ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Homem leva rasteira de gari, passa mal e morre logo após tentativa de assaltar em MG

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um homem que supostamente roubou um idoso, acabou morrendo minutos depois, após ser interceptado por populares. A situação ocorreu no Centro de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (12). De acordo com o jornal O Tempo, o acusado aparentava ter 38 anos e teria puxado o dinheiro das mãos de um senhor de 76 anos, que acabava de sacar R$ 550 na lotérica. Ao ser assaltado, o idoso gritou pedindo ajuda e populares cercaram o suspeito que em seguida, passou mal. Ele teve uma parada cardiorrespiratória. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas o homem não resistiu e morreu no local.



Mulher é detida após jogar soda cáustica em funcionária de posto de saúde na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma mulher foi detida após entrar uma unidade de saúde na cidade de Lauro de Freitas, e jogar soda cáustica em uma funcionária da recepção, nesta terça-feira (12). Uma câmera de segurança flagrou o momento exato da agressão. Segundo o site G1, o caso aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Vida Nova, no bairro Recreio Ipitanga. Conforme a Prefeitura de Lauro de Freitas, a vítima foi socorrida para o Hospital Menandro de Faria, e depois foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. De acordo com a prefeitura, a funcionária sofreu queimaduras de 1° grau nas pernas e na barriga. Os ferimentos não foram considerados graves pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). A gerente da USF Vida Nova registrou o caso na delegacia de Lauro de Freitas. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado como lesão corporal grave.



Companheiros e ex-companheiros são responsáveis por 9 em cada 10 feminicídios cometidos na Bahia

Foto: Reprodução

Dez a cada nove feminicídios cometidos na Bahia têm como autor o companheiro da vítima. O número foi apontado no infográfico Feminicídios na Bahia, apresentado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com o levantamento, 92,6% dos crimes foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros e namorados das mulheres. Os dados foram coletados a partir de Boletins de Ocorrência (BO), registrados pela Polícia Civil (PC). Ao todo, foram registrados 672 feminicídios no estado entre 2017 e 2023. É como se a cada três dias uma mulher fosse vítima de feminicídio no estado. Em média, houve um crescimento 7,6% ao ano nos registros deste tipo de crime. A pesquisa ainda apontou que o perfil da maior parte das vítimas era de mulheres entre 30 e 49 anos, negras e não-solteiras. O principal local dos crimes foi o domicílio delas, representando 80% dos registros. Quanto ao objeto utilizado, a maioria dos crimes foi cometido com um arma branca (46,6%), armas de fogo (28,5%) e objetos contundentes (8,0%).



TSE cria centro para combate de desinformação e uso indevido de inteligência artificial em campanhas eleitorais

Foto: Divulgação l TSE

Para reforçar a fiscalização das eleições municipais em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Centro Integrado de Combate à Desinformação e Defesa de Democracia (Ciedde). O órgão será lançado oficialmente nesta terça-feira (12). O centro será comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Além dele, outras sete pessoas devem compor o Ciedde, mas o nome delas ainda não foi anunciado oficialmente pelo tribunal. Também foi divulgado pela Corte que a iniciativa visa “promover a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, em especial as plataformas de redes sociais e serviços de mensageria privada, durante o período eleitoral, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo plenário do TSE para a propaganda eleitoral”. O Ciedde ainda deverá prestar auxílio aos Tribunais Regionais Eleitorais no processo de fiscalização do uso de inteligência artificial em campanhas. Serão analisados também materiais irregulares que simulem a imagem ou voz de uma pessoa, sem o conhecimento ou autorização dela. O funcionamento do centro deve contar com o apoio da Procuradoria-Geral da República, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



MP vai investigar supostos ataques racistas nas redes sociais contra Davi Brito, do BBB

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia instaurou um procedimento para apurar supostas práticas racistas cometidas nas redes sociais contra Davi Brito, participante do Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo. A apuração vai ser realizada por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo. Uma representação foi protocolada junto ao MP-BA na última segunda-feira (11), por um representante de Davi. Segundo a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, as empresas detentoras das redes sociais serão oficiadas e devem enviar informações dos perfis que seriam de autores dos supostos ataques. A intenção é identificar essas pessoas. “Nós temos instrumentos jurídicos e tecnológicos para descobrir a autoria deste tipo de mensagem”, garantiu a promotora.



Cidade baiana registra 38,4°C e tem quarta maior temperatura do Brasil

Foto: Reprodução

A cidade de Cipó registrou a quarta maior temperatura do Brasil na segunda-feira (11), com 38,4°C. Entre as 12 cidades que registraram as temperaturas mais altas no dia, três são da Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades de Jeremoabo e Ribeira do Amparo registraram uma temperatura de 37,3ºC. No restante do país, as cidades que tiveram as maiores temperaturas foram: Boa Vista (40,1°C), em Roraima, Corumbá (38,6°C), no Mato Grosso do Sul e Pão de Açúcar (38,5°C), em Alagoas. A menor temperatura do país foi em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, com 8,8°C. Já Piatã, no Centro-Sul, é a primeira cidade baiana a aparecer na lista das 50 mais frias de segunda, com 17°C.



Brumado: SESOC divulga resultado de inscrições para cursos semiprofissionais

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC) torna público o resultado das inscrições para os cursos de “Estrutura Fotovoltaica e Sistema Renovável de Energia Solar” e “Eletricidade Básica e Instalações Elétricas”. Os inscritos foram divididos em dois grupos, sendo que um já começa a ter aula nos próximos dias. A aula inaugural será realizada nesta sexta-feira (15), às 18h30, na UAB. Ao todo, serão 4 semanas de conteúdos teóricos e práticos. Os cursos são em áreas com alta demanda no mercado de trabalho e, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade para que o brumadense se profissionalize e tenha uma oportunidade a mais na hora de conseguir um emprego. Em breve as inscrições serão abertas novamente para completar a segunda turma de cada curso. Veja (aqui) a relação dos inscritos aprovados:



Bahia confirma duas mortes por chikungunya em 2024

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do estado (Sesab) informou, na segunda-feira (11/03), que a Bahia já registrou duas mortes em consequência da chikungunya neste ano. As mortes aconteceram nas cidades de Teixeira de Freitas e Ipiaú, no extremo sul e no sul do estado, consecutivamente, diz a pasta. Ainda de acordo com a Sesab, ao todo, foram registrados 3.918 casos prováveis de chikungunya na Bahia até 9 de março deste ano. Em 2023, 4.747 casos prováveis da doença foram notificados, o que representa um declínio de 17,5%.



Em 2 anos, 13 milhões de brasileiros deixam de passar fome

Foto: Reprodução

Estudo do Instituto Fome Zero aponta que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil passou de 33 milhões no 1º trimestre de 2022 para 20 milhões no 4º trimestre de 2023, uma queda de 13 milhões no número total de pessoas que passam fome no país. A pesquisa se baseou em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022 e 2023 (Pnad Contínua), combinados com informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018, para desenvolver modelos matemáticos. “Deve-se fazer uma ressalva. A estimativa aqui analisada é preliminar e deve ser interpretada como uma análise de cenário de como está a situação geral da insegurança alimentar e nutricional no Brasil e de seus indicadores macroeconômicos”, destaca o estudo. “O comportamento dos indicadores descreve um cenário de estabilidade dos indicadores determinantes de insegurança alimentar e nutricional e, portanto, o início de uma possível retração da prevalência de insegurança alimentar”, explica. A pesquisa mostra ainda que, em 2022, o Brasil enfrentava uma grave crise de insegurança alimentar, com 65 milhões de pessoas com restrições nutricionais. “Em 2023, com mudanças políticas e medidas econômicas, incluindo a restauração do Novo Bolsa Família e a expansão do BPC [Benefício de Prestação Continuada], houve uma melhoria”. “Embora encorajadores, os resultados ressaltam a necessidade contínua de ações coordenadas para enfrentar a insegurança alimentar. O estudo destaca a importância de dados confiáveis e oportunidades para orientar políticas públicas e intervenções futuras”, avalia o instituto. “Apesar dos avanços, o trabalho para garantir a segurança alimentar de todos os brasileiros continua. A colaboração entre pesquisadores, formuladores de políticas e a sociedade civil será essencial para enfrentar os desafios persistentes e criar um futuro mais justo e seguro para todos”, defende o Instituto Fome Zero.



Itapetinga: Homem é preso suspeito de assediar centenas mulheres na rede social

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma ação da Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga em conjunto com o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) resultou, nesta segunda-feira (11), na prisão de um homem, de 37 anos, suspeito de assediar 117 mulheres por meio de um perfil falso em uma rede social. A investigação teve início há sete meses, quando uma das vítimas registrou um boletim de ocorrência no Neam informado que tinha sido extorquida por um homem. “Ela relatou que o suspeito, com quem trocou mensagens e fotos íntimas, passou a exigir o valor de R$ 3 mil para não tornar público os conteúdos”, informou a titular do Núcleo, delegada Déborah Soares Pereira. No decorrer da apuração, constatou-se que o homem usava um perfil falso para atrair mulheres e, após o envio de conteúdos íntimos das vítimas, ele tentava extorqui-las, tendo o crime de violação sexual mediante fraude e extorsão sido registrado por, pelo menos, seis delas. “Seis inquéritos estão em andamento e, com a prisão do suspeito, acreditamos que outras vítimas compareçam às unidades da Polícia Civil para denunciar o crime”, acrescentou a delegada do Neam. Com o cumprimento da ordem judicial, ocorrida no âmbito da Operação Átria, o homem passou por exame de lesões corporais e está à disposição do Poder Judiciário.



Três veículos se envolve em acidente na BR-030, trecho entre Brumado e Caetité

Foto: Divulgação l CIPRv

Por volta das 18h30 desta segunda-feira (11), um acidente no KM 308 da rodovia BR-030, trecho entre Brumado e Caetité, provocou uma colisão lateral envolvendo três veículos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o sinistro resultou em danos materiais e pessoais. Conforme a PRE, o acidente ocorreu quando um veículo Fox transitava no sentido Brumado a Caetité e, por razões ainda não esclarecidas, invadiu a pista oposta, colidindo lateralmente com uma S10 e uma Fiat Toro que trafegavam no sentido oposto, de Caetité a Brumado. 

Foto: Divulgação

O impacto da colisão deixou danos significativos nos veículos envolvidos, além de causar ferimentos no condutor do veículo Fox. A vítima foi socorrida por populares e conduzida ao posto de atendimento do distrito de Ibititá, onde recebeu atendimento médico. Posteriormente, foi liberado após avaliação e cuidados médicos.



Brumado: No mês da mulher, Sílvia Mello é homenageada na Escola Suzana Maria Guimarães

Foto: Divulgação

No último dia 07 de março, em alusão ao "Dia Internacional da Mulher", Sílvia Mello, professora, escritora, cantora, compositora e tradutora, foi homenageada na Escola Suzana Maria Guimarães. A solenidade fez parte do projeto “Semana da Mulher”, de autoria do professor Me. Erivan Coqueiro Sousa, apoiado pela equipe diretiva e professoras. 

Foto: Divulgação

Os alunos apresentaram jogral, fizeram perguntas e entregaram bilhetes para Sílvia. Na ocasião, ela leu poemas autorais, falou do Dia da Mulher, dos livros escritos, incentivou a leitura literária, doou livros autorais e cantou. A escola entregou presentes e uma Menção honrosa pela relevante contribuição à Brumado e ao mundo em diversas áreas.



Brumado: Trabalhadores poderão se opor à Contribuição Assistencial até 13 de março

Foto: Divulgação

Foi assinado na última quarta-feira (06/03), a Convenção Coletiva 2024 dos trabalhadores do comércio da região de Brumado. Conforme o Acordão 935, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Contribuição Assistencial dos Trabalhadores deverá ser descontada de associados ou não, ficando garantido o direito de oposição ser manifestado em assembleia. Para aqueles que não se manifestaram nas assembleias, poderão extraordinariamente se manifestar somente através do site (veja aqui), no prazo improrrogável de 72 horas, a contar da 00h00 do dia 11/03/2024 até o dia 13/03/2024. Os funcionários do comércio que desejarem se opor à cobrança de 2,5% sobre o seu salário deverão se manifestar nos dias 11/03, 12/03 e 13/03 através de link disponibilizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, que fica localizado na Avenida Coronel Tibério Meira, 206, sala 203, Centro, Brumado. O telefone é (77) 99849-9561.



Motorista embriagado bate em três motocicletas e foge na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um veículo Corsa Sedan colidiu contra três motocicletas estacionadas na Avenida Leônidas Cardoso, no centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora, nesta segunda-feira (11), por volta das 10h20. Segundo a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) o condutor do veículo teria fugido no sentido da comunidade da Barrinha. De posse das informações, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), deslocou-se até a referida comunidade, onde localizou o veículo e o condutor, que estava visivelmente embriagado. Este foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das devidas providências legais.



Projeto Mais Brasil oferece diversos cursos para população de Brumado

Foto: Divulgação

Desde 2017, o Projeto Mais Brasil tem impactado positivamente o município de Brumado, proporcionando oportunidades de crescimento profissional. Agora, o projeto abre novas inscrições para diversos cursos que têm como destaque colocar os alunos no mercado de trabalho. Reconhecido como um dos projetos mais eficientes nesse sentido, o Mais Brasil oferece uma chance única de se qualificar por apenas R$10 e 1 quilo de alimento, que será destinado à população carente.

Opções de Cursos e Horários:


- Auxiliar de Farmácia e Drogarias: 8h00 às 9h40
- Atendimento em Hospitais, Clínicas e Agente de Saúde: 9h45 às 11h25
- Auxiliar Administrativo e Informática Básica para Concurso: 11h30 às 13h10
- Recepcionista, Vendas e Gerenciamento em Lojas: 13h15 às 14h55
- Operador de Caixa, Estoquista, Repositor e Rotinas de Supermercado: 15h00 às 16h40.

Local das Inscrições: Escola Zilda Neves, Centro.

Horário: 8h as 12h e 14h as 16h.

Documentos necessários: Cópia de RG ou CPF

Taxa de inscrição: R$10 (custeio de material didático online)

Aulas: Aos sábados

Custo: Sem mensalidades

Reconhecimento nacional dos Certificados Mais Brasil.

Nosso compromisso é preparar a população para as exigências do mercado de trabalho, proporcionando cursos semanais aos sábados. Os interessados não precisam se preocupar com mensalidades, sendo necessário apenas  uma única  taxa de certificado, com valores entre R$10 a R$70, garantindo um certificado de 40 horas.

Início das aulas: Sábado, 16 de março

Idade mínima para participar: 13 anos

Mais Informações via WhatsApp: (75) 9 9809-5636.



Soma de mortes confirmadas e por suspeitas de dengue em 2024 já passa de mil no Brasil

Foto: Reprodução

O Painel de Monitoramento de Arboviroses informou que 363 mortes por dengue já foram confirmadas no Brasil somente este ano. Além disso, existem ainda 763 óbitos em investigação que podem ter sido causados pela doença. No geral, após dados serem divulgados nesta segunda-feira (11), são totalizadas 1.126 mortes confirmadas e suspeitas até o momento. Na última atualização de dados na sexta-feira (8), o país contabilizava 1.342.086 casos de dengue e um coeficiente de incidência da doença de 660,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os casos prováveis, 55,5% são de mulheres e 44,5% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. O estado de Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (464.223). Em seguida, estão São Paulo (238.993), Paraná (128.247) e o Distrito Federal (122.348). Ao se considerar o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 4.343 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.260), Espírito Santo (1.270) e Paraná (1.120).



Tireoidite de Hashimoto e suplementação de selênio: funciona?

Foto: Divulgação

A Tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo em áreas iodo-suficientes (como no Brasil, onde o sal é iodado). Vale lembrar que nem todo mundo que tem Tireoidite de Hashimoto desenvolve o Hipotireoidismo. Alguns  vão se apresentar com função tireoidiana normal apesar da inflamação tireoidiana (indivíduos eutireoidianos), outros vão mostrar hipotireoidismo leve (subclínico, com tsh aumentado e t4livre normal), e os demais vão desenvolver o hipotireoidismo propriamente dito (manifesto, com sintomas, tsh elevado e t4livre baixo). O selênio, por sua vez, é um elemento fundamental na síntese de hormônios tireoidianos, além de exercer ação antioxidante. Assim, acredita-se que o selênio tenha papel relevante no Hashimoto. Uma meta-análise (tipo de estudo que tem forte evidência científica) recém publicada na renomada revista Thyroid, evidencia que o selênio foi efetivo e seguro em baixar o tsh (hormônio que aumenta no Hipotireoidismo ) e anti-TPO (anticorpo presente no Hashimoto e que agride a tireoide), ao menos nos pacientes que NÃO estavam ainda em uso de reposição de hormônios tireoidianos (Puran T4, Levoid, Syntroid ou Euthyrox). Esta meta-análise sinaliza uma percepção potencialmente valiosa para a prática clínica, mas são necessárias pesquisas maiores e de maior qualidade para confirmar os achados, bem como para estabelecer as doses de selênio a serem utilizadas e o seu custo-benefício. Em conclusão, os autores ponderam que a suplementação de selênio é segura e tem potencial para mudar a evolução da doença, sobretudo nos portadores de Tireoidite de Hashimoto que ainda não desenvolveram hipotireoidismo manifesto, ou o desenvolveram num estágio leve (subclinico). Por: Dra. Nathale Prates - Médica Endocrinologista CRM-BA 19758 RQE 11857. Agendamento de consultas pelo WhatsApp (71) 99209-7355.



Filha do vice-prefeito de Brumado, Suzi Leite Pereira morre aos 33 anos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A engenheira Suzi Leite Pereira, de 33 anos, morreu neste domingo (10), no município de Ilhéus. Suzi era filha do vice-prefeito de Brumado, Édio da Silva Pereira - Continha (PcdoB). Suzi estava morando no sul do Estado e após sentir um mal estar, a engenheira foi até uma unidade de saúde e logo depois veio a óbito. A família ainda não informou detalhes sobre velório e sepultamento. Suzi era formada em Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ela era casada e deixa um filho.



Governo Federal autorizará construção de campus do Ifba em Macaúbas

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está programado para autorizar a construção de um novo campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) em Macaúbas. A cerimônia oficial está marcada para a próxima terça-feira (12), no Palácio do Planalto. O Ministério da Educação (MEC) destaca que a iniciativa faz parte do projeto de expansão da rede de ensino técnico e superior em todo o país. Além de Macaúbas, outras cidades contempladas com novos campi do Ifba incluem Poções, Salvador, Remanso, Itabuna, Ruy Barbosa, Santo Estevão e Ribeira do Pombal.



Brumado: Jovem é atingido por tiros no bairro São Félix

Foto: Arquivo l 97NEWS

Um jovem de 20 anos que não teve o nome divulgado foi atingido por disparos de arma de fogo neste sábado (09), na Rua Benjamin Santos, no bairro São Félix, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, o indivíduo estava no local do crime, quando homens a bordo de uma motocicleta chegou efetuando os disparos. A vítima foi atingida na perna e no pé. Ele foi socorrido por familiares e levado para o Hospital Municipal de Brumado. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Brumado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.