ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Com mais de 500 mil de títulos cancelados, Bahia lidera o ranking nacional

A Bahia concentra um total de 586.333 títulos eleitorais cancelados e é o estado brasileiro em que esse índice é o maior. Metade dos títulos de eleitor cancelados em todo o Brasil está concentrada em cinco estados. O segundo estado com o maior número é São Paulo (375.169), seguido pelo Paraná (257.941), Ceará (234.487) e Goiás (219.426). Os estados da Região Norte foram os que menos registraram cancelamentos de títulos, porém, esses estados também concentram um menor número de eleitores. Roraima, por exemplo, teve 12.214 cancelamentos, seguido do Acre com 13.564 títulos anulados. Conforme dados da Justiça Eleitoral, no total, 3.368.447 eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica ou devido a outras restrições.



Fake News: Lenda urbana do palhaço sequestrador deixa pais de família assustados em Brumado

As informações da ação de um possível palhaço sequestrador em Brumado são falsas (Fotocomposição: 97NEWS)

Assim como em várias cidades da Bahia, inclusive em Salvador, as informações que circularam sobre um suposto “palhaço sequestrador” que estaria raptando crianças para um ritual de magia negra, assustaram um grande número de brumadenses. Apesar de serem facilmente detectadas como bem duvidosas as informações, muitas pessoas, principalmente mulheres, acreditaram nas postagens, as quais foram acompanhadas de áudios e de fotos de crianças mutiladas, o que deu um tom de terror ao conteúdo. Visando esclarecer a situação, o 97NEWS manteve vários contatos, especialmente com a Polícia, que negou qualquer registro nesse sentido. Então, assim como aconteceu em vários locais, a notícia é falsa, ou seja, é uma fake news. Por isso não há nenhum motivo para alarde, pois relatos chegaram à nossa redação de crianças aterrorizadas com a estória do palhaço, que é uma figura muito representativa no imaginário infantil.Um leitor enviou um vídeo de uma reportagem tratando do assunto em Salvador, veja abaixo: 



MG: Estudante mata padrasto de colega dentro de escola

Foto: Reprodução

Um aluno matou a facadas o padastro de sua colega de sala dentro de uma escola em Itinga, em Minas Gerais, na manhã de quarta-feira. O crime aconteceu na Escola Estadual Comendador Murta. Segundo informações da polícia, por volta das 8h, houve uma desavença entre o aluno, de 17 anos, e a colega dele, de 15. Ainda segundo a polícia, os dois iniciaram uma discussão por um motivo fútil – uma caneta, que seria do professor, caiu no chão e o aluno envolvido se abaixou para apanhá-la. A estudante reclamou para o colega. Os dois começaram um bate-boca e indo as vias de fato, com agressões mútuas. O professor levou o caso para a diretoria da escola. Na sequência, a mãe da estudante envolvida saiu da escola, aproveitando que o portão principal do educandário foi aberto para entrada de um visitante. Ao tomar conhecimento do fato, a mãe e o padastro da adolescente foram até a escola para outros esclarecimentos. De acordo com à PM, o padastro da aluna teve uma discussão com o adolescente de 17 que tinha se envolvido na briga com a enteada. Nesse momento, o aluno sacou uma faca e golpeou o homem dentro da escola, provocando gritaria e pânico entre os demais alunos e professores. A vítima morreu no local. O adolescente fugiu após o crime. 



Dia de São Cosme e São Damião movimenta comércio popular em busca dos produtos para o tradicional Caruru

A procura pelos produtos do tradicional Caruru, principalmente no Mercado Municipal, foi grande desde as primeiras horas da manhã (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Reza a lenda que dois gêmeos, que ficaram conhecidos na história religiosa como São Cosme e Damião, nasceram na Ásia Menor, tendo o seu pai sido mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Eles eram médicos que, segundo a crença, curavam os enfermos não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações. O dia 27 de setembro foi estabelecido como data comemorativa pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque, já o dia 26 de setembro é celebrado pelos católicos. Eles, são, ao lado de São Lucas, conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Brumado, por ter um cenário religioso bem sincretista, tendo no Catolicismo a maior expressão de fé do seu povo, mais também com uma forte presença das religiões de matriz africana, o que faz com a tradição das comemorações do Dia de São Cosme e Damião seja muito forte.

Quitandas e mercados também tiveram uma grande movimentação de clientes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Então buscando saber como estas comemorações estão nesse ano de 2018, a equipe do 97NEWS visitou vários estabelecimentos comerciais que vendem os produtos para o preparo da iguaria comemorativa que é feita à base de quiabo, camarão seco, castanha, gengibre e azeite de dendê. Um dos locais preferidos da população é o Mercado Municipal, onde todos os produtos são facilmente encontrados, mas nos supermercados também existe um grande variedade com os preços mais variados. Ficou bem perceptível que a tradição ainda continua firme, pois a procura pelos ingredientes foi grande desde as primeiras horas da manhã. Outra vertente comercial que fica em alta são as balas e doces que são distribuídas às crianças como forma de homenagear os dois gêmeos. No período noturno em vários terreiros de candomblé e umbanda irão acontecer celebrações referentes à data, as quais são muito movimentadas.

O consumo de doces também faz parte da tradição (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumado receberá novo Mutirão de Cirurgias Eletivas; cadastramento por parte dos pacientes vai até a próxima segunda-feira (01)

As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Brumado por uma equipe médica especializada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O déficit na área cirúrgica na região de saúde que tem Brumado como sede ainda é grande, então, buscando atender a grande demanda, a SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e SESAU - Secretaria Municipal de Saúde vêm se unindo na realização de vários mutirões de cirurgias eletivas. A boa notícia é que nos próximos dias um novo e amplo mutirão será realizado. De acordo com a médica reguladora da Central de Marcação de Brumado, Talita Gomes, o setor recebeu um ofício circular da Sesab comunicando que a vasta planilha de cirurgias eletivas que irão ser realizadas como Catarata, Varizes, Ouvido, Garganta, Quadril, joelho, Tireoide, Colecistectomia, Urológicas, Rins, entre outras. Agora uma informação importante dada pela reguladora é que os pacientes que fazem parte do público-alvo dos procedimentos têm até a próxima segunda-feira (01) para fazer o devido cadastramento. Como o prazo é curto será facilitado o cadastramento, para tal é necessários que todos se dirijam à Central de Marcação, e, sem necessidade de senha, indo até o guichê 09, munidos de todos os documentos e das guias de solicitação das cirurgias. A data da realização do mutirão não foi passada, mas, segundo informações colhidas pelo 97NEWS, deve ser logo em seguida o término do cadastramento. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone da Central de Marcação: (77) 3441-2656.



Crise no abastecimento por parte da Embasa em Brumado está prejudicando escolas municipais

As sucessivas interrupções no abastecimento no Bairro Dr. Juracy vem prejudicando o ensino na escola Graça Assis (Foto: Reprodução l Google Earth)

Ainda sem um diagnóstico oficial, as sucessivas crises no abastecimento feito pela Embasa em Brumado, estão causando transtornos à população e também a várias escolas do município. Nestes dias um dos bairros mais afetados foi o Dr. Juracy, sendo que alguns moradores fizeram relatos que estão sem água em suas residências há mais de 15 dias, o que vem gerando uma forte preocupação. Outro ponto negativo é que essas interrupções já começam a afetar o bom andamento das escolas municipais como é o caso da Escola Graça Assis, que, na última segunda-feira (24), teve que dispensar os alunos mais cedo por falta de água. Segundo a direção da instituição os problemas nesse sentido vêm se torando recorrentes e, nesta quarta-feira, o prefeito Eduardo Vasconcelos foi até a escola e autorizou a construção de uma grande caixa subterrânea que irá suprir a nova demanda, já que o número de alunos dobrou neste ano de 2018. Outro fator positivo é que pela caixa ser de grande capacidade e no nível subterrâneo a captação de água será mais fácil.  



Polícia Militar frustra arrombamento de pastelaria no centro de Brumado

Foto: Reprodução l Google Earth

Apesar dos índices apresentarem uma queda no número de arrombamentos, esse tipo de delito ainda continua acontecendo de forma constante em Brumado. No início da madrugada desta quinta-feira (27), por volta da 1h, uma ação rápida da Polícia Militar acabou evitando o arrombamento de uma pastelaria localizada na Rua Tibúrcio Leite, bem no centro da cidade. Na ação dois indivíduos foram detidos, os quais já tinham danificado a porta do referido estabelecimento comercial, sendo que, os dois foram conduzidos à delegacia para passar pelos procedimentos legais. O sucesso da ação se deu por conta do novo dinamismo que vem sendo implantado pelo CICOM, onde as denúncias e chamadas contam agora com uma equipe especializada que sabe conduzir o processo com muita rapidez e eficiência como já foi citado em reportagem do 97NEWS.



Em apenas 25 dias de atividades, SICOM já promove uma nova dinâmica ao setor de segurança pública

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

A tecnologia vem sendo uma forte aliada da sociedade e, na questão da violência, ela tem um papel ainda maior, já que fortalece serviços de inteligência e do radiopatrulhamento, facilitando o trabalho da Polícia. Tendo sido implantado há 25, o CICOM – Centro Integrado de Comunicações de Brumado veio comprovar essa tendência, mostrando que o dinamismo das ações policiais será muito maior a partir de agora. Segundo a coordenadora, major Leila Silva, os avanços são facilmente detectáveis e, com a instalação de todas as câmeras de monitoramento, o mapeamento da violência na cidade promoverá um grande salto de qualidade na segurança da população, além de facilitar outros setores como o trânsito. Agora, diante de toda essa projeção positiva, existe ainda o grande desafio do combate aos trotes, que ainda acontecem num volume muito preocupante. Segundo a própria coordenadora, cerca de 80% das ligações acabam sendo trotes, o que mostra que é necessário ainda um grande trabalho de conscientização, principalmente nas escolas, para que esse tipo de atitude deixe de acontecer. Agora, a major também citou um ponto positivo é que com o aparato tecnológico fica mais fácil detectar quando as chamadas tem esse fundamento. “Os trotes podem fazer com que vidas deixem de ser salvas, então, é necessário essa consciência para que os serviços sejam ainda mais efetivos”, concluiu a major Leila Silva.



Burocracia: Ministério da Saúde acusa Anvisa de reter medicamentos para doenças raras

Foto: Divulgação

Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira (26) uma nota em que acusa a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de demora na liberação de lotes de um medicamento que seria usado para atender demandas judiciais pacientes com doenças raras. A disputa ocorre em torno da importação do medicamento Soliris (eculizumab), indicado para pessoas com hemoglobinúria paroxística noturna, doença rara que afeta o sistema sanguíneo. O medicamento é considerado um dos mais caros do mundo -- o custo médio de tratamento de cada paciente chega a R$ 875 mil por ano. Segundo a pasta, lotes com 6.078 frascos do Soliris comprados para atender demandas judiciais de 172 pacientes já estão no Brasil, mas não puderam ser entregues até o momento. O motivo seria a falta de autorização da agência. "Apesar de cumprir todas as exigências do órgão, como a compra do medicamento apenas de laboratórios credenciados, lotes de medicamentos ainda aguardam liberação ou deferimento da Anvisa", diz a pasta, por meio de nota. Em um dos casos, um lote com 2.196 frascos, previstos para atender 60 pacientes, chegou no dia 6 deste mês. Desde então, ainda não foi liberado. Ainda de acordo com o ministério, a Anvisa interditou na terça (25) um dos lotes do Soliris que havia sido adquirido da fabricante Alexion, única fabricante detentora de registro do medicamento. O motivo da interdição não foi divulgado. Questionada sobre os motivos que levaram a não liberação, a Anvisa não respondeu até o momento. Atualmente, ao menos 442 pacientes possuem liminar que determina que o governo federal forneça o medicamento, segundo o ministério. Em nota, a pasta diz que todos os pedidos de compra "já foram ou estão em processo de atendimento".



Por 7 a 2, Supremo nega pedido para liberar voto de eleitores com título cancelado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por sete votos a dois, o Supremo Tribunal Federal rejeitou nesta quarta-feira (26) pedido apresentado pelo PSB para autorizar a votação dos eleitores que tiveram o título cancelado por não terem comparecido à revisão do eleitorado nem terem feito o cadastramento biométrico. Para a maioria dos ministros, a legislação que permite o cancelamento do título de quem não comparecer à revisão do eleitorado não fere a Constituição nem prejudica os eleitores. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 3,4 milhões de eleitores tiveram título cancelado por não comparecer à revisão do eleitorado, na qual o cadastramento biométrico é realizado. Com a decisão, o Supremo confirma o cancelamento desses títulos. O PSB pediu ao Supremo para liberar a votação de quem perdeu o cadastramento biométrico no primeiro turno. O partido também fez pedido alternativo para que, pelo menos, as pessoas sejam liberadas a votar no segundo turno. A ação do partido argumentou que cerca de 4 milhões de eleitores não fizeram a biometria e que seria injusto impedir que votem. 



Após AVC, cartunista Ziraldo é internado em estado grave

(Foto: Divulgação)

O cartunista Ziraldo foi internado nesta quarta-feira, 26, no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, no Rio. Segundo boletim médico, ele tinha quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. “O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave”, diz a nota do hospital. Em 2013, o autor sofreu um enfarte leve na Feira do Livro de Frankfurt, e depois foi submetido a um cateterismo. Em 2014, foi internado no mesmo hospital no Rio para passar por exames.



Eleições 2018: Supremo começa a decidir se eleitor que não fez biometria pode votar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na tarde desta quarta-feira (26) a ação protocolada pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria em todo o país. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com a Justiça Eleitoral cerca de 3,3 milhões eleitores se enquadram na situação. Segundo a legenda, as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo são inconstitucionais, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar. Na avaliação do partido, “tudo indica que a maioria dos eleitores privados do direito ao voto é de cidadãos humildes” e que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade. No processo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a ação por entender que para ter direito ao voto, preceito fundamental previsto na Constituição, o alistamento dos eleitores deve ser obrigatório. “O sufrágio universal depende tanto do voto universal quanto do alistamento eleitoral hígido. Não se pode relativizar um propósito de permitir o outro sem lesar o sufrágio universal, a democracia e a Constituição”, argumentou a PGR.



Brumado recebe capacitação e a alegria da Caravana do Lazer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A equipe técnica da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), encontra-se no município de Brumado, com o projeto itinerante Caravana do Lazer. Nesta terça (26) e quarta-feira (27), os agentes de lazer recebem a capacitação teórica do projeto com aulas nas dependências do Clube do Sindicato dos Mineradores, no bairro do Norberto Marinho. Já as ações do Dia de Lazer, que integra o quadro de atividades recreativas do projeto Caravana do Lazer, acontecem no domingo (30), das 8h às 12h, na Praça Coronel Zeca Leite. 



Brumado: 1ª Feijoada beneficente da APDEMB acontece em outubro

Foto: Divulgação

A Associação das Pessoas com deficiência do Município de Brumado e Região (APDEMB) é uma entidade sem fins lucrativos que há dez anos desenvolve atividades sociais, esportivas, culturais e de qualificação profissional voltada para as pessoas com deficiência. No momento, a associação está sem recursos financeiros para dar seguimento a construção de sua sede própria, no entanto estamos realizando a 1ª Feijoada Beneficente a qual, iremos arrecadar recursos no intuito de alcançarmos os nossos objetivos e assim oferecer um melhor atendimento e espaço para realização de projetos vindouros. A APDEMB vem empenhando pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, pela acessibilidade e, sobretudo pela inclusão social e no mercado de trabalho, valorizando o bem estar, que proporciona uma elevação da autoestima, e assim ganhar maior produtividade e qualidade de vida. A associação realiza e participa de encontros regionais de pessoas com deficiência, os quais desenvolvem relações interpessoais, informações e trocas de experiência, realiza e participa de campeonatos regionais de futsal de surdos, propondo a pratica de esportes como um meio de socialização. Para alcançarmos o sucesso pretendido, necessitamos da estimável colaboração dos irmãos de boa fé na compra de nossos bilhetes, que para cada um de vocês é um valor simbólico e para nós é a realização de um grande projeto. Que Deus abençoe a todos! Informações 77 99969-9101 (Whatsapp).



Sem água há cerca de 20 dias, moradores do Dr. Juracy exigem solução por parte da Embasa

Sucessivos problemas na logística da distribuição por parte da Embasa vêm ocorrendo, prejudicando o abastecimento, principalmente de bairros mais carentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Já não bastasse o crescimento constante do déficit no abastecimento no meio rural, onde famílias já estão tendo que “disputar a unha” a água distribuída pelos carros-pipas, agora, um novo quadro se agrava, desta feita na zona urbana, onde vários bairros começam a apresentar vários problemas nesse sentido. Um dos mais atingidos nesse momento é o Bairro Dr. Juracy, mais especificamente a Rua Ferreira e Silva, onde os moradores relatam que já tem cerca de 20 dias que a água distribuída pela Embasa não chega aos reservatórios. Cansados de esperar, eles se uniram e foram a sede da Embasa nesta quarta-feira (26) protestar, já que, em algumas residências não existe mais água nem para cozinhar. Segundo eles a direção local da empresa não sabe explicar os reais motivos da interrupção no abastecimento, o que está sendo julgado pelos mesmos como um total descaso. Outra reclamação é que em várias casas as caixas estão começando a rachar, já que com vários dias secas e com o calor, a tendência é acontecer isso. O 97NEWS tentou apurar os reais motivos desses sucessivos problemas no abastecimento por parte da Embasa e os relatos apurados, inclusive de funcionários, é que foi efetuada a troca de um grande número de funcionários e, os que entraram, os quais passaram no concurso, ainda estão sem o devido conhecimento técnico de toda a logística que envolve a distribuição e, por isso, várias falhas vêm ocorrendo.



Após identificação de veículo que participou do roubo de R$ 450 mil em joias, suspeito é preso pela Polícia

As investigações da Polícia Civil levaram a prisão do primeiro suspeito do roubo das joias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Comprovando o seu alto grau de resolutividade na solução de crimes, a 20ª Coorpin prendeu nesta quarta-feira (26) um dos suspeitos de ter participado do assalto realizado em uma residência do Bairro do Hospital, onde dois elementos invadiram a casa, renderam dois moradores e levaram a quantia de R$ 450 mil em joias. Segundo as informações colhidas junto à Polícia Civil, o suspeito é pedreiro e teve o seu veículo identificado pelas câmeras de segurança, numa nítida participação do crime. A investigação está em andamento o segundo suspeito está sendo procurado e a previsão é que ele seja preso em breve. A participação de outras pessoas, especialmente na informação da rotina dos moradores da residência que foi alvo da dupla, também está sendo averiguada. A Polícia não divulgou se joias foram recuperadas.



Capacitação dos servidores públicos da área de licitação e compras da Prefeitura de Brumado

Os servidores ficaram muito satisfeitos com a capacitação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Foi realizada na Sala do Empreendedor na manhã desta quarta-feira (26) uma capacitação especial para os servidores públicos municipais de Brumado. A ação foi realizada em duas vertentes, uma para os servidores que atuam na área de licitação e a outra na área de compras estatégicas. A ministração ficou a cargo da consultora do Sebrae, Dra. Lícia Menezes que explicou que “essa capacitação é muito importante para o desenvolvimento local, porque é direcionada ao comércio local, ou seja, ao invés de a prefeitura ficar comprado produtos de outros municípios da região, com a participação e fomentação da agricultura familiar que é produzido no município, os preços, além de ficarem mais baixos, se gera capital na economia local, o que pode gerar renda e emprego que é uma das principais demandas da população”. Ela ainda citou que “dois setores foram o foco, a agricultura familiar e o comércio, para que venham a participar mais das licitações, já que isso não vem acontecendo como poderia”. Essas ações são muito importantes, pois, além desses benefícios já citados, tem um forte conteúdo social, pois combatem a insegurança alimentar e evitam o êxodo rural”. Os servidores ficaram muito satisfeitos com a capacitação e garantiram que irão se empenhar ao máximo para que todo os ensinamentos sejam colocados em prática com o máximo de amplitude.

A ministração ficou a cargo da consultora Dra. Lícia Menezes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


6 criminosos mortos em megaoperação da Polícia contra o crime organizado que atua na Bahia

A ação foi fulminante e evitou que o roubo ao avião fosse efetuado (Foto: whatsapp 97NEWS)

Uma investigação muito bem coordenada pela Polícia Federal, que vem sendo realizada há certa de 3 anos teve o seu desfecho nesta quarta-feira (26), onde uma megaoperação comandada pela PF e pela CIPE Caatinga evitaram um roubo a um avião de transporte da valores no Aeroporto de Salgueiro/PE. A ação foi contumaz e, até o momento, já foram confirmadas 6 mortes, inclusive, segundo informações de autoridades, 2 eram policiais militares; além da apreensão de 06 fuzis AK 47 e uma metraladora .50. Diligências continuam no intuito de desarticular uma das quadrilhas mais organizadas e perigosas que atuam na divisa com a Bahia, que já realizou assaltos em Bom Jesus da Lapa, Jacobina e Petrolina, além de várias ações contra carros-fortes, como as que aconteceram recentemente em Boa Nova.

O bando estava armado com uma metralhadora Ponto 50 (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Homem é detido por 'Importunação Sexual' à mulher dentro de ônibus interestadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi detido na madrugada desta quarta-feira (26), por "Importunação Sexual" à uma mulher dentro de um ônibus. A agente penitenciária que não teve a identidade revelada deteve o homem até a chegada da polícia, na garagem da empresa, no bairro São Felix. O caso foi registrado na Delegacia de Brumado. O ônibus fazia a linha Conquista a Brumado no momento do crime. Segundo a agente penitenciária, ela percebeu a aproximação do homem a sua poltrona. Em seguida, a vítima relatou em depoimento que o acusado teria pegado em seus seios e outras partes íntimas. O suspeito foi identificado como Paulo Paiva Portugal. O homem assinou um termo circunstanciado por importunação e foi liberado. Com a entrada da lei em vigor, o crime de Importunação Sexual (Prática de ato libidinoso) na presença de alguém, sem que essa pessoa dê o consentimento, a punição é de 1 a 5 anos de prisão.

 



Quase 2 mil urnas eletrônicas vão atender os 21 municípios compactuados com a 90ª Zona Eleitoral de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Fórum Eleitoral de Brumado já está com uma leva de urnas eletrônicas em seu depósito prontas para serem distribuídas nas 21 cidades compactuadas com a 90ª Zona Eleitoral. O transporte para os municípios mais distantes terá início na próxima semana. Na última sexta-feira (21), foi realizada a preparação das urnas, com a geração das mídias, cargas e lacres para, posteriormente, destiná-las aos municípios que compõem o polo. Segundo o chefe de cartório, Igor Araújo, após toda checagem do equipamento, o envio é feito via terrestre para os municípios da região. “Começaremos o envio das urnas para os municípios compactuados nos dias que antecedem as eleições. Hoje 90ª Zona totaliza 1.500 urnas, além das urnas reservas, que é para o caso de emergência. Uma vez preparadas, as urnas serão encaminhadas para os locais de votação um dia antes da votação, que acontece no dia 7 de outubro, obedecendo a um cronograma elaborado pelo tribunal. Em caso de segundo turno, as urnas seguirão para os locais de votação no dia 27 de outubro, lá permanecendo até o final do pleito. Para as próximas eleições de outubro, onde serão escolhidos o novo presidente, governador do estado, senadores, além de deputados federais e estaduais, os eleitores já vão usar as novas tecnologias disponíveis como: a biometria e o aplicativo e-título. Em entrevista ao 97NEWS o Juiz Eleitoral, Rodrigo Britto relatou que as urnas passaram por rigorosos testes durante o ano inteiro. "As eleições acontecem na próxima semana, mas é bom salientar que a 90ª Zona Eleitoral realiza incansáveis testes com os equipamentos. Nos últimos meses que antecede o período eleitoral, essa atividade aumenta, tanto que o Fórum possui um técnico fixo. Mas durante o pleito eleitoral, nós contratamos mais profissionais para realizar vistorias até o dia das eleições, no intuito de comprovar a confiabilidade e eficiência dos equipamentos", comenta.