ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais


Centro Educacional Paulo Freire realiza evento natalino com a presença do Bom Velhinho

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Visando a valorização da cultura e dos bons costumes o Centro Educacional Paulo Freire vem ampliando o seu portfólio de ações nesse sentido, sempre realizando atividades paralelas que são instrumentos importantes no auxílio a uma aprendizagem eficaz. Então, dentro desta dinâmica pedagógica, a instituição encerrou o ano de 2015 em grande estilo com a realização de uma grande festividade natalina, tendo como convidado especial, nada mais, nada menos, do que o Papai Noel, que fez a alegria da criançada. O evento aconteceu no auditório do Nice Públio e contou com a maciça presença dos pais, familiares, professores e toda a equipe da CEP. A coordenadora geral, Celma Figueiredo Nascimento e a diretora Neliana Lima Meira dos Anjos, comandaram a festa, que foi recheada de muita emoção e alegria, com distribuição de presentes aos pequenos, numa grande confraternização que exaltou o nascimento do Salvador Jesus Cristo. Confira as fotos do evento: (CLIQUE)



Polícia autua menor que foi autor de arrombamento à casa comercial na Praça Teófilo Alves de Lima

O local está tendo uma elevação no índice de roubos, furtos e arrombamentos (Foto: Google Maps)

A Praça Teófilo Alves de Lima, ao lado do Mercado Municipal, vem se tornando um lugar cada vez mais perigoso, onde a presença de meliantes e criminosos é cada vez maior, o que tem feito o índice de assaltos, furtos e arrombamentos no local aumentar de forma considerável, a ponto de provocar um forte protesto dos comerciantes locais. Com um efetivo policial muito abaixo das reais necessidades da cidade, a PM se desdobra no combate, tendo, mesmo assim, um bom nível de resolutividade em suas ações. Na tarde do último sábado (12), um arrombamento ao comércio conhecido como Cerealista do Gaginho acabou sendo solucionado pela Polícia, que conseguiu apreender um dos autores do delito, um adolescente que confessou o ato. Ele estava acompanhado de outros dois, que também devem ser autuados a qualquer momento, os quais, após arrombarem a porta, tentaram abrir o cofre, mas sem sucesso, levando um pacote de moedas no valor aproximado de R$ 250,00. A Polícia só chegou ao autor devido à uma denúncia anônima de uma pessoa que testemunhou o fato. 



Brumado contra a Dengue: Piabas são colocas nos reservatórios da Malhada Branca

Os agentes colocando os peixes nas caixas d'água (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Bairro Malhada Branca vem registrando um índice de infestação de criatórios do mosquito Aedes Aegypeti acima do normal, os quais já atingem a casa dos 3%, o que vem preocupando os moradores a as autoridades sanitárias. Vários casos confirmados de Dengue e Zika Vírus e um crescente número de notificações, acenderam o alerta do perigo. Devido à queda no enviou do larvicida por parte da regional de Vitória da Conquista, os agentes de endemias encontraram uma solução alternativa no combate aos criatórios que vêm se expandido nos reservatórios das residências do referido bairro, que é a colocação de piabas, as quais se alimentam das larvas do mosquito. O repórter Marcos Paulo do 97NEWS acompanhou o trabalho dos agentes, o qual pode ser visto no vídeo abaixo: 



Acidente com ônibus de romeiros acende o alerta para o perigo do transporte clandestino

Muitos populares chegaram ao local (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Um ônibus que, segundo informações, vinha de Minas Gerais acabou tombando em um trecho da BR-030, entre as cidades de Brumado e Caetité, na proximidade do Distrito de Ibitira, deixando várias pessoas feridas na noite deste sábado (12), segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). As informações davam conta que as vítimas com lesões mais graves foram levadas para o Hospital Regional de Guanambi (HRG). Em nota, a unidade de saúde informou que entre os atendidos somente uma senhora ficou internada para outras avaliações. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram mobilizadas para fazer o socorro. O ônibus fazia o transporte clandestino de passageiros para a romaria de Bom Jesus da Lapa. De acordo como a polícia, o condutor perdeu o controle da direção. O ônibus saiu da pista e tombou às margens da rodovia. Um trecho da pista foi interditado para a remoção do veículo. O ônibus que era de uma empresa clandestina, pode ter tido um falha mecânica. O acidente, inclusive, acende o alerta para o perigo desse tipo de transporte que é muito comum no período de final de ano. Os motoristas enfrentaram lentidão no local. Equipes do SAMU192 de toda a região se mobilizaram em favor das vítimas, inclusive as de Brumado. Segundo informações o acidente teve somente uma vítima fatal, um homem que seria natural do município de Aracatu (foto abaixo). 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Confira as manchetes do dia:

- A Tarde: Últimos dias para negociar dívida com Estado e Prefeitura

- Correio*: MP recebe 5 denúncias de estupro em três dias

- Tribuna da Bahia: Seca deixa 60% da Bahia em situação de emergência

- Estadão: Protesto tem adesão menor e oposição se mobiliza para março

- Folha de S. Paulo: 40 mil se reúnem no menor protesto anti-Dilma em SP

- O Globo: Brasil cai no ranking global de desenvolvimento humano da ONU



Deputado-delegado simula prisão de Lula durante protesto em Belém

Eder Mauro (PSD-PA) chamou a atenção dos manifestantes ao simular a prisão do ex-presidente Lula (Foto: Tarso Sarraf/ Estadão)

O deputado federal Eder Mauro (PSD-PA), que também é delegado de polícia licenciado, chamou a atenção dos cerca de 6 mil manifestantes – segundo a Polícia Militar, 1.200 – ao simular a prisão do ex-presidente Lula, algemando-o, durante o protesto pró-impeachment da presidente Dilma Roussef, realizado pelas ruas centrais da capital paraense na manhã deste domingo. Em frente ao Teatro da Paz, na Praça da República, um grupo de 80 manifestantes ligados ao PT e a partidos de esquerda gritou palavras de ordem contra o deputado, chamando-o de “fascista”. A Polícia Militar formou um cordão de isolamento entre os grupos pró e contra o impeachment, evitando que houvesse confronto físico. “Tem que tirar esses corruptos do poder, porque ninguém aguenta mais essa gente”, disse o estudante Jairo Soares, 22 anos, que defende não apenas a saída de Dilma, como a do deputado Eduardo Cunha. “É tudo farinha do mesmo saco, eles só têm feito mal ao Brasil”, concordou a professora Helena Harmont, de 38. O professor de Economia da Universidade Federal do Pará (Ufpa) Gilson Costa afirmou que o atual governo “não representa a classe trabalhadora e os pobres das regiões Norte e Nordeste”. Para ele, o sentimento contrário à corrupção e a favor da saída de Dilma acabou por unir setores e tendências políticas diversas como a direita e dissidentes de esquerda que não apoiam o governo. Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além de integrantes do PT e de partidos comunistas, disseram que as manifestações pró-impeachment representam a mobilização da “direita e reacionários” que apoiaram o golpe militar de 1964 e que agora querem dar outro golpe, mais uma vez “rasgando a Constituição” para depor uma presidente eleita pelo voto democrático. Segundo José Marcos Fonteles de Lima, o “Marcão”, um dos líderes da CTB, a data de hoje, escolhida pela direita para a manifestação, é a mesma que em 1968 mergulhou o país no Ato Institucional nº 5, o AI-5, que cassou políticos e perseguiu opositores do regime militar. “Eles não vão conseguir dar outro golpe, porque esse movimento a cada dia está mais esvaziado”, resumiu Marcão.



Líderes do PMDB estimam que partido cresça mais com migração partidária

Lúcio Vieira Lima: “O PMDB quer ter uma candidatura própria em 2018. (Foto: Reprodução)

O PMDB, partido com maior número de deputados, senadores e governadores do país, pode crescer ainda mais a partir do próximo ano. Com a aprovação parcial, semana passada, de uma proposta de emenda à Constituição, que abrirá uma janela para a migração partidária de deputados sem o risco de perda de mandato, a expectativa de lideranças peemedebistas é de que a legenda se torne ainda mais poderosa. A previsão é de que entre 20 e 30 deputados se mudem para o PMDB com a abertura da janela. A bancada passaria dos atuais 67 para até 97 deputados federais. No Senado, onde não é necessária janela para que a migração ocorra, a expectativa também é de crescimento. O líder na Casa, senador Eunício Oliveira (CE), lembrou que o partido já recebeu a senadora Marta Suplicy (SP) este ano, que deixou o PT, e em breve deve receber também o senador Blairo Maggi, que está deixando o PR. “A bancada deve atingir 22 com a chegada de mais dois senadores no próximo ano”, afirmou. Uma das lideranças do partido na Câmara, o deputado Lúcio Vieira Lima (BA) vê com cautela a ideia de que o partido receba inúmeros parlamentares de uma vez. Na opinião dele, “é hora de o PMDB se preocupar com a qualidade e não com a quantidade”. “O PMDB é um grande partido, então muitos gostariam de vir. Agora, o PMDB não pode é se tornar barriga de aluguel. Às vezes as pessoas não vêm para somar, e o partido não tem que se preocupar com número, e sim com qualidade”, avaliou. Vieira Lima lembra que o partido já tem um projeto traçado para os próximos anos e ressalta a importância de que os migrantes estejam alinhados com essas propostas. “O PMDB quer ter uma candidatura própria em 2018. Se vierem novos deputados para usarem o partido como cavalo de tróia — ou seja, com interesses de outros segmentos políticos, para chegar lá adiante e tentar dificultar uma candidatura própria –, aí não serão bem vindos”, afirmou. A proposta aprovada no Senado prevê que os deputados terão 30 dias, a partir da data de promulgação da PEC, para mudarem de partido sem incorrerem em infidelidade partidária. A migração não acarretará mudanças na distribuição do Fundo Partidário ou do tempo gratuito de televisão e rádio dos partidos políticos, ficando as agremiações com os benefícios que dispõem atualmente, independentemente da perda de parlamentares. No entanto, a partir das eleições municipais do ano que vem e das eleições gerais de 2018, os partidos que atraírem muitos parlamentares agora poderão ver suas bancadas permanecerem maiores e, aí sim, se beneficiarão com fatias maiores do fundo e do tempo de mídia. *Com informações da Agência Brasil.



Casos de microcefalia remetem ao trauma da síndrome da talidomida nos anos 60

Foto: Reprodução

Em agosto deste ano, autoridades e médicos brasileiros depararam com o aumento inesperado do nascimento de crianças com microcefalia, uma malformação irreversível no cérebro. Até o final de novembro, quando o Ministério da Saúde confirmou a relação entre as ocorrências e a chegada do vírus Zika ao Brasil, não se sabia ao certo a origem dos casos, pois não se encaixavam nos diagnósticos já conhecidos pela literatura médica. Perguntado sobre uma situação comparável a essa pela Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner Campos, relembrou as deformidades causadas pela talidomida nos anos 50 e 60. Em 1959, médicos alemães começaram a relatar o aumento da incidência de nascimento de crianças com um tipo peculiar de malformação congênita, com deformidades no esqueleto, nas pernas e ausência de alguns ossos nos braços. Dois anos depois, pediatras começaram a relacionar os casos ao uso da talidomida (substância tranquilizante e anti-inflamatória, usada para controlar enjoos durante a gravidez) por gestantes. No Brasil, pelo menos 700 pessoas nasceram com malformação genética devido ao uso da talidomida. No mundo todo, foram cerca de 10 mil casos. A talidomida circulou como produto livre de efeitos adversos no Brasil até 1962, quando foi banida no país. O remédio voltou a circular no país em 1966, quando começou a nascer a chamada “segunda geração talidomida”. Em 2006, ainda houve registro de uma gestante que teve filhas gêmeas com deformidades, depois de ter tomado o medicamento da mãe, sem indicação médica.



Manifestantes pró-impeachment concentraram em todo o Brasil

Foto: Reprodução / BBC

Desde o final da manhã deste domingo (13), manifestantes favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) concentram-se em todo o Brasil. A concentração maior foi em São Paulo na Avenida Paulista, região central da capital. Vários carros de som forão usados ao longo da via, que, aos domingos, tem o tráfego de veículos interrompido. Os participantes do ato vestiram camisas amarelas ou traziam adereços, como lenços faixas e pintura de rosto com as cores da bandeira nacional. Para o líder do Movimento Vem Pra Rua, um dos organizadores do protesto, Rogério Chequer, os atos de hoje, que ocorreram em diversas cidades, são “o primeiro passo dessa nova fase da mobilização do povo”. As manifestações deste domingo são as primeiras que pedem a destituição de Dilma desde que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acatou o pedido de impeachment apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. “É uma fase importante, porque já tem uma busca concreta por mudança, e estamos apenas começando”, disse Chequer. Ele admitiu que a manifestação de hoje deve ser menor do que outras ocorridas ao longo deste ano. “Houve muito pouco tempo de divulgação. É normal que um movimento com menos tempo de divulgação tenha menos gente. Não nos surpreende”, ressaltou. Segundo o líder do Vem Pra Rua, a mobilização é importante para pressionar os parlamentares. “É preciso que esses deputados, já a partir de agora, se posicionem e mostrem a sua posição com relação ao impeachment.” Além dos grupos que pedem a destituição de Dilma, aproveitam a mobilização militantes da campanha pela redução de impostos promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e partidários da volta do regime militar.



Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim do ano que vem

Foto: Ilustrativa

Até o fim de 2016, os números de celulares de todo o país terão mais um dígito. A partir do dia 29 de maio, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal. A partir do dia 6 de novembro, entram as regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina. Na mesma data, o nono dígito começa a valer para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, todas no Rio Grande do Sul. Após a data de implantação do nono dígito, as ligações marcadas com oito números ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. A implantação do nono dígito começou pelo DDD 11 (São Paulo), em 2012. Os números de celulares já têm mais um dígito em 17 estados. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.



Derrota e humilhação de José Aldo ante McGregor encerra período de ouro do MMA brasileiro

rlandês precisou de apenas 13 segundos para nocautear o então campeão dos pesos-penas, no primeiro round da luta principal do UFC 194, em Las Vegas (Foto: Reprodução)

Conor McGregor falou, falou e falou mais um pouco. E cumpriu: o irlandês fez jus à fama de “vidente” ao destronar José Aldo e, agora de fato, se consagrar como “rei” dos pesos-penas do UFC. O “Notório” encerrou o reinado do brasileiro como prometeu, ainda no primeiro round do evento principal do UFC 194, neste sábado, em Las Vegas. E só precisou de 13 segundos para tal, um recorde em lutas valendo cinturão no Ultimate. Para sua luta mais aguardada do ano, o UFC preparou uma festança. Apagou as luzes, desenrolou telas brancas para exibir os melhores momentos de McGregor e projetar as cores da bandeira irlandesa. Quando o “Notório” surgiu no telão, com um sorriso maníaco, seus compatriotas começaram sua típica cantoria. As mesmas telas exibiram imagens de José Aldo fazendo sinal pedindo silêncio, e derrotando seus desafiantes no UFC. A bandeira brasileira coloriu a tela e, quando o manauara surgiu no túnel, recebeu uma sonora vaia, logo substituída pelos cantos de “Olê, olê, olê, olê”. Os dois não tocaram luvas, armando o cenário para a épica batalha.



Brumado: Mais um jovem morre de forma brutal na noite deste sábado (12)

O estado do veículo mostra a gravidade do fato (Foto: Marcos Paulo - 97NEWS)

A sequência de homicídios em Brumado continua de forma intensa e, na noite deste sábado (12) mais um jovem foi vítima de um assassinato brutal, o qual aconteceu nas proximidades da barraginha do São Félix. Segundo informações, ele estava no banco do carona de um gol, quando dois elementos se aproximaram em uma motocicleta e um deles realizou cerca de 12 disparos que atingiram de forma fatal o jovem Reginaldo Júnior (18). A causa mais provável da morte é que seja um acerto de contas entre o tráfico de drogas.

 



Brumado: Coordenador do Setor de Endemias revela situação crítico no combate ao aedes aegypti

O coordenador Fábio Azevedo fez o alerta da queda na distribuição do produto para Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O coordenador do setor de endemias, Fábio Azevedo, foi ouvido mais uma vez pela reportagem do 97NEWS para falar da atual situação do combate ao aedes aegypti na cidade. Primeiramente questionado sobre a situação do bairro Malhada Branca, já que uma matéria feita pela nossa equipe revelou uma situação muito preocupante, com um grande número de reservatórios com altas taxas de larvas do mosquito, ele respondeu que “realmente a situação é séria lá, pois foram feitas apenas duas aplicações do larvicida e, com isso, os reservatórios focados podem mesmo ter um alto índice de infestação” e continuou explicando que “mas, mesmo assim, nossos agentes adotaram uma ação alternativa, que é soltar as piabas que se alimentam das larvas, o que vem dando um resultado muito significativo”. Sobre os índices do Zika Vírus no bairro ele declarou que “realmente os índices de infestação vêm aumentando estando próximos dos 3%, lembrando que a OMS regula o 1% como o ideal”. No final ele fez uma declaração bombástica ao citar que “quando a 19ª Dires regulava a distribuição do larvicida, nós em Brumado recebíamos cerca de 80 quilos mensais do produto, o que era suficiente para o combate, mas, agora que houve a regionalização e o comando foi para Vitória da Conquista, nós recebemos apenas 20 quilos nos 8 ciclos, o que é um déficit considerável e preocupante”. E finalizou dizendo que “nós insistimos, mas não somos ouvidos, então fica aqui o desabafo, pois necessitamos muito do produto para que o combate seja mais efetivo. Por isso é cada vez mais importante a participação da população nessa guerra, não deixando acumular água parada em suas residências”. 



Criança de 7 anos é morta a facadas durante festa em colégio onde estudava em Petrolina

O corpo de Beatriz foi encontrado em um depósito de material esportivo desativado, com uma peixeira cravada no abdômen. (Foto: Arquivo Familiar)

A morte de uma criança de sete anos durante uma festa na escola onde estudava chocou os moradores de Petrolina, em Pernambuco. O crime aconteceu na noite da quinta-feira (10).A menina morava com a família em uma chácara em Juazeiro, na divida com Petrolina. A menina, Beatriz Angélica Mota, foi ontem à noite para uma solenidade de formatura do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora acompanhada dos pais, Lúcia Mota e Sandro Romildo. Beatriz desapareceu minutos após o pai, professor de inglês da instituição, sair de perto da família para participar da cerimônia de formatura. A mãe da menina percebeu o afastamento da filha e começou a procurá-la.  “Já perto do final da festa, quando a banda tocava, o professor Sandro subiu ao palco, já bastante angustiado e começou a chamar pela filha dele, perguntando: ‘Bia, minha filha, cadê você? Pessoal, alguém achou a minha filha?'”, disse uma testemunha que estava na festa e preferiu permanecer anônima, em entrevista ao G1 Petrolina. O pai da menina teria retornado ao palco e chamado pela filha, avisando que já tinha procurado por ela em todos os lugares.



Ratos e cobras invadem unidade de saúde da Malhada Branca

A imagem circulou com muita intensidade pelos grupos de Whatsapp causando muita indignação (Foto: Leitor Whatsapp)

Mais uma situação de descaso está sendo registrada no Bairro Malhada Branca, desta feita na UBS Dr. Arlindo Stanchi, onde denúncia comprovadas, até mesmo de funcionários, apontam para uma situação preocupante, que vem se agravando nos últimos dias. Um dos fatos que chamou a atenção foi um acidente ocorrido com uma funcionária que acabou sendo atingida na cabeça por uma janela que estaria em estado duvidoso de conservação. A funcionária ficou desacordada e, por ironia do destino, teve que receber atendimento médico com rapidez. A situação vem sendo agravada pela invasão de baratas, ratos e até cobras, tanto que nestes dias um dos médicos acabou matando uma cobra dentro da unidade. Uma foto de um rato que conseguiu subir no parapeito da janela de vidro ao lado de uma caixa de remédios que chegou à nossa redação exprime bem a situação do local. O secretário foi procurado pela nossa equipe, mas não quis fazer muitos comentários, somente se limitando a lamentar o ocorrido com a agente de saúde, mas ressaltou que o fato não passou de um simples acidente e garantiu que os problemas com os insetos e animais peçonhentos serão solucionados com urgência, já que, segundo ele, são fatos recentes, que são provocados pelos terrenos baldios que ficam próximos à unidade, que vem acumulando mato e lixo. Fomos informados também que, diante do ocorrido, foi feito uma solicitação ao setor de fiscalização para fazer uma inspeção no local para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que essa situação não venha a se repetir. 



Brumado: Barraqueiros em fúria fazem protesto por segurança e pela saída do administrador do mercado

Os barraqueiros exigem segurança e a retirada do atual administrador (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As tradicionais sextas-feiras no Mercado Municipal de Brumado são sempre movimentadas, mas a de hoje (11) foi muito mais movimentada, já que os barraqueiros fizeram um grande protesto exigindo segurança e a saída imediata do administrador Manuel Patinha. Munidos de cartazes e gritando palavras de ordem, os barraqueiros em fúria soltaram o verbo e disseram não suportar mais tantos assaltos e falta de comprometimento da atual gestão. O protesto foi registrado pela reportagem do 97NEWS e falou com alguns manifestantes. A feirante Marlene Silva descreveu que “estamos desesperados, ontem mesmo a minha barraca foi danificada pelos bandidos que fazem o que querem. Nós não vamos mais pagar impostos enquanto não houver segurança e for retirado esse administrador que trata mal as pessoas”. José Santos relatou que “eu já trabalho tantos anos aqui na feira e nunca vi uma situação como essa, estamos abandonados e entregues aos bandidos. Então, diante disso, nós estamos determinados e não vamos mais pagar impostos enquanto não houver uma mudança urgente nessa situação, que seja colocada segurança e se mude a administração que está deixando a desejar”. A manifestação tomará uma dimensão maior caso as exigências não sejam atendidas, tanto que os feirantes prometem ir para a porta da prefeitura da próxima vez. Os manifestantes afirmam que ninguém quer mais ir para a feira por causa dessa situação de abandono. Tentamos contato com o administrador Manoel Patinha, o qual só se limitou a dizer que "meus dez anos de trabalho falam por mim". Veja abaixo o registro feito pelo repórter Marcos Paulo, onde fica clara a revolta dos barraqueiros: 



Pedestres na bronca com fiação despencando em passeio da Euclides da Cunha

Os fios vêm cedendo e a situação já está há mais de um mês sem que sejam tomadas providências por parte da empresa (Foto: 97NEWS)

Já não bastasse o fato de andar no passeio público em Brumado ser um grande desafio, já que as calçadas, na sua grande maioria, são irregulares, invadidas por todo o tipo de objetos, cadeiras de bares e até carrinho de cachorro quente, em alguns lugares esse desafio pode se tornar em risco de morte, como está acontecendo na Rua Euclides da Cunha, bem na frente da Escola Zilda Neves, onde uma fiação, de telefone está quase batendo na cabeça dos pedestres. A denúncia foi feita ao 97NEWS que esteve no local e verificou a procedência, como pode ser visto na foto acima. Segundo pessoas que moram no local e que foram ouvidas pela nossa equipe, a situação já está assim há mais de um mês e a empresa responsável ainda não se prontificou, apesar das várias reclamações que foram feitas. De uma coisa é certa, a rapidez em cobrar e até mesmo cortar os fios, não é mesma para sanar problemas externos, os quais muitas vezes podem colocar em risco a integridade física das pessoas. 



Tanhaçu: Polícia Militar apreende várias armas utilizadas para a caça predatória

As armas apreendidas pelos policiais militares (Foto: Divulgação PM)

Após receber denúncias de que na localidade do Pastinho, zona rural do município de Tanhaçu, de que havia suspeitos transitando com armas de fogo, com o objetivo praticar a caça predatória, a guarnição da 34ªCIPM/DPM de Tanhaçu foi solicitada para, em conjunto, com uma equipe da CIPE-Sudoeste se deslocar na referida localidade para averiguar a veracidade da denúncia. Ao chegar ao local, a denúncia foi confirmada, já que foram encontradas várias armas pelas equipes, as quais foram apreendidas e levadas para a depol. 



Polícia recupera moto que foi furtada próximo à Clínica Somepe

(foto: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 13h, desta quinta-feira (10), após denúncia anônima feita via telefone para a Central radiopatrulhamento, policiais militares da 34ª  CIPM/Brumado foram até a rua Hormindo Francisco Gama, bairro Parque Alvorada, nas proximidades da Pousada Brumado e se depararam com um adolescente de 16 anos, o qual estava acompanhado de Cleber da Silva Chaves 24 anos, sendo encontrada a motocicleta  CG titam preta JOX 1841 que havia sido furtada no dia 05/12/2015 por volta das 23horas próximo ao SOMEPE. Os suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil e ficaram à disposição da Justiça. 



Derba é arrombado e bandidos levam vários objetos da EBDA

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As instalações do Derba continuam com seu futuro em suspense, já que houve a cogitação, recentemente, do espaço vir a transformado no polo local da Uneb, o que não foi avante, e também outras propostas que acontecem nos bastidores. Enquanto ainda não há uma definição, a estrutura serve para armazenar veículos e objetos de outros órgãos do estado, o que começa a atrair a atenção dos meliantes, já que nessa semana, alguns indivíduos pularam o muro e levaram vários objetos pertencentes ao antigo EBDA, entre eles pneus, baterias de carros e macacos hidráulicos. Os meliantes também quebraram vários vidros e tentaram arrombar outros compartimentos, mas sem sucesso. A falta de uma vigilância mais ampla pode ter facilitado a ação dos arrombadores que vêm agindo muito naquela região da feira livre municipal.