ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

'Legaliza que fica bom pros meninos': Candidatos defendem liberação 'da erva' na BA

Ministério Público Eleitoral impugna pedido de registro da candidatura Lula

Guanambi sedia capacitação da UPB para municípios da região

Brumado: Morre jovem vítima de tentativa de latrocínio na zona rural

Prefeitura de Brumado realiza recadastramento dos servidores públicos municipais

Eleições 2018: TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro

Embasa informa que abastecimento está afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (16)

Psiquiatria e Neurologia com Dr. Eduardo Cavalcante no Centro Médico São Gabriel

Erros em hospitais matam 148 pessoas por dia no Brasil, diz estudo

Brumadense que mora no Mato Grosso do Sul procura por familiares em Brumado que não vê há mais de 68 anos

Morte precoce de jovem brumadense chama a atenção para os graves riscos da Pancreatite

Homem é preso após sequestrar adolescente e oferecer vaga de emprego

Brumado: PETO apreende maconha e cocaína no conjunto habitacional Brisas I

Mineradores aprovam proposta de participação nos resultados e pauta de reivindicações 2018

Polícia de Brumado apreende carro ‘dublê’ que circulava pela cidade

Intermunicipal: Jogo entre Brumado e Luís Eduardo Magalhães vai acontecer em Riachão das Neves

Oficial: PT registra candidatura de Lula à Presidência no TSE

Brumado: Gincana Educativa 'Ser Honesto é Legal'´ foi realizada na escola CMEAS

Ibotirama: Músico brumadense Chiquinho Amorim conquista 2º lugar no Festival de Música Popular

Barra da Estiva: Polícia Civil elucida morte do comerciante "Moquinha"; este é o sétimo homicídio registrado na cidade


Intermunicipal 2018: Seleção de Brumado enfrenta o selecionado de Paratinga neste domingo às 15h

Foto: Luciano Santos l 97News

Prepare seu coração. Vai rolar a bola na maior competição de futebol amador do país. Hoje, domingão dia dos Pais, e também dia de abertura do Intermunicipal. A largada será dada com todas as 64 Seleções participantes, que entram em campo para a primeira rodada. A partida de abertura, entre a atual Campeão Eunápolis e Macarani acontecerá às 10h30, com transmissão ao vivo da TVE. Já às 15h, os demais 31 jogos completam a rodada. No estádio Gilberto Cardoso, o "Gilbertão", em Brumado, a Seleção brumadense joga contra Paratinga, as 15h. No ano passado o selecionado paratinguense teve um ótimo desempenho no campeonato, e para este ano o time vem com um pensamento mais maduro, sonhando até em disputar o título, ficando entre os quatro primeiros colocados. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Já o selecionado de Brumado, este ano sem a participação da Liga Brumadense de Futebol (LBF), apenas com a participação da Secretaria de Educação, Esporte Cultura e Lazer, vem a campo com desejo de chegar lá. O técnico Fernando Santos, o Fezinho, que preferiu inscrever apenas 22 jogadores no início da competição, -- deixando para inscrever os outros 10, no decorrer da competição --, disse que agora a seleção terá uma chance de chegar nos jogos finais. "O time treinou muito bem a semana inteira, está bem preparado e a vitória é a meta. O elenco vem apresentando uma grande evolução e pode mesmo surpreender a boa equipe de Paratinga. O árbitro do jogo será Bruno Nogueira Prado (Conquista), auxiliado por Rubinei Almeida Santos (Conquista) e Renan Monteiro Costa (Barra do Choça). O 4º árbitro será o brumadense Juraneis Souza Meira. Para este ano nenhuma rádio de Brumado confirmou a transmissão dos jogos. Então o torcedor, terá que acompanhar as grandes emoções deste confronto a partir das 15h nas arquibancadas do Gilbertão. 





Salvador: Ato “em segredo” à favor de Lula lota praça de alimentação do Shopping Barra

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma ação a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconteceu no início da tarde de sábado (11), no Shopping Barra em Salvador. Diversas pessoas ocuparam a praça de alimentação do estabelecimento ao som de gritos como “Lula Livre” e “Olê, olê, olá, Lula, Lula!”. A pequena manifestação durou em torno de 20 minutos. A maioria dos convidados, disseramter sido convidados “em segredo” por uma corrente do WhatsApp. Em um das mensagens, dizia que “deveria ser enviada apenas para pessoas que você confia” e “não pode vazar para coxinhas”. Marcado para começar às 13h, o protesto terminou por volta das 13h30. Participantes gravaram os momentos de agitação e gritos de luta. 



Twitter divulga medidas para evitar fake news nas eleições

O Twitter divulgou nesta semana um comunicado com as medidas para as eleições deste ano. A plataforma, assim como Facebook, Google, Instagram e Whatsapp, vem buscando respostas em razão de preocupações com possíveis problemas e influências negativas no debate público, como a disseminação das chamadas notícias falsas ou de mensagens de ódio. Na nota, a empresa afirmou que tem como objetivo “promover um ambiente cada vez mais saudável na plataforma”. Um dos focos será a verificação de contas de candidatos e partidos, de modo a coibir perfis falsos que possam divulgar informações e causar confusão nos eleitores. Além dessa verificação, a própria rede social irá organizar sessões de perguntas e respostas com os candidatos, com o intuito de “facilitar o contato direto entre os candidatos e seus eleitores”. A companhia anunciou que firmou parceria com alguns veículos de mídia – como Band, RedeTV, Estadão, Rádio Jovem Pan, Revista Istoé e Catraca Livre – para a transmissão pela plataforma dos debates com os concorrentes à Presidência da República e aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Contas automatizadas

Uma das medidas destacadas pela empresa é o combate ao que a empresa chama de “contas automatizadas mal-intencionadas e/ou que disseminam spam”, perfis falsos ou os chamados robôs (ou bots, no termo em inglês popularizado). Os robôs são vistos como um dos meios de disseminação de notícias falsas e um dos problemas na rede social, embora estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) tenha apontado o grau de difusão de fake news por essas contas semelhante ao de humanos

Segundo a assessoria de empresa, também foram realizadas ações como o aprimoramento do processo de abertura de contas, auditorias em contas já existentes e a expansão de detecção de “comportamento mal-intencionado”. O número de contas contestadas mensalmente subiu de 2,5 milhões em setembro de 2017 para 10 milhões em maio de 2018. A média de denúncias de spam recebidas pela plataforma diminuiu de aproximadamente 25 mil por dia em março para cerca de 17 mil por dia em maio.

Levantamento

Segundo levantamento realizado pela empresa com seus usuários, 70% dos mais de dois mil entrevistados disseram usar a plataforma para se informar sobre política nessas eleições. Deste universo, 47% afirmaram fazê-lo frequentemente e 22% de vez em quando.

Mais de 60% avaliaram que a divulgação de mensagens pelos candidatos em seus perfis será importante para a decisão do voto. Entre os indecisos, 79% comentaram que vão conhecer as ideias dos concorrentes por suas contas para definir sua escolha.

Propagandas vetadas

Diferentemente do Facebook e do Google, o Twitter não irá veicular anúncio eleitoral. Este será o primeiro ano em que este tipo de propaganda eleitoral será permitida. A empresa anunciou a decisão em maio e justificou-a pelo fato de não ter os meios tecnológicos para atender às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua resolução sobre as eleições, o TSE estabeleceu que os anúncios só podem ser veiculados por candidatos ou partidos e que devem trazer a identificação de seus patrocinadores, bem como o CPF (no caso do concorrente) ou CNPJ (no caso da legenda).

CONTINUE LENDO


Boa notícia: Produção industrial baiana cresce 11,6%

Foto: Conteúdo l 97News

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em junho de 2018, a produção industrial da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 11,6% frente ao mês imediatamente anterior, após haver recuado 14,6% em maio de 2018. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 9,0%. No acumulado do ano, houve acréscimo de 0,4%, em relação ao mesmo período anterior. Já no acumulado dos últimos 12 meses, foi registrado acréscimo de 1,8% frente ao mesmo período anterior, resultado acima do observado em maio último, quando ocorreu variação de 0,2%. No primeiro semestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana obteve acréscimo de 0,4%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos automotores (22,1%), impulsionado, em grande parte, pela maior fabricação de automóveis. Outros resultados positivos foram observados em Produtos alimentícios (5,1%), Metalurgia (6,2%), Bebidas (12,6%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (41,3%). Negativamente, destacou-se o segmento de Outros produtos químicos, com queda de 8,3%, impulsionado, em grande parte, pela menor fabricação de propeno não saturado e etileno não saturado e Derivados do petróleo (-3,7%), influenciado, principalmente, pela menor produção de óleos combustíveis e naftas para petroquímicas.



Barra da Estiva: Empresário leva três tiros na cabeça e morre na frente da filha

Foto: Whatsapp l 97News

As vésperas do dia dos pais, a população de Barra da Estiva ficou em luto. Na noite deste sábado (11) por volta das 20h, um empresário que morava na rua 1, no bairro Alto México foi assassinado a sangue frio. De acordo com a policia, um homem usando um capuz entrou armado na casa, tomou sua filha como refém e obrigou o empresário Agnaldo Novaes Mendes, de 58 anos, o "Moquinha", a sentar-se, em seguida efetuou três disparos contra a sua cabeça; Após os disparos o assassino fugiu. Moquinha chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal da cidade ainda com vida, mas não resistiu. A polícia técnica foi acionada, O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado onde será realizada uma necropsia e em seguida liberado. A polícia civil investiga o caso.



Brumado recebe Projeto Escolas Culturais

(Foto: Divulgação)

O projeto Escolas Culturais, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, foi lançado nesta sexta-feira (10), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente, no município de Brumado. A iniciativa, que vem sendo desenvolvida em 85 escolas em todo o Estado, tem o objetivo de potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais já desenvolvidos pelas escolas da rede estadual, além de fomentar atividades voltadas para o perfil de cada unidade. A ideia é estruturar os auditórios e outros espaços das unidades com equipamentos para a projeção de audiovisual; palco para apresentações artísticas; e internet banda larga para o desenvolvimento dos projetos, a exemplo de programas de rádio e fomento ao empreendedorismo. O lançamento do Escolas Culturais contou com apresentações de música, dança, poesia, capoeira, cordel, balé e outras manifestações culturais. A solenidade foi aberta com apresentação do Grupo de Capoeira Topázio e da Filarmônica Lira Ceciliana. No foyer da unidade escolar, os visitantes puderam apreciar as obras de arte do estudante Mateus Roseno e dos artistas Dill Rocha e Robson Trindade. No palco, os estudantes foram protagonistas e comandaram a festa com as suas artes, chamando a atenção pela diversidade dos projetos de arte e cultura. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, presente ao lançamento, falou sobre a importância da implantação da Escola Cultural. “Na rede estadual, no dia de hoje, em comemoração ao Dia do Estudante antecipado, estamos tendo atividades culturais em mais de 600 escolas e todo ano a gente tem diversos projetos como o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) e o TAL (Tempo de Artes Literárias), dentre outros, que são projetos que têm um traço cultural e isso é praticado em mais de mil escolas, além das práticas científicas”, afirmou o gestor, destacando que o CEEP não será a única unidade escolar em Brumado a participar da iniciativa. “Mas o CEEP terá a tarefa de interligar as nossas escolas e de se relacionar com as escolas do município e, principalmente, com entidades, como a Academia de Artes e Letras de Brumado”, pontua, informando que cada escola onde o projeto é desenvolvido passa a contar com um coordenador cultural, além de ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos.



Dupla é detida com drogas dentro de tanque do carro; foram apreendidos 16 kg de crack

Suspeitos foram flagrados na BR-116, próximo à cidade de Milagres (BA) | Foto: Divulgação SSP/BA

Dois homens foram presos nesta sexta-feira (10) na cidade de Ipirá, sob suspeita de tráfico de drogas. Marcos Roberto Figueiredo Rodrigues e Mailson Barbosa Mendes transportavam 16,5 kg de crack em balões plásticos, dentro do tanque de combustível do carro, quando foram flagrados na BR-116.De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), policiais militares e federais receberam uma denúncia anônima sobre transporte de drogas e resolveram criar uma barreira na rodovia. O veículo dos suspeitos, modelo Gol, foi parado próximo à cidade de Milagres. Os dois foram presos em flagrante e, logo após, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal (PF), em Feira de Santana.



Central de Comunicação é inaugurada em Euclides da Cunha

(Foto: Divulgação SSP/BA)

A 22ª Central Integrada de Comunicação (CICOM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi inaugurada nessa semana em Euclides da Cunha. A unidade reúne as Polícias Militar, Civil e Técnica e atende, por meio de uma central única, aos serviços de emergência 190 (Polícia Militar) 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). O equipamento contempla 551.855 habitantes, cobrindo, ainda, as cidades de Ribeira do Pombal, Tucano, Monte Santo, Itapicuru, Cícero Dantas, Quinjingue, Olindina, Nova Soure, Antas, Fátima, Cipó, Adustina, Canudos, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Heliópolis e Banzaê. Euclides da Cunha, que já possuía a sede da Coordenadoria da Polícia Civil e unidades da Polícia Militar, foi contemplada por ser uma região que consegue acolher, de uma maneira centralizada, a esses 19 municípios que passam a ser atendidos pelo CICOM, conforme o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Na ocasião, o gestor assinou um termo de cooperação entre a SSP e a prefeitura municipal. O superintendente de Comunicação da SSP, coronel Antônio Magalhães, fala sobre a importância dos CICOMs. “Essas centrais levam para as regiões uma gama de tecnologias de telecomunicações. Estamos trazendo para cá tudo o que há de novo. Temos a possibilidade de acionar a nossa central e buscar o recurso necessário mais próximo ao local da ocorrência”. Com um investimento de R$ 1.553.351,73 na sua instalação, a CICOM conta com 23 servidores e aporte tecnológico de rádios fixos, veiculares e portáteis, aumentando, consideravelmente, o sistema de comunicações integrado nos municípios conectados. De acordo com Magalhães. Futuramente, completa, serão incluídos os serviços do trânsito e Guarda Municipal, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



Brumado Não é Terra de Devassidão

(Fotocomposição: 97NEWS)

Um fato envolvendo uma suposta prática obscena que aconteceu nesta sexta-feira (10) em plena luz do dia num dos locais mais movimentados da cidade, a Praça Coronel Zeca Leite, acabou ganhando uma grande repercussão na mídia baiana e, infelizmente, teve uma leitura muito equivocada de muitas pessoas que acabaram fazendo um “link” como que a cidade fosse uma espécie de “terra da devassidão”. Sem entrar no mérito da questão ou fazer qualquer juízo de valor sobre o acontecimento, que ao que tudo indica foi apenas uma brincadeira entre um casal, o que deve ser debatido é a fama negativa que está sendo criada em cima de um fato que não se tem comprovação, que, além disso, é extremamente duvidoso, devido ao horário e ao local. Sabemos que nos dias atuais, com a grande abertura que foi proporcionada pela Internet que catalisou a propagação da licenciosidade e do sexo livre, não foram criados ainda bloqueios seguros que venham impedir, inclusive as crianças, de se ter acesso a esses conteúdos inapropriados, o que vem provocando uma mudança de costumes que não vêm sendo metabolizados pela sociedade que ainda têm setores que mantém padrões bem conservadores. Então, diante de um episódio duvidoso cabe a responsabilidade de afirmar que Brumado não pode levar essa fama de cidade devassa. Discussões em grupos nas redes sociais apontaram essa vertente que tem que ser veementemente combatida, além do que a integridade dos envolvidos foi muito abalada, o que deve ter causado um grande constrangimento familiar por uma coisa que tem indícios duvidosos, ou seja, não pode ser provada. Então que fique a consciência para não se propagar essa ideologia errônea, pois como em todos os locais do país, Brumado vive também a mudança de costumes de uma juventude em transição, mas existe um grande abismo em se afirmar que as permissividades sexuais aqui acontecem em qualquer hora e em qualquer lugar.



Brumado: Realizada no HMPMN a primeira captação de córneas; procedimento foi um grande sucesso

Foi o primeiro procedimento do gênero realizado em Brumado (Foto: Divulgação)

Esta sexta-feira (10) marcou uma nova conquista para a Saúde Municipal com a celebração da parceria entre Banco de Olhos da Bahia, Central de Transplantes da Bahia, Hospital de Olhos de Conquista e o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde foi realizada a primeira captação de córneas em Brumado. As instituições vêm se preparando há alguns anos com treinamento de profissionais desde 2014, ajuste de fluxos e estruturação de serviços para viabilizar esse tipo de procedimento, alcançando agora a operacionalização desse avanço para o setor de saúde.  A Bahia criou desde o ano passado a Campanha “Fila Zero de Córneas” com o objetivo de zerar as filas para espera de córneas até o final de 2019 e Brumado agora participa dessa campanha. O procedimento foi autorizado pelos familiares do doador, o senhor W. S. O. com assinatura de documentação necessária ao procedimento. Foram coletadas as córneas pelos enfermeiros Daniela Queiroz e Luã Lima e enviadas ao Banco de Olhos da Bahia, em Salvador, que seguirá com o preparo das córneas para doação a dois pacientes que estão no topo da fila de espera. Com essa doação histórica duas pessoas irão voltar a enxergar.  O acolhimento e a solicitude da equipe de profissionais foram excepcionais e de grande ajuda, mas a generosidade da família foi imprescindível à realização da captação.



Subcomandante da 34ª CIPM, Capitão Valmari Júnior conclui Curso de Gestão de Excelência da PM

Capitão Valmari Júnior (direita) recebendo o certificado de conclusão do Curso de Excelência da PM Bahia (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A bravura e dedicação dos membros da tropa da 34ª CIPM vêm sendo cada vez mais reconhecida, que, juntamente com um ótimo índice de resolutuvidade, comprovam um trabalho que vem corresponder às expectativas da comunidade. Diante deste conjunto positivo, a tropa vem buscando melhorar ainda mais o seu rendimento, participando de várias qualificações e atualizações, sempre na busca da excelência. Nesta quinta e sexta-feira (09 e 10) um dos membros mais atuantes da corporação, o subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar/Brumado, Capitão PM Valmari Santos Nogueira Júnior, concluiu o Curso de Gestão de Excelência da Polícia Militar da Bahia, cujo objetivo é preparar gestores para direcionar organizações com excelência em desempenho profissional, melhorando resultados por intermédio de processos gerenciais, práticas e padrões de qualidade. As atividades do curso foram realizadas nas instalações do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9° BEIC), em Vitória da Conquista, tendo exigido do oficial dedicação, empenho e alto grau de comprometimento profissional. Ficam os parabéns a esse policial militar dedicado que tem um grande histórico de ações em prol da melhoria da área de segurança pública em Brumado e região.



Brumado: Em nova ação da PETO dupla que praticou vários assaltos na cidade é presa

A motocicleta que foi utilizada em vários roubos na cidade também foi encaminhada para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A intensificação das ações da 34ª CIPM, num enfrentamento muito positivo com a criminalidade, vem obtendo resultados muito satisfatórios. Um dos pontos que mais vem chamando a atenção é o combate aos marginais que vêm se especializando na prática de assaltos. Neste contexto as equipes da PETO vêm tendo um destaque e, no início da noite desta sexta-feira (10), por volta das 18h30m, mais uma ação exitosa foi realizada com a prisão de uma dupla suspeita de ter sido autora de vários assaltos na cidade. Tudo se iniciou com uma perseguição, já que os meliantes, que estavam numa Honda CG –Start vermelha, empreenderam fuga quando perceberam a ação da polícia. A interceptação aconteceu na Av. Centenário e, durante a abordagem, foi encontrado um aparelho celular Samsung Galaxy S7 (cor prata), o qual tinha as mesmas características do aparelho que foi roubado no dia anterior. Ao ser questionado sobre a procedência do aparelho, um dos indivíduos confessou ter sido o autor do assalto, confirmando a suspeita policial. Foi feita ainda a constatação que a motocicleta abordada foi utilizada para praticar os assaltos que ocorreram nos últimos dias. Diante disso, os dois indivíduos e o celular foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª COORPIN, onde o fato foi registrado.



Homem é preso por estuprar duas filhas há mais de 4 anos na Bahia; suspeito iria fugir para São Paulo

Homem é preso suspeito de estuprar duas filhas há mais de 4 anos na BA (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um homem de 61 anos foi preso, nesta sexta-feira (10), na cidade de Amargosa, no recôncavo da Bahia, suspeito de abusar sexualmente de duas filhas adolescentes. De acordo com informações da Polícia Civil, os estupros aconteciam há mais de 4 anos. Segundo a polícia, as vítimas, uma garota de 14 e outra de 16 anos, eram abusadas desde quando completaram 10 anos. Os estupros ocorriam na casa onde elas moravam com o suspeito e a mãe. A polícia não informou se havia conivência da mulher nos crimes. A família é da cidade de Santa Inês, a cerca de 37 km de Amargosa. O homem, identificado como José Souza Fontes, fugiu do município após o Conselho Tutelar tomar conhecimento dos abusos e denunciar o caso para a polícia. Após chegar em Amargosa, o suspeito iria para São Paulo, mas foi impedido pela polícia. O homem teve mandado de prisão preventiva cumprido e, em seguida, foi levado para o sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.



Detentos fogem de presídio de Feira de Santana após suspensão de interdição

(Foto: Divulgação)

Bernadinho Silva dos Santos, de 22 anos, acusado de latrocínio (roubo seguido de morte) e Carlos José Pereira de Macedo, 19, detido desde setembro de 2017 por cometer assaltos, fugiram do Conjunto Penal de Feira de Santana (distante a 109 km de Salvador). Os casos ocorreram nos dias 8 e 1 0 deste mês, logo após o pedido de interdição parcial da unidade, por causa da superlotação, ter sido suspenso. De acordo com o site Central Blog de Polícia, o diretor da unidade, capitão PM Alan, disse que vai se reunir com o responsável pelo policiamento da área externa do presídio, o tenente Coronel Moraes, comandante da Companhia Independente de Polícia de Guarda, para realizar buscas e também discutir o número reduzido de policiais e agentes penitenciários. A interdição do complexo aconteceu após uma ação movida pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Ordem de advogados da Bahia (OAB), desde 2015. Na sentença, o juiz de execuções penais, Waldir Viana, pediu o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito com o governo do estado, principalmente quanto à separação de presos do regime fechado e semiaberto e dos presos provisórios dos definitivos.



Mais de 9 mil pessoas na Bahia podem ter benefício do INSS suspenso por suspeita de fraude

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O presidente Michel Temer assinou um decreto em que autoriza acelerar o cancelamento de 115 mil benefícios de prestação continuada do IINSS. Na Bahia, 9.234 pessoas idosas ou com deficiência correm risco de terem os pagamentos suspensos por suspeita de fraude. A investigação foi realizada por um grupo de membros de ministérios, como o do Desenvolvimento Social e do Planejamento, e a determinação publicada ontem (9), no Diário Oficial da União. O Benefício de Prestação Continuada, no valor de R$ 954, é destinado à pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos com renda mensal de até um quarto do salário mínimo, o equivalente a R$ 238,50. De acordo com o Decreto nº 9.462, a notificação de fraude ao benefício, que antes levava cerca de um ano, vai passar a acontecer a cada três meses. Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que “as medidas que serão implementadas proporcionarão mais agilidade e efetividade aos procedimentos administrativos relacionados ao BPC, mais transparência aos atos, mais agilidade na comunicação com os beneficiários e a correção mais rápida de irregularidades”. Caso seja constatada irregularidade, os beneficiários vão ser notificados pela agência bancária e vão ter até 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto. O órgão terá 30 dias para analisar o documento e expedir decisão. Se a defesa não for apresentada, o benefício será suspenso. Já em caso de rejeição da defesa, o BPC será cancelado.



Alunos da Rede Pública Municipal são premiados por trabalhos de combate ao trabalho infantil

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, no decorrer do ano, promove  várias atividades para o enfrentamento às violências contra a criança  e adolescente, através das  Ações Estratégicas do Programa  de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI. Assim, neste mês, por meio da premiação de cartazes aconteceu a culminância das ações que foram realizadas, no período de 04/06 a 30/07, as quais contemplaram a promoções de palestras realizadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência – CREAS, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para crianças de 07 a 11 anos, de 08 (oito)  escolas municipais  e adolescentes de 12 a 15 anos, inseridos nos 03(três) CRAS da cidade, a fim de proporcionar uma reflexão sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho infantil; Sensibilizar o público referenciado sobre a importância da permanência na escola e, Incentivar o brincar para um desenvolvimento sadio. A promoção de um Concurso de Cartaz com as crianças e adolescentes participantes das atividades teve como objetivo; despertar nas crianças e nos adolescentes a importância do combate ao trabalho infantil, por meio da arte. A comissão escolheu 01(um) cartaz de cada escola e 01(um) de cada CRAS, num total de 11(onze) cartazes. As crianças e adolescentes dos cartazes vencedores receberam uma mochila escolar, um caderno com o adesivo de seu cartaz, uma agenda personalizada, um estojo escolar com lápis, caneta, borracha e apontador. Na oportunidade, a secretária e outros representantes da SESOC e da educação discorreram sobre o projeto e sua importância para o público referenciado.

 

Crianças premiados das escolas:

Ayrton Viana Silva – Júlia Vitória Santos Gama;

Clarice Morais – Felipe Meira dos santos Souza;

Eny Novais Mafra – Aline Aparecida Santos Silva;

Élcio José Trigueiro – Raíssa Cruz de Sá Santos;

Maria Iranildes Lôbo – Thalis dos Santos Souza;

Maria das Graças Assis Correia – Kauã Nascimento Seles;

Oscarlina Oliveira Silva – Jaroslaw Wendler Oliveira Nunes e

Roberto Santos – Angeline Bento dos Reis.

 

Adolescentes dos CRAS

CRAS Esther Trindade Serra – Laura Raiane Conceição da Silva,

CRAS Irmã Dulce – Wellen Mariane Ribeiro da Silva dos Santos e

 CRAS Yolanda Pires – Luiz Felipe Barbosa Araújo

CONTINUE LENDO


Decepcionado, Tiago Amorim divulga nota à imprensa falando da retirada de sua candidatura a deputado estadual

Tiago Amorim estava muito empolgado em disputar a sua primeira eleição, mas agora não nega a decepção (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O jovem advogado Tiago Amorim que já tinha homologado a sua candidatura a deputado estadual pelo PSD, dento inclusive o nome estampado em banner do partido não irá mais disputar o pleito, já que entrou na lista de corte da legenda que foi integrar o “chapão” que é liderado pelo governador Rui Costa. Uma série de especulações circulou sobre o fato, mas, na tarde desta sexta-feira (10), Tiago Amorim divulgou uma nota à imprensa para dar as suas explicações onde ele expressa sua decepção, confira a nota abaixo:

Venho comunicar que, infelizmente, não serei mais a Deputado Estadual este ano.Até a convenção realizada no último dia 03/08, minha candidatura já estava homologada. Ocorre que após está convenção, houve o entendimento da base aliada do Governo Rui Costa, que todos os candidatos iriam para o “chapão” (todos os candidatos numa mesma coligação).  Em comum acordo com o Partido que sou filiado e Presidente aqui em Brumado, o PSD, achamos mais conveniente retirar minha candidatura para este ano. Aliado a este motivo, após reunião com a minha família, percebemos que os custos de uma campanha desta magnitude para Deputado Estadual seria de alto valor, e no momento seria inviável disputar a vaga. A política tem fatos interessantes e decepções, pois quem mais achamos que está do nosso, que nunca vai nos abandonar, vira as costas... E recebemos apoios de quem a gente nunca esperava!!  Juntamente com o nosso grupo, sigo firme e forte na militância política, nada acontece por acaso e com Fé em Deus, num futuro próximo, serei candidato a algum cargo nesta Cidade que tanto amo. Em breve anunciaremos o apoio aos candidatos que entendemos ser o melhor para a nossa Brumado!

Um forte abraço a todos...



Atleta paraolímpico livramentense irá participar de provas na Colômbia e no Japão

Provas internacionais serão o grande desafio do atleta Antônio Caíres Anjos (Foto: João de Deus | 97NEWS)

Considerado um dos melhores atletas paraolímpicos do país, Antônio Caíres Anjos, o “Tõe Corredor” é um exemplo de garra e dedicação. Ele que vem tendo ótimas participações na São Silvestre, a corrida de rua mais famosa do Brasil, também vem treinando para maratonas e outras provas. Mostrando uma grande diversidade técnica, “Tôe” está se preparando agora para uma agenda internacional, onde ele irá participar de provas na Colômbia em 2019 e também para o maior desafio de sua carreira que será participar da Paraolimpíada de Tóquio no Japão em 2020. Ele falou ao 97NEWS que a grande barreira encontrada nesse momento é a falta de apoio, o que dificulta muito os seus treinamentos. “Mesmo tendo pouco apoio financeiro e vou me dedicar ao máximo para representar o meu país da melhor forma possível”, citou. Ele também está treinando para a prova dos 100 metros rasos, pois vêm obtendo tempos cada vez melhores, tanto que já tem marcas expressivas que são consideradas as melhores da categoria paraolímpica no Brasil.



Número relativos à prática do Feminicídio na Bahia podem ser muito maiores que os registrados

(Foto: Reprodução)

No ano de 2017, a Bahia registrou 474 crimes de homicídio realizados contra mulheres. No entanto, apenas 15,6% dos casos no estado foram registrados como feminicídio. Ou seja, apenas 74 casos em toda a Bahia foram classificados como crime de assassinato de uma mulher apenas pela condição de ser mulher. Em relação ao ano passado, o número é maior. No ano de 2016, 4,1% dos casos de homicídios contra mulheres foram classificados como feminicídio. os dados foram divulgados através da edição de 2018 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número baixo pode indicar a subnotificação. Apenas quatro estados tiveram menos casos de feminicídio notificados do que a Bahia em 2017. O Amapá teve 23 casaos de homicídio e 8,7% de proporção em relação ao feminicídio. Já em Sergipe, foram 69 homicídios e uma proporção de 8,7% O Pará apresentou 277 homicídios com 13,4% de proporção. No Paraná, foram 180 homicídios e 11,5% deles feminicídios. Em todo o país, foram registrados 4.539 homicídios contra mulheres, enquanto em 2016 foram 4.245. A taxa de registros de feminicídio no Brasil é de 24,8% em relação ao homicídio de mulheres. O estado do Mato Grosso é o que possui maior proporção de casos registrados como feminicídio, com 90,5%.