ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2021"

Lázaro só será pego se quiser se entregar: ‘é ágil, astuto e conhece a mata’, diz ex-patrão

Foto: Divulgação

O advogado Wesley Lacerda é dono de uma fazenda em Cocalzinho de Goiás e lembrou do período em que o fugitivo Lázaro Barbosa Sousa, 32 anos, prestou serviço no local por quatro vezes em 2018. Para o fazendeiro, o homem que está mobilizando 270 policiais em um trabalho de busca há 14 dias só será pego, caso se entregue. “Ele é ágil, astuto e conhece a mata. A minha impressão é que ele só será pego quando quiser ou se desistir”, disse Wesley ao G1. A mãe de Lázaro, Eva Maria de Souza, e o companheiro dela trabalharam como caseiros na fazenda de 2017 até 2020, quando decidiram voltar para a Bahia. O local fica próximo a Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, e também fica em parte de Águas Lindas de Goiás. No começo deste ano, Wesley conta que a mãe de Lázaro decidiu retornar a Goiás e pediu para voltar a trabalhar no local, há cerca de quatro meses, mas acabou pedindo demissão novamente após Lázaro começar a ser procurado pela polícia por suspeita de matar uma família em Ceilândia. O trabalho de buscas nas matas de Cocalzinho de Goiás entraram no 15º dia seguido nesta quarta-feira (23). Os agentes passaram a contar com rádios comunicadores que têm um alcance de até 30km, além de helicópteros, cães e drones com visão noturna e térmica.

 



Em junho, pessoas com menos de 60 anos foram maior parte das vítimas da Covid na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O perfil dos mortos pela Covid-19 na Bahia segue a tendência do Brasil e vem mudando. As pessoas com menos de 60 anos e sem comorbidades, e que, portanto, não fazem parte do grupo de risco para a doença, ou não faziam, passaram a representar a maior parte das mortes pela doença. Nesta semana um levantamento semelhante, mas que levava em conta dados nacionais, destacou que embora a maior parcela dos brasileiros mortos pela doença ainda seja formada por idosos, pela primeira vez desde o início da pandemia a maioria dos novos óbitos registrados no Brasil não ocorre neste grupo. Os dados mostraram que 54,4% das pessoas mortas neste mês tinham menos de 60 anos. Em maio, esse índice era de 44,6%. Em todos os meses do ano passado, esse porcentual ficou sempre abaixo dos 30%. Na Bahia, o índice mensal de pessoas mortas pela Covid-19 com menos de 60 anos passou de 10,7% em janeiro para 56,3% em junho. O número cresceu progressivamente, em meio ao processo de imunização dos grupos até então considerados de risco: em fevereiro, o índice de mortos com no máximo 59 anos era de 25%; em março, de 28%; em abril, 34%; e em maio, 47%. Entre as vítimas mais jovens, fora da faixa considerada idosa, a porcentagem daqueles que não tinham comorbidades conhecidas estava em cerca de 42%. Já em junho, esse número chegou a 58%. No mês passado a Bahia já havia começado a assistir a uma redução do número de idosos hospitalizados com diagnóstico para Covid-19. As pessoas com 60 anos ou mais representavam no primeiro trimestre deste ano 53,1% dos pacientes internados com a infecção pelo novo coronavírus, agora eles correspondem a 39,2%. Uma redução de 13,9%. Enquanto isso, os baianos com idade entre 20 e 49 anos passaram de 26,6% para 35,7% dos internados com a infecção. Na semana passada a Sesab admitiu que a variante do coronavírus P1, identificada inicialmente em Manaus, no Amazonas, se tornou predominante na Bahia e já representa 80% das infecções no estado.



Brumado: Hemoba funciona em horário especial durante período junino

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai funcionar em horário especial para os voluntários interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea nesta semana de celebrações juninas. Em Brumado e Guanambi, as unidades do Hemoba não terão expedientes na quinta-feira (24). A Hemoba destaca que foram reforçadas as medidas de prevenção contra o coronavírus e que continua recebendo os candidatos à doação, que estejam bem de saúde e fora dos grupos de risco, de forma espontânea, por ordem de chegada. Para assegurar a vinda dos doadores de forma sistematizada, a Fundação disponibilizou canais para agendamento das doações. Telefone para agendamento na unidade de Brumado (77) 3441-1363.

 

 



Brumado: Município chega à 9 mil casos confirmados de Covid

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 22 de junho, o município de Brumado registrou 9.000 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 19 internações, 180 óbitos, 251 pacientes em tratamento e 8.569 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Habilidades de Lázaro em regiões de mata do cerrado dificultam o trabalho da força-tarefa da polícia

Foto: Divulgação

Acusado de assassinar uma família em Ceilândia (DF) e ter fugido para Goiás, Lázaro Barbosa, 32 anos, teria cometido furtos no final de semana. No 14º dia em fuga, ele, que vem sendo chamado de "serial killer", estaria roubando alimentos e munições para se abastecer. Segundo a Polícia, essa estratégia leva a confrontos quando o encontra. Em mais um dia de buscas, uma força-tarefa da polícia formada por policiais militares, civis do Distrito Federal, agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e até a cavalaria estão circulando em pontos estratégicos de regiões de matas, grutas e canaviais. A habilidade de Lázaro em regiões do cerrado e da caatinga tem dificultado o trabalho das buscas. A polícia tem se valido, então, do cansaço e da possibilidade de ele estar ferido. Vestígios de Lázaro foram encontrados nas regiões de mata. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o Exército Brasileiro cedeu 40 rádios para ajudar na Força-tarefa, que conta com 270 agentes. Na segunda-feira (21) pela manhã, uma moradora denunciou que viu um homem, parecido com o fugitivo, passar por uma propriedade rural. Policiais e bombeiros com cães farejadores acompanharam a mulher para fazer uma verificação na área. Militares de vários batalhões vasculharam casas rurais em busca de pistas e rastros que Lázaro possa ter deixado.



Bahia é o sexto estado em número de cidades com pedidos de regularização fundiária ou assentamentos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o lançamento do programa "Titula Brasil" do governo federal, a Bahia é o sexto estado com maior número de cidades que buscam a regularização fundiária ou assentamentos da reforma agrária. Ao todo, o estado possui 16 cidades que já fizeram o requerimento ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Entre as 16 cidades baianas estão: Ribeirão do Largo, Itaeté, Riachão das Neves, Santa Rita de Cassia, Uruçuca, Wanderley, Cotegipe, Quijingue, Ibotirama, Angical, Eunápolis, Santa Inês, Souto Soares, Mirante, São Félix do Coribe e Nova Redenção. Lideram a lista o Mato Grosso com 46 cidades, Pará com 40 e Paraíba com 33 cidades. Além dessas, Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Groso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo possuem cidades com requerimentos feitos. O programa é capitaneado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Portaria Conjunta nº 1 de dezembro de 2020, da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Seaf) e Incra. O programa tem por objetivo fomentar parcerias entre o instituto e municípios. O objetivo do programa é ampliar o alcance dos serviços do Incra e agilizar os processos de regularização fundiária por meio de acordos de cooperação técnica com prefeituras municipais.



Bolsonaro faz novos ataques à TV Globo: 'Vocês fazem jornalismo canalha'

Foto: Reprodução l Vídeo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu com irritação ao ser abordado por uma repórter da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo, durante uma agenda na segunda-feira (21) em Guaratinguetá (SP). Além de usar adjetivos como “lixo” e “porcaria”, o presidente mandou a repórter calar a boca. "Deixa eu falar, porque eu sou o alvo de canalhas do Brasil… Dá pra calar a boca aí atrás, por favor?”, pediu ele. Em seguida, ao ser indagado por ter se aproximado de apoiadores sem máscara, o presidente tirou a proteção facial que usava no momento e prosseguiu. “Eu chego como eu quiser, onde eu quiser, tá certo? Eu cuido da minha vida. Parem de tocar no assunto. Você quer botar… Vai botar agora? Estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Essa Globo é uma merda de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa.” A repórter tenta retrucá-lo, mas é interrompida. “Cala a boca. Vocês são uns canalhas. Vocês fazem jornalismo canalha. Não ajudam em nada. Vocês destroem a família brasileira, a religião brasileira. Vocês não prestam”. Bolsonaro continuou às críticas a TV da família Marinho. “A Rede Globo não presta, é um péssimo órgão de informação. Se você não assiste à Globo, você não tem informação. Se assiste, está desinformado. Você tinha que ter vergonha na cara se prestar um serviço porco que é esse que você faz pra Rede Globo”, disse o presidente à jornalista da Rede Vanguarda.

 



Copa América: Casos de Covid aumentam 112% em relação ao último boletim

Foto: Reprodução l Ricardo Duarte

O número de casos de Covid-19 divulgados pela Conmebol, organizadora da Copa América, aumentou 112% em relação ao último relatório divulgado. Foram 140 casos de Covid-19 na Copa América, disputada no Brasil. O último comunicado do tipo, publicado na última quinta-feira (17), informava 66 casos. De acordo com a Conmebol, foram realizados 15.235 testes até agora. São, portanto, cerca 0,9% os exames com resultados positivos. Desta vez, a entidade não informou quantos casos são de delegações estrangeiras participantes do torneio. Segundo a nota, a maioria é de "operários e empregados terceirizados". Já houve casos nas seleções da Venezuela, Colômbia, Chile e Bolívia. O Peru teve um diagnóstico detectado antes de a delegação embarcar para o Brasil. Por causa dos casos de Covid, a Conmebol alterou o regulamento da Copa América, que antes limitava a cinco as substituições de atletas infectados. Agora, não há mais limites.



Bahia: Ministério Público recomenda que prefeituras não realizem festas de São João no interior

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), recomendou aos Municípios do interior que proíbam a realização de festejos juninos de qualquer natureza em seus territórios. A proibição deve abranger inclusive feiras, quadrilhas e shows. O MP ainda orientou os municípios a cancelar qualquer evento presencial público que se destine às tradicionais comemorações juninas e gere aglomerações, independente do número de participantes, com ou sem comercialização de ingressos. ‘A ocorrência de eventos presenciais enquanto perdurar a pandemia do coronavírus é desaconselhada pelas autoridades sanitárias, diante do alto risco de transmissão do coronavírus’, destacou a promotora de Justiça, Tatyane Miranda, que assina a recomendação. No documento, o MP recomendou ainda que os municípios revoguem quaisquer autorizações e alvarás sanitários eventualmente expedidos para a realização de festejos juninos privados que importem em aglomeração de pessoas, a exemplo de festas e quadrilhas.



Governo brasileiro anuncia chegada de 1,5 milhão de doses da Jansen nesta terça-feira (22)

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que um lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a covid-19 chegará ao Brasil nesta terça-feira (22), uma semana depois do previsto anteriormente. "Eram 38 milhões de doses; inicialmente negociamos com a Janssen, e eles iriam nos antecipar, na semana passada, 3 milhões de doses; lamentavelmente, não foi possível a chegada desses 3 milhões de doses", disse o ministro. "São vacinas úteis, como as outras, mas essa é uma dose única, o que permite uma imunização mais rápida", emendou ele. O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, disse durante o encontro virtual que a previsão de chegada do lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen é para hoje, às 6h45 (de Brasília), no Aeroporto de Guarulhos. Ao contrário da maioria das vacinas contra covid-19, que é aplicada em duas doses, a vacina da Janssen, é aplicada em dose única, o que significa que o montante anunciado por Queiroga será suficiente para completar o esquema vacinal de 1,5 milhão de brasileiros.



Brumado: 257 pessoas estão em tratamento de Covid-19; 17 hospitalizados

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 21 de junho, o município de Brumado registrou 8.990 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 17 internações, 180 óbitos, 257 pacientes em tratamento e 8.553 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Presidente da UPB pede repasse de quantia devida por exploração de petróleo

Foto: Divulgação

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, quer o repasse de compensação dos royalties – valor pago por exploração de serviço – do petróleo por parte do governo do estado. Também prefeito de Jequié, no Sudoeste, Cocá enviou um oficio ao governador Rui Costa, pedindo a parcela destinada aos municípios dos royalties do petróleo. Segundo o presidente da UPB, a posição tomada é defendida pelos prefeitos do estado e alinhada à diretoria da entidade. No ofício, a UPB cobra o cumprimento do artigo 9º, da Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Conforme a legislação, os estados devem transferir aos municípios 25% da parcela mensal da compensação financeira dos royalties do petróleo, conforme os critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Esse repasse está na lei e a nossa luta é para que, de fato, os municípios recebam o que lhes é devido. O governador já falou algumas vezes sobre o interesse no encaminhamento dessa pauta. Contamos com a razoabilidade do gestor estadual para solucionar essa questão com brevidade”, disse Zé Cocá.



Brumado: Mulher é flagrada furtando flores em jardins de residências do bairro Olhos D'água

Foto: Reprodução l Vídeo

Na Avenida Horácio José dos Santos, no bairro Olhos D'água, em Brumado, um leitor que preferiu não se identificar flagrou uma senhora furtando plantas. "Essa senhora age de madrugada e furta as plantas dos jardins das residências aqui do bairro", relata. O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), por volta das 05h29. No vídeo, é possível ver uma mulher com roupas de malhação se agachando para pegar algo. Conforme o morador, são plantas que tem um custo elevado no mercado. Em seguida, a infratora deixa a cena. "Não é a primeira vez, outros vizinhos relataram o furto em frente às suas casas", conta o flagrante. As intervenções começaram há alguns dias.



Inverno começa com baixas temperaturas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O primeiro dia da estação mais fria do ano começou oficialmente às 0h32 desta segunda-feira (21). Em Brumado, o primeiro efeito foi uma manhã fria com núvens no céu O inverno vai até o dia 22 de setembro. Por conta da localização geográfica e por ser uma cidade próxima a região mineira, as baixas temperaturas não costumam aparecer com muita constância. Geralmente, as temperaturas variam de 37ºC (máxima) até 18ºC (mínima). Em outras cidades da região, no entanto, a variação térmica é mais sentida. Em Vitória da Conquista, os termômetros costumam registrat até 10ºC. A cidade, conhecida como 'Suíça baiana', está a 923 metros acima do nível do mar. Ainda na Bahia, a cidade mais fria, Piatã, na Chapada Diamantina, chega a registrar 3ºC. Piatã está a 1.180 metros de altitude e fica  fica localizada em um platô entre as serras do Trombo e do Santana.



Bahia deve receber mais 491 mil doses de vacina contra Covid nesta segunda

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas anunciou, na noite de domingo (20), a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 ao estado. De acordo com ele, chegarão, na manhã desta segunda-feira (21), um total de 491.250 doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca. O comunicado, publicado pelo secretário, nas suas redes sociais, indica que o novo lote será desembarcado em Salvador por volta das 9h35. A nova quantia se somará às 7.531.400 doses de vacinas contra o coronavírus já recebidas pela Bahia, totalizando 8.022.650. Vamos iniciar a semana com uma boa notícia! Temos previsão de receber amanhã, às 9h35, 491.250 doses de vacinas Astrazeneca/Oxford. Dessa forma, seguiremos com a imunização do povo baiano.



Vereador Beto Bonelly faz indicação para construção de uma praça de skate

Foto: Divulgação

O vereador Beto Bonelly (PSB) está pleiteando junto ao executivo municipal de Brumado a construção de uma praça de skate na cidade. De acordo com o vereador, a construção de uma praça dedicada ao esporte tem como objetivo expandir a cultura do skate e incentivar os atletas da cidade. “Ter na cidade um local para esta prática de esporte é atualmente importante necessidade. Construção de baixa manutenção e com a presença dos praticantes e seus acompanhantes, vai permitir o uso em local apropriado para prática deste esporte que virou 'Esporte Olímpico' e precisa ter um local para ser praticado em nossa cidade.”, conta Bonelly. “A prática de esporte é recomendação de melhoria da qualidade de vida de todos que os praticam, além dos aspectos físicos, existem os sociais, que servem para ampliar os relacionamentos e melhorar a cultura dos que os praticam”, explica o vereador. A indicação vai ser apresentada na sessão ordinária desta segunda-feira (21), e encaminhada ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, as Secretarias Municipais de Esportes e Infraestrutura. 

 



Festa de aniversário é encerrada e público é multado em Guanambi

Foto: Divulgação

Uma festa de aniversário foi encerrada na cidade de Guanambi, na noite da última sexta-feira (18). Segundo a prefeitura do município, a força-tarefa formada pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar chegou ao evento irregular, que ocorria no bairro Brasília, após denúncias de moradores. As pessoas presentes foram autuadas e terão que pagar multa no valor de R$ 500, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 327, de 17 de junho de 2021. De acordo com a prefeitura, os valores arrecadados pela Administração Pública a título de multa serão utilizados para a aquisição de cestas básicas revertidas em favor das famílias carentes do município.



Grupo suspeito de sonegar R$ 39 milhões na Bahia é alvo de operação nesta segunda

Foto: Divulgação

Um grupo empresarial que atua com distribuição de medicamentos é suspeito de sonegar R$ 39 milhões em impostos. Ele é alvo da Operação Panaceia, deflagrada nesta segunda-feira (21) na Bahia. Equipes da Secretaria da Segurança Pública (Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica), da Secretaria da Fazenda, do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Receita Federal cumprem 12 mandados de busca e apreensão, em Salvador e Feira de Santana, segundo o MP-BA. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio dos bens do grupo, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados. As investigações apontam que os envolvidos criavam empresas em nome de "laranjas" ou "testas-de-ferro" e utilizavam empresas sem existência operacional com o intuito de sonegar impostos. Em meio a isso, foram identificados também prejuízos ao Fisco Federal. Os investigadores apontam ainda que há fortes indícios da prática de lavagem de dinheiro, com significativo incremento econômico da composição societária das diversas empresas do grupo através da criação de empreendimentos comerciais voltados à participação em outras sociedades e em investimentos patrimoniais imobiliários.

 

 



Corregedoria da PM reconstitui caso do soldado morto em Salvador

Foto: Divulgação

A Corregedoria Geral da Polícia Militar fez, neste domingo (20), a reprodução simulada do caso do soldado da PM Wesley Soares Góes, morto em 28 de março deste ano. O agente, que tinha 38 anos, morreu depois de ser baleado pela PM após atirar contra policiais na região do Farol da Barra, em Salvador. Ele era alocado no Batalhão de Itacaré, no sul da Bahia, e chegou à capital portando um fuzil com cinco cartuchos de munições e um revólver com 33 munições. Ao chegar ao ponto turístico, começou a atirar para cima, causando pânico. A reconstituição do caso estava prevista para começar às 14h, mas só teve início às 15h50. Segundo a Corregedoria da PM, a simulação dos fatos busca esclarecer as dúvidas surgidas no decorrer da investigação, especialmente sobre o posicionamento exato e conduta dos policiais militares envolvidos. As respostas para os questionamentos serão fornecidas por um órgão técnico, afastado das investigações, o que, de acordo com a PM, garante a lisura e transparência do processo.



Justiça suspende interdição de garagem da Novo Horizonte de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu uma liminar para que a viação Novo Horizonte, continui realizando os trabalhos de embarque e desembarque na sua garagem que fica localizada na Avenida Coronel Santos no bairro São Felix, em Brumado. A empresa foi interditada pela Prefeitura na última segunda-feira, dia 14 (veja aqui). Segundo a administração municipal a empresa não havia cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre as partes. Ainda na mesma semana, a empresa foi alvo de uma nova operação da Prefeitura na qual foi flagrada rompendo o lacre de interdição e desembarcando mercadorias na garagem. O fato aconteceu na última quarta-feira, dia 16 (veja aqui). Neste domingo (20) na decisão do juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, concedeu a liminar com tutela antecipada em caráter antecedente em favor da Novo Horizonte e determinou a suspensão imediata da interdição da garagem da empresa. Ainda segundo a decisão, a dita supremacia do interesse público sobre o privado não pode ser uma roda de oleiro em que o administrador molda o seu alvitre com formas de legalidade. “O norte do ordenamento jurídico é a proteção dos direitos fundamentais e a conduta do requerente atinge não apenas os direitos da empresa requerente, mas a locomoção a população em geral. Afinal, a garagem da requerida tem importante função social no município, facilitando o deslocamento, principalmente, da população mais carente que não possui veículo particular para se dirigir ao terminal rodoviário que fica distante do centro comercial e habitacional”, diz. Conforme a decisão, a Novo Horizonte sustentou que, apesar do seu fiel cumprimento, servidores do município lhe questionaram acerca de denúncias de que não estaria utilizando o Terminal Rodoviário de Brumado em linhas intermunicipais e interestaduais, dando preferência ao seu ponto privado. “Assim, tenho que está presente a urgência contemporânea à propositura da ação. Além disso, a análise sumária demostra que há base legal no pleito da requerente, bem como urgência, em face do comprometimento das suas atividades que traz implicações sociais na locomoção da população brumadense”, explica.