ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Brumadense suspeito de tentativa de homicídio tem prisão preventiva decretada

A tentativa de homicídio do qual o jovem é acusado ocorreu em abril deste ano no Bairro Santa Tereza (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Na busca de manter a boa resolutividade, a Justiça e a Polícia Civil continuam intensificando as suas ações nesse sentido e, com isso, alguns crimes que ainda estavam envoltos no solo da dúvida, começam a ser esclarecidos. Um deles, ocorrido no dia 24 de abril deste ano no Bairro Santa Tereza, começa a ter o seu desfecho, já que foi decretada pelo Juiz de direito, Dr. Genivaldo Alves Guimarães nesta segunda-feira (13), a prisão preventiva do brumadense Renan Bernardes de Jesus (21). Ele já tinha sido preso no início deste mês após expedição da prisão temporária, sendo inclusive levado para a DP de Jânio Quadros, mas com o decorrer das investigações a suspeita do crime supracitado foi dimensionada, o que gerou o novo mandato e, desta feita, ele foi encaminhado para um presídio. O jovem poderá responder também pela prática de falsidade ideológica, Renan está sendo alvo de uma investigação, pelo fato de que o mesmo estaria se passando por investigador da 20ª Coorpin. Se condenado, Renan poderá responder por três tipos de crime: Tentativa de homicídio qualificado, Falsidade Ideológica e ainda porte ilegal de arma de fogo. De acordo com o código penal brasileiro, no seu Art. 16. "Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar", a pena é de reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa. Já no artigo 131º do Código Penal, "quem comete homicídio simples a reclusão é de 16 anos de prisão. Se o homicídio for especialmente perverso ou censurável – ou seja, se for qualificado – o limite eleva-se para 25 anos, por força do Artigo 132º. No caso da Falsidade Ideológica, o Art. 307 diz que, "Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem", a  pena é de  detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave. Renan Bernardes tem 21 anos, e a prisão dele foi realizada pela Polícia Militar, em sua residência no bairro Dr. Juracy.

Importante:

Vale ressalvar que anteriormente publicamos, de forma equivocada, uma suposta previsão de pena e deixamos transparecer que as informações vieram da Justiça. Então visando esclarecer esse equívoco, salientamos que, em momento algum, as INFORMAÇÕES PARTIRAM DO DE ALGUÉM DO PODER JUDICIÁRIO. As devidas alterações já foram feitas na matéria, como pode ser observado acima.





Mistério: Pró-reitor do Ifba é encontrado morto dentro de seu apartamento

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Anilson Roberto Cerqueira Gomes, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (14), dentro do apartamento onde morava, em Salvador.  Em contato com a assessoria de comunicação do Ifba, o fato foi confirmado. A instituição de ensino ainda afirmou que emitirá uma nota de esclarecimento sobre o caso que ainda está envolvo no manto do mistério, já que as informações sobre as circunstâncias apontam a possibilidade de um crime. Além de pró-reitor, Anilson também era professor de desenho técnico na instituição. 



Farejador: Durante viagem, policial sente cheiro suspeito e apreende 13 kg de maconha

Foto: Divulgação l PM

Na manhã de segunda-feira (13) um homem foi preso em flagrante, enquanto transportava 13 kg de maconha dentro de uma van de transporte alternativo. O caso aconteceu no município de Casa Nova. Segundo informações da Polícia Civil, um agente também viajava no veículo em direção ao seu trabalho na delegacia da cidade, quando sentiu o cheiro da droga. Desta forma, ele pediu para revistar a van e surpreendeu o suspeito, que carregava parte da droga na mochila. Também foi encontrada quantia da erva no bagageiro. Detido em flagrante, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Casa Nova, onde teria confessado que trouxe a droga da cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, para vender em Casa Nova. O homem passou por uma audiência de custódia e, levado para o Presídio de Juazeiro. A droga foi para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).



São Paulo: Jovem leva facadas no rosto e se finge de morta para escapar de namorado, que se suicidou

Foto: Reprodução l Instagram

Mais um crime contra a mulher aconteceu no Brasil, neste final de semana, e por pouco não terminou com a vítima morta. Desta vez, o cenário foi a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Marcelle, de 26 anos, foi atacada pelo namorado, Henrique Eugênio, na noite em que os dois faziam aniversário de namoro, no último sábado. Eles tinham voltado de uma festa tradicional na região. Segundo as primeiras informações, a briga do casal começou no início da madrugada. Henrique teria pegado uma faca na cozinha de casa e partido pra cima da mulher, que foi atingida várias vezes. Ela foi esfaqueada no rosto e no corpo. Henrique só parou de esfaquear a jovem quando Marcelle se fingiu de morta. Depois disso, ele se jogou da janela do apartamento do casal, no 11º andar do prédio. Marcelle então foi até a portaria e conseguiu pedir ajuda. Ela está internada, mas seu estado de saúde é estável. A Polícia Civil investigará o caso.



Rosa Weber assume presidência do TSE nesta terça

Foto: reprodução l Agência Brasil

Seis anos depois de ingressar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a ministra Rosa Weber assume a presidência da corte nesta terça-feira (14) com um encontro marcado com a crise. No dia seguinte, o PT deverá registrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência. Militantes prometem cercar o TSE para dar massa e conteúdo político a um desafio à Justiça, particularmente ao tribunal comandado por Rosa. Condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula encaixa-se sem sobras às previsões de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. Mas o ex-presidente, aproveitando-se do cipoal de recursos disponíveis, quer prolongar sua trama judicial. Desta vez, a arena será o TSE. Ao sentar-se na cadeira central do plenário do TSE, ladeada à direita e à esquerda por três ministros, Rosa Weber terá então um segundo momento decisivo diante do líder petista. Da primeira vez, Lula saiu derrotado. Em abril, apesar de já ter votado contra a prisão após condenação em segunda instância, Rosa defende a colegialidade e é contra mudanças rápidas na jurisprudência. Essas características a fizeram ganhar fama de “discreta”, “dura” e “esfinge” em um dos episódios mais importantes para o Judiciário em 2018: o julgamento do habeas corpus do ex-presidente no Supremo.



Guajeru: Polícia frustra tentativa de feminicídio; 5 armas foram apreendidas

As armas e munição apreendidas (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta de 10h40min desta segunda-feira (13), uma guarnição do DPM de Malhada de Pedras, em rondas pelo município, foi acionada por uma senhora que alegou ter sofrido uma tentativa de homicídio. Segundo ela, o autor seria o próprio companheiro, sendo que este estaria armado e teria se evadido por um beco, atravessado a linha férrea e adentrado o matagal. Em busca do suspeito, as guarnições de Malhada de Pedras e de Guajeru foram à Fazenda Bonfim, que fica localizada na divisa entre os dois municípios, quando por voltas de 12 h encontraram 5 (cinco) armas na residência do casal. O indivíduo não foi capturado. Diante dessas circunstâncias, as armas apreendidas foram apresentadas ao preposto da Polícia Civil na Delegacia de Rio do Antônio, onde o fato foi registrado.



Asfaltamento de estrada entre Itambé e o Tomba/Ribeirão do Largo deve começar dentro de 30 dias

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Ribeirão do Largo, Herbert Gonçalves de Oliveira (Rebinha) acompanhou hoje (13), na condição de ouvinte, a abertura das propostas da licitação para a recuperação e pavimentação asfáltica da BA-634, no trecho que liga o município de Itambé ao Tomba/Ribeirão do Largo. A construtora  Rondocon - Construções Rodoviárias LTDA foi classificada em primeiro lugar. Depois de cumpridos os prazos estabelecidos em lei, a expectativa é a de que o início da obra se dê dentro um mês, conforme foi informado a Rebinha. O prefeito exibiu a cópia da ata do resultado da licitação quando procurou informar a novidade ao deputado federal Waldenor Pereira, que intermediou diversas audiências com o governador Rui Costa para defender esse pleito antigo de Ribeirão do Largo. "Estamos comemorando o atendimento da nossa demanda, junto com os deputados que nos apoiaram, e agradecemos ao governador, que mostra mais uma vez porque é considerado um dos melhores governadores do Brasil”, enfatizou o Rebinha. De acordo com o edital de licitação, o prazo para a conclusão da obra no trecho de 24 quilômetros é de 210 dias. O valor estimado da proposta vencedora para realizá-la é de R$ 5milhões 700 mil. A obra, que vai facilitar o escoamento de mercadorias e acesso da população local, tem sido uma prioridade reivindicada pelos deputados Waldenor e Zé Raimundo.



Clidemar Amorim declara apoio a Luciano Ribeiro

Clidemar Amorim (esquerda) confirmou apoio à pré-candidatura de Luciano Ribeiro (Fotocomposição: 97NEWS)

O sargento da reserva da Polícia Rodoviária Estadual, Clidemar Amorim Risério, o popular “Sargento Amorim”, que foi candidato a vereador nas eleições de 2012, obtendo cerca de 800 votos, ficando naquela oportunidade na suplência, declarou ao 97NEWS na noite desta segunda-feira (13) que irá apoiar e fazer campanha em Brumado para o deputado Luciano Ribeiro. Amorim que comandou o SMTT por muitos anos, destacou que foram dois encontros com Luciano Ribeiro, um em Caculé e outro em Brumado, no último sábado (11), nos quais estavam presentes o ex-vereador Weliton Lopes e o empresário Davi Ferreira, que são parceiros antigos do referido deputado. Também estavam outros políticos brumadenses presentes que irão compor a frente da campanha do democrata, mas as identidades não puderam ser reveladas. “A minha decisão foi pautada numa lógica política de não entrar em conflitos, além do que Luciano tem uma série de serviços prestados para Brumado, o que foi decisivo para que eu definisse qual seria o candidato que iria receber o meu apoio”, argumentou Amorim.

O ex-vereador Weliton Lopes está sendo um dos principais interlocutores a favor de Luciano Ribeiro em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS Conteúdo)


Brumado: Congresso das Testemunhas de Jeová reuniu centenas de pessoas da microrregião

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais de 1.800 Testemunhas de Jeová estiveram reunidas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro em Brumado no último final de semana durante o Congresso Regional com o tema: “Tenha Coragem”. O evento publico levou ao encontro fieis de toda microrregião que mostraram um padrão de organização e socialização, em paz e harmonia durante os três dias destinados a recebem o que chamam de ‘alimento espiritual’ através dos ensinamentos baseados na Bíblia Sagrada. O evento contou o auxilio de um telão, onde foram apresentados vários vídeos, filmes e encenações em meio as palestras desenvolvidas pelos oradores pré-designados, onde transcorreram informações objetivando educar e orientar as famílias para que tenham uma conduta correta e, consequentemente, sejam melhores cidadãos, em meio as turbulências do atual conturbado momento mundial. Conforme o tema do congresso, foram destacadas maneiras práticas de mostrar coragem ao lidar com os problemas da atualidade, buscando a coragem em meio aos medos empregados pela fragilidade do sistema vigente. “Esse congresso me ensinou que nem todos nascemos já dotados de coragem, e que nem sempre os ditos, corajosos, demonstram coragem. As explicações com bases bíblicas, me fizeram ver que os momentos em que mais precisamos da coragem é quando ficamos com medo, ou seja coragem para vencer os nossos temores, principalmente para dizer não as coisas que nos maculam como indivíduos em meio nossa sociedade”, relatou a visitante Kelly Nunes.



Sua moeda de 1 real comemorativa, pode valer ate 700 reais, fique ligado e saiba os valores

Foto: Reprodução

O que você faz com suas moedas, passa adiante? Antes de se livrar delas preste atenção, pois você pode estar dando uma fortuna de presente para alguém. Exemplares raros como o feito para homenagear o cinquentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cunhada em 1998 podem valer até R$ 200. Uma moeda de 5 centavos de 1999 que vale entre R$ 10 e R$ 35 ou seja, entre 200 e 700 vezes o seu valor de face. O preço das moedas depende da sua raridade, tipo de cunhagem e estado de conservação. Segundo o Banco Central são produzidos 150 milhões de moedas de R$ 1. Mas, para o programa Olímpico a tiragem será de 20 milhões para cada um dos 16 tipos feitos para circulação, totalizando 320 milhões de moedas. A coleção atrai novos colecionadores para a numismática, principalmente jovens e crianças. Os álbuns que são produzidos para comportar as coleções também ajudam no aumento da procura por moedas, pois são separados em séries. Segundo Julio Cesar Vieira, sócio da Numismática Vieira, que atua no ramo há 70 anos, o que faz as moedas serem raras é a quantidade de peças que foram cunhadas. Foram cunhadas apenas 600 mil moedas com detalhes dos Direitos Humanos. “Para um país como o Brasil, isso não é nada, o que justifica o valor.” Julio Cesar afirma que as moedas da primeira família do real, impressas de 1994 a 1997 também são valiosas. “Pagamos 50 centavos pelas moedas de 1 centavo desta época.” O valor de uma moeda é definido por três aspectos: quantidade, estado de conservação e data de lançamento. Uma moeda jovem pode ser muito valiosa se tiver um volume de tiragem limitada. Você pode vendê-las por meio de sites de comércio eletrônico ou em sites específicos de colecionadores! Basta uma pequena busca e encontrará diversos anúncios sobre as raras moedas.



Brumado: Feminicídios são considerados como casos esporádicos pela Polícia Civil

(Fotocomposição: 97NEWS)

A preocupação das autoridades com o aumento dos casos de violência doméstica em Brumado vem sendo cada vez mais notório, já que os incidentes desse gênero tiveram um aumento muito significativo nos últimos anos. A consciência das mulheres que vêm sendo vítimas de agressão ainda não atingiu o nível desejado, já que o medo em denunciar os agressores é ainda um obstáculo a ser vencido. Em Brumado neste ano de 2018 foram registrados dois casos de Feminicídio, o primeiro em 19 de março, onde a vítima Vilma Amorim dos Santos, de 51 anos, teria sido morta asfixiada; e o segundo no dia 05 de julho, tendo como vítima Zilma Lima Bernardes de 55 anosAs duas foram mortas pelos seus companheiros, os quais estão presos à espera de julgamento. Segundo o delegado plantonista da 20ª Coorpin, Dr. Claudio Marques, o qual vem se especializando nos crimes de violência doméstica, “os casos ocorridos em Brumado devem ser considerados como esporádicos”. Ele explica que “o Feminicídio não nasceu junto com a Lei Maria da Penha, é uma alteração recente na legislação” e ainda destacou que “não são casos recorrentes, pois a grande maioria das ocorrências aponta agressões contra as mulheres, que são altas. Então, como a melhor forma de prevenção é denunciar, buscamos conscientizar as mulheres, de forma contínua, a perder o medo e denunciar os agressores para que seja feita a devida representação, que, muitas vezes, são acompanhadas de medidas protetivas, que podem evitar a ação extrema”. Na Bahia a taxa de Feminicídio representa 16% dos casos de homicídios contra mulheres em 2017, tendo sido registrados 474 crimes de homicídio realizados contra mulheres. No entanto, apenas 15,6% dos casos no estado foram registrados como feminicídio. Ou seja, apenas 74 casos em toda a Bahia foram classificados como crime de assassinato de uma mulher apenas pela condição de ser mulher. Os dados foram divulgados através da edição de 2018 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número baixo indica a possibilidade de uma subnotificação acentuada. Em todo o país, foram registrados 4.539 homicídios contra mulheres, enquanto em 2016 foram 4.245. A taxa de registros de feminicídio no Brasil é de 24,8% em relação ao homicídio de mulheres.



Caetiteense que passa por tratamento quimioterápico em Salvador, tem sonho realizado por policiais militares em seu aniversário

Foto: Divulgação

Alice Vitória sonha em ser policial militar, mas não contava com tamanha surpresa. Na luta contra o câncer, uma visita especial deu-lhe força. Aos 7 anos de idade, a pequena Alice foi presenteada e surpreendida, nesta segunda-feira (13), por policiais militares de Salvador, no Hospital Martagão Gesteira na capital baiana. A menina – que sustenta o sonho de se tornar uma policial – está internada na unidade realizando tratamento quimioterápico. Mas para reanimá-la nesses dias mais difíceis, sua mãe resolveu planejar uma surpresa para a pequena guerreira, fã dos homens de farda. Para tanto, abordou policiais que encontrou na rua, e fez o pedido. "Ela se aproximou dos PM´s e explicou todo o quadro de saúde da menina". Rapidamente, a história de Alice passou de Cabo a Sargento, de Sargento a Tenente e, em poucas horas, estava agendada uma visita dos policiais ao leito da garota. "Mãe, eu sou uma policial de verdade", A garota que sonha em ser uma policial teve seu sonho realizado. Ela ganhou uma série de presentes, de pé na cama e sorridente, Alice teve a oportunidade de conversar com os policiais para saber como funciona o trabalho de um PM. Acompanhado por uma médica e por sua mãe, a garota tirou fotos ao lado dos policiais e ainda ganhou presentes. E Alice não foi a única criança que se divertiu com a presença da PM no Martagão. "Todas as crianças acabaram fazendo uma festa", contou sua mãe. "Essa esperança, essa vontade de viver, talvez possam ajudá-los a se recuperarem", relatou um dos PM´s. Policiais lotados na 94ª CIPM de Caetité também enviaram um vídeo para a pequena Alice, a mensagem levou força e parabenizou a pequena pela passagem do seu aniversário. 



‘A galinha da macumba incomoda muito mais do que milhares de jovens negros mortos’, afirma Doutor em Direito Hédio da Silva Jr.

Doutor Hédio da Silva Jr. durante a sua sustentação no STF (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

As discussões sobre o sacrifício de animais em rituais religiosos de religiões com matriz africana que são praticados no Brasil acabaram culminando no Julgamento do STF – Supremo Tribunal Federal, que projetava a proibição desses rituais, que no entendimento de muitos, inclusive de membros da corte, seria carregado de crueldade. Durante o tribunal, que ocorreu no último dia 09, foi dada a oportunidade de sustentação oral a um dos maiores defensores das religiões de matriz africana, Hédio da Silva Jr. o qual é Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e mestre pela mesma instituição desde (2000). Atualmente é diretor executivo no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, professor na Faculdade Zumbi dos Palmares, advogado dos consulados de Angola em São Paulo e no Rio de Janeiro e assessor científico FAPESP. Atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade de crença, direito internacional, ações afirmativas e racismo. Com muita serenidade ele iniciou a sua sustentação utilizando uma sábia ironia que acabou sendo acachapante num enfrentamento aos que são contra a prática do sacrifício de animais, citando que os mesmos estavam utilizando sapatos de couro, fazendo inclusive uma hipotética analogia no campo da psicologia de que ali poderia estar ocorrendo um comportamento esquizofrênico. Após a sua ilustração, Dr. Hédio que representa a União das Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, aprofundou a sua homilia argumentativa citando que “o Brasil hoje é detentor do maior rebanho bovino do mundo, maior do que o da Índia inclusive, a cada segundo são mortos 180 frangos, um porco e um boi, então, isso é ou não é uma carnificina?” e elevando o tom da sua oratória declarou que “as estatísticas comprovam que milhares de jovens negros são chacinados todos os dias nas periferias das cidades brasileiras, então porque não se busca um aprofundamento das discussões para se encontrar saídas para essa crise sem precedentes em nossa história” e emendou disparando que “fica parecendo que a galinha da macumba incomoda muito mais do que essa questão que é muito grave. Será que a galinha vale muito mais do que milhares de vidas de jovens negros? Isso não passa de um descalabro, é o mesmo que engolir um elefante e se engasgar com um camelo”. O doutor ainda destacou que “religiões como o Judaísmo pratica o sacrifício de animais e ninguém neste país, pelo que se sabe, quer impedir, mas quando existe uma ligação com a raça negra isso incomoda e muito”. O discurso foi considerado, pelos defensores e praticantes das religiões de matriz africana, como histórico na luta jurídica e social pela liberdade de crença, tendo sido escancarado o racismo religioso presente no recurso e o genocídio da juventude negra e, segundo eles, se revelado a hipocrisia por trás da tentativa de criminalizar o abate religioso das religiões afro-brasileiras. O julgamento foi adiado pela ministra Carmen Lucia, após Alexandre Morais pedir vistas ao processo. Não se sabe quando será convocada nova sessão para o prosseguimento da votação. Confira no vídeo abaixo a integra do pronunciamento de Dr. Hédio Jr.: 



Brumado: Começam os exames feitos por meio da ‘Carreta Mamamóvel’

O comparecimento das mulheres foi positivo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Parceria celebrada entre o governo do estado e a prefeitura municipal disponibilizaram para Brumado a vinda da “Carreta Mamamóvel” que iniciou nesta segunda-feira (13) os serviços de rastreamento do câncer de mama gratuito para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos, período que é considerado o de maior risco. A equipe do 97NEWS esteve no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, que foi o local escolhido para os atendimentos e falou com a coordenadora local do projeto a enfermeira Julieta Sande. Ela explicou que “o público alvo, que fica nesta faixa etária, são de mulheres que nunca tenham feito a mamografia, ou aquelas que já tem mais de 1 ano que fizeram”. A coordenadora ainda citou que “o atendimento se inicia as 7h e são 140 vagas diárias, sendo 70 no período da manhã e 70 à tarde e o atendimento está sendo feito de forma localizada, ou seja, cada dia atendemos mulheres de uma região específica”. Ela ainda ressaltou que “é necessário que se tenha em mãos o RG e o cartão do SUS, como também a cópia dos mesmos”.  A “Carreta Mamamóvel” ficará em Brumado até o dia 29 de agosto e somente nos domingos não haverá atendimento. A expectativa é que mais de 2 mil exames sejam realizados.



Caetité: Presidentes de empresas chinesas avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste e exploração de mina de ferro

Foto: Divulgação

Os presidentes e vice-presidente das quatro empresas chinesas que integram o consórcio com a Bahia Mineração para a exploração da mina de minério de ferro de Caetité, construção do Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) participaram de reunião com o governador Rui Costa , no final da manhã desta segunda-feira (13), na Governadoria, em Salvador. Esta é a primeira vez que os presidentes visitam a capital baiana para discutir o andamento dos três projetos que são desenvolvidos em parceria com a Bahia Mineração (Bamin). Na reunião foram abordados aspectos técnicos e o potencial de cada um dos empreendimentos, além de medidas para acelerar o processo de aprovação do projetos tanto no Brasil quanto na China. O presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, destacou que a reunião com os presidentes das empresas chinesas representa o interesse de que os projetos sejam iniciados o mais breve possível. 

Foto: Divulgação

“Estamos recebendo hoje os principais executivos do Consórcio Chinês que junto com a Bamin estão desenvolvendo uma parceria para implantação do projeto Pedra de Ferro. A presença dos executivos em seguida da aprovação do estudo econômico da Fiol pelo ministro dos Transportes, na última semana, fortalece a parceria e é uma demonstração clara do consórcio em acelerar a implantação do projeto”. No último domingo (12), o grupo de chineses, acompanhado por representantes do Governo do Estado, Bahia Mineração, e da ERG, controladora da Bamin, sobrevoou a mina de minério, localizada em Caetité, no sudoeste do estado, e trechos da Fiol. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade do minério de ferro, bem como a extensão da mina.



Projeto quer agilizar medidas protetivas para vítimas de violência

(Foto: Divulgação)

Defensores públicos, delegados de polícia e membros do Ministério Público poderão conceder medidas protetivas em caráter de emergência a mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência que sejam vítimas de violência, segundo projeto que aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta  (PL 137/2018) é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE). Como forma de controlar as medidas concedidas por autoridades que não possuem poder jurisdicional, o projeto estabelece que a decisão proferida pelo membro do Ministério Público, defensor público ou delegado de polícia seja submetida ao juiz. Após manifestação prévia do Ministério Público no prazo de 24 horas, o juiz poderá, no mesmo prazo, manter, revogar ou alterar a medida cautelar concedida, devendo também determinar a apuração de eventual responsabilidade por abuso cometido em sua concessão. Ao justificar a apresentação do projeto, Humberto Costa explica que o modelo atual, que condiciona a efetivação das medidas protetivas de urgência a prévia autorização judicial, está em descompasso com a realidade e com a necessidade de solução imediata que o caso requer. Na medida em que o Estado demora para agir, ele ofende a própria essência das medidas protetivas, tornando-a inócua e, portanto, desnecessária. “Diante desse quadro, propomos que as medidas protetivas de urgência possam ser deferidas não somente pelo juiz, mas também pelo defensor público, pelo delegado de polícia ou pelo membro do Ministério Público” ressalta o autor do projeto.



Brumado: Volta à cena o risco de se contrair raiva por meio do consumo de carne e leite clandestinos

A raiva, na sua grande maioria paralítica, é transmita por morcegos que mordem os animais e, caso não sejam inspecionados, se tornam potenciais transmissores (Fotocomposição: 97NEWS)

A Raiva é uma doença infectocontagiosa, que é disseminada por um vírus que atinge o sistema nervoso central, culminando num impacto fulminante no cérebro e na medula, ou seja, ela é fatal. Neste contexto todos os mamíferos, classe em que o ser humano e os bovinos estão inclusos podem ser infectados. Ela é transmitida por um tipo de morcego hematófago, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue dos animais. Já no caso dos seres humanos eles podem contrair a doença não só pela intervenção do morcego, o que é mais difícil, mas, existe outra possibilidade que é a mais preocupante que é entrar em contato com os animais que estão infectados, não só pela saliva, mas também pelo consumo da carne e do leite. E esse perigo que volta à cena sanitária em Brumado, já que a população ainda continua a consumir carne e leite clandestinos. Como não se tem uma total cobertura vacinal, alguns animais podem estar infectados e, ao serem abatidos, ou ordenhados, podem transmitir a doença, por isso todo o cuidado é pouco. Em contato com o médico veterinário da ADAB, Clemente Fernandes Alves, ele confirmou a suspeita e voltou a salientar que não se deve, em hipótese nenhuma, consumir produtos e subprodutos sem inspeção, já que existe mesmo o risco de se contrair a raiva paralítica. Então, diante disso, fica o alerta para todos que na dúvida se os produtos possam ter origem clandestina é melhor não consumir.



Jaques Wagner receberá R$ 1,3 milhão do PT para campanha ao Senado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-governador Jaques Wagner será um dos beneficiados pelo PT na campanha para o Senado Federal. Assim como Eduardo Suplicy, ele receberá R$ 1,3 milhão do fundo partidário para bancar sua campanha. De acordo com a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, o PT também dará R$ 4 milhões para cada um dos 16 candidatos a governador – Rui Costa, que vai pra reeleição, é um deles. Na chapa presidencial, encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Fernando Haddad de vice, a legenda investirá R$ 50 milhões.



Brumado: 3 registros de violência doméstica no Domingo dos Pais; casos de agressões à mulheres vêm aumentando consideravelmente

Os 3 agressores foram conduzidos à Delegacia (Fotocomposição: 97NEWS)

O mês de agosto é um período em que as questões envolvendo a violência doméstica são mais debatidas pela sociedade, a qual vem assistindo, num sentimento de passividade e medo, o crescimento assustador dessa prática que culmina em algumas circunstâncias no ato bárbaro do Feminicídio. Brumado vem seguindo a tendência nacional deste aumento de agressões contra as mulheres e, nesse domingo (12), data em que se comemorou o Dia dos Pais, 3 ocorrências desse gênero foram registradas na cidade, uma no Bairro São Félix, outra na Urbis II e a terceira no Brisa I. Os 3 agressores foram conduzidos à Delegacia pelas guarnições militares e deverão responder pela Lei Maria da Penha. Apesar de não existirem dados oficiais, é plausível se afirmar que esse tipo de delito acontece muito mais nos finais de semana, onde o consumo de bebidas alcóolicas é bem maior, o que acaba favorecendo e potencializando o comportamento mais agudo dos que já têm essa tendência agressiva. Outro fator que têm que ser levado em consideração é que, com o aumento das campanhas de conscientização, as mulheres, que, outrora, tinham medo de denunciar os seus companheiros, agora, já se mostram mais corajosas para ir para o enfrentamento. O caso recente ocorrido no Estado do Paraná, onde a advogada Tatiane Spitzner, que sofria agressões contínuas do seu esposo, mas tinha medo de denunciar e, por isso, infelizmente acabou morrendo após uma queda do 4º andar, fortaleceu ainda mais as vítimas a buscarem as autoridades policiais e judiciais. Em Brumado, por ser ainda uma cidade de médio porte, as mulheres ainda são muito receosas, mas essa realidade também está se modificando, o que projeta que os registros policiais de violência doméstica poderão ter um aumento considerável.