ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Incêndio atinge área de vegetação no oeste da Bahia

Vice de ACM Neto tem pedido de impugnação de candidatura ao governo da Bahia

Câmara derruba veto do Executivo ao Projeto de Lei que cria cargo de intérprete de libras

Mega condição especial do Armazém do Criador

Criança risca fósforo e casa é consumida por incêndio em Caetité

Agosto Branco - pneumologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção do câncer de pulmão

Viagens de Bolsonaro em avião presidencial deverão ser ressarcidas durante campanha

Brumado: Agente da Pastoral usa a Tribuna Livre da Câmara para destacar a 'Semana Nacional da Família'

Gel Sol: Intelbras lança módulo fotovoltaico bifacial com eficiência de mais de 20%

Para evitar prisão, mulher do ex-goleiro Bruno faz vaquinha para o marido pagar pensão

Pagamento facilitado e entrega rápida é na Bete Fruits

Caixa Econômica Federal abre inscrições para vagas de estágio

Brumado: PM apreende cocaína em residência do bairro Malhada Branca

UAB: Inscrições abertas para Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica

Município de Guanambi recebe nova maternidade e centro de parto natural

Petrobras põe direitos de potássio na Amazônia à venda

MP autoriza exploração de minérios nucleares por setor privado

Psicóloga atende na Pax Nacional; agende já sua consulta

Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras a partir desta terça-feira (16)

Brumado: Vitimas do grave acidente na BR-030 foram identificadas


Câmara Municipal destaca a importância da campanha ‘Agosto Lilás’

Foto: Divulgação

A Lei Maria da Pena é datada de 7 de agosto de 2006, e completa este ano 26 anos de existência. Assim, foi criada a campanha ‘Agosto Lilás’, que objetiva promover a reflexão e conscientização para o fim da violência contra a mulher. Segundo o Instituto Maria da Penha a violência doméstica teve um aumento de até 50% em alguns estados durante o período de isolamento social. A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado apoia essa campanha e destaca a importância da denúncia junto aos órgãos competentes. Visando auxiliar essas mulheres do município, a presidente do Legislativo, a vereadora Verimar Dias da Silva (PT), anunciou que uma audiência pública será realizada ainda neste mês para promover um debate sobre o tema. De acordo com a presidente, essa temática é importante para ser debatida “Esse tema é de extrema importância para a população brumadense, para as mulheres do nosso município. A informação traz conhecimento e pode auxiliar muitas mulheres em situação vulnerável. Assim, faremos um evento neste mês para orientar essas pessoas do nosso município”, afirmou. De acordo com a vereadora, o evento deve ser realizado no final de agosto e vários profissionais capacitados estarão presentes para um diálogo aberto sobre o tema.

Leis que protegem as mulheres

Em complementação a Lei Maria da Penha, surge em 2015 no código penal, a Lei do FEMINICÍDIO, a qual trata diretamente, de mulheres assassinadas pelo motivo de serem do sexo feminino. O Feminicídio é comprovado caso haja antecedente de violência doméstica e familiar ou se o crime for motivado por menosprezo ou discriminação à condição de mulher. O Brasil ocupa o 5° lugar entre os países mais violentos do mundo, em relação à violência à mulher. A Lei Maria da Penha prevê que o crime abrange agressão física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

CONTINUE LENDO


Vitória da Conquista: PF cumpre mandados de busca e apreensão contra pessoas usadas como 'laranja'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira (02), cumpre dois mandados de busca e apreensão e outras seis medidas cautelares em Vitória da Conquista, Sudoeste baiano, contra suspeitos de serem usados propositadamente como "laranjas" e envolvimento em fraude em contas eletrônicas em instituições financeiras. As ações fazem parte da operação “Não seja um laranja” e acontecem em 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Ao todo, 43 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos e o montante das fraudes bancárias ultrapassa R$ 18 milhões. As investigações são resultado de uma força-tarefa que envolve também a Polícia Civil, as próprias instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com a PF, foi detectado um aumento considerável da participação consciente de pessoas em esquemas criminosos desta natureza, que são usadas como “laranja” de maneira proposital e consciente. Elas “emprestam” as contas bancárias mediante pagamento e têm as contas usadas para receber transações fraudulentas, que possibilitam a ocorrência de fraudes. Ainda conforme a polícia, emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos. A prática é usada por organizações criminosas e dificulta a investigação dos delitos. Em caso de comprovados crimes das pessoas envolvidas na operação, os suspeitos podem responder por associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, com penas que podem somar mais de 20 anos de reclusão.



24ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado foi realizada nesta segunda-feira (1/08)

Foto: Divulgação l CMB

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 1 de agosto de 2022, a 24ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. A presidente Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato) iniciou os trabalhos solicitando a chamada nominal dos vereadores. Na sessão, estiveram presentes os vereadores Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Beto Bonelly, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Amarildo Bomfim, João Vasconcelos, César Bar, Tiago Amorim e Rubens Araújo. A ausência do vereador José Santos foi justificada. A ata da sessão anterior, de número 23 do ano de 2022, foi lida e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos temas, como apresentação de solicitação de título de cidadão brumadense e veto ao autógrafo do executivo, aos seguintes projetos de lei:

  • Nº 021/2022: institui campanha “oftalmologista na escola” no município de Brumado, e dispõe sobre a realização de exames oftalmológicos para alunos das escolas da rede pública municipal, de autoria da vereadora Lia Teixeira;
  • Nº 023/2022: institui o executivo a incluir medidas de conscientização, prevenção e combate à automutilação, depressão e ao suicido entre crianças, adolescentes e jovens no projeto pedagógico das escolas municipais, de autoria da vereadora Lia Teixeira;
  • Nº 025/2022: altera o número de servidores concursados/efetivos que poderão exercer funções gratificadas no Poder Legislativo do Município de Brumado.

Além disso, foram aprovados projetos de lei, projeto de resolução, moção de aplausos e dezenas de indicações. Durante a sessão, a tribuna livre foi usada pelo senhor Magno Natan Silva Macedo, que falou sobre o adicional de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, para solicitar que o pagamento seja realizado conforme a lei. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.



Rio do Antônio: PM prende homem por suspeita de importunação sexual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu um homem na madrugada de domingo, 31 de julho no município de Rio do Antônio, Sudoeste baiano, suspeito de praticar importunação sexual. De acordo com a PM, o crime ocorreu na praça da prefeitura. O indivíduo teria assediado algumas meninas menores de idade. Assim que os policiais foram informados do crime, o suspeito foi preso. O suposto autor foi encaminhado para a sede da 20ª Coorpin em Brumado.



Brumado: Polícia Civil apaga pichação com apologia a organização criminosa

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Policiais Civis e Militares de Brumado realizaram na tarde desta segunda-feira (1º), em Brumado, uma operação contra pichação que fazia apologia à organização criminosa e prendeu um homem de 19 naos acusado de praticar o crime. Segundo a Polícia Civil, o homem é morador do Bairro São Felix. Em entrevista ao site 97NEWS, o Delegado Titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique, ressaltou que a operação contou com apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) e de uma empresa prestadora de serviços da Prefeitura Municipal que apagou os escritos de apologia à facções criminosas. "Apologia a organizações é crime. Fizemos a identificação de uma pessoa, e ela foi detida e encaminhada a Delegacia por ter realizado às pichações", disse. O suposto autor pode pegar pena de 3 até 8 anos por fazer apologia ao crime organizado e promover organização criminosa. "Esse mandado de prisão preventiva foi cumprido hoje. Então, além do Estado se fazendo presente, a população também pode denunciar este tipo de crime, ligue 190 e informe o endereço", esclareceu o Titular da 20ª Coorpin.



Brumado: Caminhão derruba poste e deixa bairros São Jose e Santa Tereza sem energia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite desta segunda-feira, 1º de agosto, por volta das 19h30, um caminhão baú derrubou um poste no bairro São José, em Brumado, e deixou vários moradores sem energia elétrica por 5h. O sinistro aconteceu na Rua Osvaldo Marciel de Souza, próximo a escola Élcio José Trigueiro e a Policlínica Regional. Segundo apurou o site 97NEWS, o condutor tentou entrar em uma via do bairro, mas o veículo ficou travado na rua. Ao tentar dar uma ré, ele atingiu os fios de alta tensão e arrastou o poste, o que provocou um apagão em dois bairros da região. Visivelmente alterado, o condutor tentou arrastar o veículo, mas foi impedido pelos moradores que acionaram a Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia, que deu a manutenção para normalizar os serviços. Apesar o susto, o motorista do caminhão baú não sofreu ferimentos.



Brumado: 'Os Sindicatos devem se reinventar', diz diretor da Fecombase

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O movimento sindical do Brasil está em uma situação de "sono profundo", mas tem recursos para renascer e voltar a tomar uma postura ativa, disse o diretor da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (Fecombase), Joir Sala, em entrevista ao site 97NEWS. "O diretor sindical ele tem que sair do seu gabinete e ir de encontro com o trabalhador. O sindicato hoje tem que mudar toda sua filosofia e se reinventar para sobreviver e ajudar o trabalhador", disse. Durante 4ª Plenária Sindical dos Comerciários do Oeste, Sudoeste e Chapada Diamantina, realizada neste final de semana em Brumado. Ele destacou sobre os impactos da reforma trabalhista que começou em 2017, ainda no governo de Michel Temer. Conforme Joir, os sindicatos previam que viveriam um forte impacto, com a eliminação da obrigatoriedade do imposto sindical e da homologação trabalhista. "A reforma trabalhista tirou esse dever e a obrigação da homologação, justamente para enfraquecer os sindicatos. Aquele momento da homologação,  sindicato passa a ser fiscal da rescisão do trabalhador, verificando se tudo está certo. Então com a reforma, foi tirada essa homologação", ressalta o diretor da Fecombase o qual ainda afirmou que mesmo sem a obrigatoriedade da homologação, as empresas comprometidas podem continuar o processo. "A empresa que se preza, ela pode procurar o sindicato para homologar. Porque inclusive vai dar uma certa garantia a empresa, na qual ele tem a chancela do sindicato em aprovar aquela rescisão, de forma transparente", diz Joir Sala. 

 



Seleção dos advogados da 21ª Subseção/Brumado é campeã do Zonal e se classifica para as quartas de final da Copa Estadual de Futebol CAAB

Foto: Divulgação

A seleção de Brumado, representando a 21ª Subseção da OAB, disputou neste final de semana, na cidade de Vitória da Conquista, o Zonal de classificação – 1° fase – da IV Copa CAAB de Futebol, sagrando-se vencedora e se classificando para os jogos finais. A competição regional que é disputada por advogados da Subseção, conta com jogos de classificação por região, onde as equipes do mesmo grupo se enfrentam em jogo único. Na primeira fase, a equipe de Brumado enfrentou a seleção de Vitória da Conquista e venceu por 2x1, em seguida goleou a equipe de Itapetinga com o placar de 8x1, e sofreu revés por 3x2 na última partida, em jogo polêmico e com muitas intervenções externas, inclusive de exclusão de atletas por telefone. Ainda assim, a classificação aconteceu e Brumado sagrou-se campeã do zonal de classificação. A sequência da competição será informada pela organização da CAAB (local dos jogos e data), e a equipe de Brumado seguirá na disputa pelo título regional. Tendo como principal característica o jogo rápido e a habilidade, a equipe da 21ª Subseção foi elogiada após os primeiros jogos, e promete brigar pelo título da Copa CAAB. Compõe o grupo de atletas os advogados: Daniel Wladson, Isaac Carvalho, Tárcilo, Mateus, Diógenes, Talles Gabriel, Thasso Marinho, Paulo Amorim, Dieggo Souza, Jossilei, José Carlos, Alan Wesdra, Adelino, Igor Luz, Sandro Sodraque, Cristiano Wobeto, Jorge Malaquias, Igor Malaquias, Antônio Márcio e o estagiário, Klebson.

 



Câmara Municipal retoma atividades legislativas nesta segunda-feira (1/08)

Foto: Divulgação l CMB

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado realiza na noite desta segunda-feira, 1 de agosto, a primeira Sessão Ordinária do segundo semestre de 2022. A sessão acontece no Salão da Casa Legislativa Vereador Sinval Neves, no prédio sede da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, com a participação dos vereadores e da comunidade. Depois do recesso parlamentar, iniciado no dia 18 de julho, a Câmara Municipal retorna com a realização de sessões, audiências públicas e demais atividades. Nesse semestre, a Casa terá importantes matérias para votar. Todas as sessões podem ser assistidas no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse. Além disso, a transmissão é realizada ao vivo pela Rádio Câmara 103,3 FM. A pauta da sessão de hoje pode ser acessada por meio do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, clicando em “Pautas”.



Brumado: SMTT realiza testes em plataforma online onde condutor poderá recorrer à multas ou informar sinistros de trânsito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) anunciou no último sábado, dia 30 de julho, durante o Workshop ao condutores do transporte de passageiros, os testes com uma página online, ferramenta que permitirá consultas e contestações de multas de trânsito expedidas pelo órgão e até informar um sinistro em tempo real, em casos leves, ou seja, quando apenas haja danos materiais. Futuramente, outros recursos devem ser adicionados à plataforma. Atualmente, as ocorrências são informadas via telefone 156. O site ainda está em fase de testes. "O objetivo é facilitar o condutor a ter acesso rápido e fácil em alguns serviços do órgão de trânsito. Como por exemplo: recorrer à multas; apresentar o condutor que cometeu uma infração; recursos a Jari, enfim, tudo isso para que o cidadão evite ir ao órgão, quando na verdade, ele poderá fazer via plataforma online", disse o coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele contou que a SMTT escolheu por esse processo em busca de apresentar maior transparência na fiscalização do trânsito de Brumado. "O serviço vai permitir ainda anexar documentos que comprovem as justificativas", explicou. Segundo o coordenador, a página ainda não tem prazo para entrar em operação. "A plataforma já era para está em funcionamento, mas ainda estamos em testes, assim como o sistema de monitoramento por câmeras, que quando estiver funcionando, vamos acompanhar de perto o fluxo de veículos da cidade para quando necessário, tenhamos um tempo de resposta mais eficiente", disse Ricardo.



Censo 2022: Recenseadores dão início a coleta de dados em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 em todo país. Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada um dos domicílios nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas. Em Brumado, 55 colaboradores foram distribuídos entre a zona rural e a área urbana. Em entrevista ao site 97NEWS, Felipe Lima, coordenador do IBGE local disse que os recenseadores estão bem identificados para que não haja dúvidas por parte da população. "Hoje é o primeiro dia de coleta de dados. O recenseador está indo à campo com o colete, boné, mochila do IBGE e o crachá, que tem os seus dados e informações, caso alguém tenha dúvidas", disse. Conforme Felipe, caso haja dúvida do cidadão na hora da abordagem, ele poderá acessar o site do IBGE e realizar a consulta, ou ligar para o número 77 3441-1057. "É importante que a população repasse as informações necessárias ao recenseador. Porque a partir dessas informações, nós vamos poder realizar mudanças no país, tanto no setor público, quanto no privado. São informações importantes para o crescimento do Brasil", destacou. De acordo com Felipe, o Censo de 2022, será mais rápido por conta da tecnologia aplicada. "Nossos recenseadores estão utilizando um dispositivo móvel de coleta, tudo em tempo real para o sistema do IBGE", afirma. O coordenador do órgão em Brumado ainda ressaltou sobre a ausência de morador no momento da coleta, sendo o recenseador orientado a retornar no local por cerca de quatro vezes em horários distintos. "O IBGE oriente que esse recenseador volte na residência quatro vezes, em horários diferenciados. Mesmo assim, um formulário é deixado na caixa de correio com os dados e telefones do recenseador daquela área, para que uma nova tentativa seja possibilitada", informa.



Gel Sol: Intelbras lança novos inversores e luminária inteligente

Foto: Divulgação

Além de facilitar o acionamento de bombas e motores, a tecnologia também trás garantia de praticidade, eficiência e segurança para aos clientes. Para facilitar os trabalhos do campo ou da fazenda, a Intelbras anunciou esta semana o lançamento de alguns produtos como o Inversor Drive Solar. Na área rural, é Ideal para a irrigação, bebedouro de animais, poços e reservatórios. Na cidade, abastecimento de água em condomínios e abastecimento de água em residências urbanas. Já os novos inversores de onda senoidal, que possui duas versões: ISV 751 e ISV 752. Eles foram desenvolvidos especialmente para sistemas off grid, e permitem alimentar com eficiência pequenas soluções residenciais ou comerciais, garantindo energia a eletrodomésticos, iluminação, eletro portáteis, entre outros. 

 

Foto: Divulgação

O 750W para utilizar à vontade, e 24volts para melhor aproveitamento da energia armazenada nas baterias.
A Intelbras lançou também, a luminária integrada SLI 1600, que acompanha painel solar, bateria e iluminação, tudo em um só produto. A SLI 1600 possui funcionamento inteligente, o que pode resultar em economia na conta de luz. A luminária acende automaticamente ao anoitecer e possui detecção de movimento. A bateria foi projetada para ter durabilidade de até dois anos com capacidade máxima de carga. Os novos produtos já podem ser encontrados no parceiro da Intelbras, a Gel Sol. Para saber mais sobre o produto e consultar um orçamento, ligue: (77) 3441-2659 / (77) 98852-1791 - Alvimar Geleia / (77) 98115-9898 - Adalberto. Saiba mais em www.gelsol.com.br.

 

Foto: Divulgação


Brumado: SMTT realiza Workshop para os profissionais do transporte de passageiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último sábado, dia 30 de julho, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) do município de Brumado, no Sudoeste baiano, realizou um Workshop aos trabalhadores do transportes de passageiros. Com o foco central no tema: "Transporte, responsabilidade de todos", o evento serviu para debater e promover segurança no setor de transportes do município. No encontro, estiverem presentes empresas que atuam na cidade, além de profissionais que atuam no transporte escolar, público e privado. Em um formato diferenciado, esta edição contou com a participação do secretário de educação, João Nolasco, do Juiz Dr. Genivaldo Guimarães, Milton e Ricardo representando o Sest Senat de Vitória da Conquista, Carlos Granjer (SEPLA), Adélia Caroline da 18ª Ciretran, os Sargentos: Aparecido (CICOM) e Santos (2ª CIPRv), do capitão Mota da 34ª CIPM e Sérgio Marinho, representando a GCM. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, Diego Evangelista, superintendente da SMTT afirmou que, eventos assim, contribuem muito com a segurança da população. "Esse workshop serviu para conscientizar, não só os motoristas do transporte escolar, mas também à todos os motoristas em geral. Aqui foram apresentadas as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, debatemos sobre a condição do Brasil, que apresenta a quarta posição do pais que mais provoca mortes no trânsito, então, temos que mudar essa realidade", explicou o superintendente. Para o coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo, a satisfação é de mais um "dever cumprido". "A importância desse evento, é a missão do órgão em proporcionar: informação, orientação e educação de qualidade. Tivemos a qui a presença de várias autoridades que explanaram sobre o tema e a importância da segurança no transporte viário do município", destacou. No fim do workshop, os profissionais receberam um certificado de participação no evento.

 



Brumado recebe 4ª Plenária Sindical dos Comerciários do Oeste, Sudoeste e Chapada Diamantina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o tema “Todos em defesa do Desenvolvimento com Avanços Sociais no Brasil” ocorreu no último sábado, dia 30 de julho, em Brumado, a 4ª Plenária Sindical dos Comerciários do Oeste, Sudoeste e Chapada Diamantina. Organizadas e coordenadas pela Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (Fecombase), as Plenárias, que ocorrem em todas as regiões do estado, têm como objetivo central discutir a problemática da relação de trabalho do comerciário para através da informação, da troca de experiência, do debate, da síntese das lutas e dos anseios de cada região projetá-las em ações sindicais conjuntas, buscando consolidar os direitos e as conquistas em todo o estado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Márcio Fatel, coordenador da Plenária, falou sobre a importância do evento. "Sairemos daqui hoje com várias deliberações e com certeza, a luta em prol da categoria comerciária só está ratificando", disse ao site 97NEWS. Camila Carvalho, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região, destacou a participação ampla de sindicalistas da base dessas regiões, que trouxeram ao debate questões fundamentais que permeiam o dia-a-dia da luta comerciária nas suas regiões. "Os assuntos aqui debatidos vão fortalecer os sindicatos da região. O apoio dos comerciários é muito importante para a construção de uma união mais robusta", disse Carvalho.



OrthoDontic celebra 6 anos em Brumado com vários sorrisos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A OrthoDontic em Brumado começou a sua história há 6 anos, com a expectativa de entregar sorrisos para o município e toda região e, se consolida ao longo desse tempo tornando-se a primeira e maior Rede de ortodontia do Brasil, com mais de 5 milhões de atendimentos já realizados. Também durante esses 6 anos, buscamos uma realidade com mais oportunidades, mais informação e mais acesso. Além disso, a realização dos nossos sonhos através da transformação das vidas de outras pessoas -- os nossos clientes. Ao longo desta trajetória, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de Sorrir com confiança e satisfação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um Sorriso OrthoDontic é direito de todos e hoje, vários colaboradores trabalharam para concretizar esta missão. São profissionais de diversas áreas que crescem e prosperam com a Rede, exercendo suas funções movidos pela paixão por conquistar Sorrisos. “Nós agradecemos a Deus por nos guiar diariamente por estes 6 anos de existência, aos nossos colaboradores e parceiros e depois aos nossos Pacientes que acreditam neste trabalho que é realizado com muita seriedade e comprometimento. Tornamos Simples a possibilidade de Sorrir das pessoas”, agradeceu Dra. Sandra, uma das sócias e diretora da OrthoDontic, em Brumado.



Censo demográfico começa nesta segunda-feira em todo país

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será iniciado nesta segunda-feira (1º). Para o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, o tamanho da operação impressiona.  “O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil”, afirma. O IBGE incentiva a população a receber os recenseadores e responder as perguntas. “É como votar, como tirar um documento. É fundamental que todo cidadão procure ser recenseado e receba o recenseador do IBGE.”, diz Azeredo em entrevista à Agência Brasil. Dessa vez, os recenseadores aplicarão dois questionários: um mais curto, com 26 perguntas, que todos os domicílios respondem, e um maior, com 77, que só uma parte dos domicílios respondem (cerca de 10% dos domicílios do país). O tempo de resposta para o questionário curto é de entre 5 e 10 minutos; para responder o questionário mais longo, são necessários entre 15 e 20 minutos em média. Na edição de 2022, o Censo terá, pela primeira vez, informações sobre pessoas com diagnóstico de autismo, quilombolas e dados por bairros de Salvador. Também pela primeira vez, o IBGE vai georreferenciar todos os domicílios visitados, identificando as coordenadas geográficas (latitude e longitude). A população poderá responder o questionário do Censo presencialmente, durante a visita do recenseador, ou, nesse momento, escolher responder pela internet ou por telefone. 



Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros afirmam ter deixado de falar sobre política para evitar discussões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada pela Datafolha na semana passada revelou que quase metade do eleitorado brasileiro (49%) deixou de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses para evitar discussões. O levantamento indica ainda que esse comportamento é mais presente entre os eleitores de Lula (54%), candidato à presidência pelo PT, do que entre os apoiadores de Jair Bolsonaro, do PL (40%).  O Datafolha apresentou três situações de constrangimento ou coação e pediu que os entrevistados respondessem se já passaram por casos do tipo. A pesquisa indicou que nos últimos meses 54% dos brasileiros já viveram alguma situação de constrangimento, ameaça física ou verbal em razão de suas posições políticas. O índice é maior entre os apoiadores do PT (63%), eleitores de Lula (58%), mais instruídos (62%), que reprovam o governo Bolsonaro (62%), autodeclarados pretos (60%) e homossexuais e bissexuais (65%).mDisseram que já receberam ameaças verbais 15% dos entrevistados e 7% relataram ameaças físicas por conta de sua posição política.  Na primeira situação, o índice é de 19% entre aqueles que têm intenção de votar em Lula e 12% entre os bolsonaristas. Já 9% dos eleitores do petista e 5% dos eleitores de Bolsonaro afirmaram já ter recebido ameaças físicas. A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022.



Renove seu guarda-roupa na Loja Marcelo Esportes

Foto: Divulgação

Os festejos juninos estão se aproximando e aproveite para renovar seu guarda-roupa, com peças diferenciadas, confortáveis e de qualidade. Aqui você encontra uma grande variedade de opções, jeans diferenciados, com lavagens e cortes incríveis, confortáveis e com muito estilo, a Loja Marcelo Esportes vem com tudo neste São João, derrubando preços, oferecendo produtos de qualidade e, o principal: Aqui você sempres será um campeão! A Loja Marcelo Esportes, tem um leque gigante de opções em blusas de marcas e camisas sociais. Marcelo Esportes, na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães (próximo a Pax Nacional). Whatsapp (77) 99944-9086. Siga a nossa rede social: @marceloesportes22.

Foto: Divulgação


O Plano Familiar da Pax Nacional é cheio de vantagens e benefícios

Foto: Divulgação

A Pax Nacional é sinônimo de excelência quando se refere em prestação de serviços em Brumado e Região. Qualidade que tem feito com que a empresa se tornasse o que é hoje –  uma empresa de renome regional. Sempre oferecendo os melhores serviços em ambulâncias, parcerias e assistência funerária nos momentos de perda de um ente querido. A Pax Nacional se destaca também com o Plano Familiar, na qual oferece inúmeros benefícios e vantagens com descontos incríveis em diversas clínicas da região. Em vida e pós vida, a Pax Nacional se faz presente, oferecendo sempre o melhor atendimento e cuidado com a sua família. Em Brumado a empresa fica localizada na Av. Antônio Mourão Guimarães, nº 341 - Centro. Saiba mais em nosso site e nas redes sociais (veja aqui).



Concurso da Polícia Civil da Bahia tem nova data divulgada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia divulgou uma nova data para o concurso de delegado da Polícia Civil. De acordo com a publicação do Diário Oficial deste sábado (30), os candidatos devem refazer as avaliações objetivas e discursivas no dia 21 de agosto, nos períodos da manhã e tarde. As provas, que deveriam ter ocorrido no último domingo (24), foram suspensas após uma confusão de falha de logística. As avaliações foram entregues com nomes trocados aos candidatos. O novo cronograma está disponível no Portal do Servidor, e no site da organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).