa | Foto: Divulgação CBMBA)

As cidades de Buritirama, Boquira, Campo Alegre de Lourdes, Barreiras e Rio de Contas foram alvo de incêndios florestais nos últimos dias. O caso acontece de forma simultânea e é combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através do Programa Bahia Sem Fogo, sob coordenação dos bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema). Segundo a CBMBA, o município de Rio de Contas (a 617 quilômetros de Salvador) é o que se encontra em uma situação mais agravante e Boquira (a 671 quilômetros de Salvador) possui um período maior com incêndio. Há dois aviões sendo utilizados de forma auxiliar no combate, lançando água e fazendo o monitoramento aéreo. Estes incidentes normalmente ocorrem em sua maioria por ação humana de forma dolosa ou culposa, entre os motivos também estão as descargas atmosféricas e raios, que ainda segundo a CBMBA, não foram registrados nos últimos tempos na região. O fogo é comumente utilizado para limpar pastos, porém pode causar dano a fauna e flora, além de empobrecer o solo e tendo como consequência a fertilidade e capacidade de produzir na terra. Conforme o Código Florestal (Lei nº 12.651/12), o fogo pode ser utilizado somente sob autorização de um órgão responsável. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Inema), pode conceder essa possibilidade. Sem autorização, o ato e considerado crime, como está inserido na Lei nº 9.605/98 de Crimes Ambientais. O corpo de Bombeiros atende as ocorrências de incêndio através do número 193.



Bahia: Rondesp fecha fábrica clandestina de submetralhadoras; dois homens morreram no confronto

Foto: Divulgação l SSP/BA

Dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha que montava e vendia submetralhadoras morrem em confronto com a polícia, no domingo (30), em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiais militares faziam abordagens em Feira de Santana, quando flagraram um motociclista com uma submetralhadora em uma sacola. Durante depoimento inicial, o homem, ainda não identificado, contou que comprou o armamento em um imóvel, no município de São Gonçalo dos Campos. Em seguida, os PMs então foram até o imóvel indicado e foram recebidos a tiros por três homens que estavam no local. Dois deles foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. O outro criminoso conseguiu fugir. Com eles, os PMs encontraram mais uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, diversos carregadores e peças utilizadas para fabricação de submetralhadoras.



Polícia apreende 32 toneladas de carne sem nota fiscal em Conceição do Jacuípe

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Quatro homens foram presos em Conceição do Jacuípe, por transportar carne sem nota fiscal. O flagrante ocorreu quando militares da Rondesp Leste abordaram um veículo Fiat Strada, carregado de caixas de carnes de charque sem nota fiscal. De acordo com o Bahia Notícias, os acusados confessaram como conseguiam a carne e apontaram um galpão próximo ao estado municipal de Conceição do Jacuípe. No local, policiais civis encontraram cerca de 32 toneladas de carne guardadas em 1.080 caixas. A polícia precisou contratar um caminhão para transportar a carga para Feira de Santana. Conforme o delegado Gustavo Coutinho, os homens presos integram uma quadrilha que praticava roubos e furtos na região e que era liderada por um detento do presídio de Feira de Santana.



Bahia: 'Operação Happy Hour' mira sonegação de impostos por grupos de cervejeiros

Foto: Reprodução

A Operação Happy Hour foi deflagrada nesta terça-feira (25) para fiscalizar o setor cervejeiro que teria causado prejuízo de R$ 100 milhões em sonegação de imposto em menos de dois anos. De acordo com o Bahia Notícias, a operação foi aberta pelo Fisco Paulista em 11 cidades de São Paulo, além de diligências em duas cidades no Rio de Janeiro e uma na Bahia. Na lista de alvos de 60 auditores da Receita estadual está o grupo responsável pela fabricação da cerveja Proibida. “O objetivo é a recuperação do crédito do imposto, seja via cobrança de auto de infração ou mediante execução dos articuladores da fraudes. O Fisco tem feito nos últimos meses operações de orientação, de educação e de repressão. Com a modernização e o cruzamento de dados é possível identificar facilmente o esquema. O recado é claro: sonegar não compensa", afirmou Vitor Manuel dos Santos Alves Junior, diretor Executivo na Diretoria Executiva da Administração Tributária (Deat) da Secretaria da Fazenda.



Bahia fecha agosto com saldo positivo de vagas de emprego formal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia fechou o mês de agosto com saldo positivo de 4.864 empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. A diferença representou um acréscimo de +0,29% no número de empregos em relação a julho. Foram 51.019 admissões e 46.155 desligamentos durante o período. O setor que mais contribuiu para este resultado foi o de Serviços, com a criação de 3.473 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem os segmentos de Indústria de Transformação, com 1.010 vagas, e Construção Civil, com 845 novos empregos. 



Bahia: Mulher se joga de prédio para escapar de incêndio

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher se jogou do primeiro andar de um prédio na cidade de Senhor do Bonfim, pra fugir de um incêndio que atingiu o imóvel, na tarde de sábado (22). A cena foi gravada com um celular por uma das pessoas que estavam na rua e presenciaram as chamas. Segundo o G1, um idoso de mais de 70 anos, que mora no mesmo apartamnto da mulher e que também estava no imóvel no momento do incêndio, foi socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros. O fogo teve início em uma loja de roupas que fica no térreo. Não há informações sobre o que provocou as chamas, que se alastraram rapidamente e desutruíram o estabelecimento comercial. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ajudou a debelar o incêndio. A mulher e do idoso, foram levados para uma unidade de saúde da cidade.