ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Em meio a desinteresse e insatisfação da população, Rui Costa estará em Brumado nesta sexta-feira (20)

O governador Rui Costa pisará em solo brumadense em meio a um clima não muito favorável (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Por mais que alguns contestem, o governo de Rui Costa (PT), - que é considerado um dos melhores do país -, está em dívida com Brumado, ainda mais que no final de 2017, o chefe do executivo baiano fez sua última visita à cidade, onde inaugurou oficialmente a UTI e, em seguida, participou de um evento público, onde prometeu o início das obras do sistema de esgotamento sanitário e da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, duas das obras mais urgentes para o progresso do município. Passados mais de 6 meses, as promessas não foram cumpridas, além do que a aliança com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) não está definida oficialmente e poderá nem se oficializar, já que o governador, pelos fortes rumores dos bastidores, estará somente no palanque da oposição, que deverá estar sendo liderada no período eleitoral pela parceria entre Waldenor (PT) e Vitor Bonfim (PR), a qual será oficializada na quinta-feira (19). Diante disso, nesse cenário de incertas futuras, Rui Costa estará em Brumado nessa sexta-feira (20), para anunciar e ouvir sugestões sobre o PGP – Programa de Governo Participativo, evento que está inserido dentro das suas ações de pré-campanha. Alguns questionamentos vêm permeando as esferas da população brumadense, que, de forma inegável, está insatisfeita com o não cumprimento das promessas feitas pelo governador, que vem deixando a desejar para com o município e, por isso, vem causando um misto de desinteresse e insatisfação nos brumadenses, tanto que a participação popular é prevista como baixa no evento que acontecerá no salão na AABB, às 17h. O clima também não é dos mais positivos dentro do seio petista local, já que a ala radical se mostrou totalmente contrária à parceria de Waldenor e Vitor Bonfim, então, a presença da militância também poderá estar comprometida.  



Brumado: Após revogação de licitação, Prefeitura abre nova concorrência para empresa administrar 'Zona Azul'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumados lançou mais um aviso, a concorrência Nº 010/2018, para contratação de empresa para implantação, operação, manutenção e gestão do sistema de estacionamento rotativo de veículos em vias e logradouros públicos. No mês de Abril deste ano, a administração municipal adiou a licitação para a Zona Azul, segundo representantes da secretaria municipal de administração, os quais relataram ao 97NEWS, que houve falhas no Edital e no projeto. Entre as inconsistências apontadas na época, o edital não atendia ao requisito legal da devolução de tempo pago e não utilizado, a não exigência de experiência para a prestação do serviço e entre outros. A Zona Azul de Brumado está prevista para atender cerca de 1.198 vagas para automóveis e 863 vagas para motocicletas, podendo surgir novas vagas, devido ao grande crescimento da frota de veículos no município. A empresa vencedora será responsável pela operação, exploração, administração, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automatizado e equipamentos de controle e operação do estacionamento rotativo, permitindo ao usuário realizar o pagamento na modalidade eletrônica de compra de horas nos equipamentos eletrônicos multi-vagas emissores de tíquete de estacionamento.



Brumado: Agentes de trânsito recebem curso sobre a importância do aprimoramoramento de técnicas de relacionamentos interpessoal para a vida pessoal e no trabalho

Foto: Divulgação

A forma pela qual nos relacionamos com as pessoas é um dos fatores de sucesso na carreira do indivíduo. Estamos comprometidos e envolvidos em nossas atividades, permitindo experimentar diariamente momentos de relacionamento pessoal e profissional. Atualmente as organizações exigem do profissional a competência interpessoal, onde antes se buscava a experiência técnica, hoje as habilidades comportamentais de flexibilidade, criatividade e inteligência emocional. Pensando nesse novo contexto, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), aplicou na última semana um treinamento junto aos profissionais da equipe de trânsito. O objetivo do curso é sobre a importância do aprimoramento dos relacionamentos interpessoais, a comunicação humana e assertividade. 

Foto: Divulgação

O Treinamento, foi ministrado pela psicóloga Fátima Guenes, que relatou ao 97NEWS dizendo que a assertividade deve ser treinada. "Quando estamos dispostos a desenvolver uma área que favorece tanto nosso crescimento profissional quanto pessoal, abrimos espaço para o conhecimento. Quando o buscamos, reconhecemos que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um passo à frente", relatou Guenes. Ainda segundo a profissional, já ficou disponibilizado outros encontros de aprofundamento entre a psicóloga e equipe da SMTT. "Um bom relacionamento interpessoal, comunicação humana e assertividade são condições essenciais para os Agentes de Trânsito prestarem um serviço eficiente para a comunidade", comentou a Psicóloga.



Brumado: 34ª CIPM confirma nova viatura e possibilidade de aumento do efetivo

Segundo o comando da 34ª CIPM, a nova viatura já está circulando na cidade (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A recente história mostra que criminalidade atua de forma cíclica em Brumado, ao melhor estilo “gafanhoto”, migratória e predadora. As sucessivas ondas de assaltos são marcas registradas desta tendência e, novamente, ela vem se mostrar atuante nos últimos dias com sucessivos delitos dessa natureza que vêm fazendo os brumadenses voltarem a ficar com medo de sair de casa no período noturno. Diante disso, um dos grandes questionamentos que pairam sobre a população é o porquê as autoridades governamentais não têm dado à área da segurança pública a atenção que ela merece, com fortes investimentos, não só em logística, como também na inteligência e capacitação da tropa. No âmbito regional a grande maioria das cidades da região não possui um contingente policial à altura, o que estaria facilitando a vida dos criminosos. Em Brumado, que hoje é uma cidade de médio porte, com cerca de 70 mil habitantes e que caminha para ser um grande polo regional, ainda existe o déficit do policiamento ostensivo, onde as policiais ainda contam com uma logística que não é a ideal. Mas, agora, esse quadro parece que terá uma alteração positiva, já que o CICOM está para entrar em operação, o que será uma ferramenta extremamente importante para o combate ao crime, já que o monitoramento eletrônico da cidade vem se mostrando muito positivo nesse quesito. Na noite desta terça-feira (17), em resposta a esses questionamentos, o major Adriano Souza Dias, comandante da 34ª CIPM, o qual vem fazendo um trabalho diferenciado, que já mostrou uma resolutividade muito positiva, anunciou à imprensa que uma nova viatura já está circulando na cidade, o que irá aumentar a sensação de segurança. Ele também relatou que os estudos para recebimento de efetivo estão em andamento e, segundo o comandante geral em recente visita a Brumado estão sendo concluídos, o que projeta que a tropa será aumentada, o que é outra boa notícia, que traz um alento a essa situação preocupante da expansão da criminalidade, que é, principalmente, uma questão social, já que as desigualdades, a falta de emprego e o tráfico de entorpecentes vêm sendo grandes inimigos a serem vencidos.



Brumado: GCM´s participam de capacitação para criação de Grupamento Especializado (GE)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Através de uma solicitação da Guarda Civil Municipal, e apoio da Secretaria Municipal de Educaçãoa, a equipe da Guarda Civil Municipal de Brumado recebeu, nesse fim de semana, um curso de capacitação e aperfeiçoamento operacional. O objetivo da atividade, que foi realizada na última sexta e sábado, foi aprimorar as técnicas e estratégias de segurança dos agentes. O curso foi ministrado ao longo dos dois dias, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, teve técnicas operacionais para controle de crise em multidões, abordagem e desarme de elementos suspeitos, escolta de autoridades, técnicas de operações em eventos e patrulhas ostensivas. Na primeira etapa, 31 guardas da GCM participaram da capacitação. Durante as aulas práticas, todos os manejos e operações foram utilizadas. As aulas foram coordenadas por um instrutor da GCM de Ilhéus. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o comandante da Guarda de Brumado, Jussimar Santos, o curso que segue o modelo rígido militar, e servirá para o currícilo do GCM. “O objetivo do curso é fornecer à equipe conhecimento teórico, tático e operacional, em especial, instruções sobre equipamentos e técnicas de abordagem”, explicou Santos. “Entre as propostas está a proximidade com a sociedade, além de ocorrências diárias, sejam elas de qualquer natureza”, acrescentou o Comandante. “É fundamental que todos os cidadãos entendam as funções da Guarda Municipal.” O comandante destaca ainda a importância da atividade. “Essa é a primeira vez que esse curso acontece aqui em Brumado e, sem dúvida, é essencial para o aprimoramento dos nossos agentes”, concluiu o comandante Jussimar.



Após 100 dias de prisão, perfil de Lula no Facebook posta vídeo do ex-presidente

Foto: Reprodução

Um vídeo gravado antes da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicado no Facebook na terça-feira (17) pela sua página na rede social.  No vídeo, Lula diz que se transformou “no cidadão mais indignado da história do Brasil” e ataca o juiz Sérgio Moro. “O juiz Moro sabe que sou inocente. Os juízes do TRF-4 sabem que sou inocente. Eu queria que eles julgassem o mérito do processo, o mérito da acusação contra mim, que lessem a defesa das acusações e encontrassem um crime que eu cometi”, afirma o petista.



Bebê de dois meses sobrevive após cair do segundo andar de casa no Espírito Santo

Foto: Reprodução

Um bebê de dois meses sobreviveu após cair do segundo andar de uma casa na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. De acordo com informações do G1, o caso aconteceu durante a noite de segunda-feira (16). A mãe de Murilo dos Santos Carlos, Larissa dos Santos, de 19 anos, relatou que o bebê acordou chorando e uma prima o tirou do berço. Ao se aproximar da janela de casa, ela se desequilibrou com um movimento repentino da criança e a deixou cair. Uma árvore amorteceu a queda no quintal do vizinho e o bebê sequer sofreu ferimentos graves. "Fiquei sem reação, achei que ia ficar sem meu filho. Ele está bem. Fez exames e os médicos estão examinando toda hora, mas ele já mamou e sorriu, estou mais tranquila", disse Larissa.



Brumado: Jovem é apreendida com drogas e carregador para rádio comunicador no bairro São Felix

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Por volta de 11h30min, a guarnição do PETO, em patrulhamento no bairro São Félix, com a devida autorização de morador, procedeu averiguações a cômodos de uma residência, tendo  encontrado 9 papelotes de substância semelhante à cocaína e um carregador para rádio comunicador, no quarto ocupado por uma jovem de 28 anos. Por essa razão, a suspeita foi conduzida e apresentada na sede da 20° COORPIN, onde o fato foi registrado e o material apreendido entregue ao preposto da Polícia Civil.



Atenção: Após surto no Brasil, Sesab quer elevar cobertura vacinal de sarampo

Foto: Conteúdo l 97News

No primeiro semestre de 2018, já foram registrados 1.686 casos de sarampo no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Bahia, no entanto, está fora deste levantamento. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a última vez que o vírus chegou ao Estado foi em 2011, quando foi registrado em uma criança francesa, em viagem de turismo a Porto Seguro. Apesar da Bahia estar fora da área de risco, estão sendo montadas estratégias para elevar a cobertura vacinal. Na terça-feira (17), gestores das vigilâncias epidemiológicas estaduais e municipais se reuniram a fim de definir o aumento da cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite, em crianças menores de cinco anos, nos 417 municípios baianos. A previsão é que as ações sejam desenvolvidas, principalmente, durante 6 e 31 de agosto, quando acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra as doenças. A estratégia, contudo, será iniciada em 20 de julho, nas 63 cidades que tiveram menos de 50% da cobertura vacinal para a pólio. 



Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou hoje (17) reajuste de 45,52% na receita anual de geração de 69 usinas hidrelétricas que atuam no regime de cotas. A medida vai provocar aumento nas contas de luz entre 0,02% e 3,86%, segundo a Aneel. O impacto médio será de 1,54%. O impacto na fatura depende da data do reajuste aprovado pela Aneel e da quantidade de cotas (volume de energia) que cada distribuidora compra das hidrelétricas. O volume de cotas de cada distribuidora representa, em média, 22,64% dos contratos de energia das concessões. A remuneração total recebida pelas usinas, de julho de 2018 a junho de 2019, será de R$ 7,944 bilhões.



Conquista: Leilão de carros e motos apreendidos acontece na quinta-feira (19); são lotes com preço mínimo de até R$ 100

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (19) a partir das 9h, acontecerá o leilão de veículos e sucatas apreendidos em Vitória da Conquista. Serão leiloados mais de 400 lotes abaixo de R$ 100, e os lances já estão abertos no site www.brbid.com. Para participar, basta se cadastrar gratuitamente na página. Os interessados também poderão acompanhar presencialmente o pregão, comandado pelo Leiloeiro Público Oscar de Menezes, no Auditório do CEMAE, na Av. Olívia Flores, nº 3000, próximo ao Boulevard Shopping, no bairro Universidade. Para quem busca por motos, as oportunidades são ainda maiores. Os lotes serão entregues aos arrematantes livres de multas e IPVA´S. No site da brbid, também é possível conferir o edital do leilão visualizar as fotos dos veículos e outras informações adicionais. A empresa também disponibiliza uma página, onde os usuários podem tirar todas as suas dúvidas e também aprender um pouco mais sobre o universo dos leilões.



Bahia: Recursos para merenda escolar sofrem queda; o corte chega aos R$ 40 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o levantamento realizado pela G & Q, Gestão e Qualidade Consultores, encomendada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi constatado que houve redução no repasse de recursos destinados para alimentação de alunos matriculados no regime de educação integral na Bahia. Segundo informações da Undime Seccional Bahia, considerando as escolas da rede municipal e rede estadual, o estado perdeu cerca de R$ 40 milhões em verbas que seriam destinadas para merenda escolar nas escolas de tempo integral. “O repasse feito hoje é indevido, pois é o menor para os nossos municípios. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já admite que esses recursos não estão sendo repassados e eles já estão alinhando junto com o ministério para regularização desse repasse”, afirma o presidente da Undime-BA, Williams Panfile Brandão. “É uma injustiça o que MEC vem fazendo com as nossas escolas através do FNDE. Estamos, junto com a Undime, construindo uma agenda para que possamos cobrar a diferença para merenda que foi passada menor para os municípios da Bahia”, disse o presidente da UPB, Eures Ribeiro. De acordo com as diretrizes do PNAE, o valor repassado pela União por dia letivo/aluno é de R$ 1,07 para ensino integral e de R$ 2,00 para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.



Brumado: Qual o motivo das pessoas deixarem as alianças de ouro em casa?

Nem as alianças, que simbolizam o sagrado matrimônio, estão sendo perdoadas pelos bandidos em Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)

A aliança é um grande símbolo da união matrimonial entre duas pessoas, para muitos uma joia inseparável que representa o amor, por isso são de ouro e tem formato circular, o que é um simbolismo de eternidade, porque o círculo não tem princípio nem fim. Apesar de algumas correntes citarem que ela está “fora de moda”, ou seja, em desuso, em Brumado, isso não tinha procedência, pois os casais sempre fazem questão de exibir as suas alianças, muitas das quais chamam a atenção pela espessura e pela beleza. Mas é justamente isso que vem chamando a atenção dos bandidos, que, agora não estão perdoando nem as alianças, o que está fazendo com que os casais, especialmente as mulheres saiam sem a aliança de casa, ou coloquem uma de fantasia. Essa tendência criminosa, que, para muitos, é sensacionalista, acabou tendo mais uma comprovação na noite desta segunda-feira (16) numa ação de assaltantes em uma lanchonete que fica no Bairro do Hospital. Em contato com uma das vítimas ele citou que “os bandidos chegaram armados e levaram tudo o que tínhamos, nem as alianças perdoaram”. Outra vítima de outro assalto também expressou que “eu bem que sentia para não andar mais de aliança de noite na rua, mas não dei atenção até que os bandidos levaram minha carteira, meu relógio e minha aliança também que uso há mais de 20 anos. Minha esposa a princípio não acreditou, porque parecia uma história difícil de acreditar, mas hoje ela sabe que os bandidos agora nem as alianças perdoam em Brumado”. O número de assaltos à mão armada vem crescendo muito nos últimos dias e vem deixando a população muito preocupada, tanto que até as alianças vêm sendo deixadas em casa, junto com os celulares, documentos e outros bens pessoas quando se sai de noite na rua. “Falta segurança em nossa cidade, pois os bandidos estão cada vez mais articulados, tanto que como temos poucas viaturas, as vezes uma só, quando ela está numa extremidade da cidade, os criminosos se comunicam e dizem que o caminho está livre para agir”, declarou uma outra vítima que, temorosa, pediu reserva de identidade. O baixo contingente policial realmente é um desafio para as autoridades, ainda mais agora, que os policias que integravam o motopoliciamento foram deslocados para o CICOM, ou seja, a ação rápida da Polícia está desativada.



Malhada de Pedras: Tiro de Guerra 06-024 realiza entrega de Certificado de Dispensa

Foto: Divulgação

No último dia 13 julho, o Tiro de Guerra de Brumado 06-024 (TG/06-024) participou da entrega de Certificado de dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens dispensados do serviço militar no município de Malhada de Pedras. Ainda no evento, os dispensados participaram do desfile cívico-militar que contou com a participação da Secretária da Junta do Serviço Militar do Município, a Sra. Neli de Souza M. Batista. Na ocasião o Instrutor Chefe do Tiro de Guerra, o Subtenente Edmundo de Souza Rocha ressaltou que o Certificado de Dispensa é um documento de suma importância para todo cidadão, "sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, a exemplo do Título de Eleitor, dentre outros. Além de não poder inscrever-se em concursos públicos e faculdades públicas, assim como indústria e comércio também poderão solicitar para a entrada no mercado de trabalho", relatou o Subtenente. 

Foto: Divulgação


Morre a segunda vítima atingida por caminhão de entulho em acidente na cidade de Salvador

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Morreu no final da manhã desta terça-feira (17) a segunda vítima do acidente ocorrido na antiga estrada do aeroporto, em Salvador, envolvendo um caminhão desgovernado. A segunda vítima fatal é Vanessa Brito Santos, de 28 anos. Ela estava internada no Hospital do Subúrbio e seu estado era considerado grave. Vanessa estava com uma fratura no fêmur, mas não resistiu aos ferimentos. O porteiro Elinaldo Gonçalves foi o primeiro a ter o óbito confirmado. Ele foi arrastado pelo caminhão e morreu no local. O motorista já compareceu à delegacia e prestou depoimento.



Boa Notícia: Advogado que desapareceu em Eunápolis é encontrado em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O advogado Fernando Melo, de 23 anos, que desapareceu em Eunápolis, sul da Bahia, foi encontrado na cidade de Vitória da Conquista. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17), pela mãe do jovem, a engenheira Karen Daniela. No Facebook, a mulher contou que, apesar de uma insolação, Fernando está bem. “Encontramos o nosso Fernando e graças a Deus ele está bem. Como ele disse, estava sem comunicação, mas com um propósito aqui, inclusive na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e no Hotel tem todos os seus dados. Ele continuará uns dias aqui em Vitória da Conquista como já tinha agendado. Mas como está sem celular e não nos avisou da viagem, ficamos aflitos sem notícias, mas com todos vocês nos ajudando, o localizamos bem”, contou. O advogado desapareceu após ter deixado a rodoviária de Eunápolis. Segundo familiares, Fernando iria viajar para Vitória da Conquista, onde ele vive sozinho. Na casa dele foram encontrados pertences, como roupa e notebook. No domingo (15), Fernando procurou uma UPA, na cidade em que foi encontrado, com quadro de febre e insolação. O médico que atendeu o jovem entrou em contato com a família dele, após ter visto a informação de que ele estava desaparecido.



Equipamentos sem manutenção ao lado da Academia de Saúde no Bairro Dr. Juracy se tornam ‘armadilhas’ para crianças

A situação no local é cada vez pior segundo os moradores (Fotos: 97NEWS Conteúdo)

O que era para ser uma conquista para os moradores do Bairro Dr. Juracy, acabou se tornando um cenário de abandono, dominado por cães errantes, matagal, cobras e equinos. O local em questão é o Bairro Dr. Juracy que há cerca de 2 anos recebeu uma Academia de Saúde que viria para oferecer uma maior qualidade de vida para os moradores, só que, com o passar do tempo o local ficou abandonado. Na manhã desta terça-feira (17) a equipe do 97NEWS esteve no local e comprovou a situação preocupante. Várias mães expressaram a sua insatisfação relatando que o local é muito frequentado por crianças que buscam diversão, só que, ao invés disso, os episódios vêm sendo de indignação, já que vários acidentes vêm ocorrendo. “Meu filho espetou as nádegas e teve que ser medicado, pois ao brincar no escorregador acabou se ferindo com uma farpa”, citou uma das mães. O quadro se torna ainda pior com a situação da própria academia que está sendo degrada pelo tempo, ou seja, não atingiu a sua finalidade. Os moradores esperam que medidas sejam tomadas pelo poder público no intuito de se reverter a situação.



Brumado: Celebrações que antecedem o Dia de São Cristovão são iniciadas

Confira a programação (Imagem: Divulgação)

O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica. Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo: São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e peregrinos. Em Brumado essa tradição continua muito vive, onde acontece uma série de eventos e celebrações que atraem um grande número de fiéis. A Paróquia de São Cristovão, que fica localizada na Av. Centenário, já iniciou o período de celebração com a realização do novenário, que ocorre todas as noites a partir das 19h. Uma grande programação irá acontecer durante todo o dia 25, primeiramente com uma alvorada festiva. O ponto alto será a procissão com os motoristas, a qual se inicia na Vila Presidente Vargas e termina com a benção dos veículos em frente à igreja. No final acontece uma missa campal na Praça São Cristovão.



Brumado: Risco de sair à noite e ter celular levado por assaltantes assusta a população

Com as ruas cada vez mais vazias, sair à noite em Brumado é cada vez mais arriscado, ainda mais portando celular (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A febre dos smartphones acabou magnetizando uma ação criminosa que talvez seja a mais praticada no país, onde bandidos, muitas vezes armados, abordam suas vítimas levando os aparelhos, que acabam sendo vendidos por preços bem mais baixos ou trocados por drogas. Mesmo com a divulgação cada vez maior de que receptação de celulares roubados é crime, esse tipo de delito continua sendo praticado de forma intensa. Em Brumado, esta tendência é facilmente perceptível, onde praticamente todos os dias existem registros desse gênero. Na noite desta segunda-feira (16) um filho de um vereador acabou sendo mais uma vítima, o que despertou inúmeros comentários nas redes sociais, já que a classe política local não vem deixando o tema violência de lado. A questão ganha ainda uma dimensão no período noturno, onde os bandidos, quase sempre em dupla em uma motocicleta abordam as suas “presas”, que, indefesas, entregam os aparelhos. Os maiores alvos desses assaltantes são adolescentes, jovens e mulheres, que não mostram resistência. A falta de um contingente policial mais efetivo ainda é um fator preocupante, mas, agora, com efetivação do SICOM, que espalhará câmeras de monitoramento eletrônico pela cidade, a situação pode melhorar. Enquanto isso não ocorre, sair de casa à noite em Brumado com o celular na mão é muito arriscado, já que os “gatunos de plantão” estão sempre de olho em fazer novas vítimas. A população que volta a se assustar prefere então ficar no recôndito dos seus lares, o que prejudica a vida noturna na cidade, onde bares e restaurantes estão cada vez mais vazios.



Salvador: Carro de entulho se envolve em acidente e atropela várias pessoas; uma vítima não resistiu e morreu no local

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um carro de coleta de entulho se envolveu em um acidente no bairro do Trobogy, em Salvador, na antiga estrada do aeroporto, na manhã desta terça-feira (17). Segundo as primeiras informações, uma pessoa não resistiu aos ferimentos e morreu no local, enquanto outras quatro pessoas teve ferimentos. Três carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local por volta das 7h para prestar socorro às vítimas. Além disso, dois veículos do Corpo de Bombeiros foram chamados. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.

Foto: Whatsapp l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador informou que a vítima fatal é um idoso, mas não revelou sua identidade. Os outros feridos, todas mulheres, foram levados para os hospitais do Subúrbio, Municipal, Eládio Lasserre e Geral do Estado (HGE). A maioria teve escoriações; uma apresentou fratura no fêmur e outra tem suspeita de fratura na bacia.