ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Governo federal deve emitir título verde para construção da Fiol

Foto: Divulgação

A construçao da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, entre Ilhéus e Caetité, deve contar com a emissão de títulos verdes, que garantem a redução da emissão de CO2 durante a obra. O governo federal vai certificar os projetos de novas ferrovias para emissão de títulos verdes de forma prévia, antes mesmo do leilão dos empreendimentos para concessionárias. A ação, pode facilitar a atração de investidores e empreses preocupadas com o selo verde. Para emissão de títulos verdes, os concessionários deverão cumprir alguns critérios, como emissão de menos de 25 gramas de CO2 por tonelada e quilômetro transportado. Os recursos devem ser rastreáveis e utilizados obrigatoriamente no projeto a ser financiado. Além disso, combustíveis fósseis não podem compor mais de 50% da carga total da ferrovia. São exigências consideradas fáceis de se atingir, já que as três ferrovias farão o escoamento de soja, milho e minério de ferro, em substituição a caminhões. A primeira fase do programa incorpora as três principais ferrovias do País. A Ferrogrão, entre Sinop (MT) e Itaituba (PA); a Fiol, entre Ilhéus e Caetité, na Bahia; e a Fico, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). Juntas, elas somam investimentos de R$ 14,3 bilhões e 1.853 quilômetros de extensão. O leilão da Fiol está previsto para o quarto trimestre deste ano, e o da Ferrogrão, para o início de 2021. A construção da Fico será uma contrapartida da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas para a Vale, em fase final de análise no Tribunal de Contas da União (TCU).



Bahia: Serviços do portal e app do Detran migram para o SAC Digital

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), divulgou esta semana que está migrando todos os serviços online do órgão para a plataforma do SAC Digital. O trabalho foi intensificado neste período de pandemia do novo coronavírus e será contínuo. Os serviços eletrônicos de habilitação e veículos, relacionados no portal do Detran-BA, estão migrando gradativamente para o sistema do SAC Digital. O resultado será a ampliação das possibilidades de interação virtual oferecidas ao cidadão. Durante a crise sanitária, alguns procedimentos de habilitação se encontram disponíveis no site e aplicativo SAC Digital, exclusivamente por hora marcada. Na mesma plataforma, a pessoa pode baixar e imprimir o documento do carro, sem sair de casa. O site do Detran.BA passa por uma reformulação e será voltado para a transparência da autarquia, com informações, notícias e campanhas educativas. Já o aplicativo do órgão foi desativado, com a transferência das funções da ferramenta para o app SAC Digital, onde o usuário pode acessar um número maior de serviços de trânsito. “Estamos cumprindo uma diretriz do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), que implantou o SAC Digital para unificar todos os serviços públicos em um único portal. O Detran-BA já tinha uma participação importante na plataforma, mas precisávamos avançar. Em breve, vamos oferecer todo o catálogo de trânsito no SAC Digital, exceto iniciativas ligadas a processos de infração e clonagem de veículos”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

 



Brumado: Pacientes com suspeita da Covid-19 são orientados a realizar teste rápido em escola, mas 'dão de cara' com portão fechado

Foto: Reprodução l Vídeo

Imagens gravadas em frente ao Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, mostram pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo novo coronavírus aguardando na fila para a realização de teste rápido pela Secretaria de Saúde (Sesau). No entanto, ao chegarem na escola, o portão da unidade estava fechado. Uma das pacientes relata no vídeo que a secretaria de saúde havia agendado o atendimento para as 10h da manhã. Entretanto, segundo a paciente, as 10h30 nenhum profissional da pasta havia chegado no local. "Estou aqui desde as 09h da manhã (...) marcaram para as 10h. Ai eles mandam a gente fazer o teste, ficar quatorze dias dentro de casa, torna mandar fazer o teste, e quando chega aqui não tem ninguém pra atender a gente. Então eles estão mandando a gente ficar na fila pra transmitir o corona, isso não pode. Porque mandou a gente sair de casa vir pra cá (sic)", afirma a paciente. O vídeo foi gravado por outro paciente, que esteve no local. "Aqui tem um senhor aguardando, tem o pessoal ali (...) e fechado olha. Fechado, não tem ninguém pra atender", comenta. O site 97NEWS questionou o ocorrido com a Secretaria Municipal de Saúde, na qual informou que, "houve uma falha na comunicação entre os pacientes e os funcionários que iriam realizar os testes". A pasta ressalta ainda que, assim como na unidade educacional do CMEAS, outras unidades de saúde do município, estão com uma sala separada para a realização dos testes rápido. Sobre o ocorrido na escola, a Sesau salientou que "tudo já foi resolvido e que a falha na comunicação não ocorrerá mais". Mantendo a privacidade dos pacientes, não vamos publicar o vídeo.

 



Dra. Raphaela Brito, médica da Clínica Mais Vida, que atua na área de hematologia pediátrica fala sobre doença falciforme

Foto: Divulgação

Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma hemoglobina (Hb) anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. O termo Anemia Falciforme é reservado apenas para os indivíduos que tem os dois genes afetados SS. Quando o gene da hemoglobina S se combina com outras hemoglobinas anormais, como a hemoglobina C (HbC), hemoglobina D (HbD) ou outras hemoglobinopatias como betatalassemia, resulta, respectivamente, em hemoglobinopatia SC, SD e S/beta-talassemia. A doença falciforme é a doença genética hereditária mais comum do Brasil, cuja incidência é variável nas determinadas regiões do país, sendo a Bahia o estado de maior prevalência desta doença. O diagnóstico precoce da Doença Falciforme por meio de programas de triagem neonatal (teste do pezinho), juntamente com a instituição de cuidados de saúde multidisciplinares, reduz de forma significativa a morbidade e mortalidade provocados pela doença nas crianças acometidas. A doença é caracterizada por crises agudas precipitadas por inúmeros fatores, como febre, infecção, exercícios físicos, desidratação, exposição ao frio e tensão emocional. As manifestações crônicas, por sua vez, referem-se ao acometimento continuado de diversos órgãos e sistemas. Dentre as principais manifestações estão: crise vaso-oclusiva dolorosa, síndrome torácica aguda, acidente vascular encefálico, priaprismo, sequestro esplênico entre outros. Dra. Raphaela que responde pela hematologia pediátrica da clínica Mais Vida relata que acompanhamento ambulatorial é fundamental não somente para a detecção precoce de alterações nos diversos órgãos, como também para a realização de medidas preventivas e educativas junto ao paciente e à sua família. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Revista em celas da delegacia, Polícia encontra celulares, drogas e materiais ilícitos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A Polícia Militar apreendeu vários materiais durante uma revista realizada na tarde de terça-feira (09), nas celas da Delegacia, em Brumado. Entre os objetos encontrados estão celulares, carregadores, armas artesanais, cordas e drogas. Durante a operação de combate a materiais ilícitos, também foram encontrados um alicate, dichavador de ervas e uma chave de fenda. Segundo a 20ª Coorpin, cerca de 20 pessoas estão custodiadas na Delegacia de Brumado. Os objetos encontrados, foram apreendidos. 



Bahia: Funcionários dos Correios podem entrar em greve na quinta-feira (11)

Foto: Luciano Santos l 97News

Os funcionários dos Correios na Bahia vão entrar em greve a partir das 22h da próxima quinta-feira (11) caso não tenham suas demandas atendidas pela empresa. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Sincotelba). De acordo com o grupo, 15 funcionários da estatal morreram em decorrência do novo coronavírus. Os trabalhadores pleiteiam condições mínimas de higiene e prevenção nas agências para poderem trabalhar. O sindicato vai fazer uma assembleia geral às 19h da quinta para definir a situação. Caso não haja entendimento com a empresa, a greve vai ser deflagrada. Os funcionários denunciam que as agências dos Correios na Bahia não distribuem equipamentos de segurança e higiene -- álcool gel, álcool 70% e detergente.



Conquista: Casal é preso com cocaína, maconha e skunk

Foto: Divulgação l PRF

Um homem e uma mulher foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de terça-feira (9), em Vitória da Conquista. O casal foi flagrado com 31 kg de cocaína, 900 gramas de pasta base, 100 gramas de maconha e 10 porções de skunk. O flagrante ocorreu no km 830 da BR-116. Os policiais abordaram uma caminhonete Fiat Toro com placa de Belo Horizonte (MG), conduzida por uma mulher de 25 anos. Ela estava acompanhada de um homem de 37. O casal disse que estava em viagem a passeio com o objetivo de visitar familiares em Juazeiro. Após consulta ao sistema da PRF, os agentes descobriram que o passageiro tem uma ficha criminal extensa, na qual consta tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e roubo. Depois de uma vistoria minuciosa no carro, os policiais encontraram os entorpecentes escondidos no sistema porta-malas, no interior das portas e no para-choque. Depois do flagrante, os detidos relataram que pegaram a droga na cidade de São Paulo e tinha como destino Feira de Santana. Informaram ainda que ganhariam R$ 3 mil pelo transporte. Eles foram encaminhados com os materiais apreendidos para a Delegacia de Polícia local e apresentado à autoridade policial de plantão. 



Prefeitura paga quase R$ 17 mil sem licitação por seis pias personalizadas na Bahia

Foto: Reprodução l BN

O município de Sapeaçu, localizado no Recôncavo baiano, adquiriu seis pias personalizadas com adesivos pelo valor de R$ 16.788,00 através de dispensa de licitação (veja). A compra foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 de maio e é uma das medidas da gestão municipal no combate à proliferação do novo coronavírus. Segundo o site Bahia Notícias, dividindo o valor total pelo número de unidades, é possível inferir que cada pia custou R$ 2.798,00 aos cofres do município. As pias personalizadas foram distribuídas em pontos chaves da cidade. De acordo com a reportagem, antes mesmo da publicação do aviso de contratação em diário oficial, a prefeitura divulgou nas redes sociais imagens das pias devidamente instaladas nesses lugares. Conforme o site, houve a tentativa de contato com a prefeitura de Sapeaçu, mas não foi atendido. Em outra ligação, a empresa contratada preferiu não entrar em detalhes acerca do material fornecido e disse que a informação só poderia ser obtida junto à administração municipal. 



Empresa não cumpre prazo de entrega de respiradores e devolve quase 8 milhões de dólares ao Consórcio Nordeste

Foto: Reprodução

A empresa Pulsar devolveu ao Consórcio Nordeste, nesta terça-feira (9), o valor de US$ 7,9 milhões, referentes à compra de 750 respiradores. A Pulsar não conseguiu cumprir o prazo de entrega dos equipamentos, e o governador da Bahia, Rui Costa, solicitou a imediata devolução dos valores. De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo baiano, a decisão foi informada aos demais governadores da região. Os valores referentes a cada estado estão sendo transferidos para as contas oficiais.



Brumado: Sesau registra 61 casos da Covid-19; 30 estão ativos

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (09) o município de Brumado registra 61 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 4,07% do total de 1.498 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 1 óbito, 30 pacientes em tratamento e 30 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 388 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos.



Tanhaçu: Máquina da prefeitura usada em recuperação de estradas é vandalizada na zona rural

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na última segunda-feira (08), uma máquina de terraplanagem do município de Tanhaçu, foi alvo de vandalismo na zona rural do município. Segundo apurou o site 97NEWS, o equipamento realizava manutenção na localidade conhecida como Fazenda Conceição, próximo ao Distrito de Sussuarana durante o fim de semana, mas quando o operador retornou ao local na segunda encontrou o veículo completamente danificado. De acordo com o funcionário da prefeitura, alguém esteve no local e colocou água no motor, quebraram o relógio e furaram um pneu do veículo. O equipamento é usado pela equipe de infraestrutura municipal. “Estamos contrariados. Só quem perde é a população. Isso é triste”, disse um morador da localidade. Para a Polícia Militar foi acionada e registrou o ato foi criminoso.

 



Fabrício Abrantes critica prefeito de Brumado por decisão de retorno às aulas

Foto: Divulgação

Surpreso com a decisão do retorno às aulas no próximo dia 15 de junho ou 06 de julho, anunciado por áudio no WhatsApp, o pré candidato a prefeito Fabrício Abrantes criticou a decisão do prefeito Eduardo Vasconcelos que tomou a decisão mesmo diante do quadro de pandemia do Covid 19. "Querem lucrar com as escolas abertas em detrimento da saúde dos alunos e seus familiares", afirmou Abrantes. Segundo o pré candidato, a despesa com cestas básica para todos os alunos gira em torno de R$ 550.000,00/mês, no entanto, o prefeito prefere as escolas em funcionamento para gastar com o ano letivo R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil) com transporte escolar; R$ 3.096.671,44 (três milhões, noventa e seis mil, seiscentos e setenta e um reais e quarenta e quatro centavos) com a Lyceu Educadora; R$ 3.824.539,47 (três milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, quinhentos e trinta e nove reais e quarenta e sete centavos) com a refeições Cuca (que faz a merenda escolar) e outros milhares de reais com as escolas madrinhas. "Com esta atitude, constatamos que o interesse do prefeito é com os empreiteiros e não com os alunos e seus familiares. Mais uma vez, faço um apelo ao Prefeito de Brumado que disponibilize cestas básicas para todos os alunos da rede municipal. Esta luta é de todos nós!”, disse Fabrício. Ainda na noite desta Segunda-feira (08), Fabrício Abrantes esteve na câmara de vereadores acompanhando a apresentação do projeto de resolução que resgata a licença maternidade de seis meses. "Vamos lutar para que a população tenha seus direitos resguardados e ao mesmo tempo resgatar direitos perdidos, como o da licença maternidade, que teve redução injustificável", concluiu.



Bahia: TCE lança site para acompanhamento das despesas com a Covid-19

Foto: Divulgação

Desde o mês de maio, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) colocou no ar uma página no seu portal na internet com conteúdo para auxiliar o controle externo e o controle social no acompanhamento e verificação das ações e despesas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. O trabalho de compilação das informações foi realizado por servidores da Superintendência Técnica (SUTEC), do Centro de Estudos e Desenvolvimento de tecnologias para a Auditoria (CEDASC) e do Núcleo de Informações Estratégicas e Inteligência para a Auditoria (NIE). Além de reunir endereços eletrônicos úteis para consultas sobre a Covid-19, a página traz as legislações federal e estadual relacionadas à pandemia e apresenta a coletânea de pareceres técnicos sobre o controle a ser exercido no acompanhamento das ações estatais para o seu enfrentamento, elaborados por comissões constituídas pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Também está disponível no sítio um painel com preços de equipamentos, medicamentos, insumos e EPIs adquiridos pelo Estado da Bahia e por outros entes governamentais, com o propósito de servir de base referencial para que os auditores e o público em geral se informem sobre essas compras. (Veja aqui)

 

 



Brumado: Ministério Público recomenda que prefeitura 'revogue' decreto que prevê retorno das aulas no dia 15 deste mês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado através do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura, recomendou na última quarta-feira (03), que o prefeito de Brumado "revogue" imediatamente o Decreto (nº 5.279), de 22 de maio de 2020, que prorroga o reinício das aulas presenciais, nas escolas da rede pública, para o próximo dia 15 de junho deste ano. O MP pede que a Secretaria Municipal de Educação mantenha suspensas as aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, em todos os níveis de ensino, no âmbito do Município de Brumado, enquanto durar o período de calamidade da pandemia da Covid-19, com o objetivo de impedir a disseminação do coronavírus. O promotor de Justiça pede ainda ao Conselho Municipal de Educação que, revogue a Resolução nº 002/2020, de 06 de maio de 2020, que aprovou o calendário escolar “pós pandemia Covid-19 (sic)" na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2020, e que se abstenha de expedir resoluções quanto a volta às aulas sem que, antes, sejam adotadas medidas em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias suficientes a prevenir o contágio. O poder público tem um prazo de 48 horas para informar se foi seguida a recomendação. O promotor de Justiça alerta que o descumprimento pode acarretar em medidas judiciais. (Veja)



Covid-19: Assintomático transmite coronavírus e quarentena é necessária, diz OMS

Foto: Reprodução l Richard Montecinos

Assintomáticos do novo coronavírus também transmitem o patógeno, afirmou, nesta terça (9), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade promoveu uma entrevista extra para esclarecer declaração dada na véspera pela cientista, que, segundo ela, levou à interpretação incorreta de que assintomáticos não transmitem o coronavírus. O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, repetiu nessa terça que medidas de confinamento devem ser usadas para interromper o contágio enquanto não for possível testar todos os suspeitos, tratar os contaminados, rastrear os contatos e testá-los e isolá-los. “Ainda não temos estudos suficientes para saber quantos são os assintomáticos. Trabalhos tem resultados muito variados, e alguns indicam até 40% dos casos. Sabemos que eles também podem transmitir o coronavírus, mas ainda não conhecemos a intensidade”, disse a OMS.

 



Aracatu e mais 17 municípios estão com o transporte suspenso; total chega a 309

Foto: Reprodução l Street View

Os municípios Angical, Aracatu, Barra da Estiva, Botuporã, Central, Guajeru, Iuiu, Laje, Malhada, Mortugaba, Muquém de São Francisco, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Piatã, Quijingue, São Miguel das Matas, Serra do Ramalho e Ubaíra terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (10). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (9). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Anagé, Brotas de Macaúbas, Itapebi, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussara, Lajedão, Maraú, Matina, Mirante, Nova Soure, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Rio do Pires, Souto Soares, Tanque Novo, Utinga e Varzedo, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.



Já começou o cadastro do 'Auxílio Emergencial' nas agências dos Correios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Cidadania e os Correios firmaram uma parceria para atender à população mais vulnerável, sem acesso a meios digitais, que ainda não conseguiu solicitar o Auxílio Emergencial. Desde a última segunda-feira (8), as agências da empresa, presente em todos os municípios do país, estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem precisa do benefício. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos. A população sem acesso aos meios digitais terá o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios. Os demais interessados que possuem condições de acesso à internet devem fazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal ou da Dataprev. Para pedir o cadastramento numa agência dos Correios, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular e dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular. Para os que não são bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o cadastro seja aprovado. Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento. Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF. Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício.



Brumado: Curados da covid-19, pacientes que ficaram internados em Conquista deixam hospital e são recebidos com festa por profissionais do INEB

Foto: Divulgação

Dois pacientes que estavam internados em unidades de saúde de Vitória da Conquista, devido ao novo coronavírus, tiveram alta na última semana. Na manhã desta terça-feira (09), os pacientes que são, um do município de Rio do Antônio e o outro de Brumado, foram recebidos pela equipe do Instituto Médico de Nefrologia da Bahia (INEB) em Brumado com festa. A chegada na clínica foi com homenagem de médicos e enfermeiros. Os pacientes entraram na unidade com cartazes e os dizeres: "Eu venci a Covid-19", e ainda de cadeira de rodas, fragilizados após a doença, foram cumprimentados por funcionários. 



Brumado: Bancos não vão abrir no feriado de Corpus Christi, diz Febraban

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, por meio de nota, que, na próxima quinta-feira (11), não haverá atendimento bancário na data dedicada a Corpus Christi. A federação informa que o fechamento está alinhado ao Comunicado do Banco Central nº 35.690, de 19 de maio de 2020. A federação informa ainda que a decisão atinge todo os municípios brasileiros, inclusive os que implementaram a antecipação desse feriado em virtude do combate à pandemia. “Desta forma, as agências permanecerão fechadas, sem atividades nos sistemas de transferência de reservas (STR), sistema especial de liquidação e de Custódia (Selic) e taxas de câmbio”, infirma a Febraban. Com as agências bancárias fechadas no dia 11 de junho, estarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos vencimentos de contas, incluindo os boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências. Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão provendo os serviços de forma usual, como já ocorrem em outros feriados bancários.



Empresário aciona a polícia após R$ 99 milhões cair em conta bancária

Foto: Ilustrativa

Um empresário registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Sorriso, no Mato Grosso, após R$ 99 milhões serem depositados na conta da empresa dele. A suspeita é de que o dinheiro seja de um desvio feito por uma quadrilha. O grupo é acusado de desviar mais de R$ 400 milhões de uma instituição bancária em Brasília. As informações são do G1. De acordo com o boletim de ocorrência, o homem, que é dono de uma empresa de produtos agropecuários, realizou uma operação financeira com um homem que alegou ter investidores interessados na compra e venda de grãos. Após o acordo, o investidor deveria depositar cerca de R$ 30 milhões na conta do empresário, no entanto, o valor depositado foi de R$ 99 milhões. Após verificar o saldo, o homem entrou em contato com os investidores e depois acionou a polícia ao perceber que suas contas bancárias haviam sido bloqueadas. Na terça-feira (3), um homem suspeito de fazer parte da quadrilha foi preso em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, quando tentava sacar R$ 30 milhões. Ele pagou fiança de R$ 5,2 mil e está em liberdade.