ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Discussão por pensão alimentícia termina com condução à delegacia em Brumado

Brumado: CIPRv apreende dois veículos por transporte irregular de bovinos na BA-262

Homem é preso em Brumado por descumprimento de medidas protetivas e suspeita de liderança criminosa

Justiça Eleitoral determina retirada de vídeo com críticas de Marcelo Nilo a Vitor Bonfim

Homem é conduzido à delegacia após caso de violência doméstica no Bairro Novo Brumado

Homem é preso suspeito de agredir a própria mãe com pedaço de madeira em Caetité

Prazo para regularização do título de eleitor termina em três meses

SMTT altera sentido de circulação em trecho da Rua Urbano Rizério Amorim, em Brumado

Barragem Luiz Vieira atinge 36,28% da capacidade e reforça expectativa de recuperação hídrica na região

TRE-BA julga nesta segunda recurso que pode definir futuro político de Contendas do Sincorá

Sessão de abertura dos trabalhos legislativos em Rio do Antônio é marcada por críticas à gestão municipal e embates políticos

Delegado denuncia perseguição após intensificar combate ao crime em Riacho de Santana

Natural de Livramento de Nossa Senhora, jornalista e advogado Raimundo Marinho dos Santos morre aos 76 anos

SAC Móvel atenderá população de Brumado entre 27 de fevereiro e 4 de março

Jovem de 19 anos está desaparecido em Brumado e família pede ajuda da população

Dupla foge de abordagem policial e abandona revólver durante patrulhamento em Brumado

TOR apreende 776 papelotes de cocaína em ônibus de turismo durante ação em Urandi

Motocicleta com restrição administrativa é recuperada em Brumado

CIPRv apreende entorpecentes durante abordagem na BA-142, em Tanhaçu


Grupo fortemente armado explode carro-forte na BR-349

(Foto: Reprodução)

Pelo menos quatro homens armados explodiram um carro-forte na BR-349, na região do município de São Félix do Coribe, oeste da Bahia, na tarde desta sexta-feira (17). Segundo informações da 26ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin), os assaltantes trocaram tiros com os seguranças do veículo antes de fugirem levando o dinheiro. A quantia roubada não foi informada. A ação ocorreu por volta das 13h, no entrocamento do povoado de Porto Novo. Segundo a polícia, os criminosos, que chegaram em dois carros, aproveitaram o momento em que o carro-forte diminuiu a velocidade para passar em um quebra-molas para agir. Após conseguirem que os seguranças deixassem o veículo, a quadrilha jogou dinamites dentro do carro-forte, que ficou parcialmente destruído. Quatro viaturas - duas da cidade de Bom Jesus da Lapa e duas de Santa Maria da Vitória - realizam rondas na região para tentar localizar os suspeitos e recuperar a quantia roubada.



Ladrão do Portão é a atração principal da página policial de Brumado desta sexta-feira (17)

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com uma acentuada queda no número de assaltos à mão armada, a página policial em Brumado está voltando a sua normalidade, a qual acabou sendo levemente interrompida por dois registros de furtos, sendo que um deles chamou a atenção pela ousadia do gatuno. O fato aconteceu no Loteamento São Mateus, onde, após pular o muro o meliante surripiou nada mais, nada menos, que um portão de alumínio de 3 metros de altura, de cor prata. Ao que tudo indica o furto foi realizado durante o dia, onde o “ladrão do portão” pode ter desfilado “livre, leve e solto” com o portão pelas ruas próximas ao loteamento. O segundo furto aconteceu na zona rural, na Fazenda Cruz, onde foi levada uma bomba de sucção de uma residência. O proprietário desconfia do autor do delito, já que, há alguns dias, o mesmo foi até a sua propriedade perguntar se havia uma bomba.  



Coordenador do Setor de Endemias explica atual situação dos cães errantes em Brumado

O coordenador Fábio Azevedo chamou a atenção para a gravidade da situação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos cães errantes em Brumado vem incomodando toda a população, que vem fazendo constantes apelos às autoridades, que até o momento ainda não encontraram uma solução para essa questão. Visando maiores esclarecimentos sobre esse quadro, a reportagem do 97NEWS ouviu o coordenador do Setor de Endemias, o veterinário Fábio Azevedo, que prestou importantes esclarecimentos. “Para se entender a situação é necessário se fazer uma divisão, pois até 2010 a prefeitura recolhia os animais no canil público, deixava eles por dez dias e, os que estavam comprovadamente com calazar eram eliminados, mas, a partir de 2011, houve uma mudança radical que foi feita por meio da Lei 9.605 que proibiu o sacrifício, então, diante disso, tivemos que adotar outro procedimento, onde capturamos os animais e a ONG AUAU cuida deles, mas, essa situação tem uma agravante, porque o número de animais é muito limitado não podendo passar de 30”, explicou o veterinário que ainda argumentou que “com essa mudança o número dos casos de calazar na cidade aumentou, pois não há recursos para cuidar dos animais, então, aproveito a oportunidade para, primeiramente, parabenizar o ótimo trabalho da Ong AUAU e pedir para que a população também contribua com a mesma, já que é um problema que afeta a todos nós”. E finalizou dando uma informação impactante ao relatar que “hoje são cerca de mil cães errantes em Brumado, um número muito alto que é agravado ainda pelo fato das pessoas terem o péssimo hábito de abandonarem os seus animais quando adoecem nas ruas. Infelizmente é uma situação séria, mas que, até o momento não tem uma solução, já que os cães não podem ser eliminados e também não há um local para que eles sejam abrigados, o que aumenta o risco da população poder contrair doenças como o calazar. A solução para a questão passa, então, necessariamente pela construção de um Centro de Zoonoses no municipio, que já foi solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde, mas que, até o momento não foi atendido pelo Governo Federal”. 



Pastor Silas Malafaia diz que acreditar na inocência de Dilma e Lula é coisa de alienados

(Foto: Reprodução)

O pastor Silas Malafaia usou as redes sociais para alfinetar o Partido dos Trabalhadores. Usando a prisão do tesoureiro do PT, o religioso afirmou que é impossível acreditar que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff não sabiam dos desvios de dinheiro. “Tesoureiro do PT é preso. Só alienado e os ‘soldados’ do PT na Internet para acreditarem na inocência de Lula e Dilma. Campanha eleitoral feita com dinheiro roubado da Petrobras!”, escreveu. O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi preso nesta quarta-feira (15) após as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público apontarem que ele desviou recursos para o partido durante dez anos. A prisão de Vaccari agitou a imprensa, pois não é o primeiro tesoureiro da legenda a se envolver em escândalos de corrupção. Delúbio Soares, que esteve no cargo entre 2000 e 2005, esteve envolvido no escândalo do mensalão e foi expulso do partido em uma tentativa de não manchar a sigla. O mesmo aconteceu essa semana com Vaccari. Assim que a prisão foi decretada e o tesoureiro foi levado para Curitiba (PR), o PT tratou de anunciar seu afastamento, porém repudiou a decisão da Polícia Federal. A nota diz que foi Vaccari quem pediu o afastamento alegando “questões de ordem práticas e legais”. A legenda, porém, afirma que a prisão do tesoureiro é “injustificada”, já que desde o começo das investigações ele aceitou prestar esclarecimentos. “O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final”, diz a nota assinada pelo presidente do PT Rui Falcão.



Homem é encontrado morto com cobra sucuri enrolada no seu corpo

(Foto: Reprodução)

Um homem identificado como Emanuel da Cunha Lopes, 30 anos, foi encontrado morto, com uma cobra sucuri enrolada em seu corpo, às margens de um córrego, no fim da tarde de quarta-feira (01), na cidade de Formosa da Serra Negra, há 481 km de São Luís do Maranhão . Moradores que presenciaram o incidente, disseram que quando chegaram ao local, viram a cobra enrolada ao corpo da vítima. A cobra depois de tê-lo matado com seu aperto fatal, já estava prestes a engolir o rapaz. Ao se aproximarem, com golpes de paus e outros objetos, moradores da localidade, conseguiram matar a serpente, mas infelizmente o homem já estava sem os sinais vitais. Ele foi morto por asfixia pela força do animal. O inusitado caso, que chocou toda a população, antes só imaginada em histórias de pescadores, tragicamente tornou-se real, para infelicidade da vítima.



Dançarina da Gaiola das Popozudas é assassinada com um tiro na cabeça no Rio

(Fotos: Reprodução)

A dançarina de funk Amanda Bueno, de 29 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça dentro de casa em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (16). A informação foi confirmada pela DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense). O principal suspeito de ter cometido o crime é o companheiro de Amanda, que fugiu. A dançarina já foi integrante dos grupos "Jaula das Gostozudas" e "Gaiola das Popozudas". De acordo com testemunhas, Amanda foi morta pelo companheiro no jardim de casa. Ele teria fugido após efetuar o disparo. Segundo vizinhos, o casal estava junto há poucos meses. A dançarina foi morta por um disparo de calibre 12. Em 2014, Amanda ficou conhecida por invadir um treino da seleção brasileira em Teresópolis, Região Serrana do Rio. Ela pulou a cerca e driblou a segurança para entregar um CD para os jogadores.



Hemoba de Brumado convoca população para a doação da medula óssea

(Divulgação)

A reportagem do 97NEWS esteve na tarde desta quinta-feira, dia 15, no Hemoba de Brumado e falou com a enfermeira Joselma Amorim (foto abaixo) que primeiramente comunicou que a Campanha da Vacinação contra a Gripe se iniciará no próximo dia 04 de maio, indo até o dia 22, tendo como Dia D, 09. Ela também explicou que crianças a partir de 06 meses, gestantes e idosos devem comparecer às unidades de saúde para se imunizarem. Porém, o ponto principal da reportagem é um dado um tanto quanto novo para muitos brumadenses, que é a doação da medula óssea. A enfermeira primeiramente fez questão de explicar a importância da doação relatando que “é um ato para salvar vidas, já que com os avanços da medicina nas pesquisas da medula o índice de acertos é cada vez maior”. Sobre como é conduzido o processo, ela explicou que “primeiramente os doadores vêm ao Hemoba para se fazerem a inscrição no Cadastro Nacional de Doadores de Medula, onde serão retirados apenas 4 ml de sangue para serem encaminhados e, caso existam receptores compatíveis, ai serão feitos novos exames e concluída a doação”. Ela também informou que para se fazer a doação é necessário ser maior de 18 anos e ter idade inferior a 55 anos. Para maiores informações sobre a doação entrar em contato com o Banco de Sangue pelo telefone: (77) 3441-1363. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Mulheres compram membrana plástica para recuperar virgindade

(Foto: Reprodução)

Por medo de retaliações, iranianas que já tiveram experiência sexual estão recorrendo para um supositório, que contém uma gelatina na cor de sangue, para demonstrar sua ‘virgindade’ ao parceiro. O produto chamado de membrana plástica, deve ser inserido na vagina cerca de uma hora antes da primeira relação sexual da noite de núpcias.Segundo o site ‘IranWire’, o calor do corpo derrete o produto e dá a impressão de que a mulher está sangrando por causa da suposta castidade. Ainda de acordo com a publicação, outras mulheres do Irã estão apelando para um método mais tradicional: restauração cirúrgica do hímen (himenoplastia). O procedimento leva cerca de meia hora e restaura o tecido do hímen, com anestesia local.



Mulher é flagrada com maconha no sabão que entregaria ao namorado na prisão

(Foto: Reprodução)

A desempregada Kelianne Silva de Jesus, 22 anos, foi presa quanto tentava entrar na 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Alagoinhas, com 180 gramas de maconha escondidas numa barra de sabão. Os investigadores da unidade flagraram Kelianne durante a revista do material trazido aos presos. Interrogada pelo coordenador da Coorpin, delegado Flávio Augusto Góes, a mulher disse que a droga seria entregue ao namorado, Edcarlos Souza da Cruz, preso desde 4 de março deste ano por roubo. Autuada em flagrante por tráfico, ela foi encaminhada ao sistema prisional. O material apreendido passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Informações do Teixeira News.



Contas da Prefeitura de Malhada de Pedras é mantida com rejeição pelo TCM

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, rejeitou pela segunda vez as contas de,  Valdecir Alves Bezerra "Ceará" (PT), prefeito de Malhada de Pedras. A decisão foi mantida pela rejeição das contas relativas ao exercício de 2013 e a multa imposta foi de de R$ 5 mil. O gestor acabou apresentando uma nova documentação permitindo apenas poucas alterações no parecer, mas não descaracterizou as principais irregularidades contidas nas contas. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, determinou a exclusão do ressarcimento no valor de R$ 1.550,90, após a apresentação de comprovantes de restituição do valor. 



Ministério Público vai apurar gastos excessivos com micaretas e festas juninas no interior

Os gastos das prefeituras baianas com festas juninas e micaretas serão alvo de fiscalização do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A recomendação foi feita pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel em publicação divulgada nesta quarta-feira (15), no Diário da Justiça Eletrônico. Os promotores de Justiça que atuam nas diversas cidades do estado devem instaurar procedimentos para verificar gastos sem justificativa e, caso sejam detectadas irregularidades, tomar as medidas jurídicas cabíveis. A recomendação foi expedida por conta da atual queda de receita dos municípios e os elevados gastos na organização de festas, em desrespeito às normas da Lei de Licitações e Contratos Administrativos.



Bahia:Oi é obrigada a permitir ligações gratuitas em seus orelhões

As ligações poderão ser feitas em todo estado baiano (Foto:Reprodução)

A partir de hoje, a Oi será obrigada a permitir que os cidadãos de 15 Estados usem seus orelhões gratuitamente para fazer ligações locais a telefones fixos, de acordo com determinação da Anatel. A punição se deve ao fato de que a operadora não cumpriu com os patamares mínimos de disponibilidade de telefones públicos em suas áreas de atuação. Era necessário ter ao menos 90% de orelhões disponíveis em todas as Unidades da Federação e 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo). Onde essa exigência não foi atendida a operadora será punida: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. A Oi foi avisada da possibilidade de punição em 02 de fevereiro, mas até 31 de março, quando a Anatel realizou a medição mais recente, a situação não tinha se resolvido. Agora os orelhões serão liberados até que a operadora atinja as metas. Segundo a Anatel, novas medições estão previstas para 30 de agosto de 2015, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses. Informações: Olhar Digital   



Noite da Nostalgia: Para dançar e se emocionar

(Divulgação)

Com a certeza de ser um evento cheio de emoção, ao melhor estilo dos grandes bailes, a Noite da Nostalgia, acontecerá neste sábado, dia 18, na AABB de Brumado, a partir das 21 horas. Tendo duas grandes atrações, o consagrado seresteiro Vitório Queiroz e o eclético músico e cantor brumadense Serginho Cardoso que estará lançando o seu novo CD. Então você que gosta de um bom romantismo não pode ficar de fora dessa. 



Se dizendo vítima de perseguição, superintendente do SMTT promete linha dura a partir de agora

Amorim garnatiu que seu objetivo era preservar a vida, mas foi mal interpretado e perseguido (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A polêmica dos balizadores da Euclides da Cunha ganhou uma grande repercussão e, devido à uma grande pressão popular e até de correntes políticas, terminou com a retirada dos mesmos da via por parte do SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. Visando esclarecer os motivos que levaram o setor a retirar os balizadores, a reportagem do 97NEWS, falou com o superintende do SMTT, Clidemar Amorim, que explicou os motivos que levaram a retirada dos sinalizadores. Segundo ele “houve uma grande perseguição contra a SMTT, onde pessoas e até a mídia local acabou fazendo uma tempestade em copo d’ água”. Ele continuou explicando que “o motivo principal que nos levou a retirar os balizadores foi a consciência espiritual, pois algum motorista irresponsável poderia acabar se ferindo naquele local e, mesmo estando totalmente respaldado na justiça dos homens, resolvemos retirar, mas, quero deixar bem claro que não foi por imposição, de quem quer fosse, mas sim por nossa sensibilidade espiritual, a qual se baseou nas sábias palavras do Rei Salomão que dizia que existe o tempo de atacar, mas também existe o tempo de recuar”. Questionado sobre os prejuízos que poderiam ter sido acarretados ao erário público com a ação da retirada, ele prontamente rebateu dizendo “não houve prejuízo, já que o material era resto de obras e a mão de obra foi de doação de um empreiteiro, o único gasto que tivemos foi de meio saco de cimento, 12 reais, que vou buscar um meio de ressarcir aos cofres públicos”. Subindo o tom, ele fez questão de deixar uma recomendação aos milhares de motoristas brumadenses citando que “o tempo das campanhas educativas terminou, já que estamos há mais de um ano buscando a consciência dos motoristas, então, a partir de agora, os agentes de trânsito iram cumprir a sua função de controlar o tráfego e punir os infratores, tendo como único objetivo o ordenamento das nossas vias públicas. As infrações serão penalizadas no rigor da lei, então é bom que todos obedeçam as normas de trânsito, pois quem desobedecer terá que ser punido”. 



Tanque Novo: Bando fortemente armado explode agéncias do Banco do Brasil e Bradesco nesta madrugada

(Fotos: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

A população de Tanque Novo, BA acordou na madrugada desta quinta-feira (16) aterrorizada com tiros e explosões, onde uns bandos de homens fortemente armados explodiram e roubaram os dois bancos da cidade, Banco do Brasil e Bradesco, que ficam próximos um ao outro. A ação iniciou-se às 2h e 35min com a primeira explosão e durou aproximadamente 45 minutos. Segundo informações de populares os bandidos estavam a bordo de um toyota SW4, um corolla e uma pick-up estrada de placa policial OUU-9807, licença de Senhor do Bonfim, BA, sendo esse último incendiado na saída da cidade logo após a fuga, nas imediações do Auto Posto Olinda. Durante a ação havia bandidos em vários pontos da cidade, atirando para o alto intimidando os moradores e em toda cidade era possível ouvir o barulho das explosões e dos tiros. Não se sabe quantos bandidos participaram do ato e nem a quantida levada em dinheiro, mas os estragos nas agencias foram absurdos. Após cessarem os tiros um grande número de  pessoas compareceram ao local e o maior comentário era em relação a preocupação com a falta de segurança na cidade que conta apenas com 2 ou 3 policiais militares e sem delegado titular, além de há pouco tempo ter sido extinta a comarca local, deixando a cidade sem Juiz e Promotor, comentava-se ainda a respeito de como a população será atendida com os serviços bancários, já que a cidade vizinha de Botuporã está ainda sem banco desde que a agencia daquela cidade foi explodida e a população estava sendo atendida em Tanque Novo. Vale ressaltar que há meses o Banco do Brasil tentava se precaver deste tipo de ação deixando os caixas eletrônicos sem atendimento e sem dinheiro a partir das 16horas e aos finais de semana, mas de nada adiantou, pois os bandidos foram além dos caixas eletrônicos e arrombaram o cofre principal da agencia, levando todo o dinheiro.

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Jequié: Irmãos são executados dentro de casa

(Foto: Reprodução)

Dois irmãos foram executados na madrugada desta quarta-feira (15), no Residencial Beira Rio, na Quadra N, nº 32, do projeto Minha Casa Minha Vida no bairro do Curral Novo. Por volta das três horas da madrugada, os jovens foram surpreendidos por elementos armados que adentraram a residência e realizaram vários disparos com armas de calibre 45 e mataram os irmãos Anderson Jose Batista 20 anos e Jonathas Jose Batista, 24 anos, ambos trabalhavam nas empresas Ramarim e Via Brasil. Outra pessoa, Rodrigo Miranda Pimentel, residente na Cachoeirinha IV, foi morta no Loteamento Jardim Tropical. A autoria dos crimes ainda é desconhecida. Equipes da Policia Civil investigam os crimes. Informações do Programa na Boca do Povo.



'A denúncia, apesar de estranha, irá ser apurada', afirma secretário André Cardoso

O secretário André Cardoso garantiu que será aberta uma sindicância para apurar todas as denúncias (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Visando esclarecer as denúncias feitas pelo vereador Romar Pereira (SD), as quais se basearam no “estão falando por aí”, aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 14, no gabinete do executivo municipal de Brumado, uma reunião na qual estiveram presentes o referido vereador, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso e o prefeito Aguiberto Lima Dias. A reportagem do 97NEWS, falou com o secretário na manhã desta quarta-feira para buscar o conhecimento do resultado da reunião. O secretário iniciou explicando que “não podemos negar que a denúncia é grave, porém é estranha, vejamos os casos das telhas, já que se sumiram 40 mil telhas do setor, seriam necessários 7 caminhões trucados para se retirar esse material do setor. E também no caso dos pneus que, segundo a denúncia, estariam sendo retirados dos carros, fica difícil de visualizar como isto estaria acontecendo já que existe um monitoramento eletrônico no setor”. Ele ainda garantiu que “a sindicância vai ser aberta ainda hoje, pois exigimos que tudo seja devidamente apurado, pois são bens públicos”. Cardoso ainda destacou que “o vereador disse que iria nos passar todos os dados que compuseram a sua denúncia, mas não apresentou, dizendo que se baseou no ‘estão dizendo ai’, o que é pouco convincente, mas como a denúncia foi feita, ela tem que ser apurada”. Questionado sobre a uma possível comprovação das denúncias, ele respondeu que “caso as denúncias sejam comprovadas os devidos responsáveis irão responder criminalmente, pois seremos rígidos nesse sentido. A atual gestão trabalha sustentada na transparência, mas se algum servidor burlar a lei ele terá que pagar pelo seu ato, disso não abrimos mão”. 



Bancários paralisam as atividades nesta quarta-feira (15)

(Foto: Ascom / Sind. Bancários de Conquista e Região)

Foi aprovada em assembleia realizada na noite desta terça-feira (14), na sede do Sindicato, a paralisação das atividades nas agências bancárias durante toda a quarta-feira (15), em protesto contra o Projeto de Lei nº 4330, que legitima a terceirização e precariza as condições de trabalho. A mobilização conta também com a participação de outros movimentos e entidades sindicais, como o SIMMP, Sindilimp, Sindsaúde, Levante Popular, ADUSB, entre outros. Para a bancária Nilssana Rocha, da CEF de Barra do Choça, o PL 4330 representa a perda dos direitos da classe trabalhadora. “É importante que a sociedade saiba que estamos contra esse projeto, pois ele é extremamente prejudicial para os trabalhadores, levando à perda de nossos direitos”, afirma a bancária. Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, é preciso que os bancários se mantenham unidos e lutem contra a terceirização. “Não podemos deixar que esse Projeto de Lei seja aprovado pelo Senado. Precisamos manter a categoria unida em busca da manutenção dos direitos que foram conquistados através de toda uma história de luta”, conclui Paulo.



Caminhada pela Paz ganha as ruas de Brumado

A manifestação foi ganhando adeptos pelo caminho (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A manifestação denominada “Caminhada pela Paz” ganhou as ruas de Brumado, onde centenas de pessoas estão aderindo ao movimento que culminará na sede da 34ª CIPM de Brumado, onde será feito um apelo pelo aumento do contingente policial na companhia, que hoje conta com apenas 150 policiais para dar segurança a dezenas de municípios que fazem parte da circunscrição. Durante a manifestação ficou clara a insatisfação dos brumadenses com a situação, que acaba mostrando falta de compromisso por parte do Governo do Estado com o município, que além do baixo contingente, ainda espera ansiosamente pelo início efetivo da construção do Conjunto Penal que, até agora, inexplicavelmente, está com as obras paradas. Pelas primeiras previsões o movimento, pelo menos no âmbito social, conseguiu êxito, mas existe um ceticismo ainda grande quanto à principal reivindicação do movimento que exige, de forma imediata, que o contingente seja dobrado, mesmo se sabendo que não existe possibilidade para tal, pois o efeito geral da PM no estado da Bahia ainda é baixo e, mesmo com a liberação dos novos soldados aprovados no último curso, continuará sendo insuficiente. A população que participou da caminhada não deixou de criticar o próprio CDL que teria organizado o movimento de forma tardia, tendo, ainda por cima, segundo várias pessoas, interesses outros embutidos por trás do manifesto, inclusive na seara política. Mas, mesmo com os contrapontos, o movimento serviu para chamar mais uma vez a atenção para a questão da violência em Brumado, principalmente dos assaltos, que vêm atingindo índices muito preocupantes. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Comerciantes fecham as portas em adesão à Caminhada pela Paz em Brumado

A adesão dos comerciantes à Caminhada pela Paz foi muito alta (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Quem passou pelas principais ruas e avenidas de Brumado na manhã desta quarta-feira (15) verificou que a grande maioria do comércio local fechou as portas em adesão à Caminhada pela Paz que está sendo realizada por várias entidades visando o aumento do contingente policial na cidade. Sendo a maior vítima dos assaltantes, os comerciantes vêm fazendo diversos desabafos dizendo que não suportam mais a situação, sendo que, ultimamente, os bandidos vêm se mostrando muito mais perigosos e dispostos até a matar. A Caminhada pela Paz ocorre no momento em que o novo comando da 34ª CIPM, apesar do baixo efetivo, vem realizando uma série de ações de repressão ao crime, o que vem causando uma baixa nos índices da violência na cidade. O 97NEWS já está a postos e irá trazer todos os detalhes da manifestação (foto).

 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)