ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Criança de 2 anos e oito meses morre após ser atropelada em Guajeru

Xiaomi apresenta robô humanoide que reconhece tristeza e 'consola'

Carta pela democracia atinge 1 milhão de assinaturas

Preço dos alimentos puxa inflação e salário mínimo é defasado

Justiça manda prender goleiro Bruno por atraso na pensão alimentícia

Acidente deixa três mortos na BA-142 entre os municípios de Ituaçu e Barra da Estiva

Brumado: Audiência discute intolerância religiosa e ataques a religião de matriz africana

Polícia descobre desmanche de carros durante operação em Caetité

Bahia tem nova redução e gasolina fica quase 10% mais barata; em Brumado o valor chega a R$ 5,09

Lacen realiza coleta de sangue de morador de Brumado com suspeita de Monkeypox

Vaca escorrega após invadir farmácia no Oeste da Bahia; vídeo viraliza na internet

'É melhor nos tratarem bem, senão vamos ligar o foda-se', diz Paulo Guedes em resposta à França

Homem é preso em operação de combate à pornografia infantil na Bahia

MP-BA lança cartilha digital que orienta sobre violência doméstica

Rosa Weber é eleita nova presidente do STF

Deputado João Carlos Bacelar discute com agentes de trânsito em Salvador

Brumado: MP instaura inquérito para apurar supostas irregularidades em concurso público da Prefeitura

Produção industrial baiana cresceu 11,9% em junho

Leilão de quase R$ 143 milhões ofertará esgotamento sanitário para Brumado

Manutenção emergencial interrompe abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras


Mais de 7 mil cães e gatos foram vacinados no sábado (21) em Brumado

No último sábado, Dia D da campanha de vacinação contra a raiva, 6.149 cães e 1.133 gatos foram vacinados em Brumado, segundo a Secretaria de Saúde no município. Durante a campanha, trabalharam mais de 70 profissionais e foram montados 13 postos para vacinação. Todos que procuraram os postos de vacinação no sábado foram atendidos.

Na zona rural o trabalho de vacinação de cães e gatos já havia começado, porém o número de vacina enviado ao município foi insuficiente, e terá o seu retorno com a chegada de mais um lote do produto. Segundo informações da vigilância epidemiológica, o serviço de vacinação está suspenso na zona rural e na sede, mas em breve será retomada a campanha.

 



Quatro entre dez parlamentares têm pendências no STF; 12 baianos estão na lista

Levantamento da Revista Congresso em Foco divulgado esta semana revela que quatro em cada dez parlamentares brasileiros estão pendurados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de participação em crimes. No total, 224 deputados e senadores respondem a 542 inquéritos e ações penais na Justiça – número recorde desde março de 2004 e 17% superior à pesquisa realizada em junho do ano passado. Da Bahia, 12 deputados respondem a ações penais ou inquéritos do STF: Afonso Florence (PT), Colbert Martins (PMDB), Félix Mendonça Júnior (PDT), Geraldo Simões (PT), Jânio Natal (PRP), Luiz Argôlo (PP), Marcos Medrado (PDT), Nelson Pelegrino (PT), Roberto Britto (PP), Valmir Assunção (PT) e Oziel Oliveira (PDT), cujo julgamento por crime eleitoral começou nesta quinta-feira (26); além do licenciado Maurício Trindade (PR), que atualmente lidera a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador. Dentre os partidos, a liderança é do PMDB: 54 dos seus cem congressistas estão às voltas com pendências criminais no Supremo. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e os deputados Paulo César Quartiero (DEM-RR) e Lira Maia (DEM-PA) são os parlamentares em pior situação atualmente, alvos de 13 acusações cada. A pesquisa foi realizada entre 13 de junho e 14 de agosto de 2013.



Eduardo Vasconcelos agora é filiado ao PSB

Foto: Divulgação

Embora tenha recebido convite de vários partidos, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, antes sem partido, agora faz parte do Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido liderado na Bahia pela Senadora Lídice da Mata. O grupo se reuniu em Salvador, em uma cerimônia no Hotel Portobelo, nesta quinta-feira-(26/9), onde o ex-prefeito assinou a sua ficha de filiação à sigla. De acordo informações de Vasconcelos ao 97NEWS, há um grande interesse em disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. O vereador Márcio Moreira, presidente do PSB de Brumado, também esteve presente na cerimônia que reuniu lideranças do partido. A preocupação central do PSB é o fechamento da chapa de pré-candidatos a deputados estaduais e federais até o dia 5 de outubro. Nesta quinta (26) também se filiou ao partido Joseph Batista, ex-deputado petista.

Aos pucos, o cenário político para o novo pleito vai se desenhando. 



1º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento Interação e Troca de Saberes

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

O evento aconteceu nesta quinta-feira (26/9), no Clube Social e Recreativo de Brumado, organizado pelo Clube da Melhor Idade, com uma programação social, destinada a integrar o idoso à sociedade. “Como todos sabem, o Brasil está se tornando um país de idosos, e um projeto como este que traz alegria, melhora a qualidade de vida, é muito importante para quem chega a terceira idade” disse entusiasmada ao 97NEWS,Célia Teles Dias, uma das organizadoras do evento.

A programação começou com o credenciamento, às 8:00, às 9:00 teve apresentação com música e dança, Terno de Reis, em seguida houve uma palestra sobre o câncer de mama, colo de útero e próstata. A hora do lanche foi uma verdadeira festa. Estandes da Sesoc, (com artesanatos), Semec (TOPA), Sesau (glicemia, PA e DST) foram montados para visitação. O almoço aconteceu nas dependências do Clube Social. A tarde a Programação foi extensa, com apresentação da prática do Ioga, recital de poesias, roda de contos e causos, finalizando com um baile de marchinhas de carnaval.   



Em Aracatu homem conduzindo motocicleta é atingido por um ônibus dirigido pelo pai

Foto: Divulgação- Google

 

Um homem ficou ferido após se envolver em um acidente na tarde desta quinta-feira (26), na BA-262, próximo ao município de Aracatu.

De acordo com o Hospital Municipal Felinto Silveira Maia, para onde a vítima foi levada, o rapaz estava em uma motocicleta quando foi atingido pelo ônibus conduzido pelo próprio pai.

Segundo o hospital, o homem foi atingido pelo ônibus quando entrava em uma curva. Ele foi socorrido pelo pai, que o levou para a unidade de saúde.

O rapaz não sofreu fraturas aparentes, mas bateu a cabeça e foi transferido para a cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste, onde irá fazer uma ressonância magnética, informou o hospital. 



Tribunal de Justiça afasta prefeito de Terra Nova

Francisco Hélio é suspeito de desvio de recursos públicos - Foto: Divulgação

O prefeito de Terra Nova, município do Recôncavo baiano, Francisco Hélio de Souza, (PMDB), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na manhã desta quinta-feira (26). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) havia solicitado o afastamento do peemedebista em agosto.

  O prefeito foi acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral de contratar diversos serviços sem realização de concurso público. Francisco Hélio também foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em setembro de 2012, quando já tinha o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. O município terá que passar por novas eleições. Cabe recurso à decisão.



Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no Brasil em outubro

O Instituto Butantã, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantã, nenhum outro país tem uma vacina como essa.

A  vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantã, em 2010.

A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.

Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.

Fonte: Agência Brasil



O atleta paralímpico Antônio Caires é homenageado em Livramento de Nossa Senhora

O conhecido Brumadense Antônio Caires ,atleta paralímpico, conhecido por sua simpatia e determinação, hoje morador na cidade vizinha, Livramento, foi simbolicamente escolhido como mascote da 5ª Corrida da Emancipação Política em Livramento de Nossa Senhora. A corrida acontecerá no dia 06 de outubro. O evento esportivo é em homenagem ao aniversário da cidade.



Brumado: Instalação do núcleo da Ceapa

A Coordenadora Geral da Central De Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), Dr.ª Andréa Mércia e a Psicóloga Dr.ª Ana Lucena, estiveram em Brumado nesta quarta-feira (25),  recepcionadas pelo Prefeito Aguiberto Lima Dias, o Secretário de Administração Municipal Senhor Miguel Lima Dias, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Senhora Themis Carvalho Santana Narvais e com a presença dos Vereadores José Carlos dos Reis (PDT) e Castilho Viana (PSB), discutiram a viabilidade e a importância da instalação de um núcleo da Ceapa em nosso município. A CEAPA  tem como objetivo implantar, instalar e implementar um centro de referência para apoio, acompanhamento e fiscalização da execução das penas e medidas alternativas no Estado da Bahia, constituindo-se em um fundamental apoio ao Judiciário e ponte entre este e a comunidade.O Centro de Apoio conta com uma equipe multidisciplinar composta de sociólogos, psicólogos e advogados. Esta equipe dará toda a sustentação necessária aos apenados emitindo Pareceres com extrato de entrevista social e psicológica que encaminhadas aos Juízes, pelo setor jurídico, conterão o perfil e as características relevantes sobre o “cumpridor”, oferecendo e gerando decisões mais justas por parte das autoridades. 



Brumado: Mais uma vez a Rádio Alternativa ajuda família a encontrar pessoas desaparecidas

Nesta terça-feira (25/9), durante o Jornal da Alternativa, uma mãe ligou desesperada para a Rádio, pedindo ajuda, pois seu filho havia saído de casa para ir à escola, porém a diretora desconfiada da ausência de dois alunos ligou para as mães perguntando o porquê da ausência dos alunos, foi aí que a genitora foi até a escola e conversando com os colegas, ficou sabendo do plano de fuga dos adolescentes. Uma das mães usou a rede social para divulgar a foto do filho e pedir ajuda. Uma senhora estava passando pela BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, viu os dois garotos e associou o que ela havia escutado durante o jornal quando Carlos Silva fazia o apelo às pessoas que vissem os garotos ligassem para as mães, quando então voltou e reconheceu um dos garotos que ela viu a foto numa página do facebook. A mulher levou os adolescentes para casa e avisou a família. Os garotos ainda assustados, não falam sobre o assunto.



Brumado: Jovem é flagrado pichando muro do PSF no Bairro Dr. Juracy

Nesta tarde de quarta-feira (25/9) um jovem foi flagrado pichando o muro do Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Dr. Juracy. Segundo informações da polícia, moradores já haviam feito a denúncia e uma guarnição da Polícia Militar passava pelo local e viu o rapaz com o frasco de spray na mão, que no momento declarou estar pintando uma bicicleta. Foram pichadas no muro as iniciais do PCC – Primeiro Comando da Capital – organização criminosa de São Paulo.

O jovem foi conduzido à delegacia, e poderá responder por dano ao patrimônio público.



Edital de concurso dos Correios pode ser divulgado até o mês de novembro

O edital do concurso dos Correios para os níveis médio e superior será divulgado até novembro. De acordo com a Assessoria de Imprensa da estatal, o número de vagas ainda não foi definido e a expectativa agora é que seja escolhida a organizadora do certame. 

Segundo o Folha Dirigida, a maior parte das vagas da seleção deste ano será para o nível médio e devem ser abrangidas as localidades onde não houverem aprovados no cadastro de reserva do último concurso, de 2011, ainda em vigência. Os Correios deve contemplar as cidades em que há poucos candidatos disponíveis em cadastro. 

A remuneração para esses funcionários de nível médio é de R$1.871,86 ou R$1.765,38, incluindo vale-alimentação e vale cesta-básica. Já para o nível superior, as oportunidades deverão ser para algumas capitais, porém também não foram informadas quais especialidades farão parte do concurso. Para essas vagas, a remuneração é de R$4.608,35 ou R$4.501,87, sendo R$3.740,51 de salários iniciais, já incluindo auxílios.



Idoso é flagrado fazendo sexo com galinha em Itarantim

Reprodução Youtube

Em Itarantim, sudoeste da Bahia, um homem aparentando mais de 70 anos, foi flagrado fazendo sexo com uma galinha. Um vizinho do idoso já desconfiado do fato, usou o celular para gravar a cena. O caso de zoofilia acontecia no quintal da casa do idoso. O caso será investigado por agentes da delegacia local. O idoso, que ainda não foi localizado pela polícia, poderá ser enquadrado na lei que garante proteção aos animais contra maus tratos, com pena de reclusão de três meses a um ano, além de multa.



Médicas cubanas chegam a Macaúbas

Foto: Divulgação

Recém-chegadas a Macaúbas,  as médicas cubanas Dunia Broche, 40, e Dorys Cristina del Rosário, 52, terão uma vida de contrastes nos próximos três anos. Nos momentos de folga, elas terão uma vida de luxo para os padrões locais. As cubanas vão dividir uma casa com piscina, pomar, jardim, churrasqueira, salão de jogos, ampla garagem e quatro dormitórios, sendo um deles com banheira de hidromassagem. O aluguel da casa, de R$ 1.200, será pago pela prefeitura. Já no dia a dia de trabalho a vida não será tranquila. Todas as manhãs, as médicas farão uma pequena viagem de cerca de uma hora entre a casa, na zona urbana, e os postos de saúde da zona rural onde irão atuar.

Os postos para os quais foram escaladas para trabalhar pelo programa Mais Médicos, do governo federal, ficam em povoados a 30 km e a 40 km do centro da cidade. As opções de trajeto são precárias estradas de terra.

No povoado de Lagoa Clara, o posto de saúde está com os sanitários interditados ao público. Apenas o banheiro do consultório funciona. Já a unidade de saúde do povoado de Lagoa do Maurício nem sequer está pronta. Faltam equipamentos, que devem chegar em duas semanas, segundo a prefeitura. “Espero que resolvam logo esses problemas. Mas já vi isso na Venezuela. Tudo bem, vamos trabalhar e ajudar da mesma forma”, disse Dorys.

A demanda diária desses postos é de 20 a 30 atendimentos. E nenhum deles tem médico fixo atualmente. 



Arthur Maia aponta ‘dificuldade de convivência' por apoiar governo como motivo de saída do PMDB

Foto: Divulgação

As brigas internas entre o PMDB e o governo federal, com sinalizações nos estados – entre eles à Bahia – de apoio a oposição foram o motivo cabal para a saída do deputado federal Arthur Maia da sigla para ingressar no novíssimo Partido Solidariedade. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele relatou que decidiu sair do partido presidido na Bahia por Geddel Vieira Lima por “dificuldade de convivência política”, mas ressaltou que não tem rusgas com os irmãos Vieira Lima. “Não é de hoje que venho apresentando publicamente dificuldades de convivência política dentro do partido. Não tenho problema pessoal com Lúcio e Geddel. Mas, a política é feito de ciclos. Esse se encerra e outro se inicia. Estou olhando para frente com uma tarefa enorme de fortalecer o Solidariedade”, resumiu Maia. Questionado pelo Bahia Notícias se saiu do PMDB para continuar com a presidente Dilma Rousseff, o deputado foi taxativo: “Sem dúvida”. “Na Bahia já existe uma definição. Geddel, na última visita de Aécio Neves [senador mineiro e pré-candidato à Presidência pelo PSDB], expressou de maneira clara a tendência deles [PMDB da Bahia] de apoiar Aécio. Por uma questão de dar continuidade ao que vinha fazenda na Câmara, há três anos [decidi trocar de partido]. Sempre apoiei o governo e tive tratamento recíproco”, pontuou o novo integrante do Solidariedade. Arthur Maia ainda negou a que ficaria mais difícil se reeleger no PMDB, por ter de bater de frente com o governo estadual petista na Bahia, mas ressaltou que enxergou uma “janela de oportunidade” no Solidariedade, deixando claro que acredita na ideologia da nova legenda "Não existe como esconder, por que ninguém é besta, que muitas vezes um partido obtém maior numero de filiados por conta da oportunidade de mudar", pontuou. O deputado entra na terceira legenda, tendo começado a trajetória política em 1988, eleito vereador na cidade de Guanambi-BA, pelo PSDB. 



Em protesto contra Mais Médicos, presidente do CRM-PR renuncia ao cargo

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Bley, renunciou ao cargo na noite desta segunda (23) por insatisfação com as regras do programa federal Mais Médicos. O médico é contra a determinação de impor aos conselhos regionais o registro de profissionais formados no exterior sem a devida revalidação do diploma. O CRM-PR liberou apenas nesta terça (24) o primeiro lote de liberações provisórias de atuação para 8 médicos intercambistas. O agora ex-prexidente da entidade abriu mão do cargo justamente para não ter de assinar os documentos, em protesto à condução do programa pelo governo federal. Ele entende que a medida é eleitoreira. “Confesso que prefiro a vergonha da renúncia a ter que conviver com a vergonha de ter traído a minha consciência, pois quando um indivíduo abre mão de suas convicções, perde sua identidade e o significado de sua existência”, defendeu, em sua carta de renúncia. Os registros do primeiro grupo de profissionais do Mais Médicos no Paraná foram assinados pelo secretário-geral do CRM-PR, Hélcio Bertolozzi Soares, que prevê a emissão de outros 12 até segunda (30), já que persistem falhas documentais. Na Bahia, 30 médicos já receberam o documento para atuar através do programa federal, mas ainda faltam dados como os nomes de tutores e supervisores técnicos, que precisam ser informados pelo Ministério da Saúde (MS)  em 15 dias, sob pena de suspensão dos registros. Informações do Estadão.



Tiro de Guerra de Brumado faz apresentação em Cavalgada da Independência de Ibitira

No último domingo (22/9) o Tiro de Guerra 006/024, de Brumado, participou da 6ª cavalgada da Independência no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. O Tiro de Guerra deu início a cavalgada com desfile da tropa, a frente dos cavaleiros, e fez uma demonstração de lutas com fuzil para o público presente.



Ipea: Lei Maria da Penha não reduz homicídios

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quarta-feira, 25, mostrou que a Lei Maria da Penha não diminuiu as taxas de mortalidade das mulheres por agressão no Brasil. O levantamento revela que a proporção de feminicídios por 100 mil mulheres em 2011 (5,43) superou o patamar visto em 2001 (5,41). A lei, de agosto de 2006, criou uma série de medidas de proteção e tornou mais rigorosa a punição contra a violência doméstica.

Comparando a taxa de mortes por agressão nos períodos anteriores e posteriores à lei, a pesquisa do Ipea também constatou um retrocesso. De 2001 a 2006, foi verificada uma taxa de 5,28 feminicídios por 100 mil mulheres, praticamente a mesma encontrada entre 2007 e 2011, de 5,22.

O Ipea estima que no período de 2001 a 2011 ocorreram mais de 50 mil feminicídios no Brasil, o que equivale a, aproximadamente, 5 mil mortes por ano. Acredita-se que grande parte desses óbitos foram decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que aproximadamente um terço deles tiveram o domicílio como local de ocorrência.

A entidade defende a aprovação de projetos de lei apresentados no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, em agosto. Entre as principais medidas, está a tipificação do feminicídio como qualificador do crime de homicídio, agravante que aumentaria a pena do agressor. 



Parceria entre Tim e Vivo prejudica consumidor, segundo Anantel

Se concretizada, a fusão das duas maiores operadoras do Brasil  – Vivo e TIM – será prejudicial ao bolso dos consumidores. A avaliação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marcelo Bechara. "A operação não foi submetida ainda e temos que analisar, mas acho danoso para o consumidor que as duas maiores empresas do mercado se consolidem", opinou nesta quarta-feira (25), durante seminário organizado pela Telecomp. Nesta terça (24), o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia se posicionado contra a transação. “Isso representaria uma concentração muito grande na mão de um grupo e diminuiria a concorrência no mercado, o que é uma coisa muito negativa”, analisou, em entrevista à Folha de São Paulo.   



Juiz de Guanambi manda ciganos a júri popular

Os advogados de defesa já engressaram com recurso contra decisão do magistrado - Foto: Iguanambi

Onze ciganos envolvidos em uma chacina ocorrida no bairro Brasília em 2007, onde o Tenente da Polícia Militar Gilson Santiago e o comerciante Paulo Sérgio, foram vítimas, irão a júri popular. A decisão foi proferida pelo juiz Roberto Paulo Prohmann Wolff.

Foi decretada a prisão dos ciganos Adarci de Oliveira, João Celino de Oliveira e Carlos de Oliveira porque não compareceram durante os atos do processo quando estavam em liberdade. 

Os advogados dos ciganos, criminalistas José Alberto Daltro Coelho, João de Melo Cruz, Francisco Rigaud Amorim e Igor Huady Cerqueira Ribeiro já ingressaram com o recurso contra a decisão do magistrado, afirmando inocência de seus clientes.

O recurso interposto pelos advogados suspende a realização do Júri, que só poderá ocorrer após o julgamento pelo Tribunal de Justiça da Bahia.