ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue


Brumado: Enfermeiros da rede pública vão ao Legislativo pedir apoio dos vereadores em defesa do SUS

Os membros do movimento juntamente com os vereadores, registrando a celebração da parceria contra a desconstrução do SUS (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Com camisas pretas com os dizeres "Enfermagem em Luta & + Respeito & + Valorização & Defesa do SUS", enfermeiros da rede pública municipal estiverem presentes à sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (20), para pedir o apoio dos parlamentares na luta pela valorização do SUS, que estaria sendo alvo de uma tentativa de desconstrução por parte do CFM - Conselho Federal de Medicina. A base desta luta foi disparada por uma liminar que suspendeu temporariamente a Portaria 2.488, de 2011, passando a limitar a ação plena dos enfermeiros no exercício da atenção básica. Mostrando uma união muito significativa, os enfermeiros conquistaram o apoio de todos os vereadores, que fizeram pronunciamentos eloquentes em defesa da categoria. O grande risco, segundo o movimento, que está sendo apoiado pelo secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que acompanhou os enfermeiros e fez um pronunciamento na tribuna livre em defesa da categoria, é a promoção de uma total desorganização do atendimento na atenção básica, sendo que o grande prejudicado será o usuário do sistema, ou seja, a população em geral que utiliza o SUS. Com a suspensão da portaria, os enfermeiros estão momentaneamente impedidos de realizar procedimentos básicos e que são de extrema importância para a população, como o exame de pré-natal de baixo risco, inviabilizando exames essenciais como o VDRL, ainda mais num momento em que o país enfrenta uma epidemia de sífilis. Esses procedimentos agora, teriam que ser feito pelos médicos, sendo aí o ponto nevrálgico da questão, pois acredita-se que eles não iriam realizar esses serviços, restando apenas a rede privada como opção, o que iria impedir o acesso de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

As assinaturas dos enfermeiros no manifesto entregue aos vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O caso mais emblemático é que, em pleno Outubro Rosa, as mulheres brumadenses já estão tendo muitas dificuldades para realizar a prevenção do câncer do colo do útero e da mama. Outros exames também estariam sob risco, com hanseníase, tuberculose, HIV e até hipertensão. Os avanços obtidos na área de atenção básica são decorrentes da atuação integrada de equipes multidisciplinares, que potencializam o atendimento, tendo na função dos enfermeiros um elemento primordial. Eles frisaram que "não queremos ser médicos, não desejamos fazer aquilo que não é da nossa competência, o nosso foco é o cuidado e as nossas ações estão delimitadas em lei e resoluções. Temos história e resolutividade e queremos tão somente continuar exercendo a nosso profissão com responsabilidade, pensando sempre no usuário e nos pacientes, razão única de nossa existência". Eles entregaram uma cópia do manifesto assinado por cada profissional a todos os vereadores e, no final da sessão, receberam o total apoio de todos os legisladores que irão se somar à luta para que a liminar seja derrubada e a situação volte à normalidade anterior. 

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, esteve presente e deu total apoio ao movimento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário