ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Caetité: Prefeitura pede uso de máscaras em locais fechados após aumento de Covid

Brumado: Briga de moradores de rua quase termina em morte

Tema Livre Podcast 'Com Elas' entrevista a Major Leila Silva

Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje (30)

Final do Campeonato Brumadense terá arbitragem cedida pela Federação Baiana de Futebol

Gás de cozinha fica mais caro na Bahia a partir desta sexta

Possíveis pedras preciosas são apreendidas no interior da Bahia

Motociclista é preso em flagrante por embriaguez na Chapada Diamantina

Polícia Civil indicia quatro suspeitos por ataque a ônibus do Bahia

Brasil lança nova campanha de incentivo à vacinação

Após denúncias de assédio, presidente da Caixa oficializa pedido de demissão

Caculé: Motorista que atropelou e matou professor não estava alcoolizada, diz laudo

Nova frente fria se intensifica no Sudoeste da Bahia; Brumado registrou 10ºC na madrugada de hoje (29)

Homem é condenado a 30 anos de prisão por matar garota a pauladas na Bahia

Legislativo aprova indicações e moção de aplausos e congratulações; saiba mais

Bahia tem alta na geração de empregos em maio

Paramirim: Dinheiro falso é apreendido pela Polícia na agência dos Correios

Mortes violentas caem 6% no Brasil em 2021, aponta anuário

Governo sanciona lei que devolve PIS/Cofins cobrado na conta de luz

Produção Mineral Baiana Comercializada cresce mais de 68% em maio de 2022



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Saúde na Praça: Grupo se reúne todas as segundas em praça pública de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Toda às segundas-feiras, a partir da 7h, o grupo denominado “Saúde na Praça” se reúne na Pracinha da Ciência, no Bairro das Flores, em Brumado, com a finalidade de promover qualidade de vida aos portadores de hipertensão e diabetes. As reuniões também são abertas a toda comunidade interessada em praticar atividades físicas e prevenir doenças. As atividades são coordenadas pelo Fisioterapeuta Thiago Allen, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, com o apoio da Enfermeira da Unidade Básica de Saúde - UBS Dr. Newton Alves de Castro, Fernanda Britto, e dos agentes comunitários de saúde. Além das atividades físicas, uma vez por mês é servido um café da manhã especial, com a participação de um profissional convidado para ministrar palestras. 



Penta! Cruzeiro vence Fla nos pênaltis e conquista Copa do Brasil

O Cruzeiro é pentacampeão da Copa do Brasil. O time celeste recebeu os cariocas no Mineirão, após empatar com o Flamengo por 1 a 1, no Maracanã, na quarta-feira passada. No tempo normal, 0 a 0 (não há gol qualificado na decisão e o título foi decidido nos pênaltis). Melhor para os donos da casa, que tiveram 100% de aproveitamento e venceram por 5 a 3. O Cruzeiro iniciou batendo as penalidade. Henrique, Léo, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves fizeram o gol que garantiram o título e, por tabela, a classificação para a fase de grupos na Libertadores-2018. O Flamengo, por sua vez, marcou com Guerrero, Juan e Trauco. Diego, que bateu o terceiro, viu o goleiro Fábio defender a sua cobrança. Com o resultado, o Flamengo agora tem a disputa do Brasileiro e a Sul-Americana. A equipe é a sétima colocada com 39 pontos, 15 atrás do líder Corinthians. Na competição internacional, medirá forças com o Fluminense nas quartas de final. 



Conquista: Mudanças no trânsito deixam comerciantes insatisfeitos na cidade

Foto: Divulgação

Ainda repercute, e muito, as mudanças no trânsito feitas pela Prefeitura de Vitória da Conquista desde o início do ano. O ponto alto da revolta aconteceu na última terça-feira(26), quando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) emitiu uma nota contra o estacionamento em fila na Rua Ernesto Dantas, centro da cidade. Em entrevista a imprensa nesta quarta-feira (27), a presidente da CDL, Sheila Andrade, revelou que os comerciantes estão insatisfeitos e as queixas dos clientes ‘são grandes’. Ainda na entrevista, a empresária revelou que aguarda o retorno do prefeito Herzem Gusmão, que cumpre agenda em Brasília, para expor as reclamações em uma reunião.



Por 6 a 5, STF permite promoção de crenças no ensino religioso nas escolas públicas

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) permitir que professores de ensino religioso em escolas públicas promovam suas crenças em sala de aula. No julgamento, retomado nesta quarta-feira (27), somaram-se 6 ministros, entre os 11 integrantes da Corte, favoráveis à possibilidade do modelo “confessional”. Nessa modalidade, os professores lecionam como representantes de uma religião, com liberdade para influenciar os alunos. Votaram nesse sentido Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. A favor do modelo “não confessional” votaram o relator, Luís Roberto Barroso, e os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. A ação em julgamento, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), propunha que as aulas se limitassem à exposição das doutrinas, história, práticas e dimensões sociais das diferentes crenças, assim como do ateísmo e do agnosticismo – o chamado modelo “não-confessional”. A PGR contestava a possibilidade de “catequese” ou “proselitismo” nas aulas. A maioria dos ministros, porém, entendeu que o caráter laico do Estado não significa que ele deve atuar contra as religiões, inclusive na esfera pública. Com a decisão da Corte, continua permitido o ensino confessional, o não confessional e também o chamado interconfessional, com aulas sobre valores e práticas religiosas baseadas em características comuns das religiões. 



Brumado: Clientes da Vivo voltam a protestar do sinal de má qualidade e da transmissão de dados 3G

A irritação é cada vez maior dos clientes da Vivo (Fotocomposição: 97NEWS)

A novela brumadense da qual a Operador Vivo vem protagonizando o papel de vilã já há um bom tempo está pior que os "dramalhões mexicanos", já que os clientes vem enfrentando com a "vilania" que é representada por sucessivos problemas com o sinal e com a transmissão de dados via 3G. Um crescente número de clientes vem fazendo uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, já que está quase impossível realizar uma ligação. A nova edição do drama se iniciou na tarde desta terça-feira (26). onde os clientes não conseguiam ficar mais que três minutos na linha com qualquer pessoa. A redação do 97NEWS tentou utilizar o telefone que a empresa disponibiliza para central de atendimento, o *8486, mas não tívemos êxito, apenas uma gravação fica repetindo o "Menu" de atendimento. “Eu tentei inúmeras vezes e em vários horários, mas não consegui, fiquei muito irritado com tudo isso”, afirmou o cliente Ivan Oliveira. A dificuldade está cada vez mais acentuada e provoca sérios problemas e prejuízos para quem utiliza o serviço como ferramenta de trabalho ou até mesmo em casos de urgências. Muitas pessoas acabam reiniciando o telefone, tiram o chip na tentativa de ter alguma melhora. O inconveniente durante as conversas está deixando os usuários cada vez mais enfurecidos. O problema tem afetado a imprensa em geral, principalmente a digital, como também comerciantes, empresas e o cidadão que utiliza o serviço diariamente. Em muitos casos nem a campainha do telefone é acionada. Muita gente tem apelado para o telefone fixo ou whatsApp para conseguir se comunicar. “É uma falta de respeito com o consumidor. Não consigo falar mais do que poucos minutos, preciso ligar até mais de quatro vezes para completar uma ligação”, reclamou – um funcionário do Estado. O consumidor que se sentir lesado, deve procurar o Juizado Civil de Causas Comuns em Brumado e relatar o problema ocorrido com a operadora. A Vivo é uma operadora de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga, 3G e 4G e TV por assinatura do Brasil. Formada pela fusão de companhias de celular ex-estatais existentes no Brasil, foi fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a espanhola Telefónica. Saiba como reclamar de sua operadora clicando no link abaixo: www.anatel.gov.br.



Dia 27 de setembro: Dia Nacional do Idoso

Foto: Divulgação

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso, que foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Os idosos também precisam de cuidados como a vacinação, que está diretamente relacionada com a melhor qualidade e expectativa de vida. Pessoas imunocompetentes têm mais condições de enfrentar adversidades associadas à ação de vírus e bactérias, portanto, é um grande equívoco negligenciar a prevenção de danos à saúde por meio de imunobiológicos, independentemente da faixa etária. As alterações imunológicas associadas ao envelhecimento ou imunossenescência fazem aumentar o risco de infecções que, em idosos, podem ser associadas com declínio funcional inespecífico e comorbidades, com manifestações clínicas diversificadas, promovendo nesse grupo populacional maiores taxas de hospitalizações e morbimortalidade. Esses são alguns dos aspectos que justificam a imunização como parte fundamental dos programas de prevenção e promoção da saúde do idoso.

 

Além disso, muitos indivíduos com mais de 60 anos encontram-se ainda em franca atividade profissional, com responsabilidades e contribuindo na renda familiar. Portanto, seu adoecimento pode acarretar, além de absenteísmo e prejuízo financeiro, a transmissão de doenças infecciosas à sua família, situação que pode prejudicá-lo ainda mais no trabalho, devido à necessidade, muitas vezes, de acompanhar o familiar doente. Outros aspectos importantes são: a proximidade entre avós e netos, sendo as crianças importantes agentes transmissores de doenças infecciosas; e as mudanças nos padrões da sexualidade, com o consequente aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis entre os maiores de 60 anos. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013), realizada pelo IBGE, a população idosa alcançou 26,1 milhões, o que equivale a 13% da população total do país. Uma das principais vacinas para essa faixa etária é a pneumo 13 que imuniza contra a pneumonia, uma das doenças que mais atingem os idosos. 

 

CONTINUE LENDO


Deputado Waldenor Pereira é homenageado pela PRF

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Waldenor Pereira recebeu homenagem dos Policiais Rodoviários Federais (PRF) na Bahia entregue pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, pelo presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado da Bahia (SINPRF-BA), Fábio Serravalle Franco, e pelo assessor parlamentar Marcelo Carvalho, nesta terça-feira (26), em Brasília. A categoria agradece ao parlamentar baiano por sua dedicação e luta em defesa das demandas dos policiais rodoviários em votações importantes da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o superintende Virgílio Tourinho apresentou a Waldenor o pedido para destinação de emenda parlamentar de sua autoria para a reforma do posto da Polícia Rodoviária Federal em Vitória da Conquista. O deputado se comprometeu em se reunir com a PRF do município para apresentação do projeto e orçamento da reforma solicitada.



Curva da Morte: Universitários guanambienses ficam feridos em acidente próximo a Tanhaçu

Foto: 97NEWS

Nestes dias a "bruxa está solta" nas rodovias da região, o que faz com que os condutores que venham a transitar por esses lados venham a redobrar os cuidados. Infelizmente não foi isso que ocorreu com alguns jovens universitários de Guanambi na manhã desta quarta-feira (27) que, ao entrarem na temida "Curva da Morte" que fica na BR-030, entre o Distrito de Sussuarana e Tanhaçu, acabaram vendo o ceú de ponta cabeça, já que o veículo em que eles, um Voyage Trend 1.6, acabou capotando por várias vezes. O sistema de segurança, airbags e cintos funcionaram perfeitamente e acabou sendo fundamental para que uma grande tragédia não ocorresse. Dos 5 ocupantes, que são alunos do Curso de Medicina, 2 ficaram feridos, os quais só foram identificados pelos prenomes Luan e Tobias, sendo levados pelo SAMU 192 para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Foto: 97NEWS


Simulação de acidente chama atenção na Semana Nacional do Trânsito em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2017, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com outras instituições, fizeram na manhã desta quarta-feira (27) uma ação educativa para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados no trânsito como forma de contribuir para a redução de acidentes. Entre elas, a simulação de um acidente que chamou a atenção de quem passava pelo local. A simulação de acidente, no cruzamento da Avenida Coronel Santos com a Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu, envolveu um carro de passeio e uma Locomotiva da VLI. Na apresentação, a comunidade teve a oportunidade de ver como atuam as equipes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Nesta simulação, vimos que o condutor estava fazendo o uso do celular ao volante e o passageiro do automóvel não utilizava o cinto de segurança e a locomotiva veio de encontro com o veículo, situações comuns nas ocorrências de trânsito em todo Brasil”, explicou Luiz Carlos Russo, Coordenador de enfermagem do SAMU.

 

Foto: Luciano Santos l 97News

Muitas pessoas se aglomeraram para ver o que acontecia e, à medida que a situação se desenrolava, receberam orientações sobre os procedimentos em caso de acidentes, como não movimentar as vítimas. O aposentado Hilário Araújo, assistiu à simulação até o final. “O trânsito de Brumado é muito difícil, é preciso ter o máximo de cuidado para evitar acidentes”, comentou. O Superintendente da SMTT, André Cardoso, também destacou a necessidade de avaliação no referido local, assim como em outras passagens de nível na cidade, a exemplo da situada entre as ruas Ernesto Carneiro Ribeiro, Dr. Antônio Pinheiro Canguçu, Umburanas e Dr. Chaga Diniz, em Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Colaboração de todos


A ação de hoje teve a participação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da equipe do SAMU, atuando como atores, os socorristas, George Dias - vítima, Antoniel Lacerda - vítima, condutores soccoristas, Luiz Henrique, Joaquim Nascimento, Márcio Sampaio. Como técnicos de enfermagem, Miraildes Oliveira, Elisângela, Jaci Dutra. Coordenador Médico, Carlos Alves Júnior e Coordenador de enfermagem, Luiz Carlos Russo. 



São Desidério: Mãe joga filha de três anos de ponte e fratura braços e pernas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma mulher jogou a filha de três anos, em uma ponte na cidade de São Desidério, no oeste da Bahia. A mãe, de 22 anos, após cometer o ato pulou no mesmo local. O caso ocorreu no início da tarde de terça-feira (26). A mãe fraturou a coluna e a filha teve fraturas no braço e nas pernas. As duas estão internadas no Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há mais informações sobre o estado de saúde das duas. Segundo o delegado Carlos Ferro, um inquérito foi instaurado para saber o que aconteceu. A mãe deve prestar depoimento quanto tiver alta. 



Brumado: Pedestres reclamam que estão correndo muito risco ao atravessar as vias, mesmo em locais onde existem semáforos

É facilmente detectável a falta de focais para os pedestres bem como as faixas bem apagadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Se o trânsito em Brumado, apesar de algumas evoluções, ainda é considerado caótico, imagina para os pedestres que necessitam atravessar as vias públicas, já que o número de semáforos na cidade ainda é insuficiente, assim como das lombofaixas e faixas de pedestres, muitas das quais ainda estão em condições precárias de visibilidade. Inúmeros pedestres vêm nos procurando para fazer sistemáticas reclamações, então, visando dar uma panorâmica atualizada sobre essa situação que preocupa quem anda a pé pela cidade, o 97NEWS registrou, em vários pontos da cidade, não existe mais os focais para pedestres, já ele vêm sendo arrancados por caminhões e não vem passando pela substituição, o que torna a travessia perigosa e arriscada, principalmente nas vias mais movimentadas. Esse fato está em desacordo com o Código Nacional de Trânsito, pois o mesmo é muito claro ao afirmar que o sistema semafórico deve ter o seu funcionamento amplo, tanto para veículos, como para pedestres. 

Outra situação em que os pedestres correm risco ao atravessar a via pela falta dos focais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo a informações dadas pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) à nossa reportagem, as atualizações já estão sendo providenciadas e a complementação dos conjuntos semafóricos com os devidos focais para pedestres deverão em breve estar em funcionamento. Já sobre as faixas, o órgão afirmou que isso só será possível após a prefeitura terminar as obras de recapeamento asfáltico, principalmente no centro comercial, pois se demarcar agora, o serviço terá que ser refeito novamente e, em tempos de crise, toda a economia é muito bem vinda. Ruas que estão sem a sinalização e falta de pintura na faixa: Nina Rodrigues no cruzamento da Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Cel Tibério Meira e Rua Dr. Mário Meira, todas no centro da cidade.

As faixas apagadas somadas à falta dos focais é um mais um dos gargalos do trânsito em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Zé Ribeiro não esconde preocupação com lixão que irá ser instalado na V.P. Vargas na Fazenda Campo Seco; 'o lençol freático está em risco', afirma

O vereador Zé Ribeiro vai solicitar um amplo debate com os moradores da Vila Presidente Vargas e do Campo Seco sobre o projeto (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Enquanto Brumado não recebe o aterro sanitário, o município vai convivendo com os lixões controlados que, de tempos em tempos, têm que ser substituídos para outros locais, já que chegam ao seu limite máximo e se não forem renovados, causarão prejuízos ao meio ambiente. Esse tipo de episódio está se repetindo pela quarta vez, já que foi divulgada pelo Diário Oficial a locação de um imóvel na Fazenda Campo Seco com a finalidade da disposição de resíduos sólidos, ou seja, um novo lixão. Diante disso, o vereador Zé Ribeiro (PT), de forma imediata, não escondeu a sua preocupação com a situação, já que a Fazenda Campo Seco fica na região da Vila Presidente Vargas, próximo ao Rio do Antônio, que já está em estado moribundo devido ao alto grau de concentração de esgotos que são despejados pelos municípios da região e, agora, com o lixão, segundo o vereador "existe a contaminação do lençol freático e vem servindo para amenizar a situação preocupante de inúmeras famílias que utilizam cacimbas e poços artesianos para produção de alimentos, dessedentação animal e para buscar uma melhor convivência com a estiagem". Nesse contexto, Zé Ribeiro também é autor de uma importante indicação que foi apresentada no dia 09 de março de 2017, na qual, ele solicita do Poder Público Municipal a implantação do Projeto de Aterro Sanitário, bem como a instalação de uma Usina de Reciclagem. "A nossa preocupação é pertinente, tanto que já havíamos solicitado por meio de uma indicação a implantação do Aterro Sanitário em nosso município, para que os riscos ao meio ambiente sejam evitados", explicou o vereador que ainda descreveu que "esse projeto para a Fazenda Campo Seco é muito preocupante e tem que ser muito bem discutido, primeiramente com os moradores, por isso que iremos propor um amplo debate com os moradores, que serão os grandes prejudicados nessa história". Confira abaixo a íntegra da indicação:



Solidariedade: Lavradora brumadense clama por ajuda para se livrar de tumor; 'estou sofrendo muito', relata

A situação da lavradora piorou muito nos últimos dias e a cirurgia tem que ser feita de forma urgente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os sarcomas são neoplasias relativamente raras e correspondem a cerca de 1% de todos os tumores, por isso que os casos envolvem uma grande complexidade da área médica, tendo a solução por meio de uma cirurgia que tem um custo alto. Em Brumado um caso dessa natureza está causando muita comoção, tendo como vítima a lavradora Eva Maria de Jesus (56) a qual é moradora da Fazenda Bonito, que fica no meio rural. Ela relatou ao 97NEWS que já sofre com o problema há 3 anos e, devido às fortes dores que vêm aumentando muito nos últimos dias. O quadro foi agravado pela morte de seu esposo, que foi acometido de um câncer na próstata, além de ter as suas pernas amputadas. Diante da dor e do sofrimento que foi dimensionado pela longa espera pelo SUS, a família da lavradora está realizando uma campanha de arrecadação de fundos para a realização da cirurgia que ficará em torno de R$ 8 mil. 

 



Índios dizem que fazenda atribuída a Geddel é “sagrada” e querem demarcação

Foto: Reprodução l Whatsapp 97News

A Fazenda Esmeralda, atribuída ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e ao irmão dele, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), no município de Potiraguá, no sul baiano, foi ocupada, no último sábado (23), por cerca de 30 homens que estavam armados com espingardas e outras armas longas. Os índios pataxó, que ocupam o local há cinco dias, querem a demarcação das terras, que segundo eles são indígenas. A área tem, ao todo, 643 hectares, o que equivale a 643 campos de futebol. Os indígenas, de várias aldeias da região, afirmam que existem ao menos três cemitérios indígenas na fazenda, por isso, o local é considerado sagrado. Mais de mil cabeças de gado estavam na fazenda, mas, segundo os índios, no domingo (24), funcionários da fazenda levaram os animais. Inicialmente as investigações estavam sob a responsabilidade da Polícia Civil do município, que encaminhou o caso para a Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A PF é responsável por atuar em situações como essa, que envolvam indígenas.



Temperatura em elevação: Faltam apenas 30 dias para a "Arena Safadão"

Foto: Divulgação

O maior evento de todos os tempos em Brumado e região já está deixando a temperatura em elevação e o clima é de contagem regressiva para a alegria máxima da "Arena Safadão" que acontecerá no dia dia 27 de outubro no Parque de Exposições Gilson Brito, que deverá ter recorde de público, já que caravanas de todos os municípios da região já estão se organizando para marcar presença no evento. A partir de hoje a ansiedade vai ficar cada vez pulsante, pois faltam apenas 30 dias para o mega evento que, além do maior fenômeno da música brasileira da atualidade, Wesley Safadão; contará também com a presença do grupo "Donas do Bar" e da revelação "Gabriel Diniz" que promete um show muito especial e cheio de novidades. A produção já começou a acelerar os trabalhos para que espetáculo de som, luzes e alegria, seja inesquecível e marque uma nova era dos eventos em Brumado. Então, entre no clima da alegria e já garanta o seu ingresso nos postos de vendas e prepare as tuas emoções, porque o "Arena Safadão" vem aí.



Brumado: Em ação cinematográfica, quadrilha é desbaratada pela Polícia após realizar sequestro relâmpago e assalto a mercado

O carro que foi utilizado pela quadrilha (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por volta das 18h30m desta terça-feira (26), a Polícia Militar recebeu a informação que 04 elementos armados tinham efetuado um roubo a um mercado localizado no Distrito de Sussuara, no município de Tanhaçu e, em seguida, teriam seguido sentido Brumado. Diante disso, a Polícia armou uma barreira no intuito de prender a quadrilha que conduzia um veículo volkswagem, modelo gol, cor preta, que pertence a uma auto escola que funciona em Brumado. De posse dessas informações, foi montado o cerco com as guarnições do PETO e CIPE/Sudoeste. Quando ao avistar o veículo suspeito os policiais determinaram que o condutor parasse imediatamente o veículo, o que não aconteceu, tendo, ainda por cima ter sido efetuado um disparo de arma de fogo contra a guarnição.  Com intuito de repelir a investida, segundo informações da PM, o revide foi inevitável e um dos elementos, identificado como Gilvan Carlos da Silva Correia, vulgo Pimpão,  acabou sendo baleado na cabeça. De imediato foi solicitado o apoio do SAMU 192, que fez o devido encaminhamento ao HMPMN, onde, pelas últimas informações ele encontra-se entubado. 

Os objetos, dinheiro e a arma recuperada (Fotos: 97NEWS)

Ainda no local foi possível identificar e prender outros dois meliantes envolvidos no ilícito os quais foram identificados como Fernando Iago de Sousa Lima e Sheina Trindade Porto. Um indivíduo conhecido pelo vulgo de "Negão da Lapa" conseguiu fugir durante a ação. Ainda no local foram identificadas duas vitimas como Jonathan Silva Ribeiro - Aluno da auto escola e Vânia Meira Souza Soares - Intrutora da auto escola, as quais relataram que por volta das 17h, estavam em instrução da auto escola e, nas imediações do povoado Lamarão, quatro indivíduos efetuaram o sequestro relâmpago e subtrairam, mediante violência e ameaça, o veículo que posteriormente fora utilizado no roubo supracitado. Vale salientar que no momento da intervenção policial as vítimas ainda se encontravam reféns dos marginais. Foram recuperados, R$ 867,85; 04 Pares de Sandálias; 02 caixas de Cervejas; 01 Celular Sansung; 01 Canivete; 01 Relógio Tecnos; 01 Veículo V/W, Gol, com placas, OZD-3519. Foram apreendidos, 02 Balaclavas; 01 Espingarda Cal. 12; 01 Cartucho Intacto Cal.12. As partes envolvidas e todo material apreendido foram apresentados na 20ª COORPIN para medidas cabiveis.



LABO presta homenagens as cidades onde existem unidades do laboratório

Foto: Divulgação

Neste trabalho o grupo Labo expressa sua gratidão às cidades. Ampliar os serviços de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem é a visão do grupo, que há mais de 67 anos está no mercado. Então, durante os telejornais, "BATV" e "Bahia Meio Dia" da Rede Bahia, será apresentado uma homenagem a nossa cidade. O LABO, grupo atuante desde 1950, tem o pensamento inovador, que durante todos esses anos vem investindo em novos equipamentos e metodologias. O Labo  atende diversos convênios, com preços competitivos  à população que não possui plano de saúde. O laboratório atende em dois endereços na cidade, a unidade 1: Rua Marcolino Moura, 103, Centro, Unidade 2: Rua Cassimiro Pinheiro de Azevedo, 421, Centro. Os telefones para atendimentos, são: (77) 3441-9263 ou 3441-4443. Labo desde 1950, movido a confiança.



Brumado: Polícia Civil prende suspeito de tráfico de drogas

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Uma equipe investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) prendeu o nacional Wallison Iuri de Souza, de 21 anos, o qual guardava em sua residência, situada no Bairro Baraunas, 68 trouxinhas de maconha, 14 trouxinhas de cocaína e outras embalagens com maiores quantidades de drogas. Wallisson foi autuado em flagrante pelo Delegado Rafael Araújo pela prática do crime de tráfico de drogas e permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Brumado até ulterior deliberação judicial. 



Bahia ficará pela sexta vez consecutiva sem aderir ao Horário de Verão

(Foto: Reprodução)

Mais uma vez, a Bahia não vai aderir ao horário de verão. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 26, pelo governador Rui Costa, durante a inauguração do Centro de Bioimagem do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. A última vez que o estado baiano participou foi no verão de 2011. Sendo assim, este é o sexto ano seguido que a Bahia não adota o novo horário. O governo federal chegou a cogitar a possibilidade de extinguir a mudança no relógio em todo país, após um estudo apontar que não há economia com o programa. Contudo, voltou atrás por considerar que não teria tempo para consultar a população sobre o assunto. O horário de verão no Brasil tem início às 0h do dia 15 de outubro, onde os relógios são adiantados em uma hora. O término está marcado para às 0h de 18 de fevereiro, atrasando os relógios em 1 hora.



Suspeito de atirar em policial militar se entrega à polícia em Brumado

Foto: Brumado Acontece

O suspeito de atirar em um policial militar em Brumado, se entregou à Polícia Civil na manhã desta terça-feira (26). Marcos Santos Gomes (Neguinho), estava com um mandado de prisão em aberto e se entregou, acompanhado de um advogado. De acordo com a Polícia Civil, "Neguinho" se apresentou nessa manhã, porém, contra o mesmo já tinha um mandado de prisão em desfavor. De acordo com o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, Marcos já foi interrogado e ficará a disposição da justiça. O militar Ciro Costa, foi baleado na altura do pescoço no último dia 24, durante uma cavalgada na Fazenda Tamboríl, zona rural da cidade. Desde o dia do crime, a região foi cercada por policiais militares e civis. O policial passou por procedimentos cirúrgicos, já foi liberado, e passa bem.