Brumado: Benefiárias do Avante Sertanejo clamam pela volta do programa; 'já pensei em tirar minha vida', disse uma delas

O programa foi criado em 2007 na segunda gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos e beneficiou centenas de famílias brumadenses (Foto: Arquivo Daniel Simurro)

Com o agravamento da crise econômica as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social acabaram sofrendo ainda mais, muitas deles chegando ao limiar do suportável, já que a escassez dos bens de primeira necessidade aumentou. Em Brumado, um programa social desenvolvido pela administração municipal que recebeu a nomenclatura de "Avante Sertanejo" amenizou essa situação, mas, o referido instrumento social foi cortado em agosto de 2016. Diante disso muitas famílias beneficiárias do programa ficaram em aflição, pois vêm sendo convocadas para participar das reuniões para a volta do programa, mas, segundo elas, ainda não aconteceu. A desempregado Sandra Sampaio (40) relatou à nossa reportagem que "eles chamam direto para a reunião e até agora nada. Estão enrolando a gente e fazem ameças de cortar o benefício se não formos para a reunião. Tenho 5 filhos para criar e sem emprego bate o desespero porque as coisas estão muito caras, tanto que já pensei em tirar a minha própria vida, só não o fiz por causa dos meus filhos". A moradora do conjunto residencial Brisa, Sandra Alves (31) que também está desempregada relatou que "recebíamos uma cesta básica dentro do programa que nos ajudava muito, mas agora está fazendo muita falta. Tenho ido às reuniões, mas até o momento só foram promessas da volta do programa". O Avante Sertanejo já foi alvo de denúncias de suposto ganho eleitoral, o que teria causado a paralisação do programa.