ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

Caminhão boiadeiro tomba na região de Livramento de Nossa Senhora; vários animais morreram

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na noite da última terça-feira (26), um caminhão boiadeiro tombou na BA-152, a 13 km de Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o 97NEWS, o motorista perdeu o controle da direção do caminhão. Parte dos bois que estava no veículo acabou escapando, outros ficaram feridos e vários morreram às margens da rodovia. Os animais que sobreviveram foram transferidos para outro caminhão gaiola. Apesar da gravidade do acidente, o motorista saiu ileso, sem nenhum ferimento. 



Livramento de Nossa Senhora: Radialista brumadense é ameaçado em áudio no WhatsApp

Foto: Divulgação

Há alguns anos, o radialista Emanuel Fernandes vem apresentando um programa jornalístico, em uma emissora, no município de Livramento de Nossa Senhora. Esta semana, Fernandes foi surpreendido com um áudio, que circulou nas redes sociais, se tratando de ameaças contra a sua pessoa. “A mesma surra que você tomou lá, você toma aqui, eu só lhe aviso, você respeita as autoridades...", diz um dos trechos da gravação. Em outra parte, as ameaças chegam a outro tom, "você vai levar o mesmo que você levou em Brumado, e não vai demorar muito não, tô lhe avisando. Aqui você vai sair pior do que saiu em Brumado...", diz outro momento do áudio. Em contato com o 97NEWS, o radialista se pronunciou afirmando estar tomando as providências cabíveis. Órgãos judiciais e de imprensa já foram comunicados das ameaças. "O conteúdo contido nos áudios já está nas mãos da Polícia Civil, e agora vamos aguardar a apuração por parte da Justiça", declarou Emanuel. O radialista registrou queixa na delegacia e um inquérito foi aberto para investigar o caso. A Polícia já descobriu que os áudios partiram do servidor municipal, José Raimundo Meira Aguiar, o Aguiarzinho, um velho conhecido na redes socias, por postar áudios bastantes críticos. No áudio, o servidor desqualificou o radialista e recomendou que o mesmo voltasse para a cidade de Brumado, de onde, de acordo com ele, teria fugido. O motivo da fúria do servidor seria as críticas feitas pelo apresentador contra a Administração Municipal. O servidor sequer foi citado, mas saiu em defesa do prefeito. 



Susto: Mototaxista encontra serpente escondida na carenagem de moto em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O registro de cobras no núcleo urbano do município de Brumado tem se tornado comuns nos últimos tempos. Ainda sem uma unidade do Corpo de Bombeiros para resgatar os animais silvestres na cidade, os próprios moradores improvisam como podem. Mas no caso das serpentes, essas tem provocado mais pânico e medo à população. Tempos atrás uma cobra foi encontrada em um veículo estacionado em frente à Câmara Municipal de Vereadores. O fato é que as cobras já passaram a ser encontradas não apenas em vias, mas em veículos. Nesta terça-feira (26), uma cobra-cipó (Chironius) deu um grande susto em um mototaxista de Brumado. O trabalhador segundo informações, estacionava sua moto após uma corrida de rotina, quando percebeu uma cobra enrolada dentro da carenagem da motocicleta. “Parei a moto em frente a Locar Rápido, quando veio o grande susto. Uma cobra dentro do painel da moto. De imediato tiramos ela de lá, e colocamos em uma garrafa plástica”, contou o motociclista, que logo em seguida, junto com os colegas, levaram o animal para uma vegetação afastada da cidade e soltou a serpente. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na cidade já teria ocorrido registro de outros animais encontrados. Há poucos dias por exemplo, encontraram uma aranha caranguejeira no filtro de ar de um carro. Mas no caso da cobra, fez muita gente ficar com muito medo. Apesar da brincadeira nos relatos, a situação chama a atenção para uma situação urgente, no que se refere a implantação de uma brigada do Corpo de Bombeiros em Brumado. Pois em situações como esta, não é recomendado por especialistas, a remoção de qualquer animal silvestre, por pessoas que não tenha conhecimento. No caso desta terça, foi uma cobra-cipó, serpente esta que não é peçonhenta, mas apesar disso, ela pode ser bem assustadora, pois quando ameaçada ou quando se sente ameaçada ela se torna agressiva, e ataca e pica suas vítimas, mesmo não soltando nenhum veneno.



Brumado: Afastado do rádio à algumas semanas, radialista Tote Lima é diagnosticado com câncer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O radialista e músico brumadense, Antônio de Castro Lima Sobrinho, 68 anos, "Tote Lima", teve que interromper os programas de rádio dos fins de semana por conta de problemas na saúde. Diagnosticado com câncer de pulmão, fez com que ele, interrompesse a rotina para cuidar da saúde. No início do ano, o radialista conta que fez exames de rotina, e os médicos perceberam alguma alteração. Após idas e vindas a capital baiana, Tote não conseguiu fazer os exames na rede do SUS. Foi então que o mesmo passou a usar as economias para realizar exames particulares. A partir dai veio a descoberta, os médicos, através des exames, constataram uma mancha em seu pulmão. O radialista lembra que mesmo hoje não sendo mais fumante, ele acredita que há cerca de 30 anos atrás, na época em que se apresentava com a Banda Magnatas, ele fumava muito. O que pode ter causado a alteração em seu pulmão. "Na época eu era fumante, e além disso, recebíamos aquela fumaça que antes eram usadas nos palcos, uma fórmula química que era feita pela produção. E isso acho que também favoreceu a esse momento agora", relembra. Com a doença descoberta, ele vai ter que sair do interior para buscar tratamentos fora, e isso requer um gasto muito grande. "Já fiz a primeira quimioterapia, e no dia 2 de abril, retornarei a Salvador para dar continuidade ao tratamento", disse o radialista ao 97NEWS. Com o tratamento será todo realizado pela rede particular de saúde, amigos e fãs realizaram no último mês uma campanha para arrecadar fundos em prol ao seu tratamento. "Na realidade eu queria agradecer a todos, mas em especial a minha amiga Rita, que veio até a mim e falou sobre a campanha. Porque estava demorando de mais os meus exames pelo SUS", relatou ao esclarecer que por duas vezes esteve em Salvador e não conseguiu realizar a biópsia. Segundo Tote, ela abraçou a campanha, convidou os amigos, que deram total apoio ao evento. "Eu nunca vi uma corrente de amizade tão grande, foi uma mobilização enorme, tenho muito que agradecer. Foi graça de Deus". O músico também esclareceu que o valor arrecadado será de grande importância na sua vida, tanto que um dos próximos exames custam em torno de R$ 500, sem contar com a medicação. As doações ainda podem ser feitas, para doar, basta depositar qualquer valor na Conta: 00047317-2; Ag.: 3009, Banco Bradesco, em nome de Antônio de Castro Lima Sobrinho.



Brumado: Sindsemb cobra do município mais transparência nos pagamentos de 'horas extras' dos GCMs

Foto: 97NEWS

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb), liderada pelo GCM, Jerry Adriano Garcia, junto ao Jurídico, se reunirá com o prefeito Eduardo Vasconcelos, na sede da Administração em busca de diálogos sobre a transparência na hora do pagamento de horas extras do setor. Segundo o sindicalista, as horas extras estão sendo pagas de modo incorreto. "A guarda trabalha 12/36, e no edital do concurso exige 40 horas, mas não tem como trabalhar 40 horas noturna semanal, e o município está exigindo esta carga horária. E isso é incorreto", relatou ao 97NEWS. Ainda segundo Jerry, um guarda civil trabalha por 15 dias, somando 180 horas mensal, mas de acordo com o GCM, o município estaria calculando cerca de 200 horas mensais, o que estaria segundo ele, gerando erros na hora dos pagamentos das extras. "Nós não trabalhamos 200 horas, e o município insiste em calcular horas a mais. Não sabemos como eles encontram essas 20 horas", comentou. Jerry relatou ainda que já houve uma reunião entre a categoria, e agora é tentar passar as demandas em prol do funcionalismo para o gestor público. "Vamos dialogar, e tentar procurar onde está o erro", disse Jerry Adriano, presidente do Sindsemb.



Brumado: Aula inaugural da UATI acontece no campus da Uneb nesta quarta (27)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Acontece nesta quarta-feira (27), as 18h, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, a aula inaugural do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). O programa atende idosos, a partir de 55 anos, através de oficinas: iniciação à Informática, Ioga, Ginástica e dança para a terceira idade, além de palestras. Para participar das oficinas não é necessário fazer nenhum vestibular, nem prova, é inteiramente grátis. Basta se dirigir até a instituição, apresentar os documentos pessoais e fazer a matrícula. As inscrições estão sendo realizadas entre os dias 26 a 29 de março, de 09h às 16h, no Nupex, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 300, centro. Na aula inaugural de hoje, a palestrante será a  nutricionista, Dinorah Maia Oliveira. O tema: “Alimentação saudável na melhor idade".



Pastor suspeito de abusar sexualmente de garota de 12 anos é preso em Itamaraju

Foto: Reprodução l Google Street view

Um pastor suspeito de abusar sexualmente de uma garota de 12 anos foi preso nesta terça-feira (26), na cidade de Itamaraju. Segundo o G1, a Polícia Civil informou que o caso foi descoberto depois que a vítima denunciou os abusos à família. A vítima frequentava a igreja onde o suspeito pregava. Ainda de acordo com a polícia, os abusos ocorreram durante três meses. Após as investigações, o pastor, identificado como Darcy Almeida dos Santos, teve o mandado de prisão expedido pela Vara Crime da Comarca de Itamaraju. Na delegacia, o suspeito confessou ter cometido os abusos. Darcy está custodiado na delegacia de Itamaraju e, segundo a polícia, será encaminhado para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.



Polícia acaba com a 'festa do pó' em Caetité; evento acontecia a poucos metros da delegacia

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite desta terça-feira (26) a Polícia Militar de Caetité, no Sudoeste, prendeu cinco homens e apreendeu um menor suspeitos de tráfico de drogas, no Bairro Alto do Observatório. Segundo o site Sudoeste Bahia, os suspeitos foram flagranteados em uma festa “regada a álcool e droga” em uma residência que fica próxima a sede da Delegacia de Caetité. O flagrante ocorreu por volta das 20h. Em nota a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que, durante a abordagem, os militares realizaram consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão e descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra um dos suspeitos. Ainda segundo a PM, foram apreendidos durante a operação porções de cocaína, um cigarro de maconha, quatro aparelhos celulares e uma motocicleta. A operação foi baseada em denúncias anônimas. Os acusados foram encaminhados para a sede da Delegacia de Guanambi, onde estão à disposição da Justiça.



Polícia Militar prende casal por furtos no comércio de Tanhaçu

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Casal acusado de furtos no comércio de Tanhaçu foi preso em flagrante pela Polícia Militar, na terça-feira (26). Com imagens gravadas nas imediações do local do crime, os policiais identificaram o autores. Os dois foram presos com um veículo Sandero preto com documentação irregular.  A detenção ocorreu na saída da cidade. Os dois foram conduzidos e apresentados com os objetos: duas bermudas; três pares de meias, dois cadeados e o veículo na Delegacia de Brumado.



Vacina da febre amarela pode proteger contra zika, indica estudo brasileiro

Foto: Divulgação

Enquanto cientistas do mundo correm em busca de uma vacina contra o vírus Zika, pesquisadores no Rio de Janeiro constataram que a resposta pode estar em uma vacina amplamente disponível, testada e adotada mundialmente: a da febre amarela. "Talvez a solução estivesse na nossa frente o tempo todo", diz o médico Jerson Lima Silva, professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos coordenadores de estudo divulgado na segunda-feira (25). Segundo o G1, conduzida por dezesseis pesquisadores da UFRJ e da Fundação Oswaldo Cruz, a pesquisa concluiu que a vacina da febre amarela protegeu camundongos da infecção do vírus em laboratório, reduzindo a carga do vírus no cérebro e prevenindo deficiências neurológicas. "Apareceu como um ovo de Colombo", diz Silva, referindo-se à expressão que descreve uma solução complexa que, depois de demonstrada, parece óbvia. "Nossa pesquisa mostra que uma vacina eficiente e certificada, disponível para uso há diversas décadas, efetivamente protege camundongos contra infecção do vírus Zika", diz o estudo, publicado online que ainda precisa passar pelo processo de revisão por pares exigido por periódicos científicos, que têm um trâmite demorado. Conforme o G1, esse sistema de publicação é adotado para disponibilizar rapidamente resultados iniciais de pesquisas à comunidade científica internacional. A corrida por uma vacina contra a zika começou em 2016, quando se comprovou a suspeita de que a doença recém-chegada ao Brasil, até então considerada inofensiva, era a causa do surto de bebês que nasciam com microcefalia e malformações neurológicas - conjunto de sintomas hoje designado como síndrome da zika congênita. O surto levou o governo brasileiro e a Organização Mundial da Saúde a decretarem situações de emergência, posteriormente suspensas. Além dos graves problemas que pode causar nos bebês durante a gestação, a zika é associada ao surgimento da síndrome de Guillain-Barré em adultos.



Detran corta gastos e economiza R$ 12 milhões, diz diretor

Foto: Divulgação

Em 30 dias de gestão, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Pimentel, contabiliza a redução de gastos no custeio do órgão, que representa a economia de R$ 1 milhão por mês. O resultado foi apresentado pelo diretor nesta terça-feira (26), na abertura do curso de capacitação do Detran para 70 policiais militares que conduzem viaturas, realizada no Departamento de Apoio Logístico da PM, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. "Com a crise econômica nacional e incertezas no governo federal, os estados são obrigados a reduzir gastos. As medidas que tomamos nesse pouco tempo de gestão significam uma economia de R$ 12 milhões para o órgão de trânsito, em um ano, sem prejuízos para os serviços oferecidos à população e parcerias como essa mantida com a PM", afirmou Pimentel. Durante o evento, foram entregues carteiras de habilitação categoria B (carros) aos primeiros doze policiais na história da corporação, preparados pelo Centro de Formação de Condutores da PM, que conta com o apoio técnico do Detran. "A Polícia Militar e o Detran são parceiros em operações de fiscalização nas vias. Essa união ganhou mais alcance com a formação e capacitação de policiais condutores, o que qualifica a nossa tropa para ações no trânsito", ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.



Presidente Jânio Quadros: Polícia Civil prende suspeitos pela morte de Eliel de Souza

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil de Presidente Jânio Quadros, que integra a 20ª Coorpin, prendeu os dois suspeitos de terem participado na morte do jovem, Eliel de Souza Aguiar, de 24 anos, que havia desaparecido no dia 01 de fevereiro deste ano, e só foi encontrado três dias depois, em estado de decomposição, na comunidade de Serra Escura, zona rural do município. Após o desaparecimento de Eliel, a Polícia começou a investigar o desaparecimento do jovem, após o exame necropsial constar que havia sete perfurações de arma branca no corpo da vítima. A partir dai, conforme apurou as investigações, o Delegado Francisco Tadeu Rodrigues, chegou aos suspeitos, Celio Ribeiro de Jesus e Jean Leite Oliveira, sendo decretadas as prisões temporárias de ambos. Uma delas cumprida pela própria Polícia  no dia 21 de fevereiro, em desfavor de Célio Ribeiro de Jesus. Já Jean Leite, encontrava-se foragido, então de posse do mandado de prisão preventiva, os policiais da Delegacia de Presidente Jânio Quadros passaram a investigar o paradeiro do foragido e chegaram à informação de que ele estaria no município de Ferraz de Vasconcelos (SP). Rapidamente foi acionado a Polícia Militar do Estado, a qual, por meio dos seus agentes, conseguiram prender Jean na última segunda-feira (25). O autor deve permanecer em São Paulo até sua remoção para uma unidade prisional da Bahia, onde responderá ao respectivo processo criminal.



Mais um brumadense será ordenado Padre pela diocese de Caetité

Foto: Reprodução l Pascom l Brumado

No dia 25 de maio, em cerimônia que será realizada no Ginásio de Esportes Antônio Alves Brito, em Brumado. O brumadense e diácono, Ícaro Vinícius Gonçalves Silva, será ordenado padre pela Diocese de Caetité. A cerimônia de ordenação presbiteral está marcada para às 18h. A data foi divulgada pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho na 43ª reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD). Antes da dioaconia, Ícaro Vinícius fez estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macaúbas. Atualmente, colabora com as atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Caetité. Filho do atual vereador brumadense, Girson Ledo Silva, Ícaro ingressou no seminário aos 21 anos, em 2010. Um ano depois, foi para Belo Horizonte, onde estudou Filosofia e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Em agosto do ano passado, foi ordenado diácono. O brumadense será o segundo padre ordenado este ano na diocese. Informações sobre a cerimônia de ordenação podem ser obtidas pelos telefones (77) 3441-7022 / 99990-9440. As paróquias precisam confirmar presença até o dia 6 de maio.

 



Polícia prende autor de maus tratos contra idosos na zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda-feira (25), após pedido de apoio de funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a polícia militar foi acionada até o Povoado de Serra Escura, zona rural de Brumado, para averiguar uma denúncia de maus tratos. De acordo com a PM, no local, foi constatada a veracidade dos fatos. As vítimas, de 65 e 77 anos, apresentavam escoriações e hematomas no rosto e no corpo, além de um corte profundo em uma das mãos e no rosto. A PM informou ainda que um dos idosos relatou que as agressões erão recorrentes. Conforme a polícia, o autor foi detido e apresentado na Delegacia. Os dois idosos foram conduzidos pela equipe do Creas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto para cuidados médicos e, posteriormente, foram encaminhados à Delegacia para serem ouvidos.



Caminhão cai em ribanceira após apresentar falhas mecânicas na serra de Rio de Contas; motorista saiu ileso

Foto: Reprodução l WhatsApp l 97NEWS

Na madrugada desta terça-feira (26), um caminhoneiro de 33 anos, sofreu um acidente na BA-148, trecho que liga as cidades de Rio de Contas a Livramento de Nossa Senhora. Segundo a polícia, o acidente aconteceu na “Curva do S”, trecho bastante perigoso da rodovia. Segundo apurou o 97NEWS, o caminhão Mercedes Benz 2324, com placas OGY-9191 de Salgado (SE), carregado com cebolas apresentou falhas mecânicas e acabou caindo em uma ribanceira. O motorista identificado como Alan Dias Carvalho, também de Sergipe, sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e encaminhado ao Hospital de Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada para registrar o acidente.



Guajeru: Prefeito Gil Rocha esclarece que não houve decisão judicial determinando seu afastamento

Foto: Divulgação

O Prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PDT), Gil Rocha, emitiu uma nota oficial para esclarecer seu afastamento do atual cargo de Prefeito. Segundo ele, ocorre que, desde 2016, há contra ele uma ação eleitoral com o número 0442-72.2016.6.05.0093, e que lhe cabe o direito de recurso. A nota foi divulgada após a imprensa regional relatar que o prefeito teve seu diploma eleitoral cassado. De acordo com a sentença proferida pelo juiz Antônio de Pádua de Alencar, da 93ª zona eleitoral da Bahia, ele entendeu pela cassação do diploma do gestor, que teve seu direito político suspenso em decisão que o condenou por abuso de poder econômico. Em nota Gil Rocha esclareceu que, "adversários políticos estão mentindo em relação à suposta condenação, vez que a mesma apenas está limitada à suspensão dos seus direitos políticos, sem nenhuma repercussão sobre seu mandato. Com certeza, ao final a verdade dos fatos vai prevalecer, e a decisão do Juiz de primeiro grau será cassada pela instância superior", diz. De acordo com o prefeito de Guajeru, o Juiz da Zona Eleitoral aplicou sanção por causa da alegação dos adversários políticos, de que abertura de poços artesianos, limpeza de aguadas e feijoada distribuída na cavalgada do São Pedro, teriam causado desequilíbrio na campanha eleitoral de 2016. "Tudo foi alegado com base no depoimento da testemunhas. Obviamente qualquer afirmação de testemunhas perante a Justiça não tem validade, em função do seu interesse em prejudicar o prefeito e recuperar seu prejuízo", relata. Ainda conforme a nota, "desde que tomou posse no ano 2013, o prefeito Gil Rocha iniciou abertura de poços artesianos na Zona Rural para amenizar o sofrimento dos pequenos produtores, flagelados pela seca há muitos anos. Portanto, essa ação de combate aos efeitos da seca sempre foi parte do programa de governo". Ainda segundo a nota, "a limpeza de aguadas com uso das máquinas do programa PAC 2, é expressamente autorizado pelo Governo Federal. Assim, esse benefício para o pequeno produtor rural é, antes de tudo, um direito garantido". Por fim, a nota destaca ainda que a cavalgada realizada nas comemorações do São Pedro é festa folclórica financiada com recursos do Governo do Estado através da Bahiatursa. "Em 2016 estava na nona edição. Não foi uma festa inventada para fins eleitorais e até hoje é realizada", esclarece. Conforme o prefeito Gil Rocha, "os ataques difamatórios e caluniosos que vêm sendo lançados contra sua pessoa serão mais uma vez desmascarados, como tantas outras vezes o foram no passado".



Brumado: Rotary Club promove palestras de conscientização do Autismo na Câmara Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O dia 25 de março foi escolhido pelo Rotary Club para a abertura da Semana de Conscientização do Autismo, em Brumado. O evento que aconteceu na planária da Câmara de Vereadores, e foi marcado por palestras presididas pela psicóloga e atual presidente do Rotary Club, Laís Maria, em seguida, a psicóloga Thamires Lima, que mostrou através de estatísticas, que o autismo está crescendo no mundo. Além disso, mostrou como identificar os sintomas do autismo nas crianças, a importância da aceitação da família e do tratamento. O evento promovido pelo Rotary Club, reuniu pais, familiares e educadores que buscam mecanismos modernos para lidar com os portadores de autismo. De acordo com dados da comunidade médica mundial, o transtorno no desenvolvimento do cérebro vem afetando cerca de 70 milhões de pessoas em todo o planeta. No evento também foi destacado a importância da interação da família com o autista, bem como a colaboração coletiva com os educadores. Dentre os principais fatores que colaboram para a expansão do autismo está ligado à nutrição e excesso de agrotóxicos, conservantes e metais pesados nos alimentos consumidos pela sociedade moderna. Além do fator genético, devido a forma errada como a humanidade vem se alimentado. Dessa forma, a proposta é diminuir os riscos através de uma alimentação mais saudável, com menos influencia do mercado industrial. Ao final, houve um coffe break e os participantes receberam a certificação de participação.



Brumado: Superintendência de Trânsito realiza vistoria no transporte escolar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou nesta segunda-feira (25) a vistoria do transporte escolar em Brumado. No total, cerca de 160 veículos entre ônibus e vans serão vistoriados. Segundo a SMTT, desse total apenas 20 veículos passaram pela vistoria. Mas cada motorista terá um prazo para se readequar, e instalar ou revisar os equipamentos de segurança, que não passaram pela vistoria. O superintendente André Cardoso, relatou que a segunda etapa, será feita diretamente na zona rural de acordo com cronograma. “A nossa programação está tudo de acordo com o que foi programado pela Superintendência”, destacou. Além da vistoria nos veículos, também está sendo cobrada a qualificação dos motoristas de toda à frota. 



Jacobina: Dupla é presa com 15 armas encomendadas por grupo criminoso da Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Dois homens foram presos após serem flagrados, na segunda-feira (25), com 15 armas em um carro de passeio, em Xique-Xique. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a dupla, que transportava rifles, espingardas e pistolas, recebeu R$ 6 mil para entregar o armamento em Jacobina. A SSP-BA informou que a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido recebeu uma denúncia do transporte dos armamentos e montou barreiras entre as cidades de Barra e Xique-Xique. Quando os homens tentaram passar com o carro, foram abordados. Eles haviam saído da cidade de Luís Eduardo Magalhães. Conforme detalhado pela SSP-BA, dentro do automóvel foram encontrados seis rifles (calibres 44, 38 e 22), sete pistolas (calibres 7.65, 38 e 32), duas espingardas, carregadores, munições, R$ 6 mil em espécie, coldres e celulares. 



Governador entrega tratores e caminhões de emendas de Waldenor e Zé Raimundo

Foto: Divulgação

Mais nove caminhões baú e seis tratores foram entregues pelo governador Rui Costa a diferentes municípios, hoje (25), no Parque de Exposições de Salvador, adquiridos através de emenda parlamentar dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).  Além disso, foram entregues implementos agrícolas a outra dezena de municípios contemplados anteriormente com tratores, também resultantes de emendas dos deputados. Durante o ato de entrega dos equipamentos, Waldenor e Zé Raimundo se reuniram com o secretário estadual de Agricultura, Lucas Teixeira Costa, e ele assegurou que serão entregues até o final de abril os equipamentos destinados a outros municípios definidos nas emendas dos parlamentares. São três caminhões basculantes para Livramento de Nossa Senhora, Ribeirão do Largo e Caetanos; e duas Pás Carregadeiras para Tanque Novo e Macaúbas. Com a destinação dos caminhões baú, os deputados concretizam nova ação de apoio à agricultura familiar. “Esses veículos vão ajudar na distribuição da produção, no transporte de gêneros agropecuários. Portanto são de grande utilidade para os pequenos produtores”, justifica Waldenor Pereira. Enquanto Zé Raimundo complementa: “Temos priorizado a agricultura familiar em nossas emendas para fortalecer esse importante segmento da nossa economia, responsável pela maior parte da produção alimentícia do estado”. Os tratores foram destinados a associações de pequenos produtores de Vitória da Conquista, Riacho de Santana, Lagoa Real, Cordeiros, Urandi e Encruzilhada. Os caminhões Baú são para: Apuarema, Barra do Choça, Belo Campo, Candiba, Ibiassucê, Tanhaçu,  Cândido Sales, Encruzilhada e Riacho de Santana.