ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


Brumado: Secretaria de Meio Ambiente orienta população sobre poda em árvores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A poda em árvores urbanas é uma das práticas mais comuns de manejo que, feita de maneira correta, estimula na floração e frutificação das árvores. Além dessa perspectiva, ela serve para eliminar ramos mortos, doentes ou indesejáveis, seja por sua posição inadequada ou características estéticas. Mas esta regra básica nem sempre é respeitada, principalmente por alguns moradores de Brumado. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também está ligada a pasta de Agricultura e Recursos Hídricos, para que o resultado seja positivo, a poda deve ser feita com moderação e oportunidade, considerando a função natural das árvores, pois, se mal praticada, causa agressões e problemas futuros de manejo. “Podas mal feita e constantes podem acelerar a morte da árvore. Também é importante destacar que o responsável pela execução ou supervisão do manejo da arborização tenha em mente que, ao realizar a poda, comete-se uma agressão a um organismo vivo, que possui estrutura e funções bem definidas, além do processo próprio de defesa contra seus inimigos naturais” esclareceu o secretário Danilo Fernandes. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O engenheiro explicou ainda que existem diversos tipos de poda, a exemplo da poda de formação que visa conferir uma forma adequada durante crescimento da árvore. Já a de limpeza, elimina ramos mortos, danificados ou doentes. Fernandes acrescentou ainda que a remoção de partes da árvore, sem autorização, pode gerar notificações e até multas. "Através de um decreto, iremos começar uma fiscalização um pouco mais drástica para as pessoas. Porque infelizmente, tentamos conscientizar a população de uma forma, e agente acaba percebendo que alguns não colaboram", afirmou. O secretário esclareceu ainda que campanhas educativas serão realizadas nas escolas, buscando através dos filhos a conscientização dos pais. "Essas crianças o que eles ouvem na escola, elas levam pra casa. Se fizermos uma campanha com os alunos ensinando à elas o mal que a poda irregular faz a árvore. De imediato, essa informação acaba refletindo nos pais", destacou o secretário.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário