ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Projeto arrojado de autoria de Lia Teixeira que acaba com o recesso parlamentar dos vereadores do mês de julho é aprovado

34ª CIPM reforça rondas na região visando o combate ostensivo ao roubo de veículos no município

Brumado: Homicídio é registrado na cidade na noite desta segunda-feira (21)

Economia: Ministério propõe privatização da Eletrobras

Saúde: Mosquitos modificados em laboratório podem ajudar no combate a dengue e zika

Frustração: Eclipse não pode ser visto em Brumado

'Tem idoso aqui de 75 anos levando lata d´água na cabeça', protestam moradores da Comunidade de Roça de Baixo

Brumado: Fábrica de postes é furtada na madrugada de hoje (21); é a décima vez

Vereador José Carlos de Jonas realiza visitas em comunidades rurais na companhia do Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos

Itabuna: Jovens Vicentinos promovem tarde de recreação em orfanato

Psiquiatria na Clínica Master com Dr. Renato Franco

Brumado: Polícia realiza reconstituição de possível tentativa de homicídio

Brasil: Apenas 30% das cidades têm planos municipais de saneamento

Como acompanhar o eclipse solar de hoje (21)

Quem recebe auxílio-doença tem até hoje (21) para agendar nova perícia

Intermunicipal 2017: Seleção de Brumado vence Palmas de Monte Alto fora de casa

Câmara tentará votar reforma política nesta semana; PEC prevê fundo eleitoral

Criança de 5 anos toma coice de cavalo, não resistiu ao ferimento e veio a óbito

Cinema: Jerry Lewis morre aos 91 anos

Interior da Bahia poderá ver eclipse parcial do Sol nesta segunda-feira (21)


'Estamos revoltados com essa situação, pois o abandono é total’, clamam os moradores que residem próximo à quadra dos Olhos d´Água

A situação é cada vez mais precária segundo os moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma quadra representa muito para algumas comunidades, pois ela oferece lazer e a oportunidade de práticas esportivas para a comunidade. Essa seria a situação desejada pelos moradores do Bairro Olhos d´Água, mas, infelizmente o registro é de muita revolta. Eles se dizem abandonados pelo poder público municipal e clamam por ações urgentes para reestruturação da quadra que é integrada à Praça Donatila Meira Lobo, que serve aos moradores, a qual está muito danificada, com vários buracos que podem causar acidentes segundo eles. A dona-de-casa Maria José dos Santos (52) afirma que “a quadra está em péssimas condições. Na festa do São Pedro os locutores citaram várias vezes o estado precário da mesma e alertaram os moradores sobre os riscos de acidentes, mas, mesmo assim ninguém fez nada até agora”. Já a moradora Néia Morais (65) relatou que “meu neto de 11 anos joga bola nesta quadra, mas eu fico com medo que ele se machuque, porque realmente está muito perigoso”. Já a profissional liberal Vânia Teixeira (38) descreveu que “a situação é de total abandono, mas mesmo assim todos os dias times de baleado e equipes de dança fazem uso da quadra. Esses dias um representante comercial de outra cidade nos questionou se essa cidade tinha prefeito e eu respondi que dizem que sim, mas até agora, pelo menos aqui para o bairro ele está muito ausente, não mostrou para que veio” e acrescentou que “se acontecer um acidente sério com alguém, de quem será a culpa?. Espero que com a divulgação desta matéria ele resolva agir e reestruturar esse equipamento comunitário tão importante para a nossa comunidade”. Cansados de esperar os moradores por conta própria realizaram um mutirão para tapar os buracos, mas a situação da calçada que circunda a praça é tão precária que somente profissionais da área são capazes de fazer o serviço. Confira fotos abaixo: 

 



Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

Foto: Divulgação

Com o aplicativo da Viação Catarino você tem modernidade tecnológica de alta funcionalidade que facilita a sua vida no transporte coletivo da cidade. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, podendo assim, você fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Para baixar, basta acessar o site, www.rotsat.com.br e clicar no link do aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. Em seguida, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. Digite login "Catarino" e a senha "Popular". Depois, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Selecione a rota que você deseja fazer, e localize-se com o coletivo que você escolheu como rota e acompanhar no mapa, onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).



‘Não sou oposição ao prefeito’, diz Rui sobre pedido de prisão de Neto

Foto: Raul Golinelli GOVBA.

Apesar da possibilidade de enfrentar ACM Neto (DEM), na sua tentativa de reeleição em 2018, o governador Rui Costa (PT) negou ter articulado as ações judiciais de deputados do seu partido, que apontam campanha antecipada do democrata, e da bancada de oposição na Câmara de Vereadores, que pediu a prisão do prefeito de Salvador por suposta obstrução de Justiça. Perguntado sobre os recentes casos pelo bahia.ba, nesta terça-feira (15), após o lançamento do projeto Concha Negra, no Salão de Atos da Governadoria, o petista negou orientar ou dar combustível à ala contrária ao gestor soteropolitano. Ele evitou opinar se o seu grupo está mais atento à administração municipal. “Eu não sei dizer porque eu sou governo, não sou oposição ao prefeito. Eu ajudo todos os prefeitos da Bahia. Eu tenho ajudado muito em Salvador e vou continuar ajudando. Todos os prefeitos participam comigo de atos, de lançamentos, de obras, mesmo os prefeitos que são de partidos de oposição. Eu quero consolidar na Bahia, se Deus me ajudar, um sentimento de que o governador não persegue, não pune nenhum prefeito a depender da sua filiação partidária. Então, eu não me considero de oposição a nenhum prefeito. Me relaciono com todos na mesma reciprocidade que eu sou tratado. Agora, eu não quero comentar as atitudes dos partidos políticos ou dos parlamentares. São naturais dos seus mandatos. Cada vereador, cada deputado, cada partido, tem atitudes de que acha mais conveniente, mais adequada em relação aonde atua. Isso acontece em vários municípios. Faz parte da disputa política ou, às vezes, da busca pela legalidade”, argumentou Rui. Sobre a polêmica mais recente entre os dois adversários políticos, a integração entre metrô e ônibus, o governador colocou duas exigências para atender ao principal pleito dos empresários dos coletivos: a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) sobre o preço dos combustíveis. “Primeiro que eles façam a integração por completo, segundo que eles coloquem ar-condicionado em todos os ônibus. Eu só reduzirei o ICMS se houver o atendimento desses dois preceitos. Ou seja, que tenha qualidade do transporte público para o povão”, afirmou. O chefe do Executivo baiano confirmou que estará na recepção ao ex-presidente Lula, líder maior do PT no Brasil, que chegará à capital baiana no início da noite desta quinta (17), e seguirá com ele de metrô para um ato político na Fonte Nova. Ele negou, no entanto, que participará da homenagem a ser recebida pelo petista no dia seguinte, na UFRB, em Cruz das Almas. “Na sexta eu vou acompanhar a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, que vai estar aqui”, avisou. Rui garantiu presença no outro evento com Lula, no sábado (19), em Feira de Santana.



Doutor em Ciência da Computação divulga Carta Aberta ao povo de Brumado

O brumadense que acaba de defender uma tese de doutorado na USP se posiciona a favor dos estudantes (Foto: Reprodução Facebook)

Em virtude do iminente fechamento da residência de estudantes carentes a qual eu morei durante a faculdade em Vitória da Conquista escrevi uma carta aberta à todo o povo de Brumado. Peço encarecidamente a todos os conterrâneos que leiam e façam chegar ao poder público. 


Carta aberta ao povo de Brumado

Prezadas autoridades, vereadores, prefeito, secretários, imprensa, e querido povo da minha amada cidade de Brumado. Meu nome é Elias Adriano Nogueira da Silva, filho de Brumado, apaixonado por esse povo, por essa terra e por toda a luta que nosso povo faz em prol de construir um município mais moderno e humano. Inicialmente, gostaria de me apresentar para os queridos conterrâneos que não me conhecem, sou ex-residente da Casa dos Estudantes de Vitória da Conquista (REUSB), Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Ciência da Computação/Engenharia de Software pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e acabei de depositar minha tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) tendo cursado período de doutorado sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa - Portugal. Atualmente, desenvolvo pesquisas científicas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.  Estimado povo de Brumado e respectivas autoridades, me dirijo a vocês, por meio desta carta aberta, em virtude do iminente fechamento da residência dos estudantes de Brumado em Vitória da Conquista (REUSB). Como ex-residente, tomo também a liberdade de falar em nome de todos os que passaram pela referida casa durante toda sua existência.

Durante os cinco anos que estive na casa dos estudantes (entre 2006 e 2011) de Vitória da Conquista, residiram comigo por volta de 30 pessoas, todos alunos carentes filhos de famílias humildes do nosso município. Essas pessoas não teriam as condições mínimas de se manter em Vitória da Conquista não fosse a REUSB. Não há conforto algum em dividir uma residência com tantas pessoas, portanto, garanto a todos vocês meus queridos conterrâneos que eles jamais estariam lá não fosse a real necessidade.

Esses estudantes passam por uma duríssima luta para superar o abismo social que existe em nosso país e notadamente em nossa cidade. Os estudantes da REUSB, em sua maioria carentes, se desdobram para conseguir aprovação nas melhores universidades da região, mesmo tendo vindo das precárias escolas públicas de nosso país. Ao chegar lá, eles se deparam com professores que muitas vezes ignoram sua condição social e com uma carga de estudos extremamente alta que os impedem de trabalhar em empregos regulares e, assim, suas famílias, já humildes, fazem um esforço incomensurável para que seus filhos consigam alcançar o sonho de obter uma educação com uma qualidade minimamente decente.

Os resultados obtidos pela REUSB são invejáveis para qualquer município deste país. Brumado hoje conta com médicos, advogados, engenheiros, professores, contadores, administradores, economistas, enfim, uma ampla variedade de profissionais das mais variadas áreas ex-residentes da casa dos estudantes. Esses profissionais agregam valor ao nosso município trazendo, por exemplo, pessoas das cidades vizinhas para procurarem tratamento médico aqui e gastam suas economias na cidade, gerando emprego e renda, ao invés de se dirigirem a cidades como Vitória da Conquista. Além dos estudantes terem melhorado sua condição individual, aumentam a capacidade de empreendedorismo e tornam as empresas e instituições do município mais eficazes, eficientes e, consequemente, de melhor qualidade.

O valor investido pelo município, com aluguel do imóvel em Vitória da Conquista é de R$ 2.300,00 para que esses estudantes carentes busquem uma formação inexistente em nosso município. Considerando que atualmente são 21 estudantes, dá por volta de R$ 109,00 por pessoa. No entanto, durante boa parte do tempo que morei na REUSB, a casa teve 30 estudantes, um investimento de por volta de R$ 76,00 por pessoa. É público e notório para toda a população que o nosso país está em crise e que, consequemente, seja prudente colocar em pauta a redução de despesas do município, mas retirar logo de quem mais precisa e, sobretudo, da educação, vai contra os princípios previstos na constituição federal de 1988. Embora o investimento de R$ 2.300,00 possa parecer elevado para beneficiar 21 estudantes carentes que trarão retorno certo para o município e para o país, o mesmo é baixo, por exemplo, se comparado as demais despesas do município de Brumado

Caros, tenho viajado pelo Brasil e por alguns países do mundo levando o nome da nossa cidade e do nosso país para diversas conferências e revistas científicas nacionais e internacionais que participo em virtude da produção científica frutos de minhas pesquisas na USP. Essa contribuição para aumentar a produção científica do país é similar ao trabalho de uma formiga e exige uma dedicação descomunal. O país demora aproximadamente 20 anos para formar um profissional em nível de doutorado. Parte desses resultados só foi possível alcançar graças a REUSB, portanto, graças ao povo de Brumado ao qual com todo carinho dedico a minha tese de doutorado. Em muitos dos lugares que passei, a educação do povo é uma prioridade, com Brumado isso não pode ser diferente. Aliás, acabar com uma casa de estudantes não deveria ser prioridade para uma gestão que, supostamente, quer "Educar para Libertar". 

Assim, me dirijo a todo o povo de Brumado consciente de que a minha formação devo também a vocês e isso é apenas um dentre os muitos resultados obtidos pela união dos esforços da nossa cidade por meio da REUSB. Peço encarecidamente aos representantes do povo de Brumado na figura dos vereadores eleitos, a imprensa local, a sociedade civil, autoridades e demais conterrâneos que intervenham por esses estudantes que dia-a-dia têm seu direito de uma educação de qualidade furtado em detrimento da manutenção de privilégios da classe política do nosso país e do abismo social historicamente imposto ao povo brasileiro.

Peço que se coloquem no lugar dos pais que verão seus filhos deixados à própria sorte fora da sua cidade natal e intercedam por esses jovens que nada mais buscam que um vida digna e uma qualificação profissional de qualidade. Esses jovens necessitam desse auxílio e jamais optariam por passar tamanha dificuldade não houvesse extrema necessidade. Sem mais para o momento.

Atenciosamente, 
Elias Adriano Nogueira da Silva

CONTINUE LENDO


Desabafo impactante de universitária brumadense coloca em xeque slogan da administração municipal; 'não passa de um sofisma'

A universitária Joanne Vale foi desafiadora em suas colocações (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Numa explicação bem simples, o significado para o termo sofisma seria um um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, ou seja, um discurso cheio de retórica e de promessas, mas que, no fundo, não passa de um engano muito bem arquitetado. Foi justamente essa a leitura que acabou sendo despertada pelo pronunciamento da universitária Joanne Vale, que foi à sesão da Câmara de Vereadores de Brumado nesta segunda-feira (14), juntamente com outros estudantes que residem na REUSB de Vitória da Conquista para fazer um apelo aos vereadores para que a Casa do Estudante não seja desativada pela atual gestão municipal. Segundo o relato feito na tribuna livre, a estudante relatou que "são 21 jovens cheios de sonhos e que enfrentam muitos desafios para realizá-los. Muitas vezes apinhalados em quartos, comendo somente arroz, feijão e macarrão somente, eles não medem esforços para atingir os seus objetivos na busca da graduação universitária". 

A comissão dos estudantes que residem na REUSB fizeram apelos aos vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Ela continua a sua narrativa descrevendo que "se eles tivessem condições não estariam vivendo dessa maneira, mas, segundo a administração municipal, a leitura é totalmente outra, tanto que recebemos um comunicado velado de despejo". E indo para o andar de cima do "edifício da indignação", ela disparou que "me digam educação para quem?, pois em Brumado temos uma oferta praticamente inexistente em cursos universitários. Os jovens têm que sair do conforto dos seus lares para buscarem a continuidade de seus estudos, então, será mesmo que Educação é prioridade?" e emendou de forma radiante questionando que "se falou tanto durante essa sessão sobre os R$ 40 milhões para serem aplicados na educação, mas, sinceramente, que educação é essa que despeja jovens de sua residência, alegando um projeto de lei que só irá beneficiar alguns, sendo que todos os 21 estudantes que residem na Reusb necessitam da moradia. Então, o slogan "Educar para Libertar" não passa de um sofisma, pois na prática fica parecendo que estão querendo nos aprisionar no quarto escuro da ignorância, nos privando do saber. Fica aqui essa reflexão!". 



Paramirim: Ação desastrosa na liberação de vazões, provoca devastação em Balneário da cidade

Foto: Divulgação

O Balneário do Rio Paramirim ficou inapto para banhistas na tarde desta segunda-feira (14). De acordo com informações, a ação partiu do comitê de bacias, em conjunto com a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) para o abastecimento do município de Caturama. Com a vazão descontrolada, a área utilizada para lazer ficou totalmente imprópria para o banho. Segundos os moradores de Paramirim, eles foram surpreendidos por uma tragédia que praticamente destruiu todo o leito do rio, e arrastou a vegetação, também trouxe muita lama e sujeira, o que acabou devastando ainda mais o balneário. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) foram liberados mais de um milhão de metros cúbicos do reservatório do Zabumbão. Além dos prejuízos, um cenário sombrio deixou o local como se tivesse sido atingido por um tsunami. Após o episódio, a população espera confiante que o Ministério Público Estadual e os orgãos de meio ambiente, consigam identificar e punir com rigor os responsáveis pelos prejuízos causados ao local, fazendo-os reparar os danos provocados. 

Diante do quadro de indignação que toma conta da população, também vem em mente a falta de consciência que nos leva ao desperdício diário de água, o que impediu também um melhor planejamento para a utilização do líquido e a construção de novas políticas públicas que trouxesse soluções. Na noite de ontem, após o incidente, o  presidente do Comitê das Bacias dos Rios Paramirim e Santo Onofre, Anselmo Caires, se pronunciou e falou sobre o ocorrido no Balneário do Rio Paramirim. Segundo ele, a ANA já havia alertado desde o dia 12 de agosto, que seria liberado cerca de um milhão de metros cúbicos de água, e todos da Comissão aprovaram a liberação dessa vazão. Assista o vídeo.



Brumado: Gestante é autuada com pedras de crack; ela tinha mandado de prisão em aberto em seu desfavor

A prisão aconteceu durante uma abordagem no Bairro Dr. Juracy (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Visando a manutenção da segurança na área urbana e o combate ostensivo à criminalidade, a 34ª Companhia de Policia Militar/Brumado vem desenvolvendo ações pontuais. Na noite desta segunda-feira (14) em uma dessas ações que foi operacionalizada junto com a CIPE-SUDOESTE, durante rondas e abordagens preventivas, foi autuada a jovem Thlalita da Silva Santos, a qual estava com certa quantidade de pedras de crack que estavam embrulhadas em papel alumínio. A jovem, que está gestante, relatou, segundo o comunicado policial, que é envolvida na prática do tráfico de drogas, sendo então conduzida e apresentada na 1ª Delegacia Territorial – Brumado. No momento da apresentação, foi verificado no sistema um mandado de prisão em aberto em desfavor da conduzida, o que fez com que ele fosse mantida na unidade.



Artistas brumadenses brilharam no Xll Festival de Música Popular de Ibotirama

Desta vez o Velho Chico foi testemunha de mais uma vitória dos brumadenses Chiquinho Amorim e Sílvia Mello no Xll FEMPI - Festival de Música Popular de Ibotirama, que aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto. Os artistas  defenderam a canção “Flor do Lácio” do compositor paulista (Fernando Cavallieri & Zé Edu Camargo ), levando, mais uma vez, o nome de Brumado ao cenário musical da Bahia e do Brasil. “Os festivais que estão nascendo, deixem nascer e os que nasceram não deixem morrer”, proferiu o músico instrumentista Chiquinho Amorim. 



Amigos de Joab Paiva irão realizar grande show em prol do artista brumadense

(Divulgação)

Joab Paiva é um dos grandes talentos da música brumadense, exímio instrumentista e um cantor de voz emblemática, ele vem construindo uma história muito significativa não só em Brumado como em toda a região. Amante do jornalismo e da engenharia, Joab Paiva é formado em comunicação social e engenharia civil, mas a sua grande paixão é a música. Mas, agora, ele está diante de um grande desafio que a vida colocou em seu caminho, pois foi acometido de uma síndrome rara que atacou as suas cordas vocais e, por isso, sua voz está muito afetada. Ele vem lutando bravamente para recuperar a voz, mas o tratamento é oneroso, pois só é feito em São Paulo. Então, diante disso, os seus amigos estão organizando um grande show com a participação de várias artistas para arrecadar fundos para a realização da cirurgia de Disfonia Espasmódica, pela qual Joab Paiva terá que passar. O evento será realizado na AABB de Brumado no dia 28 de outubro. Então participe e transmita a sua energia positiva para que Joab Paiva volte a brilhar nos palcos de nossa região.  



Zé Ribeiro explica o seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei 21/2017

O vereador Zé Ribeiro se posicionou veementemente contra o PL 21/2017 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (14) foi marcada pela discussão e apresentação do Projeto de Lei 21/2017. O líder do PT, Zé Ribeiro, foi o mais eloquente, fazendo um pronunciamento contundente se mostrando altamente contrário ao referido projeto. Segundo a argumentação do vereador, que é membro da Comissão de Educação do Legislativo "esse projeto desde que chegou à Casa Legislativa recebeu de nossa parte uma posição firme de que deveria ter muito mais informações e uma explicação bem sedimentada, mas o que vimos foram somente duas folhas e mais nada, uma para tratar do assunto e a outra para as justificativas. Então é muito pouco para um projeto de tamanha importância". E continuou alegando que "para nossa surpresa o projeto entrou em pauta por imposição do gestor, apesar dos nossos apelos. Esse projeto é inconstitucional, não apresenta as receitas, dotações e os remanejamentos que deverão ser feitos, então, é de uma obscuridade total". E elevando a intensidade ele questionou disparando que "no nosso entendimento o escopo desse projeto são os R$ 40,9 milhões que vieram do Fundef/Precatórios, então tem que se ter o máximo de cuidado, porque é muito dinheiro que, no nosso entendimento, tem que ser utilizado somente na Educação. Infelizmente essa metodologia do 'rolo compressor' vem sendo utilizada por esse gestor". E finalizou destacando que "o presidente fez uma votação relâmpago e, devido a isso, não percebemos, o que gerou uma unanimidade, mas, na semana que vem vamos deixar bem claro o nosso posicionamento contrário, pois como já afirmei é um projeto obscuro, cheio de brechas e que irá dar um cheque em branco para a gestão fazer o que quiser com o dinheiro, quando o certo seria abrir uma grande discussão. Por fim, é um total contrassenso, pois se o slogan é Educar para Libertar, como que, tendo a chance de criar uma grande libertação ideológica por meio do ensino educacional, vão pegar esse montante de recursos e aplicar em outras áreas. Não dá mesmo para admitir uma coisa dessas". 



Comissão aprova reforma política com ‘distritão’ e fundo eleitoral

Brasília – Os deputados Lucio Vieira Lima e Vicente Candido, presidente e relator da Comissão Especial da Reforma Política, respectivamente (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os deputados que integram a comissão especial da reforma política na Câmara Federal aprovaram, nesta terça-feira (15), o relatório da Proposta de Emenda à Constituição que altera as regras das eleições, a partir do próximo pleito, em 2018. Presidido pelo baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB), o colegiado concluiu o parecer apresentado por Vicente Cândido (PT-SP) com a criação do chamado “distritão”, que elege os candidatos mais votados na coligação proporcional – a partir de 2022 será um modelo “misto”. Também foi incluído o fundo eleitoral, que prevê aplicação de dinheiro público para bancar as campanhas. Agora o projeto seguirá para o plenário da Casa, onde passará por duas votações e precisará do apoio de 308 dos 513 parlamentares para ser encaminhado ao Senado. Para que as novas regras tenham validade na próxima eleição, o Congresso tem que aprovar a matéria até 7 de outubro.



Vereador Lek faz desabafo que marca a sessão do Legislativo desta segunda-feira (14)

O vereador Lek Cabeleireiro fez um forte desabafo e ressaltou a urgência da mudança do Regimento Interno da Casa Legislativa de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (14) foi mais intensa e foi marcada por pronunciamentos contundentes e também pela presença de professores municipais e estudantes residentes na REUSB de Vitória da Conquista, que, unidos, fizeram um forte protesto contra o Projeto de Lei 012/2017 e também sobre o comunicado velado de despejo que foi passado aos estudantes. Neste interstício, o vereador Lek Cabeleireiro (PV), aproveitando o momento efusivo, fez um forte desabafo em sincronia aos pedidos dos professores, bem como do pleito dos alunos, sendo totalmente contrário ao fechamento da Casa do Estudante na cidade de Vitória da Conquista e votando contrário ao Projeto 021/2017. Segundo o parlamentar, o projeto de remanejamento de recursos, não é claro, possui contradições e ainda pode estar eivado de vícios, de modo que, por questão de precaução jurídica e bom sendo o vereador declarou que "eu entendendo que o recurso em sua totalidade deva ser direcionado à área de educação, daí o meu motivo por que me posicionei contrariamente". Em seguida Lek  se solidarizou com os estudantes e denominou como vergonhosa a situação do nosso município no que tange ao tratamento dado aos estudantes. Muito seguro ele afirmou que "a Casa do Estudante é fundamental para os alunos de baixa renda e que precisam desse apoio, então, eu na posição de defensor do povo, sou contrário a essa ação de fechamento. Iremos continuar nessa luta no intuito de proteger e evitar que os alunos sejam despejados de maneira covarde". A sessão da câmara se alongou e o vereador teve oportunidade ainda de pedir em caráter de urgência a reforma do regimento interno da Casa Legislativa, criticando duramente a forma de votação, bem como outros pontos que se apresentam de maneira subjetiva. Confira abaixo trecho da fala do vereador na sessão do dia 14 de agosto de 2017:



Nenhum dos 417 municípios baianos teve as contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM

(Foto: Reprodução)

Nenhum prefeito dos 417 municípios da Bahia teve as contas de 2015 aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aponta o último Balanço das Contas Relatadas do órgão. E, em entrevista publicada pelo Bahia Notícias nesta segunda-feira (14) (leia mais), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), relatou que em 2016 cerca de 50% prefeituras baianas já tiveram suas contas rejeitadas pelo TCM. De acordo com ele, a rejeição tamanha acontece por conta de uma "falta de preparo da equipe que presta consultoria para as prefeituras". Segundo a assessoria do TCM, o Balanço feito pelo órgão aponta que entre as contas das gestões de 2015, 236 foram aprovadas com ressalvas (56,5% do total), 163 rejeitadas (39%) e 8 obtiveram outras decisões (2%). Quando se trata das irregularidades que ensejaram as rejeições, o descumprimento do limite de despesa com pessoal aparece como motivo principal: 40,7% tiveram problemas com essa irregularidade. Com 19,4% dos motivos para rejeição, o descumprimento de determinações do TCM está em segundo lugar. Logo atrás constam irregularidades na execução orçamentária (11,6%) e também o descumprimento do índice constitucional de educação (10%). As Câmaras Municipais possuem números um pouco mais otimistas: das 417 analisadas, 20 tiveram as contas aprovadas sem ressalvas (4,7%); 374 foram aprovadas com ressalvas (89,6%); e 18 tiveram suas contas rejeitadas (4,3%). Duas casas legislativas obtiveram outras decisões sobre suas contas. Os principais problemas com as contas das Câmaras foram irregularidades na execução orçamentária (28,1%), seguido de descumprimento da Lei de Licitações (21,9%) e de determinações impostas pelo TCM (21,9%). O balanço das contas de 2016 será julgado a partir de setembro. De acordo com Eures, 90% dos prefeitos da Bahia são novos e muitos já iniciaram a gestão com os municípios em estado de inadimplência. "O município não pode ser penalizado por gestores irresponsáveis. E isso não é só com o estado não. Para se ter uma ideia, o próprio presidente do Tribunal de Contas me passou a lista de 38 municípios baianos que o gestor passado não prestou nem conta com o TCM. Isso é preocupante. Mostra a falta de responsabilidade de quem fez isso, porque na gestão pública quem governa tem que ter a consciência de que ele é prefeito, mas depois dele virão vários outros ", alertou o presidente da UPB.



Brumado: Membros da GCM e agentes do SMTT recebem capacitação técnica em primeiros socorros

A capacitação em primeiros socorros irá dimensionar ainda mais o atendimento às vítimas de acidentes em Brumado (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Visando a valorização da vida e a atualização das equipes externas que atuam na administração municipal, foi ministrada neste segunda-feira (14), na Sala de Treinamento da Prefeitura de Brumado, a Iª Capacitação Técnica em Primeiros Socorros voltada para os membros da Guarda Civil e para os agentes do SMTT. O curso foi ministrado pelos experientes e renomados enfermeiros Regina Margarida Conqueiro e Luis Caros Russo, que pertencem aos quadros do SAMU 192 e têm uma vasta folha de serviços prestados à população brumadense, inclusive com o salvamento de inúmeras vidas. O conhecimento e a aplicação correta dos primeiros socorros pode aumentar ainda mais esse percentual, então foi uma atividade muito importante nesse sentido, ainda mais que o número de acidentes nas vias públicas ainda é muito alto. No final foram entregues certificados aos participantes. 

A experiente e renomada enfermeira Regina Coqueiro ressaltou a importância da capacitação técnica na área de primeiros socorros (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)


Estudantes brumadenses que residem na REUSB são comunicados que têm que abandonar a propriedade até o final do mês

Os estudantes que residem na REUSB de Vitória da Conquista estiveram no Poder Legislativo para pedir apoio para os vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A REUSB - Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado em Vitória da Conqusita - sempre teve sobre si incertezas, deixando constatemente os estudantes que lá residem em estado de alerta, pois a suspenção do pagamento do aluguel e do repasse da subvenção era sempre um "fantasma" pronto a se materializar. Desta feita a situação extrapolou esse histórico, já que, os 21 estudantes que atualmente lá residem receberam um comunicado da administração municipal, assinado pelo secretário municipal de Administração, João Nolasco da Costa, de que os mesmos venham a desocupar o imóvel até o próximo dia 31 de agosto. (veja documento abaixo). A alegação é que o municipio está criando o Programa Bolsa-Auxílio, que terá o seu Projeto de Lei enviado para apreciação da Câmara de Vereadores e posterior votação. Diante do impasse, uma comissão representando os estudantes participou da sessão desta segunda-feira (14) com o objetivo de pedir o apoio dos parlamentares. Segundo a representante dos estudantes, Joanne Vale, "a atual situação é muito preocupante, pois estamos somente recebendo da prefeitura o pagamento do aluguel que é de R$ 2,3 mil. Recebíamos uma subvenção de R$ 1 mil, mas já tem quase 2 anos que o repasse não é feito, o que vem nos deixando numa situação de precarieade". 

O Comunicado da Administração Municipal enviado aos estudantes (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Subindo o tom, a estudante declarou que "fomos comunicados pela própria prefeitura que tem estudantes que estão fora do perfil para receber a contribuição, mas eu pergundo, será que alguém iria querer morar num local junto com mais mais 20 pessoas, onde existem conflitos, tendo ainda que dividir o quarto com outros, só para querer se aproveitar da situação?. Isso não acontece, então, a prefeitura está equivocada em fazer essa ilação". Ela deu um tom dramático ao episódio ao descrever que "fomos comunicados no último dia 11, que teremos que desocupar a residência até o dia 31 de agosto, ou seja, estamos à beira do despejo, por isso estamos aqui hoje na Câmara para pedir o apoio dos vereadores, que são os representantes do povo". E finalizou ainda citando que "eles alegam que a criação do Projeto de Lei da Bolsa Auxílio irá resolver o impasse, mas isso não é verdade, pois apenas uns 5 estudantes irão ser beneficiados. Queremos que a subvenção retorne e o aluguel seja mantido, pois esse é um direito nosso, ainda mais que o slogan da atual administração não é Educar para Libertar, então esperamos que isso prevaleça e que o Projeto de Lei não entre em pauta". 



'Já tem 8 meses dessa vergonha. Até quando iremos suportar?', questionam moradores da Urbis II

A situação da via é cada vez mais precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A melhoria da infraestrutura urbana de Brumado vem sendo uma das principais reinvindicações da população, que, em muitos casos, já não suporta mais conviver com ruas e avenidas em estado altamente precário. Esse é o caso da Av. Rogério Rego, que fica no Bairro Urbis II, bem em frente ao Caic. Segundo o morador Anderson Castro "essa situação vergonhosa já dura 8 meses e, quando chove, fica ainda pior. Não podemos admitir que uma cidade do porte de Brumado ainda tenha uma avenida nessas condições lastimáveis". Ele ainda declarou que "crianças e idosos já tiveram quedas e se machucaram, então que haja huminidade com os moradores e sejam feitos os reparos na via com urgência". Outra reclamação é quanto à limpeza do bairro, que estaria, segundo os moradores, necessitando de medidas urgentes, pois ainda existe muito mato e entulho. Os moradores ainda relatam que os lixos são colocados nas portas e os cachorros e destroem os sacos plásticos, deixando uma impressão muito negativa. "Que se instalem lixeiras coletivas elevadas para evitar que os cães errantes continuem a revirar o lixo", desabafaram os moradores.  

Os buracos só vêm aumentando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Mistério Público de Livramento de Nossa Senhora abre processo contra prefeito Ricardinho por ausência de nomeação de concursados

Foto: Reprodução l Rádio 88 FM

O Ministério Público de Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste da Bahia, abriu processo contra o prefeito, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o "Ricardinho" pela ausência de nomeação de concursados. Segundo o promotor, Millen Castro Medeiros de Moura, o concurso público é uma exigência constitucional para que o servidor público entre dentro da administração pública, "a regra é o comcurso público, não haver concurso público para contratação é exceção para os cargos comissionados de direção, chefia, assessoramento". De acordo com o promotor, o contrário do município de Livramento, que mantem diversos desses cargos em poder de funcionários contratados, deixando uma fila de espera enorme, pois muitos que foram aprovados no último concurso, ainda não foram nomeados, como recomenda o MPE. Em entrevista a Rádio 88 FM nesta segunda-feira (14) o promotor disse estranhar o fato de servidores temporários, que haviam sido demitidos pela administração municipal terem sido justamente os carcereiros que prestavam serviço auxiliar na custódia dos presos, da Delegacia de Livramento, e isso acabou dificultando os trabalhamos da unidade. “Descobriu-se que essas duas pessoas que trabalhavam como carcereiros eram irregulares, não tinham feito concurso. Na hora que o prefeito começou a colocar as pessoas para fora para convocar os concursados, uma das primeiras pessoas que tirou foram os carcereiros, não me pergunte por quê!”, relatou o promotor. Ainda segundo Millen, é necessário que a população e a imprensa se manifestem mais, para que o gestor seja mais transparente. “A população tem que ver que não basta ficar reclamando, tem que cobrar. Você tem direitos, a sociedade tem que ir para a Câmara, e cobrar dos vereadores. O papel do vereador é fiscalizar o trabalho do gestor”, finalizou Millen.



União pagou R$ 221,6 milhões em dívidas de estados e municípios em julho

(Imagem: Reprodução)

A União pagou em julho R$ 221,6 milhões relativos a dívidas de estados e municípios. Desse montante, R$ 208,7 milhões, ou 94%, foram para honrar pagamentos atrasados do Rio de Janeiro. Do valor restante, R$ 8,51 milhões foram para débitos do estado de Roraima e R$ 4,38 milhões para dívidas da prefeitura de Natal, capital do Rio Grande Norte. Os dados estão no Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito, divulgado hoje (14) pelo Tesouro Nacional. As garantias são concedidas para serem usadas em caso de calote dos estados e municípios. O Tesouro cobre a inadimplência dos entes, mas obtém de volta o dinheiro por meio da retenção de repasses federais (como os fundos de Participação dos Estados e Municípios e a devolução do Imposto sobre Produtos Industrializados -IPI - sobre as exportações). Segundo o relatório, do total pago em julho, o Tesouro recuperou R$ 7,97 milhões com a retenção dos fundos de participação, do IPI sobre as exportações e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).  Ainda de acordo com o Tesouro, atualmente restam a recuperar R$ 1,439 bilhão, relativos a garantias honradas de 2016 até hoje. Essa dívida é atualizada pela Selic, a taxa básica de juros da economia, atualmente em 9,25% ao ano. O valor corresponde quase à totalidade da dívida dos entes federativos. Segundo o Tesouro, o motivo é que ações judiciais movidas pelo Rio de Janeiro impedem um resgate maior. Duas decisões em ações cíveis movidas pelo estado, proferidas em janeiro e maio de 2017, impedem a União de reter as receitas previstas em contrato com o Rio. “Além das contragarantias bloqueadas do estado do Rio de Janeiro, restam ainda R$ 4,93 milhões a recuperar referentes a parcelas do estado de Roraima e da prefeitura de Natal, honradas em julho”, diz nota divulgada pelo Tesouro Nacional.



Rio de Contas: Caminhão carregado com produtos de limpeza tomba na BA-148

Foto: Whatsapp l 97NEWS

No início da tarde desta segunda-feira (14) um caminhão com placas de Feira de Santana carregado com produtos de limpeza tombou na BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O caminhão estava carregado com,  água sanitária, detergente, amaciante de roupas e sabão. De acordo com a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva conhecida como curva do "S" e acabou tombando. O condutor e dois passageiros ficaram feridos e foram atendidos por uma equipe do Samu 192 e encaminhados para o Hospital Municipal em Livramento de Nossa Senhora. O acidente ocorreu por volta das 12h30. Uma das faixas da pista precisou ser interditada para que o veículo e a carga fossem recolhidos.



Brumado: Prefeitura exerce o seu poder de polícia e derruba muros no Bairro São José

Segundo a administração municipal as edificações foram erguidas em terreno público, o que as deixou irregulares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já era esperado, algumas edificações localizadas no Bairro São José, mais especificamente na Rua Padre Cícero, próximo a Praça Edimundo Dantas Coelho que já tinham sido notificadas, por estarem irregulares, já que eram considerações invasões pelo poder público municipal acabaram sendo derrubadas em uma ação da prefeitura municipal na última sexta-feira (12). A ação acabou causando revolta em alguns moradores como o aposentado José Almeida, o popular "Zezito" que expressou que "a máquina da prefeitura chegou e foi logo derrubando, nem sequer observou se tinha alguém, poderia ter acontecido algo trágico" e emendou dizendo que "um idoso que sempre está no local, por sorte, não estava na hora, porque poderia ter morrido". E subindo o tom disparou que "o prefeito gosta é de derrubar, porque, ao invés disso ele não faz o esgotamento do bairro que é a grande urgência que temos aqui". Buscando maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, ouvimos o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que explicou que "primeiramente todo o procedimento foi observado, então não teria como acontecer um acidente. Quem afirmou isso está equivocado". 

No local será feita uma obra de canalização do Riacho do Bate-pé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

E continuou narrando que "esses muros foram derrubados porque são invasões de terrenos públicos. Isso já tinha que ter acontecido, inclusive já tinha sido enviadas as devidas notificações. O município está usando o seu poder de polícia para defender o que é do interesse coletivo. Essas obras, que fique bem claro, estavam irregulares, foram feitas na calada da noite, então não há justificativas plausíveis para aqueles que querem apenas criar factóides contra a gestão municipal". Cardoso ainda destacou que "agora poderemos executar as obras de canalização do Riacho do Bate-pé, o que irá evitar que, na época das chuvas, muitas residências sejam invadidas pelas águas, inclusive daqueles que ficaram insatisfeitos com as nossas ações". 

Os restos do muro que ficaram ao chão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)