Brumado: Após recomendações de isolamento social no município, igrejas usam as redes sociais para transmitir celebrações

Foto: Reprodução l Rede Social

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus e com o isolamento em casa, as redes sociais estão ainda mais frequentadas. Em um espaço onde tantas fake news são espalhadas, existe também a opção de encontrar conforto e esperança para enfrentar a crise causada pela doença. Após a suspensão das missas e cultos, como medida de prevenção para evitar a propagação da Covid- 19, os padres e pastores estão online para atender os fiéis. O movimento nas redes sociais durante as orações é tão grande, que até surpreendeu os religiosos. Para o padre Cleonídio Alves, foi muito difícil o momento da suspensão das missas. “É para o bem deles, para saúde. Mas ficar sem eucaristia não é fácil. Fiquei impacto e até um pouco triste de rezar com a igreja vazia. Mas o bondoso Deus nos livrará logo dessa pandemia,” disse. O sacerdote já usava a internet para refletir o evangelho, mas não com frequência. Agora quase todos os dias está ao vivo. “Assim vai acontecer durante toda Semana Santa porque não tem outra alternativa. Convidamos os fiéis para, nos horários das celebrações, estarem em família acompanhando e celebrando” , comenta. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Para o pároco, essa é uma fase de adaptação em que os fiéis são convidados a vivenciar uma igreja doméstica. “A resposta está sendo bastante positiva”, completou. A comunidade católica deverá colocar um ramo na frente de suas casas para celebrar o Domingo de Ramos e, simbolicamente, estar em comunhão. As igrejas evangélicas também estão online e usam as redes sociais para realizar os cultos e percebeu a grande participação das pessoas. “Eu creio que fomos pegos de surpresa, todos os segmentos, crianças jovens e adultos, todos de surpresa da disseminação do coronavírus no mundo. Como igreja nos sujeitamos as medidas do governo, prefeito, autoridades da saúde, conforme as recomendações fomos atendendo", disse a Pastora Rita Martins do Templo do Milagres.