ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado


Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Foto: Divulgação

A Clínica Santa Clara promove em abril a campanha Abril Verde, que ressalta a importância da prevenção e da segurança no trabalho. O Abril Verde representa o compromisso da Santa Clara com a conscientização sobre a importância da saúde ocupacional e da prevenção de acidentes. Vamos juntos promover ambientes mais seguros e saudáveis para todos. Em Brumado, a Santa Clara trabalha diariamente para dar o suporte necessário para que o seu negócio seja um local seguro para todos. Na cidade, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Foto: Reprodução

O Brasil registrou 80.012 novos casos de tuberculose em 2023, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico de Tuberculose, divulgado em março deste ano pelo Ministério da Saúde. Houve uma queda de aproximadamente 1,95% no número total de diagnósticos no ano passado. Em 2022 foram 81.604 notificações. Em abril de 2023 o Governo Federal criou o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Cieds) com o objetivo de elaborar ações para eliminar a doença no país.



Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Foto: Reprodução

O dono de um cachorro da raça pitbull morreu após ter sido atacado pelo cão  na manhã deste domingo (14) em Mogi Mirim, no interior de São Paulo. O animal foi morto com um tiro disparado por um guarda municipal, vizinho da vítima, ao tentar prestar socorro. A vítima é um homem de 31 anos que sofria de ataques epiléticos. Sua morte foi constatada no local pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, a vítima teve uma hemorragia intensa por conta de um ferimento na garganta causado pela mordida. Ainda segundo os Bombeiros, a esposa da vítima e dois filhos estavam na casa no momento do ataque do pitbull. Conforme relato dos familiares, o homem tomava remédio controlado e teve uma convulsão no quintal de casa. Foi então quando o guarda municipal, vizinho da família, escutou os gritos, pulou no quintal da residência e tirou o cachorro de cima da vítima. No entanto, o animal se debatia muito e tentava atacar outras pessoas. Para contê-lo, o guarda atirou e matou o pitbull. A perícia foi acionada.



Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com 83% de todos os casos de dengue nas Américas, o Brasil lidera o ranking da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) seguido pelo Paraguai com 5,3% e Argentina com 3,7%, totalizando 92% dos casos e 87% das mortes na região. Em 2024, o Brasil já registrou mais de 3,1 milhões de casos prováveis da doença e 1.292 mortes confirmadas, com outros 1.875 óbitos em investigação. Os dados da Opas referem-se às 14 primeiras semanas epidemiológicas do ano, incluindo notificações dos EUA (304 casos) e nenhum do Canadá. Em relação à taxa de incidência, a Guiana Francesa está no topo da lista, enquanto o Brasil está em terceiro lugar nesse índice.



Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia

Foto: Reprodução

Um homem acusado de abusar sexualmente da própria filha foi preso, neste sábado (13), na cidade de Santo Estêvão, na região do Vale do Paraguaçu, na Bahia. A prisão do acusado foi feita por policiais civis, com apoio da Polícia Militar do município, que deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva. O homem foi indiciado por estupro de vulnerável. De acordo com a Polícia, o acusado abusava sexualmente da filha, dos 9 aos 12 anos de idade, no Povoado da Mamona, zona rural de Santo Estêvão. O caso começou a ser investigado em outubro de 2023, quando foi registrada a notícia do crime, pela mãe da garota. O acusado foi encaminhado para custódia na carceragem da 1ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (1ª Coorpin) de Feira de Santana.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Homens são detidos com simulacros de pistola em Brumado

Foto: Divulgação l 24º BPM

Uma dupla foi detida na noite da na última quarta-feira (10) com dois simulacros de pistola na cidade de Brumado. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os indivíduos foram localizados, na rua Sargento Antenor Santos, no bairro das Flores durante um patrulhamento ostensivo. A guarnição da PM percebeu a dupla em atitude suspeita, quando realizou uma abordagem. Durante a revista os dois simulacros de pistola foram localizados. A dupla que já tem passagens pela polícia foi apresentada na Delegacia Territorial de Brumado para adoção de medidas cabíveis.



Pai é preso na Bahia suspeito de colocar chumbinho em chupeta do filho de 2 meses por não aceitar paternidade

Foto: Reprodução

Um homem suspeito de tentar matar o filho de 2 meses envenenado com chumbinho no ano de 2010, foi preso na quinta-feira (11), no distrito de Barra de Pojuca, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador. Segundo a Polícia Civil, o homem colocou o veneno na chupeta do bebê por não aceitar a paternidade da criança. A diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Andréa Ribeiro, detalhou que na época do crime, em outubro de 2010, o bebê foi socorrido para um hospital, onde foi medicado e sobreviveu. Apesar da tentativa de homicídio ter acontecido há quase 14 anos, o mandado de prisão preventiva contra o suspeito foi expedido pela Justiça em 2018. Desde então, ele era considerado foragido. A polícia não detalhou o motivo pelo qual o mandado de prisão preventiva só foi expedido em 2018, oito anos após o crime. A delegada Andréa Ribeiro informou que quando interrogado sobre o caso, o suspeito disse, à época, que queria apenas dar um susto na mãe do bebê. A prisão do suspeito aconteceu durante a 37ª fase da "Operação Argus", feita por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O suspeito fez exames de lesões corporais no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador e foi encaminhado à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde está à disposição da Justiça.



Vitória da Conquista lidera ranking de registros de dengue na Bahia

Foto: Divulgação

O município de Vitória da Conquista lidera o ranking de cidades com mais casos de dengue na Bahia. Em relatório divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), até a sexta-feira (12), a cidade contava com 19.879 casos prováveis da doença. Conquista também tem o maior número de óbitos pela doença, totalizando oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia. Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente. O município de Feira ainda registra três óbitos, somando, desta forma quase, 30% quando das mortes quando acrescido aos registros de Vitória da Conquista. De acordo com a Sesab, a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional. A diretora da Vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, continua reforçando a necessidade de que os municípios intensifiquem suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como ampliem o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados.



Sistema de reconhecimento racial ajuda prender acusado de homicídio no centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Câmeras de segurança do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) captaram através do reconhecimento facial, um foragido da justiça caminhando na Avenida Dr Antônio Mourão Guimarães, Centro de Brumado. Segundo o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a unidade que fica em Vitória da Conquista acionou os militares do 24° Batalhão que capturaram o homem de 52 anos, residente na zona rural. O foragido é acusado de praticar um homicídio em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Os militares capturaram o procurado na altura da Rua Exuperio Pinheiro Canguçu, também na região central, já se preparando para retornar para a zona rural. Ele foi encaminhado para a delegacia de Brumado onde está à disposição da justiça. O registro foi feito na manhã da última quinta (11).



'Buscapé Arreio de Ouro' é mais uma atração do Forró do Sítio Novo 2024

Foto: Divulgação

A banda Buscapé Arreio de Ouro é mais uma atração anunciada pela produção do Forró do Sítio Novo 2024. Atendendo aos pedidos do público, os organizadores do evento decidiram incluir mais uma atração de renome para abrilhantar a festa. O Forró do Sítio Novo, conhecido por sua organização impecável e ambiente acolhedor, será realizado no dia 25 de maio de 2024, no Sítio Novo, em Brumado. Com venda de ingressos no Contêiner Point do Ingresso e também online através do site www.bilheteriadigital.com, os interessados devem garantir logo o seu lugar nessa festa imperdível. Além de Buscapé Arreio de Ouro, a grade de atrações conta com nomes de peso como Iguinho e Lulinha, Cícero Dantas, Eric Land, Edigar Mão Branca, Lucas Love e Forró Capim Santo. Com um lineup diversificado, o evento promete agradar a todos os gostos e garantir uma noite de muita diversão e música boa. O Forró do Sítio Novo é realizado pela Solegal e RP Produções.



Oportunidade: Grupo Map está contratando em diversas áreas para o Conjunto Penal de Brumado

Foto: Divulgação

A empresa Grupo MAP está contratando pessoas para atuarem como:

- Monitores de ressocialização;

- Monitor de Cinéfilo;

- Técnico de enfermagem;

- Enfermeiro;

- Pedagogo;

- Psicólogo;

- Assistente Social e Médico;

Salário inicial de R$ 1.480,00 + 30% risco de vida, plano de saúde e alimentação no local. Os interessados devem enviar currículo via whatsapp no 71 9.9621-5947. É necessário inserir no título do email o nome da função.



Vinhos produzidos na Chapada Diamantina são premiados em concursos nacionais

Foto: Reprodução

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é mais uma vez destaque nacional na produção de vinhos de alta qualidade. Três rótulos da Vinícola Reconvexo, totalmente produzidos na cidade do Norte baiano, foram premiados no Wines of Brazil Awards (WBA) 2024, uma das maiores premiações da indústria de vinhos do país na atualidade. A Reconvexo selecionou três amostras dos seus vinhos para participarem do WBA 2024, e o resultado foi excelente: todas elas foram premiadas com medalhas de ouro pelos jurados. O concurso contou com 36 avaliadores especializados, separados em seis grupos de seis cada, todos profissionais renomados no mercado nacional de vinhos e com certificações de nível avançado em conhecimento sobre vinhos. As amostras premiadas foram: Tom de Tempranillo 2022, que recebeu 90 pontos, premiado com a Medalha Gold; Tom de Marselan 2023, com 91 pontos, também Medalha Gold; e Vila do Ventura Barriguda 2022, que recebeu 92 pontos e recebeu a Medalha Grand Gold.



Sul-Americana - confira quais foram as melhores campanhas de clubes estrangeiros nas fases de grupos das últimas edições

Foto: Reprodução l Freepik

A Sul-Americana promoveu os primeiros jogos de sua fase de grupos no dia 2 de abril. Neste texto, vamos conferir quais foram as melhores campanhas de clubes estrangeiros nesta etapa nas últimas edições da competição. Aproveite para descobrir o nome de uma plataforma que é referência em apostas esportivas e que conta também com um Cassino online. Nela, você poderá fazer apostas em jogos da Sul-Americana e da Libertadores, que estão sempre nas notícias.

2021

Na fase de grupos da edição de 2021 da Copa Sul-Americana, o Independiente (ARG) se destacou entre os clubes estrangeiros.

Naquela etapa, o time foi a campo o contra Montevideo City Torque, contra o Bahia e contra o Guabirá, somando 14 pontos e terminando na primeira colocação da tabela do Grupo B. O retrospecto da equipe foi de 4 vitórias e 2 empates.

2022

Na edição seguinte, em 2022, Melgar (Grupo B) e Unión Santa Fé (Grupo H) conquistaram a classificação somando 12 pontos.

No entanto, o clube argentino se destacou no quesito saldo de gols (8 contra 4).

2023

Já na última edição da fase de grupos da Copa Sul-Americana, a melhor campanha entre clubes estrangeiros foi entregue pelo Newell’s Old Boys, da Argentina. 

O time esteve presente nas disputas do Grupo E, em jogos contra Audax Italiano, Blooming e Santos. O clube argentino construiu um retrospecto invicto de 5 vitórias e 1 empate, anotando 16 pontos e garantindo a primeira colocação.

2024

Entre os clubes estrangeiros que estão indo a campo nas disputas da atual edição, estão: Independiente Medellín, Boca Juniors, Argentino Juniors, Lanús e Racing.

Vale lembrar que a fase de grupos da Libertadores também teve início no último dia 2 e também está levando a campo clubes estrangeiros de peso, como o Colo-Colo, o Cerro Porteño, o Alianza Lima, The Strongest, o Junior Barranquilla e o River Plate.

Com tantos clubes de peso jogando pela classificação, muitos fãs de futebol também vão querer fazer apostas nas partidas. No site da Betsat, eles podem fazer seus lances nessas duas e em muitas outras competições esportivas, como a NBA, a NFL e a Liga dos Campeões.

São diferentes opções de esportes para apostas, além de uma opção de cassino online para os interessados.

 



Anvisa avalia proibição do cigarro eletrônico no Brasil

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para a próxima quarta-feira (17) a discussão sobre a liberação da venda do cigarro eletrônico no país. Em dezembro, os diretores abriram consulta pública sobre uma minuta de resolução que reitera a proibição desses produtos. Uma versão consolidada do texto será novamente avaliada pela agência. A consulta pública aberta teve 13.930 manifestações. Foram favoráveis a manter esses dispositivos proibidos no país 37% dos participantes, enquanto 59% disseram ter opinião diferente -- contrária ou com outras ponderações. Entre os profissionais de saúde, 61% fizeram avaliação positiva da proibição. Outros 32% disseram que os efeitos foram negativos.



Presidente do PT Bahia confirma filiação e pré-candidatura de Guilherme Bonfim a Prefeitura de Brumado

Guilherme e Eden Valadares - Foto: Reprodução l Rede Social

O presidente do PT da Bahia, Eden Valadares, confirmou a filiação de Guilherme Bonfim ao Partido dos Trabalhadores e a pré-candidatura a prefeito de Brumado. A confirmação foi publicada na rede social de Guilherme na noite desta quinta-feira (11). "Olá meus amigos e minhas amigas, meus companheiros e companheiras do PT de Brumado. Estamos aqui na sede estadual do PT da Bahia recebendo, acolhendo a filiação e chegada do companheiro Guilherme Bonfim, filiado ao PT de Brumado, confirmado no PT da Bahia e do Brasil", disse. Ainda durante sua fala, Eden confirma o nome de Bonfim como pré-candidato do PT na cidade. "Já é o nosso pré-candidato do PT Bahia, do PT Brasil, pré-candidato de Lula, de Jerônimo, de Wagner, de Rui na cidade de Brumado", diz. Ainda segundo a Executiva estadual do PT, nos próximos dias, haverá um evento pra confirmar a pré-candidatura de Guilherme. "Nos próximos dias estaremos aí em Brumado lançando a pré-candidatura, não é isso Guilherme”, afirmou o petista. Guilherme aproveitou para agradecer e falou sobre o seu projeto para Brumado. "É um projeto que cuida de gente de verdade, se importa com as pessoas, muito obrigado pelo apoio e convite, a esse partido que sempre fez parte da minha história" agradeceu. Veja o vídeo:



Começa dia 18 de abril a 1ª Copa Brahma de Futsal, em Brumado

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, o município de Brumado sediará a primeira edição da Copa Brahma de Futsal. O presidente da Associação de Esportes da Bahia (AESB), Alecarlos Pires, compartilhou seu entusiasmo com o evento, destacando a ansiedade dos atletas e todos os envolvidos. "A competição já atraiu grandes nomes do esporte e marcas reconhecidas, prometendo ser um destaque no calendário esportivo baiano", disse. Para Alecarlos, essa iniciativa representa uma realização pessoal significativa, com a aspiração de tornar-se um evento regular no cenário esportivo local. "É uma grande satisfação trazer para Brumado uma celebração esportiva de alto nível, com tamanha singularidade e caráter festivo". O evento contará com a participação de atletas de destaque, a competição promete ser emocionante, elevando ainda mais o seu prestígio. O torneio contará com a presença de oito equipes representando diversas cidades, como Aracatu, Brumado, Ituaçu, Dom Basílio e Rio de Contas. "É importante ressaltar que a Copa Brahma de Futsal está sendo organizada com toda a estrutura necessária, incluindo medidas de segurança e saúde para garantir o bem-estar dos atletas e dos espectadores, com a presença de policiamento para reforçar a tranquilidade do evento", finalizou o empresário.



Passageiro de 28 anos morre após caminhão capotar entre o Distrito de Ibitira e a cidade de Caetité

Foto: Divulgação l CIPRv

Na madrugada desta quinta-feira (11) por volta das 03h da madrugada, um passageiro veio a óbito e o motorista de um caminhão ficou ferido após o veículo em que eles estavam capotar na rodovia BR-030, trecho entre o Distrito de Ibitira (Rio do Antônio) e Caetité. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu no km 306 da rodovia e conforme observado no local do sinistro, supõe-se que o condutor do caminhão modelo VW/24.280 ao trafegar pela rodovia  numa curva ali existente, acabou perdendo o controle da direção, vindo a se  precipitar na ribanceira e, em seguida, vindo capotar. Com o impacto o passageiro de 28 anos identificado como Rodrigo D. S P. veio a óbito no local. Já o motorista identificado como Fernando de 23 anos foi encaminhado para a UPA 24h de Caetité. Seu estado de saúde é estável, segundo informou a PRE. O corpo de Rodrigo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi.



Ex-Secretário 'Maguinho' anunciará sua pré-candidatura a Vereador em Brumado

Foto: Divulgação

O ex-secretário das pastas de Administração e SESOC, Carlos Magno, o "Maguinho", lançará sua pré-candidatura a Vereador em Brumado nesta sexta-feira, 12 de abril. O evento será às 19h30, no bairro São Félix. Maguinho atua a 18 anos na vida pública e durante sua despedida dos cargos contou com o apoio do Prefeito Eduardo Vasconcelos e do Secretário de Saúde, Cláudio Soares Feres, que também estarão presentes no evento. Conforme Maguinho, toda a população está convidada a participar e conhecer suas propostas para Brumado.



Brumado: Policiais Civis e Militares apreendem quase R$20 mil em drogas com integrante do CV

Foto: Divulgação l 24º BPM

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na tarde desta quarta-feira (10), policiais civis e militares de Brumado prendeu um homem com uma farta quantidade de drogas avaliada em quase R$20 mil. A apreensão ocorreu na Rua Corina Silva Caires, no Bairro Santa Tereza. O suspeito, que já faz uso de tornozeleira eletrônica, possuía diversas condenações criminais relacionadas ao tráfico de drogas. Na residência onde o suspeito estava foram encontradas 86 porções pequenas de cocaína, uma porção grande da mesma substância, além de 20 porções de maconha de tamanho médio. Além das substâncias ilícitas, os agentes apreenderam dois celulares, dois mini celulares, a quantia de R$ 50,00, dois cartões bancários e um caderno contendo diversas anotações, possivelmente relacionadas às atividades do tráfico. O jovem detido, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Territorial de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis.