ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Fundador da rede de farmácia Pague Menos é preso por crime contra o Sistema Financeiro

Foto: Divulgação

O fundador da rede de farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, foi preso no sábado (8) sob acusação de crime contra o sistema financeiro nacional. Segundo o Folhapress, o empresário se apresentou à Polícia Federal cumprindo ordem da juíza da 12ª Vara da Justiça Federal do Ceará, Cíntia Brunetta. O empresário foi encaminhado para unidade prisional Irmã Imelda, em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. Em 2012, o empresário foi condenado em primeira instância e confirmado em segunda instância em 2013 a uma pena 9 anos e dois meses de prisão e pagamento de multa de 2.500 salários mínimos. O Ministério Público Federal requereu o início do cumprimento da pena e foi deferido pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça. Ainda de acordo com a publicação, Deusmar foi denunciado pela Procuradoria da República no Ceará por crime contra o sistema financeiro por meio da Renda Corretora de Valores, empresa de sua propriedade. Segundo a denúncia, a empresa atuou no mercado de valores mobiliários sem registro junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) entre os anos de 2001 e 2006. Em nota enviada a imprensa, a defesa do empresário afirmou que a ação ainda está em curso e a condenação não é definitiva. “A defesa continua acreditando na Justiça e na sua absolvição”. Ja a rede de farmácia Pague Menos informou que o processo não tem relação com a rede e que a decisão judicial não afeta as operações da empresa. Afirmou ainda que todas as informações sobre o processo foram prestadas de maneira "transparente pela empresa".



Música: Mr. Catra morre aos 49 anos devido a câncer

Foto: Roberto Teixeira / EGO

Morreu neste domingo (9), aos 49 anos, o cantor Mr. Catra. Ele estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, devido a um câncer gástrico. A informação foi confirmada em comunicado enviado à imprensa. Wagner Domingues Costa, o Mr Catra, faleceu na tarde de domingo, em decorrência de um câncer gástrico. O cantor e compositor estava internado no hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e já vinha lutando contra a doença. A doença foi descoberta no início do ano passado. Devido ao intenso tratamento e a uma dieta restrita, Catra surpreendeu os fãs ao aparecer 35 kg mais magro. Recentemente, ele precisou tratar também uma pancreatite. O funkeiro estava morando em São Paulo e ia ao hospital uma vez por semana para realizar sessões de quimioterapia. Mr. Catra deixa três mulheres, 32 filhos e quatro netos.



Defesa de Lula pede a Rosa Weber mais tempo para substituir candidato

Ministra Rosa Weber durante cerimônia de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - 14/08/2018 (Roberto Jayme/Ascom/TSE/Flickr)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, na noite deste sábado 8, que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, suspenda o prazo de dez dias dado para que a coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT, PCdoB e Pros) substitua seu candidato à Presidência da República – provavelmente, o novo postulante será o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), hoje registrado como candidato a vice. Como a negativa do registro da candidatura de Lula ao Planalto aconteceu na madrugada do último dia 1º, os partidos têm apenas até o final da noite de terça-feira 11 para inscrever um novo candidato, sob o risco de ficarem de fora das eleições de 2018. O argumento dos advogados do ex-presidente é que, como o caso do petista envolveria matéria constitucional (a validade ou não de uma liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU para garantir o direito do petista de disputar o pleito), não seria possível que o prazo se esgotasse sem que a questão fosse analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A defesa também lembra que, ao rejeitar um recurso na sexta-feira, o ministro Celso de Mello alegou que não analisaria o pedido para que Lula retomasse a campanha sob a alegação de que o processo ainda estava em responsabilidade do TSE. Por isso, os advogados pedem que Rosa Weber conceda ao ex-presidente o direito de aguardar até o fim do prazo geral para a substituição de candidatos, 17 de setembro, para buscar ao longo dos próximos dias que o caso vá a votação no plenário do STF. “O pedido aqui deduzido não estende o efeito suspensivo necessariamente até 17 de setembro. O pedido do efeito suspensivo está apenas até a decisão do plenário do Supremo (em decisão sumário ou final no RE ou no efeito suspensivo no RE). Tal decisão pode se dar a partir de quarta-feira, dia 12 de setembro. Um dia não pode enterrar viva (sub judice) uma candidatura que tem 40% das intenções de votos nas pesquisas”, diz o texto, assinado pelos advogados Luiz Fernando Casagrande Pereira, Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro e Fernando Gaspar Neisser. Importante observar que o pedido mostra uma divergência de método entre os defensores de Lula na esfera eleitoral e criminal. Enquanto os primeiros apostam na matéria constitucional e querem ver a candidatura sendo decidida pelo Plenário, os demais, chefiados pelos advogados Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio, apostam em tentar levar o caso para a Segunda Turma do STF.

 

Admissibilidade

Especialistas em Direito Eleitoral ouvidos por VEJA consideraram regular o pedido feito ao TSE. “É o prazo geral dado a todos para a substituição das candidaturas. Apesar da decisão do Plenário do TSE, me parece natural que o PT também tenha até o dia 17 para substituir o seu candidato”, afirmou o advogado Renato Ribeiro de Almeida, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Neste sábado, às 23h59, se esgotou o prazo para que os autores de pedidos de impugnação da candidatura de Lula se manifestassem contra o mérito do recurso do petista. Rebateram as alegações da defesa a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), a coligação “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” (PSL e PRTB, do candidato Jair Bolsonaro), o Partido Novo, os candidatos a deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP) e os advogados Júlio César Martins Casarin, Marco Vinícius Pereira de Carvalho e Diego Pereira Jacques. Superada esta etapa, a ministra Rosa Weber poderá, a partir deste domingo, fazer o “juízo de admissibilidade”, isto é, decidir se o recurso de Lula é plausível de ser encaminhado ao STF. Caso ela opte por autorizar que o recurso prossiga para o Supremo, Rosa pode avaliar a necessidade de suspender o prazo dado pelo TSE, a fim de que haja tempo hábil para que o julgamento do caso.

CONTINUE LENDO


Brumado: Caixa e Banco do Brasil deixam correntistas a ‘ver navios’

Terminais sem dinheiro ou desligados deixaram os correntistas muito insatisfeitos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expressão “ficar a ver navios”, que pode ser interpretada por “não obter o que esperava”, é muito antiga e, remonta aos velhos colonizadores, quando tinham experiências frustradas, de origem nebulosa, difícil de precisar. Como um navio que mal azula no horizonte. Foi mais ou menos esse o sentimento de inúmeros correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que neste feriadão de Independência, acabaram ficando como dizia o saudoso Belchior “sem dinheiro no bolso”. As reclamações inundaram as redes sociais e deixou ainda mais evidente o descaso dos bancos em Brumado com a população, o que, inclusive, é uma situação recorrente. O microempresário Darlan Ribeiro, muito indignado, expressou que “isso é um desrespeito muito grande, pois nenhuma explicação é dada, somente os caixas vazios, assim como os nossos bolsos”. A cozinheira Fabíola Nascimento também não poupou críticas aos disparar que “na hora de fazer as cobranças, eles são muito bons, mas entregar o que é nosso, eles sempre usam dessas artimanhas, será que é para fazer o dinheiro render?”. Apesar das centenas de reclamações, nada vem sendo feito pelas instituições bancárias segundo os correntistas que se sentem cada vez mais reféns de taxas e cobranças, mas que na hora de poder sacar o seu “suado dinheiro”, tem que ficar prostradas na “praia da desesperança” e ficar a ver os “navios da indiferença”.



Vitória e Vasco fazem confronto direto contra rebaixamento

(Foto: Divulgação)

Derrotado nos últimos três jogos, o Vasco tenta recuperação diante do Vitória a partir das 19h deste domingo (9). A partida no Barradão é determinante para as duas equipes, que brigam contra o rebaixamento no Brasileiro. O time cruzmaltino encerrou a 23ª rodada uma posição acima do Z-4, com 24 pontos. Os baianos, com 26, também rondam a zona da degola. O técnico vascaíno, Alberto Valentim, no entanto, quer evitar alarde sobre queda para a Série B. “Faltam muitos jogos ainda. O Vasco é muito grande. Não podemos carregar o peso de anos anteriores em que o Vasco caiu. Nós vamos melhorar na classificação. O torcedor pode ter certeza disso”, disse. A sequência negativa vascaína -derrotas para América-MG, Santos e Atlético-PR- coincide justamente com a chegada de Valentim ao clube. A última vitória, contra a Chapecoense, por 3 a 1, ocorreu sob o comando do então interino Valdir Bigode. Já o Vitória, apesar da posição na tabela, tem demonstrado poder de reação. Os rubro-negros vêm de vitórias contra Atlético-MG e América MG, além do recente empate com o Fluminense fora de casa. O importante retorno de Neilton, que cumpriu suspensão na rodada anterior, reforça o otimismo da equipe baiana para seguir em ascensão.



Piso salarial dos professores pode passar a ser pago pela União

(Foto: Reprodução)

O piso salarial nacional dos professores da educação básica da rede pública poderá passar a ser pago pelo governo federal. É o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 155/2013, que pode entrar na pauta na Comissão e Assuntos Econômicos (CAE). O autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), cita a alegada incapacidade financeira de estados e municípios para estabelecer que o piso salarial seja pago diretamente pela União a todos os professores que atuam na educação básica pública do país. O texto determina como pré-requisito a seleção prévia dos docentes segundo critérios a serem definidos pelo Ministério da Educação 60 dias após o início da vigência da lei. Na CAE, a matéria foi relatada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que apresentou texto substitutivo ao projeto para assegurar que haja uma transferência gradativa da responsabilidade de pagamento dos professores para o governo federal. Pela proposta, o pagamento seria feito progressivamente, com piso salarial atualizado, a partir de 1º de janeiro de 2017 (o relatório é de dezembro do ano passado), cabendo à União cobrir um terço do valor do piso; a partir de 1º de janeiro de 2022, o correspondente a 2/3 do piso; e a partir de 1º de janeiro de 2027, caberia à União o pagamento do valor integral. “Em tempos de crise, em que estão sendo adotadas medidas de ajuste fiscal, buscando o aumento de receitas e contenção de despesas, parece-nos sensato que haja uma implementação gradativa da transferência para a União da responsabilidade de pagamento do piso para os profissionais do magistério, que reduzirá o impacto inicial da medida”, afirma Fernando Bezerra em seu relatório. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Depois de votada na CAE, a matéria ainda passará pela análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde poderá receber decisão terminativa, sendo então enviado para a Câmara.



Parada do Orgulho LGBT ocorre neste domingo em Salvador e traz tema 'Abraço à Diversidade'

(Foto: Reprodução)

A 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia corre neste domingo (9) no Centro de Salvador. A concentração do evento está marcada para as 11h na Praça do Campo Grande. O desfile de trios ocorre a partir das 15h. Devido à festa, o trânsito está modificado no espaço desde as 23h deste sábado (8). Segundo o Grupo Gay da Bahia, organizador do evento, o tema deste ano é “Abraço à Diversidade”.  No evento, haverá testagem sorológica para detecção do HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, além da distribuição de 20 mil preservativos. Também será reciclado todo material plástico descartado durante o evento, que será transformado em bolsas, porta lápis e mochilas, distribuídos aos alunos das escolas municipais. 



O trabalho dignifica o ser humano, não o dinheiro, diz Papa Francisco

(Divulgação)

A gestão da economia e das finanças, a criação de novos trabalhos, o respeito pelo meio ambiente e a acolhida aos migrantes passam todos por uma ética “amiga da pessoa”, “forte estímulo” para uma conversão de que “temos necessidade”. É a reflexão do Papa Francisco na entrevista concedida ao jornal italiano “Il Sole 24 Ore”, nas bancas esta sexta-feira (07/07/2018). Para o Pontífice, falta a consciência de uma origem comum, de uma pertença a uma raiz comum de humanidade e de um futuro a ser construído juntos. Esta consciência de base permitiria o desenvolvimento de novas convicções, novos comportamentos e estilos de vida. Uma ética amiga da pessoa tende a superar a rígida distinção entre realidades orientadas ao lucro e aquelas marcadas por outros mecanismos, deixando um amplo espaço para atividades que constituem e expandem o chamado setor terciário.

O ídolo que se chama dinheiro

A economia de hoje “mata”,  porque – reitera o Papa – “a pessoa não está mais no centro”, “ela  obedece somente ao dinheiro”, “ganhar dinheiro se torna o objetivo primário e único”. Francisco observa como são construídas as “estruturas de pobreza, escravidão e descarte”.

A centralidade atual da atividade financeira em relação à economia real não é casual: por trás disso, existe a escolha de alguém que pensa, equivocadamente, que o dinheiro é feito com dinheiro. O dinheiro, aquele verdadeiro, é feito com trabalho. É o trabalho que dá a dignidade ao homem, não o dinheiro. O desemprego que afeta vários países europeus é a consequência de um sistema econômico que não é mais capaz de gerar empregos, porque colocou um ídolo no centro, que se chama dinheiro.

O trabalho cria mais trabalho

Quando se pergunta como um empreendedor pode ser um “criador” de valor para a própria empresa e para os outros, a partir da comunidade em que ele vive e trabalha, o Papa recorda o quanto é importante a “atenção à pessoa concreta”, que significa “dar a cada um o seu”, “tirando mães e  pais de família da angústia de não poder dar um futuro e nem mesmo um presente aos próprio filhos”.

Significa saber dirigir, mas também saber ouvir, compartilhando com humildade e confiança  projetos e ideias. Significa fazer de forma que o trabalho crie outro trabalho, a responsabilidade cria outra responsabilidade, a esperança cria outra esperança, sobretudo para as jovens gerações, que hoje precisam dela mais do que nunca. “Creio que seja importante trabalhar juntos para construir o bem comum e um novo humanismo de trabalho, promover um trabalho que respeite a dignidade da pessoa, que não olha apenas ao lucro ou às exigências produtivas, mas promove uma vida digna sabendo que o bem das pessoas e o bem empresa andam de mãos dadas.”

Um desenvolvimento integral

A distribuição e a participação na riqueza produzida, a inserção da empresa num território, a responsabilidade social, o bem-estar das empresas, o tratamento salarial equitativo entre homens e mulheres, a conjugação entre os tempos de trabalho e o tempo de vida, o respeito do meio ambiente, o reconhecimento da importância do homem em relação à máquina e o reconhecimento do justo salário, a capacidade de inovação são elementos importantes que mantêm viva a dimensão comunitária de uma empresa. “Buscar um desenvolvimento integral pede a atenção aos temas que acabei de listar.”

O agir econômico é um fato ético

Uma economia saudável – observa portanto Francisco – “nunca está desconectada” do significado daquilo que se produz, e o agir econômico é “sempre” também um fato ético.

Manter unidas ações e responsabilidades, justiça e lucro, produção de riqueza e sua redistribuição, operacionalidade e respeito ao meio ambiente tornam-se elementos que ao longo do tempo garantem a vida da empresa.

Ainda muito trabalho para o desenvolvimento da dimensão ecológica

Nesta ótica, o significado da empresa “se amplia” e faz compreender que “somente a busca pelo lucro não garante mais a vida da empresa” e que “não é mais possível que os operadores econômicos não ouçam o clamor dos pobres”.

Eis o motivo pelo qual o Papa pensa, além de uma formação técnica na empresa, também em “uma formação aos valores”: solidariedade, ética, justiça, dignidade, sustentabilidade, para enriquecer “o pensamento e a capacidade operacional”.

Na perspectiva, depois, de um desenvolvimento da dimensão ecológica, centra-se na “convergência de várias ações: política, cultural, social, produtiva”, mesmo se “o trabalho a ser feito ainda seja muito”.

A partilha de uma viagem comum

O Papa volta então ao clamor dos pobres ao recordar que, quando eles se movem, “causam medo aos povos que vivem em bem-estar”. Francisco observa que “não existe futuro pacífico para a humanidade, senão na aceitação da diversidade, na solidariedade, no pensar na humanidade como uma só família”.

A atenção aos migrantes é “um grande desafio para todos” hoje: a viagem que realizam – destaca – no fundo “é feita a dois” e não devemos ter medo de compartilhá-la, com esperança.

“Aqueles que vêm à nossa terra, e nós que vamos ao coração deles para compreendê-los, entender a sua cultura, a sua língua, sem negligenciar o contexto atual. Isto seria um sinal claro de um mundo e de uma Igreja que procura ser aberta, inclusiva e acolhedora, uma Igreja mãe que abraça a todos na partilha da viagem comum.”

Dignidade do trabalho e sociedades justas e democráticas

Interpelado sobre os consensos obtidos na Itália por forças políticas definidas como populistas, que não compartilham a abertura das fronteiras nacionais aos migrantes, e sobre as direções a serem dadas à Europa, o Pontífice exorta a olhar para as pessoas que fogem da miséria e da fome, solicitando “muitos empresários” e outras tantas “instituições européias às quais não faltam genialidade e coragem”, para “empreender caminhos de investimento, em seus países, em formação, desde a escola até o desenvolvimento de verdadeiros sistemas culturais reais e sobretudo no trabalho”, apontando para o bem dos Estados “ainda hoje pobres”, “dando a essas pessoas a dignidade do trabalho e ao seu país a capacidade de criar laços sociais positivos, capazes de construir sociedades justas e democráticas”.

“As respostas aos pedidos de ajuda, mesmo que generosas, podem não ter sido suficientes e hoje choramos milhares de mortos. Houve muitos silêncios. O silêncio do senso comum, o silêncio do sim é feito sempre assim, o silêncio do nós sempre contraposto ao eles. O Senhor promete descanso e libertação a todos os oprimidos do mundo, mas Ele tem necessidade de nós para tornar eficaz a sua promessa. Tem necessidade de nossos olhos para ver as necessidades dos irmãos e irmãs. Tem necessidade de nossas mãos para socorrer. Tem necessidade da nossa voz para denunciar as injustiças cometidas no silêncio, às vezes cúmplice, de muitas. Sobretudo, o Senhor tem necessidade do nosso coração para manifestar o amor misericordioso de Deus pelos últimos, os rejeitados, os abandonados, os marginalizados.”

Integração e instalação digna

Por parte dos migrantes – acrescenta –, é necessário o respeito pela cultura e pelas leis do país que os acolhe, “para colocar assim em campo conjuntamente um percurso de integração e para superar todos os medos e inquietações”.

Confio estas responsabilidades à prudência dos governos, para que encontrem modalidades compartilhadas para dar acolhida digna a tantos irmãos e irmãs que pedem ajuda. Pode-se receber um certo número de pessoas, sem negligenciar a possibilidade de integrá-las e organizá-las de maneira digna. É necessário ter atenção aos tráficos ilícitos, cientes de que a acolhida não é fácil.

CONTINUE LENDO


Cerca de 88 mil eleitores se registraram para votar em trânsito

(Foto: Samuel Barbosa)

A Justiça Eleitoral recebeu este ano 87.979 pedidos de eleitores para votar em trânsito nas eleições de outubro. O principal destino dos brasileiros no primeiro turno é São Paulo, o maior colégio eleitoral do país: 17.773 eleitores de todo o país se registraram para votar no estado. Outros 16.044 eleitores de municípios paulistas solicitaram transferência temporária para votar em localidades distintas de onde estão inscritos, sendo que 8.101 ficarão no próprio estado. Os eleitores que estiveram em trânsito no estado onde estão inscritos na Justiça Eleitoral poderão votar para todos os cargos: presidente, senador (dois votos), governador, deputados federal e estadual. Quem estiver fora do estado votará apenas para presidente da República.

 

A segunda maior movimentação de eleitores ocorre em Minas Gerais: 10.163 moradores de outras unidades da federação pediram para votar no estado. Outros 12.237 eleitores de Minas Gerais votarão em cidades diferentes onde estão inscritos, sendo que 6.743 estarão no próprio estado. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 4.492 eleitores se cadastraram para votar em trânsito no Distrito Federal. Outros 2.928 eleitores deixarão Brasília no dia 7 de outubro, sendo que 508 irão para São Paulo, 476 para o Rio de Janeiro e 318 para Minas Gerais. No primeiro turno, 3.394 eleitores votarão em trânsito na Bahia, sendo que 838 vão sair de São Paulo, 312 de Minas Gerais e 281 do Rio de Janeiro. Devem sair da Bahia 4.543 eleitores, com destino especialmente ao Rio de Janeiro (855), a São Paulo (614) e a Minas Gerais (539). Outros 1.835 eleitores pretendem votar em trânsito dentro do estado. Nestas eleições, 406 brasileiros inscritos no exterior pediram para votar em trânsito no Brasil. Além desses, 25.617 pediram transferência temporária para votar fora dos domicílios de origem. Pessoas com deficiência que solicitaram transferência para votar em seções adaptadas somam 1.442 eleitores. É possível saber o local de votação na página principal do portal do TSE (www,tse.jus.br), na seção “Serviços ao Eleitor”, após preencher nome ou título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe. 

CONTINUE LENDO


Sudoeste: Suspeito de assassinar motoristas de Uber no Rio de Janeiro é preso em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Deviano Fernandes Lima, que integra a lista de criminosos mais procurados da polícia do Rio de Janeiro, se entregou, na manhã deste sábado (8), à Polícia Militar de Vitória da Conquista. Segundo o G1, o homem é acusado de cometer latrocínios (roubos seguidos de mortes) contra motoristas de Uber no Rio de Janeiro e estava foragido. Deviano se apresentou a uma guarnição da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) da cidade. Após ser preso, ele foi conduzido até o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde prestou depoimento e informou que fugiu para outro estado por acreditar que poderia responder ao inquérito fora da capital carioca. De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado (SSP-BA), como Deviano não cometeu crime na Bahia e possui mandado de prisão em aberto no Rio de Janeiro, ficará à disposição da polícia para ser remanejado. A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP-RJ) chegou a oferecer recompensa de R$ 5 mil por informações que levassem à prisão de Deviano.



Paul McCartney grava clipe em Salvador e aproveita feriado brasileiro: ‘happy Independence Day, Brazil’

Foto: Reprodução

Em comemoração ao feriado da Independência do Brasil, na sexta-feira (7), o ex-Beatle Paul McCartney publicou nas redes sociais o clipe da música Back in Brazil, que foi gravado em Salvador. Na postagem, ele desejou feliz dia da Independência, em inglês: “Happy Independence Day, Brazil!”. O clipe foi gravado em regiões turísticas da capital baiana. Parte do vídeo se passa na Arena Fonte Nova, onde o artista se apresentou em outubro do ano passado. No clipe, uma baiana realiza o sonho de conhecer McCartney e chega a subir no palco para dançar com ele. Essa parte da produção foi feita durante o show de Paul em Salvador, sem que o público soubesse que se tratava de uma cena do clipe. 



Caminhão tomba no sul da Bahia e motorista morre após ser arremessado do veículo

Por causa do acidente, o material siderúrgico ficou espalhado pela via (Foto: Alex Gonçalves / Bahia Dia a Dia)

Um motorista de caminhão morreu após o veículo tombar e ele ser arremessado na BR-101, trecho do município de Itabela, no sul da Bahia, ontem (7). Abel Pessoti, de 59 anos, dirigia um caminhão carregado de material siderúrgico, quando o veículo tombou em um trecho conhecido como Três Pistas. Com o tombo, Abel foi arremessado para fora do caminhão e morreu na hora. O ajudante do caminhão, Josemar Gomes dos Santos, de 59 anos, que também estava no momento do acidente, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Regional de Eunápolis. O estado de saúde dele é estável. Por causa do acidente, o material levado pelo caminhão ficou espalhado pela via. O trânsito no trecho, no entanto, não precisou ser interrompido.



Duas mulheres são presas suspeitas de furtarem 43 celulares durante festa em Porto Seguro

Duas mulheres foram presas, na noite de sexta-feira (7), suspeitas de furtarem 43 celulares durante uma festa em Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Jandileia Conceição Falcão e Beatriz da Fonseca de Jesus foram localizadas em um hotel, por equipes do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro). Após o crime em uma barraca, onde ocorria a festa, uma vítima encontrou uma viatura e informou que tinha sido furtada. Através do GPS, os militares chegaram ao hotel.



Roubou a cena: Professores usam desfile de 7 de setembro e pedem doação de alimentos em Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista fizeram um protesto na sexta-feira (7) no qual pediam doação de alimentos. Segundo informações do Blog do Anderson, a categoria, em greve há 18 dias, também se manifestou contra corte salarial feito pela prefeitura por conta da paralisação. “Com salários cortados, professores e monitores pedem doação de alimentos”, protestou o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp). O ato aconteceu durante as celebrações do Sete de Setembro na cidade. Durante a entrevista coletiva, o prefeito Herzem Gusmão não comentou sobre a manifestação.



Bahia: Mês de agosto tem o menor número de mortes violentas desde 2012

Foto: Conteúdo l 97News

O mês de agosto terminou com 391 casos de mortes violentas na Bahia. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), essa é a menor marca de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte registrada desde 2012. Levando em conta os oito primeiros meses de 2018 e comparando com o mesmo período do último ano, a SSP-BA aponta que houve queda nos número de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Considerando todo o estado, a Bahia fechou o período de janeiro a agosto de 2018 com 3.899 casos, enquanto no ano anterior foram 4.268. 



Boatos e teorias da conspiração sobre atentado a Bolsonaro se espalham

(Foto: Divulgação)

Teorias conspiratórias, notícias falsas e boatos circulam nas redes sociais desde o atentado que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) sofreu na quinta-feira (6). “A faca saiu sem sangue, a camiseta dele não manchou, na foto no hospital, os médicos estavam sem luvas… Pra mim foi facada de marketing”, diz uma mensagem encaminhada pelo WhatsApp. “Sem sangue e cara de dor fingida. Reparem que há uma pessoa com distintivo da PF”, diz uma publicação compartilhada no Facebook. Segundo levantamento da FGV-DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas), a maioria das mensagens postadas no Twitter vieram de perfis céticos (40,5% do total). Pessoas que, apesar das informações vinculadas pela imprensa, pelos boletins médicos e por órgãos oficiais, tendem a desconfiar do que aconteceu e acreditam que o ocorrido é uma armação para criminalizar a esquerda. De acordo com a metodologia da FGV, cerca de 8,7% dos usuários do campo da esquerda criticaram quem estava duvidando da situação e 7% dos perfis de direita compartilharam a crítica. Segundo a FGV, o atentado contra Bolsonaro é o acontecimento com maior repercussão imediata na rede social desde as eleições de 2014. Um dos tuítes mais replicados foi o do pastor Silas Malafaia. Ele disse que “o criminoso que tentou matar Bolsonaro é militante do PT e assessora a campanha de Dilma ao senado em Minas.” Adelio Bispo de Oliveira nunca foi do PT. Ele foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo disse à Folha que se equivocou ao dizer que Adelio Bispo de Oliveira é funcionário da ex-presidente Dilma. Até a conclusão desta reportagem, Malafaia não havia removido o tuíte. O líder religioso afirmou que o autor do crime é militante de esquerda pelo que viu em fotos na internet. “Esses esquerdopatas são os reis da dissimulação e do cinismo, eles mesmos que infiltram notícias falsas”, declarou. Desde quinta, uma foto em que Adelio aparece em manifestação com Lula circula na internet. Ela é falsa. Segundo checagem da Agência Lupa, foi manipulada a partir de imagem retirada do site do PT.



Estiagem leva 11 municípios do oeste baiano a decretar situação de emergência

Foto: Luciano Santos l 97News

Devido à estiagem, 11 dos 35 municípios do oeste baiano decretaram situação de emergência. Bom Jesus da Lapa com 63 mil pessoas afetadas é a que mais sofre com o problema, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Outras cidades com pior estado crítica são Serra do Ramalho com 25 mil moradores prejudicados, Ibotirama tem 11 mil afetados e Mansidão registra 8 mil atingidos. Conforme a TV Oeste, por conta da falta de água, o combate ao incêndio tem sido prejudicado. Em Barreiras, um incêndio que começou na noite de segunda-feira (3) levou mais de 24h para ser controlado por conta do tempo e da vegetação seca. Foram seis hectares de área queimada, o equivalente a seis campos de futebol.



Rio de Contas: Mulher morre após veículo capotar e ir parar na ribanceira na BA-148

Vilma Tereza Gama dos Santos tinha 48 anos (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O número de acidentes nos dias de feriado sempre tem um aumento, o que faz com que os motoristas venham a redobrar os cuidados na condução. Na noite desta sexta-feira (07), feriado de Independência do Brasil, um acidente ocorrido na BA-148, Distrito de Marcolino Moura, município de Rio de Contas, que integra a Chapada Diamantina, teve como vítima fatal uma mulher identificada como Vilma Tereza Gama dos Santos, de 48 anos. Segundo as informações ela, que teve morte instantânea, era ocupante de um veículo Celta, placa policial DQV-0957, o qual estava sendo conduzido por Tomaz Edson Gama, que não se sabe se era marido ou irmão da vítima. Ele teria entrado numa curva perdendo a direção do veículo, que acabou capotando e indo parar na ribanceira. Ainda existia um terceiro ocupante no carro que não foi identificado. Motorista e passageiro foram atendidos pela equipe do SAMU 192, mas não tiveram ferimentos graves. Ainda segundo as informações eles estavam indo para Jussiape. As polícias militar, rodoviária e técnica, estiveram no local, sendo está última responsável pela remoção do corpo.



Brasil bate Estados Unidos com gols de Neymar e Firmino

Foto: Ricardo Nogueira / Folhapress

Neymar, iniciou o ciclo da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Qatar com gol assim como aconteceu no começo da preparação para os Mundiais do Brasil e da Rússia. Ele marcou de pênalti na vitória sobre os Estados Unidos por 2 a 0, nesta sexta (7), em amistoso realizado em Nova Jersey. Apesar do gol, o camisa 10, que foi nomeado por Tite como novo capitão da seleção de forma definitiva, não teve uma atuação destacada. Se Neymar não encenou, o lateral direito Fabinho aproveitou uma tabela com Douglas Costa para invadir a área e cavar um pênalti. O jogador do Liverpool foi o único dos titulares da seleção no amistoso que não esteve na Rússia. O pênalti foi cobrado por Neymar, que deslocou o goleiro Steffen para marcar o segundo gol. Quando Neymar marcou de pênalti, o Brasil já estava na frente do placar. Em uma jogada que envolveu três reservas do Mundial da Rússia, Marquinhos deu passe vertical para Douglas Costa, que driblou procurando o fundo do campo e, na sequência, cruzou para Firmino completar para o gol.



Mega-Sena e Lotofácil podem pagar prêmios milionários neste sábado (08)

(Foto: Betto Junior/CORREIO)

A Lotofácil da Independência pode pagar R$ 85 milhões ao acertador das 15 dezenas neste sábadpo (8). Caso não haja acertador, o prêmio será rateado entre os apostadores que acertarem 14 números. Não existindo apostas premiadas com 15 e 14 números, o prêmio será rateado entre os acertadores de 13 números e assim sucessivamente. A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 2. Já o concurso 2076 da Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões ao acertador das seis dezenas sorteadas. A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Apostadores têm até as 19h (horário de Brasília) deste sábado (8) para tentar a sorte em duas loterias que prometem pagar prêmios milionários. As apostas para a Lotofácil da Independência e para a Mega-Sena podem ser feitas em qualquer casa lotérica e também no Portal Loterias Online. Os dois sorteios serão realizados a partir das 20h (horário de Brasília), em São Bento do Sul (SC).