ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

OAB/BA aprova desagravo a advogado agredido por PM em Livramento

Foto: Divulgação

Na manhã da última quinta-feira (22) durante a 21ª sessão do Conselho Pleno da Ordem, na sede da seccional da OAB em Salvador, o destaque foi a aprovação unânime do desagravo ao advogado de Livramento de Nossa Senhora Adailton Ferreira Porto Sobrinho. Ao dar assistência a um cliente cujo veículo foi envolvido em acidente com uma viatura da Polícia Militar, Adailton foi hostilizado, com ameaças e agressão verbal, pelos soldados Lucas Rafael Louzeiro Marçal e Ramon Mascarenhas Cairo, durante queixa prestada à PM, chegando a ser agredido fisicamente pelo soldado Fabrício Dias. “Após seu cliente levar socos do soldado Lucas Rafael, Adailton, mesmo após se identificar como advogado, também levou um soco de Fabrício no olho, um soco que foi direto na democracia e nos direitos humanos”, explicou o relator do processo, o conselheiro Acioli Viana Silva. O incidente foi levado por Osvaldo Bastos, presidente da OAB de Brumado, à Comissão de Prerrogativas da Ordem, que interpôs representação contra o soldado Fabrício Dias. Também foram realizados um ato com 21 advogados no Ministério Público e uma campanha de repúdio à violência no município de Livramento de Nossa Senhora, além de ser instaurada sindicância pela PM, ainda em andamento. “Basta. Não podemos aceitar atitudes assim. O Estatuto da Advocacia prevê o desagravo justamente para coibir o abuso de autoridade e assegurar as prerrogativas do profissional no exercício de sua profissão”, conclamou Acioli. As palavras foram reforçadas pelo presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, que repudiou a atitude de violência. “São inaceitáveis ações como esta. Atentar contra as prerrogativas da advocacia é atentar contra o próprio estado democrático de direito. E a OAB jamais admitirá ou relativizará a violação das prerrogativas profissionais”, pontuou.



Brumado: Após ordem da Justiça Eleitoral, outdoor de Bolsonaro é retirado

Foto: Conteúdo l 97News

O outdoor com a foto do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), possível pré-candidato à presidência da república, colocado no estacionamento do bairro do Mercado recebeu um pedido de retirada feito pela Justiça Eleitoral. O outdoor em homenagem ao deputado foi instalado na última quinta-feira (22), mas, em 48h, já circulava uma decisão judicial que pedia a retirada, após uma representação de um advogado. O juiz eleitoral, Rodrigo Souza Brito, da 90ª Zona Eleitoral requereu a remoção alegando que a peça caracteriza propaganda eleitoral antecipada e ainda pediu a identificação da empresa responsável pela fixação do outdoor, e , por fim, a procedência da ação com aplicação de multa prevista em lei. A retirada aconteceu neste sábado (24). A justiça havia concedido um prazo de 48h para o cumprimento da decisão, a multa seria de R$ 15 mil.



Procurador do caso Ba-Vi recebe ameaças de torcedores

Procurador denunciou 14 pessoas, entre eles jogadores de Bahia e Vitória (Arisson Marinho / CORREIO)

Desde que foi sorteado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA) para dar conta das denúncias relacionadas ao Ba-Vi do último domingo (18), o procurador Hermes Hilarião tem sofrido repetidas e duras ameaças em seu número particular de celular. Ele enviou o print de algumas das ameaças que vem recebendo por meio do aplicativo WhatsApp. São dezenas de mensagens.  Fora os palavrões e ofensas, chama a atenção as ameaças a Hermes e sua família. “Nós vai (sic) te buscar em casa, vai ser mais de dez cara na sua casa, vai matar você e sua família”, escreveu um deles. “Nem venha rebaixar meu Vitória que você não vai dormir de noite”, disse outro. O procurador contou ainda que tem recebido ligações, até mesmo na madrugada. Ao atender algumas, relata que ouviu ameaças de pessoas que diziam saber onde ele trabalhava e sua família morava. Advogado, Hilarião teve seu contato – que é seu número pessoal e profissional – divulgado em grupos de WhatsApp. 

Chegou inclusive a ser adicionado a alguns destes grupos, nos quais também sofreu ameaças. “Felizmente, tenho os números registrados e tenho como provar tudo. Já recebi ligações de torcedores do Vitória me ameaçando para que de algum modo recuasse na denúncia. Mas, como procurador, tenho que fazer o meu trabalho de maneira correta e cumprir meu papel. Não vou deixar me abalar por conta disso”, disse Hilarião. O procurador entregou as denúncias ao TJD-BA na última quinta-feira (22). Entre elas, pede a exclusão e rebaixamento do Vitória do Campeonato Baiano por ter forçado o encerramento do Ba-Vi, prejudicando, segundo ele, outras equipes envolvidas no torneio. Hilarião também denunciou o técnico Vagner Mancini por ter forçado o encerramento do jogo, assim como o supervisor de futebol Mário Silva e três jogadores do rubro-negro pelo mesmo motivo. Quatro atletas do Leão e dois do Bahia foram denunciados por agressão, entre outras denúncias. O julgamento de todas as denúncias está marcado para a terça-feira (27).

CONTINUE LENDO


Noruega leva último ouro dos Jogos, bate a Alemanha e fica em 1º lugar geral

Foto: Marit Bjorgen / Reuters

O último dia de disputas da Olimpíada de Inverno de PyeongChang teve contornos emocionantes para decidir quem terminaria em primeiro no quadro geral de medalhas dos Jogos. No fim, deu Noruega, país com o maior número de medalhas da história da competição. Na última prova do programa, a maior medalhista olímpica de todos os tempos Matir Bjoergen venceu os 30km do esqui cross-country (1min22s17) e levou a última medalha de ouro na Coreia do Sul. Alemanha e Noruega terminaram empatadas em número de ouros, 14 para cada um, mas os nódicos tiveram mais pratas: 14 x 10. A madrugada de sábado para domingo começou com a Noruega na frente na disputa. Mas o título olímpico do bobsled colocou a Alemanha na frente. O trenó pilotado por Francesco Friedrich venceu o 4-man e deu a 14ª medalha de ouro aos alemãs, que, de quebra, ainda levaram a prata. Na sequência, final do hóquei masculino entre Alemanha e Atletas Olímpicos da Rússia. 

Os alemãs tinham a chance de liquidar a fatura se vencessem. Chegariam a 15 ouros, e a Noruega não teria mais chances de alcançá-los. Em um jogo emocionante, decidido apenas na prorrogação, os russos levaram a melhor com um gol de ouro e ficaram com o lugar mais alto do pódio. Assim, a decisão ficou para a última prova da Olimpíada: os 30km feminino do esqui cross-country. E as favoritas eram todas norueguesas. Elas não decepcionaram, ficaram com o ouro e decretaram a virada no apagar das luzes. A Finlândia terminou com a prata, e a Suécia com o bronze. No fim, Noruega em primeiro no quadro geral de medalhas de PyeongChang 2018, com 15 ouros, 14 pratas e 11 bronzes (39 no total). Alemanha em segundo, com 14 ouros, 10 pratas e 7 bronzes (31 no total). Em terceiro, o Canadá, com 11 ouros, 8 pratas e 10 bronzes (29 no total).

CONTINUE LENDO


Bahia terá Allione e Régis para enfrentar o Atlântico na Fonte

Argentino será titular do meio-campo (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Neste domingo (25), teremos rodízio na Fonte Nova. Seja por desfalque ou por opção mesmo, o certo é que o Bahia terá um time repleto de reservas para enfrentar o Atlântico, às 16h, pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Mas, diferentemente do que foi organizado no início desta temporada, o rodízio de agora será muito mais saboroso. O tricolor vem de sete partidas sem perder, e parece ter encontrado uma equipe titular – a mesma que entrou em campo nos três últimos jogos.  As mudanças em todos os setores da equipe, portanto, não serão para tentar encontrar um encaixe do time, mas para descansar os que vem dando conta do recado. A maioria dos ‘escolhidos’ para descansar não foi por opção do técnico Guto Ferreira. O tricolor já não contaria com o goleiro Douglas, ausente também do triunfo por 2x1 sobre o Náutico na quinta-feira (22) por conta de um corte no pé esquerdo. Além deles, o comandante já sabia que não contaria com o zagueiro Lucas Fonseca e o meia Vinícius, que receberam o cartão vermelho no Ba-Vi do último domingo. Naquela partida também foram expulsos o zagueiro Rodrigo Becão e o volante Edson, mas estes são reservas. Também ficaram de fora da lista dois – estes sim poupados – titulares absolutos de Guto: o lateral-esquerdo Mena e o atacante Edigar Junio. Ambos estiveram em campo em sete das nove partidas do tricolor, estando entre os que mais jogaram em 2018.



Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir deste domingo (25)

(Foto: Reprodução)

A partir deste domingo (25), as ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a redução das chamadas locais vai variar entre 10,58% e 12,75% e a das tarifas interurbanas, entre 3,98% e 7,41%. A queda vai ocorrer devido à redução das tarifas de interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra operadora para a realização de serviços. O cálculo das tarifas é feito pela Anatel. De acordo com a agência, as tarifas de inteconexão foram usadas inicialmente para subsidiar a instalação de redes das operadoras móveis. A redução das tarifas vale para as ligações originadas nas redes das concessionárias de telefonia fixa – Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel – destinadas às operadoras móveis. O preço médio das ligações locais de telefone fixo para móvel vai passar de R$ 0,18 para R$ 0,12, sem imposto. Para as ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito, por exemplo, DDDs 61 (Brasília) para 62 (Goiânia), o preço médio cairá de R$ 0,55 para R$ 0,39. Enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular, vai ser reduzido de R$ 0,62 para R$ 0,45. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem acontecer até 2019. A lista com a redução de cada concessionária está disponível no site da Anatel.



Conselho de ética irá instaurar processo contra Lúcio nesta terça (27)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar irá se reunir na próxima terça-feira (27) para a  a instauração de processos contra os deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Celso Jacob (PMDB-RJ), João Rodrigues (PSD-SC) e Paulo Maluf (PP-SP). Investigado por crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, quebra de decoro parlamentar e ameaça no caso dos R$51 milhões encontrados no “bunker de Geddel”, Lúcio poderá ter seu mandato cassado, como pede a representação feita pelo PSOL e Rede. A Rede também pede abertura de processos por quebra de decoro contra Paulo Maluf, Celso Jacob e João Rodrigues, que atualmente se encontram presos. Os integrantes do Conselho irão, ainda, escolher os relatores de cada processo.



Pessoa com deficiência pode pedir pela internet gratuidade em viagens

Portal exclusivo na internet para usuários do programa Passe Livre assegura a pessoas com deficiência e de baixa renda o direito de gratuidade no transporte rodoviário interestadual - Marcelo Camargo/

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação lançou um portal exclusivo na internet para usuários do programa Passe Livre, que assegura a pessoas com deficiência e de baixa renda o direito de gratuidade no transporte rodoviário interestadual. O cartão que dá acesso ao benefício, em vigor há cinco anos, só podia ser solicitado mediante o envio de formulário e documentação pelos Correios. Com a nova funcionalidade, que está adaptada aos principais padrões de acessibilidade na rede, atuais beneficiários e pessoas que têm direito à inclusão no programa também terão a possibilidade de fazer a adesão e a renovação online. O andamento dos pedidos poderá ser acompanhado no site. O serviço de inscrição com o envio de formulário pelos Correios será mantido.

 

O atleta Francisco Fábio, morador de Ceilândia, no Distrito Federal, é usuário do programa há três anos. Cadeirante, ele recebe pensão de um salário mínimo do INSS e costuma viajar três vezes por ano utilizando o Passe Livre. "Na questão financeira, [o benefício] ajuda muito, porque não é toda hora que a gente tem dinheiro suficiente pra comprar passagem. É uma forma de inclusão", afirma.

Em pouco mais de três meses, Francisco vai precisar renovar a validade do cartão no programa, e a possibilidade de fazer tudo pelo computador agradou. "É bem melhor, não precisa ficar saindo de casa pra resolver esse tipo de burocracia. Para quem é cadeirante como eu, facilita muito a vida".

Atualmente, o Passe Livre beneficia 200 mil brasileiros, mas o potencial é de atender a pelo menos 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas do cadastro de Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Ministério da Previdência Social. Têm direito a solicitar a gratuidade portadores de deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, e cuja renda média da família seja de no máximo um salário mínimo por pessoa. O Ministério dos Transportes diz que emite cerca de 8 mil cartões do programa por mês. Integrante do Coletivo de Mulheres com Deficiência no Distrito Federal, Agna Cruz, que também é cadeirante, elogiou o portal do programa Passe Livre na internet. "De fato, a navegação é muito fácil e intuitiva". O site traz soluções como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência visual parcial, além de tradutor de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para deficientes auditivos. O layout também tem linguagem simples, em tópicos e cores para identificar os menus de informação. Usuária do Passe Livre há sete anos, Agna conta que o benefício foi importante para custear seu tratamento médico no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, quando ela ainda morava em sua cidade natal, Porto Seguro (BA). "Durante muitos anos, vinha de ônibus fazer o tratamento para mobilidade na Rede Sarah, em Brasília", explica.

Problemas

Mesmo com a nova funcionalidade, usuários do Passe Livre também reclamam de problemas para conseguir passagem. Por lei, toda empresa de transporte coletivo rodoviário interestadual é obrigada a reservar dois assentos por viagem, em veículo convencional (a exigência não vale para ônibus do tipo leito). Lendomar de Souza, 61 anos, que tem mobilidade reduzida e vive em Samabaia, no DF, afirma que não usa o serviço há vários anos porque simplesmente não consegue o agendamento com as empresas de transporte. "Eles (empresas) alegam que não têm vaga e que é preciso agenda com 15, 20 dias de antecedência. Aí a gente acaba desistindo de usar o cartão e paga a passagem do bolso", lamenta.

Francisco Fábio, morador da Ceilândia, conta já ter tido experiências negativas ao tentar marcar uma passagem. "Em uma viagem para o interior do Ceará, para visitar parentes, a empresa disse que teríamos que solicitar com 15 dias de antecedência. Fomos no guichê da empresa, no terminal rodoviário, na data estipulada e disseram que teria que ser com 45 dias de antecedência, aí acabamos pagando do próprio bolso a passagem", relata. O jovem atleta, que vive com um salário mínimo, acabou tendo que desembolsar R$ 390 para fazer a viagem com a mãe. Segundo o Ministério dos Transportes, o usuário que se sentir lesado pela empresa deve procurar um posto da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), no próprio terminal rodoviário, ou ligar para o 166. Também é possível acionar diretamente os responsáveis pelo programa Passe Livre no ministério, por e-mail ou pelo telefone (61/3329-9098). Outro problema enfrentando pelas pessoas com deficiência no transporte interestadual é a falta de acessibilidade nos terminais rodoviários e nos próprios veículos. A principal reclamação é a falta de equipamento adequado, como plataformas elevatórias ou piso baixo para embarque e desembarque. "Eu sou uma mulher cadeirante e sempre que vou viajar preciso ser carregada por algum funcionário da empresa ou motorista. Isso para a mulher é pior, expõe ainda mais nossa vulnerabilidade. A gente acaba tendo que viajar quase sempre acompanhada pelo marido ou pelo filho", reclama Agna Cruz, do Coletivo de Mulheres com Deficiência no DF. De acordo com a ANTT, as transportadoras de passageiros de serviços interestaduais e internacionais são obrigadas a garantir o embarque ou desembarque de pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, por meio de veículos que tenham piso baixo ou piso alto, com plataformas elevatórias. Elas também precisam dispor de cadeira de transbordo. As especificações são definidas pelo Inmetro e a fiscalização compete à própria agência. Qualquer irregularidade observada pelos passageiros pode ser informada à Ouvidoria da ANTT pelo 166 ou por e-mail.

CONTINUE LENDO


Presidente do Vitória chama procurador que pediu rebaixamento de ‘torcedor do Bahia’ e ‘irresponsável’

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

O presidente do Esporte Clube Vitória, Ricardo David, chamou o procurador do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-BA), Hermes Hilarião, de “torcedor do Bahia” e “irresponsável” por ter pedido a desclassificação e o rebaixamento do Leão no Campeonato Baiano, em função do tumulto ocorrido no último Ba-Vi. De acordo com o dirigente, o teor da denúncia ainda é desconhecido no Barradão. “Estamos aqui reunidos, mas ainda não recebemos a notificação para entender essa atitude descabida, absurda, arbitrária, desproporcional, tendenciosa, para não dizer irresponsável, de um procurador do TJD que não tem a intenção que devia ter, um torcedor declarado do Bahia”, acusou David, ao UOL. Apesar das críticas, o comandante rubro-negro aposta que o time não sofrerá sanções. No entanto, acredita que os jogadores envolvidos na confusão generalizada serão penalizados“Eu não tenho dúvida do resultado disso, o Vitória não será punido, absolutamente. Os atletas, obviamente, claro. Aí fica por questão de interpretação, foram citados na súmula, não temos nada a declarar sobre isso. Mas punir a instituição com exclusão e segunda divisão. Isso é de uma responsabilidade sem precedentes de alguém tendencioso”, diz Ricardo David.No clássico do último domingo (18), o árbitro Jailson Macedo Freitas relatou na súmula os detalhes da expulsão aplicada a cinco jogadores do Vitória e quatro tricolores, dois deles reservas.



Brumado: Crescem as reclamações de perturbação da ordem; estabelecimentos da área de entretenimento são os alvos

A invasão de uma praça pública, que virou extensão de um bar (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A perturbação da ordem pública e o desrespeito à Lei do Silêncio voltaram a crescer nos últimos dias em Brumado, tendo várias reclamações sendo dirigidas aos órgãos de imprensa e também algumas representações que deverão ser feitas ao Ministério Público. Há cerca de uns 3 anos atrás, inclusive, o próprio MP, endureceu a fiscalização aos bares que ofereciam programação musical, já que, muitos deles, desrespeitavam a Lei do Silêncio, entrando pela madrugada, perturbando o sono e incomodando as famílias que residiam em suas proximidades. Só que esse endurecimento não teve continuidade e, passado o tempo, essa prática voltou a ser muito comum por parte desses estabelecimentos. Mas não para por aí, em alguns casos como no Bairro das Flores, na Rua Felipe dos Santos, a “invasão” de uma praça pública, que virou extensão de um bar muito frequentado, também vem incomodando os moradores vizinhos, os quais alegam que um grande número de clientes faz “xixi” na rua, deixando o lugar com um péssimo odor. 

O som alto continua depois da meia-noite, perturbando o sono de muitas famílias (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Nesse caso não existem reclamações contra a quebra da Lei do Silêncio, mas outra situação, desta feita no Bairro Santa Tereza, mais especificamente na Rua Teodora da Silva Leite, está provocando a indignação de muita gente. Várias reclamações chegaram à nossa redação, as quais apontam que o som alto continua depois da meia-noite, perturbando o sono de muitas famílias que têm que acordar cedo para trabalhar. Os moradores alegam que já solicitaram do proprietário que desligasse o som após às 23h, mas não foram atendidos. O fato de Brumado, por ter uma oferta cultural muito baixa, faz com que os bares de entretenimento acabem sendo uma grande opção de lazer e diversão, já que oferecem música de qualidade, com a apresentação dos artistas locais, mas o bom senso deverá prevalecer por meio de uma convivência harmoniosa, pois o direito de um acaba quando começa o do outro.



Brumado: Prefeitura tomará posse da área invadida por movimento; terreno será murado para evitar novas invasões

O terreno deverá vir para o domínio municipal e poderá abrigar a Faculdade de Medicina, a Escola do Futuro e a Policlínica Regional (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após as invasões no terreno ao lado do IFBA no Bairro São José, a Prefeitura Municipal de Brumado informou que já acionou o Poder Judiciário e, a qualquer momento, um oficial de justiça vai até o local para notificar o grupo dos sem-terra. Segundo o secretário de infraestrutura, André Cardoso, assim que foi anunciado a aprovação do curso de Medicina para o município, o terreno em questão, provavelmente poderá ser usado pelo município para esse fim, como, inclusive, já tinha sido anunciado pelo próprio prefeito Eduardo Vasconcelos. Esse mesmo terreno já havia sido invadido em dezembro de 2017, mas através de uma ação na Justiça, representantes do município juntamente com a Polícia Militar, retirou os invasores. Não respeitando a decisão, no final de janeiro deste ano, o movimento voltou ao local, desta feita, demarcando o local com placas, cercas e estacas como foi reportado pelo 97NEWS. Ainda, segundo o secretário, a maioria dos invasores possuem residência fixa e até automóveis e pretendem transformar o local em um lote comercial. “Primeiro tomam posse, passam alguns dias lá e depois, como já tem moradias e outras áreas da cidade, vendem os terrenos para apenas lucrarem, atrapalhando o crescimento de Brumado”. Para finalizar Cardoso ainda destacou que “após a retomada da posse do terreno, a prefeitura abrirá licitação para construção de um grande muro que cercará a área, onde provavelmente será construída a Faculdade de Medicina, a Escola do Futuro e a Policlínica Regional”. 

O movimento invasor já demarcou o terreno (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Justiça Eleitoral pede retirada de outdoor em apoio a Bolsonaro em Brumado

O chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, disse que por determinação da própria justiça fica proibida propaganda eleitoral em outdoor (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Justiça Eleitoral, por meio da 90ª Zona Eleitoral, recomendou a retirada de um outdoor em apoio ao Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC), em Brumado. Para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a medida configura propaganda extemporânea. Em Caetité, o outdoor já foi retirado, segundo o TRE, mas em outras cidades da Região Sudoeste, como em Livramento de Nossa Senhora e Guanambi, ainda continuam. Segundo o TRE, o pedido pode ser feito pelas promotorias de cada região. O outdoor, que fica no estacionamento do Mercado Municipal, ainda não foi retirado, como mostra a imagem registrada nesta sexta-feira (23). A mensagem de apoio ao político, que segundo o TRE é pré-candidato declarado à Presidência da República, é assinada como sendo de um grupo de direita do município. A Justiça Eleitoral vai notificar a empresa responsável pelo outdoor. Se o proprietário da mesma descumprir a recomendação, após a notificação, será cobrada multa de R$ 15 mil por dia. 



Vereador Lek apresenta novas indicações buscando melhorias para bairros periféricos de Brumado

(Fotocomposição: Assessoria Parlamentar)

O vereador Lek (PV), visando o bem-estar da população que reside nos bairros periféricos, indicou na sessão desta sexta-feira (23) a limpeza geral (recolhimento de lixo, recolhimento de entulho, capina e limpeza das ruas) e a periódica dos bairros Malhada Branca, Urbis II, São Sebastião, Irmã Dulce, Jardim de Alah e Cidade das Esmeraldas. O vereador do povo também solicitou a limpeza geral da creche Mariany Vitória Pereira Santos localizada no Bairro Irmã Dulce, pois o mato está tomando conta do local. A justificativa das indicações foram as seguintes:

Justificativa da limpeza dos Bairros:

É necessário que se proceda a referida limpeza, uma vez que, as vias do bairro citado encontram-se bastante sujas e além disso, por conta das chuvas, o mato está crescendo com vigor. O lixo acumulado e o mato contribuem diretamente para o surgimento e proliferação de ratos, camundongos, baratas, moscas e mosquitos (principalmente o aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus) que podem agir como hospedeiros e transmissores de doenças para os moradores. Sendo assim, o pleito apresentado tem o fito de colaborar com a conservação da saúde e o bem-estar dos moradores, bem como, melhorar a visibilidade daquela localidade, tornando o ambiente mais harmonioso e aconchegante.

Justificativa da limpeza da Creche:

É necessário que se proceda a referida roçagem e capina, uma vez que, por conta das chuvas o mato está crescendo com vigor e já tomou conta do local. O mato alto além de abrigar animais peçonhentos, roedores, moscas, baratas, insetos e servir de logradouro para o aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus, pode esconder diversos perigos às crianças de zero até cinco anos, que frequentam o prédio. Com medo de que algo possa acontecer, os pais pedem uma providência urgente, pois têm medo de deixar os filhos em um local, que segundo eles, é de alta periculosidade. Sendo assim, o pleito apresentado tem o fito de colaborar com a conservação da saúde e o bem-estar das crianças, funcionários e moradores que moram nas proximidades da creche.



Confusão com senhas, faz com que a Central de Marcação volte ao cenário das reclamações

A Central de Marcação é um dos órgãos municipais que mais vêm recebendo reclamações da população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Habitué da mídia local, a Central de Marcação e Regulação de Brumado voltou ao cenário das reclamações, por um episódio ocorrido na tarde desta quinta-feira (22). Segundo os denunciantes, um casal foi pegar uma senha comum que, por sinal, é distribuída por um guarda municipal que trabalha no local. A confusão se iniciou com o fato de que, por algum equívoco, o funcionário público entregou, na parte da manhã, uma senha de prioridade, o que não for percebido pelo casal. Ato contínuo, à tarde a mulher foi marcar o exame e atendente, primeiramente questionou o fato dela estar com a senha de prioridade, já que, a mesma só é somente distribuída para gestantes, lactantes, pessoas com limitação física e idosos, o que não era o caso. A questão ganhou corpo e a mulher acabou ficando impedida de marcar o exame, então, diante disso, ela foi perguntar ao guarda municipal porque ele tinha entregado a senha errada e, aí, o clima esquentou segundo ela, pois o guarda além de ter sido indelicado, acabou gritando com a mulher, que indignada foi procurar o gabinete municipal. Ela ainda informou à nossa equipe que o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, garantiu que irá apurar o caso. A identidade do Guarda Municipal não foi divulgada. 



Dia do Rotariano: Vereadora Lia Teixeira parabeniza os membros da organização

A vereadora Lia Teixeira ressaltou a importância do Dia do Rotariano (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A vereadora Lia Teixeira (PDT) durante o seu pronunciamento na Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta sexta-feira (23) exaltou do Dia do Rotariano, que é comemorado nesta data e fez questão de parabenizar os membros da organização. “O Rotary é a organização não governamental mais respeitada da humanidade. É um clube de profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem e atuam, fomentando um elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor dos desemparados”, destacou a parlamentar. Ela ainda fez questão de acrescentar que “uma organização que atua no desenvolvimento de planos, projetos e atividades diversas, que tem como meta o desenvolvimento de ações humanitárias, bem como a elevação do padrão ético das profissões, contribuindo de forma muito positiva para a paz e a boa vontade no mundo, merece mesmo a nossa homenagem”. E, como boa rotariana que é, finalizou declarando que “aos companheiros rotarianos, meus parabéns, obrigado por colaborar de forma tão intensa para a construção de um mundo melhor”. 



Brumado Profissionalizar: A sua chance de mudar a sua vida

(Divulgação)

Você já pensou em fazer um curso profissionalizante em apenas 06 meses, com aulas somente aos sábados, com material didático incluso, além de visitas técnicas nas empresas e ainda indicação para estágio, e o melhor de tudo, pagando apenas R$ 70,00 por mês?

Pois então corra e aproveite esta oportunidade! A Brumado Profissionalizar, traz para nossa cidade o curso livre profissionalizante que você precisava.

Curso de: Administração, Atendimento, Marketing, Vendas, Contabilidade, finanças, qualidade e Gestão de Compras.

Aulas 100% presenciais e com dinamismo prático para quem quer realmente conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

As aulas serão aos sábados, para que possa atender Brumado e região, e o turno é você que escolhe, matutino ou vespertino, enquadrando o horário a sua rotina.

As aulas serão ministradas por profissionais altamente qualificados, especialistas nas áreas e destacados da cidade de Brumado e região.

O material didático é incluso e o aluno receberá o módulo no início das aulas.

As pessoas que ainda não concluíram o ensino médio ou fundamental, podem estar fazendo o curso, pois este é um curso livre profissionalizante. Não perca a oportunidade de se qualificar e melhorar o seu currículo.

O mercado de Trabalho está cada vez mais competitivo, sendo imprescindível a qualificação profissional. Sabemos que se está difícil encontrar emprego, imagina para quem não tem um curso profissionalizante? Então corra e garanta sua vaga.

A certificação é de 50 horas, e as inscrições serão do dia 26 de fevereiro a dia 09 de março, são apenas 30 vagas, ligue e garanta sua vaga.

Informações: (77) 9.9974-5679

Brumado profissionalizar - a sua chance de mudar de vida.



Divulgado aviso de Licitação para concessão de empresa para gerenciar “Zona Azul” em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comissão Especial de Licitação da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), divulgou nessa quinta-feira (22), o aviso da Concorrência Pública de Nº 002/2018, devendo também ser publicado, no site da prefeitura. O aviso torna público a realização do processo licitatório na modalidade Concorrência, do tipo técnica e preço, para: Concessão Onerosa dos serviços de Implantação, Operação, Manutenção e Gerenciamento do Sistema de estacionamento rotativo pago de veículos, nas vias e logradouros públicos do Município de Brumado, denominado “Zona Azul”. O certame será realizado provavelmente no mês de abril de 2018, na Prefeitura Municipal de Brumado, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, centro. A implantação da “Zona Azul” em Brumado tem sido uma cobrança constante da população como forma de oferecer melhoria no trânsito nas vias centrais da cidade. Desde que assumiu, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) determinou que fosse retirado da gaveta o projeto da “Zona Azul”. A partir daí, o juntamente com a SMTT, realizaram estudos técnicos de viabilidade da implantação do sistema de estacionamento rotativo pago, cujos dados foram incluídos no projeto aprovado pelo Poder Legislativo. A expectativa é que ao término do processo licitatório, a “Zona Azul” de Brumado será instalada num curto período de tempo. Serão 1.198 vagas para automóveis e 863 vagas para motocicletas, podendo sofrer acréscimos observadas às necessidades do município.



Começa pagamento do Pis/Pasep; Veja se tem direito a até R$ 954

Foto: Conteúdo l 97News

Começou nesta quinta-feira, 22, o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) do calendário 2017/2018, ano-base 2016, para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Segundo a Caixa Econômica Federal, os valores variam de R$ 80 a R$ 954 conforme o tempo de trabalho em 2016. Os titulares de conta individual na Caixa com saldo acima de R$ 1 e movimentação receberam o crédito automático na última terça-feira, 20. Os pagamentos do PIS/Pasep são feitos conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho do ano passado, com os nascidos naquele mês. Os recursos de todos os beneficiários ficam disponíveis até 29 de junho de 2018. Os últimos a sacar serão os nascidos em maio e junho, a partir de 15 de março deste ano. No total, serão liberados R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários em todo o calendário. Para os nascidos em março e abril, estão disponíveis R$ 2,664 bilhões para mais de 3,745 milhões de trabalhadores.



Brumado: Cursos de Engenharia de Minas e Civil deverão ser implantados pelo IFBA

As obras das novas instalações que irão receber os cursos de engenharia já se iniciaram (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O campus do IFBA de Brumado começa a ampliar ainda mais as suas ações, pois além dos cursos profissionalizantes nas áreas de Informática e Edificação, a unidade deverá receber em breve cursos de nível superior de Engenharia de Minas e Engenharia Civil, o que é um avanço significativo para o município que tem a base da sua economia composta pela mineração, onde inúmeras empresas do setor atuam com muita intensidade. Diante disso, o IFBA de Brumado quer expandir também as parcerias com essas empresas, ampliando o número de contratações, já que muitos técnicos vêm concluindo os seus respectivos cursos, tornando-os aptos para o mercado de trabalho. A equipe do 97NEWS esteve no campus nesta quinta-feira (22) e obteve as informações junto ao diretor Rui Santana que também informou que as obras de construção das novas instalações que irão receber o curso de mineração com 480 m², já se iniciaram, o que projeta mais uma cena positiva para Brumado.  

 



Brumado: Empresário do ramo alimentício, ‘Alex do Pirão’, indignado com a Embasa

O empresário garante que não utiliza o valor cobrado pela Embasa (Foto: Leitor 97NEWS)

As denúncias de cobranças abusivas por parte da Embasa em Brumado continuam aumentando e, agora, não é só na zona urbana, mas também no meio rural. Na manhã desta sexta-feira (23) o empresário do ramo alimentício, Alexandre Caíres Meira (47), popularmente conhecido como “Alex do Pirão”, que é muito conceituado e que tem um restaurante localizado na Comunidade do Jacaré procurou a redação do 97NEWS para expressar a sua profunda indignação contra a Embasa. A primeira reclamação feita foi do atendimento, que ele definiu como “desrespeitoso”, já que, segundo ele, a sua esposa foi diversas vezes tentar resolver o problema no escritório da Embasa, mas negou-se o atendimento. “O que estão fazendo com a gente chega a ser desumano, pois além do desrespeito e falta de comprometimento no atendimento, acredito estar existindo uma exploração. Olha que não sou só eu que digo isso, são muitos casos como o que está acontecendo aqui em casa espalhados por todo o município”. Questionado sobre os motivos da sua revolta, ele explicou que “minha conta sempre veio em torno de R$ 25,00, mas, agora, esse valor subiu para R$ 135,00, um aumento que nem na Venezuela acontece. Eu queria saber os motivos, mas eles não nos atendem”. Subindo os degraus da indignação, ele disparou que “eu só utilizo a água da Embasa no restaurante, então não tem lógica vir um valor abusivo como esse. Eu vendo é comida, não é droga não” e emendou falando que “tenho que ressaltar que durante dois dias da semana ficamos sem água da Embasa, então eles devem estar cobrando o ar que vem na rede, pois não é possível um valor desse que equivale a 54 caixas. Eu garanto que nós não usamos nem ¼ disso”.