ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Festa clandestina com cerca de mil pessoas é encerrada em Vitória da Conquista; um Policial Militar também foi detido

Brumado: Mercado Municipal do bairro São Felix será restaurado e transformado em Feira da Agricultura

Livramento de Nossa Senhora: Três pessoas morrem e outras três ficam feridas em grave acidente na BA-152

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Sesab suspende vacina da AstraZeneca em grávidas na Bahia; o município de Brumado foi informado nesta terça (11)

Ao invés de buscar soluções junto ao governo do Estado, Prefeitura gasta dinheiro público com placas sinalizando responsabilidade de esgoto

Em tom de agradecimento, vereador Santinho fala sobre sobre o seu retorno à Câmara de Brumado

Especialista da Clínica Mais Vida fala sobre os linfonodos: o que são e qual sua função

Brumado: Sem a presença de vereadores da oposição, Câmara elege Paulo César como vice-presidente da Mesa

Brumado confirma um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Três suspeitos de assaltos a bancos são presos no interior da Bahia

Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Ex-BBB acusa moradora de Tanhaçu de ataque racista na redes sociais

Homem usa verba de auxílio a empresas na pandemia para comprar um Lamborghini

Em cerimônia antecipada, suplente Santinho toma posse na Câmara Municipal de Brumado

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Bahia: Governo prorroga toque de recolher até 17 de maio em Brumado e mais 226 municípios

Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

Pax Nacional sempre ao seu lado

Rio de Contas: PM usa bombas de efeito moral para dispersar aglomeração em bar no distrito de Mato Grosso


Mulher dá à luz 9 bebês em Marrocos

Foto: Reprodução l Rede Social

Um possível recorde mundial pode ter sido quebrado no Marrocos, de acordo com o site Daily Mail. Uma mulher descobriu que seria mãe de nove filhos durante o parto. Inicialmente, Halima Cissé sabia que estava grávida de sete bebês, mas dois não apareceram nos exames de ultrassom. A mãe teve de ser transferida de Mali, país da África Ocidental, para o Marrocos e conseguiu ter os bebês. Após uma cesariana, as nove crianças, cinco meninas e quatro meninos, passam bem e devem retornar para casa nas próximas semanas. Ainda de acordo com Daily Mail, o médico que acompanhava a gestação da mãe informou que haveria 50% de chance de um único filho não sobreviver, mas todos estão vivos. Apesar da gravidez ser inédita, ainda não há informações se foi por meios naturais ou fertilização.



Brumado: Vigilância Sanitária orienta população e notifica comerciantes por venda de carnes estragadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último final de semana, a dona de casa Elaine Costa que mora no bairro Baraúnas, em Brumado, registrou o momento em que, ao cortar a carne comprada no mesmo dia em um açougue do mesmo bairro (veja aqui), encontrou larvas no alimento. "Eu fui até o açougue e comprei a carne, queria fazer uma sopa. No estabelecimento não percebi a qualidade da carne, mas quando cheguei em casa e cortei uma parte, meu Deus, tinha bastante larva. Fiquei muito triste com a situação", afirma a consumidora. Em entrevista ao site 97NEWS, o nutricionista da Vigilância Sanitária do município, Paulo Vigílio Souza Vargas, orientou a população para que faça denúncias, caso seja vítima de estabelecimentos que vendam carne ou outros derivados que estejam estragadas ou vencidas. "Primeiro é preciso contactar a vigilância sanitária, fazer a denúncia, ela é anônima, e tentar também com o proprietário do estabelecimento para informar o que está acontecendo. Mas mesmo assim, orientamos que faça a denúncia para verificação", destacou o nutricionista. Conforme Virgílio, como a carne é um produto perecível, requer muitos cuidados. "É preciso que haja um acondicionamento ideal, também é importante o manuseio correto, porque pode acontecer o que foi relatado pela consumidora", diz. De acordo com o fiscal da Vigilância, a pasta vem realizando as ações diárias de fiscalização sobre o manuseio e armazenamento de itens perecíveis, atendendo denúncias e reclamações da comunidade e observando de perto os segmentos com maior volume de queixas. "Antes da pandemia não tínhamos um volume de denúncias como agora. A nossa média diária é de duas a três denúncias por dia, e o foco maior tem sido carnes, tanto estragadas, quanto clandestinas", disse. Conforme o nutricionista, a Vigilância Sanitária possui um telefone para que a população faça denúncias. "Nem sempre precisa de provas para a denúncia, basta ligar e dar o nome e o endereço do estabelecimento que vamos checar. Se comprovado, recolhemos o produto e notificamos o proprietário para que ele faça o correção. O nosso telefone é o 3441-8743", afirmou.



Bahia: Governo flexibiliza decreto e autoriza venda de bebidas alcóolicas no fim de semana

Foto: Reprodução

O governo da Bahia decretou, nesta quarta-feira (5), a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana nas cidades onde a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a covid-19 esteja abaixo de 75%. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Mesmo com a autorização de reabertura dos bares e restaurantes, há quase um mês, a administração estadual havia mantido a proibição da venda de bebidas alcóolicas. A medida não agradou o setor. De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia, Luiz Henrique do Amaral, a decisão estadual era “contraditória” e teria como consequência o fechamento de 70% dos bares do estado. A última prorrogação da restrição foi válida até esta terça-feira (3). Além da permissão da venda de bebidas, o governo também decidiu flexibilizar o horário do toque de recolher em Salvador. A partir desta quarta-feira (5), a restrição de circulação pelas ruas da cidade passa para as 22h às 5h. 



Mulher é presa acusada de abuso contra criança durante 3 anos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Uma mulher de 55 anos, que não teve a idade revelada, foi presa em Vitória da Conquista, acusada de estuprar uma criança durante três anos. Segundo a Polícia Civil, os abusos ocorriam quando a vítima tinha entre seis e nove anos de idade. A agora adolescente contou sobre os abusos e disse que precisou de ajuda psiquiátrica. À TV Sudoeste, a delegada Rosliene Correia, que apura o caso, disse que a acusada era vizinha da família da criança e trabalhava como cuidadora. Conforme a Polícia Civil, a criança ficava sob os cuidados da mulher enquanto os pais dela trabalhavam. A delegada ainda declarou que a criança teve de passar por exames psiquiátricos, sofreu depressão, o que afetou o rendimento escolar. O mandado de prisão preventiva foi cumprido por policiais civis do Núcleo da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista, após ordem da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.



Caetité: PF prende chinês acusado de lavar dinheiro de cartéis internacionais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de nacionalidade chinesa e panamenha foi preso em Caetité, pela Polícia Federal (PF). O acusado, de 48 anos, é suspeito de integrar uma organização internacional de lavagem de dinheiro em larga escala. Segundo a PF, ele é acusado de transferir uma soma de dinheiro oriundos do tráfico de drogas nos Estados unidos [EUA] e na Europa para países das Américas do Sul e Central, além da Ásia. Ainda conforme a polícia, no período entre abril de 2016 e julho de 2017, o homem teria lavado mais 900 mil dólares para cartéis mexicanos e colombianos que atuam no tráfico de drogas internacional. As quantias obtidas no tráfico eram inseridas primeiro no sistema bancário dos EUA. Depois, as somas eram transferidas para contas em Hong Kong, controlados pelo acusado. O estrangeiro teve a prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com base em  representação do Escritório Central Nacional da Polícia Federal no Brasil, fundado  no Tratado de Extradição firmado entre Brasil e os EUA. 



Velório de Zé Carlos de Jonas acontecerá na Câmara de Brumado; Prefeitura decreta Luto de 7 dias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O velório do vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o "Zé Carlos de Jonas", que faleceu vítima da Covid-19, na terça-feira (05), acontecerá nesta quarta-feira (05), no plenário da Câmara de Brumado. O corpo do presidente ficará no local até às 09 desta quarta. Em seguida, o cortejo seguirá até a zona rural onde a família do parlamentar vive. No local, apenas homenagens póstumas serão realizadas para o vereador. Zé Carlos faria 58 anos nesta quarta, no dia em que será sepultado, no Cemitério da Vila Presidente Vargas. A prefeitura de Brumado decretou luto oficial de sete dias no município por conta da morte do presidente da Câmara. De acordo com o decreto, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), destacou que ele “prestou relevantes serviços para a comunidade brumadense”. Além do luto oficial, Vasconcelos ainda decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta quarta (05). De acordo com a publicação, os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando em regime de plantão.



Jovem morre esmagado por trem em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem identificado como Bruno da Silva Porto morreu após ser atropelado por um trem em Brumado. O acidente aconteceu no fim da tarde de terça-feira (04), por volta das 17h. Ao 97NEWS, a Polícia Civil afirmou que o jovem foi atropelado por um trem de carga que passava na ferrovia que margeia a rua Virgílio Ataíde, no Bairro do Mercado. O maquinista afirmou que tentou frear, mas por conta do peso da carga, o trem não parou. O corpo de Bruno foi dividido em várias partes. Conforme a Polícia, transeuntes disseram que ele tinha o costume de pegar “ponga” em cima do trem. Outra possibilidade é a de que ele decidiu tirar a própria vida. Partes do corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado e vai passar por perícia.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Paulo Gustavo morre de Covid no Rio, aos 42 anos

Foto: Reprodução

O ator e humorista Paulo Gustavo, um dos artistas mais populares e admirados do país, morreu na terça-feira (4), aos 42 anos, vítima de Covid-19. Criador de Dona Hermínia e de outros personagens inesquecíveis no teatro, na TV e no cinema, ele estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O quadro de saúde de Paulo Gustavo piorou na noite de domingo (2), quando sofreu uma embolia pulmonar. Antes, ele vinha apresentando melhoras significativas – chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e a interagir com médicos e com o marido, Thales Bretas. Nesta terça, um novo boletim informou que o ator estava com quadro irreversível, mas mantinha os sinais vitais. Às 21h12, no entanto, foi constatada a morte do ator. Com um estilo de humor acessível, baseado em cenas familiares e cotidianas, Paulo Gustavo conquistou o Brasil e teve uma trajetória de enorme sucesso, em produções como o campeão de bilheteria “Minha mãe é uma peça: O filme” (2013), que rendeu duas continuações. Lançada em 2019, a mais recente se tornou a comédia com maior público da história do cinema nacional.



Brumado registra um óbito por conta da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 04 de maio, o município de Brumado registra 8.214 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.966. Entre os diagnósticos: 23 internações, 164 óbitos, 305 pacientes em tratamento e 7.745 recuperados. No momento, 34 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.334 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Presidente da Câmara de Brumado morre aos 57 anos por complicações da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente da Câmara de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o "Zé Carlos de Jonas", 57 anos, morreu nesta terça-feira (04) por complicações da Covid-19. O parlamentar estava intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC). Zé Carlos de Jonas apresentou complicações em seu quadro respiratório na segunda-feira (03). Ele lutava contra o vírus há quase um mês. Marques completaria 58 anos de idade nesta quarta-feira (05). O vereador estava em seu quarto mandato e presidia a Câmara de Brumado pela primeira vez.



Yahoo Respostas é desativado nesta terça-feira (04)

Foto: Reprodução l Yahoo

Criado em 2005, o Yahoo Respostas reuniu durante todos esses anos milhões de perguntas de internautas buscando resolver problemas de informática, de relacionamentos, dúvidas escolares e até mesmo questões filosóficas. Nesta terça-feira (04), a plataforma foi desativado após 16 anos tirando as dúvidas mais diversas. Desde 20 de abril, a plataforma só estava disponível no modo leitura, sem permitir mais perguntas e respostas. Ao acessar o endereço do serviço, o usuário é redirecionado para a página do comunicado.

Foto: Reprodução

O mesmo ocorre com o acesso do serviço nos Estados Unidos. Quando o Yahoo anunciou a mudança no início do mês passado, a empresa afirmou que "não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo". O usuário tem a opção de baixar os seus dados antes do dia 30 de junho. Na segunda (2), a operadora americana Verizon anunciou venda do Yahoo e AOL por US$ 5 bilhões. O serviço perdeu relevância nos últimos tempos. A conclusão vem de um e-mail de despedida enviado à funcionários da empresa que afirma que o site "tem ficado menos popular ao longo dos anos". A quantidade de informações falsas e teorias conspiratórias que aparecem no site contribuem para a falta de credibilidade da plataforma. O Yahoo afirma que quer investir em "conteúdo confiável de alta qualidade".



Estado de saúde do vereador brumadense Zé Carlos de Jonas é crítico

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após dar entrada no Centro de Atendimento a Covid-19 no bairro Malhada Branca, em Brumado, no dia 06 de abril, o vereador Jose Marques Pessoa (PSB), o "Zé Carlos de Jonas", foi encaminhado ao Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), em Vitória da Conquista. Zé Carlos que é presidente da Câmara de Brumado, ficou com os pulmões comprometidos e teve que ser entubado no dia 11 do mesmo mês. No fim de abril, o parlamentar apresentou melhoras. Entretanto, no início de maio, segundo o site Sudoeste Acontece, o parlamentar que tem 57 anos voltou a ser entubado e seu estado de saúde é considerado crítico e precisou ser intubado novamente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HCC. Conforme a reportagem, o vereador apresenta dificuldades na respiração. Na próxima quarta-feira, nesta quarta-feira, dia 05 de maio, o parlamentar completa 58 anos. 

 



Jovem invade escola e mata 3 crianças e uma professora no Oeste de SC

Foto: Simone Fernandes l Arquivo Pessoal

Um jovem de 18 anos entrou em uma escola municipal de educação infantil na manhã desta terça-feira (4), em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a secretária municipal de Educação, Gisela Herman, três crianças e uma professora morreram. Segundo informou a Polícia Civil ao site G1, que confirmou as mortes, o assassino, um jovem de 18 anos, deu golpes contra o próprio corpo e foi levado em estado gravíssimo para um hospital da região. Segundo o delegado regional de Chapecó, Ricardo Newton Casagrande, o adolescente entrou na escola, que fica no Centro do município, e atingiu as vítimas com um facão. De acordo com o 2º Batalhão da PM de Chapecó, que presta apoio na ocorrência, por volta das 10h35 várias ligações foram feitas de moradores e funcionários pedindo socorro no local. A PM continua em frente à escola. "A Cre/Copom recebeu diversas ligações informando que um masculino entrou armado de arma branca tipo (facão), na Creche Aquarela Berçário - município de Saudades/SC, diversas ligações pedindo socorro da polícia, que o indivíduo estaria golpeando alunos e professores", informou a PM. As idades das vítimas e do adolescente não foram informadas. A escola atende crianças de 6 meses a 2 anos. O Corpo de Bombeiros está no local e isolou a área. O município de Saudades tem 9,8 mil habitantes e fica cerca de 600 quilômetros de Florianópolis.

 



Brumado: Morador registra momento em que mototaxista cai em buraco no bairro São Felix; veja

Foto: Leitor l 97NEWS

Era por volta de 9h49 da manhã desta terça-feira (04), quando Ivan Souza, após levar uma passageiro, seguia de motocicleta pela Rua Francisco Ramos da Silva (Rua da Lavanderia), no bairro São Felix, mas foi surpreendido no meio do caminho. Acabou sofrendo um acidente e o motivo, um buraco na via. O mototaxista teve ferimentos, principalmente na perna, danos no veículo. Indignado com a situação, um morador da localidade gravou um vídeo para mostrar a situação. "Ai pessoal tá vendo, os buracos olha ai. O rapaz acabou de cair aqui de moto, olha o outro buraco lá", disse o morador se referindo à outro trecho da Rua Cinco de Outubro. "Já reclamamos várias vezes sobre esses dois trechos, mas até hoje a prefeitura não fez nada. E aqui é assim, sempre que chove, aparece buraco", contou o morador. Já o mototaxista afirmou que por sorte, ele sempre dirige com cuidado e em baixa velocidade. "A gente já não aguenta mais esses buracos na cidade. Quando a gente critica dizem que é politicagem", afirmou Souza. Veja o vídeo:



Brumado: Polícia Civil recupera mais um celular furtado na cidade

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

A Polícia Civil de Brumado, recuperou nesta terça-feira (04), mais um aparelho celular que foi furtado no centro da cidade. Segundo informou o delegado titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique de Oliveira, ao site 97NEWS, o furto aconteceu no dia 06 de abril deste ano. "A vítima havia deixado o aparelho carregando no seu local de trabalho e momentos depois percebeu o sumiço", disse o delegado. Conforme o titular, após trabalhos investigativos, nesta terça-feira o aparelho foi encontrado com uma mulher que na qual disse tê-lo comprado pelo valor de R$ 800 na mão de uma pessoa desconhecida que lhe abordou na rua. "Este celular possui preço de mercado de aproximadamente R$ 1.600,00, sendo razoável que a receptadora desconfiasse tratar de produto de crime. A vítima do furto foi comunicada da recuperação do celular e já compareceu na Delegacia para recebê-lo". Ainda segundo Dr. Paulo, a Polícia Judiciária alerta que toda pessoa que adquire produtos e objetos proveniente do crime responde por receptação, cuja pena é de até 04 anos de prisão. "Quando for comprar um aparelho celular usado ou novo solicite ao negociador a nota fiscal e/ou caixa do produto, pergunte sobre a procedência e desconfie de valores muito baratos, caso contrário o barato sairá muito caro", afirmou o titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique.



Carreata marca a abertura do Maio Amarelo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma carreata realizada na manhã de segunda-feira (04), marcou a abertura do Maio Amarelo em Brumado, que visa à conscientização no trânsito. Participaram do evento as equipe da 18ª Ciretran, Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), 34ª CIPM e 2ª CIPRv. A carreata teve início às 8h30 na Rua Dr. Mário Meira e percorreu as principais avenidas da cidade, ressaltando os cuidados no trânsito. O "Maio Amarelo" é um movimento criado em 2011 e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. A ideia é mobilizar os cidadãos para agir com responsabilidade e prudência em seus trajetos diários. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o tema: Respeito e Responsabilidade, na campanha de 2021, conforme os organizadores, é preciso ter consciência de que, não são com as mesmas ações, que será possível mudar o atual quadro de acidentalidade do trânsito. "Dentre desse quadro, surge outra palavra com um significado muito apropriado: Responsabilidade", destacam. Além do respeito, o movimento cita a empatia como mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento. "A empatia é o carro chefe da convivência: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!". De acordo com a organização, com base nesses conceitos nasceu o tema do Movimento Maio Amarelo 2021: Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito.

 

Foto: Luciano Santos l 97News


Brumado registra uma morte de Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação l Sesau

Na segunda-feira, 03 de maio, o município de Brumado registrou 8.205 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.894. Entre os diagnósticos: 24 internações, 163 óbitos, 339 pacientes em tratamento e 7.703 recuperados. No momento, 42 ainda aguardam resultado laboratorial e 10300 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Dona de casa compra carne estragada e registra o fato nas redes sociais

Foto: Leitor l 97NEWS

Não é raro alguém se deparar com larvas dentro de carnes estragadas em Brumado. Situações como essa chegam a Vigilância Sanitária do município com frequência e a Agencia Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) considera que o sentimento de repugnância do consumidor ao se deparar com algo assim no alimento que pretendia consumir, por si só, já é suficiente para que a empresa seja multada. "Estamos lutando dia a dia contra esse tipo de crime não só em Brumado, como na região em que a Adab atua. Vender carne estragada é crime", disse o veterinário e fiscal da Adab, Clemente Fernandes. No último final de semana, a dona de casa Elaine Costa que mora no bairro Baraúnas, em Brumado, registrou o momento em que, ao cortar a carne comprada no mesmo dia em uma açougue do mesmo bairro, encontrou larvas no alimento. "Eu fui até o açougue e comprei a carne, queria fazer uma sopa. No estabelecimento não percebi a qualidade da carne, mas quando cheguei em casa e cortei uma parte, meu Deus, tinha bastante larva. Fiquei muito triste com a situação", afirma a consumidora. 

Foto: 97News

Segundo Elaine, minutos depois ela retornou ao açougue e exigiu a substituição do produto. "Me deram outra carne, agora eu acho que as pessoas tem que ter um pouco de consciência. Se ver que o estado do produto não é bom, descarta e não vender, é o que tá acontecendo em Brumado. Isso não é um relato só meu, outro dia minha irmã passou por isso", disse Costa. Após a publicação da dona de casa na internet, outras pessoas comentaram sobre o assunto em outros estabelecimentos. "Esse fato não é só em um estabelecimento, outros também fazem isso. Tá faltando mais fiscalização da Vigilância Sanitária", comentou. O art. 7º Constitui crime contra as relações de consumo: IX - vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo; Pena - detenção, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa.



Petrobras anuncia venda de termelétricas em Camaçari por R$ 95 milhões

Foto: Divulgação

A Petrobras anunciou a assinatura de um contrato de venda de três termelétricas do Polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O valor total da venda é de R$ 95 milhões. As termelétricas são Arempebe, Bahia 1 e Muricy. Elas são movidas a óleo combustível e geram uma potência de 329 megawatts. Em fevereiro deste ano, a Petrobras já havia anunciado a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde. O valor da venda foi de R$ 1,65 bilhão, aprovado pelo conselho fiscal da empresa. O grupo de investimento Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos, efetivou a compra. As vendas fazem parte de um plano da empresa em todo país, tanto de refinarias quanto de termelétricas.
 



Brumado: Vereador Beto Bonelly cobra mais segurança na Feira Livre e no Mercado de Carnes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Através de indicação, o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que providencie maior segurança na área interna da Feira Livre e do Mercado das Carnes. O parlamentar pediu que guardas municipais façam a vigilância no local durante vinte quatro horas. No momento, a região conta apenas com 2 vigilantes. Em sua justificativa, Bonelly salientou que há muitas reclamações por conta da falta de segurança na feira. “Temos notícia de boxes sendo arrombados e todo material, que é o trabalho de pais de família, furtado. Pedimos, assim, que a Prefeitura Municipal, através da Guarda Municipal, ofereça mais segurança interna durante o dia e durante a noite também”, reivindicou. O vereador também protocolou na Câmara Municipal um requerimento solicitando que a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) amplie a ronda no entorno da Feira Livre de Brumado. Bonelly justificou que o policiamento ostensivo na região visa garantir segurança para comerciantes e consumidores. “Entendemos que mais ronda ajuda a inibir ações de meliantes que usam o tamanho do estabelecimento para fazer suas ações”, pontuou.