ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2021"

De férias em Brumado, Alan Pinheiro que atuou por 7 anos no futebol japonês diz que tem propostas de clubes da Europa e Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi jogando futebol com a família e amigos, na comunidade de Campo Seco, zona rural de Brumado, que o jogador profissional Alan Pinheiro recebeu a equipe do 97NEWS. Entre um toque de bola e outro, a entrevista prosseguia. O jogador está de volta à cidade natal após 7 anos vivendo na terra do sol nascente, o Japão. Pinheiro se mudou para o outro lado do mundo para atuar no futebol asiático. Lá, defendeu o time do Kawasaki Frontale, que inclusive fez um 'golaço' de bicicleta. "Foi muito marcante pra mim. Lá depois desse gol às portas se abriram mais", conta. Durante a pandemia da Covid-19, Alan tem tempo de sobra para matar a saudade da família, amigos, lugares que gosta de frequentar quando está em Brumado e, o principal, saborear a comida da mãe. 

Quando jogava no Japão - Foto: Arquivo Pessoal

Sobre a recepção dos japoneses aos brasileiros, ele afirma que é bem aceita. "É uma cultura totalmente diferente, lá eles respeitam muito uns aos outros, são amigáveis, educados e gostam dos brasileiros", falou. Até pouco tempo o jovem jogador brumadense não imaginava que ia parar do outro lado do planeta. Sua história no futebol começou nas escolinhas de Brumado e, a partir dai, ganhou o mundo. Com o final do contrato no Japão, Alan disse que surgiram duas propostas de clubes na Europa e três no Brasil. "Tô ai no aguardo da resposta, mas enquanto isso eu não parei, sempre faço os meus exercícios aqui todos os dias como você está companhando", destaca o jogador profissional.

 



Drogas, arma e munições foram apreendidas disfarçadas em encomendas no Centro de Distribuição dos Correios

Foto: Divulgação l SSP-BA

Na manhã desta sexta-feira (28), foram apreendidas drogas, armas e munições no Centro de Distribuição dos Correios, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o material, está avaliado em R$ 100 mil e, estava escondido dentro de utensílios, como panelas e brinquedos, com embalagens dos Correios. De acordo com a Secretaria de Segurança pública da Bahia (SSP-BA), a apreensão ocorre em cumprimento a terceira fase da Operação Correios, cuja primeira etapa resultou na prisão de três destinatários. Ao todo, foram apreendidos uma submetralhadora artesanal, 500 papelotes de cocaína, 250 comprimidos de anabolizantes, 44 munições, 900 sementes de maconha, uma pedra de pasta-base de cocaína, outras porções maiores da mesma substância e tabletes de maconha acoplados dentro de uma panela de pressão, de um carro infantil e de objetos de pelúcia foram apreendidos na ação. Todo o material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para realização de perícia.



Brumado: Associação de Moradores do Olhos D'água faz campanha para ajudar famílias carentes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Todos os anos, a Associação de Moradores do bairro Olhos D'água realiza ações de solidariedade em favor da comunidade. Mas durante a pandemia, as campanhas foram paralizadas por conta das restrições. No entanto, vendo famílias de Brumado cada vez mais em estado de vulnerabilidade social, a Associação resolveu mobilizar mais uma campanha para ajudar as famílias afetadas pela pandemia da Covid-19. O presidente da associação, Devair Messias, "Vadinho", em entrevista ao site 97NEWS fez um apelo à comunidade, aos empresários e comerciantes para aderir à iniciativa com o objetivo de que o maior número de pessoas seja beneficiado. “Queremos auxiliar quem mais precisa e quem tem fome. Tá difícil. Muitas pessoas desempregadas, pais de família passando necessidade”, disse. A campanha teve início no último dia 24 deste mês. Vários pontos de apoio foram distribuídos em alguns supermercados da cidade, porém os interessados podem acionar a associação para buscar as doações em domicílio através do número (77) 99959-1178. “Agora é hora de pensar no próximo. Trabalhar coletivamente para ajudar a comunidade”, disse Vadinho.

Foto: Divulgação


Psicóloga Paula Machado passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

O psicólogo tem uma grande relevância na sociedade, aqueles que já passaram por situações adversas que acabaram provocando instabilidade emocional e tiveram a oportunidade de contar com o atendimento deste profissional, sabem da sua importância e relevância. Traumas vividos em quaisquer idades, podem e devem ser olhados e tratados, seja nas relações conflituosas entre familiares ou de qualquer natureza podem ser elaborados. O mundo de hoje anda corrido demais, apressado demais, e com isso, as pessoas esquecem-se de tirar um tempo só para elas, deixando de elencar entre as principais prioridades: o cuidado com si mesmo. A necessidade de terem um tempo para poder cuidar da própria saúde mental, de ser o foco, todos precisam de um tempo. Sabendo da necessidade desse cuidado com a saúde mental, a Clínica Mais Vida novamente amplia seu quadro de especialistas, que passará agora a contar com os atendimentos da psicóloga e psicanalista, Paula Machado. A especialista destaca que o psicólogo estuda e analisa fenômenos psíquicos e de comportamento, sempre buscando compreender como a pessoa se relaciona com a sua própria história, valores em que acredita, a forma como lida com as dificuldades, podendo assim contribuir na busca do equilíbrio. Paula Machado ressalta que qualquer pessoa, em qualquer momento, pode precisar de ajuda, e é necessário ficar bem evidente que não é vergonhoso cuidar de si, onde muitas vezes esquecemos necessidades básicas, momento em que nosso corpo começa a dar sinais, tais como dores de cabeça, baixa autoestima, insônia persistente, podem ser sinais evidentes de que é preciso parar e buscar saber o que pode estar acontecendo. “Porém, é importante ressaltar a necessidade de cuidar da saúde física, fazendo exames médicos para detectar se são problemas físicos ou psíquicos”, observa a psicóloga. Não descartando a procura de dar início ou continuidade com o tratamento psicológico. Quanto à duração do tratamento, Paula Machado pontua que isso irá depender da demanda trazida pelo paciente, podem ser meses, anos, o que importa é que a pessoa possa consistir e saber identificar as dificuldades que estão aparecendo ou que possam vir a aparecer. Portanto, se seu corpo começar a dar sinais ou perceba algum tipo de comportamento emocional diferente, busque um profissional. “Se não tem tempo arrume tempo para ser feliz” (Paulo Roberto Gaefke). “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer” Sigmund Freud. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: 'A gente precisa enfrentar a violência contra a mulher já na primeira ameaça', diz delegado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de casos de violência doméstica em Brumado tem aumentando, principalmente no segundo ano de pandemia da Covid-19. Em entrevista ao site 97NEWS, o delegado Fábio Lago afirmou que 70% das ocorrências nos plantões da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), são de violência contra às mulheres. "Em nível de porcentagem, os casos da Lei Maria da Penha quase que dominam às ocorrências nos plantões das Delegacias. Somente nesta semana, tivemos dois flagrantes de violência doméstica", cita o delegado se referindo no último caso no qual uma mulher de 50 anos foi agredida com socos após sua companheira ver as mensagens em seu celular. O acusado que já tem passagem pelo mesmo tipo de crime à uma ex-companheira foi detido na última terça-feira (26) e está a disposição da justiça (veja aqui). Conforme o delegado, na maioria dos casos os companheiros tratam as mulheres como um objeto. "São homens que tratam a mulher como objeto e não como um ser humano. Batem, fazem o que querem, são violentos e acham que isso é cultural ou natural. Inclusive na frente dos filhos", afirma Lago. De acordo com Fábio, em alguns casos os acusados ameaçam às vítimas dentro da própria delegacia. "Tem deles que dizem: 'vou matar o advogado, vou matar polícia, vou matar isso, vou matar aquilo'. Podem dizer o que quiser, Lei é Lei, denunciem, chegando aqui ele vai preso não tem [boquinha] não", alerta o delegado. Para o delegado, isso é fruto de um "machismo" doentio e crônico. "A gente precisa enfrentar a violência contra a mulher já na primeira ameaça", diz. Conforme o delegado, o Artigo 7º da Lei 11.340 no qual atribui a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, injúria, difamação e outros crimes, a mulher tem o direito e dever de buscar ajuda. "Mulheres venham, denuncie, porque só assim nós vamos ter uma sociedade mais saudável e menos doentio", disse Fábio Lago, delegado da 20ª Coorpin.



R$ 700 milhões do auxílio emergencial foram devolvidos ao governo em abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de R$ 4,5 bilhões foram devolvidos aos cofres federais por pessoas que haviam recebido indevidamente o auxílio emergencial. O secretário do Tesouro, Jeferson Bittencourt, afirmou na quinta-feira (27) que o montante pode chegar a R$ 4,7 bilhões. O valor corresponde aos ressarcimentos feitos ao governo nos quatro primeiros meses de 2021. Em abril deste ano, cerca de R$ 700 milhões foram devolvidos. Neste ano, quem recebeu parcelas do auxílio emergencial em 2020 e tiveram rendimento tributável superior a R$ 22.847,76 no ano tiveram que preencher a declaração do Imposto de Renda e são obrigados a devolver o valor do auxílio. A regra está disposta na lei que determina o benefício e foi aprovada em março do ano passado pelo Congresso. É necessário observar o número referente aos rendimentos tributáveis do ano, sem fazer a soma do valor recebido de auxílio emergencial. Ele não é considerado rendimento tributável.



Brumado: Vendedor de moto também diz ser vítima de golpista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (24), o colombiano Vitor Marinho teve um prejuízo de R$ 10 mil após ser vítima de um golpe durante a compra de uma moto anunciada em grupos de venda no Facebook (veja aqui). Ao 97NEWS Marinho contou que por meio de um anúncio nas redes sociais, encontrou uma moto à venda e entrou em contato com o vendedor. Na conversa, ficou acertado um teste drive, o que aconteceu dias depois. O veículo, uma Teneré 2017 estava em ótimas condições e isso chamou a atenção de Vitor que ficou de finalizar a compra com o depósito do dinheiro. No entanto, sem conferir a origem das contas, o colombiano efetuou três depósitos em contas de Mato Grosso do Sul, somando o valor de R$ 10 mil. Mas o que Marinho não sabia é que um terceiro personagem, ou seja, "um golpista" estaria enganando tanto ele como comprador, quanto o vendedor. Em entrevista ao site 97NEWS na manha desta quinta-feira (27), Lucas Brito, 29 anos, dono da moto, procurou a Redação do site para esclarecer o que realmente aconteceu após anunciar a venda da moto na internet. "Na quinta-feira [20] passada eu postei essa moto no OLX Brumado para vendê-la, no valor de R$ 19 mil. Trinta minutos depois entrou em contato comigo um rapaz por nome de 'Alexandre' pedindo pra ver a moto, porque ele tinha interesse. Que essa moto seria pra pagar um ex-funcionário e, que era uma dívida, ele ainda confirmou que esse ex-funcionário iria ver a moto. O que ficou combinado na segunda-feira [24]", afirmou o vendedor. Segundo Lucas, por volta de meio dia da segunda, Vitor foi até sua casa e testou a moto, mas não houve muito diálogo. "Naquele momento eu falei com Vitor que não poderia entregar a moto porque tinha que esperar o depósito entrar na conta e que a noite estaria em casa, foi o combinado", diz. 

A moto foi colocada à venda na internet - Foto: Divulgação

Como acertado, por volta das 18h30, Vitor Marinho e um amigo foram até a casa de Lucas para negociar a moto, entretanto, nesse período, Vitor já havia feito o depósito na conta do estelionatário pensando ser primo do vendedor. "Nesse momento, o tal do 'Alexandre' também fez um [falso] depósito no meu nome, dizendo que havia depositado R$ 19.200 na minha conta, até a mais do que é o valor da moto, e esse depósito não caia no banco. Foi ai que percebi que meu CPF no comprovante estava errado. Foi quando falei à Vitor que não liberaria a moto porque o dinheiro não estava na conta. E o Vitor já havia feito o depósito para esse tal de 'Alexandre'", relata Lucas Brito. Conforme o vendedor, o único ponto em que ele errou foi quando ele afirmou ser primo do suposto "patrão". "Eu reconheço que errei quando afirmei, a pedido do Alexandre que eu seria primo dele quando o Vitor perguntasse. Esse foi meu erro, mas em momento nenhum eu pedi pro Vitor fazer depósito em conta alguma. E o Vitor só me questionou sobre o Alexandre ser primo ou não após ele fazer os depósitos. Então ele já tinha caído no golpe antes mesmo dele me perguntar", relata o vendedor da moto. Por fim, Lucas Brito se diz ser vítima do golpe e que ele e o colombiano foram usados por uma quadrilha especializada nesse tipo de crime. "Me sinto vítima assim como o Vitor, porque esse tal de 'Alexandre' inventou histórias diferentes pra nós dois, e graças a Deus o prejuízo só não foi maior porque não entreguei minha moto. Lamento pelo Vitor, mas o que ele precisar de mim na justiça, eu vou ajuda-lo. Inclusive já fui na delegacia e fiz alguns esclarecimentos", finalizou. A Polícia Civil já conseguiu bloquear R$ 2 mil do valor depositado por Vitor Marinho. Segundo apurou o site 97NEWS, as investigações segue em curso.

 



Brumado: Município é classificado como polo em 'Rede Urbana' na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com intuito de retomar a elaboração da Política de Desenvolvimento Urbano, o governo da Bahia iniciou o processo para revisar e atualizar o Estudo da Rede Urbana do Estado, um dos principais pontos para continuar o projeto. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o objetivo geral do estudo é “identificar e estabelecer a configuração da rede urbana e sua hierarquia funcional”. Ainda de acordo com a secretaria, com o diagnóstico das cidades que exercem centralidade e suas regiões de influência haverá “subsídios essenciais à formulação da Política de Desenvolvimento Urbano do Estado”. Conforme classificação adotada para análise da Rede Urbana Estadual, Brumado ocupa a 5ª posição hierárquica como polo local, assim como a cidade de Guanambi. Já Vitória da Conquista está inclusa na 3ª posição hierárquica como polo regional. Além das já mencionadas, há ainda as seguintes classificações: metrópole, polo estadual, polo surregional, centro local e núcleo. O prazo para conclusão do estudo e apresentação da política de desenvolvimento não foi detalhado.

Foto: Divulgação


Nesta sexta e sábado tem vacinação para profissionais da segurança pública, deficientes e pessoas com doenças crônicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado anunciou nesta quinta-feira (27) uma nova fase na campanha de vacinação contra a Covid. É a vez de outros grupos considerados prioritários. A imunização acontece nesta sexta, dia 28 e sábado, dia 29 de maio para:

- 55 anos e mais (Pessoas com deficiência permanente)

- 40 anos e mais - Profissionais da segurança pública (Policiais Militares, Civis, Rodoviários, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito)

- 44 e mais (Pacientes com doenças crônicas)

Esse público deve respeitar a divisão por idade e por gênero e pode ir a qualquer posto de vacinação. Para os Profissionais da segurança (40 anos e mais) a vacinação acontece no CMEAS no horário das 08h00 às 11h30 e das 14h ás 16h30. Os pacientes com doenças crônicas (44 anos e mais) serão imunizados na Escola Zilda Neves no horário das 08h00 às 11h30 e das 14h ás 16h30. Já as pessoas com deficiência permanente (55 anos e mais), a vacinação será no CMEAS no horário das 08h00 às 11h30 e das 14h ás 16h30. Também é necessário apresentar comprovante mediante relatório médico.



Brumado: Boletim aponta aumento nos casos ativos e pacientes que aguardam resultado da Covid-19

Foto: Divulgação

O boletim da Covid-19 desta quinta-feira (27) trouxe um leve aumento de pacientes que estão com o vírus da Covid-19 ativos. Além disso, os números apontam ainda que os pacientes que aguardam pelo resultado também aumentou. Na quarta-feira eram 206 casos ativos e nesta quinta, subiu para 214. Aguardando resultado laboratorial na quarta eram 78. Já nesta quinta subiu para 107. Essa leve mudança pode ser uma reflexão no relaxamento das restrições. Desde o início da pandemia, o município registra 8.529 casos confirmados do novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.668. Entre os diagnósticos: 14 internações, 172 óbitos e 8.151 recuperados. 10.650 exames já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. 



Bebê nascido em Irecê é o segundo com anticorpos contra Covid-19 na Bahia

Foto: Reprodução l Vídeo

A Bahia pode ter, em breve, o segundo caso de um bebê nascido com anticorpos no estado. Ravi Almeida Dantas veio ao mundo no dia 1º de maio em Irecê, no norte do estado. O pai do recém-nascido, Hilton Dantas, de 26 anos, e a mãe, Vitória Almeida, 25, resolveram fazer um teste em um laboratório local para ver se ele tinha anticorpos contra o vírus, e o resultado veio positivo. Eles aguardam agora a comprovação do Lacen (Laboratório Central) para confirmar a imunização do recém-nascido. Os pais fizeram o teste por curiosidade, após assistirem uma reportagem que falava sobre o tema. Mas o histórico da gravidez colaborou com a procura. Na 15ª semana de gestação, Vitória foi diagnosticada com a Covid-19. Estudante de psicologia, na época ela trabalhava como recepcionista no PSF (Programas de Saúde da Família) da Fundação Bradesco. Hilton, que é enfermeiro, também contraiu o vírus. O primeiro alívio veio na semana 37 da gravidez, quando a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) autorizou a imunização de gestantes e Vitória pôde receber a primeira dose da Coronavac. A segunda dose veio só após o nascimento de Ravi, que nasceu com 38 semanas -- uma semana depois da primeira dose, mas, mesmo assim, no dia 26, o teste apontou anticorpos contra o vírus no bebê. A história foi primeiramente divulgada por um portal da região de Irecê, o Líder Notícias. Segundo Hilton, o Lacen coletou uma amostra nesta quinta para confirmar o resultado. "A gente fica mais tranquilo. O caso vai ser estudado, e Ravi vai ser acompanhado pelo Lacen, não sabemos ainda direito com qual frequência", afirma. 



Brumado: Vice-presidente da Câmara nega embriaguez em episódio de descumprimento ao Toque de Recolher

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última terça-feira (25), o vereador e vice-presidente da Câmara de Brumado, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), o "César Bar", foi conduzido a delegacia por desobediência ao decreto de restrição de locomoção e embriaguez ao volante, segundo a Polícia Militar (veja aqui). De acordo com o registro policial, o parlamentar foi flagrado em dois estabelecimentos comerciais da cidade após o horário que versa sobre as restrições de locomoção noturna. Por conta do episódio, o vereador foi submetido a teste de etilômetro na Polícia Rodoviária Estadual (PRE), mas ele negou. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde segundo a ocorrência, um laudo médico apontou hálito etílico do paciente. Nesta quinta-feira (27), em coletiva à imprensa, o vereador Paulo César fez alguns esclarecimentos sobre o caso. Segundo César, que também é comerciante, naquela mesma noite ele foi realizar uma entrega à uma cliente no residencial Brisas 3, e na volta, passou por um bar que também é de uma cliente e amiga sua. "Após entregar umas mesas a minha cliente no Brisas, na volta, passei pelo bairro São Jorge, no bar de uma amiga. Conversamos muito e a hora foi passando, nesse momento passa uma guarnição da PM e eles pediram à ela para que fechasse as portas por conta do toque de recolher. Assim ela fez e eu também vim embora", disse. Durante o retorno pra casa, o parlamentar afirmou que deu carona para um amigo. Nessa mesma rota, passou pela Praça da Prefeitura e encontrou bares funcionando. "Quando passei pela prefeitura percebi que os bares estavam abertos, então se existia toque de recolher, que seria para todos, não só para os bairros periféricos. Ai parei novamente lá, pedi uma cerveja ao proprietário e fiz o consumo de duas, também pedi um lanche. Nesse intervalo, chegou a mesma guarnição pedindo para o dono do estabelecimento fechar as portas e que todos fossem para casa", diz Paulo. De acordo com o vereador, nesse momento o PM o reconheceu e reafirmou sobre o Decreto Estadual. "Quando eu estava saindo, ele me abordou a disse que eu era reincidente, e afirmou que eu seria conduzido a delegacia". 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o parlamentar foi solicitado ao mesmo que apresentasse os documentos pessoais e do veículo. "Eu neguei porque não justificava que eu estava bebendo e conduzindo o veículo, porque eu poderia chamar outro condutor e levar meu carro. Mas eles acabaram me conduzindo ao posto da Polícia Rodoviária e lá eu me recusei a fazer o teste", afirmou. Em seguida Paulo César foi levado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. "Lá no laudo o médico constatou que eu estava com hálito etílico, porém não estava embriagado. Eu estou com este laudo em mãos para provar. Assumo que tomei duas cervejas, mas não estava conduzindo o veículo", relata. Ao 97NEWS ele afirmou que não desrespeitou a guarnição da 34ª CIPM. "Em momento algum desrespeitei os militares, respeito muito as nossas autoridades e tenho uma grande admiração pela Polícia Militar que cumpre muito bem o seu papel. Sei que naquele momento eu errei por está descumprindo um decreto Estadual", diz. Perguntando se o vereador teria problemas com o álcool, o parlamentar esclareceu que as pessoas precisam separar o Cesar vereador, do Cesar empresário ou da pessoas comum. "Eu tenho 13 anos que atuo como comerciante no meu bairro, com muita credibilidade, caráter e honestidade. Porém, tem momentos que eu sou o César empresário, o César o dono de bar e, existe momento que sou o César Político. Mas também existe o momento que eu sou apenas o 'César' como todo ser humano de apenas 30 anos de idade que além de trabalhar tanto na política, quanto no comércio tem o seu momento de laser e sua vida particular. Não estou justificando, mas naquele momento só estava ali o 'César', um ser humano comum, um jovem se divertindo". Questionado se o vereador estaria aprisionado ao cargo público e que estaria sendo impedido conviver no meio social, ele afirmar que não se sente assim. "Não me vejo aprisionado, eu sei dividir muito bem meus horários de trabalho. Mas após o horário comercial, eu sou uma pessoa quem tem minha vida particular. Só não acho correto me julgarem na minha vida pessoal com a do político", afirma. Por fim, o vereador disse que, após o episódio de terça-feira, sua postura será outra. "Quando a gente é jovem, a gente se comporta como um menino, e quando a gente é um homem, tem que se comportar como homem. Se tá sendo mal interpretado e julgado por algumas pessoas, esse César agora vai se comportar diferente", finalizou.

 



Bahia tem redução nos casos de Dengue, Zika e Chikingunya em 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os registros de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti registram queda em todo o país em comparação com o ano passado. Na Bahia, os índices de redução vão de cerca de 60% a 85% em relação a Dengue, Zika e Chikungunya. Os casos de Dengue na Bahia apresentaram redução de 64,4% entre janeiro e o dia 15 de maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto nos primeiros meses de 2020 o estado registrou 45.273 casos prováveis, este ano o número é, até o momento, de 16.278 ocorrências. Mas essa redução pode não estar relacionada a uma redução real nas infecções. Autoridades de saúde trabalham com a possibilidade da pandemia da Covid-19 colocar uma espécie de cortina de fumaça no problema das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Bahia acompanha a tendência nacional. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), no país a redução dos casos de dengue no Brasil entre janeiro e abril foi de 62,1% em comparação com 2020. A pasta destaca que, até o momento, o Brasil não enfrenta uma epidemia de dengue, pois os casos estão dentro do esperado para o período. O MS contabiliza 279.743 casos. O ministério destaca que desde o início da pandemia da Covid-19, tem observado uma redução dos registros de casos prováveis e óbitos de dengue. Duas possíveis causas são apontadas pela pasta: a de ser consequência do receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde; ou a possibilidade de haver subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses, associadas a mobilização das equipes de vigilância e assistência para o enfrentamento da crise sanitária. Na Bahia, 248 municípios dos 417 do estado notificaram casos suspeitos de dengue. De acordo com dados do boletim da Secretaria da Saúde do estado (Sesab), desse total 63 cidades apresentaram incidência maior ou igual a 100 casos a cada 100 mil habitantes; 26 municípios apresentaram maior ou igual que 300 casos/100 mil habitantes; 13 apresentaram situação epidêmica para dengue, quando analisadas as últimas quatro Semanas Epidemiológicas (SE).



Bahia lidera desemprego no Brasil nos três primeiros meses de 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia atingiu um novo recorde na taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2021. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desempregados no estado foi de 21,3%, o mais elevado do Brasil, empatado com Pernambuco. Ainda segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, o número de desempregados na Bahia também foi o maior da série histórica do estudo, que acontece desde 2012, com o registro de 1,386 milhão de pessoas em busca de trabalho. Ao mesmo tempo, a população ocupada voltou a cair, após ter aumentado no fim de 2020, e ficou em 5,135. Os dados do instituto indicam que, no período de um ano, 565 mil pessoas deixaram de trabalhar no estado. No Brasil, a taxa de desemprego também foi a mais alta da série histórica, com 14,7% de pessoas em busca de ocupação.



Brumado: Homem supera 20 anos de dependência de drogas e ganha um emprego

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O brumadense Hudson Meira dos Santos, 49 anos, já foi um velho conhecido das ruas de Brumado. Aos 15 anos de idade ele conheceu a bebida alcoólica e depois a maconha. "Eu comecei bebendo com os amigos, depois fui pra maconha sempre que reunia com eles na antiga barragem de Brumado para pescar e tomar banho". Em entrevista ao 97NEWS, ele conta que a partir dai, passou a consumir drogas mais fortes. "Eu fiquei usando o crack por vinte anos". Para sustentar o vício, Hudson relata que pedia nas ruas de Brumado e em cidades da região. "Meu roteiro era Brumado, Livramento e outras cidades. Sempre pedia e ganhava verdura e carne também, mas o dinheiro era para o consumo de drogas", conta Meira que acrescentou que também já cometeu furtos, na adolescência. "Eu chegava a faturar R$ 30 por dia, e comprava tudo de drogas", disse. No entanto, há cerca de um ano, sua vida teve uma incrível reviravolta, e hoje ele se dedica a palavra de Deus e conseguiu um trabalho. "Hoje eu faço coleta de material reciclável pela cooperativa, mas tudo mudou quando eu conheci a palavra de Deus", diz. Com seis filhos, Hudson fala que sua família tinha vergonha do seu passado. "Eu sou de uma família de evangélicos, então eles tinham vergonha do que eu fazia. Então depois que virei cristão, comecei a perceber o quanto era humilhante está naquela situação", afirma. Conforme Meira, com apoio da família sua história será outra. "Meus filhos querem o melhor pra mim e estão me apoiando e tudo vai mudar com a graça de Deus", valiou.



Brumado: MP indefere pedido de nova eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Assim que assumiu automaticamente a presidência da Câmara Municipal de Brumado, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT) foi questionada por alguns vereadores sobre o porque da então vice-presidente da Casa ser direcionada ao primeiro escalão da Mesa Diretora. Insatisfeitos, parlamentares contra o "suposto ato ilegal" entraram com um madado de segurança, com pedido de liminar, contra a vereadora. Na argumentação ao Ministério Público Estadual da Bahia (MPE-BA), os parlamentares disseram que, "com o falecimento do vereador José Carlos de Jonas, a época Presidente da Câmara de Brumado, a vice-presidente deveria ter declarado o cargo vago e, em ato subsequente ter convocado nova eleição interna para eleição do cargo de Presidente". Ainda segundo a liminar, "Verimar, agindo de forma ilegal, não convocou novas eleições para o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Brumado, e assumiu tal posto no comando legislativo". No pedido, os impetrantes relataram também que houve "a violação do da Lei Orgânica Municipal e requerem a declaração de a incompatibilidade do artigo 23, § 1º do Regimento Interno da Câmara de Vereadores com dispositivos da Lei Orgânica e do Próprio Regimento Interno e, por consequência a declaração de nulidade do ato combatido relacionado assunção no cargo de Presidente da Câmara de Vereadores pela Senhora Vereadora Verimar da Silva Meira". No entanto o Ministério Público observou que "Vagando o cargo do Presidente, o Vice-Presidente assumirá automaticamente, procedendo-se eleição para preencher a vaga da Vice-Presidência." Segundo o promotor Fernando Rodrigues de Assis: "Percebe-se, portanto, que o regimento interno, no caso de vacância do cargo, indica que assumirá o cargo o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, fato este ocorrido no caso em tela.". O promotor também argumentou. "Entendo o Ministério Público que, os argumentos trazidos pela parte impetrante, no que se refere aos artigos 26 e 34 da Lei Orgânica Municipal, são situações de substituição esporádicas. Neste, passo, quanto à decisão Liminar, manifesta-se por seu indeferimento."



Papa Francisco faz piada sobre brasileiros: 'Não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração'

Foto: Reprodução l G1

O papa Francisco fez uma brincadeira com um grupo de brasileiros na quarta-feira (26) ao final de sua audiência geral no Vaticano, segundo informações da agência italiana Ansa ao site G1. Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, o pontífice foi abordado pelo padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), que pediu orações para seus conterrâneos. "Santo padre, reze por nós, brasileiros", disse João Paulo. Sorrindo, Francisco respondeu com piada: "Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração". No momento do comentário, o papa estava sem máscara e cumprimentava, com apertos de mão, fiéis que se aglomeravam para vê-lo. Em fevereiro, Francisco, que tem 84 anos, tomou a segunda dose da vacina contra a Covid da Pfizer.



Brumado: Após oito dias município confirma mais um óbito por conta da Covid

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 26 de maio, o município de Brumado registrou 8.529 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.668. Entre os diagnósticos: 14 internações, 172 óbitos, 206 pacientes em tratamento e 8.151 recuperados. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.650 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Motorista é flagrado transportando lancha de forma irregular na BR 101

Foto: Divulgação l PRF

Um motorista foi flagrado, na quarta-feira (26), transportando uma lancha de forma irregular na BR 101, no sul da Bahia. O homem foi abordado durante uma operação de fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Federal no município de Gandu. Segundo a PRF, o motorista transportava a lancha esportiva em um caminhão e a carga excedia em muito os limites regulamentares de tamanho, largura, altura e peso. O condutor também não comprovou possuir o curso para motoristas de veículos de transporte de cargas indivisíveis. A polícia informou ainda que o homem foi autuado por conduzir sem autorização um veículo com carga superiores aos limites estabelecidos legalmente; conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB); transitar com o veículo em desacordo com as especificações.



Após mãe ser imunizada, bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 na Bahia

Foto: Divulgação l Sesab

O primeiro recém-nascido baiano com anticorpos contra a Covid-19 nasceu na última sexta-feira (21), em Salvador, após a mãe ser imunizada com as duas doses da vacina. “Este é mais um exemplo da eficácia da vacina, que conseguiu transferir a memória imunológica de longo prazo (IgG) da mãe para o bebê”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A mãe, que é médica obstetra, recebeu a primeira dose da vacina Oxford AstraZeneca em 4 de fevereiro e a segunda dose em 5 de maio, dezesseis dias antes do parto. A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, explica que o teste foi realizado com amostras de sangue da mãe e da criança, coletadas e processadas dois dias após o nascimento pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). “Embora não haja protocolos definidos pelo Ministério da Saúde para avaliação de recém-nascidos, consideramos que este é um importante passo no monitoramento dos casos e para novas discussões sobre vacinação de gestantes”, avalia a diretora. A presença de anticorpos na mãe, Patrícia Marques, e no recém-nascido, Mateus, foi confirmada por teste de sorologia no Lacen-BA, que implantou a metodologia para a quantificação de anticorpos para a Covid-19 recentemente. O recém-nascido será acompanhado e passará por exames regulares para avaliar a duração da presença de anticorpos. Mesmo após a imunização, Patrícia Marques ressalta: “teremos que manter o acompanhamento e a proteção, ainda sem deixar o uso de máscara, o distanciamento, pois é o que vai manter o controle dessa pandemia”, pontua a médica e mãe do Mateus.