ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2020"

Brumado: Município registra mais 19 casos da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (16), o município de Brumado registrou 2.089 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6.898. Entre os diagnósticos: 12 internações, 22 óbitos, 223 pacientes em tratamento e 1.844 recuperados. No momento, 148 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Parceria entre Clube da Fraternidade e empresa confecciona e doa máscaras a população

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No mês de maio deste ano, o Clube da Fraternidade Brumadense foi procurado pela VLI - empresa de logística que controla concessionárias de transporte ferroviário de cargas no Brasil para uma parceria, no qual o projeto englobaria a produção de cinco mil máscaras que seriam doadas a população da cidade. "A VLI fez a doação de todo o material, como: tecido, malha, linha, elástico e o Clube da Fraternidade indicou as costureiras da nossa cidade. Essas profissionais foram de diversos bairros como: Dr. Juracy, São Felix, Ubis 2, num total de 7 profissionais que confeccionaram as máscaras", disse ao 97NEWS a presidente do Clube, Lícia Ataíde. Ela ainda ressaltou a importância do projeto, que levou renda as costureiras, que por conta da pandemia, já enfrentavam dificuldades financeira. "Duas delas nos contaram que através desse dinheiro, compraram novas máquinas de costura, o que hoje trás à elas uma renda extra para a família", disse Ataíde. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Sendo confeccionadas em apenas trinta dias, o custo de cada máscara chegou à R$ 1,50. "Depois de prontas, o Clube da Fraternidade, com suas colaboradoras, embalou as máscaras", destacou. De acordo com a presidente, as máscaras serão doadas pela VLI em bairros periféricos, uma parte para organizações sociais e entidades religiosas. "A previsão é que essas máscaras comecem a ser distribuídas hoje [16] a tarde e no sábado [17] na Divina Providência e no final do mês serão doadas o restante", afirma Lícia Ataíde. Para a gerente de Sustentabilidade da VLI, Maria Clara Fernandes, a parceria foi uma forma de contribuir com a população nesse momento tão desafiador. "Com o intuito de estimular a economia local, a VLI doou os insumos para a produção e em seguida, comprou toda a produção e distribuiu os itens para a população como forma de fomentar a prevenção ao coronavírus. Essa iniciativa faz parte do nosso pacote de ajuda humanitária na Bahia", disse Fernandes.



Brumado: Sábado (17) é o 'Dia D' das campanhas de vacinação contra a poliomelite e da multivacinação

Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, a ação tem como objetivo imunizar pessoas que não conseguiram ir aos postos de saúde do municipio durante a semana. As unidades funcionarão das 8h às 17 horas para atender a população. Deverão ser vacinadas contra a poliomielite crianças com menos de cinco anos. Já a multivacinação acontece para que crianças e adolescentes com até 15 anos possam atualizar a caderneta vacinal. Diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis é o principal objetivo das campanhas. A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 3.495 crianças contra a poliomelite em Brumado. É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina pendente. De acordo com a Sesau, a população deve procurar uma unidade de saúde do seu bairro. Durante as campanha, todas as vacinas previstas no calendário de vacinação estarão disponíveis.

 



Polícia Militar faz operação para combater aglomerações e eventos políticos em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Pelo menos 10 policiais militares deram início, na noite de quinta-feira (16), à uma Operação no município de Livramento de Nossa Senhora, que, além de combater crimes, o objetivo da ação era coibir a formação de aglomerações no Centro e em bairros periféricos durante a pandemia e, evitar a propagação da Covid-19. Segundo a 46ª CIPM de Livramento, por volta de 21h, um evento político na Praça João Marques, centro da cidade, reuniu diversos apoiadores de um grupo político, evento este que foi dispersado em dissentimento com  as orientações do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que através de resoluções vedam esse tipo de manifestação. Além disso, de acordo com a 46ª CIPM, foi constatado a emissão de som, em dissonância ao Art. 39, §11 da Lei eleitoral e ao Art. 229 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A operação terminou as 00h e contou com o apoio de quatro viaturas da Companhia.

Foto: Divulgação l 46ª CIPM


Brasileiro busca honestidade e é majoritariamente conservador nesta eleição

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As eleições municipais de 2020 serão marcadas por um eleitor majoritariamente conservador que tem como prioridade a honestidade de seus representantes. É isso o que indica uma pesquisa feita pelo Instituto Travessia a pedido do jornal Valor Econômico. Segundo o jornal Correio, o estudo revela o eleitor tende a se posicionar à direita no espectro político. Além disso, ele está pessimista e preocupado com os setores da economia mais afetados pela pandemia. Em relação às áreas que os prefeitos devem mais focar, na visão do eleitor, a prioridade é a saúde, seguida da educação. Em seguida vem, em ordem, geração de emprego, segurança, abastecimento de água, administração pública, combate à corrupção, assistência aos mais pobres, investimento na rede de esgoto, transporte coletivo, limpeza pública, meio ambiente, habitação, iluminação pública, trânsito, atividades culturais e esportivas. Já em relação ao que mais preocupa o eleitor em relação ao futuro, a "perda de aprendizado com a paralisação das escolas na pandemia" foi escolhida por 18% dos eleitores. Ela ficou atrás de desemprego (33%) e violência, com 20%. No espectro político, a maioria dos participantes da pesquisa se definiu como conservador (28%). Os socialistas são 19%, liberais formam 19% e progessistas 9%. Ainda segundo a pesquisa encomendada pelo Valor Econômico, políticos de direita são a preferência de 32% dos brasileiros, esqueda de 20% e centro de 16%. 32% não soube responder. 



Guanambi: PM e PRF apreendem 80 mil maços de cigarros contrabandeados

Foto: Divulgação l PM

Uma operação conjunta realizada pelas Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM) resultou na apreensão de cerca de 80 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, na última quinta-feira (15). Segundo informou a PM, uma carreta, licença de Marigá (PR), estava trafegando pela BR-122, sentindo Minas/Bahia, desviando dos postos fiscais, quando foi abordada na entrada de Palmas de Monte Alto pelas guarnições. O material foi encontrado na carroceria do veículo. O motorista de 34 anos, morador do Bairro Beija Flor, em Guanambi, foi preso em flagrante e apresentado na sede da 22ª Coorpin para ser autuado pelo crime de contrabando. A carga deverá ser incinerada pela Receita Federal.

Foto: Divulgação l PF


Partidos se comprometem a não realizar comícios e passeatas nas Eleições 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou às coligações e partidos políticos dos municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras evitarem a realização de eventos políticos presenciais que promovam aglomerações por conta da pandemia. O MP recomendou ainda que, nas carreatas, deverão ser transportadas no máximo quatro pessoas por veículo, dando preferência a carros abertos; utilização obrigatória de máscaras de proteção e álcool em gel 70%, em especial quando as pessoas compartilharem objetos como microfones ou canetas; e evitar a distribuição de materiais impressos, como santinhos e folders, dando preferência ao marketing digital. O MP expediu também recomendações aos agentes das Polícias Militar e Civil dos Municípios para que apreendam veículos que estejam circulando com propagandas eleitorais sonoras, como jingles, músicas, quando não estiverem acompanhando passeatas, carreatas ou comícios; e encaminhar os condutores de tais veículos à Delegacia de Polícia para autuação.



Eleições 2020: Promotoria de Brumado proíbe uso de 'carros de som' que não estejam acompanhando passeatas, carreatas ou comícios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, recomenda aos agentes das Polícias Militar e Civil dos municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras que: "apreendam veículos que estejam circulando com propagandas eleitorais sonoras, como jingles, músicas, quando não estiverem acompanhando passeatas, carreatas ou comícios." Além disso, recomenda que, as autoridades, caso haja descumprimento da ordem, "encaminhar os condutores de tais veículos à Delegacia de Polícia para autuação no art. 42 da Lei das Contravenções Penais ou no art. 54 da Lei dos Crimes Ambientais, conforme o caso". O MP pede ainda a "comunicação à Justiça Eleitoral quando identificar, durante a realização de eventos eleitorais, a existência de [carros de som] que não estiverem obedecendo ao limite de oitenta decibéis de nível de pressão sonora, medida a sete metros de distância do veículo, sem prejuízo de aplicar a multa do art. 228 do Código de Trânsito", em eventos autorizados pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça Millen de Castro Medeiros ressalta ainda que os representantes de Partidos Políticos ou Coligações nos Municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras que orientem os candidatos: "a usarem carros de som apenas durante eventos políticos, conduzidos por motoristas habilitados para o tipo do veículo com equipamentos sonoros que não ultrapassem 80 decibéis; a evitarem a queima de fogos de artifício em eventos eleitorais e, se o fizerem, que obtenham as licenças devidas previamente." Conforme o MP, o descumprimento desta Recomendação poderá levar à propositura de representações eleitorais ou outras ações pelo Ministério Público para responsabilizar os organizadores e beneficiários das atitudes irregulares acima citadas.

 



Petrobras reduz preço da gasolina em 4% nas refinarias a partir desta sexta-feira (16)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou na última quinta-feira (15), a redução de 4% no preço médio da gasolina vendida nas refinarias em todo o país. O novo valor começa a valer a partir desta sexta-feira (16). Já o valor do diesel não teve o preço modificado. “Desde janeiro de 2020, o preço médio da Petrobras acumula uma queda de 24,3% no preço do diesel vendido às distribuidoras e uma redução acumulada de 9,1% no caso da gasolina. Para se ter uma ideia, o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,74 por litro após o reajuste. Entre julho e agosto, o preço médio da Petrobras correspondeu a cerca de 30% do preço final ao consumidor nos postos de combustíveis”, explicou a companhia em nota. Os valores finais aos motoristas dependerão de cada posto, que acrescem impostos, taxas, custos com mão de obra e margem de lucro. Além disso, o mercado brasileiro é baseado na livre concorrência, fazendo com que cada empresa cobre o que achar melhor.



Brumado: Ministério Público recomenda a proibição do uso de fogos de artifício nas Eleições 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado por meio de uma "Recomendação Ministerial", recomenda aos partidos políticos, coligações e candidatos que se abstenham da utilização abusiva de fogos de artifícios ou similares durante a campanha eleitoral de 2020. A 90ª Zona Eleitoral, expediu Procedimento Eleitoral (nº 677.9.194085/2020), requerendo a não utilização de fogos de artifícios e similares nas propagandas eleitorais, "considerando que a poluição pode ser entendida como qualquer atividade que possa tornar o ambiente prejudicial ao ser humano e outras formas de vida", além disso, "que a poluição sonora consiste em produção de ruídos que causem desconforto às atividades normais de raciocínio de uma pessoa, geralmente quando um som ultrapassa o limite auditivo normal, com danos à saúde dos seres humanos, como o estresse e a insônia", resolve recomendar aos agentes das Polícias Militar e Civil dos municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras: "Apreender os que forem encontrados nas casas comerciais em desacordo com as disposições do Decreto Estadual n° 6.465/97 ou que estiverem sendo transportados irregularmente, sem devida autorização policial; Destruir os fogos aprendidos irregularmente, conforme art. 29 do Decreto Estadual 6.465/97", e que: "Em caso de flagrante de qualquer pessoa que, ao soltar fogos de artifícios, provoque poluição sonora, conduzi-la à Delegacia de Polícia para autuação no art. 42 da Lei das Contravenções Penais ou art. 54 da Lei dos Crimes Ambientais". Apesar de populares, os fogos de artifício produzem diversos perigos, como as possibilidades de incêndio e efeitos colaterais ligados à rede elétrica e arborização. O promotor de Justiça Millen de Castro Medeiros ressalta ainda que sejam notificados os Partidos e Coligações nos Municípios da 90ª Zona Eleitoral para conhecimento dos procedimentos "supracitados".



Eleições 2020: MP expede recomendações para orientar conduta dos candidatos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado expediu recomendações eleitorais a fim de orientar a conduta dos partidos, coligações e candidatos dos municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras em respeito às normas sanitárias e de sossego público durante o período de propaganda eleitoral. Segundo as recomendações, considerando a pandemia do coronavírus, os candidatos devem evitar a realização de eventos políticos presenciais que promovam aglomerações de pessoas, visto que dificultam o distanciamento social de 1,5 metros. Além disso, as regras sanitárias de uso das máscaras de proteção e do álcool gel 70% devem ser obedecidas. No documento, a promotoria também orienta os candidatos, partidos e coligações quanto ao uso de fogos de artifício e carros de som. "O descumprimento desta Recomendação poderá levar à propositura de representações eleitorais ou outras ações pelo Ministério Público para responsabilizar os organizadores e beneficiários das atitudes irregulares acima citadas." A Promotoria pede também a suspensão de eventos que coloquem em risco a saúde das pessoas.

 



Brumado: Sesau confirma o 22º óbito por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (15), o município de Brumado registra o 22º óbito por conta da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria de saúde do município, o óbito foi da ex-vice-prefeita Cristina Gondim, de 68 anos na manhã desta quinta-feira (15). Na Capital do Minério, 2.070 casos da doença já foram confirmados. O total de notificações suspeitas é de 6.850. Entre os diagnósticos: 11 internações, 241 pacientes em tratamento e 1.807 recuperados. No momento, 95 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Falta de moedas dificulta troco no comércio local

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esquecidas nas gavetas, perdidas no sofá ou encalhadas nos cofrinhos, as moedas estão cada vez mais escassas no comércio brumadense. O problema é agravado pela pandemia, que segundo os comerciantes, devido à necessidade de redução da despesa familiar, os clientes estão segurando as moedas, transformando-as,em uma possível renda extra. Mas para quem precisa delas na hora do troco, o jeito é apelar para a criatividade. "Com a circulação ruim no comércio, a gente não ver mais as moedas de R$ 1 ou R$ 0,50, elas sumiram mesmo. O jeito é deixar passar o troco algumas vezes e dando descontos ao cliente", disse o comerciante Marlúcio, que há 15 atua no centro comercial de Brumado. No centro, o gerente de um mercado disse que a solução as vezes é apelar para um comércio vizinho. "Muitas vezes saímos daqui para trocar cédulas em moedas para passar o troco, mas isso atrapalha a gente, porque temos que sair daqui e perdemos tempo", afirma Diego. Ele relata que a falta de troco se tornou comum nos últimos anos. "A de um real é a que mais falta", conta. A cliente Vanessa, admite que tem o hábito de guardas as moedas em um cofrinho. "Todas as moedas de um real que sobram vou guardando", contou. Ela revela que já chegou a juntar a quantia de R$ 700 em moedas de R$ 1. Já a dona de casa Tatiana Correa, 32 anos, conta que nem utiliza dinheiro em espécie. "Eu pago tudo no cartão", explica. Em uma loja da Avenida Antônio Mourão Guimarães, a proprietária Norma Lima, relata que após os dias de pagamento os clientes aparecem com notas altas, mas depois do dia 20 as notas de valores menores e as moedas começam a dar as caras. "Quando os clientes recebem dão notas maiores", explica. O comerciário João Andrade, 47 anos, conta que não gosta de guardar as moedas. "Só atrapalha. É melhor que fique no comércio", disse. 



Novo tipo de coronavírus que afeta suínos pode infectar humanos, diz estudo

Foto: Reprodução

Um estudo publicado na revista científica PNAS mostrou que um tipo de coronavírus que afeta suínos pode infectar humanos. De acordo com informações do portal Viva Bem, do Uol, os pesquisadores afirmam que a saúde pública e a economia global podem ser afetadas pela síndrome da diarreia aguda em suínos (SADS-CoV). O resultado é baseado na conclusão de testes de laboratório, que indicaram que o vírus se reproduz eficentemente em células dos pulmões e dos intestinos grosso e delgado. De acordo com os pesquisadores, esse tipo de coronavírus surgiu em morcegos e infectou porcos na China e em outros países.



Nutricionista da Clínica Mais Vida fala sobre relação entre alimentação e saúde mental

Foto: Divulgação

Os transtornos mentais são alterações no funcionamento da mente que podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Existem diversos tipos e cada um com apresentações diferentes, que geralmente, são caracterizados por combinações de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos diferentes que podem interferir nas relações com as pessoas, na forma de se expressar e na rotina diária. A nutricionista da Clínica Mais Vida, Maiana Chaves salienta que atualmente, os transtornos mentais mais comuns são a ansiedade e a depressão que são grandes problemas da saúde pública em todo o mundo. Os quadros de ansiedade e depressão são afetados por diversos fatores genéticos, hormonais, imunológicos, bioquímicos e neurodegenerativos. Esses fatores são influenciados por nutrientes obtidos dos alimentos que afetam a taxa de prevalência dessas enfermidades. Diversos estudos já mostraram que a qualidade da dieta está diretamente relacionada com transtornos clínicos de humor e ansiedade. Diversos nutrientes estão diretamente envolvidos na fisiopatologia desses transtornos assim como a qualidade da alimentação interfere diretamente aos transtornos clínicos de humor e ansiedade que podem ser alcançados através de uma alimentação individualizada, equilibrada e saudável. Maiana Chaves observa que em contrapartida existem alimentos que também pioram esses quadros e devem ser evitados, como: alimentos industrializados; carboidratos refinados (como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco); bebidas alcóolicas; café e alimentos que contêm cafeína (como chás verde, mate e preto, energéticos, refrigerantes à base de cola, chocolate ao leite e achocolatados); gorduras saturadas (alimentos de origem animal como bacon, banha de porco, carne vermelha e salsicha, alimentos industrializados como salgadinhos de pacote e bolacha recheada) e embutidos. 

 

O motivo principal da piora desses quadros é a intensificação do estado inflamatório no nosso organismo. Desta forma, deve-se buscar uma alimentação mais natural possível, com comida de verdade, pois existe relação direta do funcionamento do nosso intestino com os transtornos mentais. Portanto, uma alimentação inadequada, com elevado consumo de alimentos industrializados em detrimentos de alimentos in natura, uso indiscriminado de antibióticos e uso abusivo de laxantes, pode resultar em uma desordem na função intestinal, chamada de disbiose. A disbiose é um distúrbio que altera a microbiota intestinal, predominando mais bactérias maléficas do que as benéficas. O crescimento exagerado das bactérias maléfico-patogênicas desequilibra a integridade intestinal, dificulta a absorção de nutrientes responsáveis pela síntese de neurotransmissores afetando o estado de humor, alegria e bem-estar do indivíduo, pois reduz a produção de serotonina, triptofano, dopamina que são substâncias químicas (neurotransmissores) sintetizadas e liberadas pelos neurônios, que atuam diretamente na regulação da atividade psicomotora, no apetite, no sono e no humor. Alguns fatores podem melhorar o quadro de disbiose, como o consumo de prebióticos e probióticos que são alimentos e\ou microorganismos vivos com a função de estimular a multiplicação e atividade de uma ou mais bactérias benéficas presentes no intestino. Outro fator importante para auxiliar na melhora dos sintomas dos transtornos mentais é a prática de atividade física regularmente. Diversos estudos demonstram que o aumento do sedentarismo na população tem um impacto negativo sobre a saúde mental. A prática de atividade física desencadeia uma série de alterações biológicas no indivíduo, pois o exercício estimula principalmente a liberação do neurotransmissor serotonina. Que tal começar pelos alimentos que você tem mais acesso e dar um passo de cada vez com uma equipe multiprofissional em um tratamento individualizado em busca de uma saúde mental plena? O nutricionista é o profissional indicado e habilitado para te orientar quanto às quantidades ideais para cada pessoa, bem como os melhores horários e combinações de alimentos em cada refeição. Procure sempre ajuda e orientação específica. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Estado prorroga até 25 de outubro decreto que proíbe aulas e eventos na Bahia

Foto: Divulgação

O decreto estadual nº 19.586, que venceria na última segunda-feira (12), determinando a proibição das aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 100 pessoas, ficará em vigor até o dia 25 de outubro. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (10). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.



Ex-vice-prefeita de Brumado, Cristina Gondim morre vítima do coronavírus

Foto: Reprodução l Rede Social

Faleceu em um hospital particular de Vitória da Conquista, na manhã desta quinta-feira (15), a ex-vice-prefeita de Brumado, a dentista Isabel Cristina Santana Gondim, de 68 anos. Ela lutava contra o coronavírus há algumas semanas, mas, infelizmente, não resistiu. A ex-vice-prefeita estava em tratamento há algumas semanas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após testar positivo para a doença. O seu quadro clínico não apresentou evolução, tendo inclusive, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e seu óbito foi confirmado hoje (15). Nas redes sociais, várias homenagens foram postadas para Cristina. O sepultamento ocorrerá na tarde desta quinta no município de Ituaçu. Cristina ocupou o cargo de vice-prefeita de Brumado entre 2013 e 2016, na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Gondim era esposa do ex-deputado estadual José Clemente Gondim (PSDB) que também estava hospitalizado por conta da Covid-19, e se recuperou. Ela deixa dois filhos.



Homem é preso ao atirar no rosto da irmã em Boa Nova

Foto: Divulgação

Um homem de 40 anos foi preso na terça-feira (13), após efetuar um disparo de arma de fogo no rosto da irmã, de 38 anos, no distrito de Valentim, que pertence à cidade de Boa Nova. A informação é do site G1. A Polícia Civil instaurou o inquérito para investigar a tentativa de homicídio. Ainda não há detalhes da motivação do disparo, mas algumas pessoas da família que já foram ouvidas, informaram que o homem estava ameaçando os familiares. A polícia ainda descobriu que o homem, em outra ocasião, durante uma discussão familiar, chegou a ferir o pai com um facão. No entanto, não há detalhes de quando ocorreu, pois o pai do suspeito não registrou ocorrência. Sobre o crime, a Polícia Militar, que também esteve no local, informou que o suspeito foi detido por Guardas Municipais e a PM acionada para condução dele à delegacia. Além disso, os policiais apreenderam, com o homem, quatro espingardas artesanais. Já a vítima foi socorrida para o Hospital Julieta Campos de Sá, em Boa Nova, por familiares. A Polícia Civil informou que não tem detalhes do estado de saúde dela, pois foi preciso fazer a transferência dela para um hospital de Jequié, a cerca de 85 km de Boa Nova. O irmão preso está à disposição da Justiça na delegacia de Poções, e será encaminhado para o presídio de Jequié, conforme informou a polícia.



Brumado: Imagens de câmeras de segurança ajudam a identificar suspeito da morte de 'Mata Onça'

Foto: Divulgação l |Vídeo

A Polícia Civil de Brumado identificou um homem, morador do bairro Olhos D'água, como o autor do homicídio cometido na manhã da última sexta-feira (09). O nome do suspeito não foi revelado. Ele foi detido na quarta-feira (14). Imagens de câmera de segurança ajudaram a esclarecer o caso. O crime aconteceu na Rua Antônio Jorge Cerqueira, bairro Novo Brumado. Alessandro Pereira da Silva, o "Mata Onça" seguia para o trabalho quando foi perseguido pelo suspeito que usava calça jeans e farda de uma empresa, que segundo a Polícia, era um disfarce para o dia do crime. Alessandro foi encontrado morto na esquina entre a Jorge Cerqueira e a Avenida Centenário. Segundo a polícia, ele foi atingido por vários disparos de uma pistola 380. O bandido fugiu sem levar nada. Foram essas imagens que ajudaram a esclarecer o caso. O delegado titular da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), Samuel Paz, informou que há possibilidades de um possível acerto de contas. “É possível o envolvimento com o tráfico de drogas e que tenha sido um acerto de contas”, disse.