ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Abertura da campanha Maio Amarelo reforça conscientização no trânsito

Dom Basílio, Ibiassucê, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio e outros municípios vão receber novas ambulâncias e vans

Operação Rotas da Fauna atua contra o tráfico de animais na Bahia

Governo federal reconhece calamidade pública em 300 municípios do Rio Grande do Sul

Obesidade: Entenda os fatores de risco e complicações

Bombeiros baianos já resgataram mais de 160 vítimas das enchentes no RS

5 baianos são resgatados em situação análoga à escravidão no Espírito Santo

PM prende três traficantes com arma e recupera produtos furtados em Caetité

Clínica Santa Clara: Dicas para tornar ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo

Vitória da Conquista: Homem simula o próprio sequestro para extorquir família que mora em Brumado

Brumado: Homem de 53 anos é morto a tiros em bar localizado na BA-148

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

‘Vou apoiar quem me apoiou’; Governador Jerônimo deixa claro que só apoiará pré-candidatos que 'caminhou junto com ele'

TJBA institui Semanas de Sentenças e Baixas Processuais

Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 56 devido a fortes chuvas

Brumado: Fabrício Abrantes se destaca em concorrido evento do AVANTE em Salvador

Carreta tomba na BA-052 e carga é saqueada em Morro do Chapéu

Ex-prefeito de Macaúbas é multado por descumprimento de metas da educação

Homem é preso por estupro de vulnerável em Macaúbas


Brumado: Secretaria de Saúde emite Nota de Repúdio após 'fake news' com o nome de médica que atende na UBS do CAIC

Foto: Composição l 97NEWS

Infelizmente, mesmo com campanhas combatendo as "Feke News", as informações falsas são disseminadas rapidamente nas redes sociais. Em Brumado, não tem sido diferente, principalmente quando parte da população permanece em quarentena, e usam o celular quase que diariamente para acessar aplicativos de mensagens e as redes sociais. No meio desse "frenesi digital", algumas pessoas criam as famosas notícias falsas e compartilham na rede. No entanto, ao invés de checar a informação em um site de notícias ou propriamente com a fonte, as pessoas impulsionam a informação que não condiz com a verdade. Esta semana, mais uma fake deixou várias pessoas insatisfeitas e principalmente os profissionais de saúde. É 'Fato' que esta semana uma médica que atende nos municípios de Caetité e Brumado testou positivo para o novo coronavírus. Em Brumado a profissional atendia na Unidade Básica de Saúde Joaquim de Castro Donato, localizada no CAIC -- unidade que inclusive está fechada --. Ela fez o teste, e o exame deu positivo para o Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, a profissional está bem, e encontra-se em isolamento social na sua residência. Mas o que deixou amigos e profissionais chateados, foi a invasão de privacidade das pessoas para com a médica. Assim que saiu o boletim diário da prefeitura informando o número de casos no município, vários 'posts' foram veiculados nas redes sociais com fotos e informações particulares da profissional. Situação esta que preocupa, porque qualquer um pode ser infectado pelo vírus, seja ele branco, pardo, negro, indígena, ou até mesmo de qualquer denominação religiosa e classe social. 

Foto: Reprodução

A pandemia é uma realidade no mundo. Mas a quem interessa saber quem é o paciente? De que bairro ele é?. Isso não importa, provavelmente, boa parte da população vai pegar o vírus, e muitos vão se curar. A preocupação maior das autoridades de saúde, são os idosos e pessoas com comorbidades, pacientes estes que fazem parte do "grupo de risco". Diante da situação, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) do município e do Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19, manifestou através de Nota, o seu repúdio contra às inúmeras postagens relativas à médica. "A divulgação de fotos e informações totalmente equivocadas não contribuem em nada para a melhoria do momento delicado em que estamos passamos, muito pelo contrário, trazem prejuízos e também atingem à família da profissional que tanto vem contribuindo para que tenhamos uma saúde de qualidade em nosso município", diz a Sesau na nota. De acordo com a Sesau, atitudes como estas são reprovadas, principalmente em momentos de crise. "Queremos reiterar a nossa reprovação dessas atitudes, que aproveitam o anonimato e o universo das redes sociais para expor pessoas a situações de risco, já que não se pode prever o que pode acontecer nesse momento de tensão". Por fim, a Sesau pediu aos brumadenses que não cometem esse tipo de atitude e que, ao invés disso, façam parte da rede de solidariedade e apoio aos mais vulneráveis, pois eles realmente precisam de nós. "Que a humanização seja a referência e que todos se mantenham em suas residências evitando ao máximo a proliferação do coronavírus", finaliza a Secretaria de Saúde de Brumado.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário