'Infelizmente, o candomblé continua sendo alvo de discriminação religiosa em Brumado', afirma babalorixá Dionata de Xangô

O sacerdote espiritual Dionata de Xangô lamentou que em Brumado ainda exista a discriminação ao candomblé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecido como "guru das celebridades", o sacerdote espiritual Dionata de Xangô, que comanda o maior Centro Cultural de Candomblé do mundo, que é um dos obeliscos culturais e religiosos de Brumado, fez um desabafo muito contundente, no qual ele revela que as religiões de matriz africana ainda continuam sendo alvo de forte discriminação no município. O babalorixá que é formado em assistência social e, atualmente faz o Curso de Direito na FG em Guanambi, foi eleito nesta quinta-feira (19) suplente da Ouvidoria Cidadã da DPE de Brumado. Durante o evento ele, em entrevista ao 97NEWS, não escondeu a sua indignação por alguns fatos que ele considerou lamentáveis, os quais viriam comprovar a sua tese de que a intolerância religiosa, principalmente contra o Candomblé, continua alta na cidade. "Ficamos totalmente estarrecidos ao tomar conhecimento que a Ouvidoria Cidadã de Salvador entrou em contato com o órgão responsável local perguntando se na cidade existiam terreiros de candomblé, sendo que a resposta foi que não existiam" declarou o sacerdote que, subindo o tom, disparou que "como que não, se temos cerca de 50 terreiros em Brumado, além do que, o  Alto de Xangô é o maior centro cultural de candomblé do mundo, que tem um castelo que chama a atenção de todos, então, como afirmar que aqui não temos terreiros. Isso é inadmissível e só pode ser interpretado como discriminação religiosa, o que nos causou perplexidade". E finalizou argumentando que "o nosso trabalho tem reconhecimento nacional, onde celebridades de todo o país e até do exterior têm vindo a Brumado para conhecer o Alto de Xangô que é um patrimônio cultural de nossa cidade. Então esperamos que acontecimentos lamentáveis como esses não venham a se repetir, pois em plena época onde os arquétipos das diferenças vêm sendo derrubados, isso é inaceitável ".