ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Caminhão tomba em ribanceira e deixa feridos em Conquista

Brumado: Irregularidades em Licitação pode ser um dos motivos de impeachment do Prefeito

Polícia desarticula quadrilha de receptação de caminhões furtados em Guanambi

Brumado: Em patrulhamento pelo bairro Dr. Juracy, Polícia apreende drogas

LEM: Homem é suspeito de agredir companheira e colocar fogo na casa

46ª CIPM inicia campanha contra a violência doméstica na região de Livramento de Nossa Senhora

Embasa lança Agência Virtual com diversos serviços

Auxílio de R$ 600 tira temporariamente 72% da extrema pobreza, diz ministério

Pagamento do Fies está suspenso até dezembro

Hemoba tem estoque crítico de bolsas de sangue por causa de queda nas doações

Faça seu exame de PSA no LAB

Brumado chega a 247 casos do novo coronavírus e 56 em tratamento

Cerca de meia tonelada de maconha é apreendida em Campo Formoso e Curaçá

Rui diz que cidades com aumento de casos da Covid-19 terão medidas mais duras de restrição

Tanhaçu registra primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus

86% das prefeituras baianas estão irregulares na transparência dos gastos com Covid-19, aponta TCM

Homem ateia fogo em residência e tira a própria vida no município de Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Mesmo sendo na modalidade 'pregão presencial', população questiona contrato entre Câmara e casa de peças no valor de 122 mil

Pré-candidato a vereador é preso com carro de luxo roubado em Contendas do Sincorá



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

Brumado: Dois indivíduos tombaram em troca de tiros com o PETO no bairro Irmã Dulce

Foto: 97NEWS

Na noite desta quarta-feira (20), por volta das 22h, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), realizando patrulhamento no Bairro Irmã Dulce, se deparou com cerca de seis indivíduos, que ao visualizarem a viatura, empreenderam fuga pulando muros de algumas casas. Momento em que foi solicitado o reforço via CICOM. Na ação, os policiais perceberam que o indivíduo Roberto Coelho Moreira Filho, de 24, pulou o muro de uma casa para outra pelos telhados. Ao dar início às incursões, os PM´s se depararam com dois indivíduos, Danilo da Silva Santos e Paulo Ricardo de Oliveira Santos no fundo de uma pequena igreja, momento em que a guarnição foi recebida à tiros. De pronto, segundo a PM, foi feito o revide à injusta agressão. Após cessar o confronto, a guarnição, de imediato priorizou a prestação de socorro dos feridos, que posteriormente foi constatado o óbito de Danilo e Paulo Ricardo, pelo médico plantonista, no Hospital  Professor Magalhães Neto. Os demais polícias continuaram nas buscas por Roberto Coelho, encontrando-o ferido em uma das casas. Conforme a PM, na casa que a quadrilha utilizava para tráfico de entorpecentes foi encontrado drogas e munições. Roberto foi conduzido ao hospital e posteriormente foi apresentado na delegacia, juntamente com seu irmão de prenome Tcharles para serem adotadas as medidas cabíveis. A Polícia também apreendeu, 01 Pistola Taurus PT 101 cal. 40 com a numeração suprimida; 01 Revolver Taurus cal. 32; 21 munições de cal. 40; 03 munições de cal. 32 picotadas; 02 estojos de cal. 380; 01 estojo de cal. 45; 01 porção grande de maconha; 02 trouxinha de cocaína; 14 trouxinhas de maconha; 05 pedras de crack; 01 balança de precisão e 01 relógio marca INVICTA.



Bloqueio de celulares irregulares começa no dia 24 de março nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste

Foto: Divulgação

A partir deste domingo (24) tem início o bloqueio dos celulares sem certificação em quatro estados da região Norte; Nordeste(Bahia); e em dois estados da região Sudeste. A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07 de janeiro deste ano. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa. Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento. O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual. O bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho). 

 



Enfim ela chegou: Começa a chover forte em Brumado e na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97News

Começou a chover forte em Brumado na madrugada desta quinta-feira (21). A pancada de chuva veio por volta das 03h, após as altas temperaturas. Em Brumado os termômetros chegaram a marcar 39°, com sensação térmica de 40°. Segundo os sites de meteorologia, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas para esta quinta, sexta e sábado. Ele aponta, inclusive, que a precipitação mais forte deve ocorrer na Sexta-feira (22). Os temporais têm sido mais frequentes porque durante essa estação aumenta a umidade relativa do ar, que induz o fortalecimento das áreas de instabilidade, ou centros de baixa pressão. Com isso, as pancadas de chuva ficam mais frequentes no centro-sul, sudoeste e oeste do estado. A previsão aponta ainda chuvas para outras cidades da região sudoeste. Em Livramento de Nossa Senhora, para esta quinta e sexta, são previsto cerca de 60mm de chuva. Já em Vitória da Conquista, a previsão aponta cerca de 120mm de chuva para os próximos dias.



Brumado: Morte do garoto Vitor Maciel completa 30 dias; polícia aguarda laudo médico para encerrar investigações

Foto: Composição l 97NEWS

O caso da morte do menino Vitor Maciel, de 3 anos e meio, na região de "Gameleirinha", zona rural de Brumado, completa um mês nesta quarta-feira (20), ainda com muitas questões a serem esclarecidas. Apesar de a família e amigos afirmarem categoricamente que o garoto foi atropelado pelo ônibus escolar da prefeitura, ainda não está claro como, de fato, a criança foi morta. Vitor na manhã do dia 18 de fevereiro estava acompanhado de sua irmã, de 13 anos. Segundo a família, ele e a irmã esperavam próximo a residência pelo transporte escolar, quando de acordo com a família, a irmã mais velha entrou no ônibus e, Vitor teria tentado entrar em seguida. Mas conforme depoimentos da mãe da criança, Ilma Quixaba, o motorista saiu com o veículo e acabou atingindo o garoto. A criança chegou a ser socorrida pelos próprios pais, e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na emergência, os médicos fizeram os primeiros procedimentos e, como o caso dele era grave, foi transferido de imediato para uma unidade hospitalar, na cidade de Vitória da Conquista. Vitor lutou pela vida por cerca de três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas na tarde do dia 20 de fevereiro, seus órgãos começaram a parar, e ele teve a morte declarada pelos médicos. A partir daí, a história defendida pelo casal, de que foi um acidente, começou a ser discutida pela Prefeitura. Uma série de especulações começou a surgir. Em entrevista a imprensa local, a Secretária de Educação, Edinéia Ataíde, relatou que a morte do garoto só podia ser apontada após as investigações. Em entrevista ao 97NEWS, o advogado Jorge Malaquias Filho, que assumiu o caso, afirmou que ainda não sabe o que causou a morte da criança, e que o caso deve ser tratado com muita cautela. "A questão, exige muita cautela, tendo em vista que envolve a parte jurídica, e além disso, a parte emocional, porque a família ainda está muito abalada com a perda do filho". O advogado esclareceu ainda que todo processo se dará início a partir da emissão do laudo final por parte do Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. "Esse laudo normalmente sai a partir dos trinta dias, e a partir dai, com ele em mãos, vamos sentar com a família e acelerar este processo". O delegado responsável pelas investigações, Samuel Paz, não quis se manifestar sobre o assunto. Ele também aguarda o laudo pericial, para assim dar maiores esclarecimentos sobre o fato.



Brumado: Faculdade Pitágoras oferece palestra gratuita no mês da mulher

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), a Faculdade Pitágoras irá promover uma palestra fantástica sobre empoderamento feminino. O evento será ministrada pela Advogada e membro da diretoria da OAB/Brumado, Drª Aline Lima Quinta. Você mulher, independente, executiva e empoderada não pode ficar de fora. Inscreva-se, vagas limitadas. (Clique Aqui)



Brumado: Alunos da zona rural ficam sem ir à escola por causa das estradas ruins na região de Baraúnas e Casa Nova

Foto: 97NEWS

Alunos da zona rural de Baraúnas e Casa Nova, em Brumado, não foram à escola na manhã desta quarta-feira (20) por causa das más condições das estradas. Com a pouca chuva que caiu nesta madrugada, as vias estão praticamente intransitáveis e o ônibus escolar não consegue passar para buscar os estudantes. Cerca de 40 alunos das localidade ficaram sem poder assistir as aulas de hoje. "Difícil, só lama, olha a situação que esse ônibus ficou hoje. A prefeitura até agora não mandou nenhuma máquina pra cá", disse um dos alunos a nossa redação. Com tantos atoleiros, o transporte escolar não consegue trafegar. "Tentamos três vezes, aí atolava, tínhamos que procurar trator na fazenda vizinha. A dificuldade é grande. Não é fácil tirar, o motorista faz de tudo pra levar os alunos na escola mas não tem condições, as estradas estão ruins", afirmou o aluno. 

 

Foto: 97NEWS

São vários trechos com lama e água acumulada. Em alguns, os veículos passam com dificuldades. Como é o caso do riacho da comunidade de Casa Nova. "As chuvas nem caíram ainda, e estão assim, imagina se cair essa chuva que está prevista para esta semana", questionou. O estudante relatou ainda que eles acordam as 04h da madrugada para poder chegar as 07h da manhã, devido as dificuldades. "Eles colocaram um ônibus novo pra levar agente, mas de que adianta, se a estrada não ajuda. O ônibus de hoje só saiu com a ajuda de uma retroescavadeira", lamentou o jovem. Veja o vídeo:



Brumado: Polícia apreende suspeito de assalto no bairro São Jorge; indivíduo estava com uma porção de maconha em sacola

Foto: Divulgação l Polícia Militar

No início da tarde desta quarta-feira (20), por volta de 12h, policiais da 34ª CIPM, foram informados pela inteligência da Polícia Civil que o suspeito de ter roubado a bolsa de uma senhora na última sexta-feira (15), estaria nas imediações do bairro São Jorge. Diante das informações, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), foi até o local, e com a autorização do dono da residência, os policiais adentraram na casa, onde encontraram uma porção de maconha. Por essa razão, o indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da Delegacia de Brumado para aplicação das medidas cabíveis.



Justiça determina que restaurante devolva a cliente R$ 1,50 por caruru e R$ 0,56 por pimenta após cobrança indevida

Foto: Reprodução

A Justiça da Bahia determinou que uma delicatessen de Salvador que devolva a um cliente R$ 1,50 pelo caruru e R$ 0,56 pela pimenta que foram cobrados indevidamente após o homem comprar um abará. A decisão da juíza Michelline Soares Bittencourt Trindade Luz foi proferida em 23 de fevereiro deste ano. O caso ocorreu em novembro de 2018. Conforme descrito na decisão, o homem se sentiu prejudicado ao ser cobrado por itens que acompanham o abará, mas que ele não consumiu. Segundo o site G1, o cliente alega que pediu o alimento apenas com vatapá e salada, mas na nota fiscal constava a cobrança de pimenta e caruru. Na decisão, a juíza determinou ainda que a delicatessen indenize o cliente em R$ 300. Não há informações sobre se os valores já foram pagos ao homem. A decisão da juíza descreve que a empresa não assistiu ao princípio da veracidade da oferta, onde deveria dar informações verdadeiras, corretas e claras ao consumidor, violando, o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor.



Vídeo de alunas dançando na frente do professor causa polêmica entre os educadores

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo que circula na internet vem causando polêmica entre os educadores. As imagens são de quatro alunas dentro de uma sala de aula em Goiás dançando funk. O vídeo foi gravado no Colégio Estadual Jardim Nova Era, na cidade de Aparecida de Goiânia. De frente para o quadro negro e de costas para os demais alunos, que assistiam a apresentação, as alunas rebolam ao som de uma música de funk. Segundo o G1, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado enviou nota onde confirma a presença de um professor na sala. O comunicado oficial não informa quando o vídeo foi gravado, nem qual a sala e série são os estudantes. O órgão afirmou que só tomou conhecimento das imagens através da imprensa. O posicionamento em relação às alunas que aparecem dançando não será de punição, mas de orientação, segundo a secretaria. Veja o vídeo:



Novas regras para aposentadoria rural valem a partir desta quarta (20)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir desta quarta-feira (20), os trabalhadores rurais podem se dirigir diretamente às agências do INSS para dar entrada no processo de aposentadoria, preenchendo uma autodeclaração de exercício de atividade no campo. Antes, para obter o documento, era necessário recorrer aos sindicatos rurais credenciados que confirmavam o exercício da atividade rural. Agora todo o trabalho será feito pelo próprio INSS, que vai acessar as bases de dados de outros órgãos públicos. A nova regra prevê, por exemplo, que a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), muito usada pelos agricultores familiares, seja usada como meio de prova do trabalho rural do segurado especial. O documento é emitido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O governo federal informou que a intenção é melhorar a gestão do INSS, reduzir os gastos com o pagamento de benefícios indevidos, combater fraudes e irregularidades, e ajudar a desburocratizar a concessão do benefício, eliminando a necessidade de intermediários. Ainda segundo o INSS, o atendimento continuará sendo agendado através do número 135. O tempo médio de espera é de 14 dias. As novas regras foram determinadas através de uma medida provisória publicada em janeiro. O texto estabelece ainda que, a partir de 2020, a comprovação do exercício da atividade rural será realizada exclusivamente através das informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), vinculado ao Ministério da Economia. Na Bahia, de acordo com o INSS, cerca de 30 a 40% das aposentadorias requeridas no ano passado deixaram de ser concedidas porque o trabalhador rural não conseguiu comprovar algum requisito exigido. 



Brumado: Secretaria de Meio Ambiente orienta população sobre poda em árvores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A poda em árvores urbanas é uma das práticas mais comuns de manejo que, feita de maneira correta, estimula na floração e frutificação das árvores. Além dessa perspectiva, ela serve para eliminar ramos mortos, doentes ou indesejáveis, seja por sua posição inadequada ou características estéticas. Mas esta regra básica nem sempre é respeitada, principalmente por alguns moradores de Brumado. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também está ligada a pasta de Agricultura e Recursos Hídricos, para que o resultado seja positivo, a poda deve ser feita com moderação e oportunidade, considerando a função natural das árvores, pois, se mal praticada, causa agressões e problemas futuros de manejo. “Podas mal feita e constantes podem acelerar a morte da árvore. Também é importante destacar que o responsável pela execução ou supervisão do manejo da arborização tenha em mente que, ao realizar a poda, comete-se uma agressão a um organismo vivo, que possui estrutura e funções bem definidas, além do processo próprio de defesa contra seus inimigos naturais” esclareceu o secretário Danilo Fernandes. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O engenheiro explicou ainda que existem diversos tipos de poda, a exemplo da poda de formação que visa conferir uma forma adequada durante crescimento da árvore. Já a de limpeza, elimina ramos mortos, danificados ou doentes. Fernandes acrescentou ainda que a remoção de partes da árvore, sem autorização, pode gerar notificações e até multas. "Através de um decreto, iremos começar uma fiscalização um pouco mais drástica para as pessoas. Porque infelizmente, tentamos conscientizar a população de uma forma, e agente acaba percebendo que alguns não colaboram", afirmou. O secretário esclareceu ainda que campanhas educativas serão realizadas nas escolas, buscando através dos filhos a conscientização dos pais. "Essas crianças o que eles ouvem na escola, elas levam pra casa. Se fizermos uma campanha com os alunos ensinando à elas o mal que a poda irregular faz a árvore. De imediato, essa informação acaba refletindo nos pais", destacou o secretário.



Instagram cria rede para ajudar pessoas com ansiedade e depressão

Foto: Reprodução

Um estudo realizado pela Royal Society for Public Health, uma instituição de saúde pública do Reino Unido, mostrou que as redes sociais podem ser mais viciantes do que o álcool e o cigarro e o Instagram foi apontado como a que mais prejudica a mente dos jovens. Após isso, o aplicativo criou uma rede de apoio para auxiliar pessoas que tenham alguma doença que afeta a mente. Caso o internauta pesquise na aba “explorar” pelas hashtags #ansiedade ou #depressão será encaminhado para uma tela que traz um alerta. O usuário também terá a opção de falar com um amigo, com um voluntário da linha de apoio ou receber dicas e apoio. “Publicações com as palavras ou tags que você está procurando muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa ou até levá-la à morte. Se você está passando por uma situação difícil, gostaríamos de ajudar”, diz.



Inema emite Estado de Atenção para Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quarta-feira (20), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um Estado de Atenção para a região Sul e Sudoeste da Bahia. Segundo o órgão, há possibilidade de condições atmosféricas com ocorrência de chuvas frequentes ao longo desse período. Conforme o instituto, é importante que a população fique justamente "atenta porque, nesse momento, em face do grande calor, não sabemos qual volume de chuva poderemos ter nos próximos dias". Conforme ainda alerta, "é importante que a população evite locais de baixa elevação, e também evite ficar perto de locais arborizados, porque pode atrair raios". Ao longo desse período são esperados eventos de chuvas moderada a forte em algumas áreas desta faixa, podendo vir acompanhadas de descargas elétricas, o que caracteriza uma situação de Atenção. Dentre esses municípios estão Brumado, Vitória da Conquista, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Barra da Estiva, Guajeru, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Rio de Contas, Rio do Antônio, Tanhaçu, Ituaçu, Ibiassucê, Caculé, Caetité, Guanambi e outras cidades.



OPAS retira certificado de erradicação de sarampo do Brasil após novo caso registrado

Foto: Divulgação

O Brasil registrou um caso de sarampo endêmico no Pará, em fevereiro, e perderá o certificado de erradicação do sarampo. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) foi quem confirmou o caso. O Ministério da Saúde se manifestou através do Twitter, nesta terça-feira (19), e afirmou que foi comunicado do caso pela OPAS. A pasta informou ainda que já está trabalhando para o controle da doença. Em janeiro deste ano, três estados brasileiros apresentavam surto da doença: Amazonas, Roraima e Pará. O número de casos registrados entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019 chegou a 10.374. A retirada do certificado de erradicação, concedido ao Brasil pela OPAS/OMS em 2016, aconteceu em decorrência da incidência de casos confirmados do mesmo vírus durante 12 meses. Segundo a OMS, a primeira pessoa infectada dentro do território brasileiro foi registrada em 19 de fevereiro de 2018.



Brumado: Subtenente do TG 06-024 alerta que após processo de convocação, jovens não podem mais pedir desligamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Deixar de trabalhar ou até de frequentar a universidade por conta da rotina no quartel. Essa é a situação que alguns jovens temem ao alistarem no Exército Brasileiro, sobretudo aqueles que tem os planos interrompidos para atender ao chamado do Exército, uma exigência prevista na Constituição Federal, que determina a obrigatoriedade do serviço militar. Enquanto que para muitos, o Exército representa o começo da vida adulta, outros preferem esquecer e deixar a farda num canto do quarto. Em entrevista ao 97NEWS, o subtenente do Tiro de Guerra 06-024 de Brumado, Edmundo de Souza Rocha, esclareceu que muitos jovens deixam para última hora o pedido de dispensa, devido a vaga de emprego ou até mesmo uma faculdade em outra cidade. Mas que após o processo de alistamento, esse pedido acaba sendo negado, por conta de todo processo que já foi realizado. "Passado todo esse período de preparação, quando chega a fase final, que é a fase de seleção complementar, o jovem comparece ao TG, para que ele tome conhecimento de que vai ser convocado ao serviço militar a partir daquela data", relata o subtenente. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Rocha ainda chama a atenção para os jovens que foram convocados e não comparecem a unidade militar para servir. "Se esse jovem for convocado de fato, e não comparecer, ele vai ser enquadrado no crime de insubmissão, que está previsto no art. 183 do código penal. E nós temos que cumprir a Lei", comenta. Mas o chefe da unidade militar de Brumado relata que cada caso tem que ser avaliado separadamente. "Pode se haver a condição do cidadão de ser desligado do TG, desde que ele já tenha sido matriculado, ele poderá pedir o desligamento, mas com a documentação devidamente comprovada. A exemplo, a declaração do dono da empresa e CNPJ". A partir dai, o subTenente destaca que o Tiro de Guerra vai preparar o exame médico e inspeção de saúde, e ai o processo dele vai ser encaminhado ao comando da 6ª Região Militar para publicação dos seus boletins regionais. Após a publicação, nós também realizamos uma divulgação interna, e o jovem tem que comparecer para ter ciência dos fatos", relata. Conforme Edmundo, cerca de 400 jovens passam pela unidade durante todo o ano, e desse montante, após um longo processo, apenas 50 são convocados , que segundo o sub, isso requer muito trabalho. "Nós realizamos uma preparação com mais de oito meses de antecedência, são instrutores, médicos, uma equipe inteira empenhada nesse trabalho. Então fica difícil desligar aquele jovem no processo final", disse ao 97NEWS.



INSS vai suspender o pagamento de 1 milhão de pessoas este mês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai suspender aposentadorias e pensões de segurados que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida. O bloqueio será feito a partir do benefício de março, ou seja, que é pago entre o final deste mês e o começo de abril. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), beneficiários que tiverem as aposentadorias e pensões bloqueadas poderão realizar a prova de vida a partir do dia previsto para a liberação do benefício em qualquer agência bancária da instituição onde o pagamento é feito. O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), no entanto, explica que, após a liberação, é possível que o segurado tenha que esperar alguns dias até que o depósito seja feito. Por isso, o ideal é ir até os bancos o quanto antes para conferir se a prova de vida está atualizada. Após seis meses sem comprovação de vida, o benefício é definitivamente cessado. Para fazer a atualização cadastral, o beneficiário precisa ir até a sua agência bancária levando um documento com foto. Alguns bancos realizam o procedimento por meio da biometria. Nestes casos, não há necessidade de apresentar identificação oficial. No caso de impossibilidade de o beneficiário ir até a agência, seja por motivo de doença, dificuldade de locomoção ou por morar no exterior, o procedimento poderá ser realizado por um procurador devidamente cadastrado no INSS ou um representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social, com uma procuração registrada em cartório e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do representante.



Governo pagará R$ 35,5 milhões a policiais por redução de mortes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais militares, civis e técnicos que contribuíram diretamente para a diminuição de 16% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – na Bahia, receberão uma gratificação de R$ 35,5 milhões do Governo do Estado. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa na última terça-feira (19). O valor faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), ação de reconhecimento e com caráter motivacional promovido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). "Nós fazemos um balanço a cada seis meses. Com isso, cada região sabe se atingiu ou não a meta. O resultado do segundo semestre de 2018 é excelente, pois reduzimos as ocorrências violentas em 16%. É o melhor resultado dos últimos seis anos", disse Rui. O período analisado para pagamento da gratificação foi o segundo semestre de 2018, comparado ao mesmo período do ano anterior. A Bahia ficou com diminuição de 16%, representando em números absolutos 2.542 ocorrências no ano passado, contra 3.025 em 2017. Salvador, região metropolitana e interior fecharam com quedas de 22,9%, 20,6% e 12,5%, respectivamente. No total serão contemplados 24.222 servidores, sendo 19.459 da Polícia Militar, 3.668 da Polícia Civil, 753 do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 342 de unidades diretamente ligadas à SSP. O valor mínimo pago será de R$ 371, enquanto o máximo será de R$ 2.476. O pagamento deve ser feito até o fim do mês de abril.  



Milagres: Acidente envolvendo quatro veículos deixa um morto e um ferido

Foto: Reprodução l Voz da Bahia

Um grave acidente envolvendo dois carros e dois caminhões deixou uma pessoa morta e outra ferida, na tarde de segunda-feira (18), na BR-116, em trecho da cidade de Milagres. Testemunhas contaram que o acidente ocorreu depois que um carro de passeio tentou fazer uma ultrapassagem indevida. Com o impacto da batida, os carros ficaram destruídos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a rodovia precisou ser parcialmente interditada, por conta do acidente. Não há informações sobre a identidade da pessoa que morreu e nem em qual veículo ela estava. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi encaminhada ao local, para remover o corpo da vítima.



Brumado: 'Fritar ovo é para os fracos, agente coloca é gelo', afirmou moradora do São Felix ao brincar com altas temperaturas na cidade

Foto: Reprodução l Vídeo

Após o vídeo do morador no Bairro Dr. Juracy, em que ele fritou um ovo na calçada na tarde desta terça-feira (19), em Brumado, viralizar na internet. Outra moradora da cidade, desta feita do bairro São Felix, resolveu brincar com a alta temperatura registrada na Capital do Minério. Com os termômetros marcando sensação térmica de 40º, os brumadenses resolveram inovar. Imagens começaram a bombar na internet, em que moradores usam de vários artifícios para suavizar o intenso calor. Algumas postagens mostram ventiladores, com bacias de gelo em baixo, funcionando como se fosse um ar-condicionado improvisado. Mas uma moradora do bairro São Felix, satirizou ainda mais a situação, ela resolveu espalhar pedaços de gelo ao longo da calçada, tentando amenizar o calor em frente a sua residência. Maria Creuza Bastos Mendes, de 57 anos, moradora da rua Roque Ribas foi filmada por sua sobrinha, Renara, espalhando o gelo na calçada. "Fritar ovo é para os fracos, agente coloca é gelo", brincou no vídeo a jovem. Os termômetros de Brumado marcaram temperaturas bastante acima da média nesta semana. A onda de calor, causada por uma massa de ar seco, só deve se dissipar a partir desta quarta-feira (20), com a previsão de chuvas na Capital do Minério.

Foto: Reprodução


Com sensação térmica de 40°, morador tenta fritar ovo em plena calçada em Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

Um morador do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, decidiu conferir se é mesmo verdade que dá pra fritar um ovo no asfalto. A cidade está pegando fogo, com temperatura de 39° graus e sensação térmica acima de 40° e, nas redes sociais muita gente diz que com “essa quentura dá pra fritar um ovo”, e o morador, Eliseu de Souza, pôs a frigideira na calçada em cima de uma tampa de metal, quebrou o ovo dentro, e esperou que o ovo fritasse. Enquanto esperava, ele gravou um vídeo e relatou, “oi pessoal de Brumado, olha como que está o calor aqui, fritando ovo no meio da rua. Mexe o trem aí” e ainda completou dizendo que “Brumado, Bahia, pegando fogo, calor demais, vira o trem. Será que está quente?” e, por fim, o companheiro complementou falando que “é não é que fritou mesmo”. O jovem postou o vídeo nas redes sociais, e de imediato, bombou em curtidas. “Achei que ia ter algumas curtidas mas o vídeo foi visto até fora do Brasil, porque há brumadenses morando fora do país. Nem imaginava que ia dar essa repercussão toda. A gente só queria mandar para os amigos” afirmou o rapaz. Esta terça-feira (19), é o penúltimo dia do verão 2019, e já é considerado o mais quente da história. De acordo com os sites meteorológicos, a previsão é que chova na quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22). Sendo os maiores volumes na quinta e sexta, com o volume de 90mm de chuva para os dois dias.