ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

'A Bahia tem uma malha ferroviária decadente que foi feita para não funcionar', diz presidente da CBPM

Brumado: CDL celebra dois anos de parcerias com a Evo Estágios

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Brumado: Empresa perde prazo e projeto de Hospital particular poderá não sair do papel

Garçom esfaqueia e mata vereador em restaurante no interior do Ceará

Trechos de rodovias federais na Bahia registram quase 200 mortes nos primeiros quatro meses de 2024

Brumado: Homem é baleado durante tentativa de assalto na zona rural

Criminosos armados fazem arrastão em bar da comunidade do Retiro, zona rural de Brumado

Indivíduo sai do Conjunto Penal de Brumado e volta a praticar arrombamentos no comércio local

Dias das Mães é com a Maxxnet: Para concorrer, siga as nossas regras no Instagram

Suspeito de homicídio é morto em confronto com a PM de Vitória da Conquista

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

Brumado: Prefeitura Municipal anuncia mais Bolsistas para PAEES

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Hipertiroidismo: O que você precisa saber

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Guilherme Bonfim conquista obra de extensão de água para o Bairro Esconso, em Brumado

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana


Lenda Viva: ‘Zé Maria da Divulgadora’, pioneirismo na comunicação de Brumado

Grande 'Zé Maria', uma vida de dedicação à comunicação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Grande mitos e lendas da humanidade são construídos sob a égide do trabalho, da ousadia e da superação, foram justamente esses atributos que fizeram com que José Maria Viana Machado, hoje com 83 anos, o popular "Zé Maria da Divulgadora", se tornasse um dos nomes emblemáticos da área de comunicação em Brumado. Nascido em 1935, em plena quarta-feira de cinzas, “Zé Maria” merece todo o reconhecimento. Em 1950, ele foi o pioneiro ao colocar no ar a primeira Divulgadora de Brumado, "naquele tempo o disco era o de 78 rotações, era uma música para cada lado do disco" conta Zé Maria. Com programas de calouros e radionovelas, Zé Maria revolucionou a comunicação em Brumado em plenos anos 50, "naquele tempo só tínhamos como únicos entretenimentos a divulgadora e o cinema, que também era uma evolução para Brumado, na época", relembra o comunicador. Artistas como: Nelson Gonçalves, Núbia Lafaiete e Jerry Adriane já passaram pelo programa de Zé Maria. “O nosso sistema de som cobria boa parte da cidade naquela época, tinha várias caixas de som instaladas nos postes. Na hora do jornal, a população parava para nos ouvir, era o único meio de informação de áudio, e tudo que acontecia agente informava, hoje as coisas mudaram, onde tudo acontece praticamente dentro do celular," comenta. Em seu currículo, Zé Maria tem grandes passagens na história como em 1952, quando o então presidente na época, Getúlio Vargas esteve na cidade de Vitória da Conquista, e ele foi um dos repórteres que entrevistou Getúlio. "Naquela época usei o microfone (Cara de Gato), inclusive, esse microfone está hoje exposto no Memorial de Brumado”, lembrou. Já em 1967, Zé Maria cobriu a enchente do Rio do Antônio, que derrubou muitas casas de Brumado "quando a água chegou fui correndo para a divulgadora para avisar as pessoas que a água estava chegando, foi uma tragédia na cidade," relembrou o momento triste. A história desse guerreiro deve inspirar algum biógrafo, já que momentos tão importantes da ‘Capital do Minério’ entremearam a trajetória deste “Pequeno Notável”.



Comentários

  • Rosana Viana

    "Meu amado tio Zé Maria é realmente uma pessoa notável, tanto como profissional quanto como pessoa humana que sempre fez pelos outros sem pretender reconhecimento algum! Sempre foi exemplo de ombridade, honestidade, retidão para todos nós, seus familiares! Muitos esquecem desses fatos da nossa gente e a memória histórica e cultural da nossa cidade não pode morrer! Uma correção: a enchente que marcou a nossa cidade aconteceu no dia 04 de março de 68, dia exato do nascimento da minha irmã caçula! Ouvi a minha familia repetir essa história durante toda a minha infância!"

  • Edma Ribeiro da Silva

    "Parabenizo a este ilustre Zé Maria, eu com meus 57 anos, recordo de algumas passagens em nossa querida Brumado, como também fiz parte dos calouros, aos domingos, da divulgadora que para mim era hora de correr para casa no instante que encerrava a programação da noite, divertiamos muito, momentos estes inesquecíveis. Parabéns Zé Maria! Parabéns a vocês do Portal de Notícias pelo reconhecimento de pessoas importantes que fazem parte da história da minha querida Brumado."

  • Antonio Torres

    "A enchente em Brumado ocorreu em 05 de março de 1968 e não em 1967 . Em 1950 Zé Maria era o locutor da PRVB de Oflávio Torres anexo ao cine Cairu. Depois Zé Maria abriu a Divulgadora e passou a ser conhecido com Zé da Divulgadora."

Deixe seu comentário