ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina


Greve dos bancários continua e categoria aguarda nova proposta da Fenaban

Uma reunião foi convocada para hoje (9), pelos banqueiros, para a apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial e negociação das demais demandas (Foto: Ascom \ SEEB)

As mobilizações continuam em todo o país e, neste terceiro dia de greve, aproximadamente 80% das agências permaneceram fechadas na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Para esta sexta-feira (09) está marcada uma reunião às 11h, em São Paulo, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. A reunião foi convocada pelos banqueiros para a apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial e negociação das demais demandas reivindicadas pela categoria. De acordo com o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, os bancários devem continuar na luta e manter a greve até que uma proposta justa seja apresentada pelos banqueiros. “Vamos aguardar o que a Fenaban tem a nos propor e, a partir daí, definir como serão os próximos rumos do nosso movimento. Por enquanto, continuaremos firmes e vamos manter as paralisações”, afirma.



Brumado: Polícia Civil prende autor de roubo a estabelecimento comercial

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Uma equipe de Investigadores da Polícia Civil efetuou hoje, no bairro São Jorge, em Brumado, a prisão de Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 26 anos. Jonilson foi preso em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva, expedido em razão da prática do delito de roubo majorado, fato ocorrido em um estabelecimento comercial, situado em Brumado, em dezembro de 2015. Vale salientar que Jonilson também fora preso em flagrante pela Polícia Civil, em 2013, logo após jogar drogas na carceragem da Delegacia de Brumado. (Ascom \ 20ª Coorpin)

 



O Poder das Cacheadas: Desfile do Movimento ‘Meu Cabelo me Empodera’ rouba a cena, cria polêmica e confronta o mito da ‘chapinha’ em Brumado

A participação do Movimento 'Meu Cabelo me Empodera' foi a grande surpresa do desfile cívico de 07 de setembro em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O “Mito da Chapinha” que pode ser compreendido pela “imposição” de que mulher tem que ter o cabelo liso todo o tempo, sofreu um duro e poderoso golpe neste feriado de 07 de setembro em Brumado, já que, de forma brilhante e impactante, o movimento “Meu Cabelo me Empodera”, resolveu “brilhar na avenida” e roubar a cena do Desfile Cívico da Independência. Vale ressaltar que Brumado é uma terra de mulheres lindíssimas e o “cabelo chapado”, até então, era considerado quase como uma unanimidade, já que, em evento em que a chuva comparecesse na cidade, as mulheres quase não apareciam. Mas a “ditadura da beleza” agora está encontrando uma forte resistência deste movimento natural do “empoderamento do fio negro” que surgiu alguns anos atrás e que, agora, com as redes sociais, ganhou muita musculatura e vem conquistando cada vez mais adeptas. Em Brumado, uma página no facebook conseguiu reunir um grande grupo de mulheres que resolver ir para a avenida e participar do desfile cívico com as camisas do movimento, causando um grande impacto positivo e ganhando o reconhecimento popular. Cheias de entusiasmo, beleza e exibindo as madeixas encaracoladas, as integrantes do movimento fizeram bonito, num desfile de exaltação à verdadeira beleza da mulher brasileira e brumadense. Mas, como tudo que brilha, incomoda, teve quem não gostou e resolveu criar uma grande polêmica e ironizar as cacheadas. Posicionamentos colocados nas redes sociais, que foram interpretados como críticas severas, deram ainda mais visibiidade ao desfile do "Meu Cabelo me Empodera”. A equipe do 97NEWS faz questão de parabenizar as criadores e participantes desse movimento em Brumado que, além de legítimo, vem quebrar paradigmas e mostrar a verdadeira beleza da alma feminina. Veja fotos da participação: 



Coelba orienta sobre pagamento da conta de energia elétrica

Foto: Divulgação

Mesmo com a paralisação nacional dos bancários, iniciada na última terça-feira (6), a Coelba orienta os consumidores que não possuem faturas em débito automático a efetuar o pagamento da conta de energia elétrica por meio da internet ou terminais de autoatendimento bancário (caso dos correntistas do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Nordeste). A Coelba também lembra que é possível efetuar o pagamento das contas nos 616 postos da Rede Coelba Serviços espalhados pela Bahia (estabelecimentos comerciais credenciados pela Coelba), correspondentes bancários (estabelecimentos comerciais credenciados pelos bancos) e Casas Lotéricas. A relação da Rede Coelba Serviços com os respectivos endereços está disponível no site servicos.coelba.com.br (clique na aba “Coelba Serviços”). Os consumidores que necessitarem de informações adicionais ou estiverem com dúvidas podem entrar em contato com a Coelba através da Central de Teleatendimento 0800 071 0800.





Jânio Quadros: Polícias Civil e Militar prendem arrombadores e recuperam produtos de furto

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Um Investigador da Polícia Civil foi informado por populares, hoje pela manhã, acerca de um furto, modalidade arrombamento, acontecido nesta madrugada, na região do Caetano, no município de Presidente Jânio Quadros. Então, a Polícia Civil acionou uma guarnição da Polícia Militar e saíram em diligência conjunta. Na estrada que liga os municípios de Jânio Quadros a Tremedal as equipes localizaram Sílvio Moreira da Rocha, de 19 anos e de um adolescente de 16 anos, sendo que em poder do maior foram encontrados 4 (quatro) cartuchos calibre 38, bem como a quantia de R$ 97,00 (Noventa e sete Reais). Os indivíduos logo admitiram o arrombamento da residência, localizada na supramencionada região, e confessaram a prática de outro arrombamento na zona rural, mais especificamente Lagoa da Volta, município de Presidente Jânio Quadros.  Na residência de Sílvio ainda foram encontrados um simulacro de arma de fogo e uma espingarda artesanal.  Silvio já tem passagem pela Delegacia de Polícia de Pres. Jânio Quadros, também por prática de arrombamento, ocorrido há cerca de 02 (dois) anos.Além do dinheiro, ainda foi recuperada pelos policiais  uma motoneta furtada na referida residência. Os conduzidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Brumado e serão ouvidos pelo Delegado Plantonista Dr. Cláudio Marques, o qual adotará as providências que o caso requer. 



Brumado: Protesto dos professores chama atenção durante desfile de 7 de setembro

A APLB no momento em que passava no ponto principal do desfile (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A “queda de braços” entre Prefeitura de Brumado e a APLB \ Sindicato, que representa a categoria dos professores municipais, ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (07), durante o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. No momento da passagem do ala da APLB, os professores exibiram vários cartazes de protesto, os quais traziam até mensagens subliminares, como num cartaz expondo um professor caindo num formigueiro (foto abaixo). Eles buscaram culpar a administração municipal pela realização da greve da categoria que acabou ganhando contornos políticos, já que estamos em pleno período eleitoral. A manifestação dividiu opiniões, mas conseguiu atrair a atenção do grande público que esteve presente à cerimônia. Segundo informações uma nova rodada de negociações deverá acontecer para que se chegue a um acordo e a greve seja encerrada, já que cerca de 10 mil alunos da rede pública municipal podem ser prejudicados com a paralisação.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Mais uma colisão na rotatória da BA-262 na manhã desta quinta-feira (08)

A van estava lotada de passageiros, mas ninguém se feriu (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A rotatória da BA-262 que faz interligação com a BR-030 voltou a ser palco de mais um acidente na manhã desta quinta-feira (08). O fato aconteceu às 06h20m e envolveu uma van que saiu de Livramento de Nossa Senhora às 04h e um veículo de passeio que era conduzido por uma mulher que vinha de Brasília (foto abaixo). Segundo informações a condutora acabou invadindo a pista e causando a colisão. Os ocupantes da Van que estava lotada, ficaram muito assustadas, mas alegaram que, por estar em baixa velocidade, um fato mais grave foi evitado. A Polícia Rodoviária Estadual chegou logo ao local e controlou o tráfego e fez também os primeiros levantamentos sobre as possíveis causas do acidente. Ninguém se feriu, só tendo danos materiais. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Polícia já investiga caso de bebê de 1 mês que chegou morta ao hospital

A criança já teria chegado morta ao hospital (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um fato extremamente delicado aconteceu na manhã desta quinta-feira (08) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que poderá ganhar uma enorme repercussão, caso as suspeitas sejam confirmadas. A reportagem do 97NEWS esteve no hospital e falou com uma mulher de prenome Daniela, a qual tem 30 anos de idade e é moradora do Conjunto Residencial Brisa III. Ela explicou que, na manhã de hoje, ao acordar, foi ver a sua bebezinha Tayla Iasmim, de apenas 1 mês de idade, a qual estava apresentando dificuldades para respirar pois estava com o nariz muito entupido e, quando percebeu viu que a criança estava com aspecto estranho e parecia estar sem vida. Ato contínuo, ela, em desespero, foi rapidamente levar a criança para o hospital e, chegando lá, o médico rapidamente fez o atendimento, mas, segundo informações, ele verificou alguns hematomas na bebê e acionou a Polícia que chegou rapidamente ao local. A mãe foi conduzida para dar explicações sobre o fato. O caso é realmente grave, porque a criança morreu e, agora, a Polícia deverá emitir nas próximas horas um primeiro laudo para confirmar a causa. Novas informações em seguida. 



Brumado: Polícia Militar prende assaltantes e recupera motocicleta roubada

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 19h desta quarta-feira (07) em rondas no bairro Dr Juracy, dois indivíduos numa moto CG Titanic 150cc, vermelha, por de placa JLL 9405, ROUBADA, sendo eles: Joab Dos Santos Silva,29 anos. (Chorão) e Robson dos Santos Nascimento, 21 anos, ao se depararem com a guarnição da 34 CIPM/ Brumado imprimiram fuga, porem, foram capturados, apos cairem da motocicleta, proximo ao bairro Mercado. A guarnIção  conduziu os dois indivíduos ao HMMN, onde foi prestado os primeiros socorros, e  encaminhados à 20 COORPIM para as devidas providências. Em posse dos indivíduos, uma arma de fogo.



Mega inauguração do Loja Ultra Forte, quinta-feira dia 08

Foto: Divulgação

Brumado tem se destacado nos últimos anos com o crescimento do comércio, e pensando no bom atendimento e ambiente agradável para atender ainda mais aos seus clientes, a Ultra Forte inova mais uma vez e inaugura seu novo espaço. São dois pisos com elevadores, climatizados, amplo, modernos e com todos os produtos que você precisa. Você não pode perder a mega inauguração nesta quinta-feira dia 08 de setembro, às 9h. Vá conferir as melhores ofertas e preços da região. Ultra Forte, nova loja na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56, centro de Brumado.



Brumado: Polícia Militar realiza café da manhã de confraternização cívica

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A filosofia Polícia Cidadã vem sendo desenvolvida com muito primor pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar que, sob o comando do major Jocevã Oliveira intensificou ainda mais esse tipo de ação elevando ainda mais a interface com a população. Na manhã desta quarta-feira (07), dia em que em se comemora a Independência do Brasil, o comando da PM em Brumado, logo às 06h30m realizou, nas dependências do quartel, um sortido café da manhã de confraternização entre a tropa e os amigos da instituição, em especial a imprensa. A equipe do 97NEWS esteve representada pelo repórter Marcos Paulo que fez questão de comparecer. O promotor de Justiça, Dr. Ruanno Leite (foto abaixo) também participou do café da manhã e estreitou os laços com a Polícia Militar, que vem sendo uma parceira importante do Ministério Público, ainda mais nesse período eleitoral. O café antecedeu a participação da PM do Desfile Cívico. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: 14º Corrida de Cavalos do Campo Seco acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Setembro

Foto: Divulgação

A Corrida de Cavalos do Campo Seco I promete grandes emoções nesta 14ª edição, nos dias 16, 17 e 18 de setembro. Os foliões vão curtir na sexta-feira (16) uma noite cultural incrível, com; celebração da palavra, dança Country, Reisado, leilão e moda de viola (entrada gratuita). No sábado (17), a noite promete ser inesquecível e embalada ao som do Rei do Arrasta-pé - Ed Rossi, Robério Rocha e do Vaqueiro Cantador - Netinho do Forró, que é considerado uma dos melhores e maiores cantores de vaquejadas do Brasil (entrada R$ 20,00). No domingo (17) acontece a tradicional e tão esperada Corrida de Cavalos pé-duro e mestiços, bingo de 01 moto Honda 0km e finalizando com chave de ouro ao som de Lázaro Jacarine (entrada gratuita). 



07 de Setembro - Dia da independência do Brasil

Foto: Arquivo/97news

A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva. De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do Bloqueio Continental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido. Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.



Brumado: Professores continuam em greve, e ameaçam não participarem do desfile cívico de 7 de setembro

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Mesmo após a derrubada do veto feita pela administração municipal ao reajuste dos salários dos professores, a categoria ainda estão em greve. Tudo porque a proposta apresentada não agradou os professores. De acordo com os educadores, vão manter a greve porque a prefeitura tentou alterar o texto para que fosse retirado do projeto o nome da APLB como sindicato que representa os professores no município. Mas os professores aprovaram por unanimidade a permanência do sindicato como representante legal da categoria. Segundo Cézar Nolasco, presidente regional da APLB, mesmo com a derrubada do veto eles vão continuar com a greve até que a administração municipal apresente o projeto na íntegra. Ainda de acordo Nolasco, se não for firmado um acordo imediato, nós não vamos participar do desfile cívico do 7 setembro, e vamos sim fazer um protesto. Com esta situação muitos pais de alunos procuraram a redação do 97NEWS para saberem se mandam ou não seus filhos para o desfile das escolas. Segundo a Secretaria de Educação, o desfile ocorrera normalmente, seguindo o roteiro programado. Nossa equipe vai acompanhar de perto todo o desfecho destas negociações.



Brumado: João Almeida 'Izidoro' visita Brumado, sua terra natal após conquistar o cinturão dos pesos pesados do Jungle Fight

Foto: Carlos Silva/97NEWS

Na tarde desta terça-feira (06) o brumadense João Almeida 'Izidoro' falou com a equipe do 97NEWS e da Alternativa FM e relatou o momento em que venceu Henrique Lopes, o "Montanha" por nocaute em São Paulo e levou o cinturão dos pesos pesados do Jungle Fight (MMA da América Latina). Já em Brumado e descansando junto a família, izidoro falou da saudade de todos e também dos amigos. Em entrevista ao radialista Carlos Silva (Kaka), o lutador agradeceu aos brumadenses pela força e pediu a todos que continuem torcendo, porque agora será no Japão o próximo torneio de MMA. “Obrigado a todos de Brumado, obrigado a Alternativa FM que sempre me da oportunidade quando eu estou em Brumado, e agora vou disputar o maior torneio do mundo de MMA no Japão, mas vou levar o nome de Brumado para o mundo, em dezembro estarei lá quero mais uma vez contar com a torcida brumadense”, finalizou Izidoro. Na quinta-feira dia 08, o lutador estará ao vivo nos estúdios da Alternativa FM 97,9, no Jornal da Alternativa falando da luta e de sua história de vida no esporte. Veja o vídeo:

Foto: Carlos Silva/97news


Brumado: Família abandona residência após ter sido invadida pelo esgoto mais uma vez

A situação caótica fica clara na foto da invasão do esgoto à cozinha da residência (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Rua Frei Caneca, no Bairro das Flores, sofre, como várias outras em Brumado pela falta do sistema de esgotamento sanitário, já que o a coleta dos resíduos é feita na rede pluvial, o que causa constantemente os rompimentos. Uma casa localizada na referida rua vem sendo uma grande vítima disto e, nesta terça-feira (06), mais uma vez o esgoto rompeu e invadiu a residência, principalmente a área da cozinha. A família que reside no local, que mora inclusive de aluguel, não suportou mais o fardo e irá se mudar da casa, já que fez várias tentativas, mas não conseguiu êxito. Segundo a moradora Maria das Graças Tavares (59) relatou que “após tentar o conserto com vários pedreiros tomei a consciência de que o esgoto vem da rua e somente a prefeitura poderia dar uma solução” e ainda continuou argumentando que “diante disso fui buscar apoio do setor de saúde, já que na minha casa moram crianças e pessoas idosas, mas, ao invés de me mostrarem uma solução eu tive que ouvir que se todos ficassem doentes teria o posto de saúde próximo. Isso me irritou e fez com que eu tomasse a decisão de abandonar a casa, já que os rompimentos fazem com que o esgoto, resultado do refluxo, fique dentro da minha casa por mais de 15 dias”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Esporte: Karate-Dô, um alto potencial didático e pedagógico para jovens e adultos

Foto: Divulgação

Ao contrário do que alguns pensam dos esportes de combate, onde se situam as artes marciais e em particular o Karate-Dô, têm um alto potencial didático e pedagógico. São instrumentos efetivos para o desenvolvimento sócio-afetivo e perceptivo-motor da criança e adulto.  Dentro da estrutura dos jogos de combate são desenvolvidos aspectos importantes na formação de crianças e jovens, como a percepção, a noção de distância e ritmo, a auto-confiança. A situação de confronto com regras definidas leva o participante a decidir sobre como os objetivos devem ser alcançados. No contexto das artes marciais é ensinado muito mais do que somente autodefesa. Indivíduos que treinam karate, com o passar do tempo, têm propensão a melhorar seu autocontrole e diminuir a sensação de vulnerabilidade  e ansiedade. Sugere-se que no aprendizado dos katas do estilo Shotokan, o predomínio de movimentos lentos nas formas mais avançadas, aumenta a concentração, refletindo melhora na precisão e execução das técnicas. Em Brumado e Guajeru o Professor Arlen de Andrade vem fazendo um trabalho social com jovens e adultos levando essa modalidade a vida dos homens e mulheres do futuro. "O Karatê tradicional tem levado jovens de Guajeru e Brumado a uma longa jornada de aprendizado, e isso faz com que eles dêem um passo a frente na sociedade, a nossa intenção é formar verdadeiros cidadãos." Ressaltou Arlen, professor da Associação de Karatê-Dô Tradicional.

Foto: Divulgação


Acontece sábado dia 10, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão em itaquarai

Foto: Divulgação

Com o Tema: Maracujá, uma alternativa sustentável para a comunidade de Itaquaraí, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão acontecerá neste sábado, dia 10 a partir das 07:30 da manhã na comunidade de Itaquarai. O evento terá a participação de vários palestrantes e professores, como: Dr. Marcelo Fialho que falará sobre o controle de pragas, o Dr. Alessandro Arantes explicará com é feito o manejo na cultura do maracujazeiro, Dr. César Aquino explanará sobre o que é Fusariose, e ainda, o representante da ADAB o Sr. Ricardo de Sá que falará sobre a Lei dos agrotóxicos e devolução das embalagens e o bacharel em agronomia Wellington Leite que falará sobre outorga do direito do uso da água. O 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão de Itaquarai tem o Apoio da Alternativa FM e do site 97news.com.br.



Livramento: Homem morre eletrocutado ao manusear bomba elétrica de água na zona rural

José Caíres, de 30 anos, sofreu uma descarga elétrica letal e morreu na hora, segundo informou a Polícia Civil. (Foto: Whatsapp)

Um homem morreu eletrocutado enquanto trabalhava na manutenção de uma bomba elétrica de água no povoado de Jurema zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas, José Caíres, de 30 anos, sofreu uma descarga elétrica no final da tarde desta segunda-feira (06). Uma equipe do SAMU192 chegou até o local, porém a vítima não apresentava sinais vitais e morreu ainda no local. A voltagem da descarga elétrica não foi divulgada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. (Livramento Hoje)