ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ministério da Saúde amplia público alvo de vacinação contra a dengue para doses próximo ao vencimento

Água e esgoto terão reajuste de 5,8% na tarifa da Embasa

A Clínica Mais Vida realiza diversos tipos de Ultrassonografia com Doppler com equipamento de alta definição e tecnologia

Homem esfaqueia ex-mulher e comete suícidio em Tanque Novo

Filho de vereador é encontrado morto em Caetité

Clínica Santa Clara reforça campanha de doação de sangue

Cantor de seresta preso após terminar show de São João é solto e volta a se apresentar no interior

Clínica Mais Vida informa que estará de recesso entre 22 e 25 de junho

Homens são 98% dos presos por aborto no Brasil, diz Justiça

'Rei da Seresta' é preso após show no interior da Bahia

Brumado: Paulo Henrique é encontrado morto às margens de linha férrea no bairro Dr. Juracy


Turnê de Roberto Carlos terá shows em Feira de Santana e Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

O cantor Roberto Carlos anunciou nesta segunda-feira (10) duas cidades na Bahia que irão receber shows da dua turnê "Eu ofereço flores". As apresentações serão em Vitória da Conquista, em 18 de julho, e Feira de Santana, no dia 20. Os shows serão no Estádio Municipal Lomanto e na Arena Cajueiro, respectivamente, ambas às 21h, com abertura dos portões às 19h. As vendas dos ingressos para Vitória da Conquista serão iniciadas a partir do dia 12, às 12h, através da internet ou das bilheterias físicas. Os locais estão disponíveis no site do artista. Já em Feira, os ingressos estão abertos a partir do dia 14, às 12h, também online ou presencial. Os locais para compra incluem o balcão de ingressos da Galeria Maria Luiza ou do Shopping Jomafa, assim como lojas da Lucidata e Aria Hall. 



Maio termina com o menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O mês de maio de 2024 terminou com o menor número de mortes violentas registrado pela Polícia Civil nos últimos 12 anos, na Bahia. Os índices criminais do período de janeiro a maio deste ano foram apresentados na manhã desta segunda-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência (COI). Com 347 casos, maio apresentou o menor número contabilizado para um mês nos últimos 12 anos, superando junho de 2020, quando foram computadas 348 ocorrências. No balanço dos cinco meses de 2024, a Polícia Civil registrou 1.928 casos este ano, contra 2.162 mortes em 2023, representando uma redução de 10,8%. "A integração das Forças da Segurança, o investimento em efetivos e equipamentos, além da ampliação das ações de inteligência resultaram na redução das mortes. Fechamos 2023 com diminuição de 6% das mortes e, este ano, com muito trabalho e dedicação dos policiais e bombeiros, chegamos a 10,8% de queda dos índices", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.



Eleição pode ter 2º turno em mais de 100 cidades e, pela 1ª vez, em todas as capitais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nas eleições de 2024, pela primeira vez na história, mais de 100 cidades municipais terão um eleitorado superior a 200 mil pessoas, o que as fará escolher seus futuros prefeitos com a opção de dois turnos. A Lei prevê rodada apenas para locais com mais de 200 mil eleitores. Segundo os dados de eleitorado disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até abril, serão 102 municípios habilitados a realizar a segunda rodada de votações este ano. Em 2020, última eleição local do país, foram 95 os locais em que os eleitores tiveram dois turnos. Além disso, pela primeira vez todas as capitais brasileiras terão segundo turno. No ano passado, a única que ficou de fora foi Palmas, que em 2020 registrou cerca de 180 mil eleitores, e agora, segundo os dados da corte eleitoral, tem 207 mil.



Funcionários do IBGE aprovam indicativo de greve para 1º de julho

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aprovaram um indicativo de greve a partir do dia 1º de julho. A informação foi divulgada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (ASSIBGE). O indicativo foi aprovado durante reunião da Direção Nacional, que aconteceu entre os dias 4 a 7 de junho, no Rio de Janeiro. No encontro houve a participação de delegações de 22 Estados e do Distrito Federal. Apesar disso, a decisão deverá ser encaminhada para as assembleias locais para aprovação. As reivindicações dos funcionário incluem  uma reposição salarial. Eles ainda são contrários à proposta oferecida pelo Governo Federal, de um reajuste de 9% no ano que vem, além de 3,5% para 2026. "Não é razoável que, além de ter sido negado o patamar salarial requerido, o governo esteja ainda projetando uma ampliação do injustificável desnível remuneratório entre órgãos de equivalente posição topográfica no Estado brasileiro, vez que aos trabalhadores do Banco Central os percentuais oferecidos foram de 10,9% em 2025, e outros 10,9% em 2026", disse o sindicato, em nota à imprensa.



Show SOS Rio Grande do Sul acontece no próximo domingo (16) na AABB de Brumado

Foto: Reprodução

No próximo domingo (16), às 20h30, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brumado vai ser palco do show 'SOS Rio Grande do Sul' com Sílvia Mello, Wander e Lucas Thailan. O show será no bom estilo da MPB e contará com participações especiais. Segundo a AABB, o  ingresso será por meio de doações de alimentos não perecíveis, como água mineral, roupas, agasalhos, calçados, produtos de higiene corporal íntima feminina, colchões, cobertores. Além disso, aos que não puderem estar presentes no show, haverá transmissão ao vivo nas redes sociais onde se disponibilizará uma chave pix oficial para as doações. O ponto de arrecadação e trocas de ingressos acontece na portaria da AABB.



Bahia registra 85 mortes por dengue; Vitória da Conquista é a mais afetada no Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia atingiu, neste início de junho, a marca de 85 mortes confirmadas por dengue, segundo Secretaria de Saúde (Sesab). A informação foi divulgada pelo G1 Bahia. Segundo o painel da Sesab, 134 dos 417 municípios do estado estão em epidemia de dengue. Além dos casos de epidemia, outras 161 cidades baianas estão em alerta contra a dengue. Atualmente, no estado, foram notificados 213.156 casos prováveis da doença e outros 3.276 casos graves. Entre as regiões mais afetadas, está o sudoeste baiano, sendo Vitória da Conquista, a cidade com maior quantidade de óbitos na Bahia, com 19 casos. Ainda de acordo com a Sesab, foram aplicadas até o momento 150.253 da vacina contra a doença.



Equipe da Clínica Luíza Feres recebe treinamento para aperfeiçoar atendimento aos clientes

Foto: Divulgação

O atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer negócio e tem como principal objetivo receber e solucionar as demandas e solicitações apresentadas pelos clientes atuais e futuros. Com base nesse pilar, a empresária Luíza Feres se prepara para criar um novo conceito em estética e, para isso, vem se dedicando a estudar as novidades do mercado, aperfeiçoar suas técnicas e principalmente criar  uma experiência única para. Por isso, o  fim de semana foi dedicado ao treinamento da sua equipe. COm o tema: “Como encantar o cliente”, a equipe recebeu palestra sobre atendimento, gerando uma experiência desde a recepção até o momento do tratamento, ou seja, cada detalhe é pensado para proporcionar um atendimento de excelência. “Estou sempre investindo no desenvolvimento das nossas profissionais para garantir que cada cliente tenha uma experiência única e inesquecível”, disse Luíza. 

Foto: Divulgação

A maneira como uma empresa se comunica e se relaciona faz toda a diferença no momento de prospecção, na negociação, no fechamento do processo de vendas e na fidelização dos clientes. "Uma clínica de excelência se faz quando olhamos para nossas clientes de forma única e especial, proporcionando a elas momentos de relaxamento  e acolhimento, gerando mais confiança", diz. A Clínica Luíza Feres se tornou referência em estética e depilação a laser em Brumado e região, com técnicas exclusivas e resultados reais. Saiba mais pelo telefone (77) 99829-3535.



Jovem morre após acidente envolvendo caminhão na BA-148 entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Um jovem, de 24 anos, morreu, neste sábado (08), após o capotamento de um caminhão na rodovia BA-148, em trecho entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. A vítima foi identificada com o nome de Leandro. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor teria perdido o controle da direção do veículo, que estava carregado de mangas, em uma curva existente no KM 409. Em seguida, o veículo capotou. Leandro ficou preso nas ferragens e foi a óbito no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.



MEC suspende criação de cursos a distância até 2025 e fixa prazo para criar novas regras

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação de novos cursos de graduação a distância, assim como de novas vagas e polos EAD (Ensino a Distância). A medida, válida até 10 de março de 2025, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na última sexta-feira (7), e assinada pelo ministro Camilo Santana (PT). "Fica suspensa a criação de novos cursos de graduação na modalidade EAD, o aumento de vagas em cursos de graduação EAD e a criação de polos EAD por instituições do Sistema Federal de Ensino, inclusive por universidades e centros universitários, até 10 de março de 2025", diz o artigo 4º da portaria. Nos últimos anos, o EAD disparou no Brasil com cerca de 4,3 milhões de alunos. No entanto, o MEC sinalizou que realiza uma revisão do marco regulatório da educação a distância, o que deverá prever novos referenciais de qualidade para oferta de graduações remotas. Esse trabalho deve acontecer até 31 de dezembro de 2024. Uma das crítica relacionadas ao ensino EAD é a oferta limitada de experiências práticas, o que prejudica a formação dos novos profissionais. 



Clínica Santa Clara: 90% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados

Foto: Divulgação

O Brasil detém o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. De acordo com a Clínica Santa Clara, especializada em saúde e segurança ocupacional, as estatísticas revelam que, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 4 horas, um trabalhador perde a vida pela falta de segurança no trabalho. O mais impressionante é que mais de 90% dos acidentes poderiam ser evitados caso as medidas das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho fossem seguidas devidamente. Sua empresa está seguindo as normas corretamente? O Centro Médico Santa Clara pode te ajudar a se adequar e oferecer o ambiente de trabalho mais seguro para os seus colaboradores. Em Brumado, a clínica trabalha diariamente para dar o suporte necessário para que o seu negócio seja um local seguro para todos. Na cidade, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Filho é acusado de matar próprio pai de 76 anos com golpes de machado em Guanambi

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 49 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi preso na tarde de sábado (8), acusado de matar seu pai de 76 anos com golpes de machado na zona rural de Guanambi. A vítima foi identificada como José Izidio Martins. O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) recebeu a informação de que o idoso estava caído próximo a uma árvore. O suspeito se entregou à Polícia Militar ao chegar ao local. A vítima apresentava sinais de violência na região da cabeça. De acordo com a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin), a família informou que o suspeito possui deficiência mental, embora nenhum documento tenha sido apresentado para comprovar a condição. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para necropsia. O suspeito foi apresentado em flagrante na Delegacia Territorial, onde também foi encontrada uma espingarda em sua posse.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Acusado de ter assassinado Renato Souza no início de março deste ano é preso pela PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS - Leonardo Coelho foi morto em março deste ano

Durante patrulhamento no bairro Dr Juracy, policiais militares do 24º Batalhão de Polícia Militar realizou no início da manhã de sexta-feira (07), a prisão de um homem com um mandado de prisão em aberto por homicídio. De acordo com a PM, após consulta no sistema, foi encontrado o mandado contra Leonardo Coelho, 31 anos. Ele é acusado pelo crime de homicídio, a qual a vítima foi Renato da Silva Souza, 28 anos, morto dentro de casa no último dia 02 de março no mesmo bairro da prisão (veja aqui). O homem foi detido e conduzido para os procedimentos legais cabíveis e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.



Vem aí a 3ª Edição do Forró da CDL!

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado realizará nos dias 14,15 de junho na cidade de Brumado a terceira edição do Forró da CDL. Este evento, que já se tornou uma tradição em nossa comunidade, celebra a cultura nordestina e promove momentos de diversão e integração para todos os participantes. Segundo a CDL, várias atrações com artistas e bandas conhecidas nacionalmente e os nossos artistas locais fazem parte da programação. Haverá também apresentação de quadrilhas. O evento contará com circuito fechado, serviço de monitoramento e reconhecimento facial, revista dos foliões na entrada dos portais de acesso, base da Policia Militar e Serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP). "Venha fazer parte dessa folia que já se tornou tradição em nossa cidade. Logo, logo divulgaremos as atrações", convidou a CDL.



Mulher é presa sob porte de arma ilegal e exploração sexual da filha no oeste baiano

Foto: Divulgação

Uma mulher foi presa, nesta sexta-feira (07), após ser flagrada com uma arma de fogo ilegal na zona rural de Carinhanha, no sudoeste baiano. A suspeita, que não teve a identidade revelada, foi denunciada por maus tratos contra a filha. A 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) informou que a abordagem se deu após o recebimento das denúncias anônimas sobre maus tratos contra a filha, uma menor de idade. Em diligências no imóvel da suspeita, os policiais encontraram uma espingarda artesanal na residência. Segundo a polícia, a mulher já era investigada por explorar sexualmente da filha de 12 anos. A menor engravidou em consequência do estupro consentido pela própria mãe. Ela foi conduzida para a Delegacia Territorial de Guanambi.



Médica e mãe são atropeladas por ex-companheiro que não aceitava o término em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma médica foi vítima de tentativa de feminicídio em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A mulher, de 35 anos, e a mãe dela foram atropeladas por um ex-companheiro da profissional de saúde, que não aceitava o fim do relacionamento. O crime aconteceu na quarta-feira (5), no bairro Alto do Maron, e o suspeito foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio. Segundo a Polícia Civil, a médica estava em casa quando foi surpreendida com a presença do ex. De acordo com o G1, a polícia afirmou que o homem agrediu a vítima dentro do imóvel, mas que ela conseguiu pedir socorro a familiares. Com isso, a mãe da mulher foi até o local e em determinado momento, quando as duas saíram da casa, o suspeito usou o seu carro para atingi-las. A mãe da médica teve leves escoriações, enquanto a filha foi encaminhada para uma unidade de saúde, onde permanece. Não há detalhes sobre o seu estado de saúde. O ex-companheiro da médica foi detido e deve ser encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.



Hemoba lança campanha de São João para abastecer estoque de sangue no período junino

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o objetivo de manter os estoques de sangue em nível seguro para as festas juninas na Bahia, a Fundação Hemoba lançou nesta quinta-feira (06) a campanha “É São João na veia. Arraste o pé pra Hemoba”. A ação busca conscientizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de sangue e, em conseqüência, aumentar o número de coleta de bolsas para abastecer os estoques da Fundação na capital e no interior. A preocupação com o estoque de sangue no período junino se deve a um aumento da necessidade de transfusão de sangue ocasionada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras por fogos de artifícios. Segundo a Sesab, nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. Além disso, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, as celebrações das festas juninas. O Hemoba de Brumado fica localizado na Rua Manoel Fernandes dos Santos, nº 75, bairro do Hospital.



Aracatu: Mulher se engasga em restaurante e é salva por policiais militares; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Policiais militares lotados no 24º Batalhão de Polícia Militar salvaram uma mulher que se engasgou enquanto jantava em um restaurante do município de Aracatu, Sudoeste baiano. Os agentes aplicaram a manobra de Heimlich e fizeram com que a vítima desengasgasse em menos de um minuto. Um vídeo divulgado pela PM mostra o resgate (veja abaixo). De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu nesta quinta-feira (6). Uma equipe jantava no mesmo restaurante, quando perceberam que uma mulher estava sem conseguir respirar após se engasgar com alimento. Os policiais se dirigiram até a mesa da vítima e aplicaram procedimento de socorro, o que possibilitou a desobstrução das vias respiratórias rapidamente. Ainda conforme a polícia, a mulher recuperou o fôlego e agradeceu pela ajuda. A vítima foi identificada como Marinês Novais Teixeira que estava de passagem pela cidade. Os policiais envolvidos no resgate foram Cb PM Ademir e Sd PM Teixeira. A manobra de Heimlich foi inventada em 1974 pelo médico de mesmo sobrenome, Henry Heimlich, nos Estados Unidos. A prática médica consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea com uma forte pressão com as mãos na boca do estômago.



Jovem é internada em estado grave após cair de moto e ser atropelada por caminhão em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Uma estudante ficou gravemente ferida após perder equilíbrio em moto e ser atropelada por um caminhão. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira, em Vitória da Conquista e a vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde em estado grave. Luana Gabrielle Cerqueira Medeiros, de 21 anos, se desequilibrou após bater num carro em uma via da cidade do sudoeste do estado e acabou sendo atropelada por um caminhão. De acordo com a TV Sudoeste, a vítima pilotava a motocicleta no cruzamento entre as avenidas Olívia Flores e Luís Eduardo Magalhães. Após perder o equilíbrio, Luana teria sido atropelada pelo caminhão, que chegou a arrastar a motocicleta dela por alguns metros. A moto ficou destruída e a estudante teve um ferimento na perna, necessitando ser encaminhada para um hospital em estado grave. Segundo colegas da jovem, Luana estava a caminho da faculdade para apresentar um trabalho quando o acidente aconteceu. A jovem teve que passar por procedimentos cirúrgicos, e segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).



Gasolina mais barata a partir desta sexta-feira em toda a Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir de hoje (7), o novo reajuste no preço da gasolina anunciado pela Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, passa a valer em toda a Bahia. A medida foi anunciada nesta quinta (6), e as distribuidoras foram autorizadas a praticarem a redução de 4% no preço do combustível para as distribuidoras. Em 2024, este é o segundo reajuste no preço da gasolina. Em maio, o índice foi negativo, de 7,3%. Para o diesel, não houve reajuste. Em nota, a Acelen afirmou que segue critérios de mercado que levam em consideração variáveis como por exemplo, o custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais. Apesar da redução no valor do combustível para as distribuidoras, não há confirmação de que haja alguma alteração no valor que a gasolina é comprada pelos consumidores nas bombas. O SindiCombustiveis Bahia, também se pronunciou através de nota, afirmando que cabe a cada revendedor decidir se irá passar ou não os reajustes anunciados pela Acelen ao consumidor, já que eles adquirem os produtos das distribuidoras e não diretamente da administradora da Refinaria Mataripe.