ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Tanhaçu: Jovem cochila na linha do trem durante a madrugada e acaba morrendo tragicamente

O jovem acabou morrendo tragicamente (Foto: 97NEWS)

O povoado de Ourives, localizado na zona rural de Tanhaçu, acabou sendo palco de uma tragédia na madrugada deste sábado, dia 08, onde um jovem de aproximadamente 24 anos, que mora na Comunidade de Luzia, acabou morrendo atropelado pelo trem.  Luiz Carlos Bonfim, era muito conhecido e acabou morrendo no local. Segundo pessoas ouvidas pela reportagem do 97NEWS, ele, possivelmente teria tido uma perda de sentidos e acabou dormindo bem na linha do trem, quando, por volta das 02h a locomotiva passou e esmagou o corpo do rapaz. A Polícia Técnica já fez o levantamento dos dados para saber as reais causas da morte. O corpo do jovem foi trazido para o IML de Brumado para que seja feito o levantamento cadavérico. 



Ônibus que saiu de Paramirim com destino a Guanambi invade mercadinho na Vila Presidente Vargas

O mercadinho teve a sua frente bem danificada (foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O proprietário e frequentadores de um mercadinho que fica localizado na Vila Presidente Vargas em Brumado tiveram um grande susto na noite desta sexta-feira, dia 07, onde, por volta das 20h, um ônibus de turismo que saiu de Paramirim com destino a Guanambi parou e o motorista saiu para comprar uma água mineral, quando, de repente, o ônibus desengrenou e entrou de ré no estabelecimento comercial, causando estragos na estrutura física. Quem estava no local saiu correndo, pois o impacto foi alto e o susto também. Segundo testemunhas poucos minutos antes algumas pessoas consertavam uma moto bem no local, além do que crianças brincam lá constantemente. “Foi um grande livramento, pois o lugar é sempre cheio de gente e poderíamos ser testemunhas de uma tragédia”, relatou. No final só foram os estragos físicos e o proprietário do ônibus entrou em acordo com o dono do mercadinho para ressarcir os prejuízos. Ninguém se feriu e não houve necessidade de intervenção da polícia e ônibus continuou sua viagem (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Seis pessoas morrem e 13 são presas durante operação no subúrbio de Salvador

(Foto: Reprodução)

Seis pessoas morreram e 13 foram presas durante a operação deflagrada pelas polícias Civil e Militar, nesta sexta-feira (7), nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos, Subúrbio de Salvador. Segundo o balanço parcial da ação, seis armas foram apreendidas, além de drogas diversas e balanças de precisão. A PC (Polícia Civil) afirmou que seis traficantes acusados de homicídios reagiram à abordagem, em locais diferentes do bairro de Valéria, disparando contra os policiais. Houve troca de tiros e os criminosos foram feridos. Os traficantes foram socorridos ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiram. Os criminosos eram investigados pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Leia mais notícias no R7 BA Dois mortos foram identificados: Jorge Lucas Santos da Cruz, o “Lucas”, de 23 anos e Lucinei Cardoso Barbosa, o “Pinha” ou “Gago”, 34, com mandados referentes à chacina de Valéria. Outros três: Marcos Santos de Jesus, 24, José Márcio Cardoso de Jesus, 19, e Hugo Leonardo Farias dos Santos estão sendo investigados para confirmar a existência de mandados de prisão e de processos criminais, pois podem ter homônimos. Apenas uma pessoa continua sem identificação plena. O objetivo principal da operação é prender traficantes envolvidos com homicídios nos dois bairros. Entre eles, os responsáveis pela chacina em Valéria, em 26 de julho, que resultou nas mortes de um sargento da PM, seu filho e outras duas pessoas. Ainda segundo a polícia, os traficantes também são responsáveis por vários homicídios no Subúrbio. Deflagrada durante a madrugada, a operação contou com 300 policiais, entre civis e militares, e apoio logístico do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar). Foram expedidos nove mandados de prisão e 10 de busca e apreensão. A ocupação dos dois bairros, que continua ao longo do fim de semana para cumprir mandados de prisão e de busca, ainda não tem data para encerramento.



Mais de 300 presos recebem o indulto do Dia dos Pais na Bahia

(Foto: Reprodução)

Os internos de unidades prisionais da Bahia vão deixar os presídios por conta do indulto do Dia dos Pais, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), obtidas nesta sexta-feira (7). De acordo com a Secretaria, alguns presos já deixaram as unidades desde a quinta-feira (6) e poderão ficar fora dos presídios por sete dias. Até esta sexta-feira, a Seap só havia recebido a soma de presos liberados das unidades de Salvador, Lauro de Freitas, Eunápolis, Feira de Santana e Simões Filho, o que resulta em 334 pessoas liberadas. A Seap também informa que mais presos devem ser soltos, mas ainda não há um levantamento das unidades de Paulo Afonso, Juazeiro, Valença e Itabuna.



Brumado: Leilão de veículos apreendidos pela Polícia acontecerá no próximo dia 14

A quantidade de motocicletas que se amontoam no pátio da 20ª Coorpin é muito grande (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O pátio da 20ª Coorpin acabou se tornando um “depósito” de carros e motos que são apreendidos pela Polícia em suas diversas operações. Isso já vem aconteceu a um bom tempo o que sobrecarregou a estrutura da Depol, que hoje está sendo prejudicada com a situação. Buscando resolver a questão, a Vara Crime de Brumado, por meio do juiz Dr. Genivaldo Guimarães elaborou um planejamento que irá culminar com a realização de um grande leilão que acontecerá no próximo dia 14, no próprio Fórum Duarte Muniz. Serão colocados à venda uma grande parte dos veículos e motos que estão no pátio, os quais não puderam ser identificados, já que estão com adulteração dos chassis muito grande. Maiores informações sobre o Leilão poderão ser obtidas através do fone: 0800-707-9272. 



Fé: Alternativa FM transmite Missa Campal do Bom Jesus

Milhares de pessoas foram acompanhar a missa campal (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

A Rádio Alternativa FM fez questão de transmitir a Missa Campal em adoração padroeiro de Brumado, o Bom Jesus dos Meira. Numa iniciativa do diretor da emissora, Emanoel Araújo Lima, a missa que é uma das grandes tradições religiosas do município foi totalmente transmitida, levando a mensagem de fé a milhares de devotos que não puderam comparecer à igreja matriz de Brumado. Uma grande concentração aconteceu, confirmando a tradição de que o brumadense é um povo de intensa fé católica. “A Alternativa FM se sente honrada em poder fazer uma transmissão tão emocionante como essa, onde as pessoas são tocadas pela mensagem e recebem as bênçãos de nosso padroeiro”, destacou o diretor Emanoel Araújo. 

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)


Ituaçu: Colocaram fogo na Hilux do sobrinho do prefeito na madrugada de hoje (07)

O ato incendiário aconteceu durante a madrugada (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

O conflito gerado pelo atropelamento ao médico Franklin Braga que é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itauçu, acabou tendo um desdobramento na madrugada desta sexta-feira, dia 07, já que a Hilux de Mateus Fontana, que é sobrinho do prefeito e que foi o autor do atropelamento, acabou sendo inteiramente devorada pelas chamas como pode ser visto na foto abaixo. O ato incendiário aconteceu por volta das 02h00m, onde foi ateado fogo no veículo que teve perda total. Os indícios são de que a ação foi uma retaliação ao atropelamento. O clima é de tensão na cidade, já que a situação de conflito pode se generalizar. Veja vídeo: 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Ituaçu: Sobrinho do prefeito atropela presidente do sindicato e abre grave conflito

(Foto: Reprodução)

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ituaçu foi vítima de um atentado, na manhã desta quinta-feira (6). O médico Franklin Braga foi atropelado por uma caminhonete conduzida por Mateus Fontana, sobrinho do prefeito daquela cidade. Colegas de sindicato acreditam em atentado político. Franklin (foto) foi encaminhado para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, inconsciente, com ajuda de uma ambulância. O médico teve um grande ferimento, além de uma perfuração indefinida, nas costas, e deve ser transferido para um hospital particular, informou a Federação Baiana dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fecon), a qual o Sindicato é filiado. Segundo o presidente da Fecon, Cosme Almeida, o sindicato foi fundado há cerca de dois meses, o que criou conflito com membros da Administração Municipal. “Os servidores não eram organizados, o que acabou criando uma animosidade entre o sindicato e pessoas ligadas ao prefeito. Mas não sabemos se esse atentado foi a mando do prefeito [Albercio da Costa Brito Filho] ou se o rapaz agiu por contra própria”. Ainda segundo Cosme, a Fecon disponibilizou assistência médica, jurídica e de segurança ao presidente do sindicato. O médico Franklin Braga é natural de Marília (SP) e trabalha para o município há mais de cinco anos, após ser aprovado em concursado. (RG)



Carreta tomba e motorista morre em acidente entre Conquista e Itambé

(Foto: Itambé Agora)

No fim da tarde desta quinta-feira (06) uma carreta Scania, placa Policial AJM – 0276, do Paraná, tombou na BA 263, entre as cidades de Vitória da Conquista e Itambé. O acidente resultou na morte do motorista ainda sem identificação.A carga de bloco de alumínio caiu em uma pequena ribanceira, às margens da estrada. O Corpo de Bombeiros foi chamado para retirada o corpo sem vida do motorista que ficou preso nas ferragens. A causa do acidente não foi revelada.



Cliente vai poder bloquear celular roubado só com número do telefone

(Foto: Reprodução)

O bloqueio de celulares roubados deve ficar mais fácil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que, até o fim deste mês, as operadoras de telefonia do país aceitem que o cliente bloqueie o celular roubado apenas informando o número do telefone. Atualmente, para bloquear uma linha, é preciso informar à operadora o número de registro de fábrica do aparelho celular (Imei), que está na nota fiscal. Em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na última terça, o superintendente da Anatel, José Bicalho, ressaltou a importância da mudança. “Vai facilitar a vida do consumidor que tiver seu aparelho roubado. Esse é um compromisso que está estabelecido até o fim do mês, mas a Anatel saberá atuar se não for resolvido”, garantiu. Segundo o Sindicato das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (SindiTelebrasil), no cadastro de aparelhos roubados ou extraviados bloqueados no Brasil já constam 5,5 milhões de linhas, que representam 25% dos bloqueios do tipo no mundo. No país, há hoje 220 milhões de celulares ativos.



TG de Brumado realiza treinamento de salvamento de afogados

(Foto: Divulgação)

No dia 06 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma instrução prática de técnicas de salvamento de afogados, realizada no Clube Social de Brumado. Na oportunidade o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, ministrou as técnicas de salvamento de afogados e relembrou as noções de primeiros socorros. O Subtenente Paulo Souza falou, ainda, sobre a importância da instrução para os atiradores e que eles se ativessem bem ao que estava sendo ministrado, porque algum dia eles poderiam necessitar de socorrer alguém numa situação de afogamento. Portanto, os atiradores devem estar treinados para esse tipo de salvamento, seja em piscina, rio, mar, lago ou até mesmo em enchentes. O Subtenente Paulo Souza, os atiradores e os demais integrantes do Tiro de Guerra agradecem ao Clube Social de Brumado, na pessoa do Sr. Sinval Nunes de Souza, presidente do clube, por ter cedido as instalações e equipe de Guarda-Vidas, para que os atiradores pudessem realizar essa instrução que é de grande importância, e que também  beneficiará a sociedade brumadense como um todo.
 
 



Facilitação de vigias pode ser a causa dos constantes arrombamentos na área do Mercado Municipal

O local vem sendo alvo constante de arrombadores (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os arrombamentos continuam acontecendo com muita intensidade em Brumado. Incentivados pelo baixo contingente policial e pela falta de vigilantes, os arrombadores continuam “surrupiando” o que encontram pela frente. Um dos locais que mais é alvo dos arrombadores é a área do Mercado Municipal, tanto que, buscando evitar o alto índice desse tipo de delitos, os comerciantes acabaram contratando dois vigias, mas mesmo assim os arrombamentos continuaram acontecendo, principalmente na área de verduras. Segundo investigações da Polícia, um dos supostos vigias estaria facilitando os arrombamentos, mas os locais que seriam atingidos serão somente os que não pagam um tipo de taxa, ou seja, não pagou o comércio é arrombado. A questão é agravada pela possível prática de tráfico de entorpecentes que também estaria sendo facilitada. A Polícia irá intensificar as rondas no local para ver se pega os arrombadores que estão agindo na região. 



Duas motos, uma conduzida por um menor de idade, se chocam na tarde desta quarta-feira (05)

O acidente chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

É só se aproximar os feriados e os finais de semana que os acidentes começam a acontecer em Brumado. Na tarde desta quarta-feira, dia 05, véspera do feriado de Bom Jesus, dois motociclistas acabaram se chocando na Av. Antônio Mourão Guimarães, por volta das 15h40m. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve no local e foi informada que um dos motociclistas, que era menor de idade, tenha sido o causador involuntário da colisão. Ele vinha saído de uma rua transversal e ao entrar na avenida acabou se encontrando com a outra moto, acabando os dois indo ao chão. O detalhe é que as duas motocicletas eram da mesma marca, Bross. Nenhum dos dois se feriu, mas a movimentação de populares foi muito grande no local, o que dificultou o trabalho da Polícia e dos agentes de trânsito em controlar o tráfego no local. 



Manelão e equipe do Jornal da Alternativa visitam comunidades de Vereda de Fora de Lagoa da Tapagem

O apresentador do Jornal da Alternativa IIª Edição explicou o projeto de rardiojornalismo social (Foto: Micael Schneyder)

O projeto de buscar a sintonia com os grandes clamores do homem do campo continua sendo feito com muito empenho pela equipe do Jornal da Alternativa IIª Edição, que por meio do apresentador Emanoel “Manelão” Araújo, vem visitando várias comunidades para fazer reportagens e também ouvir as grandes reivindicações dos milhares de moradores do meio rural. Desta feita, no último final de semana, “Manelão” e sua equipe estiveram visitando as associações de moradores das comunidades de Lagoa da Tapagem (foto abaixo) e Vereda de Fora para conhecer de perto as grandes necessidades e também poder reportá-las por meio do radiojornalismo, fazendo todos os brumadenses ficarem a par do que acontece na zona rural do município. Muito bem recepcionado, Manelão falou do projeto que vem sendo desenvolvido por meio do Jornal da Alternativa IIª Edição, que está procurando desenvolver com muito mais amplitude a sua pauta social, levando ao conhecimento da sociedade brumadense os grandes desafios encontrados pelo homem do campo em Brumado. 

(Foto: Micael Schneyder)


Brumado: Filas intermináveis na agência do Bradesco dificultam acessibilidade e revoltam clientes

A cena do cadeirante tendo a sua acessibilidade impedida exprime bem o desrespeito com a população de Brumado (Foto: Micael Shyneider)

As filas intermináveis nos bancos em Brumado parecem mesmo um problema sem solução, já que vários políticos prometeram resolver a situação, mas, até agora, o que se vê é o piorar da situação, num total desrespeito promovido pelas agências bancárias de Brumado. Na manhã desta quarta-feira, dia 05, a equipe do 97NEWS flagrou uma cena marcante, a qual exprime com riqueza de detalhes toda essa questão, onde clientes se aglomeraram na porta do Bradesco, que fica localizado na Praça Armindo Azevedo, querendo ser atendidos, mas não havia funcionários suficientes para tal, o que acabou gerando um forte desconforto e irritabilidade nos clientes que não esconderam a revolta por ter que ficar na fila e, ainda por cima, fora do estabelecimento bancário. Porém, a cena que mais chamou a atenção, foi a de um cadeirante que teve a sua passagem bloqueada, o que vem ferir a Lei da Acessibilidade. A gerência do banco não se manifesta e parece mesmo que os bancos estão totalmente blindados, pois nem a Justiça consegue acabar com esse abuso de filas intermináveis e de atendimento muito deficitário nas agências da grande maioria das cidades do país. Que haja uma grande mobilização para que abusos como esse, em plena era do fortalecimento da Democracia no Brasil, não venham mais a ocorrer. 



Bizunga recebe o reconhecimento pelo seu grande trabalho em prol do Futebol de Brumado

Bizuga (à direita) recebeu muitos aplausos durante a entrega dos troféus e medalhas na final do Campeonato do Dr. Juracy (Foto: DIvulgação)

O microempresário do ramo de comunicação visual, Bizunga Ramos é um apaixonado pelo Futebol e, já, há um longo tempo vem realizando uma série de ações visando o desenvolvimento do esporte em Brumado. Ele que está comemorando a reforma do Estádio dos Prazeres, que foi uma luta sua também, recebeu o reconhecimento dos esportistas no último domingo durante a final do Campeonato do Dr. Juracy, onde ele foi muito aplaudido durante a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores, sendo ele um dos principais apoiadores do evento. Ele que entregou um dos prêmios ao time campeão invicto, o Espanhol, agradeceu o reconhecimento e prometeu lutar ainda mais para que o Futebol de Brumado alcance o lugar que merece. “Ainda vamos ter uma equipe de Brumado disputando a primeira divisão do Baianão. Eu acredito nisso e vou trabalhar muito para que isso aconteça”, destacou Bizunga durante a sua fala. 



Mais um caixa eletrônico é explodido por bandidos, desta vez foi em Jaguaquara

Populares foram ao local após explosão ao caixa do Bradesco (foto: Reprodução)

Na madrugada desta quarta-feira (5/8), por volta das 03h, homens armados tomaram de assalto o Distrito de Entroncamento de Jaguaquara e dirigiram ao posto de atendimento do Bradesco, explodindo um caixa eletrônico instalado no local, na Avenida Otaviano da Hora. Segundo populares, os bandidos utilizaram explosivos para detonar o equipamento. Moradores da região disseram ter ouvido estampidos de explosões durante a madrugada, além de tiros que foram deflagrados pelos criminosos. A Polícia Militar foi acionada após a ação criminosa e até esta manhã realiza diligências na região no intuito de tentar identificar e deter os autores da explosão ao caixa do Bradesco. Há exatos 13 meses, o mesmo posto do Banco Bradesco teria sido alvo de explosão. Informações preliminares sugerem que a quadrilha fugiu pela BR-116, já que o Entroncamento é margeado pela rodovia, além da BR-420, que dar acesso ao Vale do Jiquiriçá e a BA-250, outra via que liga o distrito de Jaguaquara ao município de Itiruçu. 



Moradores do São Jorge reclamam que o bairro foi totalmente esquecido pela atual gestão

A situação é revoltante segundo os moradores ouvidos pelo 97NEWS (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os moradores do São Jorge não esconderam a indignação pela atual situação do bairro, que segundo eles está totalmente abandonado pelo poder público municipal. A reportagem do 97NEWS foi chamada por vários deles para registrar algumas situações que, segundo eles, é uma prova cabal de que o bairro está com sua estrutura totalmente comprometida. Um dos casos mais revoltantes é do Centro Cultural do Bairro, que está totalmente em ruínas, se tornando um antro de usuários de entorpecentes e também um motel público. As janelas e portas foram arrancadas, as cadeiras levadas ou destruídas (foto abaixo), o que preocupa os vizinhos. A quadra é outro grave problema, já que está tomada pelo mato e sem condições da prática esportiva, mas, mesmo assim, as luzes são acessas todas as noites, deixando um questionamento no ar de quem paga a conta da energia que nem é aproveitada. Segundo os moradores a prefeitura já prometeu dar um jeito na situação, mas até o momento nenhuma atitude nesse sentido foi tomada. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Semáforo para de funcionar e deixa motoristas desorientados

O semáforo parou de funcionar e os motoristas acabaram ficando confusos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Há cerca de 10 anos atrás Brumado era uma cidade sem semáforos, mas, de lá para cá, o desenvolvimento foi acontecendo e, hoje, eles são vitais para que o trânsito, que já é muito complicado, não se torne um caos. Na tarde desta terça-feira, dia 04, isso ficou provado no centro da cidade, mais precisamente nos cruzamentos da Av. Antônio Mourão Guimarães e Guilherme Dias, onde, de repente, o semáforo parou de funcionar por volta das 15 horas. Em poucos minutos os motoristas ficaram totalmente desorientados e o riscos de acidentes e atropelamentos aumentou de forma considerável. A explicação oficial não foi dada, mas, segundo informações obtidas pela reportagem do 97NEWS, uma queda de energia seja a causa mais provável. 



Sequestrador que estaria agindo na região tem foto divulgada pela Polícia

(Foto: Reprodução Whatsapp)

A Polícia Civil está divulgando em vários grupos de Whatsapp de um suspeito de ter praticado vários sequestros na região. Segundo o comunicado ele é perigoso e seu grupo, segundo investigações, estaria para agir nos municípios próximos de Brumado. O nome dele é Remo dos Santos Brito e está sendo procurado pela Polícia pela prática de dois sequestros em Iaçu e Poções, os quais foram executados recentemente.