ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Em nota, Correios diz que quase 100% do efetivo segue trabalhando

Hacker invade sistema do Detran e cancela R$ 1,3 milhão em multas no Distrito Federal

Brumado: Município diz que vai recorrer ao STF para suspender liminar do TJ-BA e retornar as aulas

Embasa disponibiliza atendimentos via Whatsapp

Sindicato rejeita decisão e sugere que funcionários dos Correios mantenham greve

Bahia tem metade dos casos de chikungunya do Brasil

Brumado: Incêndio criminoso em terreno revolta moradores do bairro Esconso; veja o vídeo

Brumado: Município registra 32 novos casos de coronavírus nas últimas 24h; 10 pacientes estão hospitalizados

Em parceria com a SMTT, funcionários da Área Azul realizam doação no Hemoba de Brumado

Justiça concede liminar e suspende temporariamente aulas presenciais em Brumado

Brumado: Vândalos incendeiam três veículos na Rua Virgílio Ataíde; veja o vídeo

Alunos não atendem chamado do Prefeito de volta às aulas e escolas tem pouca adesão

Setembro Vermelho - cuide da saúde do coração, preserve a vida

RotSat: Rastreamento de veículos ou de sua frota!

Batida entre van e caminhão deixa 12 mortos em Minas Gerais

Gel Sol: Uma empresa especializada em renovar o seu Consumo de Energia!

Caminhoneiro fica preso às ferragens em capotamento na 'Serra das Almas', em Rio de Contas

LAB: Exatidão e Precisão em exames laboratoriais

Brumado: Venha conhecer a loja Império 10

Sobe para 166 o número de casos ativos da Covid-19 em Brumado


Ex-prefeito de Paramirim é suspeito de usar dados de moradores para pagamentos milionários

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Paramirim e candidato a reeleição a Prefeitura, Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt (PSD), terá que prestar contas no valor de R$ 10,4 milhões referente à pagamentos durante sua gestão. Quando for questionado pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre remunerações supostamente pagas a moradores da cidade, entre 2013 e 2016, durante a sua gestão. De acordo com o site Bocão News, nos últimos dias, veio à tona a informação de que parte da população de Paramirim teve dados pessoais utilizados pelo ex-prefeito incluídos em planilhas de pagamentos por serviços que nunca foram prestados à prefeitura. Denúncias de moradores cujos CPF's aparecem em listas de pagamentos levaram o MP baiano a abrir investigação sobre um suposto esquema de desvio de recursos públicos. O ex-prefeito divulgou vídeo em que diz ter tido todas as contas aprovadas pelo TCM e classificou as denúncias como “perseguição política”. “É um absurdo! Isso são inverdades. Quiseram tumultuar a convenção partidária hoje, pois o gestor atual está pontuando pessimamente e, entre outras providências, tentou publicar isso [denúncia] nas redes sociais. Se há esse tipo de situação, as autoridades devem apurar, o Ministério Público deve apurar. Estou com a consciência tranquila”, destacou. 



Brumado: Moradora reclama de descarte de lixo em local irregular no Residencial Brisa 1

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma moradora do Residencial Brisa 1 procurou a Redação do 97NEWS na quarta-feira (16) relatando sua insatisfação com entulhos e lixo descartados em local irregular. A moradora também cobra ações por parte do Município, que ainda não tomou providências quanto ao caso. "Esse lixo cai na galeria de água porque os próprios moradores jogam. Tá feio, sem contar com as muriçocas que tomou conta do bairro", disse Eliana. Segundo ela, os objetos deixados nos canais de esgoto, estariam acumulando água e assim se tornando locais de proliferação de mosquitos, transmissores de doenças, como a dengue. A moradora afirma que há cinco anos atrás acabou adquirindo uma bactéria ao entrar na galeria para limpar o entulho. "Em 2015, eu entrei nesse esgoto para limpar. Como eu estava com um corte na pele, a bactéria entrou na minha perna e há anos estou sofrendo por conta dessa bactéria", afirma a moradora. O pedido é para que a população em geral tenha consciência de realizar descartes de entulhos apenas em locais adequados. Também é aguardado que o município promova a limpeza e efetue fiscalizações frequentes para evitar que estas ações se repitam.

 



Paramirim: Convenção de prefeito ignora distanciamento e leva multidão à localidade

Foto: Reprodução

Imagens da convenção do prefeito de Paramirim, Gilberto Brito, chamou a atenção. O evento ocorrido na quarta-feira (16) levou uma multidão à localidade de Alto do Cruzeiro. No vídeo, apoiadores de Brito estão juntos, alguns nem usam máscaras. O ato confirmou o nome do prefeito para disputar a reeleição em novembro. As imagens preocupam alguns moradores sob o risco de uma escalada de casos na cidade. No último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta quarta, a cidade tem 31 casos confirmados de novo coronavírus.



Eleições 2020: Manelão desiste de pré-candidatura a prefeito e declara apoio a Eduardo Vasconcelos

Foto: Divulgação

Com o estreitamento das convenções, prazo este que encerrou nesta quarta-feira (16), os partidos tem tomado seus rumos, e em corrente o empresário e radialista Emanoel Araújo Lima, o Manelão (PSL), desistiu de sua pré- candidatura a prefeito e declarou apoio ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Manelão que já participou de outras eleições, tanto municipal como estadual, disse a nossa reportagem que o partido buscaria uma aliança que fortalece-se o grupo. 

 



Mais de mil pessoas já se curaram da Covid-19 em Brumado

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (16), o município de Brumado registrou 1.010 pacientes que se curaram da doença em Brumado. No total, 1.157 casos já foram confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Além disso, 4.465 notificações foram registradas. Entre os diagnósticos: 7 internações, 15 óbitos, 132 pacientes estão em tratamento. No momento, 117 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.625 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município



'A arte está morrendo em Brumado'; afirma fundador do grupo Arte Viva, Aroldo Coelho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio a cultura brumadense, e que já arrastava uma crise por falta de políticas públicas antes da Covid-19. Sem espaços culturais, ou até mesmo incentivos financeiro, artistas buscam outras alternativas para sobreviverem. É o caso de Aroldo Coelho, fundador do grupo "Arte Viva", que há 40 anos aprendeu e ensinou sobre o mundo da arte em Brumado. "Começamos o trabalho com a professora Maria Iranildes no projeto [mobral], onde o meu primeiro espetáculo foi o [Sítio do Picapau Amarelo] onde eu interpretava o Visconde. Esse espetáculo foi dirigido e adaptado por Maria Iranildes", disse Coelho. Segundo o artista, de lá para cá, o grupo não parou, inclusive com o lançamento de um livro por Ezequias Araújo, o "Alto da Gamela" em 1983. "Nesse ano trabalhamos em cima do livro de Ezequias". De acordo com o cultivador da arte, ao longo dos anos ele já realizou diversas oficinas e ministrou aulas de teatro em escolas públicas do município. Atualmente com oito integrantes no Arte Viva, Aroldo lamenta a crise da pandemia da Covid-19, mas espera com ansiedade o retorno das atividades. "Assim que a pandemia acabar nós vamos voltar com os nossos ensaios e levar alegria às escolas", conta. Há sete meses sem nenhuma atividade, Aroldo relata que mesmo após a crise da doença, a arte em Brumado, poderá ter seus dias de luto. "O baque foi muito grande por conta da pandemia. Mas já vinhamos arrastando com esse movimento há muitos anos por falta de incentivo. Infelizmente não temos alguém que nos represente politicamente falando", disse o artista que ainda completou que jamais pensaria em viver este momento. "Não esperaria isso, infelizmente a arte em Brumado está morrendo", finaliza.



Brumado: Professores farão protesto contra retorno das aulas prevista para o dia 21

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em protesto contra o retorno das aulas na rede municipal de ensino, em Brumado, a APLB-Sindicado está mobilizando os professores para uma carreata na próxima sexta-feira (18). Em entrevista ao site 97NEWS, o presidente interino da APLB, André Azevedo, explicou que a manifestação é, ao lado das iniciativas jurídicas, mais uma forma de a categoria se posicionar contra a decisão da gestão municipal. “Na última quinta-feira [10] tivemos uma assembleia remota com mais de 200 professores na qual decidimos pela realização de uma carreata em defesa da vida dos professores, dos pais e dos alunos”, disse o dirigente da APLB. Ainda segundo ele, a concentração acontecerá na Av. Agnelo Azevedo, próximo a subestação da Coelba, e passando por várias ruas do centro comercial. "A carreata está prevista para as oito horas da manhã e teremos a participação dos professores e pais de alunos, todos em seus veículos obedecendo as recomendações de segurança da OMS", destaca Azevedo. Após visitar as unidades escolares, segundo André, constatou-se que nenhuma alteração foi feita nos prédios, e que espera da justiça uma decisão em defesa da vida. “Contamos com a credibilidade do Ministério Público e da Justiça, que, de forma imparcial, irá analisar a situação e avaliar as condições oferecidas aos professores e alunos para permanência nas escolas. Essa insistência vai trazer um transtorno muito grande para a própria prefeitura”, finalizou. 



Termina hoje (16) o prazo para partidos definirem candidatos às eleições

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina hoje (16) o prazo para os partidos realizarem suas convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de novembro. A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano. O prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função da pandemia da covid-19. O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro na Justiça Eleitoral dos estados. Na semana passada, o TSE definiu o protocolo sanitário com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito. Os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão divulgados nas seções eleitorais para orientar os eleitores. 



Brumado: Bandidos rendem casal de agricultores na região de Cristalândia e levam R$ 6 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um casal de agricultores, uma idosa de 65 anos e um idoso de 73 anos, viveram momentos de terror na Região de Cristalândia, zona rural de Brumado. Bandidos armados invadiram a fazenda e fizeram o casal reféns. O fato aconteceu no último dia 7 de setembro, mas só na última terça-feira (15), a família conseguiu registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Brumado. Segundo um familiar das vítimas que preferiu não se identificar, aproveitando da dificuldade de enxergar do idoso de 73 anos, os criminosos chegaram em um veículo, e com a farda de uma empresa terceirizada da Coelba, anunciaram o assalto. "Eles chegaram dizendo que eram funcionários da Coelba, e ai entraram na casa e anunciaram o assalto", disse. De acordo com o parente das vítimas, era por volta de meio dia do feriado de 7 de Setembro quando a ação ocorreu. Ele ainda conta que os criminosos sabiam do dinheiro que estava na residência. "Eles haviam vendido a maracugina da roça na quinta-feira [3]. Só estavam aguardando passar o feriado para pagar as contas e depositar o restante. Então os bandidos sabiam da venda e da quantia", afirma. Conforme o parente, o prejuízo foi muito grande, porque o casal ainda não tinha pago todas as despesas. "A despesa com o plantio da maracugina é muito grande. Desse valor que foi roubado, sobraria muito pouco à eles", conta. Com uma arma na cabeça da idosa de 65 anos, os criminosos obrigaram o esposo dela entregar a quantia de R$ 6 mil que estava guardada. "Eles ficaram o tempo todo com a arma na cabeça dela e dizendo que só queriam o [dinheiro]", relatou o parente. Sobre as características do veículo e dos criminosos, a família só conseguiu identificar que seria um carro na cor branco. Ainda em trauma, o casal não está conseguindo mais viver a rotina diária da fazenda e, segundo o familiar, a falta de segurança na zona rural contribui ainda mais com a sensação de insegurança. "Já tem um bom tempo que não vemos mais viatura passar na localidade. Não se vê mais segurança na zona rural", disse. Ainda conforme ele, o casal precisará passar por um tratamento psicológico por conta do trauma. "Ela ficou muito traumatizada com a ação, tem medo até dos carros que passam pela estrada", finalizou.



Brumado: Vândalos destroem quadra de esportes no residencial Brisa 1

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Vândalos destruíram uma quadra de esportes localizada no Residencial Brisa 1. Segundo os moradores, a ação criminosa vem ocorrendo desde que foi inaugurado o residencial que ainda possuem mais dois anexos, o Brisas 2 e 3. O estudante Pedro disse que para jogar bola é preciso improvisar "chinelos" no lugar do gol. "É muito ruim, arrancaram as traves, destruíram o alambrado e o piso está irregular. Questionados quem poderia ter destruído o equipamento, eles afirmam que foram alguns moradores da localidade. "Eles chegaram a colocar bloco na quadra pra gente não brincar", disse o estudante Lucas. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A ação fez com crianças e adolescentes, neste momento de pandemia da Covid-19, fiquem sem atividades durante o recesso das aulas. "Quando a gente quer jogar, a gente vai até o Brisa 3 onde ainda possui uma quadra em perfeitas condições. Mas tudo graças aos moradores de lá que reformaram por conta própria", disse Diogo, outro morador do Brisa 1. 

 



Conquista: Polícia prende suspeito de estuprar filha de 13 anos; vítima era abusada desde os oito

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Um homem suspeito de estuprar uma das filhas, que tem 13 anos, foi preso na terça-feira (15), em Vitória da Conquista. Ele também é suspeito de abusar de outras duas filhas. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve nome e nem idade divulgados, estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido por uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª Coorpin) de Vitória da Conquista. Ainda segundo a polícia, a garota foi ouvida na unidade e relatou que sofria a violência sexual desde os 8 anos. Uma medida protetiva de urgência foi solicitada à Justiça para a vítima. As outras duas suspeitas contra o homem seguem em investigação.



Correios aguardam decisão da Justiça sobre greve de trabalhadores

Foto: Luciano Santos l 97News

Com parte do contingente funcional paralisado desde o dia 17 de agosto, os Correios registraram, nas últimas quatro semanas, mais de 187 milhões de cartas e encomendas entregues em todo o país. Após sucessivas tentativas de negociação, os Correios anunciaram que aguardam decisão judicial sobre a greve para normalizar as atividades operacionais. Segundo nota divulgada pela empresa, as negociações estavam sendo feitas desde julho, e visavam preservar a saúde financeira da estatal com cortes de privilégios e “adequação à realidade do país”. O julgamento da ação de dissídio coletivo está marcado para a próxima segunda-feira (21). Em comunicado, os Correios afirmam que os termos exigidos pelos funcionários para a retomada regular das atividades põem em risco a economia que vinha sendo aplicada. A empresa registra prejuízo acumulado de R$ 2,4 bilhões e esperava economizar cerca de R$ 800 milhões ao ano. Segundo a estatal, esse valor, em três anos, cobriria o déficit financeiro atual. “É evidente, portanto, que não há margem para propostas incompatíveis com a situação econômica atual da instituição e do país, o que exclui de qualquer negociação a possibilidade de conceder reajustes”, registra a nota.



Brasil: Em queda, número de casos ativos da Covid-19 chega em 500 mil

Foto: Divulgação

O Painel Coronavírus, portal do Ministério da Saúde que contabiliza os números da pandemia da Covid-19 no Brasil, foi atualizado no início da noite de terça-feira (15). De acordo com o último boletim, o Brasil chegou na casa dos 500 mil casos ativos da doença e está em queda. O número de casos confirmados é de 4.382.263, sendo 36.653 registrados nas últimas 24h. Já a quantidade de vítimas fatais da doença no país chegou a 133.119, com 1.113 sendo registradas de ontem para hoje. O número de pacientes curados está em 3.671.128 e com isso os casos ativos estão em 578.016. Na Bahia, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são 285.448 casos confirmados, 6.040 óbitos, 272.127 pacientes curados e 7.281 casos ativos da doença.



LEM: PM prende suspeitos e recupera R$ 50,2 mil roubados de banco

Foto: Divulgação l SSP-BA

Policiais militares da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam  dois homens durante um arrombamento aos terminais de autoatendimento de uma instituição financeira e recuperaram R$ 50,2 mil no Centro de Luís Eduardo Magalhães, por volta 5h50 de terça-feira (15). A guarnição foi acionada logo após receber informações diretamente da central de monitoramento do estabelecimento, de que havia indivíduos no interior do local tentando arrombar os equipamentos. Os homens foram presos e, além do dinheiro recuperado, os instrumentos utilizados para praticar o arrombamento foram recolhidos e apresentados à delegacia do município. Foram apreendidos uma bateria; duas lanternas; um óculos; quatro chaves de fenda; um cabo de chupeta; três pés de cabra; cinco varetas de lança térmica; uma caixa preta sem identificação;  e um cilindro de oxigênio acoplado em um maçarico.



Câncer de intestino - especialista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção

Foto: Divulgação

A campanha “Setembro Verde” tem como objetivo alertar as pessoas sobre a necessidade da prevenção do câncer de intestino. Ressaltando-se que este tipo de câncer já é considerado o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. O especialista da Clínica Mais Vida, Dr. Ítalo Filipe observa que é importante ressaltar que o câncer de intestino é um dos poucos tipos de tumor que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. “Removendo-se antecipadamente o pólipo, conseguimos fazer com que ele não se transforme em câncer”, enfatiza o presidente da SBCP – Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Sendo que a remoção ocorre com exames periódicos de colonoscopia. Entre os hábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados. Dr. Ítalo Filipe, pontua que história prévia de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto. Para a prevenção é de extrema importância o desenvolvimento de bons hábitos, entre os que devem ser seguidos a fim de prevenir o câncer de intestino estão: ingerir diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2,5 xícaras) e peixes de duas a três vezes por semana; evitar a ingestão exagerada de álcool, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos; praticar atividade física regularmente e não fumar. A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Coloproctologia é que pessoas sem histórico de câncer colorretal na família procurem o coloproctologista a partir dos 50 anos. Porém, em breve, a SBCP também vai antecipar a recomendação para 45 anos. Se houver casos na família, esse acompanhamento deve ter início 10 anos antes da idade do diagnóstico familiar. Portanto, faça consultas periódicas ao médico de sua confiança. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Malhada de Pedras: TRE acolhe recurso de prefeita e do vice e mantém mandatos

Foto: Reprodução

A prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro (PP) e seu vice, Adriano Paca (PSD), tiveram recurso aceito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para reformar sentença mantendo os mandatos outorgados pelos eleitores. Eles eram acusados de abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita. "Acordam os membros do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, à unanimidade, inacolher as preliminares e, no mérito, por maioria, vencidos o Relator e o Juiz Henrique Gonçalves Trindade, dar provimento ao recurso, nos termos do voto do desembargador Roberto Maynard Frank", pontua na decisão. A tese do escritório Vaz & Lomanto logrou êxito e reverteu a decisão contrária por 5x2. 



Brumado: 151 pacientes estão em tratamento da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na terça-feira (15), o município de Brumado registrou 1.144 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 26,04% do total de 4.294 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 15 óbitos, 151 pacientes em tratamento e 978 recuperados. No momento, 81 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.625 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Casas Bahia abrirá loja em Brumado até o fim do ano

Foto: Divulgação

A rede Casas Bahia vai abrir uma loja até o fim do ano em Brumado. Ainda não foi informado qual será o endereço do novo empreendimento, mas segundo apurou o site 97NEWS, vai ser no corredor comercial da cidade, entre a Av. Antônio Mourão Guimarães e a Centenário. Além de Brumado, até janeiro de 2021, o grupo varejista vai abrir outras unidades no Nordeste. A estratégia faz parte do plano de expansão que a Via Varejo, responsável pelas Casas Bahia, vem anunciando desde que a nova diretoria executiva assumiu a empresa. Por está na Região Sudoeste, Brumado é considerada uma cidade com forte potencial econômico, grande concentração de pessoas e, principalmente, identificação do público com a marca. A vinda da varejista para a Capital do Minério vai gerar diversos empregos.



Eleições 2020: Vedações na programação de rádio e TV começam na quinta-feira (17)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir desta quinta-feira (17), começam as vedações nas programações ou noticiários das emissoras de rádio e televisão durante o período das eleições municipais de 2020. De acordo com a Lei das Eleições (9.504/1997), as emissoras de rádio e TV não poderão transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados. A lei eleitoral também proíbe a veiculação de propaganda política e o tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação pelas emissoras. Outra vedação é veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos. A legislação proíbe ainda a divulgação de nome de programa que faça referência a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. As emissoras devem ficar atentas às proibições na programação, pois o descumprimento das regras é punível com elevadas multas e, até mesmo, com a suspensão da programação. A restrição imposta pela legislação tem o intuito de evitar abusos das emissoras, com o propósito de  favorecer ou prejudicar determinado candidato e gerar desequilíbrio no pleito eleitoral.



Brasil avança no Ideb, mas apenas ensino fundamental cumpre meta

Foto: Reprodução

Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. Oíndice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8 em 2017 para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5. O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10. O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, segundo o Inep, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Para os anos finais do ensino fundamental, a meta nacional é 5,5 e, para o ensino médio, 5,2. Esta é a penúltima divulgação do Ideb antes do fim das metas previstas. A próxima será em 2022, referente a 2021.