ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Festa clandestina com cerca de mil pessoas é encerrada em Vitória da Conquista; um Policial Militar também foi detido

Brumado: Mercado Municipal do bairro São Felix será restaurado e transformado em Feira da Agricultura

Livramento de Nossa Senhora: Três pessoas morrem e outras três ficam feridas em grave acidente na BA-152

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Sesab suspende vacina da AstraZeneca em grávidas na Bahia; o município de Brumado foi informado nesta terça (11)

Ao invés de buscar soluções junto ao governo do Estado, Prefeitura gasta dinheiro público com placas sinalizando responsabilidade de esgoto

Em tom de agradecimento, vereador Santinho fala sobre sobre o seu retorno à Câmara de Brumado

Especialista da Clínica Mais Vida fala sobre os linfonodos: o que são e qual sua função

Brumado: Sem a presença de vereadores da oposição, Câmara elege Paulo César como vice-presidente da Mesa

Brumado confirma um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Três suspeitos de assaltos a bancos são presos no interior da Bahia

Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Ex-BBB acusa moradora de Tanhaçu de ataque racista na redes sociais

Homem usa verba de auxílio a empresas na pandemia para comprar um Lamborghini

Em cerimônia antecipada, suplente Santinho toma posse na Câmara Municipal de Brumado

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Bahia: Governo prorroga toque de recolher até 17 de maio em Brumado e mais 226 municípios

Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

Pax Nacional sempre ao seu lado

Rio de Contas: PM usa bombas de efeito moral para dispersar aglomeração em bar no distrito de Mato Grosso


Casos ativos da Covid-19 caem semanalmente em Brumado; agora são 280

Foto: Divulgação

No domingo, 09 de maio, o município de Brumado registrou 8.256 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.048. Entre os diagnósticos: 21 internações, 166 óbitos, 280 pacientes em tratamento e 7.810 recuperados. No momento, 52 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.400 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



RotSat: Rastreamento de veículos ou de sua frota!

Foto: Divulgação

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a Rotsat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. A Rotsat utiliza equipamentos de última geração e homologados a Anatel, com alta precisão de localização, bloqueio, além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para sua frota, a Rotsat é a melhor opção custo benefício para você e sua empresa.  Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade. Contatos (77) 345-31734 / 9.9990-3048, ou acesse, www.rotsat.com.br.



Mais de 60 mil doses da CoronaVac chega na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma remessa com 60.200 doses da CoronaVac chegou à Bahia na manhã de sábado (8). Com isso, a distribuição para os municípios aconteceu ainda no sábado, juntamente com as 244.200 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram na última quinta-feira (6). No total, todas as 304.400 doses serão destinadas para a segunda aplicação, completando o esquema vacinal dos grupos que já receberam a primeira dose. De acordo com a Sesab, todos os 417 municípios baianos estão aptos a receber essas doses dos imunizantes. Com esse novo lote, a Bahia totaliza o recebimento de 4.985.060 doses de vacinas desde o dia 18 de janeiro, data de chegada da primeira remessa. Deste total, 2.794.200 foram Coronavac, 2.163.950 Aztrazeneca/Oxford e 26.910 da Pfizer/BioNtech.



PM encerra festa com mais de 100 pessoas em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma festa com mais de 100 pessoas foi encerrada na madrugada de sábado (8) em Vitória da Conquista. Na ação, 11 pessoas, incluindo o dono do espaço, foram conduzidas a uma delegacia. Um equipamento sonoro também foi apreendido. Os participantes não usavam máscara nem tinham preocupação com distanciamento. Uma denúncia anônima levou os policiais até a localidade conhecida como Sítio Dois Irmãos, no Parque Imperial. Conforme a PM, o grupo desrespeitou o decreto estadual que proíbe eventos, como forma de conter a propagação no novo coronavírus. Além de ser conduzido a uma delegacia junto com as outras dez pessoas, o dono do espaço foi autuado por perturbação do sossego e desrespeito ao decreto estadual.

 

 



Bahia vence Ceará nos pênaltis e é o campeão da Copa do Nordeste

Foto: Felipe Oliveira l ECB

O Bahia venceu o Ceará na partida de volta da final da Copa do Nordeste, no sábado (8), e levantou a taça pela quarta vez. Com o triunfo, o Esquadrão se iguala ao Vitória no número de troféus da competição. O jogo foi disputado na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). No tempo regulamentar, a partida terminou em 2 a 1 para o Esquadrão, que abriu o placar na segunda etapa com gols de Rodriguinho e Gilberto. No entanto, Jael descontou para o Vozão, complicando a situação do Bahia, que perdeu o jogo de ida por 1 a 0. A decisão foi para os pênaltis e o tricolor venceu por 4 a 2. Os gols foram marcados por Rodriguinho, Matheus Galdezani, Lucas Araújo e Conti.



Bahia tem leve alta de óbitos por Covid e casos confirmados caem 24.9%

Foto: Luciano Santos l 97News

O número de óbitos pela Covid-19 na Bahia registrou leve alta no sábado (8). Segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foram 94 mortes informadas. Na sexta-feira (7), foram 91. A maioria dos óbitos ocorreu já neste mês de maio. Em relação aos outros índices houve queda. A maior foi a dos casos confirmados. Neste sábado, foram 3.436 registros enquanto que na sexta foram 4.579, baixa de 24,9%. Os casos ativos tiveram queda mínima, saindo de 16.822 na sexta para 16.551 neste sábado. No acumulado, a Bahia já registra 928.437 casos confirmados de Covid-19, com 19.165 perdas para a doença. Segundo a Sesab, os municípios com os maiores coeficientes de incidência [potencial de transmissão] por 100 mil habitantes foram Itororó (14.895,50), Itabuna (13.813,71), Ibirataia (13.766,98), Maracás (12.455,60) e Brumado (12.249,42). O número de recuperados no estado é de 892.721. 



Estudo mostra que vacina da Pfizer tem eficácia de 97% para evitar casos sintomáticos

Foto: Divulgação

Um estudo realizado em Israel junto a profissionais da área de saúde e publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) mostrou que a vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer reduziu as infecções sintomáticas pela doença em 97%, além de reduzir as assintomáticas em 86%. O estudo foi conduzido junto a 6.710 profissionais da área de saúde, sendo que 5.953 receberam ao menos uma dose da vacina, 5.517 receberam as duas doses e 757 não foram vacinados. Eles foram acompanhados pelo período entre 20 de dezembro de 2020 e 25 de fevereiro de 2021. Entre os que receberam as duas doses, a infecção sintomática por SARS-CoV-2 ocorreu em 8 profissionais. Já entre os que não foram vacinados, 38 apresentaram sintomas. A infecção assintomática por SARS-CoV-2 ocorreu em 19 profissionais de saúde totalmente vacinados e 17 profissionais de saúde não vacinados.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Boletim aponta 21 pacientes hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Neste sábado (08), o município de Brumado registra 8.256 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.048. Entre os diagnósticos: 21 internações, 166 óbitos, 280 pacientes em tratamento e 7.810 recuperados. No momento, 58 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.400 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Câmara terá sessão presencial para eleição de vice-presidente

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma portaria (nº 132/2021) publicada pela Câmara Municipal de Brumado, convoca os parlamentares para uma sessão legislativa presencial para eleição do cargo de vice-presidente da Mesa Diretora. No documento assinado pela vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), a parlamentar afirma que a Câmara já recebeu a declaração de óbito do ex-presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), "Zé Carlos de Jonas", que morreu por conta da Covid-19. Além do óbito, a parlamentar considerou a vacância do cargo, para convocar o ato. A sessão será realizada na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, às 18h. Ela destacou a necessidade da convocação presencial, tendo em vista a realização da eleição, uma vez que impraticável o exercício do ato, com votação secreta, de forma virtual. 

 



Vice-presidente da Câmara de Brumado se auto declara presidente do Legislativo

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o falecimento do presidente da Câmara Municipal de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), "Zé Carlos de Jonas", vítima da Covid-19, automaticamente a vaga ficou em aberto e, diante disso, a vice-presidente Verimar Dias da Silva Meira (PT), que já estava nomeada de forma interina, se autodeclarou presidente do Legislativo, por meio da Portaria 132/2021, publicada na última sexta-feira, dia 7 de maio. Após a publicação, iniciou-se uma série de questionamentos sobre o ato, no qual é visto como antidemocrático, ferindo a Constituição Federal. A princípio a decisão estaria fincada no Regimento Interno da Câmara, no entanto, segundo advogados da cidade, existem algumas brechas jurídicas na questão. Especialistas afirmam que embora o regimento interno ofereça essa possibilidade, é preciso  analisar também a Lei Orgânica que reza que o vice pode substituir e não suceder, o que já deixa em aberto a questão. Argumentos destacam ainda que a transição deveria ter sido feita com a anuência do plenário, o que não aconteceu. Vale ressaltar que a nova presidente ainda não tomou posse oficialmente, assim como o suplente do vereador José Carlos, "Santinho", o que deve acontecer na sessão da próxima segunda-feira, dia 10 de maio.



Brumado: Câmara de Vereadores convoca suplente de Zé Carlos de Jonas

Foto: Luciano Santos l 97News

A presidente interina da Câmara Municipal de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), através da portaria (Nº 131/2021), declarou extinto o mandato parlamentar e convocou o suplemente de vereador José da Silva Santos (PSB), "Santinho", para ocupar a vaga deixada por José Carlos Marques Pessoa (PSB), "Zé Carlos de Jonas". O ex-presidente do legislativo, morreu na última terça-feira (04), vítima da Covid-19. A petista considerou os termos da lei orgânica municipal, bem como o regimento da Casa, que segundo a portaria. “Nos termos do art. 49 da lei orgânica do município, e do inciso X do art. 30 c/c art. 77 do Regimento Interno desta Casa, bem como do ofício nº 012/2021/90ªZE/BA da Justiça Eleitoral e do Edital nº 060/2020/90ªZE/BA, fica convocado o primeiro suplente de vereador pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro, José da Silva Santos – nome de urna Santinho, para tomar posse no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data de publicação desta portaria”. O documento foi assinado pela vice-presidente e pela 1ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira. 



Brumado registra uma morte de Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 07 de maio, o município de Brumado registrou 8.249 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.048. Entre os diagnósticos: 21 internações, 166 óbitos, 273 pacientes em tratamento e 7.810 recuperados. No momento, 69 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.400 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



TJ-BA condena Coca-Cola a indenizar cliente que consumiu guaraná com aranha

Foto: Divulgação

Uma consumidora de Feira de Santana será indenizada em R$ 7,5 mil por danos morais e materiais por ter ingerido um refrigerante com uma aranha dentro. Segundo a ação, em abril de 2014, a consumidora almoçou com os pais em um restaurante da cidade e pediu ao garçom um refrigerante Guaraná Kuat, pertencente à Coca-Cola. Ao ingerir a bebida, a mulher sentiu um forte cheiro e, após levantar a garrafa, percebeu a presença do inseto no seu interior. Logo após, ela correu para o banheiro para lavar a boca, relatando para a proprietária do estabelecimento o ocorrido. A dona do restaurante ficou chocada com a situação. A consumidora narrou que o copo estava limpo antes de ser enchido com o refrigerante e que a garrafa foi aberta em sua mesa, portanto, o inseto estava dentro da garrafa. Ela levou o produto até a Secretaria da Vigilância Sanitária que constatou tratar-se de uma aranha de grande porte. Toda situação gerou um mal-estar na cliente, que precisou de atendimento médico emergencial. Por isso, ela pediu indenização por danos morais e materiais. Para provar a situação, a cliente apresentou fotografias e o laudo da Vigilância Sanitária desta cidade, que constatou a presença de uma aranha no produto. Para o juiz Antonio de Pádua de Alencar, da 1ª Vara do Consumidor de Feira de Santana, a consumidora deveria ser indenizada pelos danos que sofreu. “No presente caso em análise, a autora ingeriu refrigerante contaminado por inseto, sendo inegável que a repulsa ao constatar a presença desta contaminação alimentar, dentro de um alimento industrialmente fabricado destinado a atender o público em geral, causa repulsa ofensiva à honra subjetiva, além de representar risco à saúde e abalo psicológico”, declarou na sentença. A Coca-Cola recorreu da decisão. A Coca-Cola, em sua defesa, afirmou que não há comprovação de que a autora ingeriu a bebida com inseto. Refuta a tese dos danos morais e materiais. O recurso foi relatado pelo desembargador Salomão Resedá, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ao manter a decisão de 1º Grau, o desembargador explicou que um produto defeituoso é aquele “que oferece perigo ao consumidor”, que espera consumir um produto seguro. “Assim, verificada a ocorrência de defeito no produto, resta configurado o dever do fornecedor de reparar tanto o dano patrimonial como o extrapatrimonial, diante da exposição da saúde e segurança a risco concreto”, declarou no acórdão.



Rio de Contas: Colisão entre caminhonete e carro de passeio deixa um ferido na BA-148

Foto: Leitor l 97NEWS

Uma pessoa ficou ferida após um acidente envolvendo uma caminhonete e um carro de passeio em um trecho da BA-148, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina. De acordo com informações da 46ª CIPM, o acidente ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (07), por volta das 08h30, na Serra das Almas. Não se sabe quem provocou a batida. O condutor do Voyage, que ficou com as rodas para cima, foi encaminhado ao Hospital Municipal de Livramento por uma equipe do SAMU 192 com ferimentos leves. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

No outro carro, uma caminhonete S10, segundo a PM, o condutor não sofreu ferimentos. Não há mais informações sobre o estado de saúde do condutor do veículo de passeio. Por conta do acidente, a pista ficou parcialmente interditada, mas foi liberada horas depois. A Polícia Militar isolou o local e sinalizou a via. Os envolvidos foram orientados a cerca dos procedimentos legais.



Homem é preso por associação ao tráfico e corrupção de menores em Paramirim

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na última terça-feira (04), foi preso em flagrante um traficante de 24 anos, da cidade de Santa Maria da Vitória. Ele estava na companhia de sua esposa, um bebê, dois adolescentes e uma criança de 6 anos de idade. À polícia, os adolescentes afirmaram ser funcionários do traficante, responsáveis pela venda e distribuição de entorpecentes. Segundo a polícia, o acusado tinha por objetivo alugar uma casa em Paramirim para utilizar como ponto de tráfico de drogas. Os adolescentes foram encaminhados pela Guarda Civil Municiapl (GCM) de Paramirim e pelo Conselho Tutelar de Paramirim ao Conselho Tutelar da Cidade de Bom Jesus da Lapa, onde reside os seus genitores. Já o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Paramirim, onde foi autuado em flagrante delito.



Bahia tem 5º maior índice de violência sexual do país

Foto: Reprodução

Na Bahia, em 2019, 776 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade afirmaram ter sofrido violência sexual alguma vez na vida, o que corresponde a 7% desta população. Era o quinto maior percentual entre os estados e superior ao nacional, que é de 5,9%. Além disso, no estado, a proporção dos adultos que relataram ter sofrido violência sexual em algum momento da vida chegava a 9,4% entre as mulheres. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número absoluto de mulheres vítimas de violência sexual (554 mil) era 71,5% do total do estado, ou seja, de cada 10 pessoas que sofreram esse tipo de abuso alguma vez na vida, 7 eram mulheres. Além de ser predominantemente feminina, a violência sexual em algum momento da vida também atingia principalmente os jovens (11,5% das pessoas de 18 a 29 anos informaram ter sido vítimas), pessoas com nível superior completo (8,3% foram vítimas) e quem declarava cor preta (9,3% foram vítimas).



Três agências bancárias são explodidas em Correntina

Foto: Divulgação

Homens fortemente armados explodiram três agências bancárias na cidade de Correntina, no oeste baiano, na madrugada desta sexta-feira (07). Segundo o site G1, os ataques às unidades, que ficam próximas umas das outras, foram simultâneos e não há registro de feridos. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o crime aconteceu por volta das 2h30. Durante os ataques, os bandidos dispararam várias vezes para o alto, para causar pânico na população. Os criminosos usaram explosivos nas três agências. Ainda não há informações sobre quantos homens participaram da ação. Depois do crime, os suspeitos fugiram em vários carros. As agências explodidas pertencem ao Bradesco, Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, que ainda não divulgaram se valores foram levados, nem a quantia. As unidades ficaram completamente destruídas. A PM foi acionada e, desde a madrugada, as viaturas fazem bloqueio das principais vias da região que podem servir como rota de fuga, mas ninguém foi encontrado até a publicação desta reportagem. A Polícia Federal também está na cidade. Com os ataques, a cidade ficou apenas com uma agência do Banco do Nordeste em funcionamento. Segundo a prefeitura de Correntina, os moradores que utilizam os outros bancos dependerão de casas lotéricas para ter acesso aos serviços de bancos, ou terão que se deslocar cerca de 50 km até a cidade de Santa Maria da Vitória, que é a mais próxima.



Polícia Civil descobre esquema de furtos e vendas de celulares em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última terça-feira (4), a Polícia Civil, através da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin) de Brumado, concluiu as investigações e indiciou duas pessoas pelo crime de receptação e um homem pela prática do crime de furto de um celular -- crime ocorrido no dia 06 de abril --, dentro de um supermercado no bairro do Mercado. Após a Polícia recuperar o aparelho no dia 30 de abril, e identificar o autor do furto que aparece nas imagens das câmeras de segurança, as peças foram se encaixando, conforme destacou o delegado titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique de Oliveira. "Depois da subtração, o celular foi vendido para três pessoas. Como uma delas era menor de idade na época da venda, ele responderá pelo ato infracional análogo ao crime de receptação", disse o delegado que ainda completou afirmando que a partir da recuperação do celular em abril, foi descoberto a cadeia criminal dos furtos. "É importante a população entender a logística criminosa. Porque numa ponta, a pessoa dita como cidadão de bem, compra o aparelho mais barato, mas ela está alimentando o crime, porque está comprando algo ilícito. Mas o que ela não sabe é que, antes disso, um criminoso furtou o produto vendeu pra uma segunda vítima, que posteriormente vendeu para a terceira pessoa. E assim forma a cadeia criminosa", esclarece o titular da 20ª Coorpin. 

Celular recuperado dia 04 de maio - Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

De acordo com Paulo Henrique, é preciso ficar atento com produtos que são vendidos a baixo do preço. "Um celular que custa em torno de R$ 1.800 no mercado, e você compra ele de um terceiro ou até na internet com uma oferta bem abaixo da tabela, esse produto pode ser oriundo de furto ou roubo. Se essa pessoas não toma esse cuidado, ela paga muito caro por isso, porque para a Lei, não adianta dizer que não sabia, porque incide no crime de receptação", afirma Oliveira. Na elucidação dessa cadeia criminosa, conforme o delegado, o homem autor do furto e dois receptadores já possuíam passagens na policia pela prática de crimes contra o patrimônio (furto e receptação). "Para que não se alimente essa cadeia criminosa, a sociedade deve evitar comprar celulares de desconhecidos ou fora de lojas físicas, peça a nota fiscal, ou exija a caixa do produto onde o número do MEI está visível", observou o titular. 

 



Corpo é encontrado às margens de rodovia em Tanhaçu

Foto: Leitor l 97NEWS

O corpo de um homem foi encontrado na tarde de quinta-feira (06), por volta das 15h, às margens da Rodovia BA-142, em Tanhaçu. Segundo a 34ª CIPM informou ao site 97NEWS, o corpo estava no acostamento. Um pedestre que passou pelo local viu o homem e acionou a polícia. Ainda conforme a corporação, o homem não foi identificado pois estava sem os documentos pessoais. A Polícia Técnica esteve no local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de Tanhaçu.