ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Conquista: Incêndio atinge Central Reguladora de Hospitais do sudoeste

Forró do Sítio Novo 2019: Skol será a cerveja oficial da festa

Brumado: Secretário de Saúde diz que se for comprovado negligência médica no caso do filho de vendedor, os responsáveis serão punidos

Sistema que facilita posse de armas já está valendo

Empresários brumadenses participam de palestra motivacional 'Uaugomais' no Clube Social de Brumado

Presidente do Crea-Ba diz que trabalha para combater os famosos engenheiros 'Canetinhas' na construção civil

Operação nacional 'PC27' termina com mais de 90 presos na Bahia

Processos em fase de pagamento com perdas do 'Plano Collor 2' são liberados

Brumado: Moradores do bairro Baraúnas cobram de vereador mais dedicação; Elias Piau rebate e diz que não é ele que tem a 'caneta na mão'

Mulher é flagrada furtando caixa de loja de utilidades, em Tanhaçu; veja o vídeo

Brumado: Homem é preso após dar murro em rosto de vizinha

Santa Teresinha recebe Suba 100 de mountain bike neste final de semana

Brumado: Servidores do Judiciário se reúnem com professores do EJA para aplicação do Círculo de Construção de Paz

Brumado: De olho nas próximas eleições partidos garimpam filiados para 'Campanha Proporcional'

Operação nacional busca foragidos por roubo, homicídio e estupro em Brumado e outros Estados

Brumado: Feijão e tomate estão entre os vilões do alto custo da cesta básica

Mãe é suspeita de bater e quebrar a perna da filha de 6 anos com cabo de vassoura

Brumadenses despertam com uma garoa na Capital do Minério; semana será de tempo nublado

Brumado: Homem tem a cabeça esmagada por caminhão em acidente na Vila Presidente Vargas

Em viagens à unidades do interior, presidente do CREA visita inspetoria de Brumado e assina Termo de Cooperação Técnica com o município


Reserve já o seu Vatapá e Caruru da Semana Santa em 'Dona Lurdes'

Foto: Divulgação

A Semana Santa é uma das datas mais reverenciadas pelos cristãos, que vem acompanhada de uma mesa farta e de comidas típicas, as quais acompanham as tradições de cada região. No Nordeste, especificamente no sertão, algumas tradições são muito antigas e, até hoje, são mantidas por famílias que fazem questão de se reunir em torno desta data tão representativa. Dentre as tantas tradições existe uma que, em Brumado, é cada vez mais presente na mesa das famílias, que é o Vatapá e o Caruru da Semana Santa e, esta iguaria, tem seus representantes máximos na capital do minério como é o caso da Dona Lurdes, no qual é considerada por muitos como a grande mestra destes quitutes, já que o tempero e a qualidade são de máxima qualidade. Então você que deseja ter em sua mesa durante o cerimonial da Semana Santa em 2019 este prato extremamente delicioso e saudável pode ligar para 9.9829-9211 ou 3441-3166 e já deixe reservado o seu. Neste ano de 2019 as vendas serão feitas por encomendas a partir das 10h30 na sexta-feira Santa, na Rua Francisco Cândido Filho, 101 (Fundos do espaço Celebrare).



Vereadores aprovam criação de agência reguladora dos serviços de abastecimento e esgoto em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em segunda votação, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 08/2019, de autoria do poder executivo, que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb). A sessão que seria na sexta-feira (19) foi antecipada para esta quarta-feira (17), por conta do feriado da Semana Santa. O projeto foi aprovado pela base de situação, registrando apenas a ausência do vereador José Carlos e os dois votos contrários de oposição, pelos vereadores José Ribeiro e Edmilson Aguiar. O projeto volta ao executivo para sanção do prefeito Eduardo Vasconcelos.



Brumado: Grave acidente mata idoso na BA-148, próximo a comunidade de São Sebastião

Foro: Luciano Santos l 97News

Um idoso identificado como José Maria Isaias da Silva, de 65 anos, morreu vítima de um grave acidente ocorrido por volta das 13h desta quarta-feira (17), na BA-148, próximo a comunidade de São Sebastão, trecho que liga Brumado a Livramento de Nossa Senhora. O acidente aconteceu nas proximidades do matadouro no km 18. O idoso estava conduzindo uma motocicleta Kazinsky prata e, segundo informações, colidiu frontalmente com uma picape Amarok prata, vindo a óbito no local. Segundo testemunhas, o idoso não usava capacete no momento da colisão.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Duas unidades do SAMU 192 foram acionadas até o local. O motociclista teve várias fraturas expostas e por conta disso não resistiu aos ferimentos. Na picape viajavam uma família da cidade de Porto Seguro. Os ocupantes da picape não sofreram ferimesntos. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está na rodovia e registra a ocorrência. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), foi deslocada até o local para realizar a perícia. A PRE controla o trânsito na rodovia.



Brumado: UNEB realizará I Simpósio do Curso de Pedagogia & 2º Encontro de Turmas do PARFOR

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XX Brumado, estará realizando entre os dias 12 e 13 de junho, o “I Simpósio do Curso de Pedagogia & II Encontro de turmas do PARFOR”, em Brumado. O evento contará com Conferência, Mesa-redonda, Comunicações Orais, Oficinas, Minicursos, Lançamentos de Livros e Atividades Culturais em torno do tema “O legado freiriano para a formação de professores”. No intuito de aproximar professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação, Práticas de Ensino e afins, no sentido de suscitar o debate e a produção científica relacionados à formação de professores no Brasil, bem como motivar a troca de resultados de pesquisa sobre a temática, em suas implicações pedagógicas, sociais e históricas. Para participar como ouvinte ou submetendo resumos de trabalho as inscrições já estão abertas e vai até o dia 15 de maio, é necessário preencher a ficha de inscrição que se encontra no site do evento, a mesma deverá ser enviada para o e-mail: eventodepedagogiaembrumado@gmail.com. Todas as propostas apresentadas terão como foco a discussão sobre as contribuições do pensamento freiriano e o seu legado para a Educação Brasileira, sobretudo no que se refere à formação de professores. Para maiores informações acesse o site (Clique Aqui).



Embasa toma empréstimo de R$ 260 milhões para cosntrução de Estação que usará rejeitos para produção de biogás

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, na terça-feira (16), o projeto que autoriza a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a contrair um empréstimo de R$ 260 milhões com o banco alemão KFW Entwicklungsbank. O texto aprovado prevê a captação de recursos para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Camaçari e Dias D´Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, e a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte, com uso e aproveitamento energético do biogás. É o primeiro projeto que a Embasa vai fazer na Bahia. No Brasil, só a cidade de São Paulo, faz a reutilização da água. O projeto baiano, além de fazer o reuso da água no tratamento do esgotamento sanitário, vai gerar biogás, garantindo mais receita para o Estado. 



Brumado: Ministério Publico instaura inquérito para apurar irregularidades na implantação da 'Educação em Tempo Integral' na rede municipal de ensino

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado instaurou inquérito civil para apurar relatos de irregularidades no processo de implantação da Escola em Tempo Integral, na rede municipal de ensino em Brumado. Entre as denúncias apresentadas ao Ministério Público, os pais cobram a dispensa de alunos que possuam recomendações médicas ou restrições alimentares. Outras questões envolvem questões religiosas; falta de qualificação dos profissionais contratados por terceirizadas, que segundo a denúncia, estariam realizando aulas de reforço sem a formação acadêmica; banheiros insuficientes; falta de refeitórios; no intervalo de 11h30 as 13h, alunos ficam sem monitores, sendo observados apenas por diretor, vice-diretor e coordenador e outros itens que foram citados na denúncia. A portaria foi publicada no Diário do MP no dia 02 de abril. 

Foto: Divulgação

Ao 97NEWS, a Secretaria Municipal de Educação informou que já está acompanhando algumas das denúncias e que providêndias estão sendo tomadas. “São muitos itens abordados, estamos nos reunindo com os procuradores para responder. Ainda estamos dentro do prazo de resposta ao MP. Depois disso é que teremos um resultado daquilo que ficará definido.”, informou Edinéia Ataíde, Secretária de Educação. A publicação diz que a denúncia inclui também que os alunos da zona rural não recebem a primeira refeição do dia (café da manhã), por conta do atraso no transporte escolar. Também estão sendo investigados possíveis problemas de bebedouros que não atendem a demanda de 500 alunos na escola do distrito de Itaquaraí. Além do inquérito, o MP pede uma posição da Secretaria Municipal de Educação em relação aos problemas e quais medidas vão ser tomadas. Além disso, também é requisitado do Conselho Municipal de Educação de Brumado se foi informado a proposta de mudança do regime escolar e, se os espaços físicos das escolas foram inspecionados por seus membros.



Polícia recupera animais furtados na Região de Rio do Antônio e Malhada de Pedras; suspeitos continuam foragidos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na terça-feira (16), equipes da Polícia Civil e Militar de Rio do Antônio recuperaram vários animais que foram furtados em propriedades rurais localizadas no município de Malhada de Pedras e no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Os suspeitos estavam escondidos em uma mata na região de Malhada de Pedras. Com a aproximação dos agentes, eles conseguiram fugir. No local, os policiais encontraram uma espécie de acampamento montado pelos criminosos, e no entorno, havia uma área cercada onde os animais, após o furto eram confinados. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta situação, o crime principal é o abigeato, o qual trata-se de crime de furto ou roubo envolvendo animais do campo, destacando entre esses o gado. Tem por característica o fato de ser sempre praticado durante o período noturno, haja vista que a escuridão ou a pouca vigilância acaba por facilitar a execução do delito e também tornar difícil a identificação do agente praticante. Informações apuradas pelo 97NEWS destacaram que os suspeitos vendiam os animais para açougueiros da região. Na ação, foram recuperados 5 porcos, 01  vaca e 01 bezerro. Na operação, também foi apreendido um veículo Fiat Uno, usado na prática dos furtos. A polícia informou ainda que os autores já foram identificados e responderão a inquéritos policiais pela prática do crime de furto.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Saidão de Páscoa libera 168 detentos de presídio em Vitoria da Conquista

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Na terça-feira (16), a justiça concedeu à 168 presos do sistema prisional da cidade de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado o "Saidão de Páscoa". Os internos deixaram as celas no período da tarde, e devem retornar até às 10h da próxima terça-feira (23). O número inclui homens e mulheres. A medida contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto, os que tem autorização de trabalho externo ou os que já saíram em datas comemorativas nos outros anos. Para usufruir do saidão, o detento precisa de autorização nominal emitida pela Vara de Execuções Penais. Quem não retorna no horário previsto é considerado foragido e, se recapturado, pode perder o direito ao regime semiaberto e, por consequência, aos saidões futuros. A mesma punição é aplicada a quem comete algum crime durante a soltura ou que desrespeita as regras do saidão de não circular em área pública após às 18h, não beber e não frequentar bares, por exemplo.

 



Brumado: Superintendência de Trânsito esclarece dúvidas na implantação da Zona Azul

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Diante de vários questionamentos que a população tem feito sobre a implantação do estacionamento rotativo, a Zona Azul, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realizou na tarde desta terça-feira (16), uma coletiva de imprensa para esclarecer algumas dúvidas. O superintendente André Cardoso, comentou que o projeto do sistema teve início na sua gestão em 2017, mas ao passar dos anos, outros superintendentes passaram pela pasta e deram continuidade. De volta este ano, Cardoso conta que o projeto saiu do papel, e já é uma realidade, sendo contratada a empresa para o levantamento de estudo sobre o trânsito de Brumado e por ela, constatada a necessidade da concessão das vagas de estacionamento no centro da cidade, que será operada pela empresa Zadar. Ao 97NEWS, Cardoso contou que todo processo de implantação, existem falhas, e no decorrer, elas são corrigidas. "Algumas alterações serão feitas como por exemplo, residências que não possuem garagens. Esses moradores poderão solicitar da empresa a sua vaga. Isso se no caso não haver garagem. Possibilitando que o morador tenha o direito de estacionar na via sem pagar a taxa", disse. Outro fator que está sendo bastante questionado pelos usuários, são a quantidade de vagas para motocicletas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo André, a SMTT vai sentar com a empresa para tentar aumentar a oferta de vagas. "Hoje é utilizado alguns bolsões para implantar as vagas de motos, mas diante da necessidade, vamos pedir para que seja ampliada as vagas", destaca. De acordo com a SMTT, a previsão do início de cobrança das tarifas é para o mês de junho. "As ruas estão sendo sinalizadas verticalmente, e o próximo passo será a sinalização vertical, esse processo deve levar cerca de 50 dias e depois de instalados entra a fase de testes, depois que todo o sistema estiver implantado e testado é que vamos iniciar a tarifação". Na coletiva, o superintendente esclareceu ainda sobre a regulamentação do serviço de moto táxis em Brumado. De acordo com Cardoso, no momento atual só que tem direito a permanência na Zona Azul são os taxistas, por estarem regulamentados. Mas conforme o superintendente, após vários chamamentos para regulamentação da categoria, os mototaxistas começaram a procurar a SMTT para esclarecimentos. "Nós estamos fazendo a minuta da Lei, após isso haverá uma audiência com a categoria, e posteriormente será enviado o projeto para a Câmara de Vereadores. Se aprovado, será regulamentada o serviço de mototaxi em Brumado, e ai sim, eles poderão trabalhar dentro da Zona Azul", afirmou.



Após assalto na zona rural de Paramirim, Polícia Civil apreende suspeitos e recupera R$ 14 mil

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil de Paramirim apreendeu um adolescente de 14 anos e prendeu um jovem indentificado como Carlos Daniel de Jesus Pina, de 20, acusados de roubar um trabalhador rural na localidade conhecida como Juremal, zona rural de Paramirim, fato ocorrido na noite do último domingo (14). Segundo a Polícia, a dupla realizou várias ameaças e praticou múltiplas agressões contra a vítima, que foi deixada amarrada. Na fulga, os meliantes levaram a quantia de R$ 19 mil. Após o crime, os Investigadores da Polícia Civil conseguiram chegar à autoria e efetuaram a detenção de ambos os autores na zona urbana de Paramirim, e recuperou com os indivíduos a quantia de R$ 14 mil. A Polícia também apreendeu a espingarda utilizada no roubo. Os autores foram autuados em flagrante e permanecerão na carceragem da Delegacia de Paramirim. A vítima continua hospitalizada em razão da gravidade das lesões sofridas. 



Conta de energia elétrica ficará mais cara na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um reajuste tarifário nas contas de luz de consumidores da Bahia foi aprovado na terça-feira (16) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os novos valores passam a ser cobrados a partir do dia 22 deste mês. Os consumidores residenciais baianos serão impactados por um reajuste médio de 6,22%. Para os consumidores atendidos em baixa tensão, o aumento médio, residenciais e comerciais será de 6,6%. Já para consumidores atendidos em alta tensão, industriais, o aumento será de 5,09%. A empresa atende 6 milhões de unidades consumidoras. De acordo com a Aneel, a revisão tarifária periódica “reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica".



Contendas do Sincorá: PM prende homens por tráfico de drogas

Foto: Divulgação l Polícia Militar

A Polícia Militar da cidade de Contendas do Sincorá prendeu no último domingo (14), dois homens por tráfico de drogas. Segundo a PM, a guarnição foi acionada via denuncia anônima, informando que indivíduos estariam de posse de intorpecentes na residência do preposto Rosenildo Carvalho Brito. De imediato a guarnição deslocou até o referido local, chamado "Alto da Telebahia", onde encontrou o referido em frente a sua residência que tentou fugir, mas foi pego pelos policiais. Com ele, a PM encontrou 02 trouxias de maconha, 16 trouxinhas de cocaína, ainda, no interior da residência, foi encontrado com um segundo indivíduo identificado como Rodrigo Silva de Oliveira. Ao realizar busca no local foi encontrado mais 31 trouxinhas e um pequeno tablete prensado de maconha. Os dois homens e o material apreendido foram encaminhados a Delegacia de Brumado onde foi registrado a ocorrência. Conforme a PM, Rosenildo Já responde por tráfico de drogas. A polícia também registrou queixa contra Josenildo Carvalho por ameaças de morte contra a guarnição.



Brumado: Moradora relata que após troca de medidor sua residência ficou sem energia no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Imagine sair de sua residência, e ao retornar, ser informada por vizinhos que vários medidores da rua foram trocados pela Companhia Elétrica. Até ai tudo bem, porque a empresa trocou medidores analógicos por digitais. Mas o problema maior é saber que após a troca, sua residência está sem energia elétrica. Fato este que aconteceu com a universitária, Eucilene Xavier, de 27 anos, moradora da Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy. Em contato com a nossa Redação, a consumidora informou que ao retornar a sua residência por volta das 15h50, percebeu que não tinha energia elétrica na casa. "Fiquei preocupada, mas fui informada por vizinhos que o meu medidor havia sido trocado pelos funcionários da Coelba. Como tenho filhos, e preciso da energia para ligar alguns equipamentos. De imediato procurei o escritório da empresa, que me informou no qual eu deveria abrir um protocolo via telefone, para que a empresa retornasse em minha casa", relatou Eucilene. A universitária informou ainda, que diante da situação, tentou no 0800 da empresa, onde foi gerado um processo de manutenção, mas que a mesma deveria aguardar por cerca de até 24 horas. "Liguei no 0800, e como tudo hoje é informatizado, ou seja você fala com um robô, eles geraram um protocolo, mas me deram um prazo de 24 horas. Ou seja, eles vem aqui na minha residência, cometem um erro, e eu tenho que esperar até o outro dia. E os meus filhos como ficam. Vão ter que ficar no escuro?", argumentou Xavier. Ainda segundo a moradora, para não ficar no escuro, ela solicitou ajuda de um eletricista, que constatou que um dos fios da caixa do disjuntor ficou desligado. "isso é uma falha muito grande de uma empresa tão grande come está, eles deveriam testar se havia energia no local. E outra coisa, fizeram isto sem a minha presença na residência", lamentou a estudante. Devido ao horário comercial, nossa reportagem não conseguiu contato com a empresa. Mas fica aberto o canal para qualquer esclarecimento.



Bahia: Moradores de comunidades rurais recebem abastecimento de água e saneamento domiciliar

Foto: Divulgação

Através do projeto Bahia Produtiva, moradores de várias regiões rurais onde a escassez de água é mais intensa e a vida mais difícil, vem recebendo diversos benefícios. Por meio do projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), serão ampliados e recuperados 112 sistemas de abastecimento de água e construídos 1.400 banheiros residenciais em 213 comunidades, de 15 municípios, beneficiando 17,5 mil famílias. Os agricultores da comunidade de Palmeirinha, município de Seabra, contam que tinham que caminhar uma longa distância, a pé, em busca de água, mas há quatro meses, essa rotina foi modificada com a implantação de um poço artesiano. Os moradores da comunidade também receberam a construção de novos banheiros. Ao todo, 91 famílias de Palmeirinha foram beneficiadas pelo Bahia Produtiva, e 29 casas contempladas com as instalações de módulos sanitários.



Conquista: Mãe abandona filho recém nascido em estação rodoviária

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (15), uma mãe ainda não identificada, abandonou o próprio filho recém nascido na estação rodoviária de Vitória da Conquista. Segundo informações de testemunhas, a mãe teria pedido para uma mulher que estava também no local olhar a criança enquanto ela iria ao banheiro. Depois de esperar por vários minutos, a mulher se deu conta que a mãe teria fugido. A Policia Militar foi acionada com o Conselho Tutelar e a criança foi encaminhada ao Hospital Esaú Matos, onde justamente ela nasceu. De acordo com os médicos, o recém nascido está bem de saúde. A Policia Civil busca a identificação da mulher através das imagens das câmeras de segurança da rodoviária.

 

 

 

 

 



Seis são presos por esquema de 'drogas delivery' em Jequié e Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l SSP/BA

Seis homens foram presos nesta terça-feira (16) acusados de participar em um esquema de entrega de drogas em domicílio. Os suspeitos agiam nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os acusados já eram monitorados há alguns meses. Segundo o site Bahia Notícias, foram presos: Claudio de Paula Tourinho, Julio Cezar Oliveira Santos, Carlucio dos Santos, o 'Boneco', Adailton Gonçalves Reis, Marcos Mendonça Ribeiro – suspeito de participação em fraudes de veículos - e Udson Oliveira Ferreira, também conhecido como 'Moreno'. Eles foram encontrados em sete locais diferentes. A Operação Rochedo, como foi chamada, também apreendeu um revólver calibre 38, comprovantes de depósitos, celulares, anotações sobre a venda de drogas, tabletes de maconha e quatro armas de fogo. 



Prefeitura detecta 24 casas ocupadas irregularmente em residenciais de Brumado

Residencial Brisas - Foto: 97NEWS

O Núcleo de Fiscalização (NF), gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), intensificou as investigações das irregularidades de ocupação das casas dos residenciais Bom Jesus e Brisas entregues pelo Governo em parceria com a Prefeitura de Brumado. A ação visa sanar problemas relacionados a unidades vendidas, alugadas ou cedidas, e beneficiar quem de fato se encaixa nos pré-requisitos do programa. “Quando agente recebe a denúncia de que a casa foi invadida ou vendida, o papel da prefeitura é encaminhar um profissional para fazer essa averiguação. A medida que isso é realmente identificado, então esse profissional faz um relatório, e esse relatório a gente encaminha para a Caixa Econômica", informou a secretária Edinéia Ataíde. Mas de acordo com Ataíde, só quem tem o poder de desapropriar a casa é a própria Caixa Econômica. "Já temos alguns casos identificados, e que inclusive já foram enviados, e a gente percebe que a Caixa demora para para fazer isso", relatou a secretária, que informa ainda no qual a equipe jurídica da prefeitura vai intervir, e tentar uma audiência com a diretoria da Caixa Econômica na Cidade de Vitória da Conquista para tentar resolver a situação. "Nós temos muitas famílias que ainda não conseguiram sua moradia, e essa desapropriação é uma maneira de dar uma oportunidade as essas famílias", explicou. 

Residencial Bom Jesus - Foto: 97NEWS

De acordo com Edinéia, cerca de 24 moradias foram identificadas pela prefeitura com irregularidades. "Todas essas casas já estão com relatórios prontos, e vão ser encaminhados para a Caixa Econômica para as medidas cabíveis". O núcleo de investigações aponta ainda que há uma grande dificuldade em apurar novas irregularidades, porque acaba-se não encontrando ninguém nas casas. "Estamos elaborando um novo planejamento para que esta visita aconteça em horários alternados, para identificar outras situações. Porque pelas denúncias, não são só essas 24 casas, provavelmente tem mais". A SESOC esclareceu ainda que há uma fila de espera muito grande, e por conta de fraudes de alguns, eles não possam desfrutar de uma moradia. “A medida que a Caixa Econômica for desapropriando essas moradias irregulares, nós temos uma lista, e de acordo com a lista, vamos acomodando essas famílias que tanto precisam de um teto para morar”, explicou Edinéia Ataíde, Secretária da pasta de Educação que também atende a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. No município, existem cerca de 500 unidades habitacionais, distribuídas em dois lotes, Bom Jesus e Brisas I, II e III. As pessoas que foram beneficiadas, pagam parcelas entre R$ 25 e R$ 80 por mês, no prazo de 10 anos. 



Brumado: Com a implantação da 'Zona Azul', empresários investem em estacionamento privado no centro comercial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo antes da implantação do estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul, muitos empresários de Brumado, já apostavam na proposta de oferecer um estacionamento privado no centro comercial da cidade, devido ao grande fluxo de veículos que vem circulando pelas ruas da Capital do Minério. Sendo hoje considerado como um 'Polo Regional', onde cidades vizinhas procuram por atendimentos que vão desde a área da saúde, como também setores públicos e o comércio em geral. Apostando nesse crescimento que o município vem abraçando com bons olhos, e prevendo a possível falta de vagas para parar nas ruas, empresários investem em estacionamentos na região central. A cidade, que ha 10 anos atrás não se pensava em Zona Azul ou locais particulares destinados aos veículos, hoje vive uma expansão no trânsito. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004 Brumado tinha 18.570 automóveis. Dez anos depois este número saltou para 38.871. Com mais veículos nas ruas está cada vez mais difícil encontrar lugares para parar. “Geralmente rodo pelas ruas do centro, indo e voltando e não encontro vagas”, diz o vendedor Anderson Almeida, que visita o município a cada 30 dias. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Muita gente prefere parar na rua, mas por falta de opção ou pela correria vão querer pagar um pouco mais por uma vaga privada. Esse comportamento chamou atenção de empresários que começaram a criar estacionamentos na cidade. “Hoje, o funcionário ou patrão vai ter que ficar o dia todo no trabalho, então, eles vão pagar por uma taxa mais em conta para ficar o dia todo”, disse um dos empresários que preferiu não se identificar. Segundo ele, com a expansão da área Azul e outras mudanças na lei de zoneamento de trânsito levam a uma redução de vagas na região central. Segundo apurou o 97NEWS, cerca de cinco estacionamentos privados estão sendo preparados com a chegada da Zona Azul em Brumado. Para muitos, uma oportunidade de emprego nos novos empreendimentos. "Vou tentar uma chance com uma empresa dessas ai, pode ser minha primeira oportunidade de emprego", disse ao 97NEWS, o jovem Matheus Coelho, de 19 anos. 



Brumado: Moradores do bairro Malhada Branca reclamam de escorpiões e matagal em plena via pública

Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores da rua Anita Garibaldi, no bairro Malhada Branca estão apreensivos com a aparição de escorpiões. Os aracnídeos se escondem em terrenos baldios e até mesmo no matagal, no meio da rua. Para afastá-los, os moradores explicam que é preciso fazer uma faxina em frente as suas residências. Segundo eles, o problema é o mato alto que está atraindo os escorpiões e levando para dentro das casas. Eles ainda alegam que frequentemente os próprios moradores realizam a roçagem da via, mas mesmo assim a vizinhança notou um aumento do número de escorpiões. Em contato com a nossa Redação um morador diz que está preocupado e inseguro, principalmente por seus filhos. “Matamos vários escorpiões e muitos vizinhos tem relatos do animal em casa, então estamos preocupados”, conta. Os moradores ainda contam que já solicitaram da prefeitura a pavimentação da rua, mas que até o momento nada foi feito. "Vem aqui três ou quatro vereadores com promessas absurdas e não fazem nada, pensam que o povo é besta, a democracia chegou para todos, e vamos mostrar que o povo tem o poder", comenta outro morador. A preocupação é que, independente da espécie, os escorpiões são venenosos e podem ser fatais. 



Brumadense adquire 'intolerância química' após inalar pelo de cachorro; custo do tratamento é alto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sintomas como dores de cabeça, ânsia de vômito e mal estar, esses são os problemas que a diarista de 44 anos vem sofrendo diante de fortes cheiro de perfume ou contato com outros produtos que possuem cheiro. Diagnosticada com intolerância química a certos odores desde setembro do ano passado, a brumadense Dinorá Dias Barbosa, luta dia a dia para poder combater a doença e pagar o tratamento que ainda é muito caro. Em entrevista ao 97NEWS, Dinorá disse que adquiriu a doença após inalar pelo de cachorro. "Eu tinha um cachorrinho de estimação, quando comecei a sentir os sintomas, a médica pediu alguns exames e foi constatado que um pelo de cachorro causou uma infecção no meu cérebro", conta a diarista relatando que o corpo estranho causou sequelas e a deixou com a intolerância. Segundo estudos médicos, essa sensibilidade pode ser atribuída a uma incapacidade do indivíduo de se acostumar com certos aromas. Normalmente, quando entramos em um ambiente, a percepção do cheiro do lugar vai diminuindo com o tempo até que paramos de percebê-lo. Porém, se uma pessoa tem intolerância química, esse odor parece sempre estar presente. Dinorá conta que após o diagnóstico ficou impossibilitada de ajudar seu marido na renda familiar. "Meu marido trabalha, mas com o salário que ele ganha, eu pago o tratamento, que é caro. Além disso os remédios são todos comprados. Para se ter uma ideia, a vacina que eu tomo custa em torno de R$ 405, sem contar com as outras medicações", relata. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ela ainda conta que o tratamento é lento, e pode chegar à cinco anos. "Eu tenho que realizar a consulta a cada três meses com a médica, e cada visita a especialista custa R$ 500, meu marido está tomando dinheiro emprestado para poder pagar". Conforme Dinorá, o tratamento vai além de remédios, como por exemplo, sua higiene pessoal tem que ser feita com produtos especializados, que também tem um custo muito elevado e não se encontra em qualquer lugar. "Tenho que usar sabonetes, shampoos, antitranspirantes e até os remédios não podem conter cheiros", afirma a diarista. Muito emocionada, ela também conta que até os filhos, que hoje já casados, quando vai visitá-la, ficam impedidos de usar qualquer produto com cheiro. "Meus filhos ficam com muita pena de mim, mas eles também não podem ajudar muito, tem suas esposas e seus filhos". Em busca de ajuda dos poderes públicos, Dinorá disse que já procurou o Ministério Público, Defensoria Pública, Dires, Secretaria Municipal de Saúde e, mesmo assim não conseguiu ao menos a medicação. "Fui em todos esses órgãos, mas em nenhum deles consegui ajuda para o meu tratamento". Apelando para uma ajuda da população, Dinorá Dias disse que resolveu expor sua doença, para conseguir ajuda em seu tratamento. "Esse meu apelo é para ao menos conseguir a vacina que é aplicada a cada 45 dias", disse ao 97NEWS. Para doar qualquer quantia para Dinorá, basta ligar no 77 9.9906-6337.